Vous êtes sur la page 1sur 25

D ScanningDocs DPP D s

CRESC CENTEINVESTIMENT TOEMENERG E IAS RENOV VVEIS S_SD10 0

Scanners*:SusanaEscria(susana.esca aria@dpp.pt)/Antnio A Alvarenga(antonio o@dpp.pt)/Hug goBarbacen na (hugopbarbacen na@gmail.com)com c ocontributodeJoo oCabeana(joao88c@@hotm ( mail.com)
Reviewer:Manu uelaProena


*HugoBarbac cenaeJooCab beanacolaboraramnestetrabalhonombit todeestgioscurriculares c rea alizadosnoDPP Pnocontexto
dacolaboraoDPPISCTE.AcolaboraodeJooCabean narespeitoupa articularmenteaocasoportugus.

Julho2010

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10


EnglishSummary: TheGrowingInvestmentonRenewableEnergy_SD10thegrowingworldwideinvestmentinrenewableenergyisafact.Despite the severe economic crisis, the investment in renewable sources of energy persists in countries like China, which has one of the highest energy demands. This Scanning Doc explores the nature, patterns and differences of the worldwide renewable energy investment. The development of renewable energy technologies is crucial to build the new energy system. Todays energy paradigm, based on fossil fuels and an outdated power grid, will be faced with overpowering challenges that will have to be met withthepromptdeploymentofrenewableenergytechnologies.


OsDPPScanningdocssoparteintegrantedoprojectoHorizonScanningDPP. Estes documentos organizam, categorizam e analisam foras de mudana (tendncias pesadas, tendncias, incertezas, sinais fracos e wild cards) de acordo com a seguinte taxonomia: Ambiente; Cincia e Tecnologia; Economia; Empresas; Energia; Geopoltica;Poltica;Sade;SectoresdeActividade;SociedadeeEstilosdeVida;Territrio. OprojectoHorizonScanningDPPumprocessosistemticodeidentificao,categorizaoeselecodeinformaoalertando para tendncias, potenciais mudanas de paradigma, disrupes e temas emergentes que possam ser teis para diferentes tipos de objectivos, aplicaes e utilizadores/decisores, encorajandoos a antecipar e compreender melhor o ambiente externo e a formacomoomesmointerageeinfluenciaasrespectivaspolticasedecisesestratgicas. Coordenao do projecto Horizon Scanning DPP: Paulo Soeiro de Carvalho (paulo@dpp.pt) e Antnio Alvarenga (antonio@dpp.pt).

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

1. 2. 3. 4.

Categoria:TendnciaPesada Data:Julhode2010 Tema:Energia/Subtema:renovveis/limpas Descrio:

O investimento em energias renovveis assume cada vez maior importncia, essencialmente por trs ordensderazes: (1)Asenergiasrenovveiscaracterizamseporumreduzidonvel deemissesdeCO2aolongode todo o seu ciclo de vida, o que contribui para a descarbonizao da produo de electricidade a longoprazo. (2) A disponibilidade local de fontes de energia renovvel muito importante para reduzir a dependncia energtica dos pases no produtores de hidrocarbonetos (como o petrleo e o gs natural),aumentandoaseguranadeabastecimentodestespases(a). (3) A crescente utilizao das energias renovveis induz o crescimento e desenvolvimento econmico, gerando emprego e fomentando a investigao e o desenvolvimento (I&D) tecnolgico. Deste modo, o crescente investimento em energias renovveis visvel, tem um impacto muito significativoeexpectvelquesemantenhaporumlongoperododetempo. Esta tendncia pesada fortalecida pelo facto da electricidade ser cada vez mais a base do paradigma energtico. Num mundo cada vez mais elctrico, as tradicionais fontes de energia utilizadas para produzir electricidade, nomeadamente, petrleo e carvo, no so suficientes para fazer face ao crescente consumo de energia (vide DPP Scanning Doc SD02: Crescimento da Procura Mundial de Energia http://www.dpp.pt/pages/projectos/scanning_docs/docs/SD02_Crescimento_Procura_Mundial_Energia.p df). Associadas a questes de segurana de abastecimento e de sustentabilidade ambiental, as energias renovveissurgemcomoumaalternativadopontodevistadasuaviabilidadeeconmicaeambiental. NombitodesteDPPScanningDocconsiderasequeocrescenteinvestimentoemenergiasrenovveisse expressapelaevoluoemdoisgrandesdomnios: (1) Investimento realizado em tecnologias energticas renovveis, visvel quer pelo aumento da capacidade instalada das vrias fontes de energia consideradas renovveis (solar, elica, hdrica, biomassa,geotrmicaeondas1),querpeloaumentodoseupesonaproduodeelectricidade. (2)Asorientaesdaspolticasparaaenergiadevriospases,ondeasenergiasrenovveisfazem partedaestratgiadefinida. (1) Investimentorealizadoemtecnologiasenergticasrenovveis Emtermosdaevoluodoinvestimentoglobalassistiuseaumaumentoprogressivodesseinvestimento at 2008 para a generalidade das tecnologias energticas analisadas (grfico 1). O efeito da crise financeira internacional reflectiuse a partir do terceiro trimestre do ano de 2008, a qual reduziu, em volume,oconjuntodefontesdefinanciamento,apontandoosdadospreliminaresparaumdecrscimode 18% para 2009. No entanto, este decrscimo no investimento, que atingiu o seu mnimo nos primeiros quatromesesdoanode2009,apresentouumanovasubidanossegundosquatromesesdomesmoano(c).
1 A Comisso Europeia, na sua poltica para a energia para 2020, inclui, para alm das fontes de energia renovveis citadas,aenergianuclear,ohidrognioeosbiocombustveis,asquaisnoseroconsideradas,nombitodesteDPP ScanningDoc.

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Grfico1Investimentoglobalemnovosactivosdegeraodeenergiabaseadosnasrenovveis
(portecnologia;20042009)

Fontes:NewEnergyFinanceDatabaseeInternationalEnergyAgency(IEA)analysis(fontesprimrias) eIEAWorldEnergyOutlook,2009(fontesecundria)(c)

O grfico 1 permitenos verificar, ainda, que a energia elica a que, no horizonte temporal em anlise, detmamaiorpartedomontanteinvestido.Jaenergiasolareabiomassavoalternandoasuaposio comoasegundaeterceiramaiorestecnologiasenergticasemtermosdeinvestimentoemnovosactivos, tendo a energia solar vindo a ganhar maior importncia nos ltimos 3 anos. De referir, ainda, que o investimento em energia geotrmica e energias ocenicas (marinhas e minihdricas) pareceu ter pouca relevncianoinciodoperodo,mastemvindoaterumcrescimentosignificativo,sobretudoemenergias ocenicas(c). Um aspecto a ter em considerao nesta anlise a variedade de tecnologias em que os diferentes pases apostam. Por exemplo, ao nvel da OCDE, as orientaes estratgicas nacionais materializaramse em nveis (valor entre parntesis no grfico seguinte) e estruturas de financiamento pblicos distintas, comoseobservanogrfico2.

