Vous êtes sur la page 1sur 27

ETEC PRESIDENTE VARGAS MECATRNICA

ANA PAULA MARCELINO LOPES CAMILA DE CALDAS FRANCO FELIPE VICHI YAGUINUMA JHONATAN UILIAN KEMPIM NICO

AUTOMATIZAO DE MQUINAS DE ESTAMPARIA

MOGI DAS CRUZES - SP 2011

ANA PAULA MARCELINO LOPES CAMILA DE CALDAS FRANCO FELIPE VICHI YAGUINUMA JHONATAN UILIAN KEMPIM NICO

AUTOMATIZAO DE MQUINAS DE ESTAMPARIA

As mquinas de estamparia atuam de forma manual, sem controle de tempo. Um mtodo de torn-las mais seguras e prticas a automatizao. TCC apresentado ETEC Presidente Vargas, sob a orientao do Prof. Israel de Almeida Pinto.

MOGI DAS CRUZES - SP 2011

ANA PAULA MARCELINO LOPES, N 01 CAMILA DE CALDAS FRANCO, N 03 FELIPE VICHI YAGUINUMA, N 10 JHONATAN UILIAN KEMPIM NICO,N 16

AUTOMATIZAO DE MQUINAS DE ESTAMPARIA

Aprovado em 02 de dezembro de 2011

BANCA EXAMINADORA

Prof. Israel de Almeida Pinto

Prof. Bruno Medina Pedroso

MOGI DAS CRUZES - SP 2011

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus acima de todas as coisas, pois acreditamos que Ele nos acompanha e nos d sabedoria para enfrentar os nossos desafios com a nossa fora de vontade para que assim cheguemos ao sucesso em qualquer momento das nossas vidas. Tambm aos nossos mestres que nos deram base e auxlio para chegarmos onde estamos, e tambm aos nossos colegas que nos acompanham, compartilham conhecimento alm de momentos inesquecveis, em especial, a uma grande amiga Fernanda A. Suzuki, que ainda faz parte deste grupo, apesar de no estar concluindo esta etapa conosco, que sempre ajudou no que podia e o que no podia para ver todos bem, e por fim, a nossa cumplicidade, que apesar de haver alguns pequenos conflitos, acabamos sempre juntos, e juntos buscamos fazer sempre o nosso melhor!

RESUMO
A fim de aperfeioar o funcionamento da mquina de estampar, foi elaborado um projeto que automatiza etapas do mesmo. Com um simples apertar de botes a mquina efetua os procedimentos que antes seriam realizados manualmente, tornando o processo seguro, reduzindo perda de matria prima, consequentemente aumentando o lucro. Palavras-Chave: Automao, camisetas, estamparia.

ABSTRACT
In order to optimized the operation of the stamping machine, we designed a project that automates the same steps. With the push of a button the machine performs the procedures that would previously have been performed manually, making it safe mining the process, reducing loss of raw material, consequently increasing profit. Key words: Optimized, stamping machine, automates.

SUMRIO
1. Introduo______________________________________________________8 2. Objetivos________________________________________________________9
2.1. Objetivo Geral........................................................................9 2.2. Objetivos Especficos..............................................................9

3. Justificativa_____________________________________________________10 4. Formulao do Trabalho___________________________________________11 6. Fluxograma_____________________________________________________18 7. Resultados Obtidos______________________________________________21 8. Referncias Bibliogrficas_________________________________________22 9. ANEXOS_______________________________________________________23


9.3. CIRCUITO ELTRICO..............................................................27

1. INTRODUO
Hoje em dia, estampar camisetas no o maior segredo do mundo. Ainda assim, a produo em maior escala, como qualquer produto, leva a maior lucro. Pensando nisso, a mquina de estamparia de camisetas foi criada, tornando o servio mais cmodo e mais produtivo. A automatizao da mquina de estamparia visa aplicao de todos os conceitos da Mecatrnica (mecnica, eletrnica e computao), tornando a mquina mais segura e prtica. Ainda utilizado um sistema passvel de erros, que podem levar desde uma pequena perda de material a um incndio. Por isso, um sistema automtico d, alm de maior produo, mais segurana pessoa que realiza a tarefa. nesse contexto que se coloca este projeto.

