Vous êtes sur la page 1sur 14

Captulo 2 ESTILOS

O Civil 3D trabalha com o conceito de objetos e estilos na elaborao dos modelos propostos e existentes no projeto. Os objetos criados no Civil 3D so modelos dinamicamente linkados e podem possuir estilos personalizados de apresentao para atender s especialidades e especificaes dos projetos. O termo dinamicamente linkado refere-se s entidades de um desenho que so atualizadas automaticamente quando qualquer uma das entidades relacionadas sofrerem alteraes. Estas entidades podem ser objetos do desenho utilizados na construo do modelo como superfcies, alinhamentos e corredores, e as anotaes de seus rtulos associadas a estes objetos. A aparncia e o comportamento desses objetos e rtulos so controlados pelos seus estilos. Os estilos no Civil 3D fornecem maior flexibilidade na representao dos elementos do desenho possibilitando a criao de estilos personalizados para a exportao a outros desenhos ou projetos, possibilita tambm sua armazenagem nos modelos Template (arquivos DWT) para o compartilhamento com outros usurios e para sua reutilizao.

As configuraes dos estilos esto divididas em trs tipos distintos: estilos de objetos (Object Styles), estilos de rtulos (Label Styles) e estilos de tabelas (Table Styles). Estes tipos possuem caractersticas em comum e componentes exclusivos para as entidades ao qual ele se aplica.

Autodesk Civil 3D

Estilos de Objetos Object Styles


Os estilos de objetos controlam a visualizao e as caractersticas grficas de um objeto. Ao criar um objeto, o software automaticamente aplica um estilo a este objeto. O Civil 3D vem com um estilo predefinido chamado Standard para cada tipo de objeto do Civil 3D. possvel encontrar outros estilos no diretrio de template do programa ou pesquisando em determinados sites na Internet. Alguns desses estilos atendem determinadas especificaes. A personalizao dos estilos de objetos ser exigida, ao menos uma vez, para atender as especificaes dos projetos e padronizao dos clientes. A aba Settings da Toolspace possui uma variedade de estilos para os vrios tipos de objetos do Civil 3D. Utilize um dos estilos existentes como exemplo para criar novos estilos clicando com o boto direito do mouse e selecionando a opo Copy e edite as propriedades do estilo para atender as necessidades do projeto.

A maioria das configuraes de estilos de objetos possuem as mesmas consideraes, mas cada tipo de objeto tem suas prprias configuraes. Todos os estilos de objetos possuem suas configuraes na aba Information, Display e Summary, mas os objetos alinhamentos, por exemplo, possui uma aba adicional Design. A aba Information possui as configuraes de nome e descrio (opcional) para o estilo. Para objetos de alinhamento, a aba Design configura o comportamento da edio pelos Grips. A aba Display apresenta as configuraes utilizadas para controlar a aparncia dos objetos. Cada tipo de objeto possui seus componentes particulares e sua visualizao pode ser controlada independentemente para criar a personalizao do estilo. Esta aba apresenta uma familiaridade com a caixa de dilogo de Gerenciador de Layers e fornece opes de visibilidade, cor, tipo de linha, escala da linha, peso de linha e estilo de plotagem dos componentes. Autodesk Civil 3D 6

Outra caracterstica da aba Display, o recurso de representar o objeto com configuraes diferentes nas vistas em 2D e 3D.

A aba Summary fornece um resumo das configuraes estabelecidas nas outras abas da caixa de dilogo Object Style. Nesta aba, tambm possvel efetuar alteraes nas configuraes efetivadas nas abas anteriores.

Autodesk Civil 3D

Atravs da edio das configuraes Edit Command Settings possvel configurar quais estilos de objetos ou de rtulos devem permanecer como atual, alm de outras configuraes necessrias para a eficcia no desenvolvimento do projeto.

