Vous êtes sur la page 1sur 14

SUPERINTENDNCIA REGIONAL DE ENSINO POUSO ALEGRE

Sequncia Didtica Crnica

Este trabalho destina-se ao professor do Ciclo Complementar como ferramenta de ensino com o objetivo de oportunizar ao aluno atividades, dentro de uma sequncia didtica, que possibilite o desenvolvimento da fluncia da leitura bem como a compreenso global de um texto.

Pouso Alegre Setembro/2011

SEQUNCIA DIDTICA

A Crnica
Objetivo geral: Identificar o gnero crnica, estabelecendo suas caractersticas e funo social. Atividade de Introduo
Objetivo: possibilitar ao aluno a familiarizao com o conhecimento novo

Apresentao do vdeo Da utilidade dos animais, baseado na crnica de Carlos Drummond de Andrade. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=AZKuNEkTQa8 Roda de conversa sobre o vdeo assistido: impresses, opinies, cenrio, tempo, personagens, outros comentrios. Entregar a crnica Da utilidade dos animais impressa para os alunos. (Anexo 1) Aps a leitura, pedir que coloquem quais pontos eles perceberam que so iguais ao vdeo apresentado anteriormente. (Mostrar ao aluno que a crnica um momento pinado do cotidiano.) Em seguida, questionar os alunos: Voc sabe a que gnero esse texto pertence? Em qual portador ele poderia ter vindo? Algum conhece o autor do texto? J leu alguma outra obra dele?

Caso o gnero no surja atravs dos alunos, escrever no quadro a palavra CRNICA e explor-la Utilizar os sentidos morfolgico (aspecto formal) e etimolgico (origem e formao). Professor, esse trecho para seu estudo particular, no para ser passado aos alunos. A crnica um gnero que tem relao com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literria, conotativa. A origem da palavra crnica grega, vem de chronos (tempo), por isso que uma das caractersticas desse tipo de texto o carter contemporneo. A crnica pode receber diferentes classificaes:

- a lrica, em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo; - a humorstica, em que o autor faz graa com o cotidiano;

- a crnica-ensaio, em que o cronista, ironicamente, tece uma crtica ao que acontece nas relaes sociais e de poder; - a filosfica, reflexo a partir de um fato ou evento; - e jornalstica, que apresenta aspectos particulares de notcias ou fatos, pode ser policial, esportiva, poltica etc.

Fazer uma dramatizao do texto para apresentao. Pedir aos alunos, como dever de casa, que selecionem uma crnica e tragam para a escola no dia seguinte. Caso os alunos no tenham condio de trazer textos, lev-los biblioteca para que possam pesquis-los. Atividades para trabalho sistemtico Objetivo: possibilitar ao aluno o domnio do gnero textual Dividir a turma em trios e pedir que faam uma comparao da estrutura entre os textos que eles trouxeram. Parmetros para a comparao: 1. Linguagem formal ou informal 2. Foco narrativo (narrador-observador ou narrador-personagem) 3. Texto longo ou mais curto 4. De onde so retirados os fatos narrados 5. Funo social (para que serve o texto) Os grupos faro a socializao das comparaes realizadas e o professor listar, no quadro, as caractersticas do gnero levantadas pelos alunos. (Se faltar alguma caracterstica, o professor dever conduzir o aluno atravs de questionamento at que cheguem ao item necessrio.) Atividades para consolidao
Objetivos:

consolidar o processo de aprendizagem dos alunos; sedimentar os avanos nos conhecimentos e capacidades.

Distribuio das atividades em folhas xerocadas para trabalho em dupla da crnica V caiu na piscina. (Anexo 2) Professor, Nesse momento voc poder fazer com que os alunos exercitem as caractersticas do gnero textual, pedindo que localizem, na crnica, cada item j estudado. Atividades para avaliao Objetivos: Verificar a aprendizagem; fazer um diagnstico para planejamento de novas aes didticas. Para a avaliao, sero distribudas folhas com atividades para serem realizadas individualmente com a crnica O diamante. (Anexo 3) Alm da atividade anterior, pedir aos alunos que produzam uma crnica, pensando sempre nas caractersticas estudadas anteriormente.

ITEM DE AVALIAO
Enunciado

Releia o texto O diamante:


O prprio texto apresentado no incio da atividade.

Suporte

Comando

A crnica tem a inteno de:

Divertir o leitor, fazendo-o pensar nas muitas Marias que existem no Brasil. Fazer o leitor refletir sobre a singularidade das pessoas, isto , cada pessoa diferente da outra, apesar de possuir o mesmo nome. Informar ao leitor que existem muitas Marias por a. Criticar a postura dos pr-adolescentes.

ANEXO

DA UTILIDADE DOS ANIMAIS

Terceiro dia de aula. A professora um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles tm direito vida, como ns, e, alm disso, so muito teis. Quem no sabe que o cachorro o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas no s ele no. A galinha, o peixe, a vaca... Todos ajudam. - Aquele cabeludo ali, professora, tambm ajuda? - Aquele? o iaque, um boi da sia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pelo se fazem perucas bacaninhas. E a carne, dizem que gostosa. - Mas se serve de montaria, como que a gente vai comer ele? - Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante. Este o texugo. Se vocs quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que timo. - Ele faz pincel, professora? - Quem, o texugo? No, s fornece o pelo. Para pincel de barba tambm, que o Arturzinho vai usar quando crescer. Arturzinho objetou que pretende usar barbeador eltrico. Alm do mais, no gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora j explicava a utilidade do canguru: - Bolsas, malas, maletas, tudo isso o couro do canguru d pra gente. No falando na carne. Canguru utilssimo. - Vivo, fessora? - A vicunha, que vocs esto vendo a, produz... produz maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pelo dela ns preparamos ponchos, mantas, cobertores, etc. - Depois a gente come a vicunha, n, fessora? - Daniel, no preciso comer todos os animais. Basta retirar a l da vicunha, que torna a crescer... - E a gente torna a cