Vous êtes sur la page 1sur 20

do

Cartilha *

PAT

*Programa de Alimentao do Trabalhador

Essa cartilha vai ensinar uma conta muito simples, mas que tem um resultado surpreendente :

Quando falamos da Ticket, falamos de milhes de histrias acontecendo todos os dias. Incluindo a sua e a de sua empresa.

A Ticket foi a primeira a chegar, em 1976, e dar todo o apoio ao Programa de Alimentao do Trabalhador PAT. At hoje, nossa preocupao manter a sua empresa sempre atualizada com relao aos benefcios que oferecemos. Foi pensando em voc e em seus funcionrios que criamos esta cartilha. Aqui, voc conhecer todos os benefcios que a sua empresa ganha estando cadastrada no PAT. Leia-a com ateno. Estamos disposio para mais informaes. Continue construindo o futuro com a gente. Alaor Aguirre Diretor-Geral Adjunto Edenred Brasil

No Brasil, Edenred integra as marcas Ticket e AccentivMimtica.

PAT,
Com o
os trabalhadores ganharam qualidade de vida.
Mais do que benefcios para alimentao, um benefcio para a sade.

EM 1976, SURGIU O PAT. E COM ELE SURGIU UM NOVO BRASIL.


Criado em 1976 atravs da Lei n 6.321, de 14/04/1976, o Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT) veio para preencher uma das mais srias lacunas existentes na rea do trabalho: a ateno com a alimentao do trabalhador. Na poca, o intuito do programa era beneficiar os trabalhadores com acesso alimentao no horrio de trabalho em uma perspectiva de desenvolvimento, e no de carter exclusivamente social. At ento, a imensa maioria dos trabalhadores tinha que pagar sua refeio do prprio bolso ou levar uma marmita de casa. Em muitos casos, o trabalhador no se alimentava. O PAT tambm foi determinante para a expanso do mercado de refeies fora de casa. Atualmente, conseguiu atingir praticamente todos os municpios brasileiros. A sua prioridade so os trabalhadores de menor renda, aqueles que mais necessitam de ateno em termos nutricionais. O fortalecimento e o aprimoramento do PAT so a luta constante de muitos que acreditam nas boas causas para o pleno desenvolvimento do Brasil.
Nmero de trabalhadores

O incio do programa foi marcado pela adeso de grandes empresas, mas, ao longo do tempo, a participao de pequenas e mdias empresas passou a ser considervel. Os dados da RAIS Relao Anual de Informaes Sociais mostram que o salrio mdio de trabalhadores de pequenas empresas inferior ao de grandes organizaes. Assim, o programa tem se tornado socialmente mais justo por estar atingindo trabalhadores com menos remunerao. Ressalte-se que o PAT tem sido visto como um benefcio reconhecido tanto pelos trabalhadores quanto pelas empresas e tem sido frequentemente includo na pauta de negociaes trabalhistas. O programa funciona, assim, como um dos elementos de harmonizao e integrao nas relaes capital/trabalho.

Evoluo do nmero de trabalhadores beneficiados pelo PAT e do nmero de acidentes de trabalho ocorridos entre 1977 e 2010.
10.000.000 1.800.000 9.000.000 8.000.000 1.400.000 7.000.000 1.200.000 6.000.000 1.000.000 5.000.000 800.000 4.000.000 600.000 3.000.000 400.000 2.000.000 200.000 1.000.000 0 0 1977 1980 1983 1986 1989 1992 1995 1998 2001 2004 2006* Nmero de acidentes de trabalho 1.600.000

um programa fundamental para o bom desempenho do trabalhador brasileiro e para sua qualidade de vida. um programa fundamental para o Brasil.

NO H HOJE NO BRASIL UM PROGRAMA SOCIAL TO ABRANGENTE E EFICAZ.


Em seu primeiro ano de funcionamento, o PAT beneficiou 760 mil trabalhadores de 1.300 empresas. Atualmente, atende mais de 14 milhes de empregados de mais de 148 mil empresas. Isso corresponde a uma taxa mdia anual de crescimento de 4,1% de trabalhadores e de 6,9% de empresas participantes.

Nmero de trabalhadores no PAT

Nmero de acidentes de trabalho

Desde 1970, o nmero de trabalhadores beneficiados pelo PAT cresceu 14 vezes e proporcionou uma queda de 70% no nmero de acidentes de trabalho.