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Grfico2Investimentopblicoemtecnologiasenergticascombaixoteordecarbono (energiasrenovveiselimpas)porpases(2007)

Fonte:IEAEnergyTechnologyPerspectives2010Scenarios&Strategiesto2050,2010(a)

Enquantoseconstatampasescomumaapostaclaranasenergiasrenovveisenadiversidadedoseumix energtico (vrias fontes de energia primria utilizadas para produzir electricidade), outros orientam o seu investimento para tecnologias especficas como o caso do Brasil e da Hungria (em bioenergia), da Irlanda (em eficincia energtica2 dos edifcios), da Turquia (em veculos limpos), ou do Japo (em energia nuclear). As energias renovveis representam uma parte importante do financiamento pblico em tecnologias energticas com baixo teor de carbono, particularmente na Dinamarca, Finlndia, Alemanha, Nova Zelndia, Noruega, Portugal, Espanha, Sucia e Reino Unido. Salientese a concentrao do financiamento pblico da China e da ndia em energia solar (mais de metade), em energia elica e em veculos limpos e o peso importante do carvo limpo, da CCS (Carbon Capture and Storage) e dos veculos limpos nos EUA, com uma menor importncia do financiamento pblico em energias renovveis (a). Prevse o aumento progressivo da capacidade instalada, quer das tecnologias energticas mais maduras, como a energia hdrica, quer das restantes, em particular da energia elica e da energia solar, emboracommenorexpresso(grfico3).

2 Aeficinciaenergticaconsideradanosfrunsinternacionais(IEA,ComissoEuropeia)comoumatecnologia energtica.

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Grfico3Capacidadeinstaladaportecnologiaenergtica

Fonte:elaboradocombaseemIEAWorldEnergyOutlook,2009(c)

Segundo as previses do World Energy Outlook, a energia hdrica continuar a ser a maior aposta dos pases,esperandoseumaumentosignificativoat2030,seguidadaenergiaelica,aqualquasetriplicaa sua capacidade num espao de 20 anos. Depois surgem, com muito menos importncia as restantes tecnologias energticas, das quais a solar parece ganhar algum destaque, particularmente entre 2020 e 2030(c). Por pases observase no quadro 1, que entre os dez maiores pases em termos de capacidade instalada em 2009 surgem destacados os EUA, a China, a Alemanha e a Espanha, com mais de 22 GW de potncia instalada,seguidoscomnveisinferioresdandia,doJapo,dogrupode22pasesdaUE27(ondeseinclui Portugal),daItlia,daFranaedoBrasil(a). Quadro1Os10maiorespasesemcapacidadeinstaladadeenergiasrenovveis,2009

Fonte:elaboradocombaseemIEAEnergyTechnologyPerspectives2010Scenarios&Strategiesto2050(fonte secundriaeThePewCharitableTrusts,2010(fonteprimria)(a)

Actualmente, a energia hdrica a fonte de energia renovvel mais importante para produzir electricidade, embora se constatem diferenas entre os pases/macroregies. A importncia da energia hdricaoudahidroelectricidadeirmanterseat2030,apesardosganhosmuitosignificativosdaenergia elica, prevendose que, nos EUA e na UE27, esta ltima ultrapasse, a partir de 2020/2025, a energia hdricanageraodeelectricidade(grfico4).

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Grfico4Geraodeelectricidadeportecnologiaenergticarenovvel

Fonte:elaboradocombaseemIEAWorldEnergyOutlook,2009(c)

Mesmosemnovaspolticaspblicasnohorizontetemporaldaprojeco,prevsequeospasesdaUE27, no seu conjunto, continuaro a aumentar a produo de electricidade atravs de fontes renovveis, aumentando a um ritmo superior ao da totalidade dos pases, prevendose que represente mais de 30% daproduototaldeelectricidadecomunitriaem2030(c)(grfico5). Grfico5Utilizaodeenergiasrenovveisparaageraodeelectricidadeem% (IEA,WorldEnergyOutlook,2009,baselineScenarioprojections)

Fonte:elaboradocombaseemIEAWorldEnergyOutlook,2009(c)

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

(2)AspolticasparaaenergianosEUA,Japo,UE27ePortugal As orientaes das polticas para a energia de vrios pases, onde as energias renovveis fazem parte da estratgia definida, contribuem positivamente para o crescente investimento em energias renovveis. Pela sua importncia na definio do paradigma energtico, referemse sumariamente os traos gerais daspolticasparaaenergia,desde2006,paraosEUA,JapoeUE27. EUA A Iniciativa Avanada para a Energia (Advanced Energy Initiative), lanada em Fevereiro de 2006 nos EUA,quevemnoseguimentodoEnergyPolicyAct(2005),baseiasenopressupostodequeatecnologiae oknowhowsovitaisparapromoveraconservaodaenergia,modernizarainfraestruturaenergticae aumentaraofertaenergticaprotectoradoambiente. O objectivo financiar a investigao (em mais 22% comparativamente a 2005) em tecnologias energticas limpas, em duas reas fundamentais: combustvel para veculos e fornecimento da energia a espaos de negcios e residenciais. As vias que so apontadas nesta poltica para a energia so as seguintes: Centraisdecombustoacarvocomtecnologiasdecapturaearmazenamentodecarbono. Tecnologiassolareelicarevolucionrias. Utilizaodeenergianuclearlimpaesegura. Reforo da I&D para o desenvolvimento de pilhas e baterias para veculos hbridos, para o desenvolvimentodaeconomiadohidrognioeparaamelhoriadosprocessosdeproduode etanoledeculturasenergticas(d).

Apartirde2009,acentuouseaimportnciadasenergiasrenovveisedastecnologiasenergticaslimpas e sua integrao na rede elctrica, impulsionadas pela ratificao do pacote de estmulo do Presidente Obama(b)(e). Japo A Nova Estratgia Nacional para a Energia (apresentada em Maio 2006 e ainda em vigor) do Japo, assentanaseguranaenergtica,evisaatingirtrsobjectivos: (1)Estabelecimentodemedidasefectivasdeseguranaenergtica. (2) Desenvolvimento sustentvel assente numa abordagem comum dos problemas ambientais e energticos. (3)Ajudaaospasesasiticosnaresoluodosproblemasenergticos. Paraatingirestesobjectivos,oJapoapontatrsprincpiosbsicos: (1) Eficincia energtica ao nvel do estado da arte da estrutura de oferta procura energtica, atravsdadescentralizaoediversificaodosrecursosenergticosedoreforodasegurana. (2)Reforodacooperaonodomniodaenergiaedasalteraesclimticas. (3)Medidasderespostaemcasosdeemergncia. Osobjectivosquantificadospropostospara2030soosseguintes: Conservaodaenergiaqueleveaumaumentode30%naeficinciaenergtica. Reduodadependnciapetrolfera,tornandoainferiora40%. Reduodadependnciadopetrleonosectordostransportesparavaloresinferioresa80%.

