Vous êtes sur la page 1sur 15

Literatura infantil e juvenil: seleo de livros e textos, justificativas das escolhas sob o olhar do professor do Ensino Fundamental

Renata Junqueira de Souza Cyntia Graziella Guizelim Simes Girotto UNESP Ao falarmos sobre Literatura infantil: seleo de livros e textos (justificativas das escolhas) algumas questes, logo de incio, nos convidam reflexo. Quais so os critrios para a seleo? Esto embasados em quais pressupostos terico-metodolgicos? Qual a qualidade literria dos livros e textos? O professor tem formao especfica na rea do ensino da leitura e, especificamente, da leitura literria para realizar tais escolhas? Todavia, antes de adentrarmos nessa discusso faz-se necessria uma breve contextualizao. Vivemos num pas que se apresenta cheio de contradies, no qual ainda encontramos relaes sociais discriminatrias, aliadas s prticas excludentes, gerando injustia social e violncia, todavia uma nao que tambm se apresenta com grande riqueza cultural, complexa e plural, necessitando de pluralidade de alternativas. Para solidificar tal sociedade, preciso ampliar o plural que potencialmente h em cada indivduo (PCNs, 1998). A escola pblica tem, nesse sentido, uma funo muito importante, primeiro porque espao em que podem conviver crianas e jovens de origens e nveis scioeconmicos diferentes, com costumes e vises de mundo diferentes. tambm o espao pblico para a vivncia democrtica com a diferena, e, finalmente, porque a escola a instituio criada para apresentar s crianas e aos jovens, os conhecimentos acumulados e sistematizados da histria do pas e da humanidade, democratizando assim, o acesso ao saber produzido o que depende prioritariamente do aprendizado e desenvolvimento das capacidades discursivas. Nesse contexto, se quisermos construir uma sociedade mais justa e democrtica, na qual todos tenham acesso educao, cultura, ao esporte, ao emprego, moradia, ao saneamento bsico e sade, onde haja, efetivamente, participao democrtica (inclusive nas discusses sobre a elaborao de polticas pblicas e nas decises sobre o

2 uso das verbas pblicas no caso das polticas na rea do ensino da leitura literria, para a qual a nossa pesquisa financiada pela FAPESP, pretende contribuir 1 ), uma sociedade em que haja qualidade social na prestao dos servios, precisamos lutar para a plenitude da cidadania, superando discriminaes e atuando concretamente sobre os mecanismos de excluso, em nosso caso, excluso dos processos de formao da competncia leitora. sabido que, nas ltimas dcadas, os movimentos em prol da leitura produziram programas institucionais de leitura, a exemplo do Pr-leitura, do Proler, do Leia Brasil, do Fome de livro, Letra & Vida, dentre outros, todavia compreendidos como iniciativas de alcance limitado, que no se constituram em polticas permanentes e de largo alcance (Cordeiro, 2004, p. 96). Priorizar a ampliao e o alcance de tais polticas pblicas deve ser compromisso de todos. Nessa direo, uma profuso de debates, encontros, seminrios e publicaes tm orientado a formao docente no campo da leitura. O impacto desses movimentos tem trazido alguns resultados interessantes, na medida em que se questionam ou se desconstroem concepes e prticas equivocadas de leitura por parte de muitos professores. Por outro lado, problemas e equvocos aparecem quando novas abordagens tericas ou metodolgicas so rapidamente introduzidas no cotidiano escolar, prescindindo de um tempo de amadurecimento e de aproximao para que os professores possam lidar com esses novos contedos. Vivenciar os desafios de formar leitores em uma sociedade globalizada, que se move freneticamente num circuito de milhares de informaes vindas de muitas fontes e lugares, j suficiente para criar entraves. Como processar e selecionar aquelas leituras que mais nos tocam e nos dizem respeito, dentro desse cenrio? Eis algo que, de partida, nos angustia, recaindo de forma ainda mais ruidosa na formao dos leitores, que, no espao escolar, encontram na figura do professor, ou da professora, o(a) mediador(a) da tarefa de compreender e selecionar, em meio a esse arsenal de dados, o que h de mais essencial para conduzir uma tarefa dessa natureza.
1

Financiado pela FAPESP e CNPq, na fase diagnstica, o projeto, realizado no Brasil, observou o perfil e procedimentos de leitura, entre professores (cerca de 900), alunos (cerca de 6 mil estudantes de 3 a 6 sries do Ensino Fundamental) e bibliotecrios (110) de escolas pblicas municipais e estaduais da regio Oeste do Estado de So Paulo, representada pelas cidades de Presidente Prudente, Marlia e Assis. H uma equipe de trabalho formada por professores-pesquisadores de trs unidades da UNESP correspondentes aos municpios citados, respectivamente: Ana Maria dos Santos da Costa Menin e Renata Junqueira de Souza; Cyntia Graziella Guizelim Simes Girotto e Dagoberto Buim Arena; Rony Farto Pereira, Juvenal Zancheta, Odilon Helou Fleury Curado e Joo Lus Ceccantini.