2. OBJETIVOS 2.1. OBJETIVO GERAL


Aplicao de conhecimentos, principalmente nas reas de eletrnica, automao e mecnica adquiridos durante o curso.

2.2. OBJETIVOS ESPECFICOS


Visualizar e resolver problemas industriais, atravs de um modelo de prensa menor.

10

3. JUSTIFICATIVA
Por ser uma mquina que utiliza do tempo para a transferncia de imagem para a camiseta, um tempo demasiado pode estragar o produto, acarretando prejuzos e at mesmo acidentes. A automatizao eltrico-mecnica mais barata (em torno de R$180,00) que a automatizao por cilindros pneumticos (em mdia R$280,00), pois esta utiliza materiais de maior custo, tais como cilindros (normalmente caros), compressor, controladores de vazo, entre outros. Por esse motivo, a automatizao proposta mais vivel.

11

4. FORMULAO DO TRABALHO
Aps escolhido o projeto, fez-se uma pesquisa de qual mtodo seria mais vivel, logo concluiu-se que a utilizao de cilindros pneumticos resolveria a problemtica. Porm, por seu custo elevado, a automatizao atravs de circuitos eltricos e sistemas mecnicos se viu mais vivel. A partir disso, demos incio formulao fsica do mesmo. O material para o desenvolvimento do prottipo diferente do que seria comercializado, exercendo a mesma funo com pequenas modificaes (espessura da pea). Encontrado o motor ideal para o procedimento, depois de muitos clculos da fora que o mesmo aplicaria, foi necessria a pesquisa do melhor meio de transmisso da potncia do motor para a movimentao do eixo responsvel pela movimentao da chapa. Para este foi optado uma transmisso por correia, seguida de uma cremalheira, para realizar o movimento verticalmente. Em paralelo a esse processo, houve a formulao do circuito eltrico, capaz de comutar o motor em sentido horrio e anti-horrio. Para que essa comutao fosse efetuada de forma eficaz, pesquisaram-se componentes eletrnicos que atingissem a expectativa diante de um bom desempenho da ponte H responsvel por essa funo. Por fim, concluindo as atividades de elaborao das partes constituintes do projeto executou-se a integrao dos dispositivos elaborados nas duas frentes de trabalho (desenvolvimento da parte estrutural e dos componentes eltricos de acionamento). O equipamento resultante ou prottipo est ento concludo para ser submetido aos respectivos testes finais.

12

5. METODOLOGIA 5.1. SISTEMA ELTRICO 5.1.1. Motor de Corrente Contnua


A utilizao de motores de corrente contnua larga na indstria. Neste trabalho, sua utilizao foi selecionada pelo fato de no se utilizarem grandes potncias e tenses. O controle de rotao (horrio ou anti-horrio) simples, sendo apenas utilizada a inverso da aplicao de corrente. O motor selecionado (figura 1) tem as seguintes especificaes: U=12V; I=1,5A; n=9500rpm; P=18w

Figura 1: Motor DC. Fonte: Solda Fria, Loja virtual de componentes eletrnicos

5.1.2. Ponte H
A ponte H (figura 2) o mtodo mais utilizado para a inverso de giro de motores de corrente contnua. composta basicamente de quatro transistores que atuam dois a dois, nunca os quatro ao mesmo tempo. Quando um par permite a conduo, o motor gira num sentido. Quando o outro par permite a conduo, h

13

a inverso da polarizao, o que faz com que o motor mude seu sentido de rotao. Os sinais de base, que permitiro a conduo dos transistores, sero aplicados pelo microcontrolador em tempos determinados pela programao.

Figura 2: Ponte H

5.1.3.Sensores
Os sensores so utilizados para um maior controle sobre o processo em execuo. Em muitos casos eles so indispensveis para garantir a qualidade do produto final, como numa mquina ferramenta, por exemplo. Neste projeto, microcontrolado, faz-se necessrio o uso de sensores para o perfeito funcionamento da mquina. Foi utilizado um sensor ptico, para controlar a descida da placa trmica, e um sensor ptico, para controlar o limite de subida da mesma placa.

14

Figura 3: Sensor ptico

15

5.2. SISTEMA MECNICO


5.2.1. Estrutura Fsica
A estrutura da mquina teve de ser modificada para suportar a automatizao. Essas modificaes permitem automatizao mais fcil e design mais atraente.

Figura 4: Antes. Fonte: Compacta Print

Figura 5: Depois. Estrutura Fsica.

5.2.2 Polias e Correias


Polias e correias so comumente usadas na transmisso de potncia, torque e rotao de motores. Sua transmisso se d pelo atrito que se aplica entre correia e polia. Para este projeto, foram utilizadas polias e correias planas, pelo fato de ser necessria uma transmisso semi-cruzada, possvel somente com esse tipo de correia.

Figura 6:Polia e correia. Fonte: SportSystem Drag Racing Team

16

5.2.3. Engrenagem e Cremalheira


O sistema engrenagem-cremalheira outro mtodo de transmisso, porm essa transmisso faz com que a rotao circular se torne retilnea. Calculado o torque do motor, dimensionando a roda dentada com 65 dentes, fator de servio como 1,25, tenso admissvel do material como 100 MPa e largura do dente como 10 mdulos, obteve-se: Z= 65; m= 1mm; dp =65mm; di=62,668 mm; de= 67mm; p= 3,14mm; h= 2,166mm; hc= 1mm; hr = 1,166mm; b= 10mm. A cremalheira segue os mesmos parmetros da roda dentada

Figura 7: Sistema engrenagem-cremalheira

5.2.4.Molas
Molas so utilizadas na indstria para reduzir impactos, aplicar foras ou na introduo de meios flexveis. Neste projeto, as duas primeiras funes so, atravs de uma mola helicoidal, reduzir o impacto de uma placa em outra e aplicar a fora necessria ao contato da placa trmica com o tecido e folha com imagem a ser transferida..

17

Figura 8: Tipos de Molas. Fonte: Elementos de Mquina e Transmisses Univ. Luterana do Brasil

5.2.5. Botes de incio de processo


H vrios meios de se iniciar um processo industrial. Um deles, o qual optamos utilizar, o acionamento por botes pulsadores. Por medidas de segurana, foram implantados dois botes, obrigando o operador a utilizar as duas mos para iniciar o trabalho, evitando assim um possvel prensamento e queima das mos.

18

incio

6. FLUXOGRAMA
Procurar Tema

Tema Determinado dododdo Anlise do Tema

Atend e?
Sim

No

Planejamento do Projeto

Busca da Estrutura Fsica

Adaptao da Mquina

Desenho Tcnico

CAD

Pneumtico

Mtodo de Automao

Eltrico

19

No

Vivel Econom icament e

Sim

Vivel Econom icament e

No

Dimensionament o do Motor

Ponte H

Ponte H

Circuito Retificador

Circuito Retificador

Circuito de Controle

Circuito de Controle Transmisso de Potncia

Transmisso de Potncia

20

Definio de Mola Definio de Mola Produo do Prottipo Testes do Prottipo Concluso da Documenta o
Sim

Falh a?
No

Localizao do Problema Manuteno

Apresentao do TCC

No

Aprovad o?

Rever Possvel Erro


Sim

Nova Apresentao

Fim

21

7. RESULTADOS OBTIDOS
Com a concluso do projeto, onde a estrutura fsica meramente ilustrativa, pois nosso trabalho visa a automatizao no decorrer da estampagem, vimos que o mesmo obteve um desempenho esperado, no superando as expectativas. Contudo, a parte eltrica, como acionamento dos sensores e do circuito propriamente dito, foi bem executado, atingindo um nvel de trabalho eficaz, com timos resultados quando somado ao controle do dispositivo proposto. Ao apertar os dois botes pulsadores, a mquina comea a executar a programao do microcontrolador. Ativado o sensor ptico da base da estrutura, a placa permanece nesse ponto por nove segundos, retornando aps este tempo posio inicial, controlada pelo sensor ptico na parte superior da mquina. No caso de uma queda de energia no meio do processo, o controlador, aps volta de energia, tem a instruo de verificar durante quatro segundos se os dos dois sensores esto ativados (situao impossvel por mais de 4 segundos). Se isso ocorrer, ele faz com que a placa trmica retorne posio inicial, podendo-se assim comear um novo processo no pressionamento dos botes.