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Orcioenergianuclearnototaldeproduodeenergiadeversersuperiora40%. Explorao de recursos naturais a nvel mundial, especialmente petrolferos, aumentando a importncia da explorao dos recursos petrolferos pelas empresas japonesas para 40% do totalmundial(d).

UE27 APolticaEnergticaparaaEuropa(adoptadaemJaneirode2007ecomdesenvolvimentosnostrsanos seguintes) assenta em trs pilares: energia sustentvel, segura e competitiva. Esta Poltica visa combater asalteraesclimticas,limitaravulnerabilidadeexternadaUEfacesimportaesdehidrocarbonetose promoverocrescimentoeoempregofornecendoaosconsumidoresenergiaseguraapreosacessveis. O objectivo estratgico que fundamenta esta poltica a reduo das emisses de gases com efeito de estufa (GEE). Para tal, dever haver uma passagem para um sistema energtico com baixo teor de carbonomantendoacompetitividade,oqualpressupeadopodasseguintesmedidas: Implantao de parques elicos offshore e de biocombustveis de segunda gerao (inclui a biomassa utilizada para gerar electricidade e calor, biocombustveis e culturas energticas comrotaesdecurtadurao). Produo de electricidade e de calor a partir de fontes com baixas emisses de CO2 e de centraiselctricasequipadascomsistemasdecapturaedearmazenamentodeCO2. Utilizao, pelos transportes, de biocombustveis de segunda gerao e de pilhas a hidrognio.

A partir de 2050 a UE27 considera que o sistema energtico comunitrio dever assentar numa diversificao de fontes primrias de energia, renovveis, carvo e gs limpos, hidrognio e energia nucleardefuso(d). A figura 1 apresenta uma interpretao das principais apostas em tecnologias energticas seguidas pelos EUA,JapoeUE27: Figura1ComparaodasprioridadestecnolgicasnareaenergticaEUA,JapoeUE27

EnergiasRenovveis &Smart Grids

UNIO EUROPEIA

CarvoLimpo

Nuclear

Veculos Hbridos& CoGerao Elctricos Electricidade/ Hidrognio ReactoresLWR Mdia Dimenso (GeraoIII+)

Nuclear Combustveis Sintticos (GTL+Hidratos de Metano)

ESTADOS UNIDOS

Nuclear CicloFechado

JAPO

Fonte:EscriaPlataformasTecnolgicas,DPP2007(d).

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

A Unio Europeia tem como trao distintivo a aposta em toda a extenso das energias renovveisenodesenvolvimentodassmartgridsquetornaropossvelumamaiorintegrao das energias renovveis na oferta de electricidade, contribuindo para o desenvolvimento da electricidadedistribuda. Os EUA e a Unio Europeia partilham um forte interesse nos biocombustveis celulsicos, em particularpelosqueconcorrammenoscomproduoalimentar. O Japo e a Unio Europeia partilham da ideia que a eficincia energtica uma prioridade tecnolgica. Os EUA, o Japo e a Unio Europeia tm um interesse comum nas pilhas de combustvel (fuel cells)enohidrognio,naenergiasolarenascentraistrmicascomemisseszerodeCO2(d).

No seguimento da adopo do pacote energia e clima, em 2008, a UE27 prope trs objectivos para serematingidosem2020: Reduo de 20% das emisses de gases com efeito de estufa (GEE) face ao nvel de 1990 (e com carcter obrigatrio) tanto para os sectores CELE (Comrcio Europeu de Licenas de Emisso de GEE)3 como para os No CELE, podendose atingir os 30% de reduo se houver umacordointernacional. 20% do consumo de energia tem de ter origem em fontes de energia renovvel e dever ocorrerumaumentode20%naeficinciaenergtica. Os transportes devero consumir obrigatoriamente 10% de combustveis com origem renovvel (onde se poder incluir os biocombustveis desde que o seu ciclo de vida seja sustentvel).

Nostermosdenegociaodasalteraesclimticasadoptouseoprincpioderesponsabilidadescomuns diferenciadas, baseadas numa fase inicial no peso das energias renovveis no PIB, passar a ter como princpio fundamental as potencialidades de cada pas em termos de fontes de energia primria (de origem renovvel). O roadmap tecnolgico adoptado pela UE27 pretende mostrar o caminho adoptado paraodesenvolvimentodastecnologiasenergticasrenovveisat2020(figura2):

SoconsideradossectoresCELE:osectorelectroprodutor,osectordarefinao,osectordasoutrasindstriasenergticas,osmetaisferrosos,a pastaepapel,ocimento,acermica,ovidro,asindstriasextractivas,aqumica,ostxteis,amadeiraecortia,alimentaoebebidas,as indstriasmetalomecnicaseasoutrasindstriastransformadoras.

10

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Figura2InvestimentoemtecnologiasdebaixoteordecarbononaUE27:oRoadmaptecnolgico

Notas:MSWindAtlas(apartirde2014mostraravelocidademdiadoventonaUE27);MENAMiddleEastandNorthAfrica; Fonte:ComissoEuropeia(SETPlan)ATECHNOLOGYROADMAP,2009(f).

Ao nvel da energia elica, o objectivo produzir 20% da electricidade da UE27, sendo que os investimentos mais visveis sero ao nvel do desenvolvimento de componentes e de turbinas elicaseaumentarasuaintegraonasredeselctricasinteligentes(smartgrids). Na energia solar concentrada prevse que o seu contributo para a produo de electricidade ser de 3% e os investimentos ao nvel desta tecnologias se centrem, sobretudo, no aumento daeficincia,nareduodocustoenamelhoriadodesempenhoaonveldoarmazenamento. No solar fotovoltaico, o objectivo produzir 12% da electricidade, reduzir o custo dos painis solares,aumentaronmerodecentraissolaresecriar10cidadessolares. Ao nvel da bioenergia, o objectivo produzir 14 % do total da produo de energia, desenvolvendotecnologiasdesegundaeterceirageraes(f).

A Directiva 2009/28/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Abril passou a estabelecer um quadrocomumparaapromoodeenergiaprovenientedasfontesrenovveisecujosobjectivospassam por: Fixar objectivos nacionais obrigatrios para a quota global de energia proveniente de fontes renovveisnoconsumofinalbrutodeenergiaenoconsumofinaldostransportes; Estabelecer regras sobre o acesso rede de electricidade no que se refere energia produzidaapartirdefontesrenovveis. Definircritriosdesustentabilidadeparaosbiocombustveisebiolquidos(g)(h).