3 A fala dos professores, sujeitos da pesquisa, retrata esse desafio e/ou evidencia que o cenrio comentado acima, sequer considerado ou apresentado como aspecto de preocupao.
Ns (temos) assim... tem as indicaes do livro, tem (algumas leituras) do Menino Maluquinho, tem os irmos Grimm, n... e s vezes assim eu escolho de repente... na semana do folclore ns trabalhamos as lendas...mas assim :: eu costumo pegar o tema que eu estou trabalhando e estar puxando as literaturas pra... praquele tema mas assim didtico (...) de repente algum tema que apresenta dvida, (traz mesmo)... eu trouxe um texto... ah.... agora me fugiu o nome ... e um texto que fala da catadora de vidros... [...] Por que eu percebi que tinha algumas crianas que estavam com um probleminha assim e ... de relacionamento com o colega, no assim deles ficarem brigando o tempo todo, mas eu senti a necessidade de trabalhar o respeito, de trabalhar assim... a gente se colocar no lugar do outro. Ento ns trabalhamos esse texto, eles leram, fizeram a interpretao do texto... ento a gente faz a interpretao, a interpretao oral, n, pra depois fazer a interpretao escrita...[...] alguns dias depois eles ficaram sabendo que essa velhinha dedicou a sua vida a recolher caquinhos de vidro na praia pra que as crianas no cortassem os ps, n... e foi uma coisa assim que eu senti... eu senti que eles, n... entenderam a mensagem, eles comentaram muito... eles... nesse texto eu pedi muito assim na interpretao a idia deles, que que eles acharam, n... o que eles aprenderam com esse texto... ento eu procuro trabalhar com os temas, ... aquilo que... a necessidade (que vem) do grupo, n. (LUC )

A professora LUC retrata ao interlocutor, uma falta de clareza na seleo e nas razes da escolha dos livros e textos lidos em sala, diz seguir as indicaes, eleger a literatura a partir do tema trabalhado; remeter a um dos temas para tentar superar problemas de relacionamento. Com tais apontamentos, as razes tericometodolgicas, sequer aparecem em sua resposta. J a professora DIR diz tratar-se de uma seleo coletiva entre seus pares, apresentando tambm a ausncia das razes de escolha.

... que o que eu falo n ...ns temos esse livro que ns adotamos esse ano... cada bimestre um livro n que indicado pra eles e fora a leitura. olha no comeo do ano ns professores n... eu tinha alguns livros da minha filha porque a escola dela tem o hbito de ( emprestar) livros desde a primeira srie... ento eu tenho os livrinhos que ela leu e eu trouxe pra nossa ( ) professores da ( ) a ns fizemos opes e tambm algumas indicaes da direo da escola ...a ns fizemos a opo do livro...das escolhas... e::: sempre assim... ns escolhemos em conjunto... professores da mesma srie.(DIR)

4 A professora ION passa pela escolha individual dos prprios alunos e, ainda, por um trabalho coletivo na seleo dos textos e livros lidos, anuncia tambm que a leitura est atrelada as pesquisas temticas trabalhadas em sala de aula.

Assim... ns temos um monte de livro as crianas mesmo que escolhiam, ento eu fazia qual... eu pegava assim.... tinha.... eles pegam o livro na biblioteca passavam na biblioteca ou se no ns temos uma quantidade de livros na sala que eles escolhiam pra levar pra casa pra ler a chegava a gente colocava na frente e fazia vamos votar quem quer esse e o livro mais votado era o livro lido no incio da aula [...] Oh terceira srie... eles fazem muitas pesquisa, n, por exemplo, por que a gente l por exemplo o meio ambiente ento vamos falar sobre o lixo, ento um monte...que a eles pesquisam e traz para sala, aproveita essas pesquisa para fazer leitura, interpretao...[...] (ION)

