Vous êtes sur la page 1sur 7

PROPOSTA PARA A ELABORAO DO PROJETO DE PESQUISA A preparao de um projeto de pesquisa divide-se em trs etapas: a conceitualizao da questo estudada, a escolha

de uma estratgia de pesquisa e a sua planificao operacional. Tem como objetivos: organizar as idias sob a forma de um documento estruturado e convencer o colegiado do curso/rgo financiador da importncia do projeto. Portanto, transformar uma idia inicial num verdadeiro plano de ao que respeite as diferentes fases do processo de pesquisa. O projeto o documento explicitador das aes a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa. O projeto dever ser submetido, pelo estudante, ao Comit de tica em Pesquisa assim que o mesmo estiver concludo e aprovado pelo orientador. Aps aprovao do Comit, uma cpia do comprovante de deferimento dever ser entregue na secretaria do curso. Diante disso, o objetivo desta proposta uniformizar a forma de apresentao dos projetos de pesquisa nos programas de ps-graduao do CCS. No entanto, a construo do projeto deve ser compartilhada com o orientador.

1. TTULO Em torno de 15 palavras.

2. CARACTERIZAO DO PROBLEMA (1 a 2 pginas) O problema deve ser formulado de forma clara e precisa, deve ser emprico, suscetvel de soluo e delimitado a uma dimenso vivel. Neste item de constar a: Identificao do problema que ser estudado, da(s) lacuna(s) existente(s) no conhecimento em relao ao tema/objeto de estudo. Justificativa da proposta: caracterizao do problema como uma questo cientfica; possveis impactos dos resultados (cientfico, prtico, social....).

3. REVISO DA LITERATURA (2 a 3 pginas) O objetivo mostrar como o objeto da pesquisa se inscreve no campo dos conhecimentos e como os conhecimentos permitem precisar as questes ou as hipteses da pesquisa. Delimitao/importncia do tema/objeto do estudo. Estabelecimento do marco terico (conceitual) que ir embasar a hiptese/pergunta que ir nortear a pesquisa. Bases conceituais do fenmeno que ser estudado (do modelo terico/modelo de relaes causais, das variveis envolvidas...). Questes metodolgicas: relativas ao desenho, ao tipo de anlise...

4. PERGUNTA CONDUTORA A formulao da pergunta o primeiro e mais importante passo de uma pesquisa. Ela vai definir qual o tipo de estudo apropriado, a estratgia e a ttica a serem utilizadas. Ela serve como uma bssola ao navegador, indicando o caminho a ser seguido. Porm duas caractersticas so importantes: se a pergunta relevante, e a segunda se possvel respond-la. Pois apenas com perguntas relevantes e possveis de serem respondidas que devemos dedicar nosso tempo e raciocnio. As possibilidades de formulao de perguntas so praticamente infinitas, porm o tempo e os recursos disponveis no o so (CASTRO, AA. Planejamento da Pesquisa. So Paulo: AAC; 2001).

5. HIPTESE A hiptese a proposio testvel que ser submetida verificao emprica, para determinar sua validade. uma suposta resposta dada ao seu problema de investigao. Deve ser redigida como uma expresso verbal suscetvel de ser declarada verdadeira ou falsa. OBS: Existem projetos cujo delineamento no comporta a hiptese (consulte o seu orientador).

6. OBJETIVOS Fenmeno que o pesquisador ir observar (verificao emprica). Definem-se quais os objetivos que nortearo a pesquisa. Poder ser redigido como objetivos ou objetivos gerais e especficos ou objetivos principais e secundrios.

7. MTODOS A seleo do instrumental metodolgico est diretamente relacionada com o problema a ser estudado e o mtodo escolhido. Em linhas gerais deve conter: Local do estudo. Escolha da estratgia de pesquisa mais acertada para verificar as hipteses, ou responder as questes, e determinar o mtodo escolhido (quantitativo/qualitativo). De acordo com o mtodo escolhido h particularidades inerentes ao mtodo que precisam ser respeitadas. Definio dos sujeitos que constituem a populao alvo. Amostra: tipo, procedimentos para estimativa do tamanho amostral. Definio das variveis (como os conceitos sobre os quais trata a pesquisa so traduzidos em variveis de forma operacional). Mtodos de coleta dos dados (elaborao dos instrumentos que sero utilizados, determinao da estratgia da coleta dos dados, descrio das tcnicas, procedimentos necessrios para garantir a qualidade das medidas, treinamento dos tcnicos envolvidos...) Plano de anlise consta do planejamento das principais operaes s quais o pesquisador submeter seus dados, no sentido de atingir os objetivos do estudo.

