Vous êtes sur la page 1sur 11

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO NGELO IESA CURSO DE DIREITO RODRIGO WENDT DE FREITAS

PODER JUDICIRIO: DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS JUZES

Santo ngelo (RS)

2011

RODRIGO WENDT DE FREITAS

PODER JUDICIRIO: DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS JUZES

Trabalho apresentado na disciplina de Direito Constitucional, Curso de Direito, Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo ngelo IESA.

Professor: Adriano Nedel

Santo ngelo (RS)

2011 PODER JUDICIRIO: DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS JUZES Rodrigo Wendt de Freitas

INTRODUO O presente trabalho aborda o tema o poder judicirio e os direitos fundamentais dos juzes, e est centralizado no poder judicirio no Direito Constitucional. Este artigo trata do tema, direitos fundamentais dos juzes, previsto no art. 95 da Constituio Federal, onde cabe aos magistrados gozarem de tais direitos para que possam formular decises importantes, sem sofrerem interferncias ou algum tipo de presso do Estado, podendo assim tomar iniciativas e melhorar com seus veredictos situaes que esto em desacordo com a ordem constitucional ou sobre qualquer matria imposta aos magistrados. Nessa perspectiva, o problema de pesquisa , a saber: quais os direitos fundamentais dos juzes? Cabe ao profissional do direito, conhecer as interpretaes, posies e crticas dos direitos fundamentais dos magistrados e mais saber como formado e dividido o poder judicirio e quais so os tipos de justia que se tm no poder judicirio, os agentes que atuam no poder judicirio e o quanto importante se ter uma noo clara da funo de cada um, para que as leis sejam aplicadas correta e dignamente, conforme dispe a Constituio Federal do Brasil de 1988. 1 DIVISO DO PODER JUDICIRIO O Poder Judicirio subdivido em nveis, chamados de instncias, podendo ir at a quarta instncia. A primeira trata de causas pessoais como o direito trabalhista, composta por juzes e varas normalmente concursados, a segunda instncia composta por tribunais inferiores, a terceira por tribunais superiores e a quarta e

ultima instncia pelo Supremo Tribunal Federal, que composto por juzes que j passaram por um longo processo de promoo e so indicados para fazer parte do Supremo. 1.1 TIPOS DE JUSTIA DO PODER JUDICIRIO A justia esta dividida em comum e especial. A justia especial formada pela Justia Trabalhista, Justia Eleitora e Militar e a justia comum caracterizada pela Justia Federal e Justia Estadual, sendo elas divididas em comarcas, e cada comarca correspondendo atuao de um juiz. Mas, no caso de um municpio ou uma cidade, mesmo pequena, que tenha apenas uma comarca, e esse juiz no for qualificado nessa rea ele poder sim dar o seu veredicto sobre o assunto, mas se for de extrema importncia, por exemplo, de matria constitucional, no sendo qualificado para isso, ter que passar o processo ou a causa para o tribunal competente. 1.2 JUIZADO ESPECIAL O juizado especial veio para substituir os juizados de pequenas causas, julgando causa de mbito civil, criminal entre outras sendo aquelas de menor complexidade, podendo ter a possibilidade de ajuizar uma causa sem a interveno do advogado. Ela uma deciso judicial muito mais rpida e o leque de recurso muito reduzido, tendo como finalidade esse mtodo especial desafogar o Poder Judicirio. O juizado especial funciona da seguinte forma: entra-se com uma ao e perdendo esta ao, pode-se entrar com o recurso, chamado de recurso inominado, que encaminhado s turmas recursais ou colgio recursal, que composto por trs nveis. E se ainda assim, no se dar por satisfeito, caber o ultimo recurso chamado recurso extraordinrio que vai ser mandado para Supremo Tribunal Federal, ressalvando-se, se a matria do processo for de natureza constitucional. 2 AGENTES QUE ATUAM NO PODER JUDICIRIO

Esto assim distribudos: a) Juiz - o agente pblico, que tem a lei e se ampara pela lei podendo usar princpios gerais e costumes, podendo ser chamado de juiz, desembargador ou ministro. b) Ministro - quando ele atua nos Tribunais Superiores e no Supremo Tribunal Federal. Tribunal de Conta tem ministros, mas eles no exercem o papel do Judicirio. c) Desembargador - quando atuar nos Tribunais de Justia; ele chamado de juiz e quando atuar na primeira instancia e nos tribunais regionais. d) Conselheiro - Conselho Nacional de Justia possui conselheiro, mas no um magistrado. e) Advogado - pode atuar como tal tambm como procurador e pela defensoria, o advogado atua em regra para um particular sendo contratado, prestando um servio de advocacia, podendo atuar privativamente ou sendo um advogado pblico da Unio tambm chamada de procuradores do Estado. f) Defensores pblicos - so advogados pagos pelo Estado para defender os direitos da populao mais carente, mas atua no direito individual de cada pessoa. g) Procurador - todo aquele que pode atuar em nome de outro, por exemplo, procuradores do Ministrio Pblico, so rgos presentes na Republica para defender os interesses difusos da sociedade, ele defende o direito que cabe a todos, por exemplo, o direito ambiental. h) Ministrio Pblico - ele no defende os interesses do Estado, muitas vezes podendo atuar contra o Estado. O prprio Ministrio Pblico um rgo pago pelo Estado muitas vezes para fiscalizar o prprio Estado e as suas condutas. No Ministrio Pblico Federal tm-se procuradores e no Ministrio Pblico Estadual, promotores.