SAN uma das que consideram as necessidades e interesses das crianas para a seleo dos textos e livros eleitos, valendo-se de recursos prprios para garanti-los.
[...]Eu comprei alguns livros de fbulas... assim, mas livros pequeninos que era pra levar pra escola, basicamente pra escola. E teve a semana de pedagogia na Unesp e eu tinha um trabalho exposto, s que eram trabalhos voltados pro ensino mdio, que na rede foram escolhidos alguns projetos e eu tinha um mais era voltado pra arte na literatura... E eu fiz o curso na uma semana, na Unesp, de pedagogia e l eu comprei livros de monstros que eles gostam, nossa como os alunos gostam de histrias assim, de fantasmas eu comprei uma coleo e comprei de contos por que eu fiz um curso que era pra trabalhar os contos e mais fazendo uma adaptao pros dias atuais... ento eu comprei assim os clssicos, n (...) (SAN)

Alm disso, pelo depoimento de SAN, fica evidenciado que trabalha de acordo com o acervo disponvel na escola, tentando em seu papel de mediadora, alm de considerar os interesses dos alunos, criar novos interesses, novos desejos para a leitura, indo alm das expectativas primeiras das crianas mas assim o gosto deles, eles gostam de livros que tenham gravuras e que sejam fininhos.

Ento na ...na escola, por que assim, ns temos as aulas de lngua portuguesa, quando voltada pra s leitura, aula de leitura a a gente monta o projeto... a gente comea desde jornal, revista, a so projetos... ns fizemos um trabalho com o jornal que at eles fizeram... a 5a srie fez um trabalho s com manchete e a 6a com classificados, na... e os livros a gente... ns trabalhamos muito, com contos gregos...

5
por que ns recebemos um livro que chama Os cem melhores contos da mitologia grega... Eu... essa sala de 5a srie, a 6a eu acho que eles tinham mais o hbito, n, no falo o hbito mais o gosto, mas eu acho que precisa de mais incentivo dos pais... Muito livros, quando a gente manda pra casa, que eles levam eles voltam rasgados, eles voltam amassados, sujos e assim eu queria que eles lessem mas que fosse assim sabe que livro... que eles tivessem carinho pelo livro, n, e uma coisa assim que eu acho que a gente que trabalhar com esta 5a srie desde o tratamento com o livro, com o cuidar do livro at chegar na leitura mesmo. Mas nessa 5a srie ns tnhamos assim no incio do ano muito... problema de... eles comeavam a ler eles esqueciam a tinha que retomar, tinha o problema do Leonardo que um menino que tem deficincia auditiva que foi um.. que foi um trabalho difcil at pra ele poder se interagir com o grupo por que ele no gosta de usar aparelho que ele fala que os outros tiram sarro. Mais assim os pais a dificuldade... no muito fcil eles no tm livro, eles levam muito livro pra casa... assim a 5a srie, ns fizemos um levantamento agora no colgio, a que mais l, so as 5 as sries... mas assim o gosto deles, eles gostam de livros que tenham gravuras e que sejam fininhos [...] SAN

Esse tema tem sido objeto de estudo de especialistas e

pesquisadores

consagrados, a exemplo de Ana Maria Machado, Aracy Evangelista, Edmir Perrotti, Graa Paulino, Mrcia Abreu, Magda Soares, Marly Amarilha, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Vera Aguiar, dentre tantos. Todavia, no se trata de matria esgotada. Algumas das falas dos professores, em contrapartida s falas anteriores, nos parecem recobertas de afeto e compromisso com as possveis dificuldades que enfrentam ou tm enfrentado em relao questo da leitura e de suas implicaes com o ensino e a formao da sensibilidade de seus alunos e de si prprios. BER, quando questionada sobre a escolha dos livros, remete biblioteca da escola, devido ao acervo disposio da turma, muitas vezes, ser cerceado pela definio de livros destinados faixa etria, por outro lado, retrata parte dos seus enfretamentos no somente na escolha dos livros, como no caminho adotado para o ensino da leitura e incentivo literatura.

[...]eles podiam escolher todos os livros que eles quisessem... qualquer livro... e na biblioteca (tem a Jussara) a tem... a:: professora que est na biblioteca - (No dessa sala, no pra essa sala, pra essa sala), ento o livro da 5a, o livro da 6a, ento os que ficam l eu tambm no gosto, (eu tambm no quero que eles leiam s aqueles), que tem l esses da lagarta, dessas colees, at aqueles do Walt Disney esses livros muito ruins ficam l e eles acabam pegando por que ah...eu posso escolher o que eu quero [...] no meio do segundo [...]eu levei um livro que eu gostaria que eles lessem... ento eu levei na sala, peguei l na biblioteca... levei na sala,

