Vous êtes sur la page 1sur 25

CARACTERIZAO SOCIODEMOGRFICA QUINTA DO CABRINHA

AGOSTO 2012

GEBALIS: Irina Brito; Consuelo Leite; Marta Santos; Ins Valrio (estagiria CIPUL/Faculdade de Psicologia UL) Projecto Alkantara: Patricia Costa; Filipe Santos; Mnica Santos

NDICE

1.Introduo 2. Breve contextualizao histrica 3. Trajectria Habitacional 3.1. Ano de realojamento 3.2. Zona de residncia anterior ao realojamento 4. Caracterizao da Situao Habitacional 4.1. Tipologias existentes 4.2. Grau de Ocupao 4.3. Rendas 5. Caracterizao Sociodemogrca 5.1. Dimenso e Tipologia Familiar 5.2. Gnero e Idade 5.3. Naturalidade 5.4. Nveis de escolaridade 5.5. Situao perante o emprego 5.6. As ocupaes prossionais da populao da Quinta do Cabrinha 6. Resumo de Indicadores

3 5 7 7 8 9 9 9 10 11 11 15 19 18 18 19 24

Pg.2

1.Introduo

Foi a partir das necessidades de planeamento de um projecto de interveno comunitria no Bairro Quinta do Cabrinha que surgiu esta caracterizao sociodemogrfica da populao residente. A articulao entre as equipas do Projecto Alkantara e da GEBALIS Gabinete de Bairro Vale de Alcntara permitiu levar a cabo este levantamento, em 2011, na esperana que este possa apoiar o desenvolvimento de uma aco concertada e adequada s caractersticas da populao residente neste bairro. Esta no certamente a primeira vez que se tenta, atravs da utilizao de metodologias quantitativas, retratar e aprofundar o conhecimento sobre a populao residente neste territrio. Entre outros trabalhos realizados destaca-se o Diagnstico Sociodemogrfico e Econmico do Vale de Alcntara (constitudo pelos Bairros Quinta do Cabrinha, Ceuta Norte e Ceuta Sul) promovido pelo Projecto Alkantara em 2008. Este diagnstico, da autoria da CIDATER, pretendeu actualizar a informao disponvel sobre uma rea territorial circunscrita, definida como zona prioritria de interveno. Foram realizados inquritos a uma amostra de 272 agregados residentes na zona designada. Porm, a metodologia utilizada no permitiu a recolha exaustiva de informao sobre o perfil demogrfico dos residentes no Bairro Quinta do Cabrinha, abordando no entanto um conjunto de dimenses da satisfao residencial e da experincia do habitar cujos resultados se afiguram bastante interessantes e nos quais o Bairro Quinta do Cabrinha surge de forma bastante diferenciada do conjunto de ncleos habitacionais retratados. A informao recolhida no levantamento, realizado entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011, baseou-se fundamentalmente nos processos de agregado, e sempre que possvel actualizada atravs dos relatrios de atendimento. Este mtodo de recolha, sustentado sobretudo em documentao, e informao solicitada aos agregados aquando dos processos de realojamento, oferece algumas limitaes, nomeadamente: a desactualizao que poder decorrer de alteraes na composio dos agregados familiares nos ltimos 10 anos (a maioria dos realojamentos datam de 1999) e da sua no comunicao e formalizao de alterao junto da GEBALIS; a falta de exaustividade no pedido de alguns dados, como por exemplo, do nvel de escolaridade; e ainda a falta de uniformidade no registo, como o caso da profisso exercida. Pg. 3

No sentido de obter a maior actualizao possvel dos agregados foram consultados todos os relatrios de atendimento existentes, no s da GEBALIS como do Projecto Alcntara. Importa mencionar que as informaes retiradas dos processos de agregado e outras fontes, foram tratadas estatisticamente e no estrito respeito da confidencialidade dos dados pessoais.

No presente relatrio, sempre que se justifique, sero apresentados apenas os dados referentes aos agregados familiares com informaes actualizadas (2010 e 2011) que constituem um conjunto de 140 (57% das famlias residentes data de Dezembro de 2010).

Pg. 4

2. Breve contextualizao histrica1

Os habitantes realojados no bairro da Quinta do Cabrinha so, na sua maioria, oriundos do bairro do Casal Ventoso. Assim, para compreendermos a sua realidade social temos de recuar um pouco no tempo e analisar historicamente o desenvolvimento urbano na zona do Vale de Alcntara. Em certa medida o bairro do Casal Ventoso nasceu, cresceu e transformou-se sob a mola impulsionadora das actividades produtivas que eram oferecidas pela quantidade de unidades industriais que desde o final do sculo XIX se foram instalando no Vale de Alcntara, sobretudo junto zona hoje ocupada pelos bairros da Quinta do Cabrinha e do Ceuta Sul. A malha residencial do Casal Ventoso surgiu, assim, com a migrao de pessoas de outros locais do pas para Lisboa (principalmente pessoas que viviam da agricultura). Grande parte destas pessoas no tinha muitas posses e procuravam zonas residenciais que fossem pouco dispendiosas. Assim, mais investidores apostaram no mercado imobilirio, o que permitiu dar uma resposta a estas necessidades (resposta rpida, mas que deixou a desejar na qualidade da construo das casas). De certa forma, esta foi uma soluo aceite por parte das instituies governantes, que no tinham capacidade de resposta para acolher as pessoas que am chegando. At dcada de 50, a populao residente no Casal Ventoso era constituda por pessoas sem posses, com empregos precrios, que no tendo poder econmico ali se instalavam. As ocupaes da populao eram essencialmente o trabalho na indstria, a venda ambulante e a gandaia (apanha e separao do lixo para ferro-velho). Em finais dos anos 50 e anos 60 ocorreu um declnio industrial progressivo, que deixou grande parte da populao do Casal Ventoso em situao de desemprego prolongado. Nesta altura, a gandaia desaparece e a venda ambulante proibida. Surgem novas ocupaes no mercado de trabalho como a mecnica, carpintaria, etc. No entanto, a populao do Casal Ventoso, no sendo na sua grande maioria qualificada, tem dificuldades de acesso a este tipo de empregos. Assim, nesta altura surgem actividades ilegais que nada tm ainda a ver com o narcotrfico, sendo essencialmente praticadas como forma de sobrevivncia, como o roubo de comida. criado, ento, um tringulo de sobrevivncia no qual os vrtices so as vrias possibilidades de obteno de rendimentos num contexto de marginalidade econmica: o trabalho legalmente reconhecido, a penhora, mendicidade e fiado e, as actividades ilegais. Na dcada de 70 e at incio da dcada de 80, as condies de acesso ao emprego agravaram-se, com a maior requisio de qualificaes por parte do mercado de trabalho.

Esta breve contextualizao baseia-se fundamentalmente no trabalho de Miguel Chaves (1999), Casal Ventoso da Gandaia ao narcotrfico, Ed. Celta, Lisboa.

Pg. 5

At aqui, a delinquncia no era referida como caracterstica fundamental do bairro (eramno a pobreza, a misria e sujidade). O divrcio da populao do Casal Ventoso com a zona ribeirinha haveria de se consumar, ento, pelo facto de Alcntara ter perdido a sua funo industrial, deixando o bairro entregue a si prprio. A sua integrao em Campo de Ourique, zona tradicionalmente ocupada pela classe mdia, foi impossibilitada pelo estigma criado pelas prprias pessoas de Campo de Ourique, que elevaram o bairro a lugar de delinquncia. Na escola as crianas do Casal Ventoso eram discriminadas, e as empresas empregadoras preteriam os candidatos que referissem como morada o Bairro. Nos anos 80 e 90, esta espiral descendente das condies de vida dos moradores do Casal Ventoso, levou prtica de actividades ilegais que garantissem o sustento das famlias, sendo o narcotrfico a actividade mais praticada. Houve, a partir daqui, uma desvinculao relativamente ao mercado de trabalho legal. No passado, os primeiros moradores do bairro ter-se-iam a fixado para poderem, como operrios, trabalhar nas indstrias da zona ribeirinha, no entanto a transformao da cidade foi impiedosa para o Casal Ventoso, virando-o de costas para o Vale que o viu nascer. Entre 1998 e 2002, no mbito do Programa URBAN, foram construdas 972 habitaes para realojamento das famlias residentes no Casal Ventoso e, tambm, de outras zonas circundantes. Em 1999 foi realizado o primeiro realojamento, em 248 fogos, desta populao no Bairro da Quinta do Cabrinha, onde foi instalado um conjunto significativo de espaos comerciais, de associaes e instituies sociais direccionadas para o apoio local, a promoo da integrao e o desenvolvimento da comunidade. Em busca da actualizao sociodemogrfica desta populao que foi realojada no Bairro da Quinta do Cabrinha procedeu-se realizao deste trabalho, tendo sempre presente que o principal objectivo compreender quais as verdadeiras necessidades desta populao para se poder proceder a um apoio efectivo concretizao do perfil do cidado, em pleno direito de integrao.

Pg. 6

3. Trajectria Habitacional

O processo de realojamento foi conduzido pelo extinto Gabinete de Reconverso do Casal Ventoso, criado pela Cmara Municipal de Lisboa e com autonomia para proceder ao levantamento dos agregados a realojar e distribuio dos fogos, ao contrrio dos realojamentos realizados na cidade de Lisboa ao abrigo dos Programas PER e PIMP cujos processos foram conduzidos exclusivamente pela autarquia.