Fonte: MTE

Com o PAT, o trabalhador e a empresa ganham benefcios


Um programa como este s poderia ser um sucesso.

O QUE SUA EMPRESA GANHA?


Cadastrando sua empresa no PAT, voc contar com a iseno de encargos sociais (INSS, FGTS, entre outros) sobre o valor do benefcio. Alm disso, as empresas que declaram Imposto de Renda pelo lucro real podem contar com a deduo do incentivo fiscal por refeio cedida, limitada a 4% do imposto devido. Veja outros benefcios para sua empresa: Aumento da produtividade; Reduo nos atrasos e faltas (absentesmo); Reduo dos acidentes de trabalho; Aumento no nvel de qualidade dos produtos/servios; Aumento na agilidade/rapidez da produo; Aumento na satisfao com o trabalho/motivao; Aumento da integrao entre trabalhador e empresa; Aumento na atratividade da empresa aos empregados; Possibilidade de oferecer refeies aos trabalhadores, mesmo sem dispor de espao fsico para montagem de um refeitrio; Possibilidade de garantir ao empregado refeio adequada, mesmo em trnsito, fora do local de trabalho; No deslocamento de capital de giro para montagem de cozinha e/ou refeitrio; Facilidade de implantao e controle; Incentivo fiscal sobre despesa com a alimentao dos trabalhadores.

O QUE SEUS COLABORADORES GANHAM?


quase meio-dia. hora de escolher onde almoar. O almoo cada vez mais um evento social. a hora da conversa informal e da alimentao saudvel. Sem estresse e sem qualquer preocupao. Veja outros benefcios para seus funcionrios: Alimentao de melhor qualidade; Alimentao mais variada; Maior liberdade na escolha da refeio; Menor gasto com alimentao: aumento da renda real; Mais agilidade no deslocamento para fazer as refeies, aumentando o tempo de descanso ou lazer; Aumento da capacidade fsica; Aumento da resistncia fadiga; Aumento da resistncia a doenas; Reduo do risco de acidentes de trabalho; Melhoria na qualidade de vida do trabalhador e sua famlia; Aumento na expectativa de vida e de vida til/ativa.

A relao do PAT com as empresas. fundamental que o direito alimentao chegue a todas as camadas e categorias profissionais, especialmente aquelas de menor renda (at 5 salrios mnimos). A Alimentao um direito social garantido por meio da Emenda Constitucional n 64 no Art. 6 da Constituio Federal. A erradicao da fome e a incluso social no Brasil no dependem somente dos governos e das entidades organizadas, mas tambm da sensibilizao do empresariado no sentido de que, se tivermos uma sociedade com mais direitos, teremos um consumo maior, que ir fortalecer o comrcio e a indstria. Dessa forma, diminuiremos a pobreza, a fome e a violncia. O PAT tem uma grande importncia na segurana alimentar e nutricional. O PAT mostrou ser um programa consistente ao longo de todos esses anos, beneficiando diretamente os trabalhadores. As empresas tm um papel social na busca da superao da fome e da insegurana alimentar, que ainda atingem nmeros considerveis em um Brasil rico e cheio de produo de alimentos. O TRABALHADOR TAMBM PODE TER PARTICIPAO NESTE PROCESSO.

ATENO PARA A MANEIRA COMO A SUA EMPRESA CONCEDE O BENEFCIO. Segundo a legislao do PAT, o benefcio no poder ser oferecido na forma de dinheiro, pois no se trata de doao, e sim da administrao de um benefcio regulamentado por rgos pblicos. Sua empresa deve disponibiliz-lo por meio de uma das modalidades previstas pelo PAT. EXISTE UM PRAZO DE VALIDADE FORMAL NA ADESO AO PAT? Desde 2004, o cadastramento tornou-se permanente. As empresas que no efetuaram seu cadastro a partir desta data esto fora da base do Ministrio do Trabalho e devem ser cadastradas novamente. Uma vez efetivada a adeso ao PAT, ela vlida por prazo indeterminado ou at um novo recadastramento a ser divulgado pelo MTE. Portanto, no h necessidade de as empresas terem que adotar qualquer procedimento anual nos rgos pblicos. Porm, a empresa dever informar anualmente a sua participao no PAT na Relao Anual de Informaes Sociais RAIS. ABATIMENTO DO INCENTIVO FISCAL. O abatimento do incentivo fiscal est limitado a 4% do

A participao financeira do trabalhador no superar a mdia de 20% do valor total do benefcio concedido pela empresa.

