Vous êtes sur la page 1sur 7

Doenas Autoimunes

Chamadas tambm de doenas por auto-agresso, acomete quando a resposta imunitria vai contra a defesa do prprio indivduo. No muito comum, uma vez que existem antgenos de controle desses organismos, embora muitos deles no so apresentados aos linfcitos devido sua baixa quantia. A imunossupresso importante nesse caso devido ao controle da resposta imunolgica. Sempre que h leso, antgenos so liberados para reestruturar esse tecido e recompor suas clulas. A ignorncia imunitria esta ligada a quantia de auto antgenos que na maior parte das vezes so associados aos linfcitos, aquele tambm das leses. Na maioria das vezes so os mesmos antgenos que caracterizam a doena. As respostas imunitrias so comuns e controladas, estimuladas ao avanar da idade do individuo. Esta, produz anticorpos naturais partir das clulas B CD5+, que podem atuar como mascaradores de auto antgenos, impedindo seu reconhecimento. Etiopatognese das doenas autoimunes Estas so multifatoriais, pode se dizer que ocorre pela falta de tolerncia natural, pelo descontrole e alterao celular, fatores genticos, imunossupresso entre outros fatores.Na autoagresso os fatores interferem desde a maturao dos linfcitos at os mecanismos imunoreguladores.

Stios e tecidos privilegiados A auto agresso pode acontecer devido alguns antgenos estarem fora da barreira do sistema imunitrio. Acreditava-se que antgenos isolados do sistema imunitrio como olho, testculo, crebro, tero grvido... no induziriam tolerncia natural e ao entrar em contato com esse sistema desencadeariam uma resposta como a um antgeno externo. No entanto no uma teoria vlida, pois no olho h uma pequena quantia de drenagem linftica e que linfticos eferentes so encontrados nos testculos. Os antgenos so encontrados na circulao em contato com o sistema imunitrio, no espermatozoide em pequena quantia e em protenas do cristalino. A no rejeio est ligada a induo de deleo de anergia, desvio de resposta T inflamatria para resposta TH2. A imunossupresso ocorre atravs da inoculao ativa de antgenos em stios privilegiados , com gerao de clulas supressoras que bloqueam a resposta T inflamatria. Estes stios possuem substncias que modulam a resposta imunitria. Alguns tecidos privilegiados so capazes de alterar o fentipo de clulas potencialmente histotxicas. Antgenos fetais induzem a modificaes fentipas transitrias nas clulas Tc maternas, criando uma tolerncia temporria. Mesmo o privilegio imunolgico no sendo a melhor explicao sobre auto agresso, o seu estudo melhora os o entendimento dos mecanismos de induo a tolerncia perifrica, que no futuro possa auxiliar na aceitao de transplantes alognicos em humanos

Fatores Genticos So importantes na deficincia imunolgica. Doenas comuns a animais e seres humanos, o fator gentico conclusivo nesses casos. So exemplos: A anemia hemoltica autoimune, que se associados a odontologia Os pacientes que apresentam tal desordem, em sua maioria de cor morena ou negra, so mais susceptveis infeces, devido a alteraes imunolgicas, alm de mltiplos sistemas orgnicos poderem apresentar manifestaes ou complicaes, inclusive a cavidade bucal. A doena evolui de forma crnica e com crises isqumicas peridicas Os achados bucais mais frequentes so: palidez da mucosa, hipoplasia de esmalte, ms ocluses e alteraes radiogrficas; e entre as principais complicaes bucais esto necrose pulpar assintomtica, neuropatia do nervo mentoniano e osteomielite mandibular. Para o tratamento odontolgico adequado dos pacientes, o cirurgio-dentista deve compreender os aspectos mais importantes relacionados doena, assim como suas implicaes odontolgicas. O tratamento deve ser iniciado com o conhecimento da histria mdica e odontolgica do paciente, sendo a preveno a forma ideal de abordagem. Os objetivos principais so promover e manter a sade bucal adequada, alm de tratar efetivamente qualquer tipo de infeco local existente, minimizando o risco de infeces sistmicas correlatas, utilizando-se o regime profiltico e preventivo. A obesidade outro fator determinante que pode ser associada a diabete que tambm tem carter gentico em alguns pacientes uma vez que o diabetes mellitus abrange um grupo de distrbios metablicos que podem levar hiperglicemia. Os principais sintomas so polidpsia, poliria, polifagia e perda de peso. H insuficincia vascular perifrica, provocando distrbios de cicatrizao, e alteraes fisiolgicas que diminuem a capacidade imunolgica, aumentando a susceptibilidade s infeces. Dentre as alteraes bucais desses pacientes, esto a hipoplasia, a hipocalcificao do esmalte, diminuio do fluxo e aumento da acidez e da viscosidade salivar, que so fatores de risco para crie. O maior contedo de glicose e clcio na saliva favorece o aumento na quantidade de clculos e fatores irritantes nos tecidos. Ocorre xerostomia, glossodnia, ardor na lngua, eritema e distrbios de gustao. A doena periodontal a manifestao odontolgica mais comum, estando presente em 75% destes pacientes. Alm disso, emergncias como a hipoglicemia e a cetoacidose metablica podem ocorrer durante o atendimento, e o cirurgio-dentista deve estar atento para suspeitar previamente de um diabetes mellitus no diagnosticado. Fatores Ambientais Alguns fatores ambientais interferem na auto imunidade : luz solar que pode formar o lpus eritematoso sistmico em indivduos pr dispostos,que tambm podemos encontrar leses na cavidade bucal.

Doenas auto imunes Humanas Associadas a Odontologia


Esto dividas em dois grandes grupos: rgo especifica onde a autoagresso acontece nos rgos e as doenas autoimunes sistmicas que esto no corpo como um todo ou vrios rgos. So mais comuns no sexo feminino, caracterizando um padro gentico que favorece a autoagresso. So essas: O lpus: considerado uma das enfermidades do colgeno e seu carter autoimune responsvel pelas vrias manifestaes clnicas encontradas, que podem ser mucocutneas, e estar ou no acompanhadas de manifestaes sistmicas .Podem apresentar manifestaes bucais. O Lpus Eritematoso Sistmico o mais grave e envolve vrios sistemas, com uma variedade de manifestaes cutneas e bucais. Nessa variante, ocorre um amento na atividade da parte humoral do sistema imune em conjunto com as funes normais do linfcito T.

Tireiodite de Hashimoto: Esta inflamao da tireoide causada por um erro do sistema imunolgico. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as clulas da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruio da glndula ou a reduo da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carncia na produo dos hormnios T3 e T4. A doena parece ser mais comum em algumas famlias, o que pode indicar um fator gentico. Acomete tambm mais as mulheres do que os homens, e sua prevalncia aumenta medida que as pessoas envelhecem.

Pnfigo Vulgar: o tipo mais grave dos pnfigos, ele aparece, na maioria das vezes, em indivduos com idade entre 30 e 60 anos. Em mais da metade dos casos, comea com leses dolorosas na mucosa oral, semelhantes a aftas. Mais tarde, surgem bolhas na pele contendo lquido lmpido, turvo ou sanguneo, que confluem e rompem-se deixando reas erosadas, semelhantes a queimaduras, mais profundas que as observadas no Pnfigo Foliceo. As leses tambm so extremamente dolorosas e o comprometimento da mucosa oral provoca dor ao engolir, dificultando a alimentao, o que contribui para a queda do estado geral do paciente. Prpura trombocitopnica: O seu nome est diretamente relacionado s principais manifestaes da enfermidade. Prpura uma referncia s manchas roxas ou avermelhadas indicativas de sangramentos que aparecem na pele; trombocitopenia, em razo da trombocitopenia, ou seja, do sangramento provocado pela queda no nmero de plaquetas. uma doena autoimune que se caracteriza pela destruio das plaquetas, clulas produzidas na medula A ocorrncia de edemas, dor nas pernas e hemorragias menstruais so mais difceis de controlar. A intensidade dos sintomas varia muito de um paciente para outro. Em alguns casos, eles podem ser assintomticos e dispensam tratamento. Acomete a cavidade oral.

Imunodeficincia
Desordem do sistema imunolgico caracterizada pela incapacidade de se estabelecer uma imunidade efetiva e uma resposta ao desafio dos antgenos. Seus portadores possuem infeces piogenicas repetidas. Qualquer parte do sistema imunolgico pode ser afetada. A imunodeficincia resulta numa crescente suscetibilidade a infeces oportunistas e certos tipos de cncer .Pode surgir como resultado de uma doena, como a infeco pelo HIV e a AIDS, ou pode ser induzida por administrao de drogas (imunossupresso), como no tratamento de doenas autoimunes ou na preveno contra a rejeio de um transplante de rgos. Podendo ser caracterizadas como imunodeficincia primria e adquiridas.

Imunodeficincia primria
Gamaglobulina ligada ao cromossomo x A doena denominada Agamaglobulinemia uma doena ligada ao cromossomo X recessivo herdado marcado por infeces bacterianas das vias respiratrias e do trato gastrointestinal. Esta doena tambm predispe os indivduos afetados de forma crnica por infeces por enterovrus. A Agamaglobulinemia causada pela produo deficiente de imunoglobulinas, como resultado de mutaes no gene que codifica a tirosina quinase de Bruton (BTK) e caracterizada por deficincia de maturao dos linfcitos B. Os pacientes com esta doena so tratados com injees regulares venosa ou subcutnea de imunoglobulina. Imunodeficincia comum varivel Ocorre devido a deficincia de anticorpos e herana autossmica ligada ao X. No tem preferencia por sexo. Suas caractersticas clnicas tem a presena de piognia, Os linfcitos T funcionam normalmente em algumas pessoas, porm noutras no. Costumam verificar-se perturbaes auto-imunes, como a falncia das glndulas suprarenais (doena de Addison), tiroidite e artrite reumatide Imunodeficincia Grave combinada a mais sria das doenas por imunodeficincia. Nesta afeco h uma deficincia de linfcitos B e de anticorpos, e por vezes h tambm uma deficincia de linfcitos T ou estes simplesmente no funcionam; por esse facto os indivduos afectados so incapazes de combater adequadamente as infeces. A imunodeficincia combinada grave origina-se em virtude de defeitos vrios e diferentes do sistema imunitrio, incluindo a deficincia do enzima adenosina desaminase. Muitos bebs afectados por imunodeficincia combinada grave contraem pneumonia e sapinhos (uma infeco fngica da boca); aos trs meses de idade costumam ter diarreia. Podem tambm sofrer de infeces mais graves, como a pneumonia causada pelo Pneumocystis. Se no receberem tratamento, estas crianas morrem habitualmente antes dos 2 anos de vida. Os antibiticos e as imunoglobulinas so benficos, mas no curativos. O melhor tratamento um transplante de medula ssea ou de sangue do cordo umbilical.

Sndrome de Digeorge : Hipocalcemia resistente ao tratamento padronizado. Aspecto facial: Anomalia na anatomia dos dentes, severos problemas periodontais, lngua grande e mandbula proeminente. Imudeficincia Adquirida Fatores ambientais podem auxiliar na falha do desempenho imunolgico. Ocorrem em consequncia de patologias como: Desnutrio: Na prtica clinica ,poucas protenas plasmticas aquelas drogas que se ligam a essas protenas tero maior intensidade no desnutrido, porque no h local de reserva. Sendo necessria uma ateno de anestsicos e frmacos a ser administrados uma vez que a dentina tambm funcionam como reservatrios de drogas. Leucemias: As primeiras manifestaes ocorrem na cavidade oral,com maior incidncia em pessoas que esto expostas a resduos qumicos e txicos, sendo de fundamental importncia o papel do cirurgio-dentista no diagnstico precoce dessa enfermidade. Doenas auto imunes: como j foi citado no decorrer do trabalho. Infeces como: Aftas: Quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupes recorrentes so as mais comuns. Para um alvio temporrio, pode se aplicar pomadas analgsicas. A lavagem com enxagantes antispticos pode ajudar a reduzir a irritao. s vezes, prescreve-se antibiticos para reduzir uma infeo secundria.