3.1. Ano de realojamento

Com a concluso da construo dos edifcios em 1998, regista-se como ano crucial dos realojamentos na Quinta do Cabrinha o ano de 1999 (82% dos casos), s voltando a observarse alguma expressividade de atribuio de fogos, embora muito diminuta (7%), no ano 2002 aps terem sido transferidas, pelo ento Gabinete de Reconverso do Casal Ventoso, algumas famlias para o ncleo da Av. Ceuta Sul, libertando assim fogos que vieram a ser cedidos maioritariamente a agregados oriundos de outros locais do Vale de Alcntara (9) e, do Casal Ventoso de Baixo (6) conforme categorizao apresentada no quadro n. 1.

Grfico 1. Anos de realojamento das famlias residentes no Bairro Quinta do Cabrinha (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Regista-se, assim, que a grande maioria da populao tem um tempo de residncia na Quinta do Cabrinha entre 10 a 12 anos.

Pg. 7

3.2. Zona de residncia anterior ao realojamento

A populao com habitaes actualmente atribudas na Quinta do Cabrinha maioritariamente oriunda do Casal Ventoso de Baixo (61%) sendo que, data do realojamento massivo (1999), 69% das atribuies executadas destinaram-se a famlias oriundas dessa zona (conforme quadro n. 1). Por outro lado, a populao proveniente do Casal Ventoso de Cima era, e , minoritria ( data do realojamento representavam 15% dos habitantes e presentemente 14%), o que veio perpetuar a clivagem scio-relacional que j se registava entre as duas zonas do ento Casal Ventoso. Com efeito, por contrapartida, o Casal Ventoso de Cima foi massivamente realojado no lado oposto da Av. de Ceuta (Quinta do Loureiro e Ceuta Sul), mantendo-se a diviso fsica que antes do realojamento era tambm efectuada por uma estrada.
Grfico 2. Residncia anterior ao realojamento dos agregados com fogos actualmente atribudos (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011 Quadro 1. Residncia anterior ao realojamento por ano de atribuio dos fogos (N) Ano Casal Ventoso de Cima 30 0 2 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 34 Casal Ventoso de Baixo 135 4 1 6 0 0 0 0 0 0 0 0 0 146 Rua Arco do Carvalha o 10 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11 Outros locais do Vale de Alca ntara 18 1 0 9 2 1 0 1 0 1 0 3 0 36 Outras zonas da Cidade 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 1 3 Bairros Municipais 1 0 1 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 6 Outros Concelhos 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 Totais 195 5 5 17 2 3 0 1 1 2 3 3 1 238

1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Total

Nota: Em 2005 no ocorreu qualquer atribuio de fogos e nos anos de 2006, 2007 e 2011 s se registou uma atribuio anual, pelo que os anos em questo no constam no grfico n. 1.

Pg. 8

Registe-se que estes locais de origem se reportam aos titulares dos fogos data de 12/2010. Ou seja, haver situaes pontuais em que as habitaes j foram, desde o realojamento, alvo de uma segunda atribuio pelo que, nesses casos, os locais de origem j no se referem ao realojamento inicial. 4. Caracterizao da Situao Habitacional

4.1. Tipologias existentes

Conforme se evidencia no quadro abaixo, a Quinta do Cabrinha destinou-se a famlias de pequena e mdia dimenso, tendo sido construdos maioritariamente, e em idntico nmero, fogos de tipologia 1 e 2 (38% em ambos os casos) que totalizam 76% do edificado. Em contrapartida os fogos para os agregados mais numerosos - de tipologia 3 e 4 - representam, respectivamente, 16% e 8% dos imveis.
Quadro 2. Distribuies dos fogos por lote e por tipologia (N)

T1 Lote N. 1 Lote N. 2 Lote N. 3 Lote N. 4 Lote N. 5 Lote N. 6 Lote N. 7 Lote N. 8 Lote N. 9 Lote N. 10 Totais de pologias 0 0 22 16 13 11 16 8 4 4 94

T2 4 4 14 16 12 4 12 4 12 13 95

T3 12 4 0 0 0 4 0 4 8 7 39

T4 0 4 0 0 4 4 4 4 0 0 20

Totais de fogos por Lote 16 12 36 32 29 23 32 20 24 24 248

Fonte: Dados retirados da informao da empresa construtora e confrontados com as indicaes dos Processos de Agregado.

