Vous êtes sur la page 1sur 9

MAT MATRIA ORGNICA DO SOLO (MOS)

Embora em pequenas propores nos solos minerais, a MOS importante devido sua alta reatividade e interao com os demais constituintes do solo. MOS produzida pela fotossntese atravs da converso do CO2.

A MOS faz parte do ciclo do carbono Qualidade ambiental

Fase slida do solo Componentes orgnico Componentes minerais

Definies e caracterizao da MOS MATERIAL ORGNICO: todo o tipo de material de origem orgnica, reconhecvel ou no. MATRIA ORGNICA OU HMUS: substncias de natureza orgnica j em estdio avanado de alterao, no sendo possvel reconhecer sua origem.
Composio da MOS Resduos orgnicos ou liteira Frao leve Biomassa microbiana Substncias no hmicas ou biomolculas Substncias hmicas

Adi Adio de mat matria orgnica ao solo

Parte area

Adio de matria orgnica

Sistema radicular

Natureza das Substncias Orgnicas Substncias no hmicas So grupos de molculas orgnicas que ocorrem naturalmente na natureza, sendo primeiramente sintetizados pelas plantas via fotossntese e de estrutura qumica conhecidas.

Substncias no hmicas Carboidratos: simples (glicose, galactose), polimerizados (lignina, celulose, hemicelulose) Aminocidos: so constituintes das protenas fonte de N no solo. ex.: glicina, alanina, c. asprtico, c. glutmico, etc. Protenas: so compostos nitrogenados formados por aminocidos e cidos argnicos. ex.: desidrogenase, oxidase, peptidase

Fraes lbeis da MOS Constituem as unidades estruturais para: - Formao de tecidos (biossntese); - Reservatrio de nutrientes e energia dos organismos.

Substncias no hmicas

Substncias hmicas - Partculas coloidais de alta reatividade (< 2m); - Colorao variando do amarelo ao marrom escuro; - Bastante estveis e resistentes ao microbiana; - Alta reatividade e interao com minerais do solo.

Produtos permitem a sntese de compostos hmicos

Substncias hmicas Substncias hmicas podem ser obtidas pelo fracionamento qumico baseado na solubilidade da MOS em meio cido e alcalino. O fracionamento qumico permite a separao dos componentes orgnicos das partculas minerais do solo.

Substncias hmicas

cido flvico: C135H182O95N5S Os grupos se dissociam, maior decomponibilidade, contribui imediatamente para a CTC do solo.

cido flvico: solvel em base e cido. cido hmico: solvel em base e insolvel em cido. Humina: insolvel em base e cido.

cido hmico: C187H186O89N9S Possuem alto peso molecular, maior resistncia da molcula decomposio, funciona como reserva.

A maioria dos atributos do solo tm estreita relao com a MO:

FUNES DA MOS Qumicas - Fonte de nutrientes (N, P, S) mineralizao de resduos.

Estabilidade dos agregados

Resistncia eroso Infiltrao e reteno de gua


K+ Na+ Cl-

- CTC (troca de ctions) alta ASE (800 - 900m2 g-1), cargas dependentes do pH, baixo PCZ, CTC em solos oxdicos - Poder tampo do solo dissocia H+ em pH acima de 3,5, controla a atividade do Al3+. - Reao com metais disponibilidade de micronutrientes e elementos txicos.

CTC

K+Cl-K+ Na+

Disponibilidade de nutrientes s plantas

Atividade biolgica

FUNES DA MOS Fsicas - Estruturao do solo agente cimentante, afeta agregao, aerao, infiltrao de gua no solo. - Reteno de gua capaz de reter at 5 vezes o seu peso. - Aquecimento do solo devido a colorao escura. - Proteo do solo resduos orgnicos na superfcie reduzem flutuaes de temperatura e umidade e potencial de eroso.

FUNES DA MOS Biolgicas - Fonte de energia para microrganismos taxas de decomposio e mineralizao. - Atividade enzimtica estimula ou inibe enzimas extracelulares. - Desenvolvimento de plantas estimula ou inibe a produo de fitohormnios ou de compostos orgnicos txicos.

REAES DA MOS
A reatividade da MOS devido as suas propriedades: ASE = 800 - 900 m2 g-1 CTC = 400 - 800 cmolc kg-1 PCZ 3,5 Diversidade de grupos funcionais - grupos COOH geram CTC em pH 3,0 - grupos OH fenlicos geram CTC em pH 9,0

REAES DA MOS Troca de ctions - As cargas negativas geradas so balanceadas com ctions Ca2+, Mg2+, K+, etc.; - Ligaes eletrostticas (fracas); - A soma dos ctions trocveis sorvidos por unidade de massa da MOS caracteriza a CTC da MOS.

