Vous êtes sur la page 1sur 17

FATEC - SP - Faculdade de Tecnologia So Paulo

Departamento de Mecnica Disciplina: Sistemas Mecnicos II Modalidade: Processo de Produo


RELATRIO de ATIVIDADES de LABORATRIO Ttulo da Atividade: Desmontagem e Montagem do Motor Diesel

Turma:081 Grupo:811

3 Feira

das 7h30

9h20

Data da entrega: 24/04/ 2012 rea de Concentrao: Tecnologia Mecnica Orientador: Prof.: Santoro So Paulo 10 Semestre de 2012

Sumrio

Motor a Diesel Histria Ciclo Termodinnico Funcionamento Mecnico Arrefecimento do Motor Funcionamento e componentes Bombas Injetoras Bombas Injetoras em Linha Bombas Injetoras Rotativas Sequncia de Desmontagem Concluso Bibliografia

3 4 5 6 7 9 11 14 15 16 17 18

Motor a diesel

O motor a diesel ou motor de ignio por compresso um motor de combusto interna inventado pelo engenheiro alemo Rudolf Diesel (1858-1913), em que a combusto do combustvel se faz pelo aumento da temperatura provocado pela compresso da mistura inflamvel. As principais diferenas entre o motor a gasolina e o motor diesel so as seguintes: enquanto o motor a gasolina funciona com a taxa de compresso que varia de 8:1 a 12:1, no motor diesel esta varia de 14:1 a 25:1. Dai a robustez de um relativamente a outro. Enquanto o motor a gasolina aspira a mistura - ar + combustvel - para a cmara de combusto e queima a partir de uma faisca elctrica fornecida pela vela de ignio no momento de mxima compresso. No motor diesel no existe uma aspirao, mas sim uma injeco de leo (combustvel) no momento de mxima compresso, a alta taxa de oxignio faz com que o leo entre em combusto, produzindo a exploso sem a necessidade da ignio elctrica. O Engenheiro Rudolf Diesel, chegou a esse mtodo quando aperfeioava mquinas a vapor.

Historia
Rudolf Diesel nasceu em Paris no ano de 1858, filho de um artista que trabalhava cabedal e de uma governanta que tambm era professora de lnguas. Rudolf era um bom aluno, aos 12 anos foi admitido na Ecole Primaire Superieure que na altura era a melhor escola de Paris. Na altura em que rebentou a guerra FrancoPrussiana (19 de Julho de 187010 de Maio de 1871), a famlia de Rudolf foi considerada inimiga da Frana, sendo deportados para cidade de Londres. Mais tarde, um primo ajuda-o a voltar para a cidade natal do seu pai, Augsburg, onde consegue frequentar a Royal County Trade School e ganhar uma bolsa para a Technische Hochschule of Munich onde se torna num brilhante aluno. Aqui conhece Carl von Linde, pioneiro na rea da refrigerao, que faz de Rudolf seu protegido. Aps a sua graduao, muda-se para Winterthur, Sua onde maquinista e designer durante dois anos. Paris foi o seguinte destino, onde esteve empregado na Linde Refrigeration Enterprises e tambm onde se tornou um apreciador de arte e poltica. Em 1885 monta a sua primeira loja-laboratorio em Paris, onde desenvolve o seu motor a tempo inteiro. Mais tarde muda-se para Berlim onde continua o seu trabalho, ficando sempre associado Linde Enterprises. Em 1913 desaparece no sendo conhecida, at data, as causas do seu misterioso desaparecimento. Tecnologia Quando o tempo est frio, o ar ao ser comprimido poder no atingir a temperatura suficiente para a primeira ignio, mas esses obstculos tm vindo a desaparecer em virtude das injeces electrnicas directas e a maior rotao do motor de partida. Nos modelos antigos ou lugares muito frios costuma-se usar velas de incandescncia no tubo de admisso para minimizar esse efeito sendo que alguns motores estacionrios ainda usam buchas de fogo e a partida feita com manivelas.

Combustivel
O combustvel utilizado actualmente pelos motores diesel o gasleo (o invento original rodou com leo vegetal ), um hidrocarboneto obtido a partir da destilao do petrleo a temperaturas de 250C e 350C. Recentemente, o diesel de petrleo vem sendo substitudo pelo biodiesel e por leo vegetal a partir de tecnologias de converso, sendo algumas de fontes de energia renovvel. Onde se tem feito mais evoluo neste tipo de motorizao mais eficiente que o seu congnere a gasolina no campo da injeco directa, nomeadamente nas de alta presso como o injector-bomba e o "common-rail", que possibilitam a obteno de mais potncia, menor consumo e menos rudo de funcionamento.