4.2. Grau de Ocupao

No obstante a prevalncia de fogos de tipologia 1 e 2, verifica-se que actualmente a maior parte dos agregados, com os dados actualizados junto das entidades envolvidas no Projecto, detm uma habitao com tipologia adequada2, ou mesmo superior, sua composio (84% dos casos tem tipologia adequada ou est em subocupao).
2 Na atribuio dos fogos municipais do municpio de Lisboa considera-se tipologia adequada quando a um adulto, casal de adultos ou crianas do mesmo sexo atribudo um quarto, e a duas crianas de sexos diferentes atribudo um quarto a cada uma.

Pg. 9

Paralelamente, apenas 16% dos agregados (com os dados actualizados) reside em casas com um nmero de quartos insuficiente.
Grfico 3. Grau de ocupao

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011 Nota: Dados correspondentes ao universo de 140 agregados (57% da populao total), relativamente aos quais, o Projecto Alkantara e o Gabinete de Bairro do Vale de Alcntara - da GEBALIS - possuam dados actualizados (2010 a 01/2011).

Este facto coadjuvado pela dimenso dos agregados que tm, em mais de metade dos casos, at 2 elementos (57,2%), sendo que a larga maioria dos agregados tm uma composio at 4 elementos (86,1%).

4.3. Rendas

As rendas aplicadas s famlias residentes no Bairro Quinta do Cabrinha situam-se entre o valor mnimo de 4,85 e um mximo de 175,72, sendo o valor mdio aplicado de 62,12. Trata-se de um montante ligeiramente inferior ao valor mdio verificado no universo de fogos municipais geridos pela GEBALIS (67,53). Distribuindo as rendas praticadas numa escala observa-se alguma heterogeneidade na medida em que embora a maioria (56,5%) pague mensalmente uma renda que no ultrapassa o valor de 62,12, uma proporo significativa tem um valor de renda entre 31,01 e 62,12. Apenas um nmero residual de agregados (6,6%) tem atribuda uma renda superior a 124,25.

Pg. 10

Grfico 4. Valor das rendas aplicadas

Fonte: Registo das rendas emitidas pela GEBALIS, E.E.M. data de 12/2010.

Importa referir que, provavelmente, os montantes em aplicao se encontram, num nmero significativo de casos, desfasados face actual condio socioeconmica dos agregados devido ausncia de reavaliao regular das taxas mensais de ocupao desde a data de atribuio dos fogos. Esta situao ter pouca representatividade nos casos em que ocorreu contraco dos rendimentos dos agregados pois, nestas situaes, os muncipes recorrem usualmente aos servios para solicitar a reduo da renda, mas ter eventualmente um peso significativo nas situaes de acrscimo de rendimentos.

5. Caracterizao Sociodemogrfica

5.1. Dimenso e Tipologia Familiar

A dimenso mdia das famlias na Quinta do Cabrinha de 2,7. Tendo por referncia os Censos 2011 efectuou-se o paralelismo com os dados a nvel nacional, do concelho de Lisboa e da freguesia de Alcntara. Como demonstrado pelo grfico 4, as famlias da Quinta do Cabrinha so de maior dimenso do que a mdia nacional (2,6), concelhia (2,2) e de freguesia (2,1). No entanto, de salientar que a diferena na dimenso mdia familiar acentua-se quando falamos na realidade lisboeta (concelho de Lisboa e freguesia de Alcntara), sendo que a Quinta do Cabrinha contraria esta tendncia de dimenso mdia familiar baixa.

Pg. 11

Grfico 4. Dimenso mdia familiar Portugal, Lisboa, Freguesia de Alcntara e Bairro Quinta do Cabrinha

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011 e INE, 2011 (Resultados provisrios dos Censos)

Os dados referentes ao nmero de elementos por agregado familiar no bairro e a sua comparao com os dados nacionais e ao nvel da freguesia demonstram a existncia de alguma distintividade nas estruturas familiares do Bairro Quinta do Cabrinha. Em primeiro lugar surge um nmero mais elevado de famlias unipessoais do que na realidade portuguesa (mais 9% de famlias com um s elemento do que a nvel nacional) e menor do que na freguesia onde se situa; em segundo lugar e no extremo oposto a Quinta do Cabrinha detm uma maior proporo famlias numerosas (agregados com cinco e mais elementos) tanto na comparao com Portugal, como com a freguesia de Alcntara.

Grfico 5. N de elementos por agregado do Bairro Quinta do Cabrinha, Portugal e freguesia de Alcntara (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Nota: Dados correspondentes a 58,4% do total de agregados, relativamente aos quais, o Projecto Alkntara e o Gabinete de Bairro do Vale de Alcntara - da GEBALIS - possuam dados actualizados (2010 a 01/2011).