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

11

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Portugal A Estratgia Nacional para a Energia portuguesa, consubstanciada na Resoluo do Conselho de Ministros n 169/2005, publicada a 24 de Outubro de 2005, assemelhase nos seus trs principais objectivospolticaenergticaparaaEuropa: (1) Garantir a segurana do abastecimento de energia, atravs da diversificao dos recursos primriosedosserviosenergticosedapromoodaeficinciaenergtica. (2)Estimularefavoreceraconcorrncia,acompetitividadeeaeficinciadasempresas. (3) Garantir a adequao ambiental de todo o processo energtico. Estes objectivos foram traduzidos em oito linhas de orientao duas das quais dedicadas ao reforo das energias renovveiseaoestmuloinovaotecnolgicacomfinsenergticos(d)(i). Na Nova Poltica para a Energia de Abril de 2010 (Estratgia Nacional de Energia ENE 2020) (f) continua a darse relevncia promoo da sustentabilidade econmica e ambiental do sector e ao crescimento e competitividade da economia portuguesa. Esta define cinco eixos de actuao um dos quais dedicado aposta nas energias renovveis de forma a que representem 31% de toda a energia produzida e 60% da electricidadeconsumidaemPortugal.Prioridades: Desenvolvimento da biomassa, nomeadamente de origem florestal, residual agrcola e agro industrialeapromoodeculturasenergticas. Aplicao das melhores prticas ao nvel dos biocombustveis e explorao das potencialidadesdobiogs. Disponibilizao de uma zona piloto para as energias das ondas e atingir uma potncia instaladaparaasondaseparaaenergiageotrmicade250MWcada(j). Exploraodohidrogniocomovectorenergtico. Promoo da implementao de minihdricas e aumento da potncia hdrica de tecnologia reversvelintegradacomaenergiaelica. Desenvolvimento da elica, em particular da viabilidade tcnica e econmica da elica off shore. Desenvolvimentodamobilidadeelctrica. Explorao do desenvolvimento de vrias tecnologias de energia solar, como o solar concentrado, o solar trmico e a microgerao combinada com o solar fotovoltaico (Quadro 2)(j).

12

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Quadro2ObjectivosdapolticaparaaenergiaemPortugal Objectivospropostospara2020 RCM 63/ 2003 150MW 50MW 5000 MW 3750 MW 150MW RCM169/2005(novas metasem2007 250MW ENE2010(em Abril2010) 250MW

Biomassa BiocombustiveiseBiogs Ondas Hidrica Elica Solar Geotermia

10%combustveis explorarmelhores transporterodovirio/100 prticas MW sustentveis 250MW 5575MW 5700MW 150MW 250MW 8600MW+250 MWparamini hdricas 8500MW(2020) 1500MW(2020) 250MW

Fonte:elaboradocombaseemMinistriodaEconomia2007e2010(i)e(j).

Neste contexto, o sucessoda aposta em energias renovveis estparticularmente ligado ao investimento em tecnologias de armazenamento de energia, em infraestruturas de modernizao e em sistemas de backup da rede elctrica, assim como em sistemas inteligentes (smart grids) e flexveis, com capacidade de acomodar a variabilidade dos fluxos obtidos a partir das energias renovveis (devido sua elevada intermitncia),sendoestesosprincipaisdesafiosquesecolocamevoluodoinvestimentoemenergias renovveis. 5. Palavraschave: ambiente, biomassa, electricidade, emisses Co2, energia, elica, investimento, financiamento, geotrmica, hdrica, poltica econmica, plos de competitividade, QREN, renovveis / limpas,solar,tecnologia,tecnologiasenergticas,tecnologiaslimpas. 6. Indicadoresdealerta: 7. DespesasdeinvestimentoemenergiasrenovveisempercentagemdoPIB Polticafiscaldeincentivoaoconsumo/produodeenergiasrenovveis DespesasdeI&DemtecnologiasenergticasempercentagemdoPIB Capacidadeinstaladadeenergiasrenovveis Pesodaelectricidadeproduzidaporenergiasrenovveis Investimentoeminfraestruturaseemredesdeelectricidadeinteligentes(smartgrids) Consolidaodeclusters/plosdecompetitividadeemtornodasenergiasrenovveis Fundosdeinvestimentoorientadosparaofinanciamentodeenergiasrenovveis Impactospotenciais:

Aincertezaacercadoesgotamentodasreservas,doscustosprovocadospelapoluioepelainstabilidade geopoltica dos principais fornecedores de hidrocarbonetos so factores determinantes para o desenvolvimento de novas tecnologias energticas, particularmente das energias renovveis. A questo central das prximas dcadas passa pelo equilbrio entre trs dimenses: Desenvolvimento Econmico, SeguranaEnergticaeProtecoAmbiental(d).

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

13

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

O desenvolvimento das novas tecnologias energticas a base de uma dialctica entre a tecnologia e o ambiente, a qual assume mltiplas combinaes, condicionadas capacidade de viabilizao econmica dos contributos positivos da Investigao & Desenvolvimento (I&D) na identificao de novos processos deproduoenergtica(d). O desenvolvimento das energias renovveis est muito dependente do processo de aprendizagem e da necessidade de ganhar escala, reflectindose, ainda, em custos muito significativos e que so um dos principais obstculos sua utilizao para produzir energia elctrica. O desenvolvimento de esquemas de incentivos e de uma poltica fiscal favorvel adopo das energias renovveis justificamse, em boa medida, pela necessidade de reduzir estes custos para as empresas. No entanto, oneram o Estado e contribuem muito significativamente para o alargar do dfice tarifrio do sistema elctrico (w). Os incentivospblicosaoinvestimentoemenergiasrenovveispermitemreduzirogapaindaexistenteentre a rentabilidade das renovveis (sem auxlios pblicos) e a das tecnologias energticas baseadas em combustveisfsseis(c). O desenvolvimento das tecnologias energticas renovveis ser tanto maior quanto mais depressa se conseguir estabilizar o preo do carbono no mercado global (no apenas num mercado regional como aquele que est definido na UE27) (a). Alm disso, os pacotes de estmulos adopo de energias renovveis podem deter um peso importante nos oramentos pblicos mas so tambm um incentivo significativoparaocrescimentoeconmicoeparaacriaodeemprego(a). Operododeinvestimentoemenergiasrenovveisrelativamentelongo,oquetemefeitosnegativosem termos de retorno do investimento e do ritmo de substituio do stock de capital. O aumento da procura de energia pode atenuar, em parte, este efeito negativo devido necessidade de se aumentar a capacidade instalada para fazer face a essa procura (c). Os riscos associados so vrios e o seu grau de intensidade depende da tecnologia energtica renovvel. O quadro 3 sistematiza os principais riscos associados ao desenvolvimento de projectos para a gerao de electricidade com base em energias renovveis,osquaisdizemrespeitoaolicenciamento,capacidadedeligaoredeeaprendizagemda tecnologia necessria. Com as energias renovveis reduzemse os riscos associados ao preo do petrleo, s emisses de CO2 e falta de aceitao pblica (este ltimo presente, por exemplo, nos projectos de energianuclear)(a). Quadro3Factoresqueafectamapercepodoriscododesenvolvimentodeprojectos paraageraodeelectricidade

Fonte:IEAEnergyTechnologyPerspectives2010Scenarios&Strategiesto20502010(a)

Em Portugal, a consolidao do cluster de energias renovveis visvel, com um impacto significativo na produodeelectricidade,naseguranaenergticaenareduodadependnciaexternadeenergia.

