Vous êtes sur la page 1sur 33

ASSOCIAO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLFERAS Lubrificantes

Introduo
Existem no Mundo atual alguns produtos dos quais no podemos prescindir para continuarmos a manter os nossos padres de vida e de conforto, sem sabermos da sua existncia ou pelo menos, sem reconhecermos a sua importncia. Arriscamo-nos a dizer que os Lubrificantes so um desses produtos e, sem eles, passe a metfora, o mundo acabaria por parar. De facto, imensa e diversa a quantidade de mquinas e equipamentos que utilizam lubrificantes e dos quais dependemos no nosso dia-a-dia, como por exemplo, bicicletas, motos, automveis, barcos, avies, frigorficos, elevadores, etc., e todas elas tm componentes com superfcies metlicas que se movem relativamente entre si, o que origina atrito e desgaste dessas superfcies. O atrito traduz-se em perda de energia e na alterao das caractersticas mecnicas dos materiais devido ao aumento de temperatura. O desgaste limita a vida til dos equipamentos, quer devido perda das caractersticas de desempenho, quer por diminuio da resistncia mecnica. Podemos definir atrito como a fora ou a resistncia ao movimento entre duas superfcies. O atrito em alguns casos, necessrio e til, como por exemplo no contato entre os nossos sapatos e o cho, entre os pneus e o pavimento, no comando da embraiagem por discos secos, etc., mas, em outros casos indesejvel porque dificulta o movimento e consome energia motriz sem produzir o correspondente trabalho. De referir que o atrito, quer seja esttico (sem movimento relativo), quer seja dinmico (com movimento relativo), slido (de escorregamento ou de rolamento), ou fluido, que acontece sempre que existir uma camada fluida (lquida ou gasosa), separando as superfcies em movimento, possvel ser reduzido mas nunca eliminado completamente. Referimos a este propsito que, mesmo o motor mais eficazmente lubrificado, consome cerca de 20% da sua potncia para ultrapassar o fenmeno do atrito. Segundo alguns analistas, os custos diretos dos fenmenos do atrito e do desgaste presentes em todas as superfcies interatuantes, podem ser responsveis por quase 10% do produto

nacional bruto (PNB) em muitos pases industrializados. Alm disso, eles estimam que a poupana de custos de at 1% do PNB poderia ser simplesmente conseguida, usando o lubrificante adequado no local exato.

Conceito de Lubrificante
Como possvel definio, os lubrificantes so substncias colocadas entre duas superfcies mveis ou uma fixa e outra mvel, capazes de formar uma pelcula protetora, reduzindo o atrito entre elas.

Evoluo e desenvolvimento tecnolgico


Os primeiros lubrificantes eram de origem animal tendo evoludo de forma a responder s exigncias impostas pelo progresso e pelo desenvolvimento tecnolgico. Esta evoluo foi muito mais notria aps a introduo da Tribologia em 1966, que derivada da palavra grega tribos, que significa frico, atrito. Esta disciplina veio integrar os conhecimentos de vrios ramos da cincia relevantes para o estudo deste fenmeno.

leos Base, suas caractersticas e agrupamentos


Os lubrificantes modernos so uma composio de leos base de origem mineral, quando obtidos nas refinarias a partir da destilao do crude, ou sintticos quando obtidos por sntese qumica a partir de molculas de hidrocarbonetos, aos quais se juntam alguns componentes qumicos que so chamados aditivos, e que lhes vo conferir propriedades capazes de aumentar as suas capacidades de resposta em funo dos fins a que se destinam, como iremos abordar a seguir. De referir que nem todos os crudes so adequados para a produo de leos base, sendo selecionados, considerando as aplicaes a que se destinam os lubrificantes finais. Os lubrificantes de origem sinttica garantem melhor comportamento em relao aos lubrificantes minerais em mltiplas aplicaes, particularmente em equipamentos que trabalham em condies severas, como por exemplo: na indstria do papel, do vidro, em metalurgia e tambm na indstria automvel. Dentro dos lubrificantes sintticos podemos ainda considerar dois tipos: aqueles que so classificados como 100% sintticos ou totalmente sintticos ou ainda simplesmente, sintticos no tm na sua composio leo base de origem mineral e os que so classificados como parcialmente sintticos, de tecnologia sinttica, ou semi sintticos que tm na sua composio uma percentagem de leo base de origem mineral e outra percentagem de leo base de origem sinttica. Presentemente, a quota de mercado dos lubrificantes sintticos relativamente pequena (8%), e as previses futuras dependero do desenvolvimento dos leos de origem mineral.

Aditivos
Com a finalidade de melhorar as propriedades naturais dos lubrificantes, ou para lhe conferir novas propriedades, necessrio adicionar ao leo base, compostos qumicos designados por aditivos. Os aditivos so incorporados nos lubrificantes em variadas propores, desde pequenssimas percentagens, at cerca de 30% em peso.
Fabricao de aditivos

A fabricao de aditivos uma parte muito especfica da Indstria Qumica, e sendo os aditivos, como j referimos, componentes qumicos que vo conferir propriedades capazes de aumentar as capacidades de resposta dos lubrificantes em funo dos fins a que se destinam, funciona em estreita colaborao com a indstria petrolfera e com os construtores de equipamentos, em particular com a Indstria Automvel. Na Unio Europeia, existem fabricantes de aditivos na Blgica, Frana, Alemanha, Itlia, Holanda e Sua.
Principais Tipos de Aditivos
Anti oxidantes

O contato do lubrificante com o oxignio do ar, muitas vezes a altas temperaturas e na presena de metais ou compostos qumicos, favorece a oxidao. Como consequncia, h um aumento da viscosidade e a formao de contaminantes cidos. Os aditivos antioxidantes reduzem as reaes de oxidao e os efeitos prejudiciais dessas reaes no lubrificante.
Dispersantes/Detergentes

Nos cilindros dos motores de combusto interna formam-se partculas de fuligem e de carvo, que podem originar depsitos nos mbolos, colagem de segmentos e formao de lamas ou lodos no lubrificante. Estas partculas podem obstruir o fluxo de leo e bloquear os filtros. Os aditivos dispersantes atuam mantendo em suspenso as partculas de fuligem e de carvo, finamente divididas e uniformemente distribudas pela massa de leo, evitando que se aglomerem em blocos, reduzindo o fluxo normal do lubrificante. Os aditivos detergentes controlam a formao de depsitos nas superfcies quentes, reduzindo a formao de lacas e neutralizando os efeitos dos gases acdicos da combusto que passem para o carter.
Inibidores de corroso/Ferrugem

O termo inibidor de corroso aplica-se ao material que protege da corroso os componentes metlicos no ferrosos do motor, do ataque de contaminantes de carcter cido, presentes nos lubrificantes.