REAES DA MOS Complexao de metais


-Alguns ctions (metlicos) apresentam ligao estvel (carter covalente) com a MOS; -Complexo metlico (quelato) ligao em 2 ou mais pontos da molcula orgnica; -Disponibilidade de micronutrientes (Zn2+, Cu2+, Mn2+, etc.); - Reduo da atividade de elementos txicos (Cd, Pb, Cr, Ni, etc.).

REAES DA MOS Complexao de metais

REAES DA MOS Poder de tamponamento da acidez do solo - A MOS fonte de H+ para a soluo do solo (acidez potencial); - Teor de MOS x recomendao de corretivos de acidez do solo (calcrio).

REAES DA MOS

Interao com argilominerais

- Depende do tipo de material orgnico e das propriedades da superfcie mineral; - Ligaes atravs de troca de ons, ponte de H+ e ctions, troca de ligantes, foras de Van Der Waals, etc.; - Confere proteo fsica e qumica da MOS; - Afeta a pedognese dos solos.

REAES DA MOS

Dinmica da MOS Adio de MO

Reaes com outras molculas orgnicas

- Ocorre pela converso de CO2 em compostos orgnicos no processo de fotossntese; - Decresce com a profundidade.

-Herbicidas, inseticidas, fungicidas, etc.; - Os mecanismos dessas interaes dependem de propriedades fsicas e qumicas das molculas envolvidas, pH, temperatura, potencial redox, umidade, etc.

(Brady & Weil, 1996)

Dinmica da MOS Perdas de MO


Ocorrem principalmente pela: - Liberao de CO2 na respirao; - Decomposio microbiana dos resduos do solo; - Revolvimento do solo, aumento da oxidao de compostos orgnicos e perdas por lixiviao e eroso; - Desmatamento; - Queima de combustveis fsseis.

Dinmica da MOS Decomposio de compostos orgnicos


- microrganismos enzimas extracelulares quebrar os polmeros da estrutura orgnica de plantas e animais absoro dos monmeros liberados pela membrana celular e oxidao nas rotas metablicas para gerao de ATP e liberao de CO2 e H2O.
Velocidade de decomposio depende de: - estrutura bioqumica (recalcitrncia da MOS) - condies do ambiente - produo de enzimas necessrias - interao com a fase mineral do solo (proteo) Acares, amidos e protenas simples decomposio + rpida; Fraes lbeis x frao hmica recalcitrncia.

A magnitude desses processos em dadas condies pedoclimticas depende das espcies e do sistema de manejo do solo utilizado.

Tempo de decomposio das substncias no humificadas no solo.

Processo de decomposio da MOS (Brady & Weil, 1996)

Processo oxidativo de decomposio da MOS R (C, 4H) + 2O2 oxidao CO2 + H2O + energia enzimtica

Aspectos ambientais da decomposio da MOS - Produo de CO2; - Produo de CH4 (gs metano); - Lixiviao de NO3-

Processo anaerbico de decomposio da MOS

Imobilizao e mineralizao - Organismos podem imobilizar parte dos nutrientes encontrados nos resduos para biossntese; - Os nutrientes temporariamente imobilizados so mineralizados com a morte e decomposio dos organismos.

A relao carbono/nitrognio (C/N) - O equilbrio entre as taxas de mineralizao e imobilizao depende da quantidade de C no resduo e da relao entre carbono e nitrognio (C/N); - Os tecidos microbianos possuem uma relao C/N entre 20 e 30.
Relao C/N nos resduos do solo e as taxas de imobilizao e mineralizao. Relao C/N > 30 20 30 < 20 Imobiliz./Mineraliz. I>M I=M I<M Disponibilidade N reduzida no alterada aumentada

Clima x MOS
Climosseqncia oeste leste do RS (Kampf & Schwertmann, 1983)

- Teores de MOS (%C) decrescem com a elevao da temperatura e a diminuio da gua excedente. Climosseqncia de solos na regio do Planalto.

Dados dos perfis da climosseqncia na regio do Planalto.

Solos

Altitude

C (%)

Al3+ (cmolc kg-1)

CTC (cmolc kg-1)

Cor do Hz A

Santo ngelo Erechim Vacaria Bom Jesus

300 700 900 940

1,75 2,08 2,52 2,79

1,5 3,9 3,9 5,2

11,73 13,30 16,77 20,04

2,5 YR 2,5 YR 7,5 YR 10 YR

MOS e propriedades fsicas


Relao da temperatura e a capacidade de decomposio de organismos aerbicos e anaerbicos (Brady & Weil, 1996)

- Os resduos orgnicos diminuem a densidade do solo e criam poros de tamanho grande que favorecem a entrada de ar e a drenagem dgua. - As razes e os miclios de fungos criam uma rede que favorece a estabilidade dos agregados.

