Vous êtes sur la page 1sur 90

Economia I

Apontamentos A Economia
Todos os dias tomamos decises econmicas. Algumas menores, mas importantes para ns, outras maiores, que afectam a sociedade, o pas ou, at, o mundo. importante ter presente que a Economia est ligada ao essencial da vida de cada um. Cada pessoa depende dos outros, do funcionamento da economia para a maior parte das coisas: alimentao, vesturio, informao. Somos incapazes de produzir as coisas mais bsicas como o po, roupa etc. Foi a compreenso desta ideia que deu inicio teoria econmica. Adam Smith no seu livro Ensaio sobre a Natureza e as Causas de Riqueza das Naes procurou descrever este facto, atravs da histria do casaco de l. De facto o casaco de l produto do trabalho de uma grande quantidade de pessoas: pastor, classificador de l, tintureiro, fiandeiro, tecelo, curtidor e muitos outros desde as pessoas que transportam o produto, at a quem extrai o ferro das minas indispensvel para a tesoura que vai tosquiar as ovelhas. Assim sem a ajuda de milhares de pessoas, as necessidades mais nfimas do cidado, de um pas civilizado, no poderiam ser satisfeitas, visto que ningum auto-suficiente. Foi a compreenso de que esta realidade, to complexa aparentemente, funcionava de forma to regular e coordenada, sem que ningum cuidasse dela, que deu origem ao estudo da economia. Mas ento como se consegue esta harmonia? A Economia baseia-se na troca. Na verdade se cada um de ns tivesse de produzir tudo o que precisa e consome, da comida aos talheres ou transportes, no lhe Seia possvel possuir um dcimo do que consome. Mas no fundo, cada famlia produz o que consome. Na verdade ela no produz cada uma das coisas que utiliza, mas produz uma coisa, que troca pelas outras. Um engenheiro ou agricultor s exerce um actividade, a que lhe serve para muito pouco. Mas ao vender o produto da sua actividade, pode trocar por aquilo que pretende e essa troca d-lhe acesso a muito mais coisas. Ns no produzimos directamente as coisas que consumimos. S temos o que

consumimos por troca. A troca portanto um dos princpios essenciais da economia. A troca est na base da nossa economia, da que se essa falhasse, o nvel de vida das sociedades desceria bastante. Entende-se portanto a degradao de vida de algumas sociedades quando so alvo de guerras ou catstrofes naturais onde o seu sistema de trocas deixa de funcionar. Assim a economia estuda os fenmenos que so essenciais vida das pessoas e sociedades. As suas anlises podem mesmo prevenir catstrofes pessoais ou sociais, tratando de temas como o desenvolvimento, pobreza ou desemprego.

A economia uma cincia humana.


Antes de mais importante saber que a cincia: Baseia-se em poucos princpios, muito simples e de aplicao geral A aplicao desses princpios a cada caso particular exige um estudo detalhado da situao concreta. A economia uma cincia humana ou seja o objecto de estudo da cincia econmica o prprio homem. Ora este complexo e imprevisvel. Se os resultados da anlise da qumica, matemtica se podem considerar imutveis, nas cincias humanas a nica garantia que a certeza de hoje ser contestada amanh, no portanto uma cincia exacta. Contudo em qualquer cincia surgem polmicas. Da surge a necessidade de distinguir entre cincia e doutrina. A cincia descreve factos, estuda factos e estuda relaes da forma mais rigorosa e neutra possvel, para evitar cair no erro e na confuso. Mas quando essas relaes tm implicaes na vida das pessoas, para alm do fenmeno em si, aparece a forma particular como cada pessoa o encara. A opinio de cada um, formada a partir do meio envolvente, e dos seus interesses, algo de pessoal, que perdeu o rigor do resultado cientfico. Assim sobre um certo problema podem existir vrias doutrinas, representando as vrias opinies. Essas doutrinas baseiam-se em conhecimentos cientficos, mas no so cincia. As duas, cincia e doutrina, so essenciais para enfrentar um problema econmico particular, mas tm papis diferentes. A cincia garante o rigor da anlise e a exactido das concluses, a doutrina define o objecto e linhas de conduta. pois fundamental, na anlise de qualquer problema econmico, buscar cuidadosamente quais das ideias presentes constituem resultados cientficos e quais resultam da opinio doutrinal.
2

Princpios bsicos da Economia


Apesar de parecer complicada (visto que a realidade por si s complicada), a economia bastante simples e pode-se resumir em 2 ideias: Principio da racionalidade Principio do equilbrio a partir destes princpios muito simples que todos os resultados econmicos so obtidos, e daqui que surgem uma enorme quantidade de ideias, com grande interesse. Exemplo: Suponhamos que um autocarro, completamente cheio, chega ao trmino da carreira. Precisa de largar todos os passageiros e para isso abre as duas portas que possui.

Os passageiros so racionais pelo que cada um escolhe o que melhor para eles. Assim cada passageiro, na inteno de fazer melhor para si, sai pela porta que est mais perto. E assim se aplica o princpio da racionalidade. Mas ser que esta regra se aplica a todas as situaes? No. Se est a chover, por exemplo, o comportamento racional leva atitudes diferentes. O princpio bsico da racionalidade geral, mas a regra particular que dele foi deduzido s se aplica a certos casos, mesmo que seja maioria, como no exemplo. O facto de se aceitar esta ideia reside na confiana existente de que a maioria das pessoas, na falta de qualquer motivo vlido do contrrio, tentar reduzir o desperdcio de esforo. Claro que pode haver algum que, sem razo, queira sair pela porta mais distante, empurrando todos os outros, para ser o ltimo. Mas este caso uma excepo e a sua existncia no vai perturbar este estudo. Cada pessoa actua de forma racional, mas defronta outras, que tambm querem o mesmo. Ao encontrar outras, adapta o seu comportamento s suas aces. Assim o sistema (autocarro) encontra um equilbrio, que como que uma racionalidade do grupo, onde cada um decide por si. Aplica-se portanto o princpio do equilbrio. Assim segundo este principio as pessoas da parte da frente do autocarro saram pela porta da frente, e as pessoas da parte de trs saram pela porta de trs.

A utilizao destes princpios permite a obteno de uma teoria simples. No necessrio que todas as pessoas de todos os autocarros obedeam estritamente a esta regra para que com esta regra se consiga explicar o esvaziamento normal dos autocarros no fim da carreira. Basta que a maior parte das pessoas, na maior parte do tempo, se comportem assim. Assim, se se supor que este problema (autocarro cheio de pessoas no trmino) obedecer aos dois princpios, consegue-se obter uma teoria explicativa geral de todos os sistemas semelhantes. Se os agentes so racionais e a sua interaco equilibrada, sabemos imediatamente que esperar do sistema. Repare-se que embora cada um esteja dedicado apenas resoluo do seu problema, consegue, sem dar por isso, resolver o problema global, o autocarro esvaziado da forma mais rpida possvel. Este o conceito da mo invisvel que afirma que se cada um prosseguir os seus objectivos prprios, se consegue no fim o mximo bem-estar para todos. 8) Contudo esta teoria nem sempre funciona. De facto se aplicarmos a teoria do autocarro realidade verifica-se que esta teoria falsa visto que os autocarros tm uma porta frente e outra a meio. Contudo as pessoas continuam a agir racionalmente, escolhendo sair pela porta mais perto de si. Impedindo que o autocarro seja despejado no mnimo tempo.

Que fazer nestes casos em que os agentes livres, deixados a si prprios, no resolvem por si a questo da forma satisfatria? Se cada um dos agentes se preocupa apenas com a sua situao no dele que poderemos encontrar a resposta para um problema que global. Mas na maioria dos casos h um agente que se preocupa com o problema global. A esse agente chama-se
4

Estado. Se o estado intervisse fixava que as pessoas da frente saam pela porta da frente e as pessoas de trs saiam pela porta de trs, poupando mais tempo s pessoas de trs e despejando o autocarro mais depressa.

No entanto, esta medida levantaria criticas visto que as pessoas da zona amarela habituadas a sarem rapidamente pela porta de trs, seriam prejudicadas e demorariam mais tempo a sair. Contudo sem fiscalizao as pessoas podiam no seguir as regras (do autocarro). Dai que esta s seria cumprida por algum dentro do autocarro a obrigar as pessoas a agir de determinada forma. Porm, isto no valeria a pena, visto que o tempo ganho no rpido despejo do autocarro, no compensava o salrio gasto no fiscalizador. Assim na economia deve-se ter sempre em conta o que tem mais benefcios em relao aos custos. Tudo em economia tem dois lados e deve-se seguir os que tem mais benefcios em relao aos custos.

Definio de economia
Muitos economistas tentaram explicar o que economia, como o caso de Alfred Marshall e Samuelson. Segundo Alfred Marshall: A economia o estudo da humanidade no assuntos correntes da vida Pretendendo portanto afirmar que a economia procura resolver os problemas da vida corrente da humanidade. Mas o principal que Marshall quer significar com a sua frase, di-lo no pelo que afirma mas pelo que omite: ele no diz que a economia estuda os assuntos econmicos. Na verdade, a economia no estuda os assuntos econmicos, visto que no h assuntos econmicos. No h problemas econmicos como no h problemas sociais ou nicos. O que existe so problemas. Os fenmenos no so econmicos, sociolgicos, ou qumicos. Os fenmenos so fenmenos.

Segundo Samuelson: Economia o estudo de como as pessoas e a sociedade escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de forma a produzir vrios bens e a distribui-los para o consumo, agora e no futuro, entre as vrias pessoas e grupos na sociedade. Desta definio pode retirar-se vrios conceitos: Bem- aquilo que as pessoas querem ou seja o meio de satisfazer as necessidades das pessoas. Apesar de estar, geralmente identificado como bem material, o bem no necessariamente fsico. Recurso- No bem, mas serve para produzir bem, pelo que no tem uso directo. Ex.: dinheiro no serve para comer, mas permite termos alimentos. Da que os recursos s tm verdadeira utilidade se repercutirem na satisfao das necessidades. Escolher- A economia uma cincia da escolha e no existiria se no dia a dia no tivssemos uma infinidade de escolhas para fazer. A escolha portanto um elemento essencial da economia, pois dessa deciso que nasce o problema a resolver pelo agente ou pela sociedade, o que vai motivar o comportamento. Escassos- Os recursos so escassos, da a razo pela qual temos de fazer escolhas e pela qual existe economia. Alternativas- A possibilidade de escolher pressupe a existncia de alternativas que nos permitam poder escolher o melhor para ns. Se no h alternativa para escolher, a escolha forada, pelo que no existe. Outro elemento essencial para a existncia de escolha a liberdade. Para existir uma escolha no s necessrio que as alternativas existam, mas tambm que seja fsico e humanamente possvel optar entre elas e eleger qualquer uma delas. A liberdade de opo um elemento essencial escolha. Tempo- As necessidades que temos agora podem no ser as necessidades do futuro. De facto o que era mais importante no tempo dos nossos avs, j no no presente. Produzir, distribuir e consumir A finalidade da economia o estudo da satisfao das necessidades humanas atravs de bens. Ao acto de satisfao do consumo chamamos consumo. Assim actividades como a poupana, investimento, exportaes s se entendem economicamente em fun do consumo. Uma pessoa s poupa ou investe porque quer ter consumo no

futuro. O consumo vai indubitavelmente influenciar a produo e a distribuio.

Abordagem cientifica
Tratando-se de uma cincia, a Economia utiliza como instrumento o mtodo cientfico. O objectivo central do mtodo cientfico consiste em tentar conseguir obter a compreenso clara e profunda do fenmeno em estudo, evitando da forma mais perfeita possvel os erros, falcias e confuses. Geralmente divide-se o mtodo cientfico em trs partes: 1. Experimentao - costume dizer que a experimentao no tem lugar na economia. Isto porque no se pode usar pessoas ou sociedades como cobaias das cincias. Contudo a histria a histria tem criado verdadeiras experincias. Exemplo: a diviso da Alemanha em duas partes e a implementao de dois sistemas politico e econmicos antagnicos. 2. Observao e experimentao A observao directa dos fenmenos a grande fora de informao para a economia. Na verdade a observao da vida econmica concreta, do comportamento dos consumidores, empresas e governos fornece uma enorme quantidade de informao que est disponvel ao cientista para classificar, delimitar e interpretar. 3. Anlise cientfica - Aqui realiza-se a formulao e teste da teoria econmica. Onde servindo-se da imaginao, procura-se encontrar uma explicao, que procura compreender o fenmeno observado, a que se chama teoria. Sendo esta teoria artificial, ter de ser testada na realidade. Comparando-se os resultados na realidade e os resultados previstos na teoria. Pode ocorrer 2 acontecimentos, a previso do teste no ocorre, e nesse caso a teoria imediatamente afastada, ou ento a previso aplica-se realidade. Caso isso acontea no se pode considerar a teoria verdadeira mas sim aceitvel temporariamente.

Problema Econmico
A economia uma cincia humana. Assim o objecto desta cincia a realidade complexa e varivel das relaes humanas. Assim muito difcil conseguir dominar a complexidade da realidade. A hiptese coeteris paribus e a do estatuto estatstico das leis econmicas so os mtodos mais poderosos que a cincia pode utilizar para esse fim. Mas caso sejam mal utilizados, podem levar a graves erros de anlise. Este
7

mau uso de tal modo frequente que sero referidos os principais fontes de erro, Fontes de erro: Hiptese coeteris paribus (o resto fica igual) - A complexidade da realidade impede qualquer estudo exaustivo do mais pequeno problema econmico, visto que este seria sempre perturbado por um conjunto de factores que iriam alterar o estudo realizado. Assim o economista ter de isolar uma parte do problema e anular o resto dos elementos. Exemplo: Quando um cientista afirma que a subida dos preos, causa uma descida da procura, supe que o resto, para alm dos preos se mantm constante, e que apenas este pequeno aspecto foi alterado. Na realidade a variao dos preos seria acompanhada por uma enorme quantidade de outros fenmenos, alguns acidentais, outros paralelos e outros at resultantes da prpria variao dos preos. desta enorme quantidade de factos que resulta a situao concreta que a economia vive, e elas poderiam perturbar os resultados do estudo. Por isso na anlise, o cientista verifica os efeitos da variao de preos e s de uma variao de preos. Incerteza- A realidade extremamente volvel e varivel e consequentemente as leis e os teoremas econmicos nunca conseguem captar exactamente o que vai acontecer. Assim as leis e teoremas so leis estatsticas, no so imutveis nem universais, aplicando-se apenas, em mdia, generalidade dos casos. Assim ao observar um tipo de problema econmico, de esperar que a maior parte das situaes obedea ao teorema apropriado, mas no necessariamente. Subjectividade- Tudo em economia so decises de pessoas. Ora se as pessoas estiverem felizes comportam-se diferentemente de se no estivessem. As espectativas das pessoas tm uma enorme influncia na situao econmica. A falcia da composio- O que se passa numa parte no necessariamente bom para o todo. O que bom para um pode no ser bom para todos. A falcia do post hoc- O facto de se verem dois acontecimentos ocorrerem um aps o outro no implica que um seja a causa do outro. Pode no haver qualquer nexo de causalidade entre ambos. S existe um problema econmico quando existe uma necessidade de tomar uma deciso, e esta s aparece quando existe escassez e escolha. Exerccios: Discuta se as frases seguintes caem em alguma falcia:

1) A evoluo da cotao das aces em bolsa reflecte a situao financeir em que as respectivas empresas se encontram; ento o ndice de cotaes desce com o anuncio de que as vrias empresas se encontram em situao econmica difcil. Resposta: Falcia da composo, o facto de algumas descerem, no significa que desam todas. E tudo o resto constante 2) As elevadas taxas de juro tm sido frequentemente acusadas de constiturem o principal entrave ao investimento em Portugal, pelo que a descida destas relanar o investimento, sobretudo o investimento estrangeiro. Resposta: Tudo o resto constante h outros elementos relevantes que so descurados e Post Hoc o facto das taxas de juro descerem no implica necessariamente que aumente os investimentos. Viso subjectiva do problema econmico: A escassez A escassez portanto um elemento fundamental para o aparecimento de um problema econmico. A escassez consiste na impossibilidade de os bens disponveis satisfazerem as necessidades presentes. Assim o conceito de escassez depende das necessidades humanas. So estas que definem se um bem ou no escasso. Assim, a situao de escassez de um bem pode ser alterada radicalmente devido apenas alterao de gostos das pessoas. O petrleo no era escasso at se ter descoberto a tecnologia que permite aproveit-los como fonte de energia. No h escassez de ar ou areia, contudo bem que aparentemente no parecem ser escassos, podem em certas circunstncias s-lo. Ex: as pedra no so escassas, contudo as pedras das caladas que tem de ser apanhadas, cortadas etc. so escassas. A principal razo para haver escassez a existncia de necessidades ilimitadas. Ao longo dos tempos, o progresso do bem-estar no tem eliminado a escassez pois o ser humano tem sempre encontrado muita coisa de que necessita, depois de ver as necessidades bsicas. Deve-se ter em conta que a escassez e a escolha esto interligadas. a escassez que gera alternativas. Se no houver escassez era possvel ter todas as alternativas e, se se pudesse ter todas as alternativas, no teria de haver uma escolha. Da a razo de haver escolha reside na escassez, ou seja o facto de no ser possvel produzir tudo o que se deseja. Se preciso escolher, isso significa eu para satisfazer uma necessidade preciso sacrificar uma outra, ou seja, existe custo.

O conceito de custo nasce deste problema: devido existncia de escassez, qualquer satisfao de uma necessidade impe um custo na satisfao de outra necessidade. Assim o custo de oportunidade diz que o custo de algo o valor do que melhor deixamos de fazer para fazer o que fizemos. Ex: o custo de um livro no so os 25 que a pessoa pagou por ele, mas sim, o valor do que ela deixou de fazer com esses 25, para poder comprar o livro. Assim o fenmeno da escassez est bem descrito na frase No h almoos grtis, onde se diz que no possvel ter uma coisa escassa de borla. Se uma coisa grtis ou alguma pessoa pagou, ou pagou-se sem se dar por isso. As melhores coisas da vida so grtis.- Uma coisa grtis quando no tem custo. Mas o custo no est apenas definido em dinheiro, de facto, o custo de algo aquilo que tivemos de sacrificar para satisfazer essas necessidades. E a amizade ou um sorriso exigem sacrifcios para serem mantidos. Talvez esta frase queira dizer que as melhores coisas da vida no custam dinheiro. Exerccios: Discute se existe escassez econmica dos seguintes bens, nas seguintes situaes: a) escassez de po em Lisboa Resposta: Sim, para se comprar po ter de se deixar de comprar outra coisa. b) Escassez de ar para respirar em Lisboa Resposta: No escasso c) Escassez de ar para respirar por um asmtico Resposta: Escasso Viso objectiva do problema econmico Segundo Samuelson o problema econmico resume-se a trs perguntas: O que?- produzir, em que quantidades Como?- Escolha dos meios, como vou produzir, com que tecnologias Para quem- quem beneficia com a produo, para quem produzir. Outros preferem resumir o problema econmico em vrias actividades: produo, consumo e distribuio. Segundo estes, o problema econmico pode ser de aplicao dos recursos escassos na produo dos bens, de
10

distribuio dos bens produzidos pelos vrios agentes da economia ou da satisfao das necessidades dos agentes atravs do consumo.

Racionalidade, troca e interdependncia


A racionalidade subdivide-se em 2 elementos: 1. Optimizao 2. Coerncia 1) O princpio da racionalidade diz que uma pessoa procurar decidir segundo o que melhor para ela. Assim uma pessoa no escolher uma m soluo quando esto disponveis outras melhores. Mas para saber se uma situao ou no racional, preciso de ter em conta duas coisas: Disponibilidade- As oportunidades tm de estar mesmo disponveis e todas igualmente disponveis. De outro modo o agente pode escolher uma que parea pior, mas mais acessvel. Definio de o que melhor- O que melhor para uns pode no ser o que melhor para outros. Mas porque ele no escolhe o que eu escolheria na situao dele, ele no necessariamente irracional, apenas tem gostos diferentes. 2) A coerncia o segundo elemento da racionalidade. Se entre duas alternativas, uma pessoa escolhe uma, todas as vezes que estiver nas mesmas circunstncias, deve manter a escolha. Se prefere A a B, o aparecimento de C no pode alterar a escolha entre A e B. obvio que ao longo do tempo uma pessoa possa mudar de gostos, e isso no implica falta de coerncia, desde que quando tm certas preferncias, elas sejam coerentes. Assim situaes que aparentemente parecem irracionais podem no o ser. preciso confirmar se as alternativas so mesmo acessveis, e quais os gostos circunstncias e subjectividade dos agentes envolvidos. Por exemplo: se num supermercado esto afixados dois produtos, aparentemente iguais, mas com preos diferentes. E se uma pessoa retirasse um dos produtos com o preo mais elevado, no deveria ser considerada irracional. A pessoa poderia simplesmente estar distrada e no ter visto os preos. Outra situao muito frequente tomar a posteriori como irracional uma deciso j tomada. A racionalidade das decises deve ser avaliada no momento da deciso, a priori, e no quando vemos os seus resultados, a posteriori, deve ser avaliada nas condies iniciais, e no pelos resultados. Na segunda-feira j se sabe como se devia ter jogado no totoloto.
11

O princpio da racionalidade leva a que cada um produza aquilo que sabe fazer melhor, e consumir aquilo que gosta mais. E no entanto tudo funciona bem. Isso deve-se ao princpio de equilbrio e as trocas onde as duas partes ganham. O facto das trocas funcionarem devem se ao facto das pessoas serem todas diferentes e terem aptides e conhecimentos diferentes. Assim aproveitando-se das vantagens de habilidades e gostos de cada um, podemos optar pela troca. Apesar de, tal como Adam Smith, alguns economistas acreditarem que as duas partes ganham com as trocas, h outros economistas que acreditam que quando duas pessoas trocam, um ganha e outro perde, um explora e outro explorado. o caso de Marx A constatao da grande importncia das trocas transparece a grande interdependncia entre os agentes. Assim as vrias decises de um agente, omo as de quanto produzir e consumir, vo ter impactos e sofrem efeitos das decises de outros, que por sua vez influenciam terceiros, e assim por diante. As possibilidades de produo
Recursos Terra/trabalho/ capital Bens (po) Necessidades (fome)

Os bens definem-se como algo que satisfaa as necessidades. Mas dificilmente esses bens se encontram j disponveis. Normalmente precisam de ser produzidos ou de sofrerem alteraes para se tornarem aptos para satisfazer as necessidades. A produo faz-se apartir de recursos e fctores produtivos. H trs tipos de recursos: Terra- recursos naturais Trabalho- Esforo humano necessrio para a produo Capital- Mquinas, tudo o que necessrio para produzir. Estes so os recursos primrios. Dos recursos para os bens ainda se pode passar pelos recursos intermdios, ou seja, que so produzidos mas no tm utilidade nenhuma (farinha, trigo). Grfico que representa a complexidade econmica Imagine-se uma economia que produz dois bens: po e livros.
12

Po B

Livros

Esta grfico demonstra a disponibilidade, nesta economia, dos dois bens. A curva demonstra para cada montante produzido de um bem, o mximo que possvel produzir do outro bem, com os recursos disponveis. A este grfico d-se o nome de fronteira de possibilidades de produo. Em A- todos os recursos esto orientados para a alimentao. Em B- Produz-se um certo montante de po, o resto dos recursos fica disponvel para a produo de livros. Neste grfico est presente a racionalidade visto que cada ponto da curva representa um ponto de produo de po e livros, que exige que todos os recursos da sociedade estejam aplicados. Todos eles so pontos de pleno emprego de recursos. No era racional desperdiar recursos, e por isso foi a racionalidade que nos disse que devamos usar todos os recursos. Mas no nesse aspecto que devemos usar a racionalidade. Alm de todos os recursos estarem a ser usados, eles esto a ser usados da melhor forma. H muitas maneiras de produzir dez pes, mas se no se usar a maneira mais adaptada, mais econmica, no conseguimos libertar recursos para produzir livros. Observando a curva visvel que ela negativamente inclinada. Este facto resulta da racionalidade. Como h emprego pleno e ptimo dos recursos, no possvel ter mais de um bem sem ter menos de outro. Por isso quando a curva de desloca para a direita (mais livros), desce (menos po). No possvel ter mais de um bem sem ter menos do outro, e por isso nunca existe um bem grtis No h almoos grtis. No interior da curva no racional, visto que se desperdia recursos, assim aqui h almoos grtis. Exactamente porque poderamos, sem custo estar melhor, encontrarmo-nos nesta situao estpido e um desperdcio. Acima da curva impossvel atingir visto que no temos de recursos para l chegar.
13

A curva decrescente, isto significa que h medida que vamos sacrificando po, para obter livros, cada livro custa sucessivamente mais po. Chamamos a este facto a lei dos custos relativos crescentes. Porqu? Suponhamos que esta economia apenas produz po e nenhum livro. Isto quer dizer que todos os recursos, esto dedicados produo de po. Os tractores, os camponeses esto a tratar da terra e a plantar trigo, mas tambm as tipografias e os escritores. Se nessa situao a sociedade decidir produzir um livro, como racional, vai deslocar para a produo de livros os recursos que so mais adequados produo de trigo. Assim uma tipografia que de pouco servia no campo, e um escritor, que era fraco nos trabalhos campestres, mas bom a escrever, so deslocados para a produo de livros. Mas se se decidir produzir muitos mais livros, os recursos que seriam mais rentveis no campo, so necessariamente transferidos. Assim a nossa economia no s perde pessoas no campo, como pouca mais rentvel na produo de livros. Esta curva permite observar o fenmeno do desenvolvimento econmico. Este fenmeno consiste no facto de, em algumas economias, se verificar que os bens disponveis para a escolha dos agentes se vo alargando ao longo do tempo. Este fenmeno verificvel pelo deslocamento da curva de possibilidades da produo para fora.
Po

Livros

Este deslocamento para fora da curva pode ser devido a um aumento dos recursos disponveis ou a uma melhoria das tecnologias de produo, que permite produzir mais com os mesmos recursos. O desenvolvimento portanto um alargamento das possibilidades de escolha. O desenvolvimento mais frequente ocorre com o aumento de um ou dois recursos, sendo o outro recurso fixo. Ora o aumento de certos recursos quando os outros se mantm d sucessivamente menos produo. Exemplo: produo do trigo numa certa rea de terra qual se vai adicionando sucessivamente menos trabalhadores. Os primeiros trabalhadores so extremamente produtivos, ocupando-se das tarefas
14

essenciais para a produo, mas medida que se vo aumentando os trabalhadores, como a terra no cresce, eles vo ser cada vez menos utis, at podem mesmo vir a ser prejudiciais, por se atrapalharem uns aos outros. Esta constatao chama-se lei dos rendimentos decrescentes, segundo a qual aumentos de um ou mais recursos variveis, quando outros se mantm fixos, geram aumento de produo sucessivamente menores.
Po

Livros

A lei dos rendimentos decrescentes levou a que Malthus defende-se que dado que a terra era fixa, iria ter como consequncia que a produo de alimentos no iria acompanhar o aumento da populao, prevendo fome e misria planetria. Assim, o crescimento da produo agrcola mito inferior ao das necessidades alimentares, seria o grande travo ao progresso, criando um mundo de multides crescentes de famintos. Mais tarde surgiu David Ricardo que procurou juntar as ideias optimistas de Smith e as ideias pessimistas de Malthus. Felizmente as previses de Malthus e Ricardo no se verificaram. De facto, as primeiras dcadas do sc.XIX foram de grande melhoria das condies de vida e no de misria crescente. A razo para isso acontecer foi que paralelamente Lei dos Rendimentos Decrescentes, ocorreu o progresso tecnolgico. O aparecimento e desenvolvimento de muitas mquinas e novos mtodos de produo, que se verificou nessa poca, e que foi dado o nome de revoluo industrial, e os benefcios que isso gerou em toda a economia anularam os efeitos da Lei dos Rendimentos Decrescentes. John Stuart Mill, discpulo de Ricardo, conseguiu contrariar as vises pessimistas dos seus antepassados. Mill apresentou o desenvolvimento como uma corrida entre o progresso tecnolgico e os rendimentos decrescentes. Assim, no seu tempo, o progresso tecnolgico venceria a corrida, dominando e compensando os rendimentos decrescentes.

15

Solues do problema
Pode-se resumir os mtodos de soluo do problema econmico em trs princpios: Tradio- Tomamos decises que so automticas. Faz-se assim porque sim. Ex: a hora que comemos, como fazemos negcio a organizao de uma famlia ou empresa. Autoridade- Algum que tem autoridade manda-nos fazer assim, pelo que temos de fazer. Ex: O Estado tem enorme influncia sobre o sistema econmico, alterando e impondo decises aos agentes econmicos. Atravs de impostos subsdios, mas sobretudo dos efeitos econmicos das leis, empresas pblicas e acordos internacionais, o Estado resolve muito dos problemas econmicos dos nossos dias. Mercado- O mercado no apenas a compra e venda, mas sim todos os casos onde a deciso deixada livre escolha dos interessados. Todas as sociedades usam este trs mtodos sendo portanto denominadas de Sociedades mistas. O segredo das sociedades modernas, segundo Smith, o uso do mercado, como meio de afectao de recursos e bens e um equlibrio saudvel com a autoridade e a tradio. As caractersticas especificas de cada uma destas formas de tomar deciso condicionam o uso que cada sociedade faz delas. A tradio tem como principal caracterstica sua estabilidade e generalidade. Toda a gente na sociedade conhece os hbitos culturais que a definem e geralmente respeita-os. Mas a tradio tem em contrapartida, o defeito de ser extremamente dficil de mudar. Perante uma alterao social ou econmica, os hbitos so as ultimas coisas a se modificarem. Assim, as sociedades tm tendncia a usar a tradio naquelas decises onde importante que toda a gente saiba como os outros vo decidir. Ex: hora de almoo. conveniente que toda a gente saiba hora que vamos almoar de forma a se organizar as cantinas e restaurantes. A autoridade, tal como a tradio, tem a caracteristica de ser conhecida por todos, mas tem a vantagem de poder ser mudada e adaptada quando for necessrio, sem a rigidez da tradio. Assim ela usada nos casos onde importante que os resultados da deciso sejam conhecidos de todos, mas onde deciso tem de variar conforme os casos. Exemplo: cdigo da Estrada. essencial que cada condutor saiba como os outros se vo comportar. Mas esse comportamento tem de ser diferente num cruzamento, numa recta e numa rotunda.
16

O mercado o mais flexvel das trs formas de tomar deciso. Sendo o resultado de muitas escolhas particulares, o mercado pode ajustar-se rapidamente s mudanas que se verificam. Mas a sua flexibilidade est ligada sua grande fragilidade. Quando existem convulses sociais ou militares, o mercado entra em colapso, coisa que no acontece tanto com a tradio e a autoridade. Assim para o mercado funcionar necessrio a existncia de autoridade, e da tradio. No bom a existncia de um dirigismo integral por parte do estado que impessa o normal funcionamento da economia, nem to pouco um liberalismo sem regras. A sociedade funciona atravs do equilbrio entre estes trs instrumentos. Problema de Pagar um txi: Dado que o cliente do txi racional, por que razo, uma vez chegado ao seu destino, deve pagar a corrida? De ele j foi servido porque que pagou? A racionalidade nada tem a ver com moral. Se o cliente procurar apenas o seu bem-estar e no levar em conta os escrpulos morais, a conduta mais racional ser uma vez chegado ao destino, sair sem pagar o txi. claro que se o cliente uma pessoa bem formada, por razes morais paga o que deve. Mas haver razes estritamente econmicas? Sim, em primeiro lugar, o cliente sabe que, se no pagar, aquele taxista no tornar a servir, e dir aos seus amigos que no sirvam um caloteiro. Ou seja o mercado tem autodefesa, para se proteger deste tipo de pessoas. Ora isto numa zona pequena funcionava, mas e na cidade? Uma zona onde o cliente desconhecido, porque razo o cliente deve pagar a corrida? O taxista poderia chamar a polcia e forar o cliente a pagar. O cliente com medo pagaria, demonstrando a importncia da autoridade no mercado. Quando as autodefesas do mercado so fracas, o Estado chamado a intervir. E de noite, quando no houvesse nenhum polcia nas redondezas. Se o cliente se recusa a pagar, o taxista poderia ameaar o cliente, com uma arma, de forma a obrig-lo a pagar. Este seria um custo directo do mau funcionamento do mercado. O taxista teria de andar armado para impor que lhe pagassem o que devem. Mas nesse caso o que impedia o taxista de depois do pagamento, exigir ser pago de novo? Trata-se de uma falha de mercado. Devido ao facto de a transaco no se verificar num mesmo momento de tempo, mas desenrolar-se ao longo de um perodo, o mercado funciona mal. isto que acontece nos restaurantes, cabeleireiros etc.

17

O que leva as pessoas a a pagarem ao motorista o respeito pelas regras de civilidade (tradio). graas a elas que possvel existir mercado. Caso contrrio, a racionalidade das pessoas levaria a no pagar os taxistas, levando destruio do mercado e impedindo o seu funcionamento normal, com as evidentes consequncias caticas para a vida social.

O mercado na sociedade moderna


Depois de termos analisado as trs formas de soluo do problema econmico vamos analisar com muito cuidado como funcionam as duas mais complexas: o mercado e o Estado.

Mercado
Qual o mtodo que o mercado usa para resolver o problema econmica? Sem a interveno de qualquer autoridade, uma enorme quantidade de bens e servios so produzidos, trocados e consumidos, todos os dias, em qualquer cidade. Quando qualquer calamidade elimina o funcionamento do mercado a catstrofe econmica. Mercado- Arranjo pelo qual compradores e vendedores de um bem interagem para determinar o preo e quantidade transaccionada. O centro do mercado o preo. Mas como funciona o mercado? O truque, centrado nos preos, reside nos incentivos. Se os consumidores querem mais de um bem, lutam por ele, oferecendo mais dinheiro pelo mesmo bem, subindo os preos. Os vendedores, perante a subida do benefcio retirado da venda do produto, so incentivados a aumentar a produo, e, a preos mais altos, menos consumidores o querem. Sobe a quantidade oferecida e desce a procurada. Se os consumidores desejarem menos do bem, o efeito inverso verifica-se. Deste modo se consegue realizar o desejo dos consumidores. No h necessidade de ningum que deia ordens aos produtores. O mecanismo automtico faz isso. Este mecanismo automtico, a mo invisvel de Smith, tem como resultado que cada um produz o que melhor sabe fazer e troca por aquilo que mais gosta. Assim se consegue uma soluo para a economia que garante que, dadas as circunstncias, se consegue a situao mais racional e de melhor bem-estar. A este resultado do mercado chama-se eficincia. Assim a questo de O que que se produz resolvida tendo em conta as necessidades dos consumidores. Se as pessoas preferem queijo manteiga, canaliza-se mais dinheiro para a compra de queijo, e consequentemente para a produo de queijo.

18

A questo de como produzir resolve-se atravs da concorrncia. Assim perante vrias formas de produzir queijo, aquele que o produza melhor e mais barato a que tem a preferncia do consumidor e, por isso, copiada pelas outras, ou leva-as falncia. A concorrncia tambm leva ao desenvolvimento e progresso. De facto, no basta ter uma empresa de queijo para se ter lucro, tem de tambm procurar produzir da melhor forma possvel, estando sempre atentos concorrncia e de se inovar para no se ser derrubado pela concorrncia. Tambm o problema de quem beneficia com os resultados da actividade econmica, para quem se produz, resolvido pelo mercado de recursos ou factores produtivos, dada certa propriedade de factores. Este mercado, onde tal como nos outros, se compra e vende, s que aqui os produtos so terra, trabalho e capital, determina o preo dos factores (salrios, rendas, juros) e, deste modo, o rendimento que cada pessoa, proprietrio de certo montante de factores, receber.

despesas

Mercado de bens

bens

Famlias
factores

Empresas Mercado de factores


rendimentos

Assim possvel verificar que o segredo do mercado a concorrncia. A concorrncia entre os vrios agentes de mercado, consumidores, produtores etc. Mas no apenas a concorrncia que se verifica no mercado. Existe outro tipo de concorrncia: a concorrncia entre a situao actual e novas ideias. O aparecimento de novos produtos, novas formas de produzir, novas tcnicas, novos mercados, desafia continuamente a situao estabelecida. Este tipo de concorrncia essencial ao funcionamento do mercado. Se o mercado no tiver ideias estagna e morre. A este fenmeno dinmico, resultante da concorrncia, chamamos desenvolvimento econmico. Assim a prpria concorrncia do mercado que gera o desenvolvimento.

O papel do Estado
O mercado extremamente delicado, tudo interfere com tudo.
19

Da o papel do Estado no mercado. As funes do Estado so garantir: Eficincia Equidade Estabilidade

Eficincia
Como j vimos o Estado muito eficiente. Contudo, apesar disto, o Estado tem falhas, as chamadas falhas de mercado, Os principais casos onde se verifica a interveno do Estado no mercado de forma a garantir a eficincia so: Evitar a formao de mercados que no queremos que existam, como a escravatura. Controlar a concorrncia imperfeita. Certos fenmenos, chamados de exterrnalidades, que o mercado no consegue responder. Por um lado, h certas relaes econmicas que no so aceites pela sociedade, como a escravatura, ou o trfico de droga. Assim, o Estado toma conduo dessas transaces, regulando-as com leis, ou ento proibindo directamente a sua transaco. Deste modo, atravs das funes legislativas, judiciais, e defesa, o Estado de cada nao manifesta e realiza a vontade particular dessa sociedade no domnio da economia. Relativamente ao controlo da concorrncia imperfeita, se os produtores de um produto no tem todos pesos semelhantes, ou no se fazem ouvir, como no caso do monoplio, o funcionamento do mercado ineficiente. A o Estado tem de intervir, regulando as situaes e dando voz a quem no tem. Outra situao de falha de mercado a externalidades, ou efeitos externos de um mercado. Por exemplo se uma fbrica usa a gua do rio mas no a paga, vai desperdia-la. Para que isso no acontea o Estado poder exigir um custo de utilizao da gua o que levar as empresas a terem mais cuidado com o desperdcio de gua. Um caso especial da externalidade os bens pblicos. Estes produtos ou servios especiais so bens que, embora no sejam grtis, num sistema de mercado todos podem gozar sem pagar, pois no existe modo de o mercado cobrar o seu custo. Caractersticas dos bens pblicos: No h rivalidade de consumo. Ou seja duas pessoas podem consumir um filme ao mesmo tempo. Impossibilidade de excluso Ningum pode ser excludo.
20

Exemplos de bens pblicos: Jardins pblicos, estradas, televiso, rdio. Num sistema de mercado estes bens nunca seriam produzidos, pois a empresa que o fizesse iria falncia. Mas nesse caso todos ficaramos pior. O Estado pode obrigar os beneficirios a pagar pelo seu uso e produzindo-o ele ou dando as receitas empresa que o fizer, ajudar a sociedade a fornecer-se de bens to utes.

Equidade
Um dos principais objectivos da maior parte da sociedade garantir que a distribuio de bens produzidos seja mais ou menos igualitria entre todos os elementos dessa sociedade. Grandes disparidades entre rios e pobres, mesmo que isso corresponda a maior eficincia, so normalmente repudiados pela sociedade moderna. Contudo o mercado, no se preocupa com a justia social. De facto, os rendimentos so distribudos pelos mais produtivos. Assim o Estado deve intervir no sentido de aproximar essa distribuio da noo de justia que a sociedade tem atravs: impostos, subsdios, segurana social, etc. Contudo no se pode esquecer a existncia de um conflito de eficinciaequidade. Se o Estado retira a uns para dar a outros (por exemplo se retira os que produzem e possuem, para dar aos que no tem) natural que uns e outros reduzam a produo. Na verdade, aqueles a quem se tira podem achar que no vale a pena produzir, se depois o Estado vai tirar o seu resultado, os que recebem podem pensar que, como o Estado d de qualquer modo, no vale a pena produzir muito.

Estabilidade
A concorrncia no mercado gera novas ideias, mudana e desenvolvimento. Ora para alm disso trs tambm instabilidade e insegurana. A necessidade de superar a concorrncia leva inveno de novos mtodos que traro empresa que os utiliza, produtividade, mas por outro lado poder levar as concorrentes falncia, com os progressivos problemas de desemprego etc. O Estado, pode portanto intervir, no sentido de aliviar essas tenses, e ajudar os necessitados, atravs de subsdios etc. Mas isto faz surgir o conflito desenvolvimento- estabilidade. Se a instabilidade resultado do processo de desenvolvimento, o Estado ao

21

intervir pode prejudicar o dinamismo que o provocou. Ao ajudar os desempregados, corrigir desequilbrios regionais, o Estado est a faz-lo custa de flexibilidade econmica e dos benefcios dos mais dinmicos. Exemplo: um subsdio de desemprego pode impedir que os trabalhadores se desloquem rapidamente para os sectores mais activos. A maior parte das sociedades est disposta a sacrificar algum desenvolvimento para conseguir certa estabilidade. Mas h que ter conscincia dos custos para conseguir o equilbrio mais favorvel. Em todos estes esforos, o Estado trabalha com o mercado, no contra ele. A harmonia entre a aco do Estado e o funcionamento da sociedade, no mercado um dos elementos mais importantes de um sistema equilibrado. A tradio tambm influencia a sociedade.

Cruz Marshalliana
um instrumento especfico de anlise econmica que permite abordar o mercado onde se cruzam duas curvas: a curva da procura e a curva da oferta. A ideia bsica deste diagrama a de que um mercado, qualquer mercado funciona pela interaco de dois lados: os compradores e os vendedores, os consumidores e os produtores.

A curva da procura
A representao dos compradores feita pela curva da procura que se trata do lugar geomtrico dos pontos do consumo desejado de um bem, para cada nvel de preos. O traado da curva faz-se da seguinte forma: pergunta-se a um consumidor quando ele est disposto a comprar desse bem se o preo for um dado. Depois vai-se variando o preo, e refaz-se a pergunta: quanto compraria o consumidor a cada novo preo. Marcando os vrios pontos num grfico, obtemos a curva da procura. Esta curva reflecte as preferncias do consumidor e a utilidade retirada do bem, o que ele est disposto a pagar pelo bem. Nesta curva est presente a racionalidade, visto que traduz a quantidade melhor para ele, cada nvel de preo, a quantidade que deseja consumir do bem de forma a maximizar o seu bem-estar.

22

Se se considerar as vrias curvas da procura de um certo bem em cada preo, possvel determinar qual a quantidade desejada desse bem para todos os consumidores. Passamos, assim, das curvas da procura individuais para a curva do mercado. Analisando a curva observa-se que a curva est sempre a descer. Verificando-se a lei da procura negativamente inclinada: se o preo de um bem sobe (coeteris paribus) , a quantidade procurada desce e vice versa. Porqu ocorre a lei da procura negativamente inclinada: Efeito de substituio: se o preo de um bem sobe, as pessoas tendem a comprar outra coisa. Exemplo: se o preo da manteiga sobe, passo a comprar margarina. Efeito rendimento: Se os preos sobem, o mesmo dinheiro agora compra menos. Assim, ao subirem os preos, o consumidor, mesmo continuando a ganhar o mesmo dinheiro, fica mais pobre, porque apenas pode comprar menos. Assim, ao subir os preos, a quantidade de um bem desce porque o consumidor tem menos possibilidades de o comprar. Atravs deste grfico possvel verificar que o preo determinante na quantidade procurada. Mas no o nico factor. Existem outros factores que influenciam as escolhas dos consumidores: Gostos ou preferncias dos consumidores Nvel de rendimento de cada um (se uma pessoa fique mais rica ou mais pobre natural que compre quantidades diferentes) Dimenso de um mercado (uma alterao no nmero de consumidores altera a curva da procura do mercado) Grau de calor e aparecimento de chuva (para os gelados, por exemplo) Preo e disponibilidades de outros bens:

23

Bens substitutos, que contribuem para a satisfao das mesmas necessidades (manteiga e margarina) Bens complementares, que necessitam uns dos outros para satisfazer as necessidades (automvel e peneu) H uma grande diferena entre deslocamento ao longo da curva e deslocamento da curva. Deslocamento ao longo da curva: Vamos supor que o consumidor tem a curva abaixo desenhada, e que o preo do bem P1. Nesse caso o consumidor deseja consumir Q1, situando-se no ponto A.

P1

Deu-se uma descida de preo, passando de P1 para P2. Nesse caso o consumidor vai passar a consumir Q2. Aqui deu-se um deslocamento ao Q Q1 logo da curva.

P1

No entanto, se em vez de se ter dado uma alterao do preo, ter ocorrido P2 um dos outros factores (gosto, rendimentos, calor). Dar-se ia um Q deslocamento da curva. Q1 Q2 Se, por exemplo, o consumidor aumenta-se os seus rendimentos, a cada nvel de preos, estaria disposto a comprar mais quantidade de bens.

P1 24

Q1

(apontamento 1) Curva da oferta


Trata-se do lugar geomtrico dos pontos de produo e venda desejada do bem, para cada nvel de preos. Tambm aqui a curva traada perguntando a um vendedor do bem quanto est disposto a vender do seu bem a cada nvel de preos. Aqui quanto maior for o custo de produzir de um bem menor oferecido desse bem a certo preo. Tambm aqui est presente a racionalidade do vendedor. A sua resposta representa a melhor quantidade a cada preo, a quantidade que ele deseja produzir de bem, de forma a maximizar o seu lucro. Igualmente aqui se somarmos a quantidade oferecida por cada vendedor a certo preo, passamos da curva da oferta individual para a curva da oferta de mercado.
P

Aqui ocorre a lei da oferta positivamente inclinada, Se o preo de um bem sobe, a quantidade oferecida aumenta, e vice-versa. Isto deve-se a dois factores: lei dos rendimentos decrescentes - Para produzir mais de um bem temos de aumentar os factores produtivos, mas como h alguns que se mantm, normal que, medida que se aumente a quantidade produzida, cada vez seja mais caro produzir uma unidade. Principio dos custo relativos crescentes Devido especializao dos recursos, quanto mais se produz de um bem, mais se tem de sacrificar do outro. Tambm aqui existem outros factores, para alm do preo que influenciam a deciso da oferta, por parte do produtor.

25

Factores: Custo da produo- determinado pelas tecnologias e pelo preo dos factores produtivos. Se o custo de produo subir, de esperar que a mesma quantidade seja oferecida a um preo mais alto. Preo e disponibilidade de produtos relacionados Organizao do mercado- Se por exemplo o produtor for o nico vendedor do produto normal que oferea a certos preo uma quantidade diferente da se tiver concorrentes. Clima altera a oferta de trigo ou batata. Tambm aqui uma alterao do preo provoca um deslocamento ao longo da curva, enquanto os outros factores exigem a determinao de uma nova curva da oferta, existindo um deslocamento da curva.

Equilbrio
O equilbrio de mercado surge da adopo de um mecanismo de mercado, ou seja da definio dos contornos entre a interaco das curvas da procura e oferta.
P

Ponto de equlibrio Q

O ponto de equilbrio tem a caracterstica de ser o ponto onde dadas as circunstncias, quele preo se compram e vendem exactamente o que se quer. A
P B

No ponto A, por exemplo, os compradores esto descontentes, porque quele preo queriam comprar menos do que so obrigados a comprar. No ponto B tambm os vendedores esto descontentesQ por serem obrigados a vender mais do que queriam ao preo p1.

26

Inversamente, nos pontos C e D so os produtores que esto insatisfeitos, pois so obrigados a vender menos do que queriam a esse preo. (queriam vender o que est definido na curva da oferta) e se no ponto C os compradores esto a comprar o que queriam (esto sobre a sua curva da procura), no ponto D tambm eles esto infelizes por ser obrigados a comprar mais do que queriam.
C D P

Deste modo, vemos que o ponto de intercepo das duas curvas o nico que dadas as circunstncias e as restries consegue satisfazer simultaneamente, produtores e consumidores.Q De notar, que o ponto de equilbrio no o nico ponto em que a quantidade comprada igual quantidade produzida. Em todos os pontos a quantidade vendida igual quantidade comprada. Uma pessoa s pode comprar certas quantidades se algum a vender. Mas no ponto de equilbrio a quantidade oferecida igual quantidade procurada, ou seja a quantidade que se pretende comprar igual quantidade que se pretende vender. E isso s se passa nesse ponto. Se o preo for mais alto que o ponto de equilbrio, tem-se um excesso de oferta, onde a quantidade que os produtores querem vender superior quantidade que os consumidores querem comprar. Isto levar acumulao de stocks, incentivando os produtores a reduzirem os preos para escoar a produo em excesso. Por outro lado, os consumidores s aceitam a quantidade se o preo for inferior. A descida do preo resolve o problema: Reduz a quantidade oferecida Aumenta a quantidade procurada Se o preo for mais baixo que o ponto de equilbrio, tem-se um excesso de procura, pois os consumidores querem comprar mais do que os produtores querem vender. Nesse caso, os consumidores esto dispostos a oferecer mais dinheiro para conseguir mais dobem, enquanto os produtores s o oferecem se lhe pagarem mais. O ponto de equilbrio no tem de ser bom ou justo, mas sim eficiente tem de traduzir a melhor situao possvel entre as duas curvas.
27

Assim no se pode julgar o mercado visto que este apenas o espelho da realidade. A sociedade, quer tenha sofrido uma catstrofe, ou no, reflectese no mercado. Exemplo de equilbrio: O drama de um bom ano agrcola Um bom ano de agrcola, com elevadas colheitas, mau para os agricultores. A razo deste contra censo deve-se ao facto do aumento da produo fazer descer o preo dos bens.

P Ano agrcola normal Q1 Q2 Bom ano agrcola

Um bom ano agrcola aquele em que ao mesmo preo, cada produtor pode agora oferecer mais quantidade. Por exemplo, ao preo P1, num ano normal o produtor oferece Q1, num bom ano agrcola oferece Q2.
Q

A receita do agricultor ser igual rea do rectngulo assinalado, sendo visvel que o aumento da oferta, devido ao bom ano agrcola, reduziu a receita, pelo que a subida da quantidade vendida no compensou a enorme descida do preo de equilbrio., fazendo cair a receita do agricultor. Exemplo de equilbrio: Quem ganha com a descoberta? Suponha-se que houve uma melhoria tecnolgica na produo de certo bem, devido descoberta de um modo mais barato de o produzir. Quem beneficiar: os produtores ou consumidores? Para responder questo, ter de se saber a receita dos produtores (que igual despesa dos consumidores), subiu ou desceu com a descoberta.
P P

Q 28

Os grficos demonstram, que a receita depende da colocao, e em particular, da inclinao da procura. Enquanto que no primeiro os consumidores passaram a pagar menos, pois a despesa com o bem desce devido descoberta. No segundo caso, ganharam os produtores que esto a receber mais dinheiro, pois a subida da quantidade vendida compensou DESCIDA DO PREO. Isso explica que alguns sectores invistam mais na inovao do que outros. Exemplo de Equilbrio: A Politica Agrcola Comum Durante muito tempo a PAC consistia na ajuda aos agricultores, atravs de um subsidio produo, de forma a fazer face produo agrcola dos PVD, que vendia a preos mais baixos, podendo levar, decadncia da agricultura europeia.
P

Os produtores recebem Os consumidores pagam Q

O valor entre o que os produtores recebem e os consumidores pagam o subsdio. Apesar, de aparentemente, parecer uma boa soluo: os agricultores europeus derrotam os concorrentes estrangeiros, produzem mais e recebem mais dinheiro do que antes, os consumidores tm mais bens e mais baratos. No entanto, quem paga os subsdios so os Estados, ou seja, os consumidores europeus quando pagam mais impostos. Exemplo de Equilbrio: quem paga os impostos A gasolina no feita a preo de custo., incide sobre esse custo um imposto, o que d receitas ao Estado. Quem paga esse imposto? Os produtores que passam a receber menos ou os consumidores que passam a pagar mais.

29

P PC P0 PP

Curva da oferta defrontada pelos consumidores Curva da oferta dos produtores

Repare-se que antes do imposto o equilbrio era obtido pela intercepo da curva da procura e da oferta dos produtores. O preo de equilbrio seria P0. Uma vez introduzido o imposto, os consumidores encontram uma nova curva e um novo preo (PC) que pagam. No entanto desse preo os produtores s recebem PP pois o Estado fica com o imposto. Os consumidores que antes pagavam P0 pelo bem, agora pagam PC. A diferena (PC-P0) representa a parte de imposto pago pelos consumidores. Os produtores que antes receberam P0 pelo bem agora recebem apenas PP. Exemplos de Desiquilibrios: Baratinho mas invsivel Muitas vezes sobretudo quando o bem essencial, o Estado intervm no mercado e fixa o preo desse bem mais abaixo do preo do equilbrio, para o tornar mais barato e assim permitir o acesso a todos. O problema desta medida que, se o preo mais baixo que o preo de equilbrio, existe excesso de procura do bem, visto que muita gente quer o produto, mas poucos esto dispostos a comprar.
P

Exemplo de desequilbrio: Baratinha mas no presta Se o Estado fixar um preo abaixo do preo de equilbrio, bem como a quantidade a produzir, o mercado ajusta pela qualidade, ou seja o produto no presta.

30

Exemplo de desequilbrios: Limites importao Existem casos em que o Estado fixa a quantidade em vez de fixar o preo. Por exemplo quando se pretende proteger os produtos nacionais da concorrncia estrangeira e se coloca um montante mximo de quantidade que pode ser importada.
P

Isto prejudica os consumidores que pagaro os produtos a um preo mais elevado. (exerccio n4)

Problemas globais da economia


O mercado sofre de dois grandes problemas: 1. Conflito eficincia- equidade 2. Conflito Desenvolvimento- Estabilidade

1. Conflito eficincia- equidade


O mercado distribui os rendimentos pelos mais produtivos, por quem mais eficiente. Contudo as pessoas querem justia da que se procura que os rendimentos sejam distribudos de uma forma mais justa. Contudo o bolo fica menor quando melhor distribudo, devido: Se as pessoas vem que os outros ganham o que eles produzem, reduzem a produo, enquanto que os outros, que ganham sem produzirem, no vem razo para o fazer.

2. Conflito desenvolvimento (dinmica) - estabilidade


No sistema de mercado, o desenvolvimento nasce do aparecimento de novas ideias, que concorrem com as que j estavam establecidas. Essa concorrncia, o sucesso dos vencedores e o falhano dos vencidos, cria uma instabilidade econmica. Contudo s possvel conseguir estabilidade, sacrificando o desenvolvimento.

31

Estes dois problemas afectam a totalidade da economia. O que est em causa no o desemprego ou a pobreza de uma pessoa, mas a m distribuio da riqueza nacional ou a instabilidade e insegurana em que o pas vive. As principais fontes de problemas que afectam a totalidade da economia so trs: Estado Espao Tempo

Estado
Um dos principais fenmenos que tem efeitos globais reside no comportamento do Estado. Por um lado o Estado procura intervir na economia para resolver as questes que afligem a sociedade. Mas por outro lado a simples existncia de Estado para alm de perturbarem a vida de cada um, tm tambm efeitos globais. O estado intervm na economia com a sua politica, pretendendo promover a eficincia, equidade, estabilidade. Mas essa politica exige que o Estado gaste recursos. Mas o Estado no produz recursos. Quem produz so as empresas, trabalhadores etc. Por isso o Estado tm de ir buscar recursos a outro lado. H vrias maneiras de o Estado ir buscar esses recursos economia, entre eles: 1. Impostos 2. Divida Pblica 3. Emisso de moeda

1. Imposto
Neste caso o Estado simplesmente tira dinheiro s pessoas. Os impostos so a forma mais clara de financiar o Estado, pois nele sente-se claramente o custo necessrio para obter o beneficio da aco do Estado. Por outro lado, os impostos em si, contribuem para a equidade e estabilidade visto que ao tributar aos ricos, mais que aos pobres, e ao tributar mais em alturas em que a economia est prspera do que quando est perturbada, os impostos geram equidade e estabilidade. Contudo os impostos, distorcem a economia exemplos: Os impostos sobre os preos levam a uma produo e consumo diferentes dos de equilbrio

32

Os impostos sobre os rendimentos reduzem o trabalho ou o investimento, pois ningum quer continuar a produzir tanto se o Estado leva os resultados O imposto sobre a riqueza acumulada reduzem a poupana. A nica forma de imposto que no distorce a economia auele que colocado sobre algo que no influencia as decises econmicas, por exemplo a altura das pessoas etc. Mas esse imposto seria extremamente injusto, pois nada tinha a ver com a capacidade de pagar das pessoas. Assim at no imposto existe o conflito eficincia- equidade. A parte da despesa pblica que no paga por imposto constitui o dfice do Estado. E esse dfice pode ser pago de duas maneiras.

2. Divida Pblica
A dvida pblica a forma pelo qual o estado pede dinheiro emprestado, dentro ou fora do pas (dvida interna ou dvida externa). Mas dado que o Estado nada produz, a dvida pblica apenas o adiamento dos impostos. No futuro essas dvidas tero de ser pagas com os impostos das geraes futuras. O que se torna aceitvel quando se pensa que alguns desses benefcios vo recair no futuro. Contudo os emprstimos esto sempre associados a taxas de juro. De facto, quem pede emprestado tem de pagar a quem empresta, um valor, para alm da devoluo do dinheiro. o preo que se tem de pagar por almoar hoje e s amanh ter de pagar o almoo. Da que as geraes de hoje tambm tero de pagar com os seus impostos uma parcela da divida contrada.

3. Emisso de Moeda
Apesar da emisso de moeda parecer um almoo grtis, visto que partida o Estado no tira dinheiro de ningum, pode-se arranjar o dinheiro necessrio para ajudar os pobres, construir estradas etc. De facto, no . Tambm aqui o almoo tm um custo, s que um pouco mais difcil de encontrar. O problema da emisso de dinheiro que por haver mais dinheiro no quer dizer que haja mais coisas para comprar. E se a Economia e o Estado tm mais coisas para comprar e mais dinheiro para gastar, os preos das coisas sobem. As coisas esto mais caras, mas as pessoas tm mais rendimentos, logo o seu consumo e a sua utilidade fica na mesma. A inflao um imposto como outro qualquer, visto que uma forma do Estado desvalorizar o dinheiro que as pessoas tm no bolso, como contrapartida de novo dinheiro que o Estado tem.
33

Um dos problemas da inflao a injustia, pois normalmente ela no afecta todos por igual. Alguns agentes econmicos que no esto protegidos dos efeitos da inflao, perdem, enquanto que outros at podem ganhar. Ex: enquanto que os donos das empresas que vendem os produtos, os trabalhadores que conseguem que as subidas de salrios compensem a subida dos preos no perdem, at podem ganhar. Tambm as pessoas que devem dinheiro so mais beneficiadas com a inflao, pois quando pagam o dinheiro vale menos do que quando o receberam emprestado. Por outro lado, os que compram os bens, os que no tm poder para ajustar os seus rendimentos inflao e o que emprestam dinheirom perdem com a inflao. Mas a inflao tambm cria instabilidade. Se a subida dos preos fosse sempre prevista, no havia problema, pois as pessoas teriam facilidde em precaver os seus efeitos.. mas o problema que a inflao normalmente imprevisvel e quanto mais alta, mais tende a s-lo. Por outro lado a eficincia tambm pode ser prejudicada pela inflao visto que: Gera desperdcio de recursos, pois prever a inflao d trabalho que podia ser usado noutra coisa. Perturba o mecanismo de preos Os preos futuros ficam incertos, pelo que as empresas e investimentos, que geram desenvolvimento podem ser perturbados. Mas se a inflao tem tantos cutos, porque insistem os Estados em usar a emisso de moeda para os financiar? Razes: A inflao um imposto escondido Da ser muito utilizada pelos Estados em alturas de crise, onde este precisa de dinheiro e h menos hipteses de o obter. Desta anlise se conclui que todas as formas de o Estado obter recursos so impostos. Ou se trata de impostos verdadeiros, ou impostos de divida, ou impostos de inflao. Assim o total de impostos que a sociedade paga igual ao total das despesas do Estado.

O espao e o tempo
Relativamente ao espao h as importaes (o que outros pases produzem, e ns compramos) e exportaes (o que ns produzimos e vendemos para o exterior). Mas tambm h emprstimos, pagamentos, ddivas etc. Quando no fim do ano o que temos de pagar ao estrangeiro mais do que eles tm de nos pagar a ns, a balana est em dfice.

34

Isto mau, porque lhe ficamos a dever e mais cedo ou mais tarde temos de lhes pagar, ou eles deixam de nos emprestar. Se desvalorizarmos a nossa moeda, isso quer dizer que aquilo que produzimos passa a valer menos no estrangeiro. Assim mais barato para os estrangeiros, pelo que compram mais. Assim sobem as nossas exportaes e descem as importaes (dado que se a moeda deles vale mais, agora os produtos deles so mais caros para ns) Relativamente ao tempo, fala-se muito de desigualdades regionais e do desenvolvimento relativo das vrias zonas. Pelo que o Estado gasta muitos recursos para procurar nivelar essas diferenas e para promover o desenvolvimento. Mas esse desenvolvimento no se d em todos os locais igualmente e ao mesmo tempo. Da se geram as fortes disparidades entre pases ricos e pobres.

Teoria do valor
O estudo do valor parte das decises dos agentes econmicos. Consumidores, empresas, trabalhadores, investidores, so as entidades que, pelas suas escolhas e opes, do sentido actividade econmica. Por isso a primeira pea do valor tem de ser a anlise fundamental dessas escolhas. Dois grandes grupos podem ser distinguidos nessas decises: Consumidores Produtores.

Teoria do consumidor
Utilidade
Ao estudarmos o problema do consumo, a principal questo que se coloca O que d valor s coisas?. Porque que umas coisas valem mais do que outras e como se sabe quanto? Daqui nasceu a teoria do valor. Adam Smith levantou o paradoxo da gua e do diamante. A gua indispensvel vida, mas com ela nada pode comprar-se, nada pode obterse em troca dela. Pelo contrrio o diamante, no tem praticamente qualquer utilidade, no entanto tem enorme valor, podendo-se obter grandes quantidades de outros bens em troca deles. A resposta a esta questo foi mais tarde explicada, chegando-se a duas ideias essenciais: 1. Utilitarismo 2. Marginalismo
35

A primeira ideia essencial que o que d valor s coisas a utilidade que as coisas tm para ns. Esta ideia revolucionou a sociedade que at aqui procurava o valor das coisas nas prprias coisas. Agora o valor das coisas no est nelas, mas sim no consumidor. O agente econmico, com as suas preferncias e desejos, que d valor s coisas. No entanto, a utilidade nada tem a ver com felicidade, a utilidade sim uma forma de medir o bem-estar obtido pelos bens, materiais ou no. Mas sabemos que h pessoas com poucos bens que so felizes, e outras com muitos bens que so infelizes. Partindo da utilidade que atribui a cada bem, o agente, que racional, vai escolher a combinao que d maior satisfao, dadas as limitaes. Estas limitaes provm da escassez, representada por uma limitao do rendimento que o consumidor pode gastar em vrios bens que custam certo dinheiro cada um. Assim coloca-se a questo de como maximizar a distribuio do rendimento limitado pelos vrios bens? Para responder a esta pergunta convm distinguir entre utilidade total e utilidade marginal. Utilidade total a utilidade que o individuo obtm ao consumir todos os bens. Utilidade marginal o acrscimo de utilidade que a ultima unidade consumida trouxe. Assim por exemplo, quando se tem sede o primeiro copo de gua sabe muito bem, mas o segundo j no sabe to bem. Claro que a utilidade total sobe (visto que melhor beber dois do que um), mas o segundo j no to bom como o primeiro, visto que parte da necessidade j satisfeita (utilidade marginal do segundo menor). Existe uma lei que descreve este facto: lei da utilidade decrescente que diz que medida que se consome mais do bem, a utilidade de cada unidade consumida desce. Esta lei no se verifica sempre (exemplo jogar xadrez), mas geralmente ocorre. O acrscimo de satisfao que o consumo vai dando desce quando o consumo sobe. Retomando questo da forma como o consumidor pode gastar o seu rendimento limitado, de forma a lhe dar maior utilidade de consumo uma maneira simples de a resolver. A utilidade marginal do ltimo euro gasto em cada bem deve ser igual em todos os bens.

36

Ou seja representando a utilidade marginal de i por Umi, e o seu preo por Pi, Umi/Pi= Umj/Pj=.= Umz/Pz Exemplo: Pi=Pj=1 Vamos supor que o consumidor gastou o seu dinheiro de tal forma que a utilidade marginal do ltimo euro gasto em i de 3 e a utilidade marginal do ultimo euro gasto em j 2. Neste caso no se verifica a regra anterior, pelo que ele pode ganhar mais. Na verdade se gastar menos um euro em j perde 2, mas ao gast-lo em i ganha trs. Se perdeu 2 e ganhou trs ficou melhor. Mas se pode melhorar porque ainda no estava na melhor situao possvel. A situao possvel aquela em que no possvel melhorar fazendo transferncias de dinheiro de consumo de um bem para outro. Logo a utilidade do ltimo euro gaste tem de ser igual. Enquanto a utilidade marginal do ltimo euro gasto em i foi 3 e em j foi 2, o consumidor deve ir transferindo dinheiro do consumo de j para o de i. Vale a pena gastar menos dinheiro em j e mais em i, pois isso aumenta a utilidade sem se gastar mais dinheiro. Mas medida que se vai gastando mais dinheiro em i, pela lei da utilidade marginal de i desce, e medida que se gasta menos de j, a utilidade marginal de j sobe. Assim, se aquela que era maior vai descendo e a que era menor vai subindo, elas ho de se encontrar no meio. Esta teoria no significa que todas as pessoas tenham que se comportar exactamente assim a todas as alturas. Mas por exemplo ao se decidir comprar menos de um bem para guardar dinheiro para comprar outro, ou deixar de fazer algo para ter tempo para fazer outra coisa, cada um de ns se comporta como se estivesse a calcular a utilidade marginal dos vrios bens, e aplicasse essa regra. Repare-se que o que determina o valor das coisas a utilidade da ltima unidade consumida e no a utilidade total. Assim a segunda ideia essencial de que o que d valor s coisas a utilidade marginal. Assim j possvel explicar o paradoxo da gua e do diamante. A utilidade total da gua muito maior que a do diamante, mas a utilidade marginal do diamante muito maior da gua. Porque como h muita gua e poucos diamantes, pela lei da utilidade marginal decrescente, a utilidade marginal daquele desceu muito em relao a este

37

Note-se que o valor de uso igual utilidade que temos em usar o bem, que a utilidade marginal. Mas, quem troca um bem, como racional, s troca as ultimas unidades, que so as que valem menos por si. Por isso que o valor de troca a utilidade marginal. Estas ideias esto descritas nas duas leis de Gossen: 1 lei de Gossen- medida que se consomem mais de um bem, a utilidade de cada unidade adicional consumida desce. 2 lei de Gossen- O consumidor, para obter o mximo de satisfao, deve consumir at que a unidade marginal do ultimo escudo gasto em cada bem seja igual em todos os bens. Existir alguma relao entre utilidade marginal e a curva da procura? A curva da utilidade marginal representa a utilidade de cada unidade adicional do bem, que tambm o valor atribudo pelo consumidor a essas unidades. A curva da procura define, como vimos atrs, a quantidade de bens que o consumidor est disposto a comprar a cada preo. Mas o consumidor s est disposto a pagar porque retira do bem utilidade. No fundo as duas coisas so a mesma. A nica diferena que a primeira curva representa o valor do bem medido em utilidade, enquanto que a segunda mede esse valor em dinheiro. Alis encontramos a verdadeira razo da lei da procura negativamente inclinada. Ela causada pela primeira lei de Gossen, a lei da utilidade marginal decrescente: dado que a utilidade adicional do bem vai decrescendo com a quantidade, o agente s est disposto a pagar menos por cada unidade se comprar maiores quantidades. Mas se o valor do bem igual utilidade marginal, ento o que se paga por um bem no representa o que ele em mdia vale, mas sim o que a ltima unidade vale. Logo o que se compra vale mais do que se paga. Marshall referiu-se a este aspecto dizendo que existia um excedente do consumidor. Exemplo: O facto do consumidor estar disposto a pagar 10 pela primeira unidade, 8 pela segunda, e 6 pela terceira e 4 pela quarta representa o valor que ele atribui a essas quantidades. Mas como o preo de 4, isso quer dizer que ele vai comprar as quatro unidades todas ao preo de 4. Assim ele ganhou com a troca, pelo que teve um excedente.

38

Graficamente a rea abaixo da curva o total do valor em euros que o bem tem para o consumidor. Tirando a parte que o consumidor pagou, temos um ganho puro. Uma parte que no se pagou, e se recebeu.

Note-se que se paga menos do que se d. por essa razo que a troca benfica. O que d menos do que se recebe. Assim os dois lados ganham. Exerccio: Suponha que uma famlia quer decidir onde quer passar as suas frias. As hipteses so esqui, praia e cultura, e portanto decidiu construir um quadro, com a utilidade que retira de cada um dos stios, para decidir quanto tempo passa em cada dia. Dias 0 1 2 3 4 5 6 7 Dias 0 1 2 Utilidade total do esqui 0 60 110 150 180 200 210 210 Utilidade t da praia 0 30 55 73 88 98 104 96 Utilidade t da cultura 0 30 50 62 55 50 45 40

a) Calcule a utilidade marginal de cada um dos tipos de frias.


Utilidade marginal do esqui 60 50 Utilidade m da praia Utilidade m da cultura 30 30 25 20
39

3 40 18 12 4 30 15 -7 5 20 10 -5 6 10 6 -5 7 0 -8 -5 Os pontos vermelhos so irracionais, visto que em vez de serem beneficio, so mesmo um custo.

b) Considere que o preo de cada dia de frias, em unidades monetrias u.m. : P. esqui= 30; P.praia= 10; P. cultura= 20. Calcule a utilidade marginal por cada u.m. gasta.
Ume/Pe= Ump/Pp= Umc/ Pc
Pe= 30 Pp= 10 Pc= 20

Ume/Pe 2 1,6 1,3 1 0,6 0,3 0

Ump/Pp 3 2,5 1,8 1,5 1 0,6 -

Umc/Pc 1,5 1 0,6 -

c) Suponha que o oramento de frias do nosso consumidor so 210 u.m. Explique detalhadamente como ele vai decidir quantos dias de frias faz de esqui, praia e cultura. Explicite a regra de escolha que utilizou. A escolha do consumidor ter como regra de ptimo a igualdade marginal por unidade monetria, de cada tipo de frias (Ume/Pe= Ump/Pp= Umc/ Pc ), no ultrapassando o seu rendimento. 10+10+30+10+30+20+10+30+10+30+20=120 Assim a soluo passar 4 dias no esqui, 5 dias na praia, e 2 dias na cultura. d) Se o oramento de frias subir para 270 u.m., qual vai ser agora a sua escolha de frias. 120+ 30+10+20= 270

40

e) Considere novamente que o oramento de frias so 210 u.m. Qual vai ser o ponto ptimo se o preo de cada dia de esqui subir para 40 u.m.? E se descer para 15 u.m.?
Pe= 40 Pp= 10 Pc= 20

Ume/Pe Ump/Pp 1,5 3 1,25 2,5 1 1,8 0,75 1,5 0,5 1 0,25 0,6 0 210= 10+10+10+40+20+10+40+40+20+10

Umc/Pc 1,5 1 0,6 -

Logo neste caso passam: 5 dias na praia, 3 dias no esqui, 2 dias na cultura.
Pe= 15 Pp= 10 Pc= 20

Ume/Pe Ump/Pp Umc/Pc 4 3 1,5 3,33 2,5 1 2,67 1,8 0,6 2 1,5 1,33 1 0,67 0,6 0 210= 15+15+10+15+10+15+10+20+10+15+20+10+15+20+10 Logo neste caso passam: 6 dias no esqui, 6 dias na praia, 3 dias na cultura. f) Represente graficamente as solues das alneas d e e distinguindo movimentos da curva da procura e movimentos ao longo da curva da procura de dias de esqui. Se o rendimento aumenta esta famlia est disposta a ir mais vezes ao esqui, relativamente situao anterior. Assim quando o preo 30 ela est disposta a ir, no 4 dias, mas sim 5 dias, verificando-se portanto um deslocamento da curva.

41

medida que o preo do esqui sobe, a famlia vai menos vezes ao esqui, verificando-se, portanto, um deslocamento ao longo da curva.

g) Suponha que a subida de preo da alnea e corresponde introduo de um imposto sob a prtica de esqui. Calcule a variao de excedentes do consumidor de esqui, quando o preo sobe. Calcule a receita do Estado e a variao de excedentes que no recuperada pela receita do Estado.
A variao dos excedentes -35 (b+c). A receita do Estado b Os excedentes que no recuperou igual a c, ou seja, aquilo que as pessoas deixaram de comprar, devido ao aumento do preo.

A anlise moderna do consumidor


Embora todos ns tenhamos claramente a sensao de utilidade das coisas que consumimos, e da sua intensidade, temos grandes dificuldades, seno mesmo impossibilidades, em medir exactamente esse fenmeno. Assim desenvolveu-se uma teoria. Como s h problema econmico quando h alternativas, pelo menos duas, no interessa saber quanto vale cada uma das alternativas, mas qual a melhor. Assim, mais do que a valorizao individual de cada bem, s interessa a ordem de preferncias. Perante dois bens, o que preciso saber qual a avaliao relativa dos vrios cabazes de dois bens. Suponhamos que o consumidor tem um certo montante de dois bens (po e livros).
livros A 42 po

Quais so os outros conjuntos (livro e po) que para um certo consumidor, so indiferentes aos montantes de livros e po representados no ponto A, ou seja que lhe do a mesma utilidade? Isto , se lhe tirarem um livro, tm de lhe dar mais po para ele ficar igual. Se for necessrio dar dar mais trs pa~es para o compensar da perda de um livro, ele passa para o ponto B, ficando com igual utilidade.
livros 1 A B 3 po

Se lhe tirarem mais um livro, ele querer um aumento de consumo de po maior ao anterior (3), visto que o livro agora vale mais e o po vale menos. Sabemos isso pela lei de utilidade marginal decrescente (1 lei de Gossen). Quanto menos livros tm, mais pes lhe tm de dar para ficar igual. Em economia chama-se a esta a lei da substituio, a qual resulta do facto de, quanto menos livros se tem, maior a utilidade marginal do livro, pela lei de Gossen. Deste modo possvel ir encontrando um grande nmero de outros pontos que tm para aquele consumidor, exactamente a mesma utilidade que o ponto A. O conjunto desses pontos formam uma curva de indiferena. Note-se que a curva de indiferena decrescente e que a primeira lei de Gossen implica que ela tenha de ser abaulada para baixo. a forma de representar o facto de, medida que se vo tirando mais livros, ser preciso dar cada vez mais po para compensar.

Cada curva divide o espao em duas partes: uma zona melhor que os pontos da curva, acima, uma zona pior, abaixo. Cada uma das curvas acima da outra representa uma utilidade maior. O ponto C na curva de cima melhor que o ponto A na curva de baixo. Porque o ponto A indiferente do ponto B, por estarem na mesma curva de indiferena e o B tem o mesmo nmero de livros que C, mas menos pes
43

que C. Logo B pior que C, e como B pior que C e igual a A, A tem de ser pior que C.

Claro que pessoas diferentes podem avaliar A e C de formas diferentes. Para uns, A pode ser melhor que C e at para outros, A e C podem se iguais.

Voltemos situao inicial. Ele trocou um livro por trs pes. Quantas unidades de po lhe tm de dar, quando lhe tiram um livro, para ele ficar igual? Chama-se a este conceito que representa a utilidade relativa do po e do livro, a taxa marginal de substituio. Esta taxa (TMS) diz-nos quantos pes valem um livro, ou seja igual ao rcio das utilidades marginais de dois bens. Se um livro trocado por trs pes, a utilidade desse livro igual a trs vezes a do po. Exemplo, suponha-se que a utilidade marginal do po 3, e a utilidade marginal do livro 9; ento se lhe tirarem um livro retiram-lhe uma utilidade de 9. Para ele ficar igual tem de lhe dar 3 pes. A TMS de 3= 9/3. Tms (livro, po)= Uml/Ump Mas como j vimos atrs, se lhe tirarem outro livro j tem de lhe dar mais pes, por exemplo 5. Deste modo o consumidor passa para o ponto C, que continua a ser indiferente a A e B.

44

Antes ele estava disposto a trocar um livro por trs pes. Agora troca um livro por cinco pes. A Tms subiu. Mas vamos supor que os pes e os livros so transaccionados a preos conhecidos, sendo o preo do livro 7 e o preo do po 1. Ento se o consumidor deixar de comprar 1 livro, pode comprar 7 pes. No mercado ele pode trocar 1 livro por 7 pes. Assim a taxa marginal de substituio do mercado de 1 para 7. E como o preo fixo um livro vale sempre 7 pes.

Se o consumidor no ponto A, est disposto a trocar 1 livro por 3 pes, ele fica a ganhar se compra mais po e menos livros. Compra menos um livro ( que lhe equivale a 3 pes) e com o dinheiro pode comprar mais 7 pes: ficou a ganhar. Teve um almoo grtis de 4 pes. Logo ele no vai para B, mas sim para D, que est numa curva de indiferena superior a B, e portanto a A. Mas ele uma vez em D, no pra e continua a fazer este jogo de trocar livros por po, pois de cada vez ganha sempre. Mas o jogo vai-se esgotando, pois medida que ele tem mais po, a sua utilidade marginal do po desce e, como tem menos livros, a utilidade dele sobe. Quando a relao de utilidade marginal for de 1 para 7 (TMS= 7), o jogo pra porque j no possvel ganhar mais: o ponto encontrado o ptimo. E nesse ponto a taxa marginal de substituio iguala o quociente dos preo. Ou seja se o consumidor est a trocar da mesma forma que a sociedade. Assim os consumidores consomem at que a TMS iguale o rcio dos preos. Isto est descrito na 2 lei de Gossen.