O termo inibidor de ferrugem usado para designar os materiais que protege m as superfcies metlicas, ferrosas, da ferrugem.
Anti desgaste

So compostos orgnicos, steres, cidos, lcoois e sabes metlicos. Os ditiofosfatos de zinco so muito utilizados. Estes aditivos so adsorvidos pelos campos de fora (efeito polar das molculas do aditivo), superficiais produzidos pelos metais que atraem as molculas do lubrificante, resultando numa maior capacidade em absorver a presso, reduzindo deste modo o atrito e o desgaste.
Extrema presso (EP)

Estes aditivos, base de enxofre e fsforo, geralmente chamados de extrema presso, adicionam-se ao lubrificante para evitar o contacto metal com metal, quando existem cargas mecnicas extremamente elevadas. Os aditivos EP atuam por reao qumica com as superfcies metlicas, em condies de lubrificao limite (contato iminente metal-metal), formando um filme aderente que impede a micro soldadura nos picos mais elevados das superfcies, em consequncia do elevado aumento de temperatura.
Melhorador do ndice de viscosidade

O ndice de viscosidade um nmero arbitrrio, calculado a partir da viscosidade de um lubrificante a duas temperaturas e que fornece indicaes quanto variao da viscosidade do lubrificante com a temperatura. Quanto maior for o ndice de viscosidade, tanto maior ser a resistncia do lubrificante s variaes da viscosidade com a temperatura. A viscosidade dos lubrificantes sobe quando a temperatura desce e desce quando a temperatura sobe.
Abaixadores do ponto de fluxo (congelao)

As dificuldades surgidas com a congelao dos lubrificantes a baixas temperaturas, tm sido resolvidas, em muitos casos, com o auxlio de aditivos que baixam o ponto de fluxo. As dificuldades neste campo resultam da cristalizao a baixas temperaturas das parafinas presentes em quase todas as fraes de leos lubrificantes. Na fase de cristalizao esta parafina forma uma massa volumosa do tipo gel que reduz e at impede o livre escoamento do lubrificante.
Anti espuma

Quando um lubrificante est submetido ao de batimento ou agitao violenta na presena do ar atmosfrico, este passa-se para a massa de leo em forma de borbulhas de diferentes tamanhos que tendem a subir superfcie, formando espuma mais ou menos persistente. A presena de espuma sempre prejudicial para os sistemas de lubrificao e pode causar interferncia na formao da cunha hidrodinmica nas chumaceiras dando origem a desgaste mecnico e tambm - porque o ar facilmente compressvel ao comportamento irregular das bombas na transmisso de potncia em sistemas hidrulicos.

Principais Funes dos Lubrificantes


O principal objetivo de um lubrificante o de prolongar a vida til dos equipamentos, ter elevada capacidade de resposta em condies exigentes como o caso de motores de combusto interna, que vamos tomar como exemplo, apresentar potencial para otimizar o consumo de combustvel e ser mais especfico relativamente s necessidades das diferentes tecnologias dos motores. Consegue isto custa das seguintes funes:
Lubrificar

Lubrificar a principal funo dos lubrificantes e consiste em reduzir o atrito e o desgaste entre as superfcies em movimento relativo, separando-as por interposio de uma pelcula lubrificante.
Arrefecer

A maior parte do calor gerado num motor sai pelos gases de escape e uma parte significativa, dissipado pelo lquido de refrigerao. Contudo, cerca de 5 a 10% da energia gerada pelo combustvel, transferida para o lubrificante em forma de calor, que deve por isso possuir uma capacidade refrigerante eficaz.
Vedar

A pelcula de lubrificante existente entre as paredes do cilindro, os segmentos e as ranhuras do mbolo, deve impedir a passagem dos gases para o carter durante o tempo da combusto/expanso, assim como, a entrada do leo do carter nos cilindros, no tempo de aspirao.
Proteger contra a corroso e ferrugem

Os produtos resultantes da queima de combustvel podem ser corrosivos principalmente a altas temperaturas. O lubrificante deve neutralizar os contaminantes de natureza cida e assim evitar a corroso e ferrugem nas superfcies metlicas dos motores.
Limpar

Os resduos carbonosos, e outros materiais provenientes da combusto incompleta do combustvel, acumulam-se no leo lubrificante. Um bom lubrificante de motor deve manter as superfcies metlicas livres de depsitos.
Contribuir para a proteo do ambiente/Reduzir o consumo de combustvel

A proteo do meio ambiente e a reduo no consumo de combustvel constituem hoje importantes desafios aos construtores e s companhias de petrleo. Os lubrificantes de hoje esto aptos a contribuir de um modo significativo para o aproveitamento mximo da eficincia energtica dos motores e para a reduo do consumo de combustvel como medida adicional para a diminuio de contaminantes atravs do escape.

Os lubrificantes podem tambm ser utilizados como agentes de transmisso de fora e de movimento. Para alm disso, tal como acontece com o sangue no nosso organismo, possvel detetar as condies de funcionamento de uma mquina ou equipamento, atravs da anlise aos fluidos lubrificantes, sendo as metodologias mais usadas para deteo de agentes contaminantes a ferrografia e a espetrofotometria. A primeira um tipo de anlise aplicado na manuteno condicionada, principalmente de grandes mquinas industriais, que permite avaliar o aspeto e o tamanho das partculas existentes no fluido lubrificante, dando assim indicaes precisas quanto ocorrncia de no conformidades e quanto ao nvel de desgaste. J a espetrofotometria, utilizada por exemplo na Frmula 1, o mtodo mais adequado para a monitorizao de motores de combusto interna, permitindo a identificao da quantidade de elementos metlicos tais como cobre, alumnio, ferro e crmio, provenientes das diversas ligas metlicas que compem os equipamentos, bem como do silcio, causado pela poeira existente na atmosfera.

Principais Caractersticas Fsicas dos Lubrificantes


Das inmeras caractersticas dos lubrificantes tais como: cor, densidade, ponto de fluxo, ponto de inflamao, ponto de congelao, ponto de vaporizao, TAN (nmero de acidez total), TBN (nmero de basicidade total), rigidez dieltrica, volatilidade, resistncia oxidao, entre muitas outras, cuja importncia varia em funo das aplicaes a que se destinam, vamos apenas abordar as consideradas fundamentais.
Viscosidade

A viscosidade a caracterstica mais importante de um lubrificante, pois permite conhecer a capacidade de resistncia da pelcula de leo, em manter separadas as superfcies metlicas em movimento. o que, normalmente se afirma, quando se fala da maior ou menor fluidez de um lubrificante, ou ainda, quando se diz que um lubrificante mais "espesso", ou mais "fino". Dum modo fcil podemos definir viscosidade como a medida da resistncia de um fluido ao seu escoamento. Quanto maior for a viscosidade maior ser a resistncia oferecida pelo fluido. Em lubrificao, utiliza-se a viscosidade cinemtica, que igual viscosidade dinmica do lubrificante, dividida pela sua densidade. A medio da viscosidade cinemtica feita em aparelhos adequados designados por viscosmetros onde no caso mais comum, - sob a influncia da gravidade medido o tempo de escoamento que um determinado volume de lquido leva a passar entre duas marcas, segundo condies bem definidas de temperatura. No SI a unidade de viscosidade cinemtica o mm/s. (1 cSt = 1 mm/s).
ndice de viscosidade (IV)

A viscosidade de um lubrificante modifica-se com a presso e a temperatura a que este sujeito, sendo a espessura da pelcula lubrificante proporcional a estes fatores, ou seja, tornam-se mais "finos", quanto a temperatura sobe e mais espessos quando a temperatura desce. O ndice de viscosidade (IV) um parmetro emprico que quantifica a variao da viscosidade com a temperatura. Quanto mais elevado for o valor do IV, menor a variao da viscosidade do leo com a temperatura, ou seja, mais estvel ser a sua viscosidade. Esta estabilidade importante, quer para o arranque a frio dos motores, quer para o seu funcionamento a elevadas temperaturas. Num lubrificante com IV adequado, nas baixas temperaturas, tpicas do arranque a frio, a viscosidade no demasiada alta de forma a bloquear ou dificultar o arranque do motor e, a altas temperaturas, a viscosidade e consequentemente a espessura da pelcula de lubrificante no diminui demasiado, o que poderia provocar o seu rompimento, com o consequente desgaste do motor ou mesmo a sua gripagem.
Ponto de inflamao

Podemos definir como ponto de inflamao, a temperatura mais baixa, a que os vapores de um lquido se inflamam, sob a ao de uma chama. uma indicao da capacidade de resistncia ao fogo de um lubrificante, e deve constituir um aviso, quando se utilizam lubrificantes prximos de fontes de calor.
Ponto de fluxo

Os lubrificantes utilizados em motores que funcionam em ambientes frios devem manter-se suficientemente fluidos a baixas temperaturas, de modo a que, quando o motor posto em funcionamento, o leo rapidamente chegue a todos os pontos a lubrificar. Os fatores que influenciam esta propriedade so a viscosidade, a capacidade de bombagem e o ponto de fluxo. O ponto de fluxo de um lubrificante a temperatura mais baixa expressa em mltiplos de 3 C, qual observada ausncia de fluidez quando arrefecido sob condies de ensaio. Na prtica, o leo no deve ser usado se a temperatura ambiente for inferior a 10 C ao ponto de fluxo.
Nmero de neutralizao (BN)

O nmero de neutralizao de um lubrificante pode ser expresso pelo seu grau de acidez ou alcalinidade e definido como a quantidade de base ou cido (ambos expressos em miligramas de hidrxido de potssio mgKOH/g), necessrios para neutralizar o contedo cido ou bsico de um grama de amostra de leo nas condies do ensaio.