Funcionamento Ciclo Termodinmico


Para explicar o funcionamento de um motor Diesel, preciso conhecer algumas caractersticas termodinmicas referentes teoria de mquinas trmicas, mais concretamente aos ciclos trmicos. O ciclo Diesel representa, em teoria, o funcionamento do motor com o mesmo nome. A realidade no difere muito deste modelo terico, mas devido a variados factores, o ciclo trmico no passa mesmo disso. Na prtica, o funcionamento possui algumas diferenas. Para o ciclo terico, esto representadas nas figuras, as evolues consoante as propriedades analisadas. A figura 1 mostra a evoluo segundo a presso e o volume especfico, a figura 2, a relao entre a temperatura e a entropia. . Em ambos os casos, a evoluo :

1 2 : Compresso isentrpica W1,2 2 3 : Fornecimento de calor a presso constante (isobrico) q2,3 3 4 : Expanso isentrpica W3,4 4 1 : Cedncia de calor a volume constante q4,1

Trabalho de ciclo: Wciclo = W1,2 + W3,4

Rendimento do ciclo: Razo de compreso:

Funcionamento Mecnico
Na maioria das aplicaes, os motores Diesel funcionam a quatro tempos O ciclo inicia-se com o mbolo no Ponto Morto Superior (PMS). A vlvula de admisso est aberta e o mbolo ao descer aspira o ar para dentro do cilindro. O mbolo atinge o Ponto Morto Inferior (PMI) e inicia-se ento a compresso. A temperatura do ar dentro do cilindro aumenta substancialmente devido diminuio do volume. Pouco antes do PMS o combustvel comea a ser pulverizado pelo ejector em finas gotculas, misturando-se com o ar quente at que se d a combusto. A combusto controlada pela taxa de injeco de combustvel, ou seja, pela quantidade de combustvel que injectado. O combustvel comea a ser injectado um pouco antes do PMS devido ao facto de atingir a quantidade suficiente para uma perfeita mistura (ar + combustvel)e consequentemente uma boa combusto. A expanso comea aps o PMS do mbolo com a mistura (ar + combustvel) na proporo certa para a combusto espontnea, onde o combustvel continua a ser pulverizado at momentos antes do PMI. O ciclo termina com a fase de escape, onde o embolo retorna ao PMS, o que faz com que os gases de combusto sejam expulsos do cilindro, retomando assim o ciclo. No caso dos motores a dois tempos, o ciclo completado a cada volta, a admisso no feita por vlvulas mas sim por janelas.

Gama de Velocidade
Industrialmente, estes motores so divididos segundo a sua velocidade de rotao (rpm), existem trs tipos: altas, mdias e baixas velocidades.

Altas velocidades - (acima de 1000rpm) - So mais utilizados em inmeras aplicaes (automveis, caminhes, barcos, compressores, bombas, entre outros...). Geralmente motores a quatro tempos com a combusto a dar-se rapidamente. Mdias velocidades - (variam entre as 500 e 1000rpm) - Na industria, estes motores so utilizados em aplicaes de "grande porte", tais como grandes compressores e bombas, grandes geradores elctricos e alguns navios. Baixas velocidades - (variam entre 60 e 200rpm) - Os maiores motores (em dimenso) quando comparados com os outros dois, estes motores diferenciamse no s, pela potncia que so capazes de desenvolver (cerca de 85 MW), como pelas propriedades do combustvel e a velocidade de exploso.