45

No entanto, o consumidor est limitado por um certo nvel de rendimentos. Dado um certo rendimento, o consumidor tem algumas possibilidades de consumir estes dois bens. Pode gastar todo o seu rendimento em livros (R/pl), ou ento s comprar po, podendo comprar R/Pp pes, ou ainda gast-lo parcialmente em cada um dos dois bens.
livros R/pl

R/pp

po

Os pontos traados do as possibilidades de consumo deste consumidor. A recta divide o espao em duas partes: a zona acima que inclui os pontos de consumo que so impossveis, por no se ter dinheiro para se comprar, e a zona abaixo dela, que inclui os pontos que custam menos dinheiro do que o rendimento disponvel. Esta a recta do rendimento. A inclinao da recta do rendimento diz quanto pode comprar mais de po se deixar de comprar certo montante de livros, dados os preos de po e livros. Se pl= 7 e Pp=1 ento, se ele deixar de comprar um livro, pode comprar 7 pes. De todos os pontos da possibilidade de consumo, qual o melhor? Para isso temos de sobrepor o mapa de indiferena recta e conclui-se que o ponto de possibilidades de consumo que tem maior utilidade o de tangencia entre a curva de indiferena e a recta de rendimento. A as inclinaes so iguais, ou seja a taxa marginal de substituio iguala o rcio dos preos. Encontramos de novo a 2 lei de Gossen. S com as duas condies juntas possvel obter o ponto ideal. Vamos supor que o ponto A faz parte da recta que referimos. Esse ponto mostra uma certa quantidade de po e livros que o consumidor pode comprar. Mas esse ponto no o ideal pois como j vimos, ele a est disposto a trocar 1 livro por 3 pes e portanto fica a ganhar se comprar mais po e menos livros: compra menos 1 livro, e com o dinheiro pode comprar mais 7 pes (passa para o ponto D), o que faz subir para a curva de indiferena superior. Ele continua a fazer este jogo de cada vez que ganha.

46

Ao fazer a substituio de livros por po o consumidor vai-se deslocando ao longo da recta do rendimento, mas subindo de curva de indiferena para curva de indiferena. Mas chega a um ponto em que no possvel, mantendo-se na recta, subir para uma curva superior. Isso passa-se quando uma curva de indiferena for tangente recta, que o ponto de mxima utilidade. E a condio necessria e suficiente para nos encontrarmos nesse ponto que, simultaneamente se verifiquem as duas condies: TMS 1,p= Pl/Pp (P1/Pp)xL= R/Pp

Trs outras questes do consumidor


Que acontecer escolha do consumidor se ele de repente tiver uma subida do seu rendimento? Ou o contrrio? Vejamos o seguinte exemplo, onde se introduziu uma nova recta que representa a variao do rendimento.

A nvel do rendimento superior a recta de rendimento ser mais acima, embora seja paralela (a inclinao no varia, pois os preos no variam). Com essa curva mais elevada, a aplicao da regra de Gossen leva a escolher o ponto que tangente a uma curva de indiferena. Deste modo se obtm um novo ponto ptimo. Se fizer de novo variar o rendimento obtm-se novo ponto de ptimo, reaplicando a regra da tangencia. Se calcularmos os pontos ptimos para muitos nveis de rendimento, e esses forem unidos entre si, obtm-se uma curva a que se d o nome de curva consumo-rendimento: o lugar geomtrico dos pontos de consumo ptimo dos dois bens, para certos nveis de preos e vrios valores de rendimento. Da curva consumo-rendimento pode-se retirar duas curvas: 1. Curva de Engel 2. Elasticidade consumo - rendimento

47

Curva de Engel
Curvas de Engel -As famlias mais ricas gastam menos percentualmente de alimentao relativamente s famlias pobres. A curva de Engel relaciona directamente o consumo ptimo de cada bem com o nvel de rendimentos que o gera. Assim se de cada ponto da curva consumorendimento forem anotados os valores de rendimento e os correspondentes valores de consumo de po e livros, possvel construir as curvas de Engel para cada um dos bens.

Elastecidade consumo rendimento:


Para analisar as variaes do padro do consumo medida que o rendimento do consumidor vai aumentando, preciso saber o que acontece ao peso de certo bem no total das despesas . Assim precisamos de saber a variao em percentagem e no a variao absoluta. O conceito de variao relativa percentual chama-se em economia elasticidade. Elasticidade consumo rendimento= variao percentual da qt procurada Variao percentual do rendimento

Dizer que a elasticidade igual a 2 dizer que quando o rendimento sobe 1%, a quantidade procurada diminui 2%. Os valores da elasticidade vo permitir-nos definir vrios tipos de bens, conforme aumenta ou diminui o seu peso no oramento dos consumidores, medida que varia o rendimento. Deste modo h: Bens superiores - Se o bem aumenta a sua importncia nas despesas do consumidor quando o rendimento sobe. Os bens superiores so, pois, aqueles que os ricos tm possibilidade de comprar, enquanto os pobres pouco lhe tocam. Os bens superiores tem uma elasticidade maior ou igual do que 1 (que equivale dizer que se o rendimento aumentar, o peso na despesa aumenta mais do que o rendimento), e uma curva de Engel crescente. Exemplos: Os bens de luxo etc.

48

Bens normais - Os bens em relao aos quais o consumidor, quando o seu rendimento sobe, aumenta o seu gasto, mas menos que proporcionalmente subida dos rendimentos (ou seja o seu peso no rendimento desce). Estes bens tem elasticidade positiva, mas menor que 1, e uma curva de Engel crescente, mas cada vez menos crescente. So aqueles bens que as pessoas, medida que ficam mais desafogadas no seu rendimento, consomem mais, mas no proporcionalmente mais. Exemplo: bens alimentares. Bens inferiores - Bens que o consumidor ao ficar mais rico, consome menos. Esses bens, que tm uma elasticidade de rendimento negativa e uma curva de Engel decrescente, so constitudos pelos bens que satisfazem necessidades que tambm podem ser satisfeitas por outros bens de melhor qualidade, mas que, quando pobre, o consumidor no poderia comprar. Exemplo: transporte pblicos.

Convexa

Concava

Deste modo se analisa o impacto das variaes de rendimento sobre a deciso ptima de consumo dos agentes econmicos. Esta anlise pressupe a diviso dos bens em vrias classes, conforme o comportamento do consumidor perante variao do rendimento. claro que consumidores diferentes podem dar aos mesmos bens classificaes diferentes. No entanto essas diferenas, no so geralmente muito acentuadas. Que acontecer escolha do consumidor se mantendo o mesmo rendimento, se assistir a subida de preo de um bem? Se apenas subir o preo dos livros, a recta de rendimento sofre uma alterao da sua inclinao. Agora se todo o seu rendimento for gasto em livros, apenas possvel comprar menos livros, enquanto se fosse gasto em po se mantinha no ponto anterior.
Nota: Se o preo diminui posso consumir mais assim P1<P2

49

Dada nova recta de rendimento, o ponto ptimo continua a ser obtido pela tangencia entre essa recta e uma curva de indiferena. Ao fazer novas variaes de preos possvel unir os vrios pontos de consumo ptimo, obtendo assim a curva preo consumo.

Essa curva traduz a relao preo consumo para um determinado bem. Trata-se portanto da curva da procura. Daqui se pode explicar a curva da procura: a razo pelo qual o consumidor escolheu cada um dos pontos. Foi pela aplicao da lei de Gossen a um certo montante de rendimento e preos que levou sua escolha. A elastecidade da procura-preo = Variao percentual de x Variao percentual de p

Se o preo aumentar 1% a quantidade diminui 2% Assim atravs desta curva da elasticidade pode-se dividir os bens em trs tipos: Bem de procura elstica Bem de procura rgida Bem de procura de elasticidade unitria Os produtores, no sentido de obterem o mximo dinheiro, devem baixar o preo e vender mais, ou deve-se subir o preo, aumentando as receitas por unidade, mas vendendo poucas unidades? (Efeito de King) O problema reside na colocao e sobretudo na inclinao da curva da procura. Os grficos abaixo descrevem bem as vrias situaes possveis de evoluo da receita por uma variao de preos. fcil de ver que se, ao subir o preo de 1% a quantidade descer menos de 1%, ento a receita sobe, mas se descer mais, a receita desce.

50

Isto deve-se elasticidade da curva da procura. Tal como se passava na elasticidade de rendimento, tambm a elasticidade preo determina vrias classes de bens: Bem de procura elstica - Bem que tenha uma elasticidade procurapreo maior ou igual a 1. Logo um aumento do preo de 1% faz com que a despesa dos consumidores diminua. Relativamente aos produtores, nestes bens o aumento da procura faz descer a receita, pois a quantidade desce proporcionalmente mais que a subida do preo. Bem de procura rgida - Bem que tem elasticidade procura - preo menor que 1 (o que significa que se o preo subir a quantidade diminui mas menos que 1%, logo a despesa diminui., o que faz com que o aumento de preo suba a receita dos produtores. Bem de procura de elasticidade unitria - Bem que tem elasticidade procura - preo igual a 1, nos quais as variaes de preos mantm a despesa e a receita. O quadro abaixo resume os efeitos das variaes de preo sobre a receita recebida pelo produtor. Elasticidade: P P E<1 R D R D E=1 R R E>1 R D R D

Como se explica o paradoxo de Giffen? Como possvel que para alguns bens, quando o preo subia as pessoas compravam mais dele? Quando varia o preo, ao longo da curva da procura h dois efeitos: Efeito de substituio (porque o bem fica mais caro, o consumidor desloca-se ao longo da curva de indiferena) Efeito do rendimento (porque se fica mais pobre pela subida dos preos, o consumidor forado a deslocar-se para uma curva de indiferena inferior) Vamos supor que o consumidor se encontra em equilbrio, no ponto A, quando se verifica uma subida do preo do po. O novo ponto ptimo passa a ser B.

51

A passagem de A para B composta por dois efeitos diferentes. Por um lado, como o consumidor defronta um preo mais alto do po, a sua escolha ter necessariamente menos po e mais livros (efeito de substituio). Mas por outro lado como o preo mais alto tornou o consumidor mais pobre, ele vai consumir menos po e menos livros (efeito do rendimento). O efeito total a soma destes dois efeitos. Repare-se que no caso do po (cujo preo subiu) os dois efeitos vo no sentido de diminuir a quantidade consumida, mas no caso dos livros (cujo preo relativo desceu) o efeito substituio leva a aumentar a quantidade consumida, enquanto o efeito rendimento leva a diminuir a quantidade. Como o efeito total a soma dos dois, no sabemos se a quantidade sobe ou desce. Mas vamos tentar isolar cada um dos efeitos. Se o preo do po subir, para comprar uma combinao de bens que d a mesma utilidade que se tinha antes da subida preciso um rendimento superior. Podemos at encontrar esse rendimento (ou seja, com os novos preos), mas que seja tangente antiga curva de indiferena (ou seja, que d a utilidade igual do ponto A). Com esse rendimento seria escolhido para consumir o ponto B, um ponto com a mesma utilidade que o ponto A.

Comparando o ponto A com o ponto B vemos que a quantidade consumida de po sempre menor e que a do livro maior. A passagem de A para B no acarretou qualquer descida do valor do rendimento, apenas alteraes de preo. A passagem de A para B foi apenas devido ao efeito de substituio. Note-se que de A para B pode ter variado o rendimento monetrio, mas no variou o seu valor, a sua utilidade. Para da chegar ao ponto final, d-se um deslocamento paralelo da recta fictcia para a recta de rendimento final, o que equivale a uma reduo de rendimento e apenas a uma reduo de rendimento. A passagem de B para B pois devido apenas ao efeito de rendimento. A soma dos dois efeitos que gera os pontos da curva da procura. Assim o resultado dos dois efeitos : Efeito de substituio- leva sempre a uma reduo da quantidade consumida do bem cujo preo aumenta, devido primeira lei de Gossen. Uma variao do preo implica uma variao da utilidade
52

marginal, e essa tem uma relao negativa com a quantidade devido a essa lei. Efeito de rendimento- Uma queda no rendimento pode aumentar ou diminuir a quantidade consumida do bem, conforme o bem seja superior, normal ou inferior. Normalmente o efeito que domina o efeito de substituio. Mas pode acontecer que o efeito rendimento contrarie o efeito substituio. E em casos muito raros pode inverter completamente o efeito. o que ocorre nos chamados bens de Giffen. Nesses bens, constata-se que perante uma subida de preos, o efeito de rendimento no s inverso do efeito de substituio, mas de tal forma poderoso que o anula, causando um aumento da quantidade procurada, o que gera a parte positivamente inclinada da curva da procura. Este facto pode dar-se em bens como as batatas, nas quais, quando o preo sobe, as pessoas ficam to pobres que deixam de consumir os bens superiores (carne) e como tem de os substituir, compram mais batatas. Um caso particular da procura rgida o daqueles bens que tm elasticidade procura-preo negativa. Esses so bens para os quais uma subida de preos faz aumentar a quantidade procurada, ou seja os bens de Griffen. Se a curva da procura for uma recta vertical, isso significa que a quantidade nunca varia, qualquer que seja o preo (elasticidade zero, e a procura perfeitamente rgida). No extremo oposto temos o caso de uma recta horizontal, onde a procura, mesmo sem variar o preo, toma todos os valores possveis, este o caso de elasticidade procura-preo infinita.

Deve se ter em conta que elasticidade diferente de inclinao e que uma curva pode ter uma zona muito rgida, quase vertical, e depois ir descendo a sua inclinao at acabar numa zona elstica, quase horizontal.

53

Por outro lado uma recta, que tem a mesma inclinao em todos os pontos, tem elasticidade diferente em pontos diferentes. Como apresenta a mesma inclinao, a variao da quantidade causada pela mesma variao de preos igual em todos os pontos de uma recta. Mas se ela tem o mesmo valor no igual percentualmente. A preos altos, como a quantidade baixa, a mesma variao de quantidade percentualmente maior, e por isso a elasticidade alta. Mas a preos baixos a quantidade alta e a elasticidade baixa. Porque razo a procura dos bens reage diferentemente s variaes de preos? 1. Distino entre bens de necessidades e bens suprfluos. Se um bem essencial ao consumidor, ele pouco varia a quantidade que compra, mesmo que o preo suba muito, enquanto se o consumidor puder viver bem sem ele, normal que desa muito a quantidade. Por essa razo, os bens de primeira necessidade tm procura mais rgida do que os bens suprfluos. A procura do po , portanto, muito mais rgida do que a do chupa-chupa. 2. A existncia ou no de substitutos. Um bem que facilmente substituvel por outro reage muito mais a variaes de preo do que um que constitui a nica forma de satisfazer essa necessidade. Por essa razo de esperar que a procura da fruta seja mais elstica do que a de papel higinico. 3. O peso do bem no oramento do consumidor. Se um consumidor compra muito pouco de certo bem, ela no pode reagir muito a variaes de preo. Assim aqueles bens que pesam mais nas nossas despesas so normalmente mais elsticos que os que pouco pesam. A alimentao , por essa razo, mais elstica do que a procura de bombons. 4. Tempo de reaco. Confrontado com uma subida de preos, o consumidor pode, imediatamente, ter dificuldades em modificar os seus hbitos, e por isso mantm uma procura rgida em relao a esse bem. Mas h medida que o tempo passa, ele vai ganhando elasticidade, e passa a poder reagir mais. As vrias subidas do preo do petrleo s comea a reflectir-se nos hbitos de transporte ao fim de algum tempo. Assim a elasticidade da procura medida a longo prazo maior que a medida a curto prazo. Para alm da elasticidade preo, vale a pena falar de outra elasticidade, elasticidade preo cruzado da procura. Trata-se da variao da procura de um bem motivado pela alterao de preo de outro bem. Esta elasticidade, que mede o grau de interdependncia entre a procura dos bens, tambm serve para classificar bens:
54

Elasticidade (x,preo y)=

Variao percentual de x Variao percentual do preo y

Se elasticidade > 0 - Bens substitutos - Bens que tenham a elasticidade procura-preo cruzada positiva. A razo simples: se quando o preo de um bem sobe, a procura do outro tambm sobe, ento porque houve uma substituio do consumo de um bem por outro. Exemplo: manteiga, margarina Se elasticidade < 0 - Bens complementares - Elasticidade negativa, pois a procura dos dois bens move-se no mesmo sentido Logo se o preo de y sobe, o x diminui. Exemplo: pneus e automveis.

Teoria do produtor
Um produtor ao mesmo tempo vendedor (do seu bem), e consumidor (dos factores produtivos). Isto faz com que ele tenha duas questes: Quanto produzir do bem Como produzir essa quantidade Uma certa quantidade do bem resultante da produo, e a que vamos chamar produto, s conseguido com a aplicao de certas quantidades de recursos ou factores produtivos. Chamaremos funo de produo relao que existe entre a quantidade de produto e as quantidades de recursos: terra, trabalho e capital. Q= F(T, L, K) onde T= Terra L= Trabalho K= Capital Imagine-se que se mantinham todos os recursos constantes, e s varia a quantidade de um deles, por exemplo do trabalho. Se, dados os valores constantes da terra e capital, se forem adicionando unidades sucessivas de trabalho, podemos registar os montantes de produto que so obtidos. Temos assim uma curva, relacionando produto e trabalho a que chamaremos curva do produto total do trabalho. Mas podemos apenas registar o acrscimo do produto que a ltima unidade de trabalho trouxe. Nesse caso obtemos a curva do produto ou produtividade marginal do trabalho.
Inicialmente cada trabalhador adicional, permite um aumento da produo, visto que vai ocupar as mquinas que agora j podem trabalhar. No entanto, o aumento do trabalhador, mantendo-se os outro 55 at que fixos gera aumentos de produtividade cada vez menor, a partir dum ponto pode mesmo ser prejudicial.

Ao inicio dado que h poucos trabalhadores e muitas mquinas, o acrscimo de trabalhadores leva a aumentos de produo cada vez maiores, pelo que aqui a curva crescente. No entanto, este ponto ridculo. Assim o normal a curva ser decrescente, h medida que se aumenta um trabalhador, este gera aumentos de produtividade cada vez menores.

Assim, como se pode verificar, a curva do produto marginal negativamente inclinada, ou seja acrscimos sucessivos de um factor feitos por quantidades constantes de outros factores levam a acrscimos sucessivamente menores de produto. Esta lei conhecida como lei dos rendimentos decrescentes, mas que agora se pode chamar de lei dos rendimentos marginais decrescentes. Geralmente esta lei verifica-se mas nem sempre, como visvel no incio do 2 grfico. Outro problema quando no se varia apenas um, mas todos os factores produtivos simultaneamente. Neste caso o que varia toda a escala de produo, e por isso se chama a este o problema dos rendimentos de escala. Vamos supor que todos os factores produtivos viram a sua quantidade duplicada, dobrando assim a escala de produo. Nesse caso, a quantidade produzida pode variar proporcionalmente, menos ou mais. Assim temos rendimentos de escala constantes, decrescentes ou crescentes. Rendimento de escala constantes Em principio de esperar que os rendimentos sejam pelo menos constantes, pois se os recursos forem duplicados possvel construir uma fbrica exactamente igual anterior, que deve produzir tanto como aquela. Rendimento de escala crescente Geralmente a produo aumenta mais do que o dobro visto que os custos fixos so agora distribudos por maiores quantidades e tornam a produo por unidade mais barata. Chamamos a esses benefcios as economias de escala, ou seja os benefcios adicionais de produo causados por um aumento de escala de produo.

56

Rendimento de escala decrescentes Se se aumentar muito a escala comeam a aparecer problemas de gesto e controle que pode reduzir o aumento percentual da produo. Todas estas discusses entre rendimentos marginais e rendimentos de escala tm no fundo a ver com o tempo, em particular com o prazo de anlise e equilbrio. Se, por exemplo, existe uma subida da procura na primeira reaco, no equilbrio momentneo a empresa pouco pode fazer, e dificilmente aumentar a produo. Ao fim de algum tempo, no curto prazo, a empresa j consegue modificar o seu consumo de certos factores (por exemplo pode contratar mais trabalhadores) mas no tm possibilidade de modificar os outros que so mais rgidos. Nessa altura a empresa est sujeita lei dos rendimentos decrescentes. Mas se o aumento da procura se mantiver, no longo prazo, j a empresa consegue modificar todos os seus recursos (alargar fbricas, comprar mquinas etc.), e toda a escala de produo, aumentando-se ou diminuindo-se a capacidade produtiva. Outros efeito que a passagem do tempo tem sobre a produo o aparecimento de novas formas de produo, que compete com as antigas, vencendo as melhores. Chamemos a esse fenmeno o progresso tecnolgico, uma das principais componentes do desenvolvimento econmico. Quando a tcnicas melhoram, as curvas do produto total e marginal sobem.