Nveis de Qualidade dos Lubrificantes


As exigncias de desempenho dos lubrificantes no mercado europeu, que so j elevadas, em comparao com outros mercados, necessitaro de ser satisfeitas com produtos que proporcionem maior proteo contra o desgaste, a temperaturas mais elevadas, com baixo consumo de lubrificante e intervalos de mudana mais alargados.

Os fabricantes de automveis e os Organismos Internacionais, tanto na Europa como nos Estados Unidos, tm estabelecido uma srie de novas especificaes para certificar os lubrificantes, tendo em conta, os avanos tcnicos dos ltimos anos e a legislao cada vez mais rigorosa sobre a proteo do meio ambiente.

Normas europeias sobre emisses


Os limites de emisses para os novos motores de veculos ligeiros e pesados so os mais severos impostos pela norma EURO. Estes limites exigem que os fabricantes de motores introduzam alteraes significativas a nvel de projeto e fabrico. Com o objetivo de cumprir a legislao em vigor e reduzir o impacto no ambiente e na sade humana, dos principais gases poluentes emitidos pelo escape para a atmosfera: - Monxido de carbono (CO) - Hidrocarbonetos no queimados (HC) - Partculas materiais (PM) - xidos de azoto (NOx) Os construtores equipam os motores com sistemas ps-tratamento de gases de escape, nomeadamente: - Sistema de recirculao dos gases de escape (EGR). - Filtro de partculas Diesel (DPF). - Catalisador de trs vias (TWC). - Catalisador de Reduo Seletiva Direta (SCR). - Catalisador de oxidao diesel (DOC). Estes sistemas tm implicaes diretas na conceo e na formulao dos lubrificantes de motor. De modo a satisfazer estas novas exigncias e proteger os sistemas ps-tratamento de gases de escape, particularmente o filtro de partculas diesel, (DPF), as companhias desenvolveram uma nova gama de lubrificantes, designada por LOW SAPS, so lubrificantes formulados com aditivos que possuem baixo teor de cinzas sulfatadas - Sulphated Ash (SA), fsforo Phosphorus (P) e enxofre - Sulphur (S).
(Tabelas nos anexos I e II Normas europeias sobre emisses de Veculos ligeiros a gasolina e diesel e Veculos diesel pesados)

Especificaes de lubrificantes para motores


O elevado grau de desenvolvimento da indstria automvel mundial requer normas e padres internacionais para a avaliao, certificao e homologao dos lubrificantes. Estas normas internacionais avaliam a qualidade da proteo fornecida pelo lubrificante ao equipamento que est a ser lubrificado.

Existem principalmente 3 entidades internacionais que administram sistemas que descrevem o nvel de qualidade dos lubrificantes para motores de combusto interna: SAE (Society of Automotive Engineers) API (American Petroleum Institute) ACEA (European Automobile Manufacters Association) Alm destas entidades, os lubrificantes para cumprirem as especificaes dos construtores, so ainda submetidos a testes especficos pelos principais fabricantes.
SAE

Esta organizao classifica os graus de viscosidade para lubrificantes de carter de motores e de engrenagens de veculos automveis.
Classificao de viscosidades SAE para leos de motor (SAE J 300)

A classificao SAE para lubrificantes de crter de motor, envolve 12 graus de viscosidade, e dois grupos de viscosidades um contendo a letra "W", (W a primeira letra da palavra inglesa, Winter que significa inverno em portugus) e outro sem a letra "W". Os leos do grupo com "W" (tambm designados por leos de inverno), so classificados pela viscosidade mxima a baixa temperatura de arranque a frio, pela temperatura mxima de limite inferior de bombagem, bem como pela viscosidade mnima a 100C. Os leos do grupo sem "W" so classificados pela viscosidade cinemtica mnima e mxima a 100C e pela viscosidade mnima, HT/HS (elevada taxa de corte (106 s-1), a elevada temperatura (150C).
Classificao de viscosidade SAE para leos de engrenagens automotive

A classificao de leos para engrenagens em crter, SAE J306 tem sido modificada com o passar dos anos. Hoje, estabelece dez diferentes graus de viscosidade. Este sistema tem funo anloga ao sistema para leos de motor. Aqui tambm o sufixo W indica graus de viscosidade de lubrificantes destinados a serem utilizados em baixas temperaturas ambiente (locais de clima muito frio). A medida de viscosidade para baixa temperatura de engrenagens feita atravs do ensaio de viscosidade dinmica Brookfield porque representa melhor as propriedades de fluidez dos leos de engrenagens (do que ensaios de ponto de fluidez, por exemplo).
(Tabela no anexo III e IV - Classificao de viscosidades SAE para leos de motor (SAE J 300) e leos de engrenagens automotive (SAE J 306, ex: SAE J 2360) API

O API estabelece padres de performance para leos de motor e de engrenagens automotive.

Classificao de servio API para leos de motor

Os padres de performance API para lubrificantes de motor so expressos com base em duas letras e de acordo com o seguinte critrio: - Motores a Gasolina, identificados pelo prefixo S, de Service Station; - Motores Diesel, identificados pelo prefixo C, de Commercial. Dentro de cada grupo, h diferentes nveis de tecnologia, identificados pela adio de uma letra por ordem alfabtica, aps o S, ou o C. Esta segunda letra identifica o nvel de evoluo do lubrificante.
Classificao de servio API para leos de engrenagens automotive

Os padres de performance API para leos de engrenagens automotive so expressos com base no seguinte critrio: API GL- seguido de um nmero em que: G: Gear, L: Lubrificante O nmero funo do tipo de engrenagem e da carga aplicada.
(Tabelas no anexo V e VI - Classificao de servio API para leos de motor e leos de engrenagens automotive) ACEA

Em 1991 foi criada na Europa a CCMC (Comit dos Construtores de Automveis do Mercado Comum). Tinha como objetivo ajustar as performances dos lubrificantes s condies de conduo na europa. Em 1 de Janeiro de 1996, a ACEA substituiu a CCMC e passou a incluir todos os fabricantes europeus de automveis. Recentemente (Janeiro de 2012), a ACEA aceitou o pedido da companhia coreana Hyundai Motor Europe para que passasse a integrar o seu quadro de associados. A ACEA define os nveis mnimos de prestaes nos lubrificantes, obriga a certificao ISO 9001 e mais exigente que a especificao API. Atualiza os nveis de qualidade cada 2 anos. A classificao mais recente refere-se ao ano 2010. A ACEA estabeleceu 3 grupos principais que correspondem s seguintes categorias de desempenho: Ax/Bx: Lubrificantes destinados a motores de gasolina e diesel de veculos ligeiros de passageiros e comerciais. Cx: Lubrificantes destinados a motores de gasolina e diesel de veculos ligeiros de passageiros e comerciais equipados com sistemas de ps-tratamento de gases de escape, (Filtro de partculas diesel e catalisadores de 3 vias). Ex: Lubrificantes destinados a motores diesel de veculos pesados.

