Vous êtes sur la page 1sur 9

UNIVERSIDADE METODISTA DE ANGOLA CURSO DE DIREITO

INTEGRAAO ECONOMICA (UNIAO EUROPEIA)

INTEGRAAO ECONOMICA (UNIAO EUROPEIA)

INTRODUO
O surgimento dos blocos econmicos esta fundado no Direito Internacional Publico, pois atravs dos tratados que os pases acordam o inicio da integrao econmica. Atravs do princpio de Pacta Sunt Servanda os pases firmam o compromisso de integrao entre si e comprometem-se a cumpri-lo, harmonizando a sua legislao interna aos preceitos estabelecidos em conjunto. Estes tratados assinados pelos pases passam pelo poder legislativo nacional passando a ter validade interna. Este processo respeita o princpio da soberania dos estados e a diviso interna de poderes.

DESENVOLVIMENTO:
A integrao econmica a supresso das barreiras existentes entre dois ou mais pases de modo a no futuro formarem um mercado alargado nico. Este perodo longo, no qual, os pases efectuam adaptaes econmicas que se alargam ao nvel social e poltico, de modo a diminuir as diferenas estruturais entre si. Tem como principal objectivo a manuteno da paz e o desenvolvimento econmico entre os pases. Logo a integrao pode subdividir-se e assumir diferentes formas, que traduzem os diferentes graus de integrao, dos quais: Zona de Comrcio Livre, Unio aduaneira, Mercado Comum, Unio Econmica e Monetria.

Zona de comrcio livre: emerge a partir do acordo entre diversos pases com vista a revogar as barreiras alfandegrias e comerciais entre si. Elimina os impostos importao de produtos. Facilita a livre circulao de produtos fabricados pelos pases terceiros. Alem disso cada pas mantm a sua prpria pauta aduaneira e o seu prprio regime de comrcio com terceiros pases. Na formao desta zona presume-se que os pases que a integram tenham um grau de desenvolvimento comparativamente semelhante. Unio aduaneira: aqui, na coeso entre pases, efectua-se a livre circulao de todos os produtos que se encontrem no territrio dos pases-membros (dado que foram eliminados os direitos aduaneiros s livres trocas de produtos).

Este tipo de integrao realiza-se quando os pases apresentam uma forte relao entre si.

Mercado comum: a livre circulao de pessoas, servios e capitais para qualquer pas que pertena unio europeia. Permite que os trabalhadores se fixem livremente num pas de maneira a melhorar as condies de vida (habitao, trabalho, sade, etc.) Livre estabelecimento de empresas num pas onde existem condies vantajosas que facilitam valer-se s fontes de capital em todos os Estados-membros. Exemplo: deslocamo-nos para outro pas e decidimos estabelecer a nossa empresa. Como vamos precisar de dinheiro para puder geri-la da melhor maneira decidimos recorrer ao crdito nesses mesmos pases. Unio econmica e monetria: Organizao das polticas oramentais, definindo limites para a dvida e o dfice pblicos. Dado que a EUROPA o maior bloco comercial do mundo ou seja destaca se por ter sido um processo de integrao abrangente, que inclui acordos comerciais e at a Unio Monetria. A UE passou pelas etapas de integrao como livre comrcio, unio aduaneira e comrcio comum, e se consolidou como unio econmica atravs do estabelecimento do EURO como moeda comum. A integrao dos pases europeus desde os primeiros eventos, quando do encerramento da Segunda Guerra Mundial, at a subscrio do Tratado de Maastricht, que criou a Unio Europeia: O processo de integrao europeia fora por razoes polticas e econmicas. As origens do processo de integrao na Europa remontam aos anos que se seguiram II Guerra Mundial. O continente europeu, devastado pela grande guerra, revelou ser o principal palco de vrias batalhas, assistiu a milhes de mortes, viu destruda a sua economia e contemplou a derrota histrica do seu poder e influncia. Na cena poltica internacional observou-se a ascenso de duas novas superpotncias: os Estados Unidos da Amrica e a Unio Sovitica. Os dois maiores vencedores da guerra passariam a dominar o mundo, cada qual, convencido da superioridade da sua ideologia. Num contexto de destruio e submisso, comearam a surgir ideias de integrao europeia no sentido de fazer emergir um conceito de organizao capaz de ultrapassar antagonismos nacionais e de unir os destinos dos povos europeus, proporcionando, tambm, as condies para a recuperao econmica do continente.

