Vous êtes sur la page 1sur 37

Emile Durkheim (1858-1917)

Quais as contribuies de Durkheim para a Sociologia?


1. Da diviso do trabalho social (1893)
2. Regras do mtodo sociolgico (1895) 3. Suicdio: estudo sociologico (1897)

4. As formas elementares da vida religiosa (1912)


2

As contribuies de Durkheim

The division of labour in society (1893)


Tese de doutorado de E. Durkheim

As sociedades de Durkheim
Sociedade simples so homogneas, coesas e possuem um sentimento no qual a coletividade prevalece sobre a individualidade. Rituais e prticas comuns garantem que haja solidariedade mecnica entre os mebros da sociedade. Violao de normas de conduta so punidas com violncia em nome da sociedade como um todo. Baixa densidade demogrfica, prticas simples de produo auxiliadas por tecnologias primitivas.
5

A solidariedade mecnica prevalece quando...


crenas e sentimentos comuns a todos os membros do grupo excedem em nmero e intensidade aqueles que pertencem individualmente a cada um dos seus membros (258). Em outras palavras, a solidariedade mecnica existe quando as diferenas individuais so minimizadas e os membros da sociedade se assemelham na sua devoo ao bem (riqueza) comum. A conscincia individual depende da conscincia coletiva ou comum.
6

Solidariedade mecnica
A solidariedade mecnica, assentada em similitudes sociais, em um conjunto de crenas, valores e sentimentos partilhados por todos os membros da sociedade, une diretamente o indivduo com a sociedade. A estabilidade da vida social, o consenso que a mantm coesa, advm, portanto, da existncia de regras de conduta determinadas por estados de conscincia coletivos que perfazem a integrao social. (Musse 2007: 37)
7

Quando as sociedades simples se tornam complexas?


Diante do crescimento demogrfico, tais sociedades ou se tornam desorganizadas, ou espontaneamente iniciam um processo de mudana chefiado pela diviso do trabalho. Essa diviso do trabalho, por sua vez, origina sociedades com caractersticas muito distintas da sociedade anterior.

As sociedades de Durkheim
A diviso do trabalho, para Durkheim, caracteriza, e de certa forma causa o surgimento de sociedades modernas, complexas. Estas so caracterizadas por populaes numerosas e densas, nas quais a diferenciao de habilidades e tenologias mais evidente. A busca de interesses individuais privados reconhecida, protegida e regulada. A sano a violao de normas restitutiva ao invs de punitiva. A relao de dependncia entre os membros constituintes da sociedade para a proviso de servios e bens garante a existncia de um certo equilbrio e estabilidade social fundamentada na solidariedade orgnica. (analogia aos rgos do corpo humano)
9

A solidaridade orgnica ...


o resultado da diviso do trabalho e uma consequncia necessria do crescimento do volume e densidade da sociedade. O quanto mais marcada a individualizao das partes quanto mais o trabalho dividido maior a propenso de existncia da solidariedade orgnica. A estrutura das sociedades onde prevalece a solidariedade orgnica *constituda] por um sistema de diferentes rgos, cada qual com um papel especial, e tambm constitudos por partes diferenciadas (67). Sob solidariedade orgnica, os elementos individuais no possuem muito em comum, mas ao mesmo tempo so mais interdependentes do que na solidariedade mecnica.
10

The rules of sociological method (1895)


Tese de doutorado de E. Durkheim

11

Objetivo
Fundamentar a sociologia como cincia a partir de dois argumentos principais fundamentados em evidncias empricas: 1. Definir o objeto de estudo da sociologia (fatos sociais); 2. Tratar fatos sociais como coisas, ou seja, como fenmenos externos e no relacionados queles que os percebem.
12

Regras do mtodo sociolgico Emile Durkheim


O que sao fatos sociais? Reconhece-se um fato social pelo poder de coero externo exercido ou suscetivel de ser exercido sobre os individuos; e a presena desse poder se reconhece, por sua vez, seja pela existncia de qualquer sano determinada, seja pela resistncia que o fato ope a toda iniciativa individual que tenda a violent-lo.
13

Caractersticas dos fatos sociais:


1. Exterioridade: maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a notvel propriedade de existirem fora das consciencias individuais 2. poder coercitivo: se manifesta por qualquer reao direta da sociedade, como o caso do direito, da moral, das crenas, dos costumes e das modas (ex. Aquisio de educao) 3. Impessoalidade ou generalidade: modos de pensar e agir que os individuos nao teriam se vivessem em outros agrupamentos humanos. 4. Objetividade: Tratar fenomenos como coisas trata-los na qualidade de data que constituem ponto de partida da ciencia preciso considerar os fenomenos sociais como em si mesmos, separados dos sujeitos conscientes que os concebem; preciso estuda-los de fora, como coisas exteriores, pois nessa qualidade que eles se apresentam a ns. (p. 28)
14

Exemplo: crime
Crime um fato social normal, e como tal deve ser conceitualizado, investigado comparativamente e a partir de suas regularidades para que se possa chegar as suas causas.

