Vous êtes sur la page 1sur 2

Prclise

Este o estudo da colocao dos pronomes oblquos tonos me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes em relao ao verbo. Eles podem ser colocados de trs maneiras diferentes: antes do verbo (Prclise), no meio do verbo (mesclise) e depois do verbo (nclise).

Prclise
a colocao dos pronomes oblquos tonos antes do verbo. Usa-se a prclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. So elas: Palavras de sentido negativo: Ela nem se incomodou com meus problemas. Advrbios: Aqui se tem sossego para trabalhar. Pronomes Indefinidos: Algum me telefonou? Pronomes Interrogativos: Que me acontecer agora? Pronomes Relativos: A pessoa que me telefonou no se identificou. Pronomes Demonstrativos Neutros: Isso me comoveu deveras. Conjunes Subordinativas: Escrevia os nomes conforme me lembrava deles. Obs.: No ocorre prclise em incio de frase. O certo Traga-me essa caneta que a est e no Me traga essa caneta.

Outros usos da prclise:


Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo): Quantas injrias se cometeram naquele caso! Deus te abenoe, meu amigo! Em frases com preposio em + verbo no gerndio: Em se tratando de gastronomia, a Itlia tima. Em se estudando Literatura, no se esquea de Carlos Drummond de Andrade. Em frases com preposio + infinitivo flexionado: Ao nos posicionarmos a favor dela, ganhamos alguns inimigos. Ao se referirem a mim, fizeram-no com respeito. Havendo duas palavras atrativas, o pronome tanto poder ficar aps as duas palavras, quanto entre elas. Se me no ama mais, diga-me. Se no me ama mais, diga-me. Obs: Se o verbo no estiver no incio da frase, pode ocorrer prclise tambm, mesmo no havendo palavra atrativa. Ele se arrependeu do que fizera.

NCLISE nclise de verbo no futuro e particpio est sempre errada. - Tornarei-me. (errada) - Tinha entregado-nos.(errada) nclise de verbo no infinitivo est sempre certa. - Entregar-lhe (correta) - No posso receb-lo. (correta) Outros casos: - Com o verbo - Com o verbo - Com o verbo - Com o verbo no no no no incio da frase: Entregaram-me as camisas. imperativo afirmativo: Alunos, comportem-se. gerndio: Saiu deixando-nos por instantes. infinitivo impessoal: Convm contar-lhe tudo.

OBS: se o gerndio vier precedido de preposio ou de palavra atrativa, ocorrer a prclise: - Em se tratando de cinema, prefiro o suspense. - Saiu do escritrio, no nos revelando os motivos. COLOCAO PRONOMINAL NAS LOCUES VERBAIS Locues verbais so formadas por um verbo auxiliar + infinitivo, gerndio ou particpio. AUX + PARTICPIO: o pronome deve ficar depois do verbo auxiliar. Se houver palavra atrativa, o pronome dever ficar antes do verbo auxiliar. - Havia-lhe contado a verdade. - No (palavra atrativa) lhe havia contado a verdade. AUX + GERNDIO OU INFINITIVO: se no houver palavra atrativa, o pronome oblquo vir depois do verbo auxiliar ou do verbo principal. Infinitivo - Quero-lhe dizer o que aconteceu. - Quero dizer-lhe o que aconteceu. Gerndio - Ia-lhe dizendo o que aconteceu. - Ia dizendo-lhe o que aconteceu. Se houver palavra atrativa, o pronome oblquo vir antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Infinitivo - No lhe quero dizer o que aconteceu. - No quero dizer-lhe o que aconteceu. Gerndio - No lhe ia dizendo a verdade. - No ia dizendo-lhe a verdade. MESCLISE Usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer amarei, amars, ) ou no futuro do pretrito (ia acontecer mas no aconteceu amaria, amarias, ) - Convidar-me-o para a festa. - Convidar-me-iam para a festa. Se houver uma palavra atrativa, a prclise ser obrigatria. - No (palavra atrativa) me convidaro para a festa.

Vous aimerez peut-être aussi