Vous êtes sur la page 1sur 5

ANO XIX

N 1145 (cor vermelha)

ANO B

30/05/2009

SOLENE VIGLIA DE PENTECOSTES


SOBRE MEUS SERVOS E SERVAS DERRAMAREI O MEU ESPRITO

01. ACOLHIDA
A Igreja deve estar com poucas luzes acesas. O grupo de canto entoa hinos do Esprito Santo. No incio da celebrao, uma pessoa com veste dourada ou branca entra na Igreja erguendo o Crio Pascal aceso e cantando:

VEM, VEM, VEM, VEM ESPRITO SANTO DE AMOR! VEM A NS! TRAZ IGREJA UM NOVO VIGOR! (bis) Animador(a) - Irmos e irms, com alegria que nos reunimos nesta Solene Viglia de Pentecostes para agradecer tantos dons recebidos. Com a mesma alegria e o mesmo entusiasmo da Igreja nascente, somos impulsionados pelo Esprito do Senhor a evangelizar os povos e as naes. Animador(a) - Hoje, pelo dom do Esprito Santo, o Mistrio Pascal atinge sua plenitude. O Esprito Santo nos leva a testemunhar a ressurreio a todos os povos e, pela fora do mesmo Esprito, nos tornamos um s corpo bem unido, no qual todas as divises so superadas. Com o corao em festa, expressemos por meio do nosso canto inicial o que queremos celebrar.
Procisso de entrada: incenso, crucifixo, Lecionrio (ou Bblia), bandeiras ou flmulas com o nome dos sete dons (sabedoria, entendimento, cincia, conselho, fortaleza, piedade, temor de Deus), crismandos da comunidade com velas acesas nas mos, ministros e o presidente.

02. CANTO INICIAL 1. Vinde Esprito de Deus e enchei os coraes dos fiis com vossos dons. Acendei neles o amor com um fogo abrasador, vos pedimos, Senhor. E CANTAREMOS: ALELUIA! E A NOSSA TERRA RENOVADA FICAR SE O VOSSO ESPRITO, SENHOR, NOS ENVIAIS! 2. Vs que unistes tantas gentes tantas lnguas diferentes numa f, na unidade. Pra buscar sempre a verdade e servir o vosso reino com a mesma caridade. Presidente - Nesta noite em que nos preparamos para celebrar vinda do Esprito prometido por Jesus, faamos o sinal de nossa f, cantando. ( escolha) 03. HINO DE LOUVOR

Presidente - Irmos e irms, nesta noite santa da Viglia de Pentecostes, louvemos ao Senhor nosso Deus, cantando. 1. De todos os cantos viemos, para louvar o Senhor. Pai de eterna bondade, Deus vivo e libertador, todo o povo reunido, num canto novo louvor. GLORIFICADO SEJA, BENDITO SEJA JESUS REDENTOR. 2. Os pais e mes de famlia, vamos todos celebrar. A fora nova da vida, vamos alegres cantar. A juventude e as crianas, todos reunidos no amor. 3. Lavradores e operrios, todo o povo lutador, trazendo nas mos os frutos e as marcas de sofredor. A vida e a luta ofertamos no altar de Deus criador. 4. Do passado ns trazemos toda lembrana de quem, deu sua vida e seu sangue, como Jesus fez tambm. Do presente, todo esforo por um futuro sem dor. 5. Bendito o Deus da esperana, que anima a gente a andar. Bendito o Cristo da vida, que ensina a gente a amar. Bendito o Esprito Santo, que faz o povo criador. 04. ORAO Presidente - Deus de amor e bondade, quisestes que o mistrio pascal se completasse durante cinquenta dias at a vinda do Esprito Santo. Fazei que todas as naes dispersas pela terra, na diversidade de lnguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. AMM.

Em frente mesa da Palavra, deve estar um candelabro com sete velas que sero acesas neste momento. Para acendlas, pode-se fazer uma bonita coreografia com o canto. O grupo que fez a coreografia permanece ao redor da mesa da Palavra at a proclamao do Evangelho.

1. vinde Esprito Criador, as nossas almas visitai, enchei os nossos coraes com vossos dons celestiais. 2. Vs sois chamado o intercessor do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a uno divina e salutar. 3. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mo do Pai, por Ele prometido a ns, por ns seus feitos proclamai. 4. A nossa mente iluminai, os coraes enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, o mal deixamos para trs. 5. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graa nos guiais, o mal deixamos para trs. 6. Ao Pai e ao Filho Salvador por vs possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. 05. LEITURA DO LIVRO DO GNESIS (11,1-9) 06. SALMO RESPONSORIAL (103) ENVIAI O VOSSO ESPRITO SENHOR E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI. (bis) - Bendize, minha alma, ao Senhor! meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto. - Quo numerosas, Senhor, so vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, minha alma, ao Senhor! - Todos eles, Senhor, de vs esperam que a seu tempo vs lhes deis o alimento; vs lhes dais o que comer e eles recolhem, vs abris a vossa mo e eles se fartam. - Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o p de onde vieram; enviais o vosso esprito e renascem e da terra toda a face renovais.