14

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Segundo os dados publicados pela DirecoGeral de Energia e Geologia, quer a produo de energia elctrica, quer a potncia instalada nas centrais de produo elctrica a partir de fontes renovveis, tm registado um aumento progressivo desde 1995, atingindo, em 2008 ,um total de 15 419 GWh, 33.5% do totaldeelectricidadeproduzida(quadros4e5). Quadros4e5Produodeelectricidadeepotnciainstaladaapartirdefontesrenovveis
(19952008;Portugal)
Produode EnergiaElctricaapartirde fontesrenovveis(GWh)
EnergiaElctrica TOTAL GWh 33.264 34.520 34.207 38.984 43.287 43.764 46.509 46.107 46.852 45.105 46.575 49.041 47.253 45.969 %total energia elctrica 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0%

Hdrica>10MW %total energia elctrica 23,9% 41,2% 36,7% 32,0% 16,3% 25,2% 29,3% 16,4% 32,4% 21,2% 10,2% 21,7% 21,0% 14,7%

Hdrica<10MW %total energia elctrica 1,5% 1,9% 1,9% 1,5% 1,4% 1,5% 1,7% 1,5% 1,9% 1,3% 0,8% 1,7% 1,1% 1,1%

Biomassa %total energia elctrica 3,0% 2,8% 3,0% 2,6% 2,9% 3,6% 3,4% 3,8% 3,5% 4,0% 4,2% 4,1% 4,5% 4,6%

Elica %total energia elctrica 0,0% 0,1% 0,1% 0,2% 0,3% 0,4% 0,6% 0,8% 1,1% 1,8% 3,8% 6,0% 8,5% 12,5%

Geotrmica %total energia elctrica 0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,4% 0,4%

Fotovoltaica %total energia elctrica 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,1%

RenovveisTOTAL %total energia elctrica 28,6% 46,0% 41,8% 36,5% 21,0% 30,9% 35,1% 22,7% 39,1% 28,5% 19,2% 33,6% 35,7% 33,5%

GWh 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 7.962 14.207 12.537 12.488 7.042 11.040 13.605 7.551 15.163 9.570 4.737 10.633 9.927 6.780

GWh 492 658 638 566 589 675 770 706 891 577 381 834 522 516

GWh 988 959 1.036 1.022 1.237 1.554 1.600 1.732 1.663 1.797 1.976 2.001 2.140 2.133

GWh 16 21 38 89 122 168 256 362 496 816 1.773 2.925 4.037 5.757

GWh 42 49 51 58 80 80 105 96 90 84 71 85 201 192

GWh 1 1 1 1 1 1 2 2 3 3 3 5 24 41

GWh 9.501 15.895 14.301 14.224 9.071 13.518 16.338 10.449 18.306 12.847 8.941 16.483 16.851 15.419

PotnciaInstaladadasCentraisde Produode EnergiaElctricaapartirde fontesrenovveis(MW)


Hdrica>10MW %total energia elctrica 41,6% 41,1% 41,9% 36,9% 36,1% 35,8% 35,5% 34,9% 33,8% 32,9% 32,3% 30,2% 28,6% 27,6% Hdrica<10MW %total energia elctrica 2,5% 2,5% 2,5% 2,2% 2,3% 2,4% 2,5% 2,5% 2,5% 2,3% 2,3% 2,2% 2,1% 2,0% Biomassa %total energia elctrica 3,7% 3,5% 3,6% 3,2% 3,9% 3,9% 3,9% 4,1% 3,8% 3,6% 3,4% 3,3% 3,1% 3,0% Elica %total energia elctrica 0,1% 0,2% 0,3% 0,5% 0,5% 0,7% 1,1% 1,6% 2,2% 4,2% 7,6% 11,4% 15,6% 18,5% Geotrmica %total energia elctrica 0,1% 0,1% 0,1% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,2% 0,1% 0,1% 0,1% 0,2% 0,2% 0,2% Fotovoltaica %total energia elctrica 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,4% RenovveisTOTAL %total energia elctrica 48,0% 47,5% 48,3% 43,0% 43,1% 43,0% 43,1% 43,4% 42,5% 43,3% 45,9% 47,2% 49,7% 51,6% EnergiaElctrica TOTAL GWh 9.689,00 9.810,00 9.865,00 10.989,00 11.167,00 11.280,00 11.405,00 11.620,00 12.018,00 13.114,00 13.899,00 14.962,00 15.794,00 16.412,00 %total energia elctrica 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0%

GWh 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 4.032,42 4.036,00 4.130,00 4.051,00 4.035,00 4.037,00 4.050,00 4.061,00 4.061,00 4.321,00 4.493,00 4.524,00 4.524,00 4.524,00

GWh 246,38 248,00 245,00 247,00 257,00 266,00 281,00 294,00 298,00 307,00 323,00 324,00 329,00 333,00

GWh 359,00 345,00 351,00 351,00 441,00 441,00 441,00 479,00 459,00 475,00 476,00 488,00 492,00 492,00

GWh 8,28 18,41 29,16 53,00 57,00 83,00 125,00 190,00 268,00 553,00 1.063,00 1.699,00 2.464,00 3.030,00

GWh 8,80 8,80 8,80 18,00 18,00 18,00 18,00 18,00 18,00 18,00 18,00 30,00 30,00 30,00

GWh 0,34 0,43 0,53 0,65 0,93 1,17 1,34 1,51 2,07 2,70 2,99 3,40 14,50 58,50

GWh 4.655,22 4.656,64 4.764,49 4.720,65 4.808,93 4.846,17 4.916,34 5.043,51 5.106,07 5.676,70 6.375,99 7.068,40 7.853,50 8.467,50

Fonte:elaboradocombaseemDGEGDivisodePlaneamentoeEstatstica,2010(l)

Emtermosdeproduodeelectricidadeepotnciainstalada,aenergiahdrica,abiomassaeaelicaso as que detm o maior peso, embora com evolues distintas, tendo o peso da primeira vindo a diminuir em favor das restantes fontes renovveis, particularmente da elica (quadros 4 e 5). No final de 2008 o total da potncia instalada renovvel atingiu 8467.5 MW. A produo com origem em energia elica cresceu, num perodo de 10 anos (19982008), de um avlor praticamente residual 89 GWh para 5757 GWh (33.5% da contribuio das renovveis para a produo de energia elctrica). J em 2010 havia 205 parques de energia elica com uma potncia instalada de 3802 MW (195 parques e 3566 MW no final de 2009), sendo os seguintes os distritos com mais potncia instalada: Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Vila Real,VianadoCastelo,Lisboa,Leiria,Santarm,BragaeGuarda(l). Em termos de consumo de energia renovvel no consumo final de energia, Portugal, em 2008, era o quinto pas comunitrio no que se refere incorporao de energias renovveis no consumo final de energia (23,2%). O valor de Portugal mais do dobro do da mdia da UE27 (10,3%), apenas atrs da Sucia,Finlndia,Letniaeustria(44,4%,30,5%,29,9%e28,5%,respectivamentegrfico6)(m).

