Vous êtes sur la page 1sur 36

Tecnologia de Tratamento de gua Industriais e Resduos

Prof. Dr. Slvio C. de Osti

Ementa do Curso:
Aspectos fsico-qumicos da gua e dos efluentes. Tecnologias para tratamento de gua. Tecnologias para tratamento de esgotos e efluentes industriais

Contedo Programtico
1. ASPECTOS FSICO-QUMICOS DA GUA E DOS EFLUENTES: cor, turbidez, slidos, temperatura, sabor, odor, pH, acidez, alcalinidade, dureza, sulfatos, cloretos, cianetos, ferro, mangans, metais pesados, cloro, fluoretos, oxignio dissolvido, matria orgnica (DBO,DQO), compostos de nitrognio, fsforo, leos e graxas, detergentes, fenis. 2. TRATAMENTO DE GUA: desinfeco, neutralizao, coagulao/floculao, sedimentao, filtrao, abrandamento, desmineralizao, osmose reversa. 3. TRATAMENTO DE ESGOTOS E EFLUENTES: gradeamento, caixa de areia, caixa de gordura, sedimentao, neutralizao, coagulao/floculao, estabilizao, precipitao qumica, digesto anaerbia, filtros biolgicos, lodos ativados, lagoas de estabilizao.

Bibliografia Bsica 1. AZEVEDO NETTO, J. M. D.; RICHTER, C. A. Tratamento de gua: tecnologia atualizada. SP: Edgard Blcher, 2003. 2. PIVELI, R. P.; KATO, M. T. Qualidade das guas e poluio: aspectos fsico-qumicos. So Paulo: ABES, 2006. 3. SPERLING, M. V. Princpios do tratamento biolgico de guas residurias: introduo qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. 3.ed. Belo Horizonte: Departamento de engenharia sanitria e ambiental, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005 Bibliografia Complementar 1. MIERZWA, J.C.; HESPANHOL, I. gua na indstria: uso racional e reuso. So Paulo: Oficina de Textos, 2005. 2. REIS, Martha. Completamente Qumica, vol. nico. FDT, 2006. 3. SILVA, S.; OLIVEIRA, R. Manual de anlises fsico-qumicas de guas de abastecimento e residurias. Campina Grande: DEC/CCT/UFPG, 2001. 4. SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Fundamentos de Qumica Analtica. So Paulo: Pioneira, 2006 5. VOGEL, Arthur I. Qumica Analtica Qualitativa . 5 ed. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.

A gua um elemento composto por dois tomos de hidrognio (H) e um de oxignio (O), formando a molcula de H2O.

A gua um elemento composto por dois tomos de hidrognio (H) e um de oxignio (O), formando a molcula de H2O.
Algumas propriedades fsicoqumicas da gua Ponto de Fuso: 0oC Ponto de Ebulio: 100oC Densidade (25oC): 1,00 g mL-1

uma das substncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em trs estados fsicos: slido (geleiras) lquido (oceanos, rios e lagos) gasoso (vapor dgua na atmosfera).

A gua recircula na Terra e dessa forma ela completa um ciclo, chamado Ciclo da gua ou Hidrolgico.

O Ciclo da gua corresponde ao conjunto de mudanas, de lugar e de estado fsico, que acontecem com a gua ao longo do tempo. Ento, quais so as fases do ciclo da gua?

As etapas do ciclos da gua mais conhecidos so: Evaporao Condensao Solidificao Precipitao

a passagem da gua do estado lquido ao estado gasoso (vapor de gua). Quando a gua dos mares, rios e lagos evapora, com a aco do calor, e passa a vapor de gua, que sobe na atmosfera.

a passagem da gua do estado gasoso (vapor de gua), ao estado lquido. Acontece quando o vapor de gua se concentra e passa em zonas mais frias, formando as nuvens.

a passagem da gua do estado lquido ao estado slido. Conforme a passagem da gua pelas camadas altas, mdias ou baixas da atmosfera, surge a neve, o granizo ou na geada.

a gua que cai na superfcie terrestre no estado slido ou lquido. Acontece quando as nuvens passam por regies mais frias, ficam pesadas e chove.

Armazenamento da gua nos oceanos Evaporao Evapotranspirao Sublimao gua na atmosfera Condensao Precipitao Armazenamento da gua como gelo e neve Solidificao

Corrente de neve derretida para rios Corrente superficial Correntes dos rios Armazenamento de gua doce Infiltrao Armazenamento do lenol fretico Descarga do lenol fretico Fontes Distribuio global

Armazenamento da gua nos oceanos Evaporao Evapotranspirao Sublimao gua na atmosfera Condensao Precipitao Armazenamento da gua como gelo e neve Solidificao

Corrente de neve derretida para rios Corrente superficial Correntes dos rios Armazenamento de gua doce Infiltrao Armazenamento do lenol fretico Descarga do lenol fretico Fontes Distribuio global

Ciclo da gua

Muito mais gua est "em armazenamento" nos oceanos por longos perodos de tempo do que se est movimentando atravs do ciclo da gua. Durante os perodos climticos mais frios mais camadas de gelo e geleiras se formam e bastante do suprimento de gua global se acumula como gelo para diminuir as quantidades em outras partes do ciclo da gua. O inverso verdade durante os perodos mais quentes. Durante a ltima idade do gelo as geleiras cobriam quase um tero da massa de solo da Terra.

A evaporao o processo pelo qual a gua de transforma de um lquido em um gs ou vapor. A evaporao a forma primria pela qual a gua muda de liquida de volta para o ciclo da gua como vapor de gua na atmosfera. Calor (energia) necessrio para que a evaporao ocorra. A energia usada para quebrar as interaes intermoleculares, e esta a razo de porqu a gua se evapora a 100C ou 212F). O processo de evaporao remove o calor do meio ambiente, razo pela qual a gua que evapora de sua pele resfria voc.

o processo por meio do qual o vapor de gua levado para a atmosfera como o resultado da evaporao do solo e a transpirao das plantas. Transpirao o processo por meio do qual a umidade levada atravs das plantas desde as razes aos pequenos poros na parte inferior das folhas, onde ele se transforma em vapor e liberada para a atmosfera. A transpirao essencialmente a evaporao da gua pelas folhas das plantas. Estima-se que aproximadamente 10 por cento da umidade achada na atmosfera liberada pelas plantas atravs da transpirao
20

A converso entre as fases slida e gasosa da matria, sem a fase liquida intermediria. Para aqueles de ns interessados no ciclo da gua, a sublimao mais freqentemente usada para descrever o processo da neve e gelo mudando em vapor de gua sem antes derreter para gua. A sublimao uma maneira comum para a neve desaparecer em certos climas.

Apesar de que a atmosfera pode no ser um grande armazm de gua, ela o caminho usado para mover a gua pelo globo. Sempre existe gua na atmosfera. As nuvens so a forma mais visvel de gua atmosfrica.

A gua mudando de vapor para lquido. A condensao importante para o ciclo da gua porque ele forma as nuvens. As nuvens causam as precipitaes, que so a maneira da gua retornar para a Terra. A condensao tambm responsvel pela cerrao, neblina, e tambm a pode-se observar a gua de dentro de sua casa escorrer pela janela em um dia frio.

A liberao de gua das nuvens A precipitao gua liberada das nuvens na forma de chuva, granizo ou neve. a forma principal da gua que est na atmosfera retornar para a Terra. A maior parte da precipitao cai como chuva.

Camada de gelo ao redor do mundo. gua armazenada por longos perodos de tempo no gelo, neve e geleiras so parte do ciclo global da gua. A vasta maioria, quase 90 por cento da massa de gelo est na Antrtica.

Ao redor do mundo as correntes de neves derretidas so uma grande parte do movimento global da gua. Nos climas mais frios muito das correntes da primavera e correntes nos rios vm do derretimento da neve e gelo.

