Vous êtes sur la page 1sur 2

Multas

Pgina 1 de 2

Multas
348 As multas por infraes fiscais so dedutveis na determinao do lucro real?

As multas por infraes fiscais, como regra geral, no so dedutveis como custo ou despesa operacional. Entretanto, podero ser dedutveis as multas de natureza compensatria e as impostas por infraes de que no resultem falta ou insuficincia de pagamento de tributo (RIR/1999, art. 344, 5o). 349 O que deve ser entendido por multas fiscais?

Consideram-se multas fiscais, aquelas impostas pela lei tributria (PN CST n o 61, de 1979). Quando decorrentes de falta ou insuficincia de pagamento de tributo e no sejam de natureza compensatria, sero indedutveis. 350 As multas no qualificadas como fiscais so dedutveis?

A vedao dedutibilidade de multas (RIR/1999, art. 344, 5o), refere-se especificamente s multas impostas pela legislao tributria, pois diz respeito dedutibilidade de multas por infraes fiscais. As multas decorrentes de infrao s normas de natureza no tributria, tais como as decorrentes de leis administrativas, penais, trabalhistas etc. (como por exemplo: multas de trnsito, pesos e medidas, FGTS, INSS, CLT etc.), embora no se caracterizem como fiscais, so indedutveis na determinao do lucro real por no se enquadrarem no conceito de despesa operacional dedutvel para fins do imposto de renda e no atenderem ao disposto no art. 299 do RIR/1999, que condiciona a dedutibilidade das despesas a que elas sejam necessrias atividade da empresa e manuteno da respectiva fonte produtora (PN CST no 61, de 1979, item 6). 351 Como se pode compensatria? identificar a multa de natureza

A multa de natureza compensatria destina-se a compensar o sujeito ativo da obrigao tributria pelo prejuzo suportado em virtude do atraso no pagamento que lhe era devido. penalidade de carter civil, posto que comparvel indenizao prevista no direito civil. Em decorrncia disso, nem a prpria denncia espontnea capaz de excluir a responsabilidade por esses acrscimos, usualmente chamados moratrios. Porm, nem todos os acrscimos moratrios previstos na legislao tributria podem ser considerados compensatrios. A multa moratria somente ter natureza compensatria quando, cumulativamente, preencher as seguintes condies: a. b. no ser excluda pela denncia espontnea; e guardar equivalncia com a leso provocada, o que revelado pela prpria lei ao fixar o percentual em funo do tempo de atraso (exemplo: 0,33% por dia de atraso at o limite mximo de 20%, fixado para imposio de multa moratria) (PN CST no 61, de 1979, item 4, e Lei no 9.430, de 1996, art. 61). De forma geral, quais as multas ou acrscimos moratrios, considerados de natureza compensatria, que so dedutveis?

352

Os que decorram do recolhimento do tributo fora dos prazos legais. A ttulo de exemplo, os juros de mora de 1% no ms do pagamento ou aqueles calculados com base na taxa Selic, pelo prazo em que perdurar a inadimplncia; as multas moratrias por recolhimento espontneo de tributo fora do prazo, calculadas com base no percentual de 0,33% por dia de atraso at o limite mximo de 20%; a multa por apresentao espontnea de declarao fora do prazo (PN CST no 61, de 1979, subitem 4.7, "a", e Lei no 9.430, de 1996, art. 61). 353 Como se identificam as multas impostas por infraes de que resultam falta ou insuficincia de pagamento de tributo?

So as multas por descumprimento de obrigao principal ou de um tipo de obrigao acessria cuja inadimplncia resulta em infrao da principal, ou seja, falta ou insuficincia de pagamento de tributo. Essas obrigaes acessrias possuem esse efeito por terem sido erigidas, pela legislao, em condio do lanamento normal. Como tais se incluem, por exemplo, a obrigao de prestar informaes quanto matria de fato indispensvel constituio de crdito tributrio e a obrigao de reter o imposto de renda na fonte (PN CST no 61, de 1979).

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2005/PergResp2005/pr348a355.h... 09/06/2011

Multas

Pgina 2 de 2

354

Qual a distino entre as multas por infraes fiscais de que resultam falta ou insuficincia de pagamento de tributo (indedutveis) e as de natureza compensatria (dedutveis)?

As multas fiscais so punitivas ou compensatrias. A compensatria j foi objeto de resposta em pergunta anterior. A multa de natureza punitiva aquela que se funda no interesse pblico de penalizar o inadimplente. a multa proposta por ocasio do lanamento de ofcio pela autoridade administrativa. aquela cuja aplicao excluda pela denncia espontnea a que se refere o artigo 138, do Cdigo Tributrio Nacional, em que o arrependimento, oportuno e formal, da prtica da infrao faz cessar o motivo de punir (PN CST no 61, de 1979). Como exemplo de multas punitivas, podemos citar: a. b. c. d. e. as multas de lanamento de ofcio aplicadas sobre a totalidade ou diferena do imposto devido, nos casos de falta de declarao, declarao inexata ou de evidente intuito de fraude (RIR/1999, art. 957); a aplicada sobre a totalidade ou diferena de imposto, resultante da reunio de duas ou mais declaraes, quando a pessoa jurdica no apresentar uma s declarao para cada perodo-base de incidncia (RIR/1999, art. 964, II, "b"); a aplicada quando for apurado, mediante reviso posterior, que a indicao da receita bruta ou do lucro tributvel, feita pela pessoa jurdica em sua declarao, o foi com inobservncia das disposies legais (RIR/1999, art. 957); a aplicada quando a fonte pagadora deixar de descontar o imposto de renda na fonte sobre rendimentos do trabalho assalariado (RIR/1999, art. 957, com as alteraes da Lei no 9.430, de 1996, art. 44); a aplicada fonte pagadora obrigada a reter tributo ou contribuio, no caso de falta de reteno ou recolhimento, ou recolhimento aps o prazo fixado, sem o acrscimo de multa moratria (Lei no 10.426, de 2002, art. 9o). Quais as infraes que no resultam falta ou insuficincia de pagamento de tributo, cujas multas so dedutveis?

355

So aquelas relativas s obrigaes acessrias no erigidas pela legislao como indispensveis ao lanamento normal do tributo. Nesse caso, as multas a elas correspondentes, por no resultarem falta ou insuficincia de pagamento de tributo, so dedutveis. Como exemplo de multa dessa natureza cita-se a aplicada s pessoas jurdicas que deixarem de fornecer aos beneficirios, no prazo legal, ou fornecerem com inexatido, o comprovante de pagamentos com reteno na fonte (PN CST n o 61, de 1979).

Atualize sua pgina

Poltica de Privacidade e Uso Pgina Inicial

Unidades de Atendimento

Fale Conosco

Receitafone - 146

Ouvidoria

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2005/PergResp2005/pr348a355.h... 09/06/2011

Vous aimerez peut-être aussi