Vous êtes sur la page 1sur 9

STM Seminrio Teolgico Maranata Aula 2. Doutrina de Deus.

14/02/11

Na aula anterior:
Premissas: Deus para ser conhecido, jamais explicado. Pois no dia em que melhor se o explica, nesse mesmo dia mais se o desconhece. A ideia da sadia teologia para voc se aproximar do Senhor mediante o conhecimento de Sua Pessoa nas Sagradas Escrituras. Para Considerar: O objeto desse estudo no propriamente Deus[essncia], mas Deus atravs de sua revelao. A Singularidade de Deus: Dt 6.4: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, o nico Senhor. Primeira Lio: O politesmo uma negao do Absoluto. Introduo: Da Imanncia e da Transcendncia de Deus; o ponto central da doutrina de Deus o atributo de Deus; Trindade: um dos maiores mistrios da f crist.

Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata

Doutrina de Deus
J 16.19-22; 17.1-3
RC 16.19 Eis que tambm, agora, est a minha testemunha no cu, e o meu fiador, nas alturas. 20Os meus amigos so os que zombam de mim; os meus olhos se desfazem em lgrimas diante de Deus. 21Ah! Se algum pudesse contender com Deus pelo homem, como o filho do homem pelo seu amigo! 22Porque, decorridos poucos anos, eu seguirei o caminho por onde no tornarei.17.1 O meu esprito se vai consumindo, os meus dias se vo apagando, e s tenho perante mim a sepultura. 2Porventura, no esto zombadores comigo? E os meus olhos no contemplam as suas amarguras? 3Promete agora, e d-me um fiador para contigo; quem h que me d a mo? NTHL 16.19 Eu sei que no cu tenho quem me defenda; o meu advogado l est.20 Os meus amigos zombam de mim; e eu me volto para Deus com lgrimas nos olhos.21 Assim como algum defende o seu amigo, eu preciso de quem defenda o meu direito diante deDeus.22 Os meus anos de vida esto contados, e eu vou pelo caminho que no tem retorno.17.1 Quase no posso respirar. A minha vida est se acabando; o que me espera agora a sepultura.2 Estou cercado de zombadores e sou obrigado a agentar os seus desaforos.3 Deus, s tu podes garantir o meu livramento; quem mais tenho eu para ser meu fiador?

Na intimidade de J com o Senhor ele declara(numa splica em meio a uma grande luta) algo de Deus que a base da Gaa. Veja, J estava perplexo diante daquilo tudo que lhe estava acontecendo, num certo momento ele exclama Deus quem eu tenho que advogue a minha causa, eu constituo Deus como meu advogado contra Deus J no se defende, ele olha para o alto e diz: (1)tem algo me acontecendo vindo de Deus que eu no posso entender, essa manifestao de Deus me indisponvel, (2)mas o que eu sei de Deu que me disponvel, me fala que Ele o meu Deus, (3)que me ama e que advoga a minha causa, por isso eu digo - Deus se entenda contigo mesmo, eu te constituo o meu advogado, me defenda de voc. Temos trs pontos: (1), (2), (3) J que somos chamados intimidade com o Senhor, certamente h um caminho que nos leve a isto. claro que o Caminho para Deus Jesus. Mas falo dos conceitos prticos do que seja chegar intimidade com Deus, atravs de Jesus. E, para isto, compartilho um dos textos bblicos que do essa indicao, a parbola do tesouro escondido no campo, em Mateus 13.44: O reino dos cus semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Antes de mergulhar nesta parbola, chamo ateno para o versculo 35, deste mesmo captulo de Mateus: Abrirei em parbolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criao. Este versculo nos mostra que h coisas ocultas sendo reveladas nas parbolas que o Senhor nos contou. E so essas coisas ocultas que devemos buscar, sempre de forma conotativa ao restante das Escrituras. Talvez algum pergunte: Mas o que h de oculto na parbola do tesouro escondido? Todo mundo sabe que o tesouro escondido Jesus, ou seja, o prprio Reino de Deus. E verdade! O tesouro escondido Jesus, o Reino dos Cus. O Senhor tem deixado algo Dele para ns, s buscar. ACF I Cor 2.9: Mas, como est escrito: As coisas que o olho no viu, e o ouvido no ouviu, E no subiram ao corao do homem, So as que Deus preparou para os que o amam. (declarao de J foi uma revelao de como funciona a Graa de Deus e foi o que Jesus fez na Cruz)

Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata

O Ser de Deus
No poderamos conhecer a Deus se ele no se revelasse nas obras da natureza; no desenrolar da Histria do homem; na natureza humana; Na Bblia, principal revelao.