Herpes: As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como no existe cura para as infeces herpticas, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposio ao sol, alergias ou febre. Anestsicos tpicos podem proporcionar um alvio temporrio. Os medicamentos antivirais, vendidos com receita mdica, podem reduzir este tipo de infeco. Consulte seu mdico ou dentista. Candidase (ou sapinho) uma infeco fngica causada por cndida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfcies midas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos. A candidase comum em pessoas que usam dentaduras, em recm nascidos, em pessoas debilitadas por alguma doena e cujo sistema imunolgico no funcione de maneira adequada. Tambm so susceptveis pessoas que se queixam de boca seca que acabaram de fazer, ou esto fazendo, tratamentos com anti Aids : Problemas bucais so bastante comuns em portadores do vrus HIV. Condies em decorrncia do sistema imunolgico enfraquecido. Os problemas bucais mais comuns em pessoas com AIDS incluem: lceras aftosas, herpes, leucoplaquia , candidase, verrugas , glndulas linfticas inchadas nas axilas, virilha e pescoo, manchas brancas ou manchas estranhas na lngua, na boca ou na garganta , manchas vermelhas, marrons, rosas ou prpuras na pele, ou dentro da boca, nariz ou plpebras .

- Diabtes : Com j citado -Queimaduras: As queimaduras trmicas so as mais comuns nessa profisso, envolvendo a epiderme, derme, dando origem em alguns casos a bolhas,lasers tambm podem causar essas leses. Lquidos quentes, materiais de moldagem que precisam ser esquentados e colocados em altas temperaturas na boca do paciente. - Uso de drogas imunossupressoras: Mais de 400 remdios podem causar boca seca, incluindo anti-histamnicos, descongestionantes, analgsicos, diurticos e remdios para presso alta e depresso. Imunodeficincia Fisiolgica Menopausa Mudanas nos nveis de hormnios afetam as glndulas salivares, deixando as mulheres durante e aps a menopausa com uma sensao constante de secura na boca. Xerostomia- No produz saliva o suficiente para manter sua boca mida. Embora a diminuio de saliva seja comum de acordo com as emoes fortes existem casos fisiolgicos com este. PACIENTES TRANSPLANTADOS NA ODONTOLOGIA Uma adequada situao bucal e salivar do paciente transplantado proporciona melhora no estado geral desses, menor risco de infeces oportunistas que ameaam a vida, maior qualidade do tratamento oferecido e preveno de leses bucais que possam interferir no bem estar dos pacientes. O conhecimento da odontologia, prevenindo e tratando infeces bucais, aliado s atividades multidisciplinares na rea da sade, colabora no tratamento integral e resolutivo dos pacientes transplantados. O tratamento integral e multidisciplinar fato relevante e hoje fundamental nas cincias da sade em geral, e em especial nos casos de pacientes oncolgicos ou com transplante de rgos. O tratamento educativo preventivo o muito importante e recomendvel que o atendimento odontolgico seja feito por cirurgio-dentista, especialista em pacientes com necessidades especiais, capacitado a estabelecer o diagnstico precoce e correto manejo dessas enfermidades. Pacientes pr tranplante Exemplificando com os pacientes pr-transplante de rim, enfatizamos que a expresso insuficincia renal crnica refere-se a um diagnstico de perda progressiva e supostamente irreversvel da funo renal de depurao, ou seja, diminuio da filtrao do sangue pelos rins. Expressa uma fase em que o rim no capaz de exercer suas funes o que essencial para o corpo humano. A perda das funes excretoras e regulatrias dos rins causa manifestaes bucais e salivares que implicam no tratamento odontolgico a esses pacientes. O dentista destas pessoas deve considerar os aspectos salivares, dentrios, periodontais (gengivais), hematolgicos (exames de sangue), cardiovasculares e a implicao na prescrio e uso de medicamentos, alm da avaliao do potencial envolvimento de outros rgos e sistemas. As condies bucais