6
separei assim (por autor), que a eu falava, ento tinha vrios, a eu pegava o livro mostrava a capa pra eles e ia falando um pouco pra saber da histria, (o que eles achavam) que era...[...]A eles anotavam no caderno, alguns Como aquele mesmo ( )?, a eles anotavam... e os que eu no conhecia eu falava esse eu no conheo mas do mesmo autor que fez tal ento voc l alguns... que sempre tem histria ( )... ento a eu falava do mesmo autor que leu, ou ento eles pegam, por exemplo, aqueles que ::: ::: o Ricardo Azevedo mesmo eles gostam bastante, ento eles pegam um depois eu escuto comentando Ah (cad o livro que voc indicou?)... - Oh (mais eu larguei) l no projeto [...] eu seleciono... na escola tem os da Bojunga tem quase todos, s no tem os mais novos ento... o Anglica mesmo eu lembro tem 5 exemplares ento que que eu fiz depois disso, o ano passado j, ainda a professora... a professora l da biblioteca que escreveu l estante...Livros da professora Berta... eu fiz uma lista, um dia eu sentei e separei (tem tantos) ::: cinco livros l ::....(BER)

Alm disso, na continuidade de sua fala, cumulativamente, BER vai acrescentando preocupaes e prticas decorrentes; l para seus alunos, tambm como o objetivo de motiv-los, alargando o conhecimento sobre os autores e suas obras.

Olha os textos quando so menores, por exemplo, eu lembro que eu tenho um da Sylvia Orthof que so menores e imprime eu levo e leio... e depois a gente sempre faz um momento pra leitura com o ttulo, ento se for um livro que eu no vou ler inteiro eu vou ler uma parte ou se for um texto assim menor, um conto, uma...aquele o Tchau mesmo da Bojunga tem na escola quarenta unidades... ento um conto daqueles cada um vai ficar com um livro ou eles fazem em grupo (pra mim), a pra leitura (...)Fao... pra leitura pelo ttulo, autor que a gente conhece, sempre tem um que conhece e lembra Ah esse o texto daquele, mesmo crnica na 6a a gente tem lido bastante, eles lembram (Fernando Sabino), o Verssimo ele acabam ( ) um texto com o, at o Drummond que era poesia eles... :: um dia eu levei uma crnica eles lembraram que eram a poesia e a crnica do Drummond est completando tempo de morte agora, n[...] (BER)

Nesta anlise, devemos relembrar do conceito de leitura. Ler faz parte de nosso cotidiano, indo alm da habilidade de decifrao de sinais aprisionados em uma perspectiva tcnica. Mais do que isso, a leitura promove novos saberes no encontro entre o texto e o leitor. Cabe destacar a distino entre ledor e leitor, como bem assinala Perrotti (1999). Entre um e outro vai uma grande distncia. O ledor prefigura aquele ser passivo, imobilizado, que pouco ou nada acrescenta ao ato de ler. O texto para o ledor no tem aberturas, porque ele decifra mecanicamente os seus sinais. No h mistrio,

7 nem criao. A leitura definitiva. O leitor, no entanto, mvel e tem um olhar indefinido, errante e criativo sobre o texto, que se permite ler em suas linhas e entrelinhas, desvelando seus sinais visuais e invisveis. Isto s ocorre quando se d o pacto entre texto e leitor, que o ledor no se arrisca a fazer. A leitura remete ao texto e sua rede de significaes. O texto remete a idias, valores, crenas, ideologias, sentimento, emoes e afetos. A primeira um ato de vida, de relaes com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Da a atualidade do grande educador Paulo Freire (2000, p. 11), com sua frase emblemtica: a leitura do mundo precede a leitura da palavra. So muitas as possibilidades conceituais e metodolgicas que a leitura hoje nos oferece. Contudo, sejamos cautelosos, pois os atalhos podem nos surpreender. Na metfora criada por Cordeiro (2004) tal qual Chapeuzinho Vermelho que, seduzida pelo Lobo Mau, acabou por se enredar nos labirintos da floresta, o mesmo risco ocorre quando se trata da leitura de qualquer texto. Ler um texto impe caminhos imprevistos ou no, reveladores ou no, emancipatrios ou no, vindos de um outro olhar ou lugar, s vezes, perigoso por se distanciar da realidade, do lugar social e da sensibilidade do leitor. o caso, por exemplo, daquele professor que, por vezes, inadvertidamente, adere a teorias de leitura ou a receitas que falseiam, pensando com isto estar compreendendo melhor a sua prtica. Ou, por outro lado, aqueles que no conseguem justificar suas escolhas terico-metodolgicas adequadamente. Em algumas das falas isso se faz presente, pois na medida em que os professores, sujeitos da pesquisa, so questionados quanto fundamentao terica de sua prtica, buscam justificar escolhas muitas vezes no diretamente ligadas ao ensino da leitura.