Imposto de Renda devido para as pessoas jurdicas, com o imposto apurado com base no lucro real. Sobre o imposto apurado com base no lucro arbitrado ou no lucro presumido, no permitido qualquer deduo a ttulo de incentivo fiscal.

A TICKET e o PAT
REFEIO E ALIMENTAO-CONVNIO: DUAS SOLUES DA TICKET.
Com sua extensa trajetria, a Ticket conhece as necessidades das empresas e entende que a satisfao e a qualidade de vida dos funcionrios so fatores fundamentais para o alcance da produtividade. Por isso, a parceira ideal para desenvolver e implementar solues completas e integradas na gesto dos benefcios oferecidos por sua empresa. Ticket Restaurante A Ticket oferece solues globais de acordo com a necessidade de sua empresa. Pioneira e lder no segmento de refeio e alimentao-convnio, sua marca tornou-se sinnimo da categoria e referncia na prestao de servios empresariais e programas de grande alcance social, como o PAT. Utilizando o Ticket Restaurante ou o Ticket Alimentao, sua empresa garante incentivos fiscais por meio do PAT, reduz custos e proporciona mais bem-estar para seus colaboradores. Benefcios complementados pela pesquisa de Valor Facial, desenvolvida pela ASSERT, contendo os valores mdios regionais de refeio e alimentao praticados pelo Pas. Um diferencial de peso que nossos clientes tm disposio como ferramenta para motivar colaboradores, reter talentos, aumentar a satisfao interna e nveis de produtividade. Confira o valor de sua regio em www.ticket.com.br/valorfacial, compare com a sua empresa e veja que colaboradores felizes trazem mais resultados positivos. Ticket Alimentao O Ticket Alimentao a melhor companhia para a lista de compras do trabalhador. Aceito em milhares de supermercados, padarias e estabelecimentos do gnero, permite que o usurio escolha os alimentos que deseja comprar, personalizando a sua cesta de alimentos. Disponvel em carto magntico. O Ticket Restaurante faz parte do cardpio do trabalhador brasileiro desde 1976. Utilizado como meio de pagamento em restaurantes, uma garantia de alimentao adequada para o trabalhador, que, mais saudvel, produz melhor. Disponvel em voucher ou carto magntico.

Estimativa de custo com contribuio feita sob pecnia.


EXEMPLO: R$ 100,00 PARA ALIMENTAO

Sua empresa tambm poder deduzir at 20% do valor do benefcio concedido aos seus colaboradores.

Compare as duas simulaes abaixo entre o benefcio pecunirio e o benefcio do PAT.


Exemplo 1 Estimativa de custo para empresa em que a contribuio na refeio feita sob pecnia.
Perodo considerado: 1 ms Valor da contribuio: R$ 100,00 Nmero de colaboradores: 10

Salrio Exemplo de encargos sobre folha de pagamento (102,65%) (Este valor a estimativa mnima de encargos sobre a folha de pagamento)

Valor de imposto no recolhido em razo do lanamento do valor da alimentao como despesa operacional (aplica-se a alquota do IR = 34% sobre R$ 2.026,50) Custo final para a empresa

Exemplo 2 Estimativa de custo para empresa em que a contribuio na refeio feita via benefcio com base no PAT. PAT

Perodo considerado: 1 ms Valor da contribuio: R$ 100,00 Nmero de colaboradores: 10

Incentivo Fiscal (0,2985 por refeio, considerando 22 refeies no ms para os 10 funcionrios) Valor de imposto no recolhido em razo do lanamento do valor da alimentao como despesa operacional (aplica-se a alquota do IR = 34% sobre R$ 100,00) Custo final para a empresa

Economia do PAT
Grupo A (em %)
(Encargos diretos sobre a folha)

x Folha de pagamento
Grupo B (em %)
(Obrigaes pagas pelo empregador diretamente ao assalariado) Repouso semanal remunerado .................. 18,91 Frias .......................................................... 9,45 Abono de frias .......................................... 3,64 Feriados ...................................................... 4,36 Auxlio-enfermidade .................................... 0,55 Aviso prvio ................................................. 1,44 Total ............................................................ 38,35

Previdncia Social .................................................... 20,00 Custo de acidentes de trabalho ................................ 2,00 FGTS ......................................................................... 8,50 Salrio Educao ...................................................... 2,50 Incra .......................................................................... 0,20 Sesi ........................................................................... 1,50 Senai ......................................................................... 1,00 Sebrae ...................................................................... 0,60 Total .......................................................................... 36,30