8. ASPECTOS TICOS O Projeto de Pesquisa deve ser e ter uma proposta tica, com papel educativo em relao aos sujeitos da pesquisa, da comunidade cientfica e a sociedade como um todo. A proposta e o esclarecimento tico do estudo devem ficar explcitos no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Alm disso, a pesquisa deve-se adequar a resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade, do Ministrio da Sade, e seguir os princpios bsicos que regem a tica (no-malificncia; beneficncia; justia; autonomia; sigilo e privacidade).

9. PROBLEMAS METODOLGICOS So possveis dificuldades inerentes ao delineamento e a execuo do projeto. Na medida do possvel, deve-se tentar prever as limitaes no desenvolvimento do estudo (estudo piloto).

10. CRONOGRAMA

11. ORAMENTO Especifica para quem e para que os recursos financeiros sero aplicados. Dever considerar os custos referentes a cada fase da pesquisa, segundo itens de custos.

outros.

Custos de pessoal: tcnicos/dirias; servios prestados; consultorias especiais, entre

Custos de material: consumo; permanente, entre outros.

12. REFERNCIAS Listar as referncias utilizadas durante a elaborao do projeto.

13. RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS (1 pgina) De forma resumida deve constar: os resultados esperados, o grau de generalizao dos resultados, a utilidade dos resultados em funo dos objetivos.

14. EXPERINCIA DO GRUPO NO TEMA OU REA Descrever a produo intelectual na rea.

15. OUTROS PROJETOS E FINANCIAMENTOS Trabalhos desenvolvidos na linha de pesquisa do orientador.

16. ANEXOS Questionrios / Escalas. 17. APNDICES Documentos formulados pelo pesquisador durante o projeto, como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), Protocolo, entre outros.

Prof. Everton Botelho Sougey Coordenador Prof. Sandra Lopes Vice-coordenadora

FORMATAO DO TEXTO Recomenda-se que o documento seja escrito em linguagem clara, concisa, objetiva e impessoal. REGRAS Fonte Times New Roman; tamanho 12; pargrafo justificado; cor texto em preto, gravuras cores livres; espao deve ser duplo, com exceo do resumo que ter espao simples.

Aspectos da Configurao: Das pginas e das capas: Margens Superior e Inferior: 2,5 cm; Margens Direita e esquerda: 3,0 cm; Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm). Numerao das pginas: Da capa at antes do item sumrio, as pginas devem ser numeradas em algarismos romanos, em seguida a numerao das pginas ser feita com utilizao de algarismos arbicos. O nmero da pgina dever ser escrito no canto inferior direito de cada pgina.. Capa: Na parte alta deve ser colocado o nome do doutorando ou mestrando; na parte mdia deve ser colocado o ttulo do projeto; na parte inferior devem ser colocados o local e ano da defesa. Contracapa: Na parte alta deve ser colocado, fonte Times New Roman, tamanho 16, o nome do doutorando ou mestrando; na parte mdia superior deve ser colocado, fonte Times New Roman, tamanho 16, o ttulo do Projeto; na parte mdia inferior deve ser colocado, fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhado direita o seguinte texto: Projeto apresentado ao colegiado do Programa de Ps-Graduao em ................ do Centro de Cincias da Sade da Universidade Federal de Pernambuco, para avaliao. Na parte inferior devem ser colocados, fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhado esquerda, o nome do doutorando ou mestrando, o nome do orientador e do co-orientador se for o caso.

Sumrio: a lista situada no incio, propriamente dito, do texto do projeto, indicando o ttulo das diferentes partes do documento. Pode conter a ordem numrica da parte, o titulo da parte e por fim o nmero da pagina onde se encontrar a referida parte, ex: 12 Aspectos Clnicos da Amebase...................................................... 45 Lista de abreviaturas: A abreviatura a reduo grfica de um nome ou de uma seqncia de nomes, resultando em um outro nico nome conciso com o mesmo significado. Antes de iniciar o texto, devem ser colocadas em lista alfabtica todas as siglas e abreviaes utilizadas. Contudo. tambm necessrio que, antes da primeira apario no texto de uma abreviao ou sigla, se coloque por extenso o nome ou seqncia de nomes que a originou, colocando o nome abreviado entre parnteses. Em seguida, deve-se usar sempre a sigla ou abreviao. Deve-se evitar, todavia, a utilizao de siglas ou abreviaturas nos ttulos. Lista de Figuras e Tabelas: Neste item, devem ser citadas, em ordem de aparecimento no texto, devidamente numeradas, as figuras e tabelas. Deve-se usar para isto as normas da ABNT. Resumo: Exprimir em portugus de uma forma mais breve aquilo que foi escrito no Projeto. Apresentar o conjunto da obra resumindo-a ao essencial. O resumo deve conter no mximo 400 palavras, espao simples entre linhas.

Comisso de Ps-Graduao do Centro de Cincias da Sade

Vous aimerez peut-être aussi