Arrefecimento do Motor
Se no for devidamente arrefecida, a temperatura de um motor diesel para trabalho pesado pode chegar a 2.000 C, o que poderia ser facilmente suficiente para derreter o motor. O calor precisa ser dissipado, caso contrrio o motor no poder funcionar dentro do seu potencial mximo. Na verdade, apenas um tero dos 2.000 C convertido em energia mecnica. Essa produo de calor em excesso constitui claramente uma razo do porqu de ser fundamental manter o refrigerante corretamente para diminuir custos operacionais, reduzir ao mnimo os tempos de inatividade do motor e garantir uma melhor confabilidade e durabilidade tanto dos motores como dos sistemas de arrefecimento. O meio refrigerante na maioria dos casos gua com aditivos para rebaixar o ponto de congelamento (por exemplo: etileno-glicol, recomendado para utilizao em regies mais frias) e para proteger contra a corroso (leos emulsionveis ou compostos que, em contato com a gua, tendem a formar pelculas plsticas). A quantidade do meio refrigerante pequena (de 3 a 6 litros), para poder chegar rapidamente temperatura de servio; eventual reserva feita no radiador e tanque de expanso. O rebaixamento da temperatura da gua no radiador da ordem de 5C. As bolhas de vapor que se formam nos pontos de presso mais baixa (antes da bomba) devem ser eliminadas atravs da linha " i" e, chegando ao tanque de expanso " a",se condensam. A capacidade de presso da bomba centrfuga de 10 a 20 m de elevao e a quantidade de gua em circulao proporcional velocidade. O fluxo do meio de refrigerao controlado por vlvula(s) termosttica(s).

SISTEMA DE REFRIGERAO (OU DE ARREFECIMENTO) DO MOTOR DIESEL (Tpico)


a = reservatrio com tampa de alimentao (tanque de expanso); b = bomba centrfuga; c = bloco do motor; d = cabeote(s) dos cilindros; e = radiador; f = trocador de calor; g = vlvula termosttica; h = vlvula manual para alimentao;i = eliminao das bolhas de vapor. As temperaturas (em C) de abertura das vlvulas termostticas esto assinaladas nas circulaes correspondentes.

falsa a idia de que a eliminao da vlvula termosttica melhora as condies de refrigerao do motor. Muitos mecnicos, ao se verem diante de problemas de superaquecimento do motor, eliminam a vlvula termosttica, permitindo que o motor trabalhe abaixo das temperaturas ideais em condies de poucas solicitaes e, quando sob regime de maior rotao e carga, no disponha da quantidade suficiente de gua para troca de calor. A presso interna do sistema controlada pela vlvula existente na tampa do radiador (ou do tanque de expanso) que, em geral, menor que 1,0 at. Presses entre 0,5 e 1,0 at, permitem o dimensionamento do radiador com menor capacidade, entretanto, com presses nesta faixa, as juntas e vedaes ficam submetidas a solicitaes mais elevadas. necessrio manter a pressurizao adequada do sistema de refrigerao, de acordo com as recomendaes do fabricante do motor, pois baixas presses proporcionam a formao de bolhas e cavitao nas camisas dos cilindros. Os cabeotes devem receber um volume adequado de gua, mesmo com temperaturas baixas, para no comprometer o funcionamento das vlvulas de admisso e escapamento. Normalmente, a presso de trabalho do sistema de arrefecimento encontra-se estampada na tampa do radiador. Ao substituir a tampa, necessrio utilizar outra de mesma presso.

VLVULA TERMOSTTICA PARA REGULAO DO FLUXO DE GUA DE REFRIGERAO.


a = afluxo; b = sada fria; c = sada quente; d = prato da vlvula do lado quente com frestas de vedao para deixar escapar o ar durante o abastecimento; e = prato da vlvula lado frio; f = enchimento de cera; g = vedao de borracha; o curso da vlvula depende da variao de volume do material elstico (cera) durante a fuso ou solidificao.

TAMPA DO RADIADOR COM VLVULAS DE SOBRE-PRESSO E DE DEPRESSO.


a = vlvula de sobre-presso; b = molas de a; c = tubo de descarga; d = vlvula de depresso; e = tampa.

Funcionamento
O lquido de arrefecimento circula sob presso por todas as partes internas das galerias de gua do motor. A bomba dgua responsvel pela circulao da gua por todo este circuito. Normalmente a bomba do tipo rotativo, que geralmente acionada pelo motor atravs da correia. O lquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porm enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulao permanecer fechado at que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a vlvula termosttica iniciar o processo de troca do lquido de arrefecimento.