Grupo C (em %)
(Outras obrigaes sociais) 13 salrio ................................................................. 10,91 Despesa resciso contratual ..................................... 2,57 Total .......................................................................... 13,48

Grupo D (em %)
(Impacto cumulativo dos encargos) Incidncia do FGTS sobre 13 salrio .......... 0,87 Incidncia cumulativa do 1/2 grupo .........13,65 Total .............................................................14,52

Total Geral: (A+B+C+D) =

102,65%
Encargos sobre o salrio na folha de pagamento (CLT). No caso de empresa optante pelo Simples, no h incidncia do INSS sobre a folha de pagamento. (Alquotas pelo cdigo 515 do FPAS). No caso do comrcio, as contribuies so repassadas ao Sesc e Senac. Em alguns casos, os valores podem variar em pontos percentuais.

Riscos:

Quando a empresa no est em dia com o PAT.

A FALTA DE CADASTRO E A NO-ATUALIZAO DOS DADOS DA MINHA EMPRESA NO PAT PODEM RESULTAR EM MULTA?
Sim. Todas as empresas, independentemente do nmero de trabalhadores que possuam, podem e devem se inscrever no PAT em qualquer poca do ano. Empresas que no estiverem cadastradas, tiverem seus dados cadastrais desatualizados e que no recolherem os impostos e encargos referentes ao valor da alimentao, caso sejam fiscalizadas pelo governo, estaro sujeitas s penalidades da lei, entre elas o pagamento de multa. Para que sua empresa se beneficie com o PAT, ela precisa estar cadastrada nas modalidades de benefcio que oferece aos seus funcionrios. A empresa poder requerer sua inscrio por meio eletrnico, utilizando o formulrio que se encontra no site do Ministrio do Trabalho e Emprego (veja todas as informaes sobre acesso na contracapa desta cartilha).

Empresa que cliente Ticket sempre fica informada sobre o PAT.


A Ticket quer ter certeza de que a sua empresa est em dia com o Ministrio do Trabalho e no corre nenhum risco fiscal ou trabalhista referente ao PAT. Alm de estar corretamente cadastrada, sua empresa deve ter sempre em mos os protocolos de registro no PAT para apresentar aos fiscais do Ministrio do Trabalho, caso sejam solicitados. A falta do protocolo pode gerar autuao e resultar em uma multa, referente a todos os pagamentos feitos para a alimentao de seus funcionrios. Essa multa envolve todos os encargos sociais e trabalhistas vinculados a salrios, obrigando sua empresa a pagar todos os impostos e contribuies sobre o benefcio concedido, pois, sem o protocolo, o valor concedido para alimentao considerado salrio e sua empresa perde tambm o direito ao incentivo fiscal governamental.

A Ticket contribuindo para a tranquilidade da sua empresa.

VEJA COMO FCIL CADASTRAR OU ATUALIZAR OS DADOS DA SUA EMPRESA NO PAT.


Para ajudar, leia algumas orientaes que facilitaro sua navegao no site do Ministrio do Trabalho. 1 - Entre no site: www.mte.gov.br/sistemas/pat; 2 - Siga os passos para o cadastramento fornecendo as informaes pedidas (se voc est efetuando o cadastro, dever preencher os campos solicitados; caso esteja realizando uma alterao ou atualizao de dados, deve apenas modificar os campos desejados).

DICAS:
1 - A inscrio no PAT GRATUITA; 2 - Caso voc queira atualizar ou alterar os dados cadastrais, deve ter em mos o CNPJ da empresa e o CPF do responsvel.

Quando solicitado, preencha o nmero da Ticket no PAT: 0800 34370

Este material foi enviado meramente para fins de informao, no devendo ser considerado uma opinio legal da TICKET SERVIOS S/A para qualquer operao ou negcio especfico. A TICKET SERVIOS no se responsabiliza nem pode ser responsabilizada pelas informaes contidas neste material ou por possveis prejuzos de qualquer natureza em decorrncia do uso destas informaes.