i) Promotor - um membro do Ministrio Pblico, que via estadual, atua em primeira instncia. 2.1 TIPOS DE TRIBUNAIS 2.1.1 Justia comum Tribunais de Justia, Tribunais Regionais Federais. 2.1.2 Justia especializada Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e Tribunais de Justia Militar. 2.1.3 Tribunais superiores Comum: Superior Tribunal de Justia (STJ); Especializada: Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior Militar (TSM). 2.2 COMO OS TRIBUNAIS SO COMPOSTOS - No TJ a constituio da composio de ministros no tem limite previsto; - No STF tem 11 ministros; - STJ so 33 ministros; - TST so 27 membros; - TSM: so 15 ministros; - No TRT, TRF e TSE, todos so compostos por sete ministros ou sete juzes. 2.3 INDICAES PARA CARGOS DE CONFIANA NO SENADO O presidente recebe a notcia de vaga para o preenchimento de algum cargo, respeitam-se alguns critrios para fazer a nomeao. Esses critrios de nomeao so: ser brasileiro nato; ter entre 35 a 65 anos; reputao ilibada; e notvel saber jurdico.

O presidente indica, mas no tem a garantia que essa pessoa vai assumir o cargo, o Senado vai fazer uma arguio pblica com essa pessoa. Ele vai tomar posse do cargo s quando o Senado tomar a deciso. 2.4 QUINTO CONSTITUCIONAL Constitui na incluso de membros do Poder Judicirio, para que evite que todo o Poder Judicirio fique com a mesma viso, ou seja, para garantir a adversidade de pensamento, para a deciso de uma sentena. A priori que um quinto das vagas dos TJ e TRF seja composto pelos membros da Advocacia Pblica e por membros do Ministrio Publico. 2.4.1 Tribunais composto pelo quinto constitucional Tribunal Judicirio, Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e com exceo do Superior Tribunal de Justia que um tero dos membros, mas o processo o mesmo. 2.4.2 Como feito o ingresso pelo quinto constitucional Quem faz a indicao o Chefe do Executivo, quando abre uma vaga em qualquer um dos tribunais onde composto pelo quinto. O Tribunal Regional de Justia vai averiguar se essa vaga para o Ministrio Pblico ou para advogado, por que, as vagas so alternadamente. Feito esse processo, vai ser comunicado aos rgos representativos, por exemplo, se for para advogado vai ser OAB, que vai indicar seis possveis membros, a chamada lista sxtupla que vai para o Tribunal de Justia e ai ento eles escolhem, dos seis membros, apenas trs vo ser pr-selecionados, passando assim de uma lista sxtupla para uma lista trplice. Ento, depois de todo este procedimento, essa lista encaminhada para o Chefe do Executivo, que ter vinte dias para proceder a nomeao, podendo ser o presidente quando for tribunal federal e podendo ser o governador quando for tribunal estadual.

3 O PODER JUDICIRIO E SUA FISCALIZAAO O Poder Judicirio (PJ) um servio pblico, e fiscalizado no s pela populao mais tambm por rgos responsveis por sua fiscalizao, chamado de Ministrio Pblico cabe a ele defender os interesses da populao e cuidar dos respectivos rgos que prestam servio nos princpios previsto na Constituio Federal. Todos os rgos possuem suas ouvidorias, so rgos de correo. O prprio tribunal pode fiscalizar a atuao do rgo impondo punies disciplinares de seus membros, mas tambm a outro rgo que especfico para isso, chamado de Conselho Nacional de Justia CNJ (Emenda 45/04). Este tem o papel de controlar e exercer o controle intenso da atuao do Poder Judicirio. O CNJ um rgo independente e composto por quinze membros, tendo um mandato de dois anos, podendo ser reingresso novamente, sendo nove escolhidos no Poder Judicirio e seis fora dele, entre advogados pblicos, membros do Ministrio Pblico, ou tambm por indicaes do Senado Federal, para compor o CNJ. 3.1 ESTATUTOS DA MAGISTRATURA Esta seo aborda aspectos do Estatuto da Magistratura, destacando os direitos fundamentais dos juzes conforme dispe a Constituio Federal no art. 95. 3.1.1 Direito de vitaliciedade A vitaliciedade a impossibilidade de o magistrado perder o cargo. Ele s o perder se tiver uma sentena condenatria transitada e julgada, que assim o defina, devendo perder o cargo, salvo antes de se tornar vitalcio o juiz poder perder o cargo por deciso do tribunal. Mas, o vitaliciamento pode ocorrer seja pela posse de um tribunal, seja no caso de concurso aps dois anos de exerccio dessa funo, sendo exigida a participao em cursos e oficiais e reconhecidos ento o magistrado ai se torna vitalcio.