10

Depois da letra correspondente classe, um algarismo (x) define o nvel de prestao. Os dois dgitos separados por um hfen identificam o ano de implementao do nvel de prestao dentro de cada categoria. Um novo ano significa um novo parmetro ou um novo teste (sempre) mais severo que o anterior. Quando o ano seguido de Issue 2, 3, 4, 5, etc., cada dgito, significa o nmero de vezes que o respetivo nvel de qualidade foi atualizado, mas no foi aumentada a severidade dos parmetros dos testes, isto , foram mantidos os limites especificados anteriormente.
(Tabelas no anexo VII e VIII Normas ACEA 2010 e Resumo dos nveis atuais de qualidade ACEA) Homologao dos construtores

Para alm das especificaes internacionais apresentadas, os principais construtores exigem que os lubrificantes para serem homologados, sejam aprovados com base no cumprimento de testes e ensaios prprios, tanto no caso de ligeiros como de fabricantes de motores pesados (ex. MAN, SCANIA, IVECO, DAF, RENAULT).
(Anexo IX - Especificaes dos principais fabricantes de veculos ligeiros de passageiros e comerciais)

Massas Lubrificantes
Uma sensvel proporo cerca de 10% do total dos lubrificantes consumidos, constituda por massas lubrificantes, tambm designadas por massas consistentes. As massas so fabricadas com um lubrificante lquido ou leo base e um agente espessante. Podem incluir aditivos, para lhes conferir propriedades, ou comportamentos especficos. O lubrificante lquido pode ser um leo mineral ou um fluido sinttico; o agente espessante pode ser um ou mais sabes metlicos, ou uma substncia que no seja um sabo. Os sabes metlicos correntemente usados so: ltio, clcio, sdio, alumnio, ou combinaes destes, como por exemplo, sabo complexo de clcio ou complexo de ltio. Uma massa lubrificante tpica contm cerca de 85-90% de leo base, cerca de 10-15% do agente espessante e cerca de 5-10% de aditivos. Algumas massas incorporam lubrificantes slidos, tais como; grafite, bissulfureto de molibdnio, Teflon ou PTFE, que lhes conferem propriedades especiais. Quando usadas como lubrificantes, as massas comportam-se em muitos casos como leos lubrificantes. Contudo, tm a vantagem de permanecerem no local onde so aplicadas. Tm tambm, menos tendncia que os leos para pingar, ou escorrer, ou para "escapar" das superfcies que esto a lubrificar, por efeito da gravidade ou da fora centrfuga.

Principais Caractersticas Fsicas das Massas lubrificantes


Vamos referir apenas as duas caractersticas mais importantes: Consistncia e ponto de gota.

11

Consistncia

A consistncia de uma massa a medida da sua dureza. Varia com a temperatura, e depende principalmente da quantidade e tipo do espessante utilizado. As massas so classificadas de acordo com o sistema de graduao NLGI, (Instituto Nacional Americano de Massas Lubrificantes). Este sistema especifica 9 graus, desde 000, a mais macia, passando por 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5 at 6, a mais dura.
(Anexo X - Classificao NLGI para as massas lubrificantes)) Ponto de gota

Ponto de gota definido como a temperatura qual a massa passa do estado semi slido ao estado lquido, sob a forma de gota pela ao de um aumento de temperatura. O ponto de gota d-nos portanto, a indicao de um nvel de temperatura, a que uma massa nunca deve ser submetida. A temperatura mxima de trabalho, recomendada para uma massa, deve ser sempre inferior ao seu ponto de gota, (cerca de 70%).

A Indstria de Lubrificantes
A Indstria de lubrificantes envolve um diverso e vasto nmero de atividades tais como: Refinao de leos base (destilao em vcuo, remoo de aromticos, desparafinao e hidrogenizao) Regenerao de leos usados Fabricao de aditivos Formulao de lubrificantes para a Indstria Automvel (motores a gasolina ou a gasleo, a dois ou quatro tempos, caixas de velocidades, transmisses, etc. Formulao de Lubrificantes Industriais (fluidos hidrulicos, leos de corte solveis e no solveis, descofrantes, anti-ferrugem, etc.) Fabricao de massas lubrificantes Fabricao de leos altamente refinados (dieltricos, turbinas, leos brancos) Blending e Embalamento Importao/exportao (de leos base, aditivos e lubrificantes acabados) Comercializao por marca e gama de produto

Refinao de leos base


Como referimos, a indstria de leos lubrificantes est intimamente ligado ao petrleo bruto e aos processos de fabricao de leos base, que variam em funo da qualidade do crude, dos diferentes processos de fabricao e do grau de qualidade pretendido, dependendo da sua futura utilizao: para motores de automveis, para aplicaes industriais ou para processo, por exemplo. A matria-prima do leo base mineral o crude que passa por vrios processos de refinao de forma a extrair-lhe componentes indesejveis tais como parafinas, enxofre e azoto.

12

Ao longo deste processo, molculas de hidrocarbonetos no saturadas, isto que no esto completamente preenchidas, so eliminadas ou convertidas em molculas mais estveis. O crude passa por um processo de destilao em vcuo, em que as suas diversas fraes so separadas por faixas de viscosidade. As fraes que so destinadas produo de leos base so posteriormente processadas usando diferentes combinaes de procedimentos, que dependero da utilizao a que vai estar sujeito o lubrificante. De qualquer forma, os leos lubrificantes minerais podem ser classificados, de acordo com sua origem, em parafnicos, naftnicos e aromticos. Estes diferentes tipos apresentam propriedades prprias que os indicam para umas aplicaes e que os contra indicam para outras. Naturalmente que as preocupaes de natureza ambiental tanto por parte das pessoas como das empresas, que tm levado aplicao de leis mais restritivas, por um lado, e o constante desenvolvimento tecnolgico, por outro, tm exigido lubrificantes de qualidade superior, logo, melhores leos base e consequentemente, o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentem o grau de refinao desses mesmos leos base. Genericamente, as mais exigentes especificaes requeridas pelos modernos equipamentos, especialmente motores automveis, obrigam a leos base de qualidade superior, apresentando: Menor viscosidade, de forma a reduzir o atrito interno do lubrificante e permitir um aumento de economia de combustvel; Menor volatilidade, para reduzir o consumo de lubrificante; Maior estabilidade oxidao trmica, visando ao aumento do perodo utilizao do lubrificante; Melhor ndice de viscosidade, de forma a manter o desempenho tanto em baixa como em alta temperatura, satisfazendo as especificaes requeridas

Exatamente atendendo s necessidades de qualidade da indstria automvel, o API (American Petroleum Institute) nos Estados Unidos e a ATIEL (Association Technique de LIndustrie Europeanne des Lubrifiants) na Europa, adotaram um sistema de classificao, com a finalidade de uniformizar as especificaes dos leos base, a nvel Global, tendo sido adotados trs parmetros como referncia: Teor de Enxofre, Teor de Saturados e o ndice de Viscosidade (I.V.). Segundo esses critrios, foram criados cinco grupos:
Grupo I Via de utilizao de um Solvente - Os leos bsicos deste grupo so geralmente

produzidos utilizando um solvente (processos de extrao de aromticos e desparafinao por solvente, com ou sem hidroacabamento) e so os menos refinados da classificao. So uma mistura, no uniforme, de diferentes cadeias de hidrocarbonetos e tm sido utilizados para formular a maioria dos leos para automvel.
Grupo II Hidrorefinao - So muito utilizados para fabricao de leos para motor.

Apresentam boa volatilidade e estabilidade oxidao, sendo regulares no que se refere fluidez e viscosidade a baixa temperatura. So produzidos principalmente na Amrica do Norte, onde representam volta de 45% do mercado.

13

Grupo III Hidroprocessamento e Refinao - so produzidos pelo processo de Hidrocraking

e, apesar de no terem modificaes qumicas especiais, tm um excelente desempenho numa grande variedade de propriedades, como uniformidade molecular e estabilidade. So utilizados para fabricao de leos lubrificantes sintticos e semi-sintticos, produzidos principalmente na Europa e na sia.
Grupo IV Reaes Qumicas - so obtidos atravs de reaes qumicas das matrias-primas

sintticas, como Poli-Alfa-Olefinas (PAOs). Esses produtos, combinados com aditivos, oferecem um excelente desempenho. Tm uma composio qumica estvel e cadeias moleculares uniformes.
Grupo V Neste grupo encontramos os leos base naftnicos, alm de steres sintticos e

poliolesteres. So principalmente utilizados para desenvolvimento de aditivos e em processos petroqumicos. Grupo VI Foi criado exclusivamente para abrigar um tipo de olefina fabricado na Europa, chamado de Poli-internal Olefina (PIO), a fim de simplificar os processos de aprovao.

Regenerao de leos usados


O aumento das exigncias tecnolgicas e ambientais tornaram os leos base de Grupo I obsoletos, no podendo mais ser utilizados em lubrificantes de alto rendimento para motores, devido ao seu teor de enxofre, sua alta volatilidade, s suas insuficientes propriedades a baixa temperatura e ao seu baixo ndice de viscosidade. Assim, h obviamente uma tendncia crescente de aumento da produo de leos base dos Grupos II e III, sendo porm consenso que os leos base do Grupo I ainda tero uma participao representativa no mercado, por longo tempo, noutras aplicaes. Ao mesmo tempo tem-se verificado uma reduo do nmero de refinarias que produzem leos base, bem como um aumento do nmero de refinarias com hidrocraking, podendo produzir tanto combustveis como leos base o que, em perodos de alta volatilidade de preos do crude, lhes permite focar a sua produo nos combustveis, aumentando a rentabilidade da refinaria, em detrimento da produo de leos base. Este um fator que tem levado a um aumento significativo no preo dos leos base virgens. Assim, a subida do preo dos lubrificantes acabados, conduzidos pelo aumento de preo dos leos base, o seu upgrade em qualidade e o ainda baixo valor obtido pelos leos usados, permitem a rentabilidade da Regenerao, processo muito semelhante ao de refinao do petrleo bruto e que permite obter, a partir de leos lubrificantes usados, leos base refinados, de qualidade idntica ou superior dos chamados leos base virgem. Se podemos afirmar que o futuro nos vai trazer lubrificantes com maior grau de pureza, baixa volatilidade e uma maior vida til, somos tambm da opinio que existe um enorme potencial de crescimento para a regenerao, tanto mais que, segundo dados da revista Lubesn Greases, so recolhidos por ano, globalmente, 16,5 milhes de toneladas, cerca de metade dos leos lubrificantes usados disponveis, mas apenas 2,6 milhes (16%) vo para regenerao, resultando da 1,6 milhes de toneladas de leos base dos quais, atualmente, e

14

segundo dados da Kline & Company, 24% so produzidos na Amrica do Norte, 43% na Europa Ocidental, 13% na sia, 11% na Amrica do Sul e 9% no resto do mundo.

Formulao de Lubrificantes
A formulao de um lubrificante uma operao muito complexa em funo de um conjunto de requisitos impostos pela tecnologia do equipamento a lubrificar, as condies a que vai estar sujeito, tais como temperatura, carga, choques, velocidade, o ambiente em que vai funcionar e fatores de natureza prtica e econmica. Na verdade os lubrificantes so fluidos notveis. Por exemplo, durante o inverno em pases frios os lubrificantes usados nos motores dos veculos, tm de funcionar de forma fivel numa gama de temperaturas que podem variar entre 40 C no arranque, a 250 C (temperatura perto do segmento superior do mbolo). Tm tambm de lidar com presses superiores a 100 Pascais, assim como gerir de forma eficiente os contaminantes externos, incluindo as partculas metlicas e de fuligem. O lubrificante deve lidar de forma confivel com estas condies a cada dia e durante cerca de dois anos - o tempo mdio recomendado entre mudanas de leo, de acordo com alguns fabricantes de veculos. O desenvolvimento de lubrificantes de alta qualidade requer instalaes modernas e sofisticadas bem como estudos complexos, longos e dispendiosos, implicando imensos testes laboratoriais, em bancos de ensaio e em funcionamento real.

O Mercado dos Lubrificantes


Produo de leos Base
A capacidade global de refinao de leos base foi em 2011 de 969.000 barris por dia, 2% acima do ano anterior. A Produo global de leos Base do Grupo API II e III aumentou 15% em 2011 enquanto a produo do Grupo I continua em declnio. Os Grupos II e III so agora responsveis por 37% da capacidade total, enquanto a do Grupo I se situa nos 54%, bem abaixo dos 68% que tinha 5 anos atrs. De mencionar o facto do Mdio Oriente se ter tornado, no ltimo ano, um produtor mundial chave no que diz respeito aos leos base altamente refinados, devido abertura de novas e modernas refinarias no Qatar e no Bahrain. A capacidade de refinao de leos base subiu tambm 21% na Amrica do Norte, devendo continuar a subir nos prximos 2 anos. A Capacidade de Refinao de leos Base na UE 27 foi de 9.930.000t em 2010. Esta produo superior s suas necessidades internas, pelo que tem vindo a exportar sustentadamente nos ltimos anos, principalmente para a Rssia, Turquia, Mdio Oriente, Singapura, China, bem como para a Amrica e para frica. Em 2009, o saldo positivo da balana de Importaes/Exportaes de leos base foi de 1.729.000 t, e tinha sido de 1.441.000 t em 2008.

15

Portugal dispe de uma unidade de refinao de leos base, que detida pela Petrogal e se situa na sua refinaria de Matosinhos, que produziu 190.000 t em 2010. Esta produo igualmente excedentria, pelo que Portugal exportou 84.000 t em 2008 e 68.000 t em 2009.

Consumo Mundial de Lubrificantes O consumo Global de Lubrificantes vem, de h muitos anos a esta parte, a manter-se praticamente sem crescer; sendo de assinalar que, tomando como exemplo o perodo entre 2004 e 2009, enquanto o consumo de energia primria global subiu 4%, o consumo de lubrificantes teve um pequeno decrscimo de 0,64%. Nesta anlise temos que ter em considerao que no perodo considerado, apenas a Zona sia/Pacfico, onde se faz notar o enorme peso da China e da ndia, aumentou o consumo de lubrificantes em 20% e o consumo de energia primria em 7,8%. A UE decresceu 6,8% no consumo de energia primria e 7,5% no consumo de lubrificantes. Mesmo considerando que 2009 foi um ano atpico e fortemente influenciado pela crise, perfeitamente visvel um decrscimo contnuo do consumo de lubrificantes nos pases

16

industrializados e um natural aumento nos pases emergentes e com mercados em franco desenvolvimento.

Consumo e Exportaes na Unio Europeia O consumo de lubrificantes na UE tem-se mantido muito regular nos ltimos 30 anos, manifestando uma tendncia de descida gradual anual, medida que os motores e equipamentos so mais eficientes e os lubrificantes tm um perodo de utilizao mais alargado. Esta descida de consumos foi apenas contrariada nos anos em que se deu o alargamento a novos Estados Membro, como facilmente se constata, verificando que o consumo em 2006 era semelhante ao que se registou 27 anos antes em 1979, rondando os 5, 7 milhes de toneladas. Recentemente, nos anos de 2008 e 2009 manifestou-se uma acentuada reduo de consumo (-22%, 2009 versus 2007), a que a crise vivida na Europa no foi alheia. Sendo, desde sempre excedentria na produo de lubrificantes, as exportaes tm manifestado uma subida constante, situando-se atualmente em mais de 2, 5 milhes de toneladas.