No rescaldo dos conflitos entre naes, ideologias e povos identificava-se uma prioridade na Europa - a paz. Ao 9 de Maio de 1950, Robert Schumann props que a Frana e a Alemanha, assim como qualquer outro pas disposto a juntar-se iniciativa, reunissem e comunitarizassem os seus recursos de carvo e de ao, promovendo simultaneamente o desenvolvimento de relaes de solidariedade que permitissem afastar qualquer sombra de uma nova guerra em solo europeu. Algumas organizaes econmicas da Europa, que gerou o que seria mais tarde a Unio Europeia. Compreende a Blgica, Pases Baixos e Luxemburgo, sendo inicialmente uma rea de livre comrcio entre estes trs pases (Benelux) e mais tarde, a adio da Itlia, Alemanha e Frana daqui surge em 1951, atravs do tratado de Roma o estabelecimento da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA) na qual criaram um mercado comum do carvo e do ao em objectivo deste Tratado era contribuir para o aumento do emprego e para a melhoria do nvel de vida, garantindo a igualdade de acesso s fontes de produo, velando pelo estabelecimento dos preos mais baixos e pela melhoria das condies dos trabalhadores e promover o comrcio internacional e a modernizao da produo. Estabeleceu uma Alta Autoridade, uma Assembleia, um Conselho de Ministros e um Tribunal de Justia. A Comunidade era dotada de personalidade jurdica. Alta Autoridade (presidida por Jean Monnet) era um rgo executivo colegial independente, que tinha por tarefas assegurar a realizao dos objectivos fixados no Tratado e agir no interesse geral da Comunidade. Era composta por nove membros (no podendo o nmero de membros com nacionalidade de um mesmo Estado ser superior a dois) designados por seis anos. Tratava-se de uma verdadeira instncia supranacional, dotada de poder de deciso. Velava pela modernizao da produo e pela melhoria da sua qualidade, pelo fornecimento dos produtos em condies idnticas, pelo desenvolvimento da exportao comum e pela melhoria das condies de trabalho nas indstrias do carvo e do ao. A Alta Autoridade tomava decises, formulava recomendaes e emitia pareceres. Era assistida por um comit consultivo composto por representantes dos produtores, dos trabalhadores, dos utilizadores e dos comerciantes. A Assembleia era composta por 78 deputados, delegados dos Parlamentos nacionais: 18 no caso da Alemanha, da Frana e da Itlia, 10 no caso da Blgica e dos Pases Baixos e 4 no caso do Luxemburgo. O Tratado conferia a esta Assembleia um poder de controlo. O Conselho integrava seis representantes delegados dos Governos nacionais. A presidncia do Conselho era exercida rotativamente por cada membro, por um perodo de trs meses. O Conselho destinava-se a harmonizar a aco da Alta Autoridade e a poltica econmica geral dos governos. O seu parecer favorvel era necessrio para as decises importantes tomadas pela Alta Autoridade.

O Tribunal de Justia era composto por sete juzes nomeados, de comum acordo pelos Governos dos Estados-Membros, por seis anos. Assegurava o respeito do direito em relao interpretao e aplicao do Tratado. Como consequncia das crises energticas, a Assembleia da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA) props a extenso dos poderes da CECA a outras formas de energia. Contudo, Jean Monnet, o presidente da Alta Autoridade, rejeitou a proposta, sugerindo uma organizao distinta para a energia nuclear, em parte por causa dos receios de um possvel uso militar desta energia. Contudo, os estados do Benelux e a Repblica Federal da Alemanha tambm desejavam a criao de um mercado comum, a que a Frana se opunha, devido sua poltica de proteccionismo. Para conciliar as partes, Jean Monnet props a criao de duas comunidades distintas: Em Maro de 1957, foram assinados, em Roma, mais dois Tratados, os quais deram origem a duas novas Comunidades: A C.E.E (Comunidade Econmica Europeia), que dizia respeito generalidade dos sectores econmicos; A C.E.E.A (Comunidade Europeia da Energia Atmica), que tinha como objectivo a cooperao pacfica no domnio da energia atmica. Assim passaram a existir trs Comunidades, a C.E.C.A., a C.E.E.A. e a C.E.E., sendo formadas por seis pases Frana, Alemanha, Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo. A C.E.E. tinha como objectivo criar um mercado comum, ou seja, facilitar bastante as trocas comerciais entre os diferentes pases. Alm disso passaram todos a seguir as mesmas regras no comrcio com os outros pases do mundo. Quanto aos agricultores, receberam apoios para poderem melhorar as condies de produo. Ao conjunto de novas regras estabelecidas para a agricultura chamou-se Poltica Agrcola Comum (P.A.C.). Em 1 de Julho de 1968, utiliza-se a Supresso dos direitos aduaneiros entre os seis, criando-se pela primeira vez condies para o comrcio livre. So aplicados os mesmos direitos aduaneiros aos produtos importados dos outros pases. Nasce assim o maior mercado do mundo. O comrcio entre os seis desenvolve-se rapidamente, da mesma forma que entre a Comunidade e o resto do mundo.

