Vous êtes sur la page 1sur 3

CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciao fontica e a fonologia.7ed.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

0. Crisley Siqueira Dias1 No primeiro capitulo Leite e Callou traz em distino entre fontica e fonologia e destaca seus objetos de estudo, assim definem fontica como estudo dos sons como entidades fsico- articulatrias isoladas, procurando descrever os sons e analisar suas particularidades acsticas e perspectivas. J a fonologia ir estudar os sons do ponto de vista funcional como elemento que integra um sistema lingstico, mas ambas as disciplinas so interdependentes. Yonne e Dinah trazem informaes de Baudovin de Courtenay, que em fins do sculo XIX foi um dos primeiros a tentar distinguir de modo sistemtico o estudo dos elementos de significao ( os fonemas ) daquelas que so resultados da realizaes individuais dos falantes ( os fones ou sons da fala), esse estudo deu- se de fisiofontica. Segundo Ferdinand Saussure, a fontica uma cincia histrica, analisa acontecimentos transformaes e se move no tempo, a fonologia se cola fora do tempo, j que o mecanismo da articulao permanece sempre igual a si mesmo. Embora essa concepo esteja distinta das concepes atuais dos dois termos, Callou e Leite afirmam que a distino entre fontica e a fonologia s foi possvel apartir do pensamento saussuriano, pelo uso das noes de lngua e fala; forma e substancia; sintagma e paradigma. somente com os trabalhos dos componentes do circulo de praga,no1 congresso internacional de lingstica que a fonologia se constituiu como um campo distinto da fontica,tendo um objeto prprio de estudo. Aps a explanao feita sobre os conceitos e a histria da fontica e da fonologia, tais linhas de estudo so apresentadas de forma separada, detalhista e bem exemplificada. Dinah e Yonne destacam trs tpicos importantes da fontica, iniciando pela produo dos sons da linguagem humana, a capacidade de falar o modo como o que fazemos que difere o homem dos outros animais, para elas falar to natural para os seres humanos, como o olfato, o paladar, a viso, e audio que s nos detemos para examinar em caso de deficincia ou privao. A linguagem , porm, uma atividade primordialmente oral que tambm se diferencia dos sistemas simblicos. As autoras afirmam que sistema sonoro humano produzido em um mecanismo fisiolgico especfico chamado tambm de aparelho fonador, fazendo parte os pulmes, e laringe, a faringe a cavidade oral e nasal.

Acadmico do 3 semestre do curso de Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Segundo tpico destacado pelas as autoras o aparelho fonador e os mecanismos da produo de sons, elas procuram explicar de modo bem detalhado e exemplificado cada funo do aparelho fonador, a corrente de ar responsvel pelas a vibraes com freqncia, intensidades e duraes, est iniciada nos pulmes podendo ser interrompida pela glote ou a boca formando sons ejectivos, implosivos e cliques. Ainda mais, a fonao um elemento importante na produo de sons so as cordas vocais, que tem uma forma de dois lbios e so constitudas do msculo tireocricide e de tecido elstico denominado ligamento, a abertura triangular entre as cordas vocais chamado glote.Se na respirao o ar passar livremente sem que haja vibraes so denominado sons surdos ou desvozeados, caso contrrio, a glote estando fechada ocasionando vibraes so chamados sons sons sonoros ou vozeados.Quando os sons so bruscamente interrompidos denominado ocluso, oclusiva ou glotal. Conquanto se as cordas continuarem abertas e no havendo vibrao formaro sons aspirados que so as vogais surdas. Por seqncia a corrente ar passando pela glote, estando o vu palatino fechado, daro origem a sons orais, mas se o vu palatino estiver abaixando, estando a passagem aberta, desviara o ar para a cavidade nasal, originar os nos nasais. Essa modificao no fluxo da corrente de ar pela cavidade orofarngea formam duas classes de sons as vogais e consoantes, sendo est resultante de uma bloqueio total ou parcial da corrente de ar, diferentemente das vogais que so formada pela passagem livre do ar. No entanto para haver essa modificao de ar necessita de articuladores que podem ser ativos e que movimentam- se, como lbios, lngua, vula, entre outros, inclusive existem os passivos que no tem movimento sendo a arcada dentaria, os alveolares e a abbada palatina, com esses articuladores possvel emitir vrios sons como bilabial, labiodental, alveolar, velar e retroflexo. Mas para identificao para identificao de sons continentais importante so tambm o modo de articulao podendo ser oclusivo ou frico. As estudiosas destacam as vogais so classificadas pela altura da lngua sendo elas altas, mdias e baixas, tendo a presena labial pode ser tambm vogais arredondadas ou no- arredondadas. A silbica vista de dois modos distintos como articulatrio que sada do ar que no seja continuo, mas em jatos sucessivos, como tambm visto de modo da percepo sendo como uma cadeia sonora composta por aclives, pices e declives, a slaba de grande importncia para os estudos de prosdia e de ritmo. A prosdia estuda os conjuntos de acentos padres entonacionais, ritmo e velocidade, os acentos de intensidades tm papel fundamental na lngua, pois distingui muitas palavras. Por fim Dinah e Yonne em seu ultimo tpico sobre a fontica destacando a importncia do alfabeto fontico, esse consegue transcrever qualquer sons de lngua independentemente da conveno, a finalidade do alfabeto fontico e da transcrio fontica poder transcrever qualquer som em qualquer lngua.

As autoras abordaram neste livro de modo sucinto e muito bem exemplificada, com muitos detalhes, suas vises de fontica pelo fato de terem uma vasta experincia como docentes mostraram que constituem um campo muito amplo de estudo, e possibilitam a esclarecer muitas indagaes.

Vous aimerez peut-être aussi