Como produzir?
Dada uma certa quantidade do produto que se pretende produzir, qual a forma melhor para a produzir? Consideremos dois factores produtivos, por exemplo terra e trabalho. Podemos desenhar curvas de indiferena de produo, ou seja, podemos unir os vrios pontos que correspondem a quantidades de terra e trabalho que do a mesma quantidade do produto. Chamamos a estas curvas isoquantas. Estas curvas tm propriedades muito parecidas s curvas de indiferena do consumidor: 1. So negativamente inclinadas - devido substituibilidade do produto (se desce a quantidade de um factor, preciso subir a quantidade de outro para manter o nvel do produto) 2. So convexas - devido lei dos rendimentos marginais decrescentes (que corresponde lei da utilidade marginal decrescente). Ou seja medida que usamos menos terra na produo, cada vez preciso usar mais trabalho para substituir uma unidade de terra e manter o produto. E isto, devido ao facto da produtividade marginal da terra ir

57

subindo e a do trabalho ir descendo, quando se diminui a primeira e se aumenta a segunda. Deste modo, possvel traar um mapa de isoquantas que determina para cada ponto (terra, trabalho), qual o produto gerado por essa combinao de factores. Quanto mais acima estiver a isoquanta, maior nvel de produo que lhe corresponde.

A inclinao da isoquanta chama-se Taxa marginal de substituio tcnica. Esta taxa diz-nos quantas unidades de trabalho tm de ser empregues para, mantendo a produo, substituir uma unidade de terra a menos. Como natural, a taxa marginal de substituio tcnica (TMST) igual ao quociente das produtividades marginais dos dois factores (terra e trabalho). Assim se uma unidade de terra for trs vezes mais produtiva que uma unidade de trabalho preciso trocar uma unidade de terra por 3 unidades de trabalho para manter a produo, ou seja, a TMST igual a 3. TMST= PmT/PmL Tambm podemos encontrar uma recta de isocusto, definida pelo custo total que a empresa est disposta a suportar e pelos preos dos factores. C=r*T + w*L Onde R= renda da terra W= salrio

Deste modo, a recta de isocusto representa as possibilidades de consumo de dois factores pela empresa, dado o dinheiro que a empresa tem disponvel e o preo dos dois factores. A inclinao da recta, igual ao rcio dos preos dos factores, significa a taxa a que o mercado est disposto a trocar um factor pelo outro. Se uma unidade de terra custa duas vezes mais que uma

58

unidade de trabalho, isto quer dizer que, no mercado, uma unidade de terra pode ser trocada por duas de trabalho. O produtor pretende maximizar a quantidade produzida para determinados custos. Assim, o ponto ptimo um ponto de tangencia, neste caso entre a isoquanta e a recta de isocusto. Neste ponto de tangencia, a inclinao da recta da isoquanta igual inclinao da recta de isocusto e a TMST iguala o rcio dos preos (TMST=r/w). Outra forma alternativa de abordar o mesmo problema fixar uma isoquanta (ou seja, produzir a mesma quantidade) e procurar a forma mais barata de produzir (ou seja encontrar a recta de isocusto mais abaixo ma que ainda toca essa isoquanta). Mais uma vez aparece o ponto de tangencia como soluo. O problema de produzir pode assim ver-se de dois lados: qual o mximo que se pode produzir com certos custos ou qual o mnimo de custos que se pode ter com certa produo. O problema do produtor pode ser estudado pelas duas perguntas: Quanto e como produzir? Quanto e como gastar? TMST= r/w C/w= (r/w)*T+L

Quanto produzir?
A questo de quanto produzir tem a ver com dois aspectos essenciais: 1. Tecnologia de produo da empresa 2. Estrutura do mercado em que a empresa se encontra

Tecnologias e custos:
O problema de quanto produzir est intimamente ligado tecnologia de produo. ela que determina quanto se pode produzir. No entanto, a questo no apenas tecnolgica visto que o que queremos determinar quanto se quer produzir. A tecnologia e custos so duas faces da mesma moeda. Uma certa tecnologia consegue obter um certo montante de produo suportando um certo custo, por outro lado, despendendo um certo custo, atravs de certa tecnologia obtm-se certo montante de produo. No fundo, produo e custos esto ligados porque no h almoos grtis. Toda a produo tem um certo custo associado.

59

Assim podemos tratar a questo de quanto produzir pelo lado dos custos, de duas formas: 1. Maximizando a produo para certos custos 2. Minimizando os custos de certa produo

Isto possvel visto que a funo de produo e as isoquantas tem j na sua concepo, um elemento de racionalidade: o desejo de evitar o desperdcio. Deste modo podemos definir uma funo do custo total onde associada a cada quantidade produzida do bem, vem o mnimo custo total de produzir essa quantidade do bem. A funo relaciona pois cada quantidade do bem (Q) com o seu custo de produo (C). Repare-se que no ponto da funo custo, est includa a soluo ptima do problema de como produzir. O custo o custo mnimo de produzir aquela quantidade devido racionalidade.

Do ponto de vista da Economia, esta funo custo tudo o que preciso saber sobre a tecnologia para tomar a deciso de quanto produzir. Mas o que se entende por custo? Custo de oportunidade representa o que de melhor se deixou de fazer para fazer o que se fez. Assim o custo de oportunidade mede o sacrifcio total, em que se incorreu para se conseguir a produo. E esse sacrifcio medido na nica verdadeira medida de valor: a utilidade. Assim, at os custos monetrios directos s so verdadeiramente custos porque o empresrio, se no tivesse produzido, teria utilizado esse dinheiro de outra forma, ganhando algo com isso. Como decidiu produzir, ele no pode ter esse ganho alternativo e esse o custo que teve. Exemplo: ao produzir, o empresrio tem vrios custos monetrios directos (salrios, juros, rendas etc.). Se ele no tivesse produzido, poderia ter feito muitas coisas com o dinheiro. Desse usos alternativos do dinheiro ele

60

escolheria aquele que lhe desse maior utilidade. esse mximo de utilidade alternativa que o custo de oportunidade. Por esta razo, alguns lucros aparentes podem ser verdadeiros prejuzos: uma boa terra mal explorada, mesmo que renda algum dinheiro, est a dar prejuzo, pois a utilizao alternativa seria muito melhor. Um mercado competitivo tem como preo de mercado o custo de oportunidade. Na verdade, se um vendedor vende por 5, porque essa a melhor alternativa, visto que ele racional, e o mesmo se passa com o consumidor que compra. Isso quer dizer que no existe maneira de vender esse produto a preo superior (seno o vendedor teria aproveitado), nem de o comprar a preo mais baixo (seno o comprador teria aproveitado). Logo a melhor alternativa ter de ser 5. Da que um mercado a funcionar bem fornece directamente os custos de oportunidade atravs dos preos. S existe necessidade de fazer o clculo do custo de oportunidade para os bens que no passam pelo mercado, ou em que o mercado funciona mal. Exemplos: custo do trabalho do patro, custo da bricolage, custo de estar na universidade. A nica maneira de obter um valor tentar avaliar directamente os sacrifcios e benefcios envolvidos. importante saber distinguir entre custos fixos e custos variveis.

Custos variveis- Elementos que podem mudar e ajustar (n de trabalhadores, quantidade de matria-prima etc.) Custos fixos- Custos muito mais rgidos (o nmero de mquinas ou dimenso da fbrica) No entanto esta distino no muito importante para o economista, porque no fundo ela tem apenas a ver com o tempo. Se a deciso tem de ser tomada j provvel que os custos sejam todos fixos. Mas se o horizonte se alarga, e possvel prever a curto ou mdio prazo, ento a existem componentes dos custos que so fixos e outras variveis. A longo prazo todos os custos so variveis.

61

Assim h que ter cuidado com a distino entre custos fixos e variveis. A questo central situa-se no horizonte de anlise, que determina qual a parte dos custos que varia com a quantidade e qual a parte fixa, que deve ser suportada qualquer que seja a quantidade produzida. CT= CF+CV Um outro elemento importante da anlise dos custos de uma empresa o chamado custo mdio, ou custo por unidade. Trata-se do custo que em mdia se pode atribuir a cada unidade produzida, e definida simplesmente pela mdia aritmtica dos custos totais. CM= CT/Q O mais importante de todos os custos, o custo marginal. Este custo o custo da ltima unidade produzida, o custo da unidade marginal.

Regio estpida

Geralmente podemos encontrar uma curva de custos mdios (CM) em forma de U. No fundo isto resulta do comportamento dos rendimentos marginais. Inicialmente a curva tem uma zona decrescente, que corresponde a uma fase de rendimentos marginais crescentes. Quando a produo muito baixa um aumento dessa produo pode fazer descer muito significativamente o custo atribudo a cada unidade. Por exemplo, o custo numa siderurgia de produzir s uma chapa elevadssimo, pois o alto-forno e outros equipamentos tem todo o seu custo afectado a essa unidade. Se forem produzidos dez chapas, o custo mdio de cada uma fica mais baixo, pois todo o custo de equipamento vai ser distribudo agora por dez unidades. Mas a partir de certa altura, produzir mais comea a sair cada vez mais caro (saturao) e a curva cresce. Passou-se fase dos rendimentos marginais decrescentes, que ao fim de certo tempo faz subir o CM. A curva dos custos marginais (Cm), fortemente ligada dos custos mdios, tem tambm um padro em U, mas mais vincado, e comeando a crescer antes da CM. Alis existe uma relao simples entre as curvas dos custos mdios e marginais: a curva Cm corta a CM no mnimo desta ou, por outras palavras,
62

o custo mdio decrescente enquanto o custo marginal estiver abaixo do custo mdio e vice versa.

Logo quando: Cm<CM CM decrescente Cm>CM CM crescente Assim conjugando as distines anteriores podemos ter algun outros tipos de custos: - Os custos mdios fixos e variveis e que so o clculo da mdia nas duas componentes de custo total: CMF= CF/Q CMV=CV/Q

- Os custos mdios de curto prazo e de longo prazo so conceitos que esto ligados aos anteriores, pois a fixidez dos custos est relacionado com o prazo de anlise. Aqui liga-se a distino entre lei dos rendimentos marginais decrescentes e a existncia de rendimentos (de)crescentes escala. No curto prazo h recursos que se mantm fixos (por exemplo, uma certa dimenso da fbrica, como um certo parque de mquinas instaladas.

Se for construda uma fbrica maior isto aumenta os custos de produzir certas quantidades, mas reduzir o custo de produzir outras. Assim, teremos uma nova curva de CM e Cm.

63

Estes dois conjuntos de curva representam curvas de curto prazo, visto que cada uma delas foi definida dentro de certo condicionante particular (a dimenso da fbrica). Teremos assim, possivelmente, uma coleco de vrios pares de curvas (CM, cm), cada um relativo a uma dimenso da fbrica.

Mas quando a anlise feita a longo prazo, tudo varivel. No fundo equivale a planear a produo antes de qualquer deciso da dimenso da fbrica, podendo escolher qualquer uma. Para produzir certo montante, como a escolha livre, naturalmente ser escolhido o custo mdio menor. Assim a curva de custo mdio de longo prazo definido como o mnimo das curvas de curto prazo.

Assim para certo conjunto de valores de produo o melhor e utilizar certa dimenso da fbrica. Mas a partir de certa altura fica mais barato variar a dimenso, passando para outro par de curvas de curto prazo. Isso s possvel realizar porque estamos a fazer a anlise a longo prazo, caso em que possvel alterar a dimenso da fbrica sem problemas. Definido esta curva como o mnimo para cada Q, possvel calcular o acrscimo total em cada unidade, calculando a curva dos custos marginais de longo prazo.

Estrutura de mercado:
Para determinar quanto vai produzir a empresa no pode apenas olhar para dentro de si, , tem tambm de ter em conta a estrutura de mercado. Uma empresa vai se comportar diferentemente se for se for nica produtora, se tiver dois concorrentes, ou se uma entre muitas empresas produtoras desse bem. H quatro situaes gerais diferentes de mercado:

64

Muitos produtores iguais, pelo que nem consumidores, nem

produtores controlam o preo, pelo que ambos limitam-se a aceita-lo concorrncia perfeita Muitos produtores diferentes concorrncia monopolista Um s produtor Monoplio Poucos produtores Oligoplio O mercado o arranjo pelo qual produtores e consumidores se encontram, e trocam um bem, fixando o preo e a quantidade a transaccionar. Um mercado pois definido pelos produtores e consumidores que entram em relao. A regra geral para definir um mercado usar o preo. Se o preo for igual em zonas diferentes, o mercado o mesmo. Na verdade, se o preo subir numa zona acima do de outra e eles estiverem ligados, a quantidade procurada desce e a oferecida sobe, o que torna a alinhar os preos. No entanto, apesar de ser relativamente fcil isolar o mercado da batata, por exemplo o mercado dos automveis j mais complicado. Ser o mercado de automveis ou o mercado de certa marca? E no mercado do livro como misturar o mercado dos manuais de Economia e o dos livros aos quadradinhos? Para o consumidor isto so produtos totalmente diferentes, mas para o produtor o mtodo de produo o mesmo. No essencial s varia o que est escrito. Contudo, enquanto para os consumidores um livro no igual a outro apenas porque tem o mesmo nmero de pginas, para os editores o que conta o nmero de pginas que representa o custo e as palavras mesmo diferentes, quase no importam. Outro problema que devemos tratar antes de analisar os vrios tipos de mercado o do comportamento geral das empresas no mercado. As empresas procuram maximizar os lucros.

Teoria do valor: mercados equilibrados


Concorrncia perfeita
A situao do concorrncia perfeita ocorre quando existem muitos produtores e consumidores, todos pequenos, pelo que nenhum pode influenciar o mercado, nomeadamente o preo. Ou seja, se a empresa tentar vender acima do preo vigente no mercado, ningum lhe compra, pois h outros concorrentes que vendem mais barato. Por outro lado vender abaixo desse preo no lhe traz benefcios, pois perde dinheiro por cada unidade vendida, e a descida de preo no lhe traz ganho por clientes adicional que compense a perda de receita, visto ser um produtor muito pequeno. Por

65

outro lado, ao preo de mercado, pode vender o que quiser, pois a sua produo to pequena face ao total do mercado que no afecta o preo. Isto significa que enquanto que a curva da procura que o mercado enfrenta a curva normal, negativamente inclinada e agregada para todos os consumidores, cada produtor em si depara-se com uma procura que livre ao nvel de preos de mercado, mas nula a qualquer outro preo.

Agora coloca-se a questo de quanto produzir. Como ele pretende maximizar o lucro ele vai vendendo mais uma unidade enquanto tenha benefcio lquido positivo de venda, ou seja quando o seu lucro aumentar. Vender mais traz como beneficio o preo. Por outro lado, o custo dessa unidade adicional o custo marginal. O produtor ganha enquanto o beneficio adicional for maior que o custo. Mas vender mais do que isso, quando o custo marginal maior que o benefcio, reduz o lucro. Logo o produtor vende at preo = custo marginal. Esta a regra do lucro mximo por parte do produtor. Pergunta-se se vale a pena produzir mais uma unidade? E depois repete-se essa pergunta muitas vezes.

Assim maximizo o lucro quando: preo = custo marginal Logo a cada preo eu ofereo a quantidade dada pela intercesso desse preo na curva do custo marginal. Por essa razo a curva dos custos marginais o custo da oferta na concorrncia perfeita. O lucro pode ser visto em qualquer curva de custos:

66

Cm CM

lucro

O facto do lucro ser mximo no quer dizer que seja positivo. Pode ser que o melhor que a empresa pode fazer seja ter prejuzo. Como se v o prejuzo? Repare-se que coo o preo constante, ele representa no s o beneficio marginal, da ltima unidade, mas tambm o beneficio mdio. Assim para se verificar se existe lucro ou prejuzo deve-se comparar o beneficio mdio com a curva de custos mdios. Se: Preo> CM= lucro Preo< CM= prejuzo

Lucro

Prejuzo

Limiar da rendibilidade

Assim o ponto da curva da oferta (Cm) que toca a curva CM d o preo mnimo em que a empresa no tem prejuzo. Chamamos a esse ponto o limiar da rentabilidade. Ento se uma empresa tiver prejuzo o que deve fazer? A situao depende claramente do tempo que esse prejuzo vai durar. A curto prazo: Repare-se que se a empresa tiver prejuzo e simplesmente fechar, como a curto prazo tem de suportar custos fixos, mesmo sem produzir continua a ter de pagar estes custos. Logo enquanto as recitas cobrirem os custos variveis e parte dos custos fixos melhor funcionar, mesmo com prejuzo. Se a empresa no conseguir cobrir, com as receitas parte dos custos variveis que vale a pena fechar. O ponto de intercepo da curva da oferta com a curva dos custos variveis (CVM) que d o limiar de encerramento. A curva da oferta de curto prazo: igual curva dos custos marginais at ao ponto em que este intercepta a curva dos custos variveis mdios.

67

A longo prazo: A longo prazo os custos fixos, tornam-se variveis. Como todos os custos so variveis, o limiar da rentabilidade e encerramento ficam iguais. Dado que no tem custos fixos, a empresa fecha logo que detecta prejuzo.

Mas a longo prazo no se passa apenas este facto, d-se tambm a entrada e sada de empresas do mercado. A situao representada pela curva da oferta no estvel. Na verdade, se o preo estiver acima do limiar de encerramento, existem lucros para as empresas instaladas. Ora como h lucro, as empresas querero ter parte neles, pelo que se verifica um fenmeno de entrada de empresas neste mercado. Mas as empresas ao entrarem, aumentam a oferta de mercado, o que vai descendo o preo. Quando este atingir o nvel igual ao mnimo dos custos mdios o lucro acaba, tal como a entrada de novas empresas. Inversamente, se o preo descer para abaixo do limiar de encerramento, as empresas tm prejuzo e fecham, saindo do mercado. A sada das empresas faz descer a oferta e subir o preo. Quando o preo chegar ao valor limiar, o prejuzo cessa e pra a sada de empresas. Assim, verifica-se que a longo prazo, o unco valor sustentvel do preo igual ao limiar de rendibilidade. Assim, no limite, a longo prazo, a industria vai encontrar-se sempre na situao preo=Mm CM. O que isto quer dizer que possvel uma empresa encontrar-se em qualquer ponto da curva da oferta, mas sabemos, que nessa situao se houver lucro ou prejuzo para a empresa, ento ser de esperar que se verifique no futuro um movimento de entrada ou sada de concorrentes que elimine esse lucro ou prejuzo, voltando o preo ao normal. Da que a curva da oferta a longo prazo vertical, tende sempre para um preo.
P

68

Mas, se por exemplo, existir uma lei que impede a entrada de concorrentes ou a falncia de empresas etc, isto no se verifica. Mas tambm h razes econmicas para essa falta de liberdade, sobretudo relacionada com situaes em que, mesmo a longo prazo, ainda existem custos fixos. Estes custos fixos de longo prazo, aparecem quando no processo de produo existem elementos que, mesmo a longo prazo, no possvel mudar. Por exemplo: quando existem factores especficos restritos: certo clima, certo tipo de terra como o vinho do Porto, ou queijo da Serra.