Pg. 12

A distribuio das famlias residentes por tipologia corrobora os dados acima apresentados na medida em que se verifica uma predominncia de agregados com 1 s elemento, ou seja, isolados. As famlias nucleares com filhos (19,4%), as famlias extensas (17,3%) e as famlias nucleares sem filhos (11,5%) so as seguintes maiores tipologias. Estes dados revelam que quase metade das famlias (42%) so constitudas apenas por uma pessoa ou por casais sem filhos. Sendo esta percentagem elevada, e tendo em conta o crescente envelhecimento da populao da cidade de Lisboa, interessa analisar estes dados mais profundamente, nomeadamente atravs do seu cruzamento com a idade, para eventualmente identificar grupos de risco.

Grfico 7. Tipologia familiar do Bairro Quinta do Cabrinha (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Para fazer o cruzamento da tipologia familiar com a idade, as tipologias Isolado e Famlia nuclear sem filhos foram divididas em categorias de idade (15-24 anos; 25-44 anos; 45-64 anos; >65 anos). Mais, e como forma de perceber a evoluo destes tipos de famlia, foram comparados dados antigos e recentes da Quinta do Cabrinha. Os dados recentes, como j referido, embora no contenham a totalidade de moradores do bairro, tm uma representatividade de 58,4%, podendo assim ser generalizados.

Pg. 13

Grfico 8. Evoluo dos agregados com 1 elemento (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

A leitura do grfico 8 demonstra que a par de uma diminuio do nmero de agregados com 1 elemento com idade inferior a 65 anos, existe um aumento (de 5,8%) do nmero de famlias de isolados com mais de 65 anos. Isto significa que h cada vez mais idosos isolados na Quinta do Cabrinha, sendo esta proporo, actualmente de 55%, entre este tipo de famlias.

Grfico 9. Evoluo das famlias nucleares sem filhos (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

No grfico 9 verifica-se a mesma tendncia do que nas famlias isoladas, ou seja, tambm houve uma diminuio no nmero de famlias nucleares sem filhos cujos elementos tm menos de 65 anos, sendo que o nmero de idosos nesta tipologia familiar teve um aumento de 10,8%. Os dados aqui referidos revelam aumentos da populao idosa que vive isolada ou em casais sem filhos. Pg. 14

Estes dados so fundamentais para identificar os grupos de risco, como so os idosos isolados ou os idosos a cargo de outros idosos. Assim, e para facilitar a identificao destes grupos, e eventualmente a posterior interveno, os dados aqui utilizados foram generalizados para o total da populao da Quinta do Cabrinha.
Quadro 5. Dados generalizados para famlias e moradores

Dados generalizados Famlias (238) Dados generalizados populao (640)

Fam nuclear s/ lhos >65 anos N % 18 7,5 36 5,6

Isolados >65anos N % 39 16,5 39 6,1

TOTAL N 57 75 % 24 11,7

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Podemos, atravs desta generalizao dos dados (quadro 5), concluir que h, na Quinta do Cabrinha, cerca de 18 casais idosos sem filhos e 39 idosos isolados, num total de 57 agregados, que correspondem a 24% dos agregados existentes no bairro. Os referidos 57 agregados familiares correspondem a 75 pessoas idosas que vivem sozinhas ou com um parceiro tambm idoso. Assim, podemos aferir que cerca de 11,7% da populao da Quinta do Cabrinha populao idosa que poder constituir um grupo alvo de interveno3.

5.2. Gnero e Idade

A distribuio da populao residente por gnero apresenta uma estrutura semelhante tradicional desproporo entre homens e mulheres, com ligeiro predomnio de elementos do sexo feminino (53,1%), situao verificada tambm no concelho de Lisboa4. Comparando com os dados apurados em 19995, data do incio do realojamento, verificamos que nessa altura a percentagem de residentes do gnero feminino era de 52,4%, um pouco inferior ao actualmente verificado, e do gnero masculino 47,6%. A tendncia de aumento da proporo de mulheres acentua-se quando nos reportamos apenas aos agregados com informao actualizada, passando para 53,1% (cf. grfico 5). Considerando a existncia de uma relao entre este desequilbrio e os processos de envelhecimento da populao, ou seja, entre os conjuntos populacionais mais envelhecidos que o nmero de mulheres supe-

Um recente levantamento do n de idosos residentes na Quinta do Cabrinha (Fev.2012) realizado pelo projecto Alkantara veio confirmar esta projeco na medida em que identificaram 32 pessoas idosas isoladas e 22 casais em que ambos os elementos tm mais de 65 anos. 4 De acordo com os Resultados Provisrios do Censos 2011 para o concelho de Lisboa a populao do sexo masculino representa 45,8%, enquanto os efectivos femininos constituem 54,2% (www.ine.pt) 5 Diagnstico Socioeconmico realizado em 1999, pelo Projecto Alkantara

Pg. 15

rior ao dos homens, podemos considerar este dado como um indicador de que nos ltimos 10 anos ter decorrido uma dinmica demogrfica semelhante nos residentes do Bairro Quinta do Cabrinha.