No ...no tem s se eu aprender nesse ( ) ah no tenho no nos estvamos ( ) nos no temos muito embasamento terico da leitura mas tem sobre a escrita apesar que no d pra voc ... separ-lo eles andam juntos mas so habilidades diferente s vezes o aluno ele copia a gente ate acostuma dizer que o aluno copista mas ele no l ento nos temos poucos autores ai que nos embasam na leitura tem bastante na escrita mais pouco na leitura ela fica mais a critrio da vivencia do dia-a-dia.(AND)

Olha eu, particularmente, gosto muito da da linha de pensamento... eu falo assim do Paulo Freire que ele fala, apesar que eu no acho ele muito um educador eu acho ele mais um poltico... ento eu falo assim de usar mesmo as coisas pra realidade por que no adianta eu pegar l... eu levar l um texto e agora vocs vo ler isso daqui, ento eu procuro fazer a leitura e as coisas da pesquisas que eles fizeram das

8
coisas que est envolvendo o trabalho em sala de aula, ento ns vamos fazer a leitura em cima do contedo trabalhado ali... (No peo especificamente) oh vou levar um livro agora vocs vo ter que ler esse livro, esse texto pra analisar [...] Ah...assim...ns vimos tambm muito (exemplos, assim) Paulo Freire falava muito, sobre a maneira do professor estar ensinando, a Emlia Ferreiro, n, a Ana tambm, n... a gente tambm tira exemplo dali, que fala muito do desenvolvimento da criana de como estar adaptando [...] (ION)

Ainda que muitos professores anseiem por novidades e acesso a novas tecnologias, quando no as dominam bem, sentem-se ressabiados. o que podemos constar em PRI, CAR e DIR:

No me prendo aos tericos me utilizo tanto de Vigotiski como de Piaget (PRI) Ah... no. No vou mentir, falar que eu sou construtivista, essas coisas que... depende, n, um pouquinho de cada um. (CAR) No..... eu acho que no sei, eu acho que mais automtico ((risos)), (por que voc acaba)... eu no fao associao assim de de, eu no sei te responder essa ((risos))(DIR)

No entanto, h algo fundamental que no pode nem deve ser esquecido: o saber acumulado ao longo de um percurso profissional e pessoal que conforma a subjetividade singular e peculiar de cada um. A trajetria profissional do professor se tece com saberes e experincias. Isto confere uma relevncia social e afetiva a cada gesto e olhar do professor sobre seu campo de trabalho. a partir desse saber que o professor vai com mltiplos e diversos olhares, ressignificando conceitos, reelaborando ou reorganizando suas prticas de leitura e de escrita, conseguindo justificar coerentemente sua fundamentao. Vejamos SAN e BER

Olha que eu li... da Marisa Lajolo ... e da Regina Zilberman...Aquele da Do mundo da Leitura pra Leitura do mundo ... Eu tenho Formando Leitores (SAN)

Bom do jornal eu tinha falado da Maria Alice n...do Juvenal ( ), agora de leitura Lajolo, a Zilberman, ai hun.... a Kleiman.Tem aquele das estratgias do::: ...As Estratgias da Izabel Sole? Estratgias de Leitura da Artmed? A Kleiman tem um que tambm tem estratgias

9
tambm, eu lembro que eu li dois daqueles eu no lembro agora, a Maria Castro tambm tem um .BER

Sabe-se que quanto mais os leitores iniciantes e/ou leitores em formao, tiverem contato com diferentes suportes de leitura (livros, jornais, revistas, Internet etc.) e com variados gneros e modalidades textuais que circulam socialmente, mais aptos estaro para a leitura do mundo e da palavra e para o efetivo exerccio da cidadania. Nesse sentido, os professores da pesquisa, quando questionados a esse respeito, declararam:

Sem ser narrativa, o literrio, jornalstico, ... entra tudo, n: resumo... Que mais? Receita, carta. Todo tipo de texto. Da eu trago material pra eles, eles tambm trazem s vezes. A gente discute o material. Mais ou menos nesse sentido. (CAR)