Componentes: Bomba dgua: Bombeia o lquido de arrefecimento acionada pela correia junto com
o alternador. Radiador: Quando o lquido de arrefecimento passar por ele perde calor, baixando a sua temperatura e conseqentemente a do motor. Vlvula termosttica: Bloqueia ou desvia o ciclo do lquido, para no passar pelo radiador enquanto o motor no estiver na temperatura de trabalho. Quando o motor estiver na sua temperatura de trabalho a vlvula se abre permitindo a passagem do lquido para o radiador. A vlvula termosttica antiga possui acionamento mecnico e em alguns automveis j esto sendo fabricados com vlvula termosttica eltrica controlada pela central de injeo eletrnica. Ventoinha - Sistema de passagem de ar forado: Utilizado para forar a passagem de ar pelo radiador quando o automvel estiver em baixa velocidade. O mais antigo uma hlice acoplada a bomba que gira em uma rotao proporcional a do motor, nos mais modernos utilizado umeletroventilador (motor eltrico com uma hlice) e em caminhes utilizado o mesmo sistema antigo com uma embreagem (denominada Visgo) entre a hlice e a bomba que diminui a velocidade da hlice com temperaturas menores. Mangueiras: faz a conexo entre os componentes do sistema. Lquido de arrefecimento: uma mistura de gua e protetor para o sistema de arrefecimento. Sua funo efetuar a troca de calor, ele ganha calor quando passa pelo motor a exploso e perde calor ao passar no radiador.

gua de Refrigerao
A gua do sistema de refrigerao do motor deve ser limpa e livre de agentes qumicos corrosivos tais como cloretos, sulfatos e cidos. A gua deve ser mantida levemente alcalina, com o valor do PH em torno de 8,0 a 9,5. Qualquer gua potvel que se considera boa para beber pode ser tratada para ser usada no motor. O tratamento da gua consiste na adio de agentes qumicos inibidores de corroso, em quantidade conveniente, geralmente por meio de um filtro instalado no sistema, conforme recomendado pelo fabricante. A qualidade da gua no interfere no desempenho do motor, porm a utilizao de gua inadequada, a longo prazo, pode resultar em danos irreparveis. A formao de depsitos slidos de sais minerais,

produzidos por gua com elevado grau de dureza, que obstruem as passagens, provocando restries e dificultando a troca de calor, so bastante freqentes. gua muito cida pode causar corroso eletroltica entre materiais diferentes. O tratamento prvio da gua deve ser considerado quando, por exemplo, for encontrado um teor de carbonato de clcio acima de 100 ppm ou acidez, com PH abaixo de 7,0. O sistema de arrefecimento, periodicamente, deve ser lavado com produtos qumicos recomendados pelo fabricante do motor. Geralmente recomendado um "flushing" com soluo a base de cido oxlico ou produto similar, a cada determinado numero de horas de operao.

10

Bomba injetora
A injeo do combustvel Diesel controlada por uma bomba de pistes responsvel pela presso e dosagem para cada cilindro, nos tempos corretos. Na maioria dos motores Diesel, utiliza-se uma bomba em linha dotada de um pisto para cada cilindro e acionada por uma rvore de cames que impulsiona o combustvel quando o mbolo motor (pisto) atinge o ponto de incio de injeo, no final do tempo de compresso. Alguns motores utilizam bombas individuais para cada cilindro e h outros que utilizam uma bomba de presso e vazo variveis, fazendo a injeo diretamente pelo bico injetor acionado pela rvore de comando de vlvulas. H ainda aqueles que utilizam bombas rotativas, que distribuem o combustvel para os cilindros num processo semelhante ao do distribuidor de corrente para as velas utilizado nos motores de automveis.

As bombas injetoras, rotativas ou em linha, para que funcionem, so instaladas no motor sincronizadas com os movimentos da rvore de manivelas. Ao processo de instalao da bomba injetora no motor d-se o nome de calagem da bomba. Cada fabricante de motor adota, segundo o projeto de cada modelo que produz, um processo para a calagem da bomba injetora. Na maioria dos casos, a coincidncia de marcas existentes na engrenagem de acionamento da bomba com as marcas existentes na engrenagem acionadora suficiente para que a bomba funcione corretamente. Em qualquer caso, porm, absolutamente necessrio consultar a documentao tcnica fornecida pelo fabricante, sempre que se for instalar uma bomba injetora, pois os procedimentos so diferentes para cada caso.

A dosagem do combustvel feita pela posio da cremalheira, conectada ao acelerador por meio do governador de rotaes.

11

Dosagem do combustvel. Com o mesmo deslocamento vertical, o pisto injeta mais ou menos combustvel em funo da sua posio. O que muda o tempo final de dbito.