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

15

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Grfico6Percentagemdeenergiarenovvelnoconsumofinaldeenergia(2008)naUE27

Fonte:Eurostat2010NewsletterPlanoTecnolgicoCNEL,Junho2010(m)

Em Portugal, segundo a DGEG, o aproveitamento das energias renovveis depende, em boa medida, da modernizao das infraestruturas e da interligao da rede elctrica nacional com a dos restantes pases europeus. A produo de electricidade com base em energias renovveis prevista at 2020 consta do quadro6(k). Quadro6Produodeelectricidadecombaseemenergiasrenovveisprevista

Fonte:DGEG/ComissoEuropeia,2009(k)

Daobservaodoquadro6prevseumcontributocrescentedasenergiasrenovveisparaaproduode electricidade,comparticularsignificadodaproduodeelectricidadedeorigemhdricaeelica.

16

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Finalmente,umanotasobreaactualcrisefinanceira.Estacrisepareceafectaroinvestimentoemenergias renovveisessencialmentedetrsmaneirasdiferentes: 1) Restringe a quantidade de crdito concedido, aumentando a dificuldade de financiar novos projectoseocustodocapital. 2) Diminui a rentabilidade dos investimentos em energias renovveis, o que associado diminuio do preo do carbono leva a que as centrais elctricas passem a utilizar mais combustveisfsseisemenosenergiasrenovveis. 3) Reduz a necessidade de ter mais capacidade instalada, devido a uma menor presso sobre a procuradeenergia,tornandoestesinvestimentosmenosatractivos. No entanto, o impacto da crise financeira no investimento em energias renovveis varia consideravelmente segundo o desenvolvimento dos mercados e das instituies financeiras locais, as alteraes nos preos relativos dos combustveis e das fontes de energia primria e as condies de financiamentodosprojectosedasoperaescorrentes.Dequalquerforma,oimpactodacrisefinanceira na reduo do investimento em energias renovveis poder ter graves consequncias na reduo da segurana energtica e na atenuao dos efeitos de mitigao das alteraes climticas com impactos negativos,alongoprazo,nobemestarenaqualidadedevida(c). 8. ExposioForadeMudana:

Os actores mais sensveis ao desenvolvimento das energias renovveis so, em primeiro lugar, a sociedade em geral, mais concretamente, os consumidores. O crescimento populacional, o desenvolvimento econmico, as reservas de petrleo e o acesso a essas reservas bem como s reservas de gs natural, as tecnologias energticas e as polticas econmicas relacionadas com a proteco do ambiente e com as alteraes climticas, determinaro o momento e a necessidade da alterao do paradigmaenergtico,oqualdeverterumimpactomuitosignificativonodesenvolvimentodasenergias renovveis(d).Nosectorenergticotendemasurgirnovasempresas,tantoprodutorasdeequipamentos comofornecedorasdeserviosdedicadassenergiasrenovveis,competindoecooperandocomgrandes empresasoperadorasdeenergia. Alm disso, o financiamento de projectos relacionados com o desenvolvimento das energias renovveis envolve a actividade de vrios tipos de instituies financeiras (desde bancos a capitais de risco) e o desenvolvimento do mercado de carbono. Por exemplo, em situaes de crise financeira aumenta a incertezaassociadaaoinvestimentoemenergiasrenovveis,adiandosemuitosprojectos(c). 9. DriverseInibidores: O aumento do preo do petrleo e do gs natural incentiva o investimento em energias renovveis(driver). Ainstabilidadepolticanospasesprodutoresdepetrleoegsnaturalpromoveoinvestimento emenergiasrenovveis,poispermiteaumentaraseguranaenergtica(driver). O aumento das preocupaes com as alteraes climticas induz a utilizao crescente de energias renovveis (driver). No entanto, as energias renovveis tambm tm implicaes negativas do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, por exemplo, na biodiversidade e na paisagem. A disponibilidade de crdito das instituies financeiras orientada para o financiamento de projectosemenergiasrenovveis(driver). A adopo de polticas de energia orientadas para a promoo de energias limpas e renovveis(driver). Embora o desenvolvimento tecnolgico acelerado seja claramente uma driver desta fora de mudana,existemdificuldadesnoquetoca,porexemplo,aodesenvolvimentodetecnologiasde

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

17

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

armazenamento de energia (I&D e sua comercializao), essenciais para potenciar o investimento em energias renovveis pois permite a sua utilizao posterior (por exemplo, a energia solar noite e a energia elica em dias sem vento) e integrao na rede elctrica (inibidor). Anecessidadedehaverrecursosendgenosdeorigemrenovvelnospasespodeimpedira sua utilizao para a produo de electricidade, por exemplo, um pas fracamente dotado em vento ou com fraca exposio solar ou pouca extenso de florestas (sendo diminuta a quantidade de biomassa lenhocelulsica obtida), no garante a viabilidade da utilizao das energias renovveis(inibidor). As crises econmicas e financeiras reduzem os investimentos em tecnologias energticas com risco elevado, baixa rentabilidade e custo muito alto (como o caso de muitas das tecnologias energticasrenovveis)(inibidor). Afaltadeinvestimentoseminfraestruturasdeabastecimentodeenergiaenamodernizaoda rede elctrica no permite aproveitar o aumento da capacidade instalada em energias renovveis,devidoincapacidadedaredeabsorveressaenergia(inibidor). A competitividade das tecnologias energticas associadas aos combustveis fsseis desincentiva oinvestimentoemenergiasrenovveis(inibidor). Impactos no padro da procura da produo agrcola, particularmente no caso dos biocombustveis(inibidor). PrincipaisActores/Stakeholders: Quadro7Principaisinstituiesfinanciadorasdeprojectosdeenergiasrenovveis
Nome ProjectFinance Pas/Origem Brasil Espanha UE27 Alemanha Espanha BNPParibas Kfw BancoEspritoSanto CajaMadrid InterAmericanDevelopment Bank Nome Pas Frana Alemanha Portugal Espanha EUA

10.