MOS e propriedades qumicas


Relao entre o dimetro mdio geomtrico dos agregados (DMG) e os teores de carbono orgnico em um Latossolo Vermelho. (Santos & Camargo, 1999) Influncia do C org. no PCZ de um Latossolo (Meurer, 2000)

MOS e propriedades qumicas


Relao da CTC de um Argissolo Vermelho com o seu teor de C org. (Santos & Camargo, 1999) Decomposio do C do solo em ambientes temperados e tropicais (Camargo et al., 1999)

Manejo agronmico x MOS - O cultivo do solo altera as taxas de adio e perda da MOS. Os teores de MOS em solos de ambientes temperados e tropicais so semelhantes? Em ambientes temperados ocorre mais acmulo de MO devido menor atividade microbiana; Em ambientes tropicais, com solos intemperizados, ocorre menor decomposio de MO devido interao da MOS com minerais (xidos e caulinita) - proteo qumica da MOS. O preparo do solo afeta as perdas devido: - mudana de temperatura; - umidade; - aerao; - ruptura de agregados; - fracionamento e incorporao de resduos. As taxas de adio so influenciadas pelos sistemas de rotao de culturas (quantidade de resduos que retornam ao solo). O efeito do manejo nas taxas de decomposio da MOS depende do tipo de solo: - textura e mineralogia estabilidade fsica da MOS.

Manejo agronmico x MOS

- Exemplo de manejo:
Teores de CO e NT em Argissolo Vermelho submetido, durante 9 anos, a diferentes sistemas de manejo (Bayer, 1996).

(Bayer & Mielniczuk, 1999)

PC = preparo convencional; PD = plantio direto; A = aveia; V=ervilhaca; M = milho; C = caupi.

MOS e pedognese - Exemplo de manejo: O PD acumulou 11 t ha-1 de C org. e 1 t ha-1 de NT a mais que o PC (9 anos); Taxa de acmulo anual de 1 t ha-1 de C org. e 100 kg ha-1 de NT a mais no PD; Taxa de decomposio anual da MOS de 2,9% no PD e 5,4% no PC reduo de 85% das perdas devido ao no revolvimento do solo. -A pedognese resultado da ao de fatores de formao evoluo at a maturidade do solo (equilbrio com a paisagem); - A interao entre MOS e minerais, combinados com os fatores de formao, determinam os processos de formao do solo; Metablitos reativos produzidos por microrganismos NH3, HNO3, H2SO4, CO2 (H2CO3), cidos orgnicos (actico, oxlico) dissolvem rochas solubilizando ctions da estrutura dos minerais silicatados. Produtos solveis da reao de cidos orgnicos e minerais podem ser removidos do sistema solos por lixiviao ou translocados para regies inferiores no perfil de solo, onde se precipitam formando horizontes especficos duripan, B espdico, cimentao de slica, etc.

MOS e pedognese cidos orgnicos como cido ctrico e oxlico e substncias hmicas reagem com minerais silicatados formando quelatos (reao de complexao), facilitando a quebra de ligaes estruturais intemperismo do mineral. - Diferenciao de horizontes classificao dos solos.

Quantidade de carbono no solo

A quantidade de carbono no solo depende da quantidade adicionada e das condies do ambiente.

C=a/k

onde a = b x m

C = % de carbono k = taxa anual de decomposio do carbono orgnico do solo a = adio anual de carbono no solo (t ha-1) b = quantidade de material orgnico fresco depositado no solo anualmente m = taxa de converso de b para carbono orgnico

Quantidade de carbono no solo

Mtodo de determinao do carbono orgnico do solo

Valores estimados dos parmetros relacionados ao carbono em equilbrio em diversos ambientes.


b t ha-1 5,0 2,2 0,9 1,4 5,0 m % 50 40 45 35 40 a t ha-1 2,5 0,8 0,4 0,5 2,0 k % ano-1 2,7 0,7 1,2 0,4 7,0 C % 4,2 2,0 0,8 3,0 2,0

- O processo de oxidao da MOS ocorre via mida, efetuado por uma mistura sulfocrmica, a qual posteriormente titulada com sulfato ferroso amoniacal. -Determina-se somente o C org. prontamente oxidvel equivalente a 58% da MO. - MO (%) = C org. (%) x 1,724

ECOSSISTEMA Floresta tropical Floresta temperada Savana tropical Pradaria Solo cultivado

Mtodo de determinao do carbono orgnico do solo

Vous aimerez peut-être aussi