17

Consumo por sectores Nos pases desenvolvidos, sem dvida o sector automvel o responsvel pela maior fatia no consumo de lubrificantes. Porm, tambm esta percentagem do consumo tem vindo a descer progressivamente. Outro indicador interessante o rcio entre o consumo de leo de motor e o consumo de combustvel. Tomando como exemplo a Unio Europeia, constata-se que este ndice decresceu dois teros nos ltimos 30 anos. Tendo em conta que os consumos de combustvel dos atuais motores so muito inferiores, fcil concluir que o consumo de lubrificantes diminuiu numa proporo muito maior.

18

Ainda mais interessante verificarmos que, tomando novamente como exemplo a Unio Europeia, notamos um crescimento contnuo do parque automvel e uma reduo contnua do consumo de lubrificantes. Isto deve-se, sem dvida, s caractersticas extraordinrias dos atuais lubrificantes para motor, cujo desenvolvimento tecnolgico, como j referimos, tem sido absolutamente notvel, permitindo a sua utilizao por perodos muito mais alargados e, consumindo-se menos.

Fonte: Europalub Lubrificantes Automvel

19

Dentro dos lubrificantes utilizados no automvel, a grande fatia diz respeito aos leos para motor que representam volta de 80%. Na Unio Europeia, em 2010, os carros ligeiros de passageiros foram responsveis por 47,4% do consumo e os comerciais por 32,7%.

Lubrificantes para a Indstria Na Unio Europeia os lubrificantes industriais representam volta de 37% do mercado, sendo os lubrificantes para sistemas hidrulicos os mais consumidos.

20

Mercado Portugus As vendas de lubrificantes em Portugal tm vindo a cair muito significativamente nos ltimos anos.

Esta diminuio de consumo deve-se por um lado diminuio da atividade econmica e da produo nacional mas tambm, como j referimos, ao alargamento do perodo de utilizao dos lubrificantes devido s suas cada vez melhores propriedades e a motores e equipamentos cada vez mais eficientes. Porm, tal como acontece em situaes de maior dificuldade econmica e financeira das famlias e dos agentes econmicos em geral, h uma tendncia para adiar a realizao de algumas tarefas que no parecem prioritrias. Entre elas podero estar as relacionadas com a manuteno, em particular a automvel, como por exemplo a substituio de pneus, de escovas limpa pra-brisas, e naturalmente, do lubrificante do motor.

Nota final
Chamamos a ateno para o facto de no deverem ser negligenciadas as operaes de manuteno dos veculos, no s por questes de segurana, mas tambm por razes econmicas e ambientais. O no cumprimento dos perodos estabelecidos pelos construtores no que diz respeito utilizao dos lubrificantes, pode levar ao mau funcionamento dos equipamentos, nomeadamente dos motores originando, desde maiores consumos de combustveis e maior desgaste, at avarias que obriguem a proceder a reparaes dispendiosas.

21

A rpida revoluo dos ltimos anos no desenvolvimento tecnolgico dos motores, associada ao aumento da conscincia com a proteo do ambiente, determinou a necessidade de contemplar no projeto e fabrico dos lubrificantes, critrios como a eficincia energtica - atravs da reduo no consumo de combustvel e o impacto ambiental de certos elementos presentes nos aditivos. assim de primordial importncia a utilizao de lubrificantes que satisfaam as especificaes que os construtores estabelecem. Todas as embalagens de lubrificantes tm inscritas as suas caractersticas tcnicas e as especificaes que satisfazem pelo que no difcil a sua seleo. A utilizao de lubrificantes que no satisfazem as recomendaes estabelecidas, muitas vezes tendo apenas em considerao o fator preo, pode vir-se a revelar uma opo bem mais dispendiosa. Por ltimo gostaramos de referir que o leo lubrificante usado classificado como um resduo perigoso de elevado risco para a sade e para o ambiente. A ttulo de exemplo, 1 litro de leo lubrificante usado suficiente para contaminar 1.000.000 de litros de gua. Como tal, a sua recolha, armazenagem, tratamento e encaminhamento, so fundamentais e so garantidos em todo o pas, Continente e Regies Autnomas, atravs do Sistema Integrado de Gesto de leos Usados (SIGOU), cuja implementao e gesto da responsabilidade da SOGILUB. Haver pois a necessidade de nos certificarmos que, quando da mudana de leo das viaturas, quer elas sejam feitas pelos prprios donos quer sejam feitos numa oficina, o leo usado devidamente recolhido e armazenado, devendo depois ser depositado em pontos de recolha especficos ou recolhido por entidades autorizadas. Este procedimento evitar desastres ambientais e possibilitar a reutilizao destes lubrificantes, como j referimos anteriormente, com vantagens em termos de poupana de recursos e de energia.

Fontes: BP Statistical Review of World Energy; 2012 Guide to Global Base Oil Refining from Lubesn Greases; Relatrio Europalub 2009-2010; DGEG

22

Anexos I e II:

Normas europeias sobre emisses (Veculos ligeiros a gasolina e diesel)

Motor

CO (g/km) Gasolina Gasleo 0,64

HC (g/km) Gasolina 0,2 Gasleo -

NOx (g/km) Gasolina 0,15 Gasleo 0,50

HC+NOx (g/km) Gasolina Gasleo 0,56

PM (g/km) Gasleo 0,05

EURO 3 1-09-01 EURO 4 1-09-06 EURO 5 1-09-09 EURO 6 1-09-14

2,3

1,0

0,5

0,1

0,08

0,25

0,30

0,025

1,0

0,5

0,1

0,06

0,18

0,23

0,005

1,0

0,5

0,1

0,06

0,08

0,17

0,005

Normas europeias sobre emisses (Veculos diesel pesados)


Nvel de emisses (g/kWh) HC 0,66 CO 2,1 NOx 5,0 PM 0,10

Motor EURO III 1-10-2000 EURO IV 1-10-2005 EURO V 1-10-2008

0,46

2,1

5,0

0,10

0,46

1,5

2,0

0,02

23

Anexos III e IV:

Classificao de viscosidades SAE para leos de motor (SAE J 300)

Viscosidade a baixas temperaturas Mxima viscosidade Grau SAE no arranque a frio (mPa.s a C) (1) Mxima viscosidade de bombagem (mPa.s a C) (2) Min. 0W 5W 10 W 15 W 20 W 25 W 20 30 40 40 50 60 6 200 a -35 6 600 a -30 7 000 a -25 7 000 a -20 9 500 a -15 13 000 a -10 60 000 a -40 60 000 a -35 60 000 a -30 60 000 a -25 60 000 a -20 60 000 a -15 3.8 3.8 4.1 5.6 5.6 9.3 5.6 9.3 12.5 12.5 16.3 21.9

Viscosidade a altas temperaturas Baixa taxa de corte Viscosidade (mm2/s) a 100 C (3) Mx. <9.3 <12.5 <16.3 <16.3 <21.9 <26.1 Alta taxa de corte Viscosidade (mPa.s a 150 C (4) Min. 2.6 2.9 2.9 (5) 3.7 (6) 3.7 3.7

1cSt= 1 mm2/s; 1cP=1mPa.s

(1) Simulador de arranque a frio (ASTM D 5293) (2) Mini viscosmetro rotativo (ASTM D 4684) (3) Viscosidade cinemtica (ASTM D 445) (4) Simulador de HS/HT (ASTM D 4683, ASTM D 4741, CEC l-36-a-90) (5) Graus: 0W-40, 5W-40, 10W-40 (6) Graus: 15W-40, 20W-40, 25W-40, 40

24

Classificao de viscosidade SAE para leos de engrenagens automotive (SAE J 306, ex: SAE J 2360)

Viscosidade cinemtica a 100 Grau de viscosidade SAE Mxima temperatura para a viscosidade de 150 000 mP.s, C (ASTM D 2983) C, mm2/s (ASTM D 445) Mnimo 70W 75W 80W 85W 80 85 90 110 140 190 -55 -40 -26 -12 4,1 4,1* 7,0 11,0 7,0 11,0 13,5* 18,5 24,0 32,5 Mximo <11,0 <13,5 <18,5* <24,0 <32,5 <41,0