15

Suicide: a study in sociology (1897)

16

Qual a explicao sociolgica do suicidio?


Para Durkheim, o suicdio um fato social ligado a motivaes de natureza coletiva e nao estritamente individual. Aps constatar empiricamente que as diferenas nas taxas de suicdio entre grupos no se deviam a enfermidades mentais, clima e etnia, Durkheim argumentou que o suicidio estava associado ao tipo de coeso prevalente em grupos sociais.
17

Qual a explicao sociolgica do suicidio?


O suicdio seria uma decorrncia social de dois fatores: 1) O grau de interao, solidariedade e coeso entre indivduos; 2) O grau de influncia social, ou regulao, quanto as normas de conduta e comportamento. Exemplos: pessoas casadas vs. Solteiras, pessoas casadas com crianas vs. Sem crianas.
18

Suicdio fato social


Taxas de suicdio devem ser explicadas em termos das caractersticas da sociedade em que os indivduos se encontram e nao em termos biolgicos ou psicolgicos. O suicdio, sendo fato social, deve ser explicado como tal.

19

4 tipos de suicdios de Durkheim


Altrusta Anmico

Egosta
SUICDIO

Fatalista

20

O que o suicdio egosta?


Acontece quando h isolamento excessivo, quando a pessoa separada do grupo. Neste tipo de suicdio h enfraquecimento dos laos sociais, da identificao com o prximo e da solidariedade individual para com a coletividade.

21

O que o suicdio altrustico?


a anttese do suicidio egosta. Acontece quando h um apego excessivo, quando a identificao com o grupo to forte que suas prprias vidas no tem valor independente. H forte identificao dos ideais individuais com os coletivos. Ex.: camicases, homem-bomba, terrorista suicida da Al-Qaeda, soldados e militares
22

O que suicdio anmico?


Acontece em momentos de desorganizao social, em condies de anomia ou ausncia de normas. Em situaes de anormalidade nas quais os valores e tradies de referncia so abalados.

Ex.: 1) adolescentes que se suicidam quando os pais se divorciam e a vida familiar se desestabiliza; 2) ndios guaranis-kaiows em contato com brancos; 3) vtimas de terremoto japons em 1995; 4) pessoas vivenciando crises econmicas
23

O que suicdio fatalista?


Sociedades nas quais h alto grau de controle sobre as emoes e motivaes de seus membros. Ex.: Suicdios coletivos da seita o Templo do Povo, do pastor Jim Jones. 900 pessoas ingeriram laranjada com cianureto em 1978, na Guiana. Ordem do Templo Solar, 48 pessoas se suicidaram diante da eminncia do Apocalipse
24

Relao entre egosmo e anomia


Suicdios egoistas e anomicos sao, segundo Durkheim, tipicos de sociedades modernas. O primeiro caracterstico da falta de coeso, o segundo da falta de significado. Os dois so interconectados e associados inovaes tecnolgicas e a atividades industriais onde h intensa diviso do trabalho.
25

The elementary forms of religious life (1912)


Les formes lmentaires de la vie religieuse

26

Motivao do livro
Estudar os fatores que tornam uma sociedade coesa e com graus de moralidade elevados. Segundo Durkheim, a religio seria um destes fatores. Em varias formas de vida religiosa, ele observa cultos nos quais a idolatrao a simbolos (cruz, totem), segundo ele, representariam uma especie de compromisso com a propria coletividade. Quando as pessoas celebram coisas sagradas, elas sem querer celebram o poder da sociedade como uma coisa eminentemente coletiva. Em resumo, Durkheim definiu religio como um sistema unificado de crenas e prticas relativas a coisas sagradas, isto , coisas separadas e proibdas crenas e prticas que unem as pessoas em uma comunidade moral e singular chamada igreja, todos aqueles que aderem a ela (90).