12

Bombas Injetoras em Linhas


O bombeamento acionado por cames de um comando. Equipam grandes e pequenos motores de baixa rotao. Bomba injetora em linha destina-se a enviar o gasleo sob presso para cada um dos injetores em quantidades perfeitamente reguladas conforme a acelerao do motor e no momento mais conveniente para o seu bom funcionamento. A bomba injetora construda por : corpo da bomba com crter, janela de visita e coletor de alimentao. No crter est o veio de excntricos (da bomba injetora, que no o veio de excntricos do motor), a bomba de alimentao e os impulsores. Na janela de visita est a rgua cremalheira e os elementos de bomba que so constitudos por cilindro, mbolo e camisa com sector dentado. No colector de alimentao esto as vlvulas de reteno e no extremo da rgua cremalheira est o regulador automtico de velocidade.

13

Bombas Injetoras Rotativas


Como o nome j diz, seu bombeamento feito de forma rotativa. Essa caracterstica importante, pois os motores diesel tiveram grandes evolues e, medida que houve um aumento da tecnologia aplicada na sua construo, os giros do motor subiram e praticamente igualaram s rotaes dos motores gasolina. Junto com essa evoluo, as bombas rotativas acenaram com melhor apelo tecnolgico, mostrando eficincia e economia, sem falar na compactao de volume, sendo consideravelmente menor que as bombas em linha, facilitando a aplicao de motores maiores em pequenos utilitrios. As bombas de injeo rotativas permitem um rpido funcionamento e dimenses inferiores s bombas de injeo em linha, pelo que so geralmente utilizadas nos motores Diesel rpidos para automveis ligeiros. A distribuio do gasleo efetua-se a partir de mbolos de movimento alternado que distribuem o gasleo para cada um dos injetores do motor atravs de um distribuidor. Durante o funcionamento, todas as suas peas so lubrificadas pelo prprio gasleo que segue para os injetores, no necessitando de qualquer sistema de lubrificao suplementar. A distribuio do gasleo feita pela deslocao dos dois mbolos opostos, situados numa sede disposta transversalmente no interior do elemento fixo que a cabea hidrulica. Este conjunto do rotor e a cabea hidrulica constituem o distribuidor da bomba. Os mbolos opostos so acionados pelos excntricos que esto no alojamento do corpo onde se movimenta o rotor. Normalmente no alojamento do corpo da bomba existe o nmero de excntricos igual ao nmero de cilindros do motor. quando no movimento do rotor os mbolos opostos so acionados pelos excntricos, enviam o gasleo sob alta presso para os canais que fazem parte do distribuidor que coincidem nos intervalos bem definidos com orifcios existentes na cabea hidrulica para alimentar cada um dos injetores.

14

Seqncia De Desmontagem:

Esgota-se o leo lubrificante, leo combustvel e gua 1. hlice, correia e polia do radiador; 2. bomba dgua e coletor de retorno de gua; 3. coletor de escape e sistema de freio motor; 4. sistema de alimentao, composto de filtro de leo combustvel, bomba injetora, bomba primria ou bomba de alimentao; 5. filtro de leo lubrificante; 6. alternador; 7. motor de arranque; 8. placa intercambiadora de calor; 9. tampa do cabeote; 10. cabeote (vlvulas, balancins, eixo dos balancins, bico injetor); 11. eixo comando de vlvulas (tuchos e varetas); 12. compressor auxiliar; 13. bloco do motor (cilindros); 14. pistes, bielas, mancais (bronzinas ou casquilhos); 15. eixo-rvore ou eixo virabrequim; 16. volante; 17. crter; 18. bomba de engrenagens do leo lubrificante.

15

Concluso
Foi possvel concluir que o motor de ciclo Diesel um motor com alto torque, que possui uma taxa de compresso entre 14:1 e 25:1. O sistema de arrefecimento do motor de ciclo Diesel muito importante, pois se houver algum problema nele, o motor pode aquecer atderreter. Os componentes do sistema so bomba dgua, vlvula termosttica, ventoinha, mangueiras e lquido de arrefecimento. A injeo de combustvel (leo Diesel) no motor ocorre atravs da bomba injetora, que pode ser um bomba injetora em linha ou uma bomba injetora rotativa.

16

Bibliografia

http://www.joseclaudio.eng.br/grupos_geradores_4.html http://www.nelsondiv.com/pdfs/product_lit/emea_brochures/LT33020-PT.pdf http://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/rta/material-de-apoio/material-de-apoioschadek-radiex.pdf http://www.tractordiesel.com.br/sist_inj_diesel.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_diesel#Historia

17

Vous aimerez peut-être aussi