Olha eles gostam muito de contos mas eles gostam muito de narrativa tambm fabulas olha eles so eclticos o que a gente manda eles lem e adoram mas eu procuro estar trabalhando textos variados eu tambm leio pra eles jornal textos informativos ento eles passam a ter conhecimento por todos os tipos de textos e os gneros literrios so inmeros ne ento eu tento diversificar o mximo que eu posso um dia poesia um outro dia um conto outro dia um conto de fadas mas o que eu menos trabalho contos de fadas e pra voc v esta semana ... a professora da hor::a do conto leu a Cinderela pra elas e eles vieram perguntar pra mim se semana que vem eles podem apresentar. (AND)

Ah, eu tenho procurado assim trabalhar...oh eu j trabalhei com eles poemas, n... eu li poemas pra eles, vrios poemas, eles construram poemas (...) lendas, trabalhei um pouco as lendas... Informativo? Vrios informativos tambm. ( ) Inclusive eu estava trabalhando com eles o jornal, n... uma proposta que eu queria trabalhar tambm... tambm tem... ali no livro tambm tem alguns...algumas explicaes (LUC ) J, esse ano eu no trabalhei, at bilhetinho, recado, eles fazem com freqncia, n, at mesmo como forma de comunicao com a famlia, mas esse ano eu no trabalhei... eu trabalhei o ano passado (esses tipos) pra eles perceberem a diferena n (...), s... e informativo, muito informativo, n, por conta at mesmo das necessidades...(ION).

Ento na na escola, por que assim, ns temos as aulas de lngua portuguesa, quando voltada pra s leitura, aula de leitura a a gente monta o projeto... a gente comea desde jornal, revista, a so projetos... ns fizemos um trabalho com o jornal que at eles fizeram... a 5a srie fez um trabalho s com manchete e a 6a com classificados,

10
na... e os livros a gente... ns trabalhamos muito, com contos gregos... por que ns recebemos um livro que chama Os cem melhores contos da mitologia grega...(SAN)

Quando falamos de atividade literria, ensino da leitura, formao do gosto pela leitura, h ainda um problema a enfrentar que o da leitura de obras integrais, mediante a crena de que o aluno no gosta de ler, ou de que seus gostos no esto em consonncia com as obras recomendveis pela escola. Nesse sentido, no tocante s escolhas das obras para leitura, mediante aquela tendncia da formao dos professores, que institui as obras que merecem ou no ser lidas pelos alunos, dado o seu grau de legitimidade e a sua classificao entre cultura popular e cultura erudita, Chartier (2000, p. 14), inicialmente, comenta duas posies extremas:
[...] para incitar leitura, preciso evitar duas posies extremas: seja considerar como dignos de serem lidos somente os textos e os gneros cannicos da cultura clssica, seja, ao contrrio, tomar todas as leituras como equivalentes.

Na seqncia, o autor nos apresenta uma passagem estreita que precisamos nos esforar por construir com estudo e experimentao, nos processos de mediao de leitura literria:

[...] o caminho , pois, estreito, mas fundamental, que deve conduzir as prprias prticas, desde leituras indignas, selvagens, at uma relao mais enriquecedora com obras profundas e densas.

Nesse contexto, os professores, quando questionados sobre o que as crianas gostavam de ler, sobre quais seriam os livros e/ou textos de sua preferncia declararam tambm o gosto pelas leituras indignas, como o caso de LUC e de CAR.

Textos?... Eles assim... gostam assim muito... de... :: dessas historinhas assim bem assim... da da... histrias que acontecem... histria contadas... acontecem fatos com crianas da idade deles... tipo ah o Menino Maluquinho essas coisas, livros que tem histria mais ....narrativas, e meus alunos, assim eu tenho os meninos que gostam muito, muito de gibi... tenho e eles esto... tenho um grupo ali que quando chega na hora da leitura, j quer pegar o gibi. Ento (eu ensinei pra eles) um tempo atrs... a gente estava comentando sobre as onomatopias, ento eles esto assim... assim eles querem... eles pegam o gibi e ficam mostrando

10

11
um pro outro... olha o meu tem... o meu no tem, a uns vai contando a historinha para o outro, n eles (compartilham) Eles gostam assim...dessas... no assim aquelas poesias... como vou te dizer... :::: as que eles gostam mais so as poesias bem infantis mesmo, que tem aquelas rimas que tem aquelas situaes engraadas, eles gostam muito das rimas, assim sempre que tem uma situao, assim, mais assim direcionada pra eles[...](LUC ) Ai varia, eu tenho aluno aqui que s gosta de livro que tem animal, j tem criana que gosta de ler livro assim, no muito romance, mas assim, que tenha final feliz. Tem umas meninas que gostam disso. Outros que gostam mais de ler revista tambm, igual, revista Recreio, tem uns que amam, sabe: charadinhas, reportagens que tem l. Ento variado. (CAR)

No entanto, tambm h o apontamento para os clssicos e/ou obras mais profundas e densas.