3.1.2 Direito de inamovibilidade O magistrado no pode ser movido sem que ele queira, salvo em situaes excepcionais, quando encontra um interesse pblico definido pelo tribunal que o juiz atua. Em geral, no admitido inamovibilidade para que o magistrado no sofra presses externas no sendo forado a tomar nenhum tipo de deciso pela qual ele no a favor. Via-de-regra a inamovibilidade no absoluta ela relativa. 3.1.3 Direito de Irredutibilidade de subsdios Os subsdios dos magistrados so irredutveis, no se pode reduzir o subsdio do magistrado garantindo assim um padro monetrio, para que com isso no sofra uma punio em sentido pecunirio. Portanto, o juiz tem as garantias de irredutibilidade de subsdios. 3.2 OBRIGAOES E DEVERES DOS JUIZES 3.2.1 impedimentos art. 95 Constituio Federal Os magistrados so proibidos de ocupar outros cargos salvo em um cargo de magistrado. So impedidos de receber qualquer quantia, custas judiciais, parcelas das causas, onde ele atua custa deve ser direcionada ao ente pblico. O magistrado no pode tocar em dinheiro pago, custa da parte deve-se depositar, isto , ser depositada diretamente nos cofres do governo. Tambm so impedidos de receber vantagens, gratificaes, auxlios, tanto de entidade pblicas quanto privadas sejam at mesmo de entidade particulares ou pessoas jurdicas. Para garantir a imparcialidade, a lei pode criar excees em alguns casos. Sendo proibidos de estarem envolvidos por questes poltico-partidrias. Sem dvida, ele est envolvido em poltica por que ele um agente que atua em um

10

poder pblico. Sendo assim, de nenhuma maneira ele poder estar envolvido em partidos polticos. 4 CONSIDERAES FINAIS Com base na bibliografia pesquisada sobre o Poder Judicirio brasileiro previsto na Constituio Federal, se adquiriu a clareza de que o Poder Judicirio composto por justia comum e especial e instncias e comarcas. Estas podem chegar at a quarta instncia, onde a casa do Supremo Tribunal Federal e a 1 instncia, onde se encontram os ministros indicados pelo chefe do Executivo, respeitando alguns requisitos constitucionais. Ressalva-se que a justia especial foi criada para apurar as inmeras decises e evitar o acmulo de processos vindos a ela para substituir os juizados de pequenas causas. Ela julga causas de mbito civil e criminal, entre outras, como aquelas de menor complexidade. Outro item importante a incluso de membros do Poder Judicirio para garantir a adversidade de pensamento. Para a deciso de uma sentena, h o chamado de quinto constitucional. Outra forma de garantia para os cidados o Ministrio Pblico, que fiscaliza todo o processo jurdico e cabe a ele defender os interesses da populao e cuidar dos respectivos rgos que prestam servio conforme os princpios previstos na Constituio Federal. Fora toda essa burocracia que existe no mundo jurdico, ou seja, no Poder Judicirio, existem muitas brigas de interesses, tanto pessoais quanto pblicas (de publicidades), ou seja, de polticos. ai que entram os direitos fundamentais dos juzes, para que no meio de tantos interesses das mais diversas classes, o magistrado no se submeta a nenhuma imposio para beneficiar algum interesse particular. por isso que os magistrados tm direito a vitaliciedade, para que no percam os seus cargos, e inamovibilidade, para que no possam ser transferidos numa forma de coeso e irredutibilidade de subsdios, para que no possam mudar seus salrios e benefcios. Por tudo isso, conclui-se que o juiz uma pessoa

11

intocvel para fazer e deixar de fazer nos termos da lei e da Constituio o que achar de melhor maneira para beneficiar os seus semelhantes. BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. In: Vade Mecum (obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Lvia Cspedes). 7.ed. atual e ampl. So Paulo: Saraiva: 2009. p. 7-89.

______. Emenda Constitucional n. 45, de 30 de dezembro d e 2004. Braslia, DF, D.O.U., 31.12.2004.

Vous aimerez peut-être aussi