e salivares, mais frequentes, verificadas em pacientes com insuficincia renal crnica so: alterao na percepo do sabor, dor ou ardncia na lngua ou mucosas, fragilidade capilar gerando sangramento ou bolhas de sangue (petquias), lngua saburrosa (ficando com a superfcie esbranquiada), sensao de boca seca e lcera bucal (tipo afta). Vrias manifestaes bucais tm sido associadas insuficincia renal crnica e correlacionam-se com a gravidade da condio sistmica. A diminuio da funo de coagulao do sangue pode resultar em hemorragia nas mucosas e gengiva. A situao deve ser avaliada antes de procedimentos odontolgicos. Esse grupo de pacientes apresenta ainda alta prevalncia de diabetes e hipertenso (presso alta), que podem interferir tambm na saliva. A diminuio do fluxo salivar (quantidade de saliva na boca) um achado comum em pacientes diabticos descontrolados. O tratamento odontolgico deve ser realizado em dias em que a hemodilise no realizada, e devese avaliar a necessidade de realizao de profilaxia antibitica (uso de certa dosagem de antibitico antes do procedimento). Pacientes Transplantados As pessoas que recebem transplantem de rgos so chamadas de pacientes transplantados e devem usar medicamentos para evitar que as defesas do corpo (sistema imunolgico)rejeite os novos tecidos. Ocorre que o organismo pode identificar o transplante como estranho ao seu organismo e rejeit-lo. Por isso, os pacientes transplantados tm fragilidade em suas defesas naturais. Essa fragilidade provoca, frequentemente, repercusses na cavidade bucal, que podem ser localizadas, ou fazer parte de um quadro de doena disseminada por todo o corpo. As infeces bucais em pacientes com baixas defesas tendem a ser mais fortes e recorrentes, algumas vezes, resistentes aos tratamentos local e sistmicos. grande o nmero de pacientes transplantados com alteraes bucais como crie, doenas nas gengivas (periodontal) e outras afeces causadas por bactrias, fungos ou vrus. Tais condies dificultam a alimentao por via oral e apresentam risco de disseminao por todo o organismo. Alm da maior propenso a doenas infecciosas, determinada pela imunossupresso, os pacientes transplantados esto sujeitos reduo do fluxo salivar (quantidade de saliva produzida) induzida por medicamentos, fato que torna a mucosa bucal mais suscetvel ao desenvolvimento de leses. As principais manifestaes bucais encontradas em pacientes transplantados, mantidos sob terapia imunossupressora, so: candidase infeco por fungos conhecida como sapinho; infeces bacterianas, como a periodontite, que a inflamao dos tecidos que sustentam os dentes que so as gengivas, o osso e o ligamento periodontal, e ainda infeces virais como o herpes. Em pacientes receptores de transplante, tambm so constatados aumento do volume da gengiva entre os dentes (hiperplasia gengival). As lceras bucais (semelhantes a aftas) podem ter causas diversas, incluindo-se a ao dos agentes imunossupressores. Muitas dessas leses merecem considerao especial, pois podem alterar gravemente a qualidade de vida do paciente imunodeprimido, causando dor, incapacidade mastigatria, perda de apetite, desnutrio e risco de infeco generalizada. Esses quadros agravam o estado geral do paciente, dificultando o seu restabelecimento e aumentando o tempo de permanncia em situaes crticas e de internao hospitalar. O diagnstico precoce e o tratamento adequado das leses na boca, podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Portanto, pacientes receptores de rgos transplantados so mais susceptveis a leses bucais,quadros que podem implicar risco de vida destes. Nos primeiros trs meses, atua-se somente evitando e tratando as possveis infeces.

Vous aimerez peut-être aussi