No eles no tem autor preferido eles gostam de tudo lgico, Monteiro Lobato para crianas ele :: um rei n. O Sitio do Picapau Amarelo... as outras historias ento eles gostam muito do Monteiro Lobato,... mas eles tambm formam crianas assim desde de pequeno no s porque esto comigo tambm tenho que dar um credito para outras professoras eles gostam desde de poesia ( ) e outros literrios ento eles no so deficientes em autores eles gostam de vrios. (AND) Os meus alunos preferem ler os contos clssicos talvez porque eu tenha apresentado um nmero considervel destes gneros textuais.(PRI)

... os melhores assim... os autores que... eles gostam muito de texto bem humorado de linguagem bem informal, ento Ricardo de Azevedo eles gostam muito ::.... do livro didtico eles lem mas no [...] (BER)

No bojo dessa discusso, temos de considerar que tipo de apropriaes os leitores realmente fazem, ou seja, quais so as leituras literrias que os leitores realmente tomam para si. Paulino (1999) apresenta, como exemplo, a literatura infantil e a literatura juvenil, que poderiam ser definidas, no a priori pela produo, pela crtica ou pela escola, mas pelos prprios sujeitos leitores. Segundo ela, infantis ou juvenis literaturas anexadas seriam apenas aqueles livros apropriados, conquistados pelos jovens leitores, bastaria que eles se sentissem atrados e capazes de roubar o livro para si. Nesse sentido, a histria do livro e da leitura, denunciando as posies dogmticas da teoria literria, postula que se alarguem as possibilidades de conhecimento em sentido oposto. Podemos comear tentando conhecer e entender as

11

12 prticas, os objetos e os modos de ler distintos daqueles presentes nos meios eruditos (ABREU, 2000, p. 132). Abreu (2000) defende, ainda, que essa postura nos levaria a perceber que no h livros bons ou ruins para todos, pois nem todos compartilham dos mesmos critrios de avaliao. Podemos comear a pensar que as leituras so diferentes e no piores ou melhores. Assim, reafirma o propsito de circulao dos variados tipos de leitura para os variados tipos de leitores. De acordo com estudo de vrios pesquisadores da rea, no se prope, como se v, que se abandone o estudo do texto literrio cannico, e sim, que a escola garanta espao para a diversidade de textos e de leituras, que garanta espao para o outro (ABREU, 2000). Do ponto de vista da Sociologia da Literatura, Lajolo (2005, p. 119) faz uma proposta de educao do gosto, que no somente funo da escola, mas a que a ela compete a de iniciar seus alunos nos protocolos, nos critrios e nos valores de leitura. Uma pessoa que prefere Sabrina a Machado de Assis, pode ser vista como uma pessoa que, em termos de literatura, fala uma variante lingstica diferente da variante da classe dominante. Certamente essa educao do gosto tarefa da escola, da biblioteca, da famlia, das instituies culturais. Por isso relevante suscitar uma discusso sobre formao cultural, seja pensando na formao dos alunos, seja pensando na formao dos professores e dos auxiliares de biblioteca, a fim de se sentirem, esses, vontade na escola em prol de uma desejvel formao cultural dos alunos. Todavia, espanta e traz preocupao quando o professor sequer sabe nomear o gosto de seus alunos. O que seria considerado ponto de partida para criao de outros gostos mais apurados, desconhecido por aquela pessoa que deveria se constituir como o mediador da leitura o que fica evidente na fala de DIR.

[...] no...no...qualquer texto...qualquer livro...no...no tm nenhuma preferncia [...] (DIR)

Retomando as nossas consideraes, o professor, escolhendo bons livros e textos tambm os ditos indignos e oferecendo ao mesmo tempo uma grande variedade e diversidade deles ao aluno, possvel fazer com que um texto discorde do outro, o conteste e sugira outras alternativas. importante a leitura de livros variados, de culturas

