Vous êtes sur la page 1sur 4

DIREITO CONSTITUCIONAL

CONCEITO

o ramo do Direito Pblico Interno que disciplina a Estado, define e limita a competncia de seus atividades e suas relaes com os indivduos, aos assegura direitos fundamentais de ordem pessoal LIMONAD, 1952, p. 253 e 254).

organizao do poderes, suas quais atribui e e social (MAX

Por estabelecer, aos demais ramos do direito, as diretrizes gerais a serem seguidas, o Direito Constitucional acaba tendo uma posio de superioridade com relao aos outros ramos do direito.
CONCEITO DE CONSTITUIO

Um dos conceitos mais usados por grande parte da doutrina de que se trata de um conjunto de normas escritas ou costumeiras, que regem a organizao poltica de um pas.
Espcies de Constituio

Quanto origem :

promulgada ou outorgada rgidas ou flexveis escritas ou costumeiras

Quanto consistncia: Quanto forma:

Escritas As constituies escritas geralmente apresentam seus dispositivos reunidos em um instrumento j quando da sua promulgao (Constituio Brasileira) Costumeiras Espcie de constituio que apresenta como caracterstica sua formao diria, ou seja, com base nos costumes da sociedade. Vai se formando aos poucos, diferentemente da Constituio do Brasil (C. Inglaterra) Rgidas Constituio que se altera por processo especial (C. Brasileira)

Flexveis So alteradas mais facilmente, semelhante alterao das leis ordinrias. Praticamente inexiste hierarquia entre a Constituio e a Lei Ordinria (C. do Reino da Itlia) Promulgadas H a constituio de um Poder Constituinte. Este poder constitudo por representantes da sociedade, quando finalizada promulgada por estes que fizeram parte de sua elaborao e posteriormente aplicada aos administrados. Outorgadas Geralmente so impostas por uma pessoa ou grupo de pessoas (por um rei, ditador, etc.).

PODER CONSTITUINTE

Tem como efeito a formao de um grupo de representantes eleitos pela sociedade com um nico intuito de elaborar, editar, votar e promulgar esta nova Carta Magna aos cidados de determinado Estado. Depois deve ser extinto com seus integrantes voltando para suas atividades anteriores. O PODER CONSTITUINTE PODE SER: Originrio: quando h a edio de uma nova Constituio. Derivado: trata-se da utilizao, derivao de uma Constituio j existente, modificando parte dela.

CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS

A princpio todos os preceitos da Constituio devem ser seguidos Se a lei for contrria Constituio, diz-se que a lei inconstitucional. O efeito da inconstitucionalidade a no aplicao da lei ao caso concreto.

Processo Legislativo: vem a ser o conjunto de regras que informa a elaborao da lei (MAX & DIS, 2004, p. 46). Art. 59 o processo legislativo compreende a elaborao de: I. Emendas Constituio; II. Leis Complementares;

III. IV. V. VI. VII.

Leis Ordinrias; Leis Delegadas; Medidas Provisrias; Decretos Legislativos; Resolues.

I - Emendas Constituio: so instrumentos legais, constitucionais, que servem para modificar a Constituio Federal parcialmente. Trata o artigo 60 da Constituio Federal: Art. 60. A constituio poder ser emendada mediante proposta: I de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal: II do Presidente da Repblica; III de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. (...) 4 No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I a forma federativa de Estado; II o voto direto, secreto, universal e peridico; III a separao dos Poderes; IV os direito e garantias individuais. Sendo assim, a Constituio Federal somente poder ser emendada por iniciativa de acordo com o previsto no artigo 60. O artigo 60, 4 trata-se da chamada Clusula Ptrea, ou seja, da imutabilidade da constituio no tocante aos princpios ali previstos. Jamais podero ser afastados por emenda a constituio tendente a abolir tais preceitos. II - Leis Complementares: como o seu prprio nome faz perceber, trata de assuntos que necessitam de complementao posterior, que esto previstos na Constituio Federal. III - Leis Ordinrias: leis ordinrias so aquelas que servem para regular a vida dos administrados, impondo obrigaes por meio da

administrao, ou de determinar o que ou no permitido (C. Penal, Civil, etc). IV - Leis Delegadas: nada mais do que a admissibilidade pelo Legislativo de delegar ao Presidente da Repblica, poderes para elaborar leis em casos expressos. V - Medidas Provisrias: so matrias emanadas pelo Executivo, que disciplinam casos denominados urgentes e relevantes. Tem fora de lei. Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. Vale lembrar que as caractersticas da urgncia e relevncia so subjetivas, mas que, podemos entender que sendo relevante mas no urgente, ento esta deve ser tratada por lei ordinria. Caso contrrio estar diante de uma inconstitucionalidade. VI - Decretos Legislativos e as Resolues: As resolues so normas que tratam de assuntos administrativos e polticos de ordem interna do Legislativo. J os decretos legislativo so atos normativos administrativos de competncia exclusiva do Poder Legislativo, destinados a regular matrias que tenham efeitos externos segundo MAX & DIS (2004).

Hierarquia Legislativa
Constituio Federal e suas emendas Leis complementares Constituio Leis Federais (Leis ordinrias e delegadas, M. Provisria) Constituies estaduais e suas emendas Leis complementares Constituio Estadual Leis Estaduais(Leis ordinrias, Decretos) Leis municipais (Leis ordinrias, Decretos)

A Constituio Federal a Carta Me, Carta Maior, Carta Magna, portanto, tudo o que est abaixo dela deve respeito aos seus princpios, neste sentido pode ser dito que existe uma hierarquia.

Vous aimerez peut-être aussi