A eficincia de mercado
A situao de concorrncia perfeita aquela em que o mercado funciona em pleno, visto que a ningum pode influenciar o preo. a que o mercado, funcionando sem interferncia de poderes particulares, atinge a situao de ptimo (eficincia de Pareto). Assim segundo Pareto, o ponto de equilbrio de um mercado de concorrncia perfeita representa uma situao eficiente, ou seja, uma situao em que no possvel melhorar num sentido sem piorar no outro (ptimo de Pareto). Ou seja no h almoos grtis. A eficincia na afectao significa que no possvel alterar o padro de produo para que todos os agentes da economia fiquem melhor ou igual: algum tem de perder. Cada situao eficiente tem suposto uma distribuio. Se a distribuio for diferente, o ponto de eficincia diferente, mas mesmo assim o mercado funciona e pode obter-se competitivamente esse ponto. Se houver desperdcio h ineficincia, este o caso onde h almoos grtis, visto que possvel melhorar a posio de uns sem prejudicar outros, ao eliminar o desperdcio. Logo a eficincia apenas tem a ver com a existncia ou no de desperdcio. No mercado de concorrncia perfeita: Curva da procura- representa a soma das utilidades marginais dos consumidores Curva da oferta- representa a soma dos custos marginais dos produtores. Logo o ponto de equilbrio aquele em que o preo da procura (Pd) iguala a utilidade marginal do mercado, e o preo da oferta iguala o custo marginal no mercado. Ao igualar os dois, garantimos a igualdade da utilidade marginal e do custo marginal.

69

Pd= Um ; Ps= Cm; assim Pd= Ps Um= Cm Quando a economia estiver em Cm= Um, est no ponto ptimo, definida como ponto eficiente, ou seja Ponto de Pareto. O ponto e equilbrio portanto o melhor ponto que se pode obter nestas condies: maximiza o excedente do consumidor (o do produtor desaparece, pois o lucro nulo). Noutro ponto, ou h oportunidades no aproveitadas, ou h demasiados custos para os benefcios. Daqui pode-se deduzir os dois teoremas do bem-estar: 1. Qualquer equilbrio competitivo Pareto ptimo. No mercado de concorrncia perfeita, cada agente faz o que quer, e sem ningum se esforar para obter esse resultado, verifica-se o ptimo em que Cm= Um, logo Pareto ptimo. 2. Qualquer ponto Pareto eficiente pode ser obtido por equilbrio competitivo. Qualquer que seja o nvel em que Cm= Um, h sempre um preo que faz com que o mercado escolha esta situao. Esse preo claro aquele em que p= Um= Cm. Este teorema chama-se teorema da mo invisvel. Deve se ter em conta que este ponto no tem de ser justo basta ser eficiente. Exemplo: Uma situao em que um rico tem quase tudo, e muitos pobres no tem quase nada pode ser uma situao eficiente, visto que no possvel melhorar a situao dos pobres sem piorar a do rico. A eficincia verifica-se sempre que no h desperdcio. Estes teoremas s se verificam: Quando no h externalidades ou seja todos os elementos relevantes devem estar includos na curva da procura e oferta. O mercado tem de existir, funcionar bem e ser perfeitamente competitivo, sem interferncia de ningum.

Imperfeio da concorrncia
Nas situaes em que no existe concorrncia perfeita, ou em que existem imperfeies na concorrncia, isto significa que algumas empresas tm poder de mercado, ou seja, tm influencia sobre os preos. H duas razes para isto acontecer: Padres de custo e procura- A curva de custos relativos a uma certa tecnologia define a zona de produo da empresa que economicamente razovel. Se essa dimenso da produo for muito prxima da quantidade procurada, ento o nmero de empresas que so possveis nesse mercado relativamente baixo.

70

Ou seja, se a curva dos custos mdios s se torna crescente a quantidades muito grandes face procura, h poder de mercado.

Barreiras concorrncia - A existncia de leis que foram a existncia de limites concorrncia, uma das principais causas da falta de concorrncia nos mercados. Alm disso existe outro tipo de barreiras concorrncia, quer naturais, quer artificiais, que impedem a livre competitividade entre todos os potenciais participantes num mercado.

Monoplio
O mercado monopolista caracteriza-se pela existncia de apenas um produtor, que portanto controla todos os aspectos relativos produo. No entanto apesar de controlar totalmente a oferta no controla a procura. Se ele quiser marcar um preo mais alto, a procura reduz-se e ele pode mesmo perder dinheiro. Ou seja, o monopolista est restringido a escolher um dos pontos da curva da procura dos consumidores. Na concorrncia perfeita, a regra do ptimo era P=Cm. Aqui, se quiser vender mais uma unidade, o custo adicional ainda o custo marginal mas o ganho adicional no o preo, pois agora, ao variar a quantidade oferecida, existe uma alterao o preo. A oferta do monopolista j no , como na concorrncia perfeita, muito pequena face do mercado, e por isso a curva da procura da empresa j no horizontal. Alis esta a curva exactamente igual curva do mercado, visto que o monopolista tem de sozinho satisfazer toda a procura. Deste modo, se o produtor decidir vender mais uma unidade, ele paga mais o custo marginal e recebe um valor que inferior ao preo de mercado que se verifica, pois o preo desce ao longo da curva da procura.

71

diferena entre os dois rectngulos chamamos beneficio ou receita marginal. A receita marginal define a variao da receita por variao da quantidade oferecida. Receita marginal= p*variao de q + variao de preo*q Preo da unidade adicional+ diminuio de preo Na concorrncia perfeita, o preo representava o beneficio marginal, por essa razo se igualava o preo ao custo marginal. Agora temos de igualar o custo marginal receita marginal, s que esta j na constante e igual ao preo. A Rm agora representada por uma curva.

Assim a condio de equilbrio continua a ser receita marginal = custo marginal visto que: se Cm no fosse igual a Rm, o lucro no seria mximo, visto que existiriam variaes de quantidade que subiriam o lucro.

Mas se a quantidade a oferecer e encontrada pela condio Cm= Rm, o preo que o monopolista pode receber por essa quantidade pode ser lido na curva da procura. a que se pode ver o que os consumidores esto dispostos a pagar por essa quantidade. O monopolista no tem curva da oferta, visto que no existe uma curva que relacione p e q, mas sim trs. Deste modo, no equilbrio monopolista, o preo muito superior ao custo marginal. Mas isto no significa que o lucro obtido pela ultima unidade seja muito grande. Na verdade esse lucro nulo visto que a receita marginal igual ao custo marginal. Se o monopolista produzisse mais uma unidade, embora o
72

preo que recebia por essa unidade fosse maior que o custo dessa unidade, o produtor veria a sua receita reduzida pois como o preo descera ao aumentar a oferta todas as unidades que ele vendia antes seriam pagas a preos inferiores e isso mais do que anularia o ganho adicional de vender mais uma unidade. O equilbrio encontra-se quando o ganho total de produzir mais uma unidade e exactamente igual ao custo dessa unidade. No entanto, apesar do equilbrio ser encontrado para o monopolista da mesma forma que para a concorrncia perfeita, aqui existe um lucro elevado, como se pode ver comparando o preo marcado na curva da procura que representa a receita mdia), e o ponto correspondente na curva do custo mdio. Verifica-se portanto um lucro anormal ou no econmico, porque ultrapassa a definio econmica simples de lucro.

Repare-se que embora a condio de mximo seja equivalente da concorrncia perfeita, o ponto encontrada tem caractersticas bastante diferentes. Se esta empresa estivesse em concorrncia perfeita a quantidade oferecida (definida pela intercepo da curva Cm com a curva da procura) era maior e o preo mais baixo.

Por essa razo pode-se ver que a situao de monoplio ineficiente: se por definio, do lado do consumidor, o preo iguala a utilidade marginal, e como aqui o preo maior que a receita marginal, a qual igual, no equilbrio, ao custo marginal, ento temos em consequncia que a utilidade marginal que a sociedade obtm devido a este bem superior ao seu custo marginal. (ou seja o mercado inefeciente porque a curva da procura diferente curva da oferta). P= Um, e P>Rm= Cm ento Um>Cm Isto quer dizer que a sociedade deveria produzir mais do bem, pois o que ganaha pelo seu consumo, na margem, superior ao custo. Logo, o
73

equilbrio do monoplio no garante a eficincia e causa desperdcio de recursos. Se se deixar o monopolista actuar como quer vai tentar maximizar o lucro, produzindo pouco a preos muito altos, assim tem-se adoptado politicas intervencionistas (nacionalizar os monoplios, regulamentar os monoplios limitando o preo ou a quantidade, etc.), que por vezes tem levantado polmicas. Contudo a ineficincia de mercado ocorre sobretudo a curto prazo. Na verdade, h que ter em conta que a estabilidade da situao monopolista e os lucros que da resultam podem ser favorveis criao de um ambiente prprio para a descoberta e implantao de inovaes que do dinamismo ao sistema econmico. Por essa razo, um sistema de monoplio poder ser um importante factor de desenvolvimento, o que compensaria as suas desvantagens imediatas.

Oligoplio
Conjunto de poucas empresas que concorrem entre si. O facto de serem poucas d a cada um poder de influncia de mercado, mas isso no implica que no haja concorrncia entre elas. Um caso especial de oligoplio o oligoplio coligado (cartel ou trust), ou seja, algumas empresas que dominam o mercado, juntam-se e comportamse como um monoplio, combinando entre si estratgias, preos e quantidades. Isto proibido por lei, contudo existem carteis internacionais que dificilmente podem ser regulados pelas leis nacionais. As mais conhecidas esto ligadas ao mercado do petrleo. Exemplo: sete irms, Opep etc. Em termos de incentivo econmico, e uma vez combinado com os parceiros um certo preo ou quantidade a vender, cada membro tem vantagem em enganar os parceiros, quebrar esse acordo e vender mais e mais barato, roubando clientes aos concorrentes. Por isso os cartis acabam, normalmente em guerra de preos ou de qualidade, ou seja na situao normal de oligpolio. Os problemas de alguns cartis (por exemplo a OPEP), resultam normalmente do mau comportamento dos seus participantes, o qual motivado por este incentivo a furar o acordo.

74

Teoria do jogo
Cada elemento toma a sua deciso sabendo que o resultado depende do que o outro fizer. Por isso interessa saber o que ele pensa, o que ele pensa que eu penso, o que eu penso que ele pensa que eu penso

Estratgia dominante:
Vejamos o exemplo de um oligoplio com duas empreses que tm de definir o preo a que vo concorrer no mercado. Suponhamos que as empresas tm duas estratgias possveis: ou escolhem preo normal ou escolhem preo baixo. Se ambas escolhem preo normal, ganham mais as duas. Mas se uma delas baixar o preo, perdem as duas, perdendo mais a que baixa sozinha.

Se uma delas escolher preo normal, ganha 5 de lucro se a outra empresa tambm escolher preo normal. Mas se a outra empresa escolher preo baixo, ento a empresa que escolher preo normal tem um lucro de 2, enquanto que a outra tem prejuzo de 2. Sw ambas escolherem preo baixo, ambas ficam com lucro nulo. Assim, cada uma delas vai analisar as suas estratgias. Empresa A: Se B escolhe preo normal A deve escolher preo normal (5>-2) Se B escolher preo baixo A deve escolher preo normal (2>0) Empresa B: Se A escolher preo normal B deve escolher preo normal (5>-2) Se A escolher preo baixo Be deve escolher preo normal (2>0) Ou seja, cada jogador deve escolher uma estratgia independentemente do outro fizer. Neste caso os dois jogadores tm estratgias dominantes; o que quer que o outro escolha, cada um deve escolher preo normal. Logo resultado ser a 1 clula. Equilbrio de Nash O prximo jogo consiste em duas empresas que se escolhem preo baixo ganham mais as duas. Mas se A subir o preo, ela ganha custa da outra,
75

sobretudo no caso em que a outra no mexe. No entanto se for B a subir o preo, perdem as duas excepto se A tambm jogar normal.

Empresa A: Se B escolher preo normal A escolhe preo normal (1>-2) Se B escolher preo baixo A escolhe preo normal (5>2) Empresa B: Se A escolhe preo normal B escolhe preo normal (1>-3) Se A escolher preo baixo B escolhe preo baixo (10>5) Neste caso A tem uma estratgia dominante, que praticar preo normal, mas B no tem estratgia dominante, dependendo do que A fizer. Assim B sabe que A tem estratgia dominante de colocar o preo normal. Sabendo o que o ouro vai fazer, a estratgia fica clara. Como A vai jogar normal, o B deve jogar tambm normal. Assim a soluo ser a 1 clula da tabela. Este o equilbrio de Nash ou equilbrio no cooperativo, onde cada empresa, dada a estratgia da outra, no pode fazer melhor de que estar a. No entanto h um equilbrio cooperativo onde as duas ficam melhores do que no equilbrio de Nash (4 clula). Mas esta impossvel, A coligao e proibida luz da lei da concorrncia E, uma vez a, o jogador A teria todo o interesse em subir o preo (5>2). E dado que A sobe o preo, B tem interesse em tambm subir, e camos no equilbrio de Nash. Dilema do prisioneiro Dois homens foram presos por um mesmo delito. Fechadas em celas separadas, encontram-se perante duas hipteses: ou confessam o crime ou no confessam. Se ningum confessar, no se prova o crime, e ambos so presos por dois anos. Mas se um deles confessar, prova-se o crime e tm 10 anos de cadeia, embora ele por ter confessado, fica com um perdo parcial e s tem 1 ano de priso. No entanto se os dois confessarem, o perdo menor e estaro ambos presos 5 anos.

76

Prisioneiro A: Se B confessa A confessa (5<10) Se B no confessar A confessa (1<2) Prisioneiro B: Se A confessa B confessa (5<10) Se A no confessa B confessa (1<2) Os dois prisioneiros tm estratgias dominantes, que confessar. S que, se os dois confessarem, apanham ambos 5 anos. Mas, se no confessarem, apanhariam os dois 2 anos de cadeia, e ficariam os dois melhores. O equilbrio cooperativo levaria a uma estratgia diferente que a dominante, com os dos a no confessarem. Isto ocorre em muitas outras situaes, mas devido ao egosmo das pessoas acaba-se por escolher uma situao que ser pior para todos. Se ningum poluir todos ganhamos. Mas se todos deixarem de poluir, e se depois uma pessoa egosta poluir, esta fica melhor. Mas isso verdade para ela e para todos. Logo, todos vo poluir e no final, todos ficam pior. Estratgia mista No jogo dos penalties o jogador quer lanar a bola para onde o guardaredes no possa defender. Por outro lado, o guarda redes quer ir para onde a bola vai, de forma a conseguir defender a baliza. Neste caso o que um ganha o outro perde, logo no h acordos (soma nula) e a estratgia ao calhas, eles no fazem sempre o mesmo. Por essa razo so estratgias mistas e no estratgias puras. Jogador B Dir Esq Dir 20 -10 Es 0 15 q

Jogador A

Neste caso no h soluo. Cada um dos jogadores pode fazer qualquer uma das duas coisas, dependendo do que o outro fizer. Considere-se que a probabilidade do jogador A atirar a bola para a direita, e 1- a probabilidade de A atirar a bola para a esquerda. Ganho de A= [20b+ (1-b)*(-10)]+ (1-)*[b*0+ (1-b)*15] Concorrncia monopolista

77

Trata-se de uma situao onde existem muitos produtores, mas cada um deles produz e vende um produto ligeiramente diferente do produzido por qualquer dos outros. Assim, no seu produto particular, cada empresa um monoplio, mas como os produtores satisfazem necessidades quase iguais, existe uma intensa concorrncia entre eles. Da que apesar dos produtos serem ligeiramente diferentes, um preo muito superior aos outros leva a que o consumidor altera a sua escolha. Enquanto houver lucros, outras empresas vo entrar no mercado e produzir bens parecidos. Este facto vai reduzindo a procura do bem da empresa, o que lhe vai esgotando o lucro. Quando o lucro for nulo, pra a entrada de novas empresas e o mercado est em equilbrio de longo prazo.

Esta presso vai exercer-se enquanto existir lucro na empresa, ou seja, enquanto houver incentivo para entrarem novas variantes ou marcas no mercado. Assim, s se est em equilbrio de longo prazo numa situao de lucro nulo. O nico ponto, numa estrutura de deciso monopolista, que d lucro nulo aquele em que a curva do custo mdio tangente curva da procura. Apenas nessa situao o custo mdio iguala o preo monopolista, esgotando o lucro habitual da situao monopolista. Algumas pessoas acreditam que a criao marcas e variantes diferentes apenas uma desculpa para criar artificialmente poder de monoplio, e gera uma enorme ineficincia, ao criar desperdcio na concepo, divulgao e distribuio de coisas diferentes, que no fundo so iguais. No entanto, esta teoria ignora as necessidades dos agentes econmicos. O consumidor normal gosta de variedade. Exemplo, para os no fumadores as marcas de cigarros so todas iguais, enquanto que um fumador sabe bem a diferena entre elas e gosta de poder escolher. O que verdadeiramente interessa no a distino fsica do produto, mas sim econmica: ou seja, a diferena de utilidade que o consumidor tira das variantes. E no h dvida de que a diferena existe, porque se fosse igual, a situao seria de concorrncia perfeita. Ser que as empresas maximizam os lucros? As empresas tem de ter rentabilidade, caso contrrio vo imediatamente h falncia. Mas isso no implica que apenas a rentabilidade estrita seja
78

tomada em conta. Muitos outros aspectos influenciam o comportamento da empresa: Conceito de racionalidade limitada- as empresas tm tendncia para em vez de tentar, a cada momento, escolher a estratgia ptima, buscar apenas a satisfao de algumas metas simples, mantendo linhas de conduta desactualizadas s para no destabilizar o sistema, ou at usar regras simplistas para tomar decises, sem qualquer relao aparente com a optimizao. U Um exemplo deste comportamento o mark-up. Este mtodo de fixao de preo consiste em calcular o custo mdio do produto, somar-lhe uma certa taxa de lucro e assim vender o bem. Ser a utilizao do mark-up irracional? O que estudamos foram apenas modelos. No entanto a realidade no nos fornece todas as informaes como a curva de custos ou a curva da procura. portanto racional que nestas condies um agente se contenha com uma deciso que no sendo ptima, suficientemente prxima. O que se perde por se estar fora do ptimo ganha-se em rapidez e simplicidade de escolha. As empresas vo experimentando vrias taxas at escolherem uma que lhes agrade, modificando-a se as circunstncias alterarem.

As empresas tm outros objectivos para alm do lucro. Exemplo: Nas sociedades annimas, em que os accionistas tm pouco contacto com os seus gestores concretos. Mesmo que os accionistas queiram a maximizao dos lucros das empresas, que se reflectem nos dividendos que lhe so entregues, a administrao das empresa tem outros objectivos (estabilidade do emprego, qualidade de instalaes etc)

Moeda
Moeda todo o meio de aceitao generalizado, que serve para facilitar as trocas. Caractersticas de uma boa moeda: Divisibilidade Durabilidade Aceitabilidade geral Reduzida procura monetria Manter o valor Prtica de movimentar Dificilmente falsificvel
79

A troca directa tinha inmeros inconvenientes: As dificuldades que cada pessoa sentia em encontrar outra que estivesse interessada nas trocas de determinados produtos. O facto das pessoas atriburem valores diferentes aos produtos Um produto indivisvel seria difcil de trocar Transporte Assim a troca directa reduzia o nmero de trocas que efectivamente se realizava, reduzindo tambm o bem-estar. Por isso desde cedo, algumas sociedades procuraram um bem a que todos dessem valor, e que fosse aceite por todos. Isto permitia a coincidncia de vontades entre o comprador e o vendedor porque agora j h um intermdio nas trocas a moeda. Vrios bens foram usados como moeda (moeda-mercadoria) tais como galinhas, vinho, sal etc, geralmente ligados principal actividade da sociedade. No entanto a moeda-mercadoria levantou vrios problemas: H mercadorias que no eram indivisveis, para efectuar trocas de menor valor (ex: galinhas) O transporte era difcil Os produtos estragavam-se rapidamente Para garantir que o bem era aceite por todos era preciso que o bem fosse til. No entanto, isso fazia com que a quantidade de moeda que havia em circulao variasse fortemente devido ao consumo no monetrio desse bem, o que gerava grande instabilidade na economia, sobretudo ao nvel dos preos. Assim surge o paradoxo da moeda: para ter um bem que apenas sirva como moeda esse bem deve ser intil. Se for til, serve para muita coisa e no apenas para moeda e o seu uso como moeda ressente-se. Mas a forma simples de ser aceite por todos a moeda ser um bem til. Se fosse possvel encontrar um bem que as pessoas desejassem, mas que quase no servisse para mais nada a no ser para fazer trocas, o problema ficava resolvido. O paradoxo ficou resolvido com a utilizao de metais preciosos como moeda. Os metais preciosos so boas moedas: divisveis, duradouros, a procura no monetria pequena, mantm o valor, e apesar de pesadas valem muito por grama, sendo possvel levar muito valor em pouco peso, e fcil distinguir se falso ou no.