27

O que uniria as pessoas alem do puro interesse mercantil motivado pelas relacoes de troca e pela diviso social do trabalho?
quando a solidariedade social torna-se nada mais do que um acordo espontneo entre interesses individuais (193) preciso que haja algo a mais para unir a sociedade e para sustentar a sua estabilidade. O que seria esse algo mais? Durkheim acreditava que a religio era um produto da sociedade, e no algo de inspirao divina ou sobrenatural. Por excelncia, a religio tem uma natureza anti-individualista capaz de inspirar a devoo comunal a um fim que transcende propsitos individuais. Ele argumentou que a religio seria uma fonte de solidariedade (ex. solidariedade mecnica) e identificao para os indivduos dentro desta sociedade. Alm disso, ela seria um meio de reforar as morais e normas coletivas da sociedade coletiva. Atravs da religio, os indivduos seriam capazes de interagir e confirmar normas sociais, aumentar a coeso do grupo e reafirmar as suas ligaes comuns para reforar a sua solidariedade social.
28

Para que serve a religio?


No passado, a religiao havia sido o cimento da sociedade o meio atraves do qual as pessoas poderiam reduzir suas preocupaes do dia a dia e permitir a sua devoo comum a coisas sagradas. At entao, a religiao havia sido o meio anti-individualista por excelencia, a inspirao necessria para a devoo comunal a fins ticos que transcendem propsitos utilitaristas individuais.
29

Principais funes da religio:


1. Disciplinria, para forar ou administar comportamentos disciplinados. Rituais religiosos preparam as pessoas para a vida em sociedade ao impor noes de autodisciplina e uma certa medida de asceticismo. 2. Coesiva, para unir as pessoas e criar laos ou vnculos entre elas. Serve portanto para reforar a solidariedade social.
30

Principais funes da religio:


3. Vitalizadora, para revigorar e revitalizar o esprito religioso atravs da transmisso intergeracional de valores entre membros do grupo. 4. Eufrica, para gerar sentimentos bons, felicidade, confiana e aumento do bem estar. Serve para contrabalancear sentimentos de frustrao e perda de f.
31

Para saber at que ponto dinheiro compra felicidade, estatsticos analisaram um banco de dados gigantesco nos EUA. Descobriram um valor a partir do qual mais riqueza no significa mais bem-estar: R$ 11 mil por ms.

Folha de Sao Paulo, 07/09/2010 - 11h50

32

33

S a religio seria suficiente para manter as sociedade integralizada?


Durkheim temia que com o desenvolvimento da diviso do trabalho e a sua tendncia em dividir as pessoas e povos, a solidariedade organica e a religio no seriam suficientes para sustentar a coeso da ordem social. Portanto, se a religio no fosse suficiente, quais seriam os outros meios de manter a integrao social?
34

A religiao continuaria a ter o mesmo papel no mundo moderno?


Isto , se com a modernidade as orientaes religiosas tendem a se enfraquecer, o que ir substitu-la ? Seria a enfraquecimento da tradio religiosa um preldio para a dissoluo de todas as comunidades morais e para um estado de crise e anomia?

35

Regulao estatal, contratos e educao


o Estado um rgo especial cuja a responsabilidade providenciar o melhor para a coletividade (177) e ao mesmo tempo capaz de ser o moderador/regulador entre o que as pessoas querem e o que elas podem ter na esfera econmica. O Estado tambm responsvel pela garantia de contratos, que de acordo com ele so uma condio necessria para estabelecer compromissos entre as pessoas diante da crescente diviso do trabalho e do inevitvel aparecimento do autointeresse como fora reguladora das relaes sociais. Os contratos, entretanto, no so suficientes para manter a sociedade integrada. Eles no contm a moralidade dividida e a conscincia comum que a sociedade precisa para sustentar a sua solidariedade.
36

O que mais manteria a sociedade coesa e estvel diante da diviso social do trabalho
Associaes de classe; Educao manteria a homogeneidade e funcionaria como catalisador da vida social ao ensinar as crianas a viverem em sociedade. A educao transforma seres individuais em seres sociais. O indivduo, ao permitir a sociedade, permite a si mesmo. A influncia que ela exerce sobre ele, sobretudo atravs da educao, no tem a inteno ou o efeito de reprimi-lo, diminui-lo, ou desnaturaliza-lo, mas, ao contrrio, visa o seu crescimento, visa torn-lo um verdadeiro ser humano (240-41).
37

Vous aimerez peut-être aussi