Estilos de Rtulos Label Styles


Os estilos de objetos controlam as configuraes para os objetos, e os estilos de rtulos controlam as configuraes das anotaes e rtulos para estes objetos. Os procedimentos para criar e aplicar os estilos de rtulos so semelhantes aos dos estilos de objetos, entretanto, estas configuraes podem ter maior consumo de tempo. Os estilos de rtulos consistem em trs componentes principais: as propriedades gerais dos rtulos General, os parmetros dos componentes dos rtulos Layout e as caractersticas do status dos rtulos arrastados Dragged. Assim como nos estilos de objetos, os estilos de rtulos so arranjados na lista de tipos de objetos na aba Settings da Toolspace. Dependendo do objeto, os estilos dos rtulos ficam nas subpastas respectivas dos tipos de objetos. Tambm possvel copiar um estilo de rtulo existente para criar um novo coletando as informaes do estilo existente. Autodesk Civil 3D 8

O Civil 3D tambm fornece um estilo de rtulo para notas gerais disponibilizada no campo Multipurpose Styles da aba Settings. Este estilo de rtulo possibilita a criao de rtulos para notas gerais sem a necessidade de anex-la a um objeto especfico. Podemos criar notas com especificaes da engenharia, notas para execuo ou informaes de compactao do solo. Quando se cria ou edita um estilo de rtulo, aberta a caixa de dilogo Label Style Composer para a configurao e personalizao do estilo. Esta caixa de dilogo consiste em cinco abas. A aba Information utilizada para aplicao do nome e descrio do estilo e possui informaes da data de criao e modificao do estilo e quem criou ou modificou o estilo. A aba General possui um quadro para a visualizao do estilo e o editor Property que ajusta as propriedades do estilo de rtulo. A primeira propriedade Label controla o estilo de texto, visibilidade e o Layer dos elementos de textos para o estilo de rtulos. O campo Behavior auxilia na definio da localizao e orientao do rtulo. O campo Plan Readability fornece as configuraes utilizadas para conservar o texto dos rtulos orientados como desejado em relao pgina impressa.

Autodesk Civil 3D

A aba Layout sem dvida a parte mais importante da caixa de dilogo Label Style Composer. Nela possvel definir os componentes dos objetos dos rtulos assim como os textos de rtulos para eles mesmos. Esta aba possui um quadro de visualizao, o seletor de componente Component Selector e um editor de propriedades dos componentes Component Property Editor.

Os passos necessrios para criar um estilo de rtulo consistem em primeiro criar um componente e ento efetuar as alteraes necessrias nas propriedades deste componente. Os componentes podem ser de vrios tipos ou apenas um, dependendo do objeto a ser rotulado. No alinhamento, por exemplo, os tipos de componentes so texto, linha, bloco e marcador, a edio das propriedades dos componentes dependem do tipo de componente.

Autodesk Civil 3D

10

No exemplo a seguir, exibido um componente chamado Major Station configurado para exibir os rtulos das estacas principais do alinhamento. Este componente de texto e possui trs grupos de propriedades editveis, General, Text e Border. As propriedades do grupo General definem o nome para o componente, sua visibilidade e seu componente e ponto de ancoragem. O componente de ancoragem Anchor Component define qual componente da estaca do rtulo ser anexada a outro objeto ou outro componente do estilo de rtulo como a linha ou marcador. O ponto de ancoragem Archor Point define a localizao onde a estaca do componente de ancoragem ser anexada. As propriedades de texto de um estilo de rtulo provavelmente so os mais complexos elementos de um componente de rtulo. Muitas das propriedades de texto como a altura de texto, ngulo de rotao, cor, entre outras, so simples possuindo familiaridade com as propriedades dos objetos de texto do AutoCad. Os valores de ancoragem definem a localizao onde seu texto ir conectar-se com o ponto de ancoragem de outro componente. Os valores do contedo de um rtulo so um pouco mais complexos necessitando de um esclarecimento mais detalhado. Para alterar os contedos de um rtulo de texto, clique na clula dos valores do campo Contents e ento clique no boto [...] para abrir a caixa de dilogo Text Componente Editor.