OS PRIMEIROS ALARGAMENTOS E O RELANAMENTO (1970-1985)


Durante este perodo, assistiu-se aos primeiros alargamentos das trs Comunidades a novos Estados-Membros e a dinmica comunitria foi relanada graas a decises concretas. A Gr-Bretanha adere s Comunidades Europeias em Janeiro de 1973, juntamente com a Dinamarca e a Irlanda. Em 1981, a vez da Grcia, seguida da Espanha e de Portugal em 1986. A construo comunitria prosseguiu durante a dcada de 70.

Outra evoluo importante da Unio Europeia foi a entrada em vigor, em 1987, do Ato nico Europeu, que estabeleceu as bases para a criao, em 1992, do Mercado nico Europeu. O Tratado de Maastricht, tambm conhecido como Tratado da Unio Europeia (TUE) foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992 na cidade holandesa de Maastricht um elo fundamental para a criao de uma Europa unificada porque, pela primeira vez, ultrapassa o objectivo econmico inicial da Comunidade de constituir um mercado comum e d-lhe uma vocao de unidade poltica. Consagra oficialmente o nome de Unio Europeia que a partir da substituir o de Comunidade Europeia. Em 1 de Novembro de 1993, entrou em vigor o Tratado de Maastricht. A estrutura do tratado da Unio composta por trs pilares: Um pilar central comunitrio: Composto pelo mercado nico, a Unio Econmica e Monetria (UEM), a reforma da Poltica Agrcola Comum, os Fundos Estruturais e o Fundo de Coeso e a ampliao da noo de cidadania dos cidados da UE; Dois pilares intergovernamentais:

O da Poltica Externa e Segurana Comum (PESC); O da cooperao em matria de Justia e Assuntos Internos (JAI) CIDADANIA EUROPEIA A cidadania europeia possibilita certos direitos e privilgios no seio da Unio Europeia; em muitas reas os cidados europeus tm os mesmos ou similares direitos que os cidados nativos de outro Estado-membro. Entre os direitos de que gozam os cidados europeus destacam-se: O direito da liberdade de movimento e residncia em qualquer pas membro da Unio e o direito de pleitear postos de trabalho em qualquer esfera (incluindo servio civil excepo de posies delicadas como a Defesa) (artigo 18). O direito de voto e o direito de se candidatar s eleies locais (municipais) e europeias em qualquer Estado-membro sob as mesmas condies que os nacionais do Estado em que reside (artigo 19).

O direito de proteco pelas autoridades diplomtico-consulares de outro Estado-membro num pas extracomunitrio, no caso de no haver representao diplomtico-consular do Estado do qual o cidado nacional (artigo 20).

UNIO ECONMICA E MONETRIA (UEM) A Unio Econmica e Monetria (UEM) designa um processo destinado a harmonizar as polticas econmicas e monetrias dos Estados Membros da Unio, com o objectivo de instaurar uma moeda nica, o euro. A UEM foi objecto de uma Conferncia Intergovernamental (CIG), realizada em Dezembro de 1991, em Maastricht. CRITRIOS DE CONVERGNCIA PARA A UEM A relao entre o dfice oramental e o produto interno bruto no deve exceder 3% e a relao entre a dvida pblica e o produto interno bruto no deve exceder 60 %. Um elevado grau de estabilidade dos preos e uma taxa mdia de inflao (ao longo do ano que antecede a anlise) que no pode exceder em mais de 1,5 pontos percentuais a verificada nos trs Estados-Membros com melhores resultados em termos de estabilidade dos preos. A taxa de juro nominal mdia a longo prazo no deve exceder em mais de 2 pontos percentuais a verificada nos trs Estados-Membros com melhores resultados em termos de estabilidade dos preos. As margens de flutuao normais previstas no mecanismo de taxas de cmbio devem ser respeitadas, sem tenses graves, durante, pelo menos, os ltimos dois anos anteriores anlise. Estes critrios de convergncia tm por objectivo assegurar que o desenvolvimento econmico da UEM seja equilibrado e evitar que provoque tenses graves entre os Estados-Membros POLTICA MONETRIA Poltica monetria a actuao das autoridades monetrias sobre a quantidade de moeda em circulao, de crdito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econmico.