22

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PROVENZA, Francesco. Projetista de mquinas. So Paulo, 1978. 6 edio. WEG Indstrias Ltda. Centro de treinamento de clientes Mdulo 2-Variao de Velocidade. Disponvel em: <http://www.poli.br/~marcilio/Inversores /Motores %20-%20M%F3dulo%202%20-%20Varia%E7%E3o%20de%20Velocida %20%5BWEG%5D.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2011, 23:14:28. MESQUITA, Eduardo Luiz Alvares; RUGANI, Lo Lucas. Estampagem dos aos inoxidveis. So Paulo, Dezembro de 1997. Disponvel em: <http://menesul.com.br/baixar/apostila_aco_inox_estampagem.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2011, 22:32:46 LARANJA, Rafael Antnio Comparsi. Elementos de Mquinas e Transmisses. Rio Grande do Sul. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ ABAAAAgaoAF/molas>. Acesso em: 26 maio 2011, 21:18:14 de

23

9. ANEXOS 9.1.PROGRAMAO DO CONTROLADOR


#include<p18f4431.h> #include<delays.h> int x; int y; void config_io() { TRISA=0x55; TRISB=0x00; ANSEL0=0x00; } void desce() { PORTBbits.RB0=1; PORTBbits.RB2=0; } void seg() { for(x=0 ; x>=4 ; x++) { Delay10KTCYx(200);// tempo em milisegundo divido por 5 } PORTBbits.RB0=0;

24

PORTBbits.RB2=1; } void sobe() { PORTBbits.RB0=0; for(y=0 ; y>=9 ; y++) { Delay 10KTCYx(200); } PORTBbits.RB2=1 } void main() { OSCCON=0x72; config_io(); while(1) { if((PORTAbits.RA0==1)&&(PORTAbits.RA2==1)&&(PORTAbits.R A4==0)&&(PORTAbits.RA6==1)) { desce(); } else if((PORTAbits.RA0==1)&&(PORTAbits.RA2==1)&&(PORTAbits.RA4==0)&&(PO RTAbits.RA6==0)) { desce(); }

25

else if((PORTAbits.RA0==0)&&(PORTAbits.RA2==0)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==1)) { seg(); } else if((PORTAbits.RA0==0)&&(PORTAbits.RA2==1)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==1)) { seg(); } else if((PORTAbits.RA0==1)&&(PORTAbits.RA2==0)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==1)) { seg(); } else if((PORTAbits.RA0==1)&&(PORTAbits.RA2==1)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==1)) { seg(); } else if((PORTAbits.RA0==0)&&(PORTAbits.RA2==0)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==0)) { sobe(); }

26

else if((PORTAbits.RA0==0)&&(PORTAbits.RA2==1)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==0)) { sobe(); } else if((PORTAbits.RA0==1)&&(PORTAbits.RA2==0)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==0)) { sobe(); } else if((PORTAbits.RA0==1)&&(PORTAbits.RA2==1)&&(PORTAbits.RA4==1)&&(PO RTAbits.RA6==0)) { sobe(); } else { PORTBbits.RB0=0; PORTBbits.RB2=0; } }

9.2. CUSTOS
Descrio Rels 5V FET IRF 540 Transistor TIP 120 PIC 18f4431 Quantidade 2 4 2 1 Valor R$5.00 R$3.20 R$2.50 R$ 21.00

27

Sensores pticos Botoeira


*No inclusas peas doadas.

2 2 Total*

R$6.00 R$0.50 R$61.80

9.3. CIRCUITO ELTRICO

Vous aimerez peut-être aussi