BNDES GrupoSantander BancoEuropeude Investimento HSHNordbank GrupoBBVA

Nome SAMSmartEnergy DnBNORMiljoinvest IMPAXEnvironmental Markets PictetCleanEnergyFund SwisscantoClimateInvest Nome BTGPactual JPMorganChase NGENPartners GeneralElectric ArgonautPrivateEquity AXAPrivateEquity TerraFirma

FundosdeEnergiaLimpa Pas Nome BlackrockNewEnergy EUA InvestmentTrust Noruega UBSGlobalInnovators Irlanda ReinoUnido NewAlternativesFund

Pas ReinoUnido Sua EUA Sua Sua Pas Canad Canad China EUA EUA PasesBaixos ReinoUnido

CreditSuisseFutureEnergy VontobelGlobalTrendNew Sua Power CapitaldeRiscoePrivateEquity Pas Nome ChrysalixEnergyVenture Brasil Capital EUA FoundationCapital JiangxiInternationalEntrust EUA FundingStockholdingCo EUA QuercusTrust EUA RockPort Frana WaterlandPrivateEquity ReinoUnido LowCarbonInvestors

18

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Nome DeutscheBank MorganStanley Citi BankofAmericaMerrillLynch GoldmanSachs UBS CreditSuisse Nome ItauBBA RoyalBankofCanada GoldmanSachs JPMorgan MorganStanley BankofAmericaMerrillLynch JefferiesGroup CreditSuisse UBS Nome TricoronaCarbonAsset Management CamcoInternational VitolGroup EcoSecuritiesGroup

MercadosPblicos Pas Nome Alemanha MacquarieGroup EUA EUA EUA EUA Sua Sua JiaYuanLawFirm UriayMenendez JPMorgan JonesDay BNPParibas CliffordChance

Pas Austrlia China Espanha EUA EUA Frana ReinoUnido Pas Alemanha Austrlia China China Espanha Espanha EUA EUA ReinoUnido Pas ReinoUnido ReinoUnido ReinoUnido

FuseseAquisies(intermedirios) Pas Nome Brasil Canad EUA EUA EUA EUA EUA Sua Sua DeutscheBank MacquarieGroup FirstShanghaiInvestments IndustrialandCommercialBank ofChina GrupoBBVA GrupoSantander Lazard Citi HSBC

EmpresasquetransaccionamnoMercadodeCarbono Pas Nome Sucia ReinoUnido ReinoUnido Irlanda EDFTrading ArreonCarbon TradingEmissions

Fonte:elaboradocombaseemBloombergNewEnergyFinance:LeagueTables2010March2010(n)

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

19

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Quadro8Principaisactoresdebioenergia,produtoresdecomponentesedeturbinas elicasedepainissolaresfotovoltaicos

Fonte:elaboradocombaseemJRCRenewableEnergySnapshots,2010(h)e(o)

20

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Quadro9PrincipaisactoreseprojectosdoPlodeCompetitividadeeTecnologiaeEnergiaQREN (2009)
Actores ADENEAgnciaparaaEnergia COGENAssociaoPortuguesaparaaEficincia EnergticaePromoodaCogerao APEAssociaoPortuguesadeEnergia APRHAssociaoPortuguesadosRecursos Hdricos CUF CIN Siemens FEUPFaculdadedeEngenhariadaUniversidade doPorto ISTInstitutoSuperiorTcnico ISEGInstitutoSuperiorEconomiaeGesto FCTFundaoparaaCinciaeTecnologia. RENRedeElctricaNacional AREAMAgnciaRegionaldaEnergiae AmbientedaRegioAutnomadaMadeira ArenaAgnciaRegionaldaEnergiaeAmbiente daRegioAutnomadosAores LisboaENovaAgnciaMunicipaldeEnergiae Ambiente AdEPortoAgnciadeEnergiadoPorto Investigaoedesenvolvimentodeclulasfotovoltaicas (clulasdeGrtzel) Investigaoedesenvolvimentodeclulasfotovoltaicas (clulasdeGrtzel) SustainableUrbanEnergySystems; Investigaoedesenvolvimentodeclulasfotovoltaicas (clulasdeGrtzel);GreenIslandsautosuficincia energticanaIlhadeS.Miguel SustainableUrbanEnergySystems;GreenIslandsauto suficinciaenergticanaIlhadeS.Miguel GreenIslandsautosuficinciaenergticanaIlhadeS. Miguel GreenIslandsautosuficinciaenergticanaIlhadeS. Miguel GreenIslandsautosuficinciaenergticanaIlhadeS. Miguel GreenIslandsautosuficinciaenergticanaIlhadeS. Miguel GreenIslandsautosuficinciaenergticanaIlhadeS. Miguel GreenIslandsautosuficinciaenergticanaIlhadeS. Miguel CriaodoNcleodeInovaoePromoodeEdifcios Sustentveis;LanamentodoInovGrid Projectosncora NUTSII Lisboa Norte Lisboa Lisboa Centro Norte Lisboa Norte Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Madeira Aores Lisboa Norte

Fonte:elaboradocombaseemMEIDeQRENProjectosAprovadosem30deJunho,2010(p)

Na figura seguinte (figura 3) descrevemse, sumariamente, os principais actores do cluster elico em Portugal. Nesta figura, podemos distinguir a dinmica em redor da construo de todas as componentes dos aerogeradores (ou turbinas elicas), sua montagem e o seu transporte at aos parques elicos. Depois existem todas as actividades relacionadas com a constituio dos parques elicos, desde os estudosdeimpactoambiental,construocivildecadaparque,attodasasactividadesrelacionadascom a ligao do parque elico rede elctrica. Isto s se torna possvel porque existem promotores, financiados por empresas do grupo ou entidades privadas sem fins lucrativos, e porque a constituio de umfundoparaainovaoalimentaaolongodotempoainteraconoseiodocluster.

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

21

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

Figura3PrincipaisactoresdoclusterelicoemPortugal

Fonte:Escria,DPPClustersdeEnergiasRenovveis,2008(q)

Finalmente, a figura 4 apresenta a distribuio geogrfica de alguns dos principais actores/clusters de energiasrenovveisemPortugal. Figura4ActoresdoclusterdeenergiasrenovveisemPortugal

Fonte:FiguraelaboradaporngelaLobo;includaemLobo,Lopes,CarvalhoeEscria,DPP,2010(r)

22

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

11. Horizonte temporal: em curso, sendo previsvel que se acentue nos prximos 50 anos. De facto, as drivers fundamentais do investimento em energias renovveis (mudana climtica, insegurana energtica,escassezrelativadecombustveisfsseis,desenvolvimentotecnolgico,etc.)apresentamuma grandeestabilidade. 12. Probabilidade: muito alta, sendo uma evoluo progressivamente crescente desde a ltima dcadadosculoXX,mesmocomoabrandamentodoritmodecrescimentodoinvestimentoemperodos de crise econmica e financeira. De referir, no entanto, as oscilaes que esta tendncia pesada tende a sofrer na sequncia da sua ligao ao crescimento econmico (via expectativas de procura de energia e disponibilidadedecapital,porexemplo). 13. Fontes4: (a) InternationalEnergyAgency:EnergyTechnologyPerspectives2010Scenarios&Strategiesto 2050,OECDIEAJuly2010;(2) (b) UnitedNationsEnvironmentProgramme(UNEP);SEFI;BloombergNewEnergyFinance:Global TrendsinSustainableEnergyInvestment2009http://www.unep.org/15178545D2F546708DA3 1CE80F484CDB/FinalDownload/DownloadIdF29E114AC53C69D7B673DFD83B621FFA/15178545D2F5 46708DA31CE80F484CDB/pdf/Global_trends_report_2009.pdf;(3) (c) InternationalEnergyAgency(IEA):WorldEnergyOutlook2009;OECDIEA2009;(2)