80

Apesar destas vantagens era pouco prtico, visto que facilmente algum se enganava a pesar, levando a grandes perdas de valor. Por essa razo passou-se para a moeda contada: que consistiam em discos de ouro, com peso predeterminado. O rei e os senhores cunhavam a moeda avaliando a qualidade e o valor do metal. Mas como poucas moedas tinham valide geral, existiam claras dificuldades nessas transaces. Comerciantes de muitos stios encontravam-se nas grandes feiras que, em algumas cidades, permitiam a troca de produtos de muitas regies. Para resolver esta situao apareceu a profisso de cambista. Os cambistas eram pessoas que tinham como funo comparar a troca de moedas de uma zona para a outra. Alm disso tambm alugavam os seus cofres para guardar em depsitos a moeda dos clientes. Este facto deu origem a moeda de papel onde as pessoas entregavam o ouro aos cambistas, e estes davam-lhe um papel como certificado de depsito. Quando este queria usar o ouro podia entregar directamente o recibo, endossando-o. Inicialmente, a quantidade de notas em circulao era em igual valor do ouro e prata depositado, pelo que o papel podia ser todo convertido em metal. Mais tarde os cambistas aperceberam-se que nos seus cofres a maior parte do ouro no era mexida. Da nasceu a ideia de emprestar esse ouro parado a quem dele precisasse, cobrando um juro. Nasciam assim os Bancos e com ele o negcio bancrio. No entanto alguns banqueiros comearam a abusar e as pessoas comearam a desconfiar de tantos recibos em circulao, indo levantar o seu ouro. E se todos o fizessem, como havia mais recibos que ouro, no havia possibilidades de satisfazer todos: aparecendo a bancarrota. De forma a combater esta situao o Estado comeou a intervir no negcio fixando o curso geral forado: todas as pessoas eram obrigadas a aceitar a moeda de papel, sem a poderem trocar por ouro. Passou-se portanto para papel-moeda. Aps o Estado ter decidido ser o nico emissor de moeda, os bancos decidiram criar um novo tipo de moeda, a moeda escritural. Os bancos comearam a incentivar as pessoas a depositar o seu dinheiro nos bancos, onde se comprometem a guardar o dinheiro, e sendo possvel efectuar transaces de contas para contas, sempre que os seus clientes lhe peam. Continua a ser possvel os bancos emprestarem dnheiro, com juros.

81

Ultimamente apareceu outra moeda: a moeda de plstico (cartes de crdito etc) e a moeda electrnica (transferncias bancrias), movimentando-se apenas a conta bancria e mais nada. Porque aceitamos moeda? A moeda s vale porque ns dizemos que ela vale. Assim este sistema s possvel porque h confiana, ns acreditamos que ela vale dinheiro, e os outros tambm. Se no houvesse confiana, retornava-se moedamercadoria, levando deteriorao das condies de vida de todos.

Crdito, bancos e politicas econmicas


Qual a quantidade de dinheiro que circula? 1. A moeda constituda pelas notas e moedas em circulao que o Estado emitiu. Esta emisso de responsabilidade do Banco central. Circulao monetria 2. Mas os cheques tambm so moeda logo o montante depositado tambm moeda. Base Monetria (moeda fsica) = circulao monetria+ reservas dos Bancos 3. Mas existem outros depsitos que so mais difceis de usar em trocas visto serem menos lquidos. Mas em contrapartida do um juro maior, que os depsitos ordem. M= circulao monetria+ depsitos
C DO DP Bens Liquidez ao longo do eixo M1= C+DO M2= M1+DP

Assim se v que h muitas definies de moeda, visto que os avanos tecnolgicos no mercado financeiro vo criando novos tipos de activos que tem uma certa liquidez e do rendimentos.

Multiplicador de crdito
H duas formas de fazer dinheiro: - O Banco Central emite moeda - Atravs do multiplicador monetrio

82

Um aspecto fundamental a perceber que a moeda que existe em circulao no a mesma que aquela que o Banco central emitiu. De facto, os bancos ao aceitarem depsitos e canalizarem esse dinheiro para a concesso de emprstimos, multiplicam a moeda. O multiplicador monetrio portanto o nmero de vezes que a Base Monetria multiplicada para dar origem massa monetria. Vamos ver como este funciona: Considere todo o sistema Bancrio, as pessoas depositaram 1000. O balano fica: Balano do banco Activo Reservas 1000 Depsitos Passivo 1000

Dado que o Banco ganha dinheiro emprestando dinheiro que no seu, este no vai guardar em reserva 1000, vai, sim, empresta-lo. No entanto ele no vai emprestar tudo, no s porque pode acontecer que algum depositante venha levantar o dinheiro, como tambm a lei obriga a ter certas reservas, para garantir que o banco pode cumprir as suas responsabilidades para com os depositantes. Suponha-se que o Banco guarda reservas num montante de 10% dos depsitos. Assim, por cada, 1000 depositados, o banco dispem-se a emprestar 900. Depois de fazer o emprstimo desse 900, o Bano fica com o seguinte Balano. Balano do sistema bancrio Activo Reservas Crdito 100 Depsitos 900 Passivo 1000

Neste momento o Banco criou moeda: alm dos 1000 em depsito, h mais 900 em circulao. Total da moeda= 900(C)+1000 (DO) = 1900 No entanto o crdito pedido por quem o pediu para gastar. E, depois de gasto, quem o recebeu decide depositar esse dinheiro. Assim o Banco torna a receber em depsito 900 que emprestou, embora continue com o crdito sobre os seus devedores. O balano passa a ser:

83

Balano do banco Activo Reservas Crdito 1000 Depsitos 900 Passivo 1900

Neste momento o Banco tem mais reservas do que quer. Assim vai novamente guardar em reserva 10% de depsitos (1900*/10%= 190). Logo, pode tornar a conceder mais crdito, no valor do excedente (1000-190= 810). O total do crdito passa a ser 1710= 900+810. O banco torna assim a criar moeda. Balano do banco Activo Reservas Crdito 190 Depsitos 1710 Passivo 1900

O dinheiro do crdito, depois de usado depositado pelas pessoas que o receberam. Assim a situao passa a ser: Balano do banco Activo Reservas Crdito E tudo recomea Repare-se que este processo um circulo vicioso. - Inicialmente havia 1000 - Com isso o banco criou 900 de nova moeda (0,9*1000) - Dessa 900 de nova moeda foi criada mais moeda: 810 (0,9*900) - Dessas 810 criou-se mais moeda: 729 (810*0,9) De cada vez h uma fuga de 10% devido s reservas, e d-se um aumento de moeda no montante 90% do aumento anterior. 1000 Depsitos 1710 Passivo 2710

Este ciclo termina quando o Banco no ser capaz de dar mais dinheiro em crdito, visto as reservas serem todas necessrias.
84

Repare-se que, de cada vez, as reservas voltam sempre ao nvel 1000, quando estas 1000 forem exactamente 10% do total dos depsitos, no possvel retirar essas reservas do Banco. Assim, a situao final ser: Balano do banco Activo Passivo Reservas 1000 Depsitos 10000 Crdito 9000 1000 + 900 + 810 +729 + = = 1000 +1000*(0.9) + 1000 * (0,9)^2 +1000 * (0,9)^3 = 1000/ 0,1 = 10000 Este processo, sobre os 1000 iniciais, criou mais 9000 de moeda. assim que o sistema bancrio cria moeda, num processo chamado de multiplicador monetrio. O valor do multiplicador monetrio de 1/r, ou seja 1/0,1= 10. Logo o sistema bancrio multiplica por 10 o dinheiro emitido pelo banco central No entanto, a realidade um pouco mais complexa do que este exemplo: As pessoas podem no querer depositar todo o seu dinheiro, e ficam com algum em casa. Isto significa que, em cada euro criado como crdito, h mais uma fuga, para alm das reservas, agora para circulao monetria. Neste caso o sistema passa a ser:

No h s um banco, mas muitos. Isto quer dizer que o crdito criado por um banco depositado noutro. Tal facto no altera em nada o funcionamento do sistema, s que agora temos de ter em conta a totalidade do sistema bancrio.

Bancos e juros
Como vimos, o banco emite crdito para ganhar dinheiro. O que ele recebe por esse crdito, a receita do banco, que paga por quem pediu o emprestado, o juro. Visto que cada pessoa pede um montante diferente de dinheiro, a forma mais fcil de definir o pagamento definindo o juro como uma percentagem do crdito, atravs da taxa de juro. No entanto, h vrias taxas de juro diferentes: Taxa activa e taxa passiva- A taxa cativa a que os bancos recebem, a taxa passiva que eles pagam (taxa de depsitos). A

85

diferena entre a taxa activa e a passiva (o spreed) a que fica nos bancos como receita. Taxas de curto e longo prazo- Um depsito ou crdito feito por certo tempo. Esse prazo o prazo ou maturidade desse contrato. Em regra quanto maior o prazo maior a taxa. A razo simples: como o dinheiro est disponvel por muito mais tempo, mais vantajoso para quem o recebe e por isso ele tem de pagar mais por ms ou por ano. Aqui nasce a diferena entre taxas de curto e longo prazo. Liquidez- Num depsito quanto mais fcil movimentar o dinheiro (maior a liquidez), menor a taxa recebida pelo depsito. Risco- Quanto mais arriscado um crdito, mais caro ele . Na verdade o banco s est disposto a arriscar o seu dinheiro se lhe pagarem bem. Custos administrativos - Os custos administrativos de um banco so pagos a partir das receitas do banco que, como vimos, so obtidos na diferena entre activa e passiva.

Porque que as taxas de juro so positivas: O facto de a taxa de juro ser positiva significa que quem quer j tem de pagar a quem s quer ter amanha.. Isto tem a ver com o custo e beneficio dessa transferncia: o custo marginal de quem se abstm de consumir hoje, e o beneficio marginal de quem tem hoje disponvel dinheiro, ou para consumir ou para investir. O facto de na maioria das sociedades a taxa de juro ser positiva significa que normalmente, o beneficio de ter hoje maior que a possibilidade de adiar para amanha. Politica Monetria Como que o Estado controla o sistema bancrio? Tem o monoplio da emisso de moeda- O montante da moeda que o Banco Central emite pode estar em circulao na economia, ou em reservas de Bancos. Chamamos a esse total de dinheiro criado pelo Banco central a base monetria. BM= C+R. No entanto, os bancos comerciais tambm podem fazer moeda (moeda invisvel) atravs dos crditos. Assim o Banco Central no tem poder de definir directamente os depsitos e os crditos, mas pode influencia-los de forma a orientar e controlar o sistema. A isso d-se o nome de politica monetria. Controla a politica monetria- Atravs de duas formas: o Alterando directamente a base monetria, lanando moeda ou retirando moeda de circulao. Isto feito atravs de compras e vendas de ttulos, sobretudo obrigaes. Todas as vezes que
86

compra ele d moeda em troca, e aumenta a moeda em circulao. Todas as vezes que vende, recebe moeda em troca de outras coisas e sai moeda de circulao. o Outra forma de emitir moeda emprestar aos bancos. Aqui ter de se convencer os bancos a pedir emprestado. Os bancos com falta de dinheiro para fazer negcios pedem emprestado. Mas se eles no querem dinheiro no h forma de os obrigar a recebe-lo. A forma de induzir os bancos a pedir dinheiro emprestado atravs do preo desse crdito, a que se chama taxa de redesconto. Se o BC desce essa taxa, os bancos so levados a pedirem dinheiro emprestado e fazerem lucros. Esta taxa importante porque o preo do dinheiro para a economia. Se a taxa de redesconto est baixa, isto um incentivo para os bancos baixarem as suas taxas de crdito. Se est alta, pode levar os mesmos bancos a subirem as suas taxas. Como o Banco Central controla os bancos comerciais: o Para alm de lanar ou retirar moeda da economia, o BC pode influenciar o crdito dos Bancos, intervindo nas suas reservas, fixando para tal uma taxa de reserva legal. Se o BC subir essa taxa, est a imobilizar mais dinheiro, que por isso no pode ser emprestado em crdito, e assim, desce o montante de moeda no pas. o Limites de crdito definindo quanto cada banco pode concederem de crdito. o Superviso bancria vigiando as contas dos Bancos. o Fechar Bancos o Pode decidir quem manda nos Bancos o Fixao de taxas de juro

Procura da moeda
A moeda tem 3 funes: 1. Intermedirio geral das trocas- Troca-se algo por moeda, e esse dinheiro permite que se troque por outra coisa que se quer. 2. Unidade de conta- dado que as trocas so todas feitas atravs da moeda, normal que esta passe a ser usada para avaliar todas as coisas transaccionadas. 3. Reserva de valor- As trocas no so sempre feitas instantaneamente, e por isso a moeda tem de guardar valor em si, para o transferir para o futuro.
87

Razes da procura:

Quanto mais trocas se fizerem mais se quer moeda. Assim a procura de moeda est directamente ligada com o nvel econmico, por exemplo medido pelo produto ou rendimento. Assim a procura de moeda depende do produto nacional, quanto maior o produto nacional maior a quantidade de moeda. Dm= Dm(Y) Como cada troca tem sempre a moeda como contrapartida, o valor da moeda tem de ser igual ao valor das trocas. M=P*T , onde M o montante de moeda em circulao e P*T o valor de transaces realizadas. Esse valor pode ser dividido em T, o nmero de transaces realizadas e P o nvel geral de preos. Mas como cada moeda faz mais que uma troca, possvel o conceito de velocidade de circulao da moeda, o nmero de transaces que cada moeda faz por ano. Assim a equao fica: M*V= P*T

Uma das funes da moeda a reserva de valor. No entanto, ao contrrio de outros activos como aces, obrigaes, depsitos, a moeda no traz nenhum rendimento, esta mantm sempre o seu valor. Quais s diferenas entre a moeda e outros activos? o A moeda vale sempre o que vale, enquanto os outros activos sobem e descem de valor. Se uma pessoa guardar uma nota de 100, ela valer 100, enquanto uma aco ou o ouro podem variar de valor. Ou seja atravs do tempo, e ao contrrio dos outros activos, a moeda no tem risco. o Por outro lado, a maior parte dos outros activos do uma remunerao, um juro, enquanto a moeda no d. Um agente ao decidir como guardar a sua poupana, ir escolher entre os vrios activos disponveis, tendo em conta a respectiva remunerao e os seus riscos. A taxa de juro funciona como o custo de oportunidade de ter moeda, pois representa o ganho que se deixa de ter por guardar moeda em vez de depositar a prazo ou comprar aces. Deste modo a procura de moeda sobe quando a taxa de juro desce e decresce com a subida da taxa. Assim, a procura de moeda, alm do rendimento, depende do nvel da taxa de juro, desta vez negativamente. Assim, pode-se afirmar que a velocidade de circulao de moeda cresce com a taxa de juro. Quando a taxa de juro sobe, os agentes desejam menos moeda e cada moeda obrigada a fazer mais trocas: M*V(i)= P* Y

88

Bolsa
um mercado onde se compra e vende fluxos futuros de ganhos de uma empresa. Assim uma empresa pode ver o seu valor subir ou descer porque se pensa que as perspectivas do valor futuro de produo desse capital ir aumentar ou diminuir. Assim h uma grande instabilidade. Se aparece um perodo de progresso e bom clima da economia, o optimismo estende-se a mais do que uma empresa e assim as expectativas levam a que todas as aces vejam os seus valores aumentados. Assim a bolsa uma imagem do estado da economia. Ligadas a este facto podem aparecer as bolhas especulativas - As pessoas acreditam que as aces vo subir, medida que elas sobem mais pessoas compram porque verificam que de facto as aces esto a subir. Chega-se a um ponto onde as aces sobem para um preo mais elevado ao que elas realmente valem. Assim alguns agentes prevendo que as aces no vo subir mais, comeam a vender com preos muito inflacionados. Esta venda faz subir a oferta e d lugar a tendncia de baixa de preos. Segundo a teoria do mercado eficiente, o mercado incorpora toda a informao relevante no seu preo. Ou seja, se acontece algo a uma empresa que lhe sobe as expectativas de ganho futuro, a procura das aces dessa empresa sobe imediatamente e o preo sobe logo, pelo que ningum tem garantido a possibilidade de se aproveitar dessa informao. claro que alguns, os primeiros a comprar tiveram tempo de comprar aces ao preo antigo e vender ao novo e fizeram ganho. Mas isso foi apenas sorte. No h maneira de estudar a bolsa. Porqu? Devido racionalidade. Um mercado a funcionar bem no tem qualquer razo para alterar o preo seno devido a choques e surpresas. Se houvesse uma evoluo previsvel do mercado porque no havia racionalidade na fixao do preo inicial. Assim s quem se dedica mais h bolsa e se esfora mais ganha mais, no h gnios da bolsa. Taxas reais e nominais O valor da moeda varia quando varia o nvel geral dos preos (inflao). Ao fim do ano, o titulo que custou uma unidade do bem vale (1+r) unidades do bem. Mas cada unidade do bem vale subiu o preo, por causa da inflao(). O que custa 1 agora custa (1+). Assim o titulo tem de valer, em dinheiro: (1+r)*(1+) Esta a taxa de juro que tem de ser paga em euros, a taxa nominal:
89

1+i= (1+r)*(1+) Suponha-se que um titulo d de juro 3% ao no em termos de consumo, mas que durante o mesmo ano, o preo mdio de todos os bens de consumo sobe 10%. Ento para dar realmente mais 3% em unidades de consumo, o juro em euros (1.03)*(1.1)=1.133 tem de ser 13,3% ((1.133-1)*100), para compensar a subida do preo. Concluindo: Impacto no equilbrio de mercado monetrio da alterao nos principais elementos determinados no mercado geral:

Uma subida de rendimento tem um efeito negativo sobre o preo. Com efeito, ao aumentar o rendimento, a procura da moeda sobe, pois h mais trocas. Esta subida da procura de moeda tem de ser satisfeita por uma correspondente subida da oferta de moeda. Mas como a quantidade oferecida no sobe, apenas resta uma forma de o fazer: subir o valor da moeda existente. Descendo os preos, a mesma quantidade de moeda consegue possibilitar mais trocas. Assim, se mais nada se alterar uma subida dos rendimentos faz descer os preos. Resumo: Por razes semelhantes, uma subida de taxa de juro faz subir os preos. A subida da taxa de juro provoca a descida da procura de moeda, pois as alternativas financeiras tornam-se mais atraentes. Esta reduo da procura equilibrada descendo o valor da oferta, o que se consegue subindo os preos:

Finalmente se h mais moeda e se mantm os vales do produto e taxa de juro, a subida da oferta compensada por uma subida da oferta, mantendo no final o valor da oferta da moeda:

90

Vous aimerez peut-être aussi