* Ex: SAE 75W-90. A viscosidade deve permanecer no grau, aps o teste KRL de 20 horas (Shear Stability (Mtodo CEC L-45-A-99)

25

Anexos V e VI:

Classificao de servio API para leos de motor


Motores de veculos ligeiros a gasolina Introduzida em Outubro de 2010 para motores de veculos construdos no ano 2011 e anteriores. Proporciona uma melhor proteo dos mbolos formao de depsitos a alta temperatura. Controlo de lodos mais rigoroso e compatibilidade com os vedantes. API SN SN Atual possui os recursos da conservao de energia ILSAC GF-5 atravs da combinao de desempenho API SN com maior economia de combustvel, maior proteo do turbocompressor, compatibilidade com os sistemas de controlo de emisses de escape e proteo de motores que operam com combustveis contendo etanol at E85. SM SL SJ SH SG SF SE SD SC SB SA Atual Atual Atual Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Introduzida em Novembro de 2004 para motores de veculos construdos em 2010 e anteriores. Para motores de veculos construdos entre 2002 e 2004. Para motores de veculos construdos entre 1997 e 2001. Para motores de veculos construdos dentre 1993 e 1996. Para motores de veculos construdos entre 1989 e 1993. Para motores de veculos construdos entre 1980 e 1988. Para motores de veculos construdos entre 1971 e 1979. Para motores de veculos construdos entre 1968 e 1970. Para motores de veculos construdos entre 1964 e 1967. Para motores de veculos construdos at 1951. leo mineral puro. Para motores de veculos construdos antes de 1930. Motores diesel de veculos ligeiros e pesados Introduzida em Outubro de 2006. Para uso em motores a quatro tempos, projetados para cumprirem as normas de emisso de gases de escape de 2010 e anteriores. Lubrificantes CJ-4 so especialmente eficazes na durabilidade dos sistemas de controlo de emisses CJ-4 Atual filtros de partculas diesel e outros sistemas avanados de ps-tratamento de gases de escape. tima proteo no desgaste na formao de depsitos, na estabilidade a alta e baixa temperatura e no aumento da viscosidade por oxidao. Os lubrificantes API CJ-4 excedem os critrios de desempenho API CI-4 PLUS, CI-4, CH-4, CG-4 e CF-4. Introduzida em Setembro de 2002. Para motores a quatro tempos projetados para cumprirem os padres de emisso de gases poluentes de 2004, implementados em 2002. Os lubrificantes CI-4 foram formulados para manter a durabilidade dos motores equipados CI-4 Atual com dispositivos de recirculao de gases de escape (EGR) e so destinados ao uso de combustveis diesel com teor de enxofre at 0,5% em peso. Podem ser utilizados em substituio de lubrificantes com os nveis de desempenho, CD, CE, CF-4, CG-4 e CH-4. Alguns lubrificantes CI-4 renem as condies para receber a classificao CI-4 PLUS.

26

Introduzida em 1998. Para motores a quatro tempos projetados para atender aos padres CH-4 Atual de emisso de gases poluentes de1998. Os lubrificantes CH-4 foram formulados especificamente para uso com combustveis diesel com teor de enxofre at 0,5% em peso. Podem ser utilizados em lugar de lubrificantes CD, CE, CF-4 e CG-4. Introduzida em 1995. Para motores de quatro tempos utilizando combustveis com teor de CG-4 Atual enxofre inferior a 0,5% em peso. Os lubrificantes CG-4 so exigidos para motores que atendam aos padres de emisso de 1994. Podem ser utilizados em vez de lubrificantes CD, CE e CF-4. CF-4 Atual Introduzida em 1990. Para motores de quatro tempos normalmente aspirados e com turbo. Podem ser utilizados em lugar de lubrificantes CD e CE. Introduzida em 1994. Para motores de dois tempos para servios pesados. Podem ser utilizados em lugar de lubrificantes CD-II. Introduzida em 1994. Para motores de veculos 4x4 (off-road) com injeo indireta e outros CF Atual motores diesel, incluindo os que usam combustveis com um teor de enxofre superior a 0,5% em peso. Podem ser utilizados em lugar de lubrificantes CD. CE CD-II CD CC CB CA Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Obsoleto Introduzida em 1985. Para motores de quatro tempos normalmente aspirados e com turbo. Podem ser utilizados em lugar de lubrificantes CC e CD. Introduzida em 1985. Para motores de dois tempos. Introduzida em 1955. Para motores normalmente aspirados e com turbo. Para motores introduzidos em 1961. Para motores de servio moderado de 1949 a 1960. Para motores de servio leve (anos 40 e 50).

CF-2

Atual

Classificao de servio API para leos de engrenagens automotive

Classe API GL-1 GL-2 GL-3 GL-4 GL-5 GL-6 MT-1

Tipo de Lubrificante Sem aditivos EP (Extrema Presso) Obsoleta Obsoleta Com aditivos EP moderados (50%) Com aditivos EP ativos (100%) Obsoleta Caixas manuais no sincronizadas (GL-5 + Estabilidade trmica elevada)

27

Anexos VII e VIII:

Normas ACEA 2010


A1/B1-10 A3/B3-10 A3/B4-10 A5/B5-10 C1-10 C2-10 C3-10 C4-10 E4-08 Issue 2 E6-08 Issue 2 E7-08 Issue 2 E9-08 Issue 2

Resumo dos nveis atuais de qualidade ACEA


Motores de gasolina e diesel de veculos ligeiros Lubrificante especfico para motores de gasolina e diesel de veculos ligeiros com tecnologia de A1 / B1 baixo atrito, aptos para usarem leos de baixa viscosidade com uma taxa de corte (HT/HS) de 2.6 a 3.5 mPa.s. Estes lubrificantes podem ser inadequados para uso em alguns motores. Lubrificante estvel mantendo o grau de viscosidade, para uso em motores de alta performance a A3 / B3 gasolina e diesel de veculos ligeiros e/ou com intervalos de mudana de leo alargados e/ou motores recentes que usem lubrificantes de baixa viscosidade e/ou para uso em condies severas de utilizao quando especificadas pelo fabricante. A3 / B4 Lubrificante estvel mantendo o grau de viscosidade, para uso em motores de alta performance a gasolina e diesel de injeo direta, mas sendo adequado para aplicaes descritas para A3/B3. Lubrificante estvel mantendo o grau de viscosidade, especfico para uso em motores a gasolina A5 / B5 de altas prestaes com intervalos de mudana de leo alargados, aptos a usarem lubrificantes de baixa viscosidade com uma taxa de corte (HT/HS) de 2.9 a 3.5 mPa.s. Estes lubrificantes podem ser inadequados para uso em alguns motores.

Lubrificantes compatveis com sistemas ps tratamento de gases de escape: filtro de partculas (DPF) e catalisadores de trs vias (TWC) Lubrificante estvel, mantendo o grau de viscosidade, compatvel com DPF e TWC, para uso em veculos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance equipados com motores a C1 gasolina ou diesel que requerem lubrificantes de baixo atrito, baixa viscosidade, baixo teor de SAPS, com HT/HS maior que 2.9 mPa.s. Estes lubrificantes prolongam a vida til do DPF e do TWC mantendo a economia de combustvel. Lubrificante estvel, mantendo o grau de viscosidade, compatvel com DPF e TWC, para uso em veculos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance equipados com motores a C2 gasolina ou diesel que requerem lubrificantes de baixo atrito, baixa viscosidade, baixo teor de SAPS, com HT/HS maior que 2.9 mPa.s. Estes lubrificantes prolongam a vida til do DPF e do TWC mantendo a economia de combustvel.