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

A mdia etria da populao residente no Bairro situa-se nos 41 anos de idade. A populao masculina apresenta-se mais jovem com uma idade mdia de 39 anos contra 42 anos dos efectivos femininos.

Grfico 12. Mdias etrias da populao residente por gnero (n=640)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

O grfico n13 apresenta uma comparao da estrutura etria entre o total de residentes que constam na base de dados, e apenas aqueles que pertencem a agregados dos quais dispomos de informao actualizada e, ainda, dos resultados provisrios do Censos 2011 relativos ao concelho de Lisboa.

Pg. 16

O exerccio comparativo entre os dados actualizados e a totalidade da base dos residentes no bairro Quinta da Cabrinha embora parea semelhante apresenta algumas diferenas que traduziro as dinmicas demogrficas, nomeadamente: uma proporo maior de crianas e jovens (mais 2,6%), assim como de pessoas idosas (mais 1,3%). Todavia a percentagem de populao idosa continua a ser superior da populao juvenil. Comparativamente populao do concelho os residentes da Quinta do Cabrinha so mais jovens, tal como j havia sido referido.
Grfico 13. Estrutura etria da populao do Bairro Quinta do Cabrinha e do concelho de Lisboa (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

5.3. Naturalidade

A grande maioria dos residentes no Bairro Quinta do Cabrinha (85,9%) natural do concelho de Lisboa, sendo que as restantes naturalidades assumem valores residuais. Esta naturalidade predominantemente alfacinha significa que a maioria das pessoas aqui residentes nasceu e cresceu no Casal Ventoso.

Grfico 14. Naturalidade dos residentes (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Pg. 17

5.4. Nveis de escolaridade

A observao das qualificaes escolares dos residentes no Bairro Quinta do Cabrinha oferece um panorama muito negativo, com um peso muito significativo de populao analfabeta. Mesmo entre aqueles que tm entre 25 e 64 anos de idade verifica-se um peso de 13,6%. Se adicionarmos aqueles que no concluram o ensino bsico obtemos uma proporo prxima de 1/4 dos residentes nesta faixa etria cujas habilitaes nem sequer atingem o 1ciclo de escolaridade. A grande maioria dos moradores do Bairro Quinta do Cabrinha tem baixas qualificaes escolares, na medida em que quase um 1/3 da populao com idade igual ou superior a 25 anos de idade no foi alm do 1 ciclo de escolaridade.
Quadro 6. Nveis de escolaridade por escalo etrio 25-64 e 65 e mais anos de idade (%) (n=139)

No sabe ler nem escrever 25-64 65 ou mais Total 13,6 33,3 20,9

Menos que o 1 ciclo 9,1 3,9 7,2

1 Ciclo 48,9 56,9 51,8

2 Ciclo 12,5 5,9 9,4

3 Ciclo 9,1 0,0 5,8

Secundrio 5,7 0,0 3,6

Superior 1,1 0,0 0,7

Total 100 100 100

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011 Nota: Dados correspondentes ao universo de 139 indivduos pertencentes a agregados relativamente aos quais, o Projecto Alkntara e o Gabinete de Bairro do Vale de Alcntara - da GEBALIS - possuem dados actualizados (2010 a 01/2011).

5.5. Situao perante o emprego

A observao da situao perante o emprego da populao em idade activa revela-nos que pese embora o facto de 45,2% da populao se encontrar inserida no mercado de trabalho, cerca de 1/4 desta populao encontrava-se desempregada. Se aos 7,7% de indivduos reformados antecipadamente (antes dos 65 anos de idade), adicionarmos os 4,3% de pessoas que no se encontram a trabalhar ou procura de emprego por motivo de incapacidade permanente, obtemos a proporo de 12%. Em resumo, existe uma grande significativa proporo de pessoas em idade activa que se encontram desvinculadas do mercado de trabalho. Regista-se ainda a relevante percentagem de pessoas detidas.

Pg. 18

Quadro 7- Situao perante o emprego por escalo etrio (%)

A Trabalhar

Desempregado@

Reformado@

Estudante

Dedo

Em sit.de invalidez ou incapacidade permanente

Outra situao

Total

0-14 15-64 mais de 65

0 45,2 6,7

0 25,5 0,0

0 7,7 91,7

100 13,0 0,0

0 3,8 1,7

0 4,3 0,0

0 0,5 0,0

100 100,0 100,0

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Nota: Dados correspondentes ao universo de 298 indivduos pertencentes a agregados relativamente aos quais, o Projecto Alkntara e o Gabinete de Bairro do Vale de Alcntara - da GEBALIS - possuem dados actualizados (2010 a 01/2011).