Na natureza, na histria, no homem uma revelao no verbal e no tem a menor conotao redentora. Agora, a revelao mediante a Palavra de Deus a revelao verbal e possui uma conotao redentora. 1. Guarde isso: No podemos ter qualquer noo sobre O Deus Pai, O Deus Filho e O Deus Esprito Santo a no ser que a Trindade Santa nos revele. Por isso, o nosso estudo no propriamente Deus, mas Deus atravs da sua revelao. A questo ontolgica a seguinte: o que ser em si? Vejam os que a filosofia fala: 2.
1

Vivemos em um mundo sensvel e inteligvel: 3. o metafsico est no mundo sensvel, nas mudanas, aparncias, no que no ocupa tempo, espao. O mundo sensvel o mundo do no ser, nesse mundo tudo que no provado cientificamente, existe a teoria, mais nunca se conseguiu chegar a uma verdade concreta. Por exemplo, F metafsico, a alma, a criao do mundo, ou as duvidas filosficas de onde viemos - para onde vamos? Deus um ser metafsico, no conseguimos entender, ver, tocar, ouvir, mais acreditamos em tal, pois a F nos faz acreditar, o no ser da alma humana. Todas as perguntas que no tem uma resposta cientfica envolvem o no ser. 4. O inteligvel diferente, um princpio onde as coisas concretas a permanncia, a verdade do conhecimento pelo intelecto. O Ser est no mundo inteligvel algo provado, concreto o verdadeiro, logo essa verdade tudo aquilo que posso provar de maneira cientifica e racional. Quando entramos no mbito do Ser significa a realidade externa que o homem habita, como afirma Hume, logo a metafsica estuda a realidade externa que envolve o Ser.

De Diego Humbelino Duarte http://www.mundodosfilosofos.com.br/metafisica.htm

Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata

Para Saber: metafsica: O estudo dos aspectos conceituais mais gerais da estrutura da realidade. Por exemplo: Sero todas as verdades relativas, ou haver verdades absolutas? E o que a verdade? Ser que a vida faz sentido? Ser que temos livre-arbtrio? A ontologia a disciplina da metafsica que estuda quais as categorias de coisas que h. Por exemplo: Ser que h nmeros, ou so meras construes humanas? Tero os universais, como a brancura, existncia independente dos particulares, isto , das coisas brancas? Sero as possibilidades no realizadas reais, ou meras fantasias? No sentido popular do termo, "metafsica" quer dizer algo totalmente diferente: o "estudo" de questes que transcendem a realidade material: ocultismo, espiritismo, etc. Em filosofia, a metafsica no nada disto. A metafsica uma das disciplinas centrais e mais gerais da filosofia; muitas outras disciplinas abordam problemas metafsicos particulares. Por exemplo: a filosofia da ao estuda, entre outras coisas, o problema metafsico de saber o que , e como se individua uma ao (isto , como se distinguem as aes umas das outras); a filosofia da cincia estuda, entre outras coisas, o problema ontolgico de saber se as entidades inobservveis postuladas pelas cincias (como os quarks) tm existncia real e independente de ns, ou se so meras construes humanas. Russell, Bertrand, Os Problemas da Filosofia, Caps. 9 e 10 (Coimbra:Almedina,2001).Nagel,Thomas, Que Quer Dizer Tudo Isto?, Caps. 9 e 10 (Lisboa: Gradiva, 1995).

Frases: 3. 4. Deus se faz homem para trazer o homem de volta a Deus. No estudo da teologia, a "navalha de Ockham" ou princpio da parcimnia 2: Ockham, William of (1285-1347) Tambm conhecido por Guilherme de Ockham. Filsofo e telogo franciscano ingls, Ockham fez contribuies importantes para diversas reas da filosofia como a lgica, a metafsica, a teoria do conhecimento, a tica e a filosofia poltica. , no entanto, conhecido sobretudo pela sua defesa do nominalismo3, o ponto de vista segundo o qual os universais no so coisas reais, mas apenas nomes ou conceitos; e pelo princpio metodolgico conhecido como "navalha de Ockham" ou princpio da parcimnia ("as entidades no devem ser multiplicadas para alm do necessrio"), que recomenda a simplicidade como critrio na construo de teorias. A polmica em que se envolveu com o Papa Joo XXII sobre a "pobreza apostlica" conduziu, em 1328, sua excomunho e fuga para Pisa e depois para Munique, cidade onde, sob a proteo de Lus da Baviera, passou o resto dos seus dias e onde escreveu sobretudo defendendo a separao entre a Igreja e o Estado. AN