12

13 e opinies diversas, com vises de mundo diferentes umas das outras, de modo que a leitura de um texto dialogue permanentemente com a dos outros. Desse modo, no trabalho pedaggico com a leitura e a escrita, pensamos que se deva levar em conta o conceito de literatura em seu sentido lato: literatura, ento, tudo o que impresso (ou mesmo manuscrito), so todos os livros que a biblioteca contm (incluindo-se a, o que se chama literatura oral [...] (Compagnon, 1999, p. 31), no se restringindo somente s obras de fico ou s que fazem uso esttico da linguagem escrita. Assim, cada leitor ir se enriquecendo e a sociedade ir tecendo sua pluralidade. Se concordarmos com estes pressupostos e quisermos montar ou revigorar, por

exemplo, uma biblioteca da escola ou da turma, teremos como subsdios para esse acervo, livros de imagens, clssicos da literatura infanto-juvenil; nesse sentido: Grimm , Andersen, Perrault, dentre outros, a obra de Monteiro Lobato, alm de poesias, livros informativos, dicionrios, enciclopdias e, principalmente, autores que faam parte da moderna literatura infanto-juvenil, assim como jornais e revistas. A variedade de autores e materiais de leitura poder fazer da sala de aula e/ou biblioteca um lugar destinado leitura de textos literrios e um plo de discusso da pluralidade cultural, atravs de atividades como debates de textos e livros lidos, entrevistas, conversas com autores, dependendo da viabilidade, e outros profissionais. A literatura deve fazer pensar, questionar, compreender e interrogar e, depois de nos exigir algum esforo, nos far sair dela diferentes, transformados de alguma forma. E para nos transformar, dever nos atrair, viver dentro de ns. Gianni Rodari, no belssimo A Gramtica da Fantasia, assinala: Todos os usos da palavra a todos, parece um bom lema, sonoramente democrtico. No exatamente porque todos sejam artistas, mas porque ningum escravo.(1982, p.18). O que vem corroborar nossa tese sobre a necessidade da leitura de bons livros e textos. Pois esta a leitura que nos d argumentos para que no nos intimidemos, uma vez que a palavra um instrumento de libertao. Assim, acreditamos que por meio da leitura dos livros de literatura de autores brasileiros e de outras leituras diversas atingiremos um desenvolvimento mais pleno e plural dos indivduos, com mais conscincia da importncia de sua participao nas decises coletivas de sua comunidade, na construo de uma sociedade em que mais pessoas tenham condies de superar as excluses, em nosso caso, que mais crianas possam ter nveis de letramento literrio cada vez mais complexos e sofisticados. 13

14

Nesse sentido, de todo o exposto, ao falarmos de seleo de livros e textos de literatura para crianas e jovens com as correspondentes justificativas, remetemos reflexo da figura do mediador, no caso o professor, buscando compreender a representao que fazem do lugar da literatura na escola, por meio de suas escolhas fundamentadas em determinadas concepes terico-metodolgicas nem sempre conscientes. Em sua segunda fase, a pesquisa, atravs dos elementos de anlise deste texto, apresentados at este momento, indicam a necessidade de investimentos em: programas de formao de professor no somente em relao a contedos especficos do ensino e da aprendizagem da leitura e da literatura, mas a aspectos de sua prpria formao cultural, no caso de leitores, a fim de constiturem-se como verdadeiros mediadores de leitura; bem como na dinamizao dos espaos que contextualizem essa mediao. Referncias Bibliogrficas ABREU, M. As variadas formas de ler. In: PAIVA, Ap. et al. No fim do sculo: a diversidade: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autntica, 2000, pp. 121-34.

CHARTIER, R. Prticas de leitura. So Paulo: Estao Liberdade, 1998.

____________. Educao e histria rompendo fronteiras. Presena Pedaggica. v. 06 n. 31, jan./fev., 2000, pp. 5-15.

COMPAGNON, A. O demnio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mouro. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

CORDEIRO, V. M. R. Itinerrios de leitura no espao escolar. In: Revista da FAEEBA/Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educao I v. I, n. I, pp. 95-102, jan./jun., 2004.

FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez, 2000.

LAJOLO, M. Do mundo da escrita para o mundo da leitura. So Paulo: tica, 2005. 14

15

PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Braslia, MEC/Secretaria da Educao Fundamental, 1998.

PAULINO, G. 1999. Letramento Literrio: cnones estticos e cnones escolares. Caxambu -Minas Gerais: Anped. Texto encomendado: GT 10 - Alfabetizao Leitura e Escrita. Texto eletrnico, 17 p.

PERROTTI, E. Leitores, ledores e outros afins (apontamento sobre a formao ao leitor.) In: PRADO, J.; CONDINI, P. (org.). A formao do leitor: pontos de vistas. Rio de Janeiro: Argus, 1999, pp. 31-40.

RODARI, G. A gramtica da fantasia. So Paulo: Summus, 1982.

15

Vous aimerez peut-être aussi