07. CANTO DE ACLAMAO ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. 1. Vinde, Esprito Divino, e enchei com vossos dons os coraes dos fiis, e acendei neles o amor, como um fogo abrasador! 08. PROCLAMAO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SO JOO (7,37-39) 09. PARTILHA DA PALAVRA

10. PROFISSO DE F E COMPROMISSO PELA UNIDADE Presidente - Renovemos nosso compromisso de servir ao Senhor na comunidade, promovendo a unidade, acolhendo todas as pessoas, criando espao de solidariedade, partilha e comunho, e valorizando todos os dons para que Jesus seja amado e glorificado. Presidente - Vocs creem em Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, adorado com nomes diferentes pelos diversos povos e religies? Todos - CREIO SENHOR, MAS AUMENTAI MINHA F. Presidente - Creem em Jesus Cristo nosso Salvador, que assumiu nossa condio humana, tornando-se irmo e companheiro de todas as raas e culturas? Ele, que morreu para reunir todos os filhos de Deus dispersos pelo mundo, que ressuscitou e vive conosco? Todos - CREIO SENHOR, MAS AUMENTAI MINHA F. Presidente - Creem na fraternidade universal de todos os seres vivos e na comunho com todos os que, pela fora de seu batismo e pelo impulso do Esprito Santo, anunciam e vivem esta fraternidade? Todos - CREIO SENHOR, MAS AUMENTAI MINHA F. Presidente - Confiados na graa de Deus, vocs prometem acolher todas as pessoas como irmos e irms e fazer de nossa comunidade um espao de comunho e um sinal da unidade que Deus quer para todos? Todos - PROMETO. Presidente - Vocs prometem orar permanentemente pela unidade dos cristos, pelo dilogo e pela comunho entre todas as religies e culturas, buscando a construo da paz na terra e a defesa de toda a criao? Todos - PROMETO. Presidente - Vocs prometem atuar contra quaisquer formas de excluso no mundo e nas Igrejas e nunca favorecer a diviso dos cristos? Todos - PROMETO. Presidente - Vocs prometem trabalhar pela unidade no servio da justia, no campo e na cidade, na solidariedade a todas as pessoas oprimidas e excludas deste mundo? Todos - PROMETO. Presidente - Deus, fonte de amor, confirmai em ns o que vosso Filho mesmo nos inspirou e nos d a graa de realizarmos este compromisso em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. AMM. 11. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebrao da Palavra)

1. As sementes que me deste e que no eram pra guardar, pus no cho da minha vida, quis fazer frutificar. DOS MEUS DONS QUE RECEBI PELO ESPRITO DE AMOR TRAGO OS FRUTOS QUE COLHI E EM TUA MESA QUERO PR. (bis) 2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear, os talentos que me deste para eu mesmo cultivar. 3. Quanto mais eu for plantando mais terei para colher, quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.
(onde houver Celebrao Eucarstica)

1. Pai que pelo Esprito ds vida e santidade a toda criatura, recebe que te agrade, a oferta que trazemos, o nosso vinho e po: esforo que fizemos e dom de tua mo. TRANSFORMA A NOSSA OFERTA NO DOM DO FILHO TEU E OS PASSOS DO TEU POVO EM LUZ QUE SE ACENDEU. 2. Pai que pelo Esprito em rios de gua viva transformas nossa sede, recebe sem esquiva a oferta que trazemos, o nosso vinho e po, sinais do compromisso: plantar um mundo irmo! 3. Pai que pelo Esprito nos fazes renascer e tudo nos ensina, recebe com prazer a oferta que trazemos, o nosso vinho e po: firmeza dos que aprendem a fora do perdo.