A Poltica Monetria age directamente sobre o controlo da quantidade de dinheiro em circulao, visando defender o poder de compra da moeda. Tal prtica pode ser expansionista ou restritiva. Em uma poltica monetria restritiva, a quantidade de dinheiro em circulao diminuda, ou mantida estvel, com o objectivo de arrefecer a economia e evitar o aumento dos preos. Em uma poltica monetria expansionista, a quantidade de dinheiro em circulao aumentada, com o objectivo de aquecer a procura e incentivar o crescimento econmico. Cabe ressaltar que a poltica monetria expansionista visa criar condies para o crescimento econmico, porm no o determina. PARLAMENTO EUROPEU: Parlamento Europeu a expresso democrtica de 374 milhes de cidados europeus. Constitui assim a Assembleia eleita nos termos dos Tratados. No Parlamento Europeu esto representadas, a nvel de formaes polticas europeias, as grandes tendncias polticas existentes nos pases membros. Tem sede em Estrasburgo, na Frana. CONSELHO EUROPEU Conselho Europeu rene os chefes de Estado e de governo dos Estados Membros da Unio Europeia e o Presidente da Comisso. Criado em 1974, foi institucionalizado em 1986 pelo Acto nico Europeu.

CONCLUSAO:
Sendo que a Unio Europeia o bloco mais complexo e bem estruturado de todos servindo de modelo para casos como o Mercosul, Unio Africana que se espelham no modelo europeu quanto a caractersticas homogneas, actualmente porem pudemos ver a real integrao que o bloco apresenta com relao ao suporte e interligaes de cada economia. A crise na Grcia expos as fissuras fundamentais da Unio monetria europeia na qual o bloco no s deixou que continuasse como tambm que alastrasse a outros pases europeus como a Espanha, Portugal e Irlanda por exemplo porque ocorreu um aumento de emprstimos gerados pelos bancos aos pases com semelhana a Grcia (alta taxa de desemprego, deficit publico e divida externa) e que representam as economias mais fracas da europa. O aumento desses emprstimos desencadeou num efeito em cadeia dos pases membros mais fortes diante da alta exposio de seus bancos ao risco Grcia. A crise externa financeira internacional por exemplo dos EUA tambm revelaram a brecha existente no bloco europeu. indiscutvel o facto de a U.E ser um bloco econmico com grande complexidade, liderana multinvel, exemplo de integrao regional e que

apresenta poder de barganha internacional principalmente no que diz respeito ao comrcio, neste sentido um sucesso. Mas a ideia de fortaleza e indestrutibilidade pode ser facilmente posta em causa quando analisada a situao actual do bloco que deixa claro que a integrao no conseguiu desenvolver um processo que desvendasse a assimetria econmica entre os pases membros para que a vulnerabilidade dos mesmos fosse evitada na esfera global neste sentido um fracasso

Bibliografia
LEITE, Antnio Nogueira, Comunidade Econmica Europeia (CEE) , In Dicionrio de Histria de Portugal, Vol. 7, Suplemento A/E, 1. ed., Figueirinhas, Lisboa, 1999, pp. 380-383; TELO, Antnio Jos, Poltica Externa, In Dicionrio de Histria do Estado Novo, Vol. II, Crculo de Leitores, 1996, pp. 768-776; UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Centro de Documentao Tratado de Roma [em linha]. Coimbra: Centro de Documentao Europeu [Consulta em Maro de 2007]. Disponvel em http://dupond.ci.uc.pt/CDEUC/TRIND.HTM EUROPA. Portal da Unio Europeia Tratado de Roma [download]. Eurolex [Consulta em Maro de 2007]. Disponvel em http://europa.eu/index_pt.htm; ANA MARIA GUERRA MARTINS, DIREITO COMUNITARIO LEX LISBOA 1992 (SUMARIOS); JOAO MOTA CAMPOS, DIREITO COMUNITARIO, FUNDAAO GULBENKEIN, LISBOA; FAUSTO QUADROS, DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO; Eduardo de Freitas - Graduado em Geografia; MATERIA DE DIP DA UMA http://oscincoeaue.blogspot.com; INTERNET PESQUISAS DIVERSAS

Vous aimerez peut-être aussi