(d) Escria,Susana:PlataformasTecnolgicas:ComoseOrganizamemTornodasTecnologias Energticas?,DPP,Julho2007http://www.dpp.pt/pages/files/Plataformas_Tecnologicas.pdf;(2) (e) U.S.DepartmentofEnergy:U.S.CanadCleanEnergyDialogueActionPlan,September2009 http://www.climatechange.gc.ca/default.asp?lang=En&n=BDE8CD021;(3) (f) ComissoEuropeia:COMMUNICATIONFROMTHECOMMISSIONTOTHEEUROPEAN PARLIAMENT,THECOUNCIL,THEEUROPEANECONOMICANDSOCIALCOMMITTEEANDTHECOMMITTEE OFTHEREGIONSInvestingintheDevelopmentofLowCarbonTechnologies(SETPlan)ATECHNOLOGY ROADMAP,7deOutubrode2009 http://ec.europa.eu/energy/technology/set_plan/doc/2009_comm_investing_development_low_carbon _technologies_roadmap.pdf;(3) (g) ComissoEuropeia:DIRECTIVA2009/28/CEDOPARLAMENTOEUROPEUEDOCONSELHOde23 deAbrilde2009relativapromoodautilizaodeenergiaprovenientedefontesrenovveisquealtera esubsequentementerevogaasDirectivas2001/77/CEe2003/30/CEhttp://eur lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:32009L0028:EN:NOT;(3) (h) Bloem;MonfortiFerrario:RenewableEnergySnapshots2010,JRCScientificandTechnical Reports,EuropeanCommission,June2010 http://re.jrc.ec.europa.eu/refsys/pdf/Snapshots_EUR_2010i.pdf;(3) MinistriodaEconomia:PolticaenergticaVol.1,2007http://www.min economia.pt/document/Energia_Alteracoes.pdf;(2) (j) MinistriodaEconomia,daInovaoedoDesenvolvimento:EstratgiaNacionaldeEnergiaENE 2020:umainspiraoparaPortugaleumaideiaparaoMundo,Abril2010 www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Documentos/.../Plano_Novas_Energias.pdf;(2)
(i)

4 utilizadaaseguintetipologiaparaclassificarasfontes:marginaisoufringe(1);generalistasoumainstream(2); especializadasouexpert(3).

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

23

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10

(k) ComissoEuropeia:PlanodeAcoNacionalparaasEnergiasRenovveisDocumentode PrevisoPortugal http://ec.europa.eu/energy/renewables/transparency_platform/doc/portugal_forecast_portuguese.pdf;(3) (l) DirecoGeraldeEnergiaeGeologia:EnergiasRenovveishttp://www.dgge.pt/;(2)

(m) MinistriodaEconomia:RenovveisnoconsumofinaldeenergiaEurostat13deJulhode2010 PlanoTecnolgicoEstratgiadeLisboa,NotciasRankingseRelatrios,Newsletter07/14Julho2010II Srie;(2) (n) BloombergNewEnergyFinance:LeagueTables2010,March2010 http://www.newenergyfinancesummit.com/assets/downloads/League_Tables_2010.pdf;(3) (o) ComissoEuropeia:COMMUNICATIONFROMTHECOMMISSIONTOTHEEUROPEAN PARLIAMENT,THECOUNCIL,THEEUROPEANECONOMICANDSOCIALCOMMITTEEANDTHECOMMITTEE OFTHEREGIONSInvestingintheDevelopmentofLowCarbonTechnologies(SETPlan)R&DINVESTMENT INTHEPRIORITYTECHNOLOGIESOFTHEEUROPEANSTRATEGICENERGYTECHNOLOGYPLAN,7de Outubrode2009 http://ec.europa.eu/energy/technology/set_plan/doc/2009_comm_investing_development_low_carbon _technologies_r_and_d.pdf;(3) (p) MinistriodaEconomia:QRENProjectosAprovadosa30deJunhode2010 http://www.incentivos.qren.pt/innerpage.aspx?idCat=488&idMasterCat=342&idLang=1;(2) (q) Escria,Susana:OCLUSTERDASENERGIASRENOVVEISUMACOMPARAODAS EXPERINCIASEMVRIASREGIESDAEUROPAEDOCANADOclusterelicoemPortugaldefinido comoumconjuntodeactividadescomplementaresdeempresascomcompetnciastecnolgicas especficasquefornecemequipamentos,componentesouserviosparaofabricoeexploraode aerogeradoreseParquesElicoscomumadeterminadaimplantaoregional,quepromovao adensamentodasrelaesintraeinterindustriais.DPP,Maro2008 http://www.dpp.pt/pages/files/Energias_Renovaveis.pdf;(3) (r) ngelaLobo,EmdioLopes,FilomenaCarvalho,SusanaEscria:Energia2020UmObjectivoa dezanosoqueaprendemos,ApresentaonoDPPa23deAbril2010;(2) (s) InstitutodaguaI.P.:OProgramaNacionaldeBarragensdeElevadoPotencialHidroelctrico:O PNBEPH,temcomoobjectivoidentificaredefinirprioridadesparaosinvestimentosarealizarem aproveitamentoshidroelctricosnohorizonte20072020 http://www.inag.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=59%3A+Programa+Nacional+de+B arragens+com+Elevado+Potencial+Hidroel%C3%A9ctrico&Itemid=45;(3) (t) ComissoEuropeia:COMMUNICATIONFROMTHECOMMISSIONTOTHEEUROPEAN PARLIAMENT,THECOUNCIL,THEEUROPEANECONOMICANDSOCIALCOMMITTEEANDTHECOMMITTEE OFTHEREGIONSInvestingintheDevelopmentofLowCarbonTechnologies(SETPlan),7deOutubrode 2009 http://ec.europa.eu/energy/technology/set_plan/doc/2009_comm_investing_development_low_carbon _technologies_en.pdf;(3) (u) MinistriodaEconomia:Energiaealteraesclimticashttp://www.min economia.pt/document/Energia_Alteracoes.pdf;(2) (v) USDepartmentofEnergy:TheDepartmentofEnergyStrategicPlan,September2009 http://www.cfo.doe.gov/strategicplan/strategicplan.htm;(3) (w) Gonalves,AnaMaria:Atempestadequechegouaonegciodasrenovveis,DirioEconmico, 28/9/2010,http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7B11DFDEC471BB 44D59826D174B1D9C189%7D;(2)

24

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

CRESCENTEINVESTIMENTOEMENERGIASRENOVVEIS_SD10


Asideiasexpressasnestapublicaosodaexclusivaresponsabilidadedosrespectivosautores,notraduzindoqualquerposiooficialdo DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionais. DPPDepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionais(MAOT) www.dpp.pt

DepartamentodeProspectivaePlaneamentoeRelaesInternacionaisProjectoHorizonScanningDPP

25

Vous aimerez peut-être aussi