28

Lubrificante estvel mantendo o grau de viscosidade, compatvel com DPF e TWC, para uso em C3 veculos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance com motores a gasolina ou diesel. Estes lubrificantes prolongam a vida til do DPF e do TWC. Lubrificante estvel mantendo o grau de viscosidade, compatvel com DPF e TWC, para uso em C4 veculos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance com motores a gasolina ou diesel. Estes lubrificantes prolongam a vida til do DPF e do TWC. Motores diesel pesados Lubrificante estvel que mantm o grau de viscosidade. Fornece um controlo adicional de limpeza dos mbolos, desgaste e formao de depsitos. recomendado para motores diesel que E4 cumpram as exigncias de emisso de gases Euro I, Euro II e Euro III, operando em condies muito severas e exigentes, por exemplo, intervalos de mudana de leo muito alargados. adequado para motores Euro IV, sem filtro de partculas e para alguns motores equipados com vlvula EGR ou com o sistema SCR de reduo de NOx. Lubrificante estvel que mantm o grau de viscosidade. Fornece um controlo adicional de limpeza dos mbolos, desgaste e formao de depsitos. recomendado para motores diesel que cumpram as exigncias de emisso de gases Euro IV, operando em condies muito severas e E6 exigentes, por exemplo, intervalos de mudana de leo muito alargados. tambm adequado para motores equipados com vlvula EGR com ou sem filtro de partculas diesel (DPF) e com o sistema SCR de reduo de NOx. A qualidade ACEA E6 especificamente recomendada para motores equipados com filtro de partculas diesel (DPF), utilizando combustvel com baixo teor de enxofre. Lubrificante estvel que mantm o grau de viscosidade. Fornece um controlo efetivo de limpeza dos mbolos, polimento dos cilindros e desgaste no turbo compressor. recomendado para E7 motores diesel que cumpram as exigncias de emisso de gases Euro I, Euro II e Euro III, operando em condies muito severas e exigentes, por exemplo, intervalos de mudana de leo muito alargados. adequado para motores Euro IV, sem filtro de partculas e para a maioria dos motores equipados com vlvula EGR e com o sistema SCR de reduo de NOx. Lubrificante recomendado para motores diesel que cumpram as exigncias de emisso de gases Euro I, Euro II, Euro III, Euro IV e Euro V, operando em condies muito severas e exigentes, por E9 exemplo, intervalos de mudana de leo muito alargados. adequado para motores com ou sem filtro de partculas diesel (DPF), equipados com vlvula EGR ou com o sistema SCR de reduo de NOx. especificamente recomendado para motores equipados com filtro de partculas diesel (DPF) utilizando combustvel com baixo teor de enxofre.

SAPS: Sulphated Ash, Phosphorus, Sulphur (Cinzas sulfatadas, Fsforo, Enxofre) DPF: Diesel Particulate Filtre (Filtro de Partculas Diesel) TWC: Three Way Catalyst (Catalisador de 3 vias)

29

Anexo IX:

Grupo VW AG (VW, Audi, Seat, Skoda)

VW 501 01/505 00 VW 502 00/505 00 VW 502 00/505 01

Motores a gasolina e diesel operando sob regimes pouco severos. Motores a gasolina e diesel operando sob regimes pouco severos. Especialmente para motores diesel equipados com injetor bomba. Intervalo de mudana mximo 15 0000 km

VW 504 00/507 00

Para veculos com servio Long Life (WIV). Motores a gasolina equipados com sistemas ps tratamento de gases de escape: (TWC), catalisadores de 3 vias. Motores diesel TDI, equipados com sistemas ps tratamento de gases de escape: (DPF), filtro de partculas diesel, (exceto alguns modelos: touareg/phaeton/transporter)

VW 503 00/506 01

Norma para motores diesel com injetor bomba com intervalo de manuteno alargado.

Mercedes Benz

MB 229.1 MB 229.3 MB 229.31

Motores de gasolina e diesel. Motores de gasolina e diesel. Motores equipados com sistemas ps tratamento de gases de escape: (DPF), filtro de partculas diesel.

MB 229.5 MB 229.51

Motores de gasolina e diesel com intervalo de mudana alargado. Motores de gasolina e diesel com intervalos de mudana de leo alargados equipados com sistemas ps-tratamento de gases de escape: (DPF), filtro de partculas diesel.

Opel/Saab/Chevrolet

GM Dexos 2 GM-LL-A-025 GM-LL-B-025

Motores diesel e gasolina. Low SAPS. ACEA C3. Substitui a GM-LL-A e B-025 Motores a gasolina. Total economia de combustvel. Motores diesel. Total economia de combustvel.

30

BMW

BMW Special Oils Motores a gasolina e diesel anteriores ao ano 1998. BMW LongLife-98 BMW LongLife-01 Motores a gasolina e diesel a partir de 1998 at Dezembro de 2006. Motores a gasolina e diesel a partir de 09/01.

BMW LongLife-01 FE Motores a gasolina a partir de 2001. Propriedades de economia de combustvel. Valvetronic. BMW LongLife-04 Motores a gasolina e diesel do ano 2004 e seguintes com intervalos de mudana de leo

alargados equipados com sistemas ps tratamento de gases de escape: catalisadores e filtro de partculas diesel.

Ford

WSS-M2C 913-A Motores a gasolina e diesel, excepto 1.9 Diesel TDI (Ford Galaxy) e 1.4 TDCI (Ford Fiesta). WSS-M2C 913-B Motores 1.4 TDCI (Ford Fiesta). ACEA A1/B1. WSS-M2C 913-C Abrange a srie A e B da WSS-M2C 913 WSS-M2C 917-A Motores Diesel equipados com injetor bomba. (Motores VW). WSS-M2C 934-A Low SAPS. ACEA C1. Motores EURO 4 a gasolina e diesel equipados com sistemas pstratamento de gases de escape: catalisadores e filtros de partculas diesel.

Renault

RN0720 RN0710

Motores diesel dCi, equipados com filtro de partculas. Low SAPS. ACEA C4. Motores diesel sem filtro de partculas e todos os motores a gasolina sobrealimentados. ACEA A3/B4 + testes Renault.

RN0700

Motores a gasolina atmosfricos. ACEA A3/B4 ou ACEA A5/B5.

PSA Peugeot Citroen

B71 2290

Obrigatrio para Euro 5 Diesel (exceto motorizaes Toyota, Mitsubishi). Economizador de combustvel. Low SAPS. ACEA C2 ou C3 + testes PSA.

B71 2294/B71 2300 B71 2295 B71 2296

Elevada performance. ACEA A3/B4 + testes PSA. Performance Standard. ACEA A2/B2. Muito elevada performance. ACEA A3/B4 + testes PSA.

31

Grupo Fiat

9.55535-S2 9.55535-S1 9.55535-N2 9.55535-M2 9.55535-D2 9.55535-H3 9.55535-G2 9.55535-G1

Low SAPS. ACEA C3. Longos intervalos: 30 000 km/1 ano. Low SAPS. ACEA C2. Economizador de combustvel. 30 000 km/1 ano. Motores turbo alimentados. ACEA A3/B4. ACEA A3/B4. Motores diesel. Motores a gasolina. (ACEA A3/B4). Motores a gasolina (standard). Motores a gasolina (Fuel Eco)

PORSCHE

PORSCHE ALL SEASON ENGINE OILS (list). PORSCHE NEW SYSTEM (desde Dez. 1999). PORSCHE A 40 (Sports cars, Panamera s/turbo; Cayenne s/turbo/GTS). PORSCHE C 30 Low SAPS. VW 504.00/507.00. ACEA C3. (Cayenne Diesel; Cayenne V6).

32

Anexo X:

Classificao NLGI para as massas lubrificantes

Grau de consistncia 000 00 0 1 2 3 4 5 6

Penetrao ASTM @ 25C em 1/10 mm 445/475 400/430 355/385 310/340 265/295 220/250 175/205 130/160 85/115

33

Vous aimerez peut-être aussi