5.6. As ocupaes profissionais da populao da Quinta do Cabrinha

O levantamento das informaes dos processos de agregado e relatrios de atendimento permitiram aferir a profisso de um conjunto significativo dos residentes da Quinta do Cabrinha (63,4% do total de populao com idade igual ou superior a 18 anos de idade)6. Face concentrao de casos distribudos por 3 grupos de profisses7 em nove disponveis na CPP 2010, foi utilizada uma outra classificao que agrupa o leque de ocupaes identificadas em 3 reas: trabalho no manual, operrios qualificados e no qualificados e trabalho indiferenciado. Trata-se de uma classificao usada numa pesquisa conduzida pelo SOCINOVA8 e que se considera ser mais adequada ao perfil deste conjunto populacional. O grfico que se apresenta indica-nos uma elevada percentagem de trabalhadores no qualificados (independentemente da sua actual situao perante o trabalho): 44,2%. Este no ser um dado surpreendente na medida em que se conhece a elevada representao de trabalhadores no qualificados nos bairros de habitao social, aliada aos baixos nveis de escolaridade e ainda a uma insero precria no mercado de trabalho. Esto aqui representadas sobretudo as empregadas de limpeza (66,4%) e vendedores ambulantes (9,7%). Pouco mais de dos residentes ou foi trabalhador dos servios pessoais, de proteco e segurana e vendedores (CPP 2010). Neste grupo incluem-se sobretudo os empregados do comrcio e restaurao (empregados de balco) que constituem 72,7% do total.

No poderemos deixar aqui de referir as limitaes desta recolha uma vez que o registo das profisses nem sempre se realiza com elevado grau de pormenorizao o que dificultou a sua categorizao. 7 Para o presente trabalho foi utilizada a Classificao Portuguesa de Profisses de 2010-CPP 2010. 8 MARQUES et al (1999), Realojamento e integrao social: a populao do Vale de Algs perante uma operao de requalificao urbana- Vol. II e III, Lisboa, Socinova/Colibri.

Pg. 19

De seguida, temos 16,8% como trabalhadores qualificados da indstria, construo e artfices com significativa presena de trabalhadores da construo civil (pedreiros e pintores) e de profissionais das oficinas de automveis (mecnicos, pintores, bate-chapas).
Grfico 16. Profisses dos residentes com mais de 18 anos de acordo com a CPP (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

A leitura comparativa dos dados recolhidos com os resultados do diagnstico realizado em 2008 pela CIDATER para o Projecto Alkantara indica-nos que os residentes na Quinta do Cabrinha apresentam uma proporo maior de trabalhadores no qualificados relativamente aos residentes no Vale de Alcntara9 e, menor no grupo do pessoal dos servios e vendedores e nos Operrios, artfices e similares10. Os residentes na Quinta do Cabrinha encontram-se ainda mais distantes da populao da freguesia de Alcntara, que contava em 2001 (Censos INE) com 14,5% de trabalhadores no qualificados, bastante prxima da proporo para a cidade de Lisboa (14,8%).
Quadro 8. Ocupaes Profissionais dos Residentes no Vale de Alcntara, Quinta do Cabrinha e Freguesia de Alcntara

Vale de Alcntara 2008 Trabalhadores no qualicados Pessoal dos servios e vendedores Operrios, arces e similares 31,1% 30,4% 14%

Qta Cabrinha 2011 44,2% 27,4% 16,8%

Freguesia de Alcntara (Censos 2001) 14,5% -

O designado Vale de Alcntara corresponde, no estudo referido ao Ncleo Central do Vale de Alcntara, constitudo pelos Bairros Quinta do Cabrinha, Ceuta Norte e Ceuta Sul. A classificao utilizada corresponde Classificao Nacional de Profisses de 2004. Porm, nestes grupos as diferenas face nova classificao (CPP 2010) no so significativas possibilitando uma anlise comparativa.
9

O designado Vale de Alcntara corresponde, no estudo referido ao Ncleo Central do Vale de Alcntara, constitudo pelos Bairros Quinta do Cabrinha, Ceuta Norte e Ceuta Sul. 10 A classificao utilizada corresponde Classificao Nacional de Profisses de 2004. Porm, nestes grupos as diferenas face nova classificao (CPP 2010) no so significativas possibilitando uma anlise comparativa.