Autodesk Civil 3D

11

A caixa Text Component Editor a mesma caixa de dilogo utilizada para criar o componente de texto do estilo de rtulo para todos os tipos de objetos, perfis, lotes, alinhamentos e outros. Este editor possui trs reas principais, a rea de edio de texto situada direita e dividida em duas abas, Format e Properties. A aba Properties contm uma lista de todas as propriedades das especificaes a serem rotuladas. Cada propriedade tem uma lista de quais valores podem ser ajustados para elaborao de um rtulo de texto personalizado. As configuraes bsicas para o rtulo de texto so: unidades, formato das estacas (utilize a opo Station Index Format para definir o incremento de estacas de 20 metros), preciso, arredondamento, smbolo decimal, sinal, smbolo do caractere da estaca, esconder os valores de zeros direita do smbolo da estaca, seleo da visualizao mnima e visualizao do texto estaqueado. Utilize o boto de seta azul situado prximo ao campo Properties para aplicar os valores modificados.

Procedimento Bsico Primeiro posicione o cursor na localizao desejada direita do editor de textos. A seguir ajuste os valores necessrios de unidade, formatos e outros para personalizar o estilo de rtulo. Finalmente, aplique as configuraes clicando no boto azul de seta.

Os cdigos das configuraes solicitadas so visualizados no quadro situado direita da caixa do editor de componentes de rtulos. possvel adicionar informaes manualmente para o componente de rtulo de texto posicionando o cursor do mouse na regio desejada no editor de texto e digitando o texto desejado.

Observe que o texto digitado no editor de texto s poder ser digitado fora da regio dos cdigos sinalizados com os smbolos de maior e menor < >. Autodesk Civil 3D 12

A aba Format controla as configuraes de formatao para os textos, justificao, fonte e cor. Entretanto, para o estilo de texto, sua configurao s poder ser efetuada na aba General.

Aps o trmino da configurao de um componente de estilo de rtulo, possvel adicionar mais componentes para determinar estilos de rtulos mais complexos dependendo da necessidade no desenho.

A criao de um novo componente de marcador Tick, ou um componente de Bloco, por exemplo, em rtulos de alinhamentos, fornece aos rtulos de pontos notveis, de incio e fim de alinhamento ou ainda nas estacas principais, uma aparncia mais agradvel dependendo das necessidades do desenho ou para atender as normas exigidas para o projeto.

Para inserir um componente de bloco no estilo de rtulo, o bloco desejado dever pertencer ao desenho corrente. possvel repetir o procedimento de adio de componentes vrias vezes para atender s solicitaes de normas de desenho. Ao criar rtulos de linhas, curvas, notas, estacas, elevaes de superfcie e perfil ou seo, os componentes de texto referenciados podem ser adicionados.

Autodesk Civil 3D

13

A aba Dragged State controla a aparncia e o comportamento dos rtulos quando eles forem movidos ou arrastados pelos seus Grips de sua posio original. Seus dois grupos de propriedades Dragged State Component e a linha de chamada Leader controlam o estado dos componentes arrastados.

Os estilos de rtulos so agrupados nos conjuntos de rtulos Labels Sets. possvel aplicar mais de um estilo de rtulo a um objeto, como por exemplo, nos alinhamentos para determinar a aparncia das estacas principais Major Stations, diferenciando-as das estacas secundrias Minor Stations. O agrupamento dos estilos de rtulos nos conjuntos de rtulos facilita a aplicao de vrios estilos a um objeto executando apenas uma nica operao. Assim como na criao dos estilos de rtulos, a criao de um novo conjunto de estilos pode ser feita copiando um conjunto existente para efetuar as modificaes necessrias.

Autodesk Civil 3D

14

A caixa de dilogo de conjunto de rtulos de objetos, fornece a elaborao do grupo de rtulos organizando os estilos de rtulos desejados, e suas propriedades so: Type O campo tipo fornece a lista dos grupos de rtulos. No caso de alinhamento, esses grupos podem ser estacas principais e secundrias, pontos notveis (Geometry Point), frmulas de estacas (Station Equation) e controle da velocidade (Design Speeds). Label Style Fornece a listagem dos estilos disponveis em funo do tipo. Add / Delete A utilizao desses botes aplica ou remove os estilo de rtulo ao conjunto de rtulos. Increment Esta opo determina o valor o incremento onde o estilo de rtulo dever ser aplicado no objeto. A ilustrao abaixo, apresenta a seguinte configurao para o conjunto de rtulos: Para as estacas principais, o estilo Parallel With Tick aplicado a cada 100 metros; Nas estacas secundrias, o estilo Tick a cada 20 metros; Nos pontos notveis o estilo definido foi o Perpendicular With Tick & Line.