Deus est acima dessas questes filosficas quando de uma mente natural pensa, I Cor 2.14: Ora, o homem natural no compreende as coisas do Esprito de Deus, porque lhe parecem loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porque, quando os filsofos de mentes naturais dizem que a f metafsica, Deus um ser metafsico, no conseguimos entender, ver, tocar, ouvir, mais acreditamos em tal, pois essa F metafsica nos faz acreditar, o no ser da alma humana. A vem Joo[l em Lucas 7.19 em diante], chama dois discpulos, e manda-os a Jesus, dizendo: s tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? Ou seja, Joo queria saber de Jesus se ele era o ser ou no ser o Messias, em ltima estncia, o ser ou no ser Deus. E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: Joo o Batista enviou-nos a perguntar-te: s tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E, na mesma hora, Aquele que o Eu Sou curou muitos de enfermidades, e males, e espritos maus, e deu vista a muitos cegos. Portanto, aqui morre a tese filosfica, da metafsica, do no ser da F e Deus, s porque no podem ser provados. Jesus a anttese disso: do no ser da transcendncia, para o Ser da imanncia, o Deus conosco, O Emanuel, de Lucas 7.22: Respondendo, ento, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a Joo o que tendes visto e ouvido: que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos so purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.

ibidem Doutrina medieval que afirma a irrealidade e o carter meramente abstrato dos universais (conceitos, ideias gerais, termos abrangentes), que so caracterizados como nomes, entidades lingusticas sem existncia autnoma, ou simples meios convencionais para a compreenso dos objetos singulares. (Houaiss Eletrnico)
3

Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata

Da Imanncia e Da Transcendncia Deus


A Imanncia: Ela fala do relacionamento de Deus com o mundo. Deus age de maneira ordinria[frequente], direta, indiretamente, e at intervm de modo especial na vida humana, principalmente com aqueles a quem Jesus veio remir. Jer 23.24: Esconder-se-ia algum em esconderijos, de modo que eu no o veja? diz o SENHOR. Porventura no encho eu os cus e a terra? diz o SENHOR. Observe a preocupao do Senhor na frase Porventura no encho eu os cus e a terra? Ex 3.7,8: E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflio do meu povo, que est no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livr-lo da mo dos egpcios, e para faz-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. Deus est envolvido com o seu povo, mostra interesse por cada um. J 34.14,15: Se ele pusesse o seu corao contra o homem, e recolhesse para si o seu esprito e o seu flego, Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o p. Se Deus ficasse voltado para si, todos haveriam de perecer. Sl 104.27 a 30: Todos esperam de ti, que lhes ds o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mo, e se enchem de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o flego, morrem, e voltam para o seu p. Envias o teu Esprito, e so criados, e assim renovas a face da terra . A falta de Deus nesse mundo seria a morte. A vida e renovao dependem de Deus.

Os perigos da Imanncia e da transcendncia fora do equilbrio


Para uma viso correta de Deus preciso considerar a imanncia e a transcendncia de Deus com equilbrio. Se focalizarmos demais um dos desses aspectos vai gerar distores. 4. Mais foco na imanncia pode causar os seguintes perigos, imanentismo exagerado: Identificar Deus com Satans No distinguir a ao de Deus e da de Satans, ou seja, considerar que qualquer coisa que ocorre a vontade de Deus. Por exemplo, quando surgiu a aids quantos cristos pensaram ser uma ao de Deus contra o homossexualismo. Se fosse, no estaria hoje o homossexualismo assim como est. Temos que ter bom senso e tica crist. Identificar Deus com o Universo: O pantesmo a ideia de que Deus tudo e todo mundo e, que todo mundo e tudo Deus. a suposio por trs de muitas seitas e religies falsas (ex: Hindusmo e Budismo, e vrias outras como os adoradores da me natureza).

Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata

Se Deus no fosse imanente, s transcendente: 5. o Verbo no poderia encarnar-se para realizar a nossa redeno; 6. negamos a Sua providncia; 7. negamos a Sua Graa. Da parte de Deus(imanente e transcendente), temos: 6. Deus no precisa operar de modo imediato, i.e., sem o uso dos meios. Ele pode usar os elementos da natureza, por exemplo, Ele pode usar os mdicos para curar algum. O Senhor pode se servir das causas secundrias, ou naturais para o seu propsitos. Mais exemplos: vepas, Ex 23.28. Jesus fez lodo com cuspi Jo 9.6 (Mc 10.52 o cego Bartimeu) 7. O Senhor pode usar pessoas, organizaes no crists para os seus planos. E, pasmem, Deus pode at usar Satans, e ele tem que obedecer para fazer aquilo contrrio a sua natureza, ajudar o homem [o diabo queria Paulo soberbo], por exemplo, II Cor 12. 6 a 9: Porque, se quiser gloriar-me, no serei nscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ningum cuide de mim mais do que em mim v ou de mim ouve. E, para que no me exaltasse pela excelncia das revelaes, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satans para me esbofetear, a fim de no me exaltar. Acerca do qual trs vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graa te basta, porque o meu poder se aperfeioa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Da nossa parte: (ao saber desse Deus maravilhoso)

Gratido por tudo o que o Senhor fez e tem feito e ir fazer a nossa gratido tem que est nos trs tempos: passado, presente e futuro. [porm, s olhamos o que falta] Preservar a criao de Deus. Quantas catstrofes por causa do desrespeito do homem com a natureza, por exemplo, agora na regio cerrana o pecado ecolgico. Podemos aprender algo sobre Deus mediante a sua criao. Tudo o que voc faz tem a sua marca, d mesma forma com Deus.

Os Atributos de Deus
A doutrina de Deus fundamental para a compreenso das demais doutrinas bblicas, e os atributos de Deus o ponto central desse estudo porque, neles temos coisas reveladas sobre a natureza de Deus. Haja vista, ningum pode penetrar a essncia de Deus, por isso Deus incompreensvel, mas os seus atributos nos falam alguma coisa de natureza essencial. J vimos que os atributos so qualidades, propriedades, virtudes ou perfeies de uma pessoa ou um ser. Deus um ser, portanto, possui atributos. Como foi dito, os atributos no so acrescido a Deus, mas so qualidades essenciais dele. Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata

Alguns telogos dizem que Deus se revela nos seus atributos. Os atributos no so meros nomes, nem partes separadas de um Deus composto[Deus no composto de vrias partes como os seres humanos], mas qualidades essenciais do Senhor. No h diferena entre a essncia de Deus e os seus atributos. 1. Os atributos revelam o seu carter: A Bblia revela a mente de Deus[em parte, claro], abrem os nossos olhos para que O vejamos corretamente

Deus incompreensvel mas cognoscvel: Deus pode ser conhecido? Sim[at onde Ele mesmo se revela]. Calvino4 diz que esse conhecimento no pode se a priori5, e sim a posteriori. (No concordo O Fator Melquisedeque, a natureza. Podemos dizer assim: O conhecimento a priori se complementa com o conhecimento a posteriori, aquele que se adquire com a experincia. Joo 17.3: E a vida eterna esta: que te conheam, a ti s, por nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste I Jo 5.20: E sabemos que j o Filho de Deus vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que verdadeiro; e no que verdadeiro estamos, isto , em seu Filho Jesus Cristo. Este o verdadeiro Deus e a vida eterna I Cor 13.12: Porque agora vemos por espelho em enigma, mas ento veremos face a face; agora conheo em parte, mas ento conhecerei como tambm sou conhecido

Deus pode ser compreendido? No. Quem Deus? Qual a natureza da sua constituio ntima? O que faz ser o que Ele ? J 11.7: (Zofar) Porventura alcanars os caminhos de Deus, ou chegars perfeio do Todo Poderoso? O conhecimento de Deus condicionado s nossas limitaes. Lutero6 dizia que o Deus revelado[Deus Revelatus], s vezes,

Jean Calvin (aportuguesado Joo Calvino; Noyon, 10 de Julho de 1509 Genebra, 27 de Maio de 1564) foi um telogo cristo francs. Calvino teve uma influncia muito grande durante a Reforma Protestante, uma influncia que continua at hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu conhecido por alguns pelo nome Calvinismo, mesmo se o prprio Calvino teria repudiado contundentemente este apelido. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino) 5 Segundo Kant, so a priori os elementos do conhecimento (intuies, conceitos, juzos) independentes da experincia. Assim, por exemplo, a proposio "todos os corpos so extensos" uma afirmao necessria e universalmente verdadeira (os juzos a priori so universais e necessrios), existam corpos ou no; uma verdade que no depende da experincia. O conhecimento a posteriori quando s possvel atravs da experincia. 6 Martinho Lutero (em alemo: Martin Luther, Eisleben, 10 de novembro de 1483 Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um padre e professor de teologia alemo que creditado por ter iniciado a Reforma Protestante. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lutero)

Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata permanece escondido[Deus Absconditus] porque no podemos conhecer exaustivamente[esgotar o assunto] sobre Ele. Finitum non possit capere infinitum O finito no capaz de captar ou conter o Infinito. Teramos que ser iguais a Deus para conhec-lo, nem os anjos conhecer a Deus exaustivamente.

A Trindade Santa
No pantesmo clssico e nas suas formas mais modernas, por exemplo, o movimento da Nova Era, dizem que Deus uma fora, ou uma conscincia planetria. A influncia das religies orientais no ocidente perniciosa. Esse pantesmo oriental descarta qualquer ideia da existncia da personalidade divina. Deus identificado com a natureza tudo Deus, no sendo separado dela. Deus uma fora inconsciente que opera no mundo. Um exemplo, onde est o pantesmo na frase abaixo: Deus amor e o amor Deus - a segunda frase est errada porque torna Deus um princpio impessoal espalhado pelo mundo.

O desmo tem negado a personalidade de Deus na questo relacional, quando afirma que Deus est distante do universo que criou. Para alguns destas Deus pessoal mas, no podemos saber nada Dele por no existir qualquer relao conosco.

Aspectos da Personalidade
1. A personalidade - algumas caractersticas que podem ser aplicada a Deus: Deus eminentemente[em mais alto grau, total] espiritual e possui personalidade, pois um ser; Ele no somente um ser pessoal, mas tri pessoal; podemos aplicar a Deus, no sendo exclusivo dele, a autoconscincia, inteligncia, autodeterminao e afeies.

Autoconscincia: Ex 3.13,14: Ento disse Moiss a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vs; e eles me disserem: Qual o seu nome? Que lhes direi?E disse Deus a Moiss: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirs aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vs. Esta resposta divina mostra-nos a sua autoconscincia. Todos os espritos racionais, i.e., Deus (claro), anjos e homens, tem a capacidade de saber da existncia das coisas e, principalmente, saber de si mesmo. Toda conscincia dual tem que ter um sujeito para conhecer e um objeto para ser conhecido; Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

STM Seminrio Teolgico Maranata Ningum pode estar consciente de algo se esse algo no existe; H uma diferena entre conscincia e autoconscincia: Na conscincia o objeto est alm do sujeito o objeto distinto do sujeito; Na autoconscincia o objeto da mesma substncia do sujeito;

A autoconscincia muito mais complexa porque na conscincia quando observo o cu, as nuvens, no difcil de compreender por est de fora de mim mesmo. A auto inspeo muito mais difcil por no h realidade objetiva para contemplar a mesma alma individual que percebe e percebida, no h diferena entre os dois. Os animais irracionais no tem esta capacidade de autoconscincia e se o homem perde esta capacidade deixa de ser homem; Deus possui esta autoconscincia em num grau perfeito, i.e., Ele tem poder em grau de perfeio, de fazer-se a si mesmo seu prprio objeto de conhecimento, sendo um ser eminentemente pessoal, ou melhor, tri pessoal.

Comparao entre os animais, o homem e Deus


1. O animal: Tem conscincia no sentido de percepo das coisas, sem distinguir, embora possa estar familiarizado com elas; No possui conscincia de si mesmo ele no sabe quem e nem que existe; Coloque um animal diante de um espelho, ele no saber que est vendo ele mesmo o animal nunca se contempla, mas contempla os outro sem a devida distines no nvel do homem. O animal no uma pessoa porque no possui autoconscincia. Ele no pode formular conceitos sobre que percebe. Aproveitar o gancho: Deus ama mais voc: em Mt 6.26: Olhai para as aves do cu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. No tendes vs muito mais valor do que elas? Os animais so criaturas de Deus: em Pv 12.10: O justo tem considerao pela vida dos seus animais (ACF) Lio: Cuide bem do totozinho e cuide mais do se prximo.

Pastor Mrio Verssimo Doutrina de Deus

Vous aimerez peut-être aussi