Pg. 20

A simplificao da classificao das profisses da Quinta do Cabrinha por 3 categorias (Trabalho no manual/Operrios Qualificados e No Qualificados/Trabalho Indiferenciado) oferece ainda um panorama menos favorvel com a maioria dos residentes a exercerem ou a terem exercido trabalho indiferenciado. Neste grupo incluem-se para alm dos trabalhadores no qualificados, todo o leque de profissionais que inclumos anteriormente na rea dos servios pessoais, segurana e vendedores constitudo, como referido, por empregados de balco, empregados de mesa, cozinheiras, ajudantes de cozinheiros, etc. e, ainda pelo grupo de motoristas de ligeiros (taxistas). Salienta-se a fraca representatividade daqueles que executam um trabalho no manual (n=12).
Grfico 17 Distribuio da populao residente com mais de 18 anos por Grupos Profissionais (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

O cruzamento do grupo profissional pela situao perante o emprego indica-nos: 1. Uma insero profissional semelhante no caso dos empregados e desempregados, embora com uma ligeira diferena: maior presena de operrios desempregados e ausncia completa de trabalhadores no manuais no grupo de desempregados. 2. Uma presena significativamente superior de operrios qualificados e no qualificados no grupo dos que se encontram actualmente reformados o que indicia uma reconfigurao das oportunidades de emprego para os actuais residentes em idade activa da Quinta do Cabrinha.

Pg. 21

Grfico 18 . Situao perante o emprego de cada grupo profissional (%)

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Os dados apresentados no quadro seguinte traduzem uma alterao na estrutura profissional da populao residente na Quinta do Cabrinha. Enquanto as novas geraes fazem a sua entrada no mercado de trabalho no sector tercirio do comrcio, restaurao e outros servios, os grupos etrios mais avanados tm uma maior proporo de trabalhadores no qualificados. Porm, se nos determos no grupo dos qualificados da indstria, construo e artfices verifica-se ter existido uma diminuio das oportunidades de emprego nesta rea, tal como j havia sido constatado, para as novas geraes.
Quadro 9. Distribuio da populao residente com mais de 18 anos pelos Grupos Profissionais CPP 2010: No qualicados Servios pessoais, proteco e segurana 86,7% 52,5% 36,7% 18,8% 12,2% 3,1% 18,4% Qualicados da Industria, Construo e Arces 0,0% 5,0% 18,3% 15,9% 20,4% 28,1% 21,1% Pessoal Administravo Operadores de instalaes e mquinas e trabalhadores da montagem 0,0% 5,0% 8,3% 10,1% 4,1% 9,4% 7,9% Agricultores e Trabalhadores Qualicados da Agricultura, Pescas 0,0% 0,0% 0,0% 1,4% 0,0% 0,0% 0,0% Prossionais das Foras Armadas Especialistas das Acvidades Intelectuais e Ciencas 0,0% 2,5% 0,0% 1,4% 0,0% 0,0% 0,0% Tcnicos de Nvel Intermdio

18-24 25-34 35-44 45-54 55-64 65-74 75 ou mais

13,3% 32,5% 31,7% 47,8% 59,2% 56,3% 52,6%

0,0% 0,0% 1,7% 4,3% 4,1% 3,1% 0,0%

0,0% 2,5% 1,7% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%

0,0% 0,0% 1,7% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%

Fonte: GEBALIS/Projecto Alkantara, 2011

Na anlise diacrnica relativa aos horizontes do trabalho da populao do Casal Ventoso (CHAVES, 1999), o socilogo Miguel Chaves elaborou uma reconstituio das ocupaes destacando a relao existente entre o incremento das actividades industriais no Vale de

Pg. 22

Alcntara na 1 metade do sc. XX e a fixao populacional e a consequente expanso do pequeno comrcio venda ambulante, para o mesmo perodo. A gandaia (recolha e venda dos lixos aos ferros velhos) surge como uma actividade que marcou significativamente a populao do Casal Ventoso. medida que, durante a dcada de 50 e 60, as grandes concentraes industriais nesta rea tendem a desaparecer, comeam a surgir um leque de novas profisses ligadas a oficinas de reparaes de automveis e outros ofcios ligados a oficinas de serralharia, reprografias, tipografias, etc. De acordo com o inqurito habitacional realizado em 196011 40,7% dos chefes de famlia do Casal Ventoso e Sete Moinhos eram operrios (15,7% da construo civil e 25% de outras indstrias), 8,8% vendedores ambulantes e 26,6% foram classificados como estando a exercer actividades diversas. Na estrutura das actividades profissionais praticadas actualmente pelos residentes da Quinta do Cabrinha verifica-se para os mais jovens que a entrada no mercado de trabalho se faz sobretudo na rea dos servios pessoais e segurana, mas que a maioria da populao em idade activa exerce sobretudo trabalho no qualificado.

Trata-se de um levantamento realizado pelo Gabinete Tcnico de Habitao da CML. Estes dados foram citados por Menezes et al (1992,pp,28 e 46)

11

Pg. 23

6. Resumo de Indicadores

Pg. 24

CARACTERIZAO SOCIODEMOGRFICA QUINTA DO CABRINHA


AGOSTO 2012

Vous aimerez peut-être aussi