O processo para aplicar estilos de rtulos semelhante ao estilo de objetos. possvel aplicar estilos aos objetos durante sua criao, ou mais adiante no momento em que esses objetos sofrerem alteraes em suas propriedades. Autodesk Civil 3D 15

Na aba Labels da caixa de dilogo de propriedades do objeto, possvel determinar qual o conjunto de rtulos dever ser aplicado ao objeto existente no desenho. Esta aba semelhante caixa de dilogo de conjunto de rtulos, e possibilita a elaborao de uma nova montagem de um conjunto de rtulos para o objeto selecionando os estilos dependendo do tipo, e determinando os incrementos em que devero ser aplicados no objeto. Atravs dos botes Import Label Set e Save Label Set, possvel importar um conjunto de rtulos j predefinido para aplicar ao objeto, e/ou salvar uma nova configurao criada para utilizao posterior.

Uma boa forma de economizar tempo com os estilos de rtulos e demais estilos do Civil 3D, a prtica de adicionar essas informaes de estilos a um modelo Template para utilizao futura e compartilh-las com os demais usurios da equipe de projeto.

Autodesk Civil 3D

16

Estilos de Tabelas Table Styles


As tabelas do Civil 3D so ferramentas para apresentao das informaes obtidas dos objetos do projeto em um formato tabular, e podem conter informaes diferenciadas atravs de seus estilos associados. O conceito de criao de estilos de tabelas o mesmo dos estilos de objetos e rtulos. A caixa de dilogo Table Styles fornece as configuraes que podero ser modificadas para a personalizao do estilo de tabela. A caixa de dilogo de estilos de tabelas diferenciada pela sua aba particular Data Properties. Nela esto disponibilizadas as configuraes de colunas, textos e estruturao da tabela para personalizao. As configuraes da tabela e textos so relativamente auto-explicativas.

possvel determinar a estruturao da tabela ajustando as configuraes no campo Structure na parte inferior da caixa de dilogo de estilo de tabela. Para alterar os valores da linha de ttulo e colunas, basta clicar duas vezes no campo desejado e efetuar edies na caixa de dilogo Text Component Editor. Clicando duas vezes sobre os contedos das clulas da tabela, o editor de componente de texto ir surgir para a adio ou alterao de componentes de rtulos para a clula. Os botes + e X adicionam e removem colunas na estrutura da tabela. A aba Display controla a aparncia e visibilidade dos componentes da tabela. Autodesk Civil 3D

17

Recomendaes
A criao dos estilos no civil 3D fundamental para a apresentao dos desenhos durante o processo de desenvolvimento do projeto. Embora a configurao dos estilos possa ter um demanda inicial de tempo muito elevada, o conceito de estilos est relacionado automatizao da padronizao dos documentos, e sua elaborao vai depender das exigncias e diversidade de clientes, e tambm de possveis alteraes decorrentes nas normas de desenhos e dever ocorrer uma nica vez. Para uma otimizao na utilizao dos estilos dentro do Civil 3D, recomendado: 1. Criar um desenho de modelo Template contendo os estilos de textos, blocos, Layers e tipos de linhas utilizados pela empresa. 2. Trabalhando com o modelo Template, crie estilos de objetos, rtulos e tabelas seguindo as normas da empresa ou de clientes. Inicie a elaborao dos estilos copiando os estilos existentes no Civil 3D. no se preocupe com estilos que a empresa no ir utilizar. Parta pelo bsico e adicione novos estilos conforme as necessidades. 3. Ajuste o desenho e suas configuraes do modelo padronizando os estilos personalizados como corrente. 4. Grave o desenho de modelo Template na rede ou em outro local acessado por todos os usurios interessados da equipe de projeto. 5. Na criao dos objetos do Civil 3D, aplique os estilos desejados. 6. Crie outros estilos quando a finalidade do projeto for estudos ou rascunhos. 7. Os estilos de outros desenhos podem ser arrastados para o modelo Template atravs da aba Settings da Toolspace, habilitando a vista Master View.

Autodesk Civil 3D

18

Vous aimerez peut-être aussi