Perguntas e respostas mais frequentes


AQUI VOC ENCONTRAR AS DVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE O PROGRAMA E AS RESPOSTAS QUE VOC PRECISA SABER.
1 - Quem pode participar do PAT? Todas as empresas que tenham no mnimo 1 trabalhador contratado. 2 - A participao da empresa no PAT obrigatria? No. A adeso ao PAT voluntria. Porm, alertamos para, caso a empresa conceda benefcio-refeio/alimentao ao trabalhador e no participe do programa, ela dever fazer o recolhimento dos encargos sociais sobre o valor do benefcio concedido para o trabalhador. 3 - O que uma empresa beneficiria do PAT? a empresa que concede um benefcio alimentao/refeio ao trabalhador por ela contratado. 4 - O que uma empresa fornecedora do PAT? a empresa que prepara e comercializa a alimentao (refeio pronta ou cestas de alimentos) para outras empresas. 5 - O que uma empresa prestadora de servios de alimentao coletiva? a empresa que administra documentos de legitimao, sejam impressos ou na forma de cartes eletrnicos/magnticos, para aquisio de gneros alimentcios em supermercados (alimentao-convnio) ou para refeies em restaurantes (refeio-convnio). Obs.: A Ticket uma empresa prestadora de servios de alimentao. 6 - Qual o nmero mnimo de trabalhadores que uma empresa dever ter para participar do PAT? A empresa poder participar do PAT com 1 trabalhador contratado. 7 - Caso o funcionrio seja demitido logo aps receber o benefcio-alimentao, a empresa poder descont-lo na resciso? A empresa tem o direito de efetuar a distribuio antecipada do benefcio-refeio/alimentao, podendo efetuar os descontos dessa antecipao por ocasio de resciso contratual de trabalho. 8 - O PAT dever ser renovado todo ano? No, desde 1999 a inscrio no PAT tem validade por tempo indeterminado. Mas, por uma determinao de portaria baixada em 2004, as empresas podem ser convocadas para o recadastramento. O ltimo ocorreu em 2008 e, caso a empresa convocada para o recadastro no o efetue, ter cancelado automaticamente o seu registro ou inscrio (critrio do MTE Ministrio do Trabalho - e do COPAT Coordenao do Programa de Alimentao do Trabalhador). As empresas que no se inscreveram no prazo para recadastramento podem faz-lo a qualquer momento acessando o site www.mte.gov.br/sistemas/pat. A inscrio ter validade a partir da data de sua realizao. Lembramos que a Ticket colabora para a divulgao do recadastramento com o envio de comunicao para nossos clientes e publicando em revistas e jornais de grande circulao.

9 - Quais as modalidades adotadas pelo PAT para empresas beneficirias? Dentro do programa, existem vrias modalidades que podero ser adotadas pela empresa: Servio prprio; Refeio-convnio; Administrao de cozinha; Refeies transportadas; Alimentao-convnio; Cesta de alimentos. 10 - Como proceder em caso de fiscalizao? Basta que voc mantenha em seus arquivos os seguintes documentos: No caso do benefcio-refeio: 1. Cpia do formulrio do PAT; 2. Comprovante de postagem ou de adeso via internet; 3. Notas fiscais (referentes ao fornecimento do benefcio); 4. Contrato com o fornecedor; 5. Comprovante mensal de entrega magntico ou eletrnico. No caso do benefcio-alimentao: 1. Cpia do formulrio do PAT; 2. Comprovante de postagem ou de adeso via internet; 3. Notas fiscais (referentes ao fornecimento do benefcio); 4. Contrato com o fornecedor; 5. Comprovante de entrega de carto do benefcio ao funcionrio.

11 - A empresa dever informar no Relatrio Anual de Informaes Sociais (RAIS) sua participao no programa? Sim. A empresa obrigada a prestar informaes anualmente ao MTE, por meio da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), conforme art. 2, 3 da Portaria n 03/2002.

Quer saber tudo sobre o PAT?


Veja como encontrar a legislao completa.
No site: www.mte.gov.br Nas Delegacias Regionais do Trabalho DRT Para mais informaes: Esplanada dos Ministrios - Bloco F Anexo Ala B 1 andar - sala 120 - Braslia/DF CEP 70059-900 Telefones: (61) 3317-6659/ 3317-6660/ 3317- 6662/ 3317-6770 - Fax: (61) 3317-8263

Acesse: www.ticket.com.br/pat
Parte das informaes contidas nesta cartilha de autoria do Ministrio do Trabalho e Emprego ou foi retirada do Estudo da FIA (Fundao Instituto de Administrao) Professor Doutor Jos Afonso Mazzon.

www.ticket.com.br/pat

Vous aimerez peut-être aussi