12. PAI NOSSO Presidente - Irmos e irms, de mos dadas, rezemos a orao da fraternidade e da unidade. PAI NOSSO... 13. ABRAO DA PAZ Animador(a) - Iluminados pela fora e pela luz de amor e paz.

do Esprito Santo, saudemo-nos com um gesto

QUERO TE DAR A PAZ DO MEU SENHOR COM MUITO AMOR. (bis) 1. Na flor vejo manifestar o poder da criao. Nos teus lbios eu vejo estar o sorriso de um irmo. Toda vez que te abrao e aperto a sua mo, sinto forte o poder do amor dentro do meu corao. 2. Deus Pai e nos protege, Cristo Filho e Salvao. Santo Esprito Consolador na Trindade somos irmos. Toda vez que te abrao e aperto a sua mo, sinto forte o poder do amor dentro do meu corao. 14. CANTO DE COMUNHO (se houver) 1. Senhor, vem dar-nos sabedoria que faz ver tudo como Deus quis. E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz. D-NOS, SENHOR, ESSES DONS, ESSA LUZ. E NS VEREMOS QUE PO JESUS. (bis) 2. D-nos, Senhor, o entendimento, que tudo ajuda a compreender. Para ns vermos como alimento, o po e o vinho que Deus quer ser. 3. Senhor, vem dar-nos divina cincia, que como o Eterno faz ver sem vus: Tu vs por fora, Deus v a essncia, pensas que po, mas, nosso Deus. 4. D-nos, Senhor, o teu conselho, que nos faz sbios para guiar homem, mulher, jovem e velho ns guiaremos ao Santo altar. 5. Senhor, vem dar-nos a fortaleza, a santa fora do corao. S quem vencer vai sentar-se mesa, para quem luta, Deus quer ser po. 6. D-nos, Senhor, filial piedade, a doce forma de amar, enfim. Para que amemos quem, na verdade, aqui amou-nos at o fim.

7. D-nos, Senhor, temor sublime de no am-los como convm. O Cristo-Hstia, que nos redime e o Pai celeste, que nos quer bem. 15. ORAO Presidente - Deus eterno e onipotente, que enviais aos coraes dos vossos filhos o Esprito Santo em Pentecostes, tornai-nos testemunhas capazes de proclamar as vossas maravilhas. Por Cristo, nosso Senhor. AMM.

16. NOTCIAS E AVISOS - Amanh celebraremos a Solenidade de Pentecostes. Vamos todos participar! 17. BNO Presidente - O Deus, que derramou em nossos coraes o seu amor, nos encha de alegria e consolao. AMM. - O Filho Ressuscitado dos mortos nos ilumine com a luz de sua Pscoa. AMM. - O Esprito de Amor derramado sobre sua Igreja nos d sabedoria e fortaleza. AMM. - Abenoe-nos Deus que PAI E FILHO E ESPRITO SANTO. AMM. - Alimentados pela Palavra (e pela comunho), vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. GRAAS A DEUS. 18. CANTO FINAL 1. Maria de Nazar, Maria me cativou, fez mais forte a minha f e por filho me adotou. s vezes eu paro e fico a pensar e sem perceber me vejo a rezar, e meu corao se pe a cantar pra Virgem de Nazar. Menina que Deus amou e escolheu, pra me de Jesus, o Filho de Deus, Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Me do Cu. AVE MARIA, AVE MARIA, AVE MARIA, ME DE JESUS. 2. Maria que eu quero bem, Maria do puro amor, igual a voc ningum, Me pura do meu Senhor. Em cada mulher que a terra criou um trao de Deus Maria deixou, um sonho de me Maria plantou pro mundo encontrar a paz. Maria que fez o Cristo falar, Maria que fez Jesus caminhar, Maria que s viveu pra seu Deus, Maria do povo meu.

PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA Nestes ltimos anos, as nossas comunidades tm celebrado a festa de Pentecostes com uma viglia que, retomando a Viglia Pascal, louva o Senhor por Jesus Ressuscitado e pelo Esprito, dom da sua Pscoa. A festa de Pentecostes assumida como o ltimo dia da festa pascal e no como uma festa ao Divino Esprito Santo. Neste dia, a Igreja ora para que o Esprito se manifeste nela, renove os prodgios realizados no comeo da pregao apostlica, abra-a para o conhecimento de toda a verdade e, pela participao na Eucaristia, sempre realize nela o seu poder. A Viglia de Pentecostes momento oportuno para redescobrirmos a presena e a ao do Esprito que age na Igreja, lembrando-nos assim do sacramento da confirmao que, pela uno do Parclito (Esprito Santo), renovou em cada um de ns a esperana crist. Foi uma exploso do Esprito que os lanou para o mundo afora, a anunciar a todos os povos e lnguas a salvao do Cristo morto e ressuscitado. Hoje devemos dar continuidade a esta misso para que a unio, a fraternidade, a justia e a paz se faam presentes em nossas famlias, nas comunidades, nas Igrejas, na sociedade, no mundo.

Vous aimerez peut-être aussi