A corrente de precipitao que viaja sobre a superfcie do solo para os rios. Corrente de superfcie a corrente da precipitao sobre a paisagem. Muitas pessoas provavelmente pensam que a precipitao cai sobre a terra, flui sobre a terra (corrente) para os rios, e que ento corre para o mar. realmente muito mais complicado, devido a que os rios tambm ganham e perdem gua para o solo. Ainda, muita da gua nos rios vem diretamente da corrente de precipitao, definida como corrente de superfcie.

O movimento da gua em um rio Os rios so importantes no somente para as pessoas, mas para a vida em qualquer lugar. No somente so os rios um lugar agradvel para as pessoas, mas as pessoas usam a gua dos rios para o suprimento de gua para beber e gua de irrigao, para produzir eletricidade, para levar para longe seu esgoto (esperamos que esgoto tratado), para transportar mercadorias, e para obter alimentos.

gua doce existente sobre a superfcie da Terra. Uma parte do ciclo da gua que obviamente essencial para a vida na Terra a gua doce que existe na superfcie da terra. A gua da superfcie inclui os rios, lagos, lagoas, reservatrios (lagos feitos pelo homem), e terras midas com gua doce. A quantidade de gua nos rios e lagos est sempre se modificando devido a fluxos de entrada e de sada. Os fluxos de entrada vm da precipitao, corrente acima da terra, e vazamento de gua do lenol subterrneo e entradas de tributrios. Os fluxos de sada de lados e rios incluem a evaporao e descarga para o lenol subterrneo. Os humanos tambm usam gua da superfcie para suas necessidades. A quantidade e localizao da gua da superfcie muda com o tempo e espao, seja naturalmente ou com a ajuda humana.

O movimento para baixo da gua da superfcie da terra para o solo da sub-superfcie e rochas. Em qualquer parte do mundo, alguma da gua que cai como chuva e neve se infiltra na sub-superfcie do solo e rochas. A gua pode viajar longas distncias ou permanecer na armazenagem no subsolo por longos perodos antes de retornar para a superfcie ou vazando para outros corpos de gua tais como rios ou os oceanos, ou ainda serem retiradas por poos artesianos.

A gua existente por longos perodos abaixo da superfcie da Terra. Grandes quantidades de gua esto estocadas no subsolo. A gua est ainda se movimentando, possivelmente muito lentamente, mas ainda assim uma parte do ciclo da gua. Muita desta gua no subsolo vem das precipitaes que se infiltram para baixo da superfcie da terra. A camada superior do solo a zona no saturada, onde a gua est presente em quantidades que se modificam com o tempo, mas que no satura o solo.

Abaixo desta camada est a zona saturada, onde todos os poros, rachaduras e espaos entre as partculas de rocha esto saturadas com gua. O termo gua do subsolo usado para descrever esta rea. Outro termo para gua do subsolo "aqfero". Os aqferos so enormes armazns de gua da Terra e as pessoas de todo o mundo dependem da gua do subsolo para suas vidas dirias.

O movimento de gua para fora do solo Voc v gua ao redor de voc todos os dias como lagos, rios, gelo, chuva e neve. Existem tambm vastas quantidades de gua que no so vistas existindo e se movimentando no solo. As pessoas tm usado a gua do solo por milhares de anos e continuam a us-la hoje, grandemente para fins de gua potvel e para a irrigao.

Local onde a gua do subsolo descarrega para a superfcie do solo Uma fonte o resultado de um aqfero sendo cheio ao ponto de que a gua escorre para a superfcie da terra. Elas tm uma faixa de tamanho de pequenas fontes que fluem somente aps muita chuva e de enormes lagos que fornecem centenas de milhes de gales por dia (um galo igual a aproximadamente 3,8 litros ).

Depois de tudo isso porque temos que saber os parmetros de qualidade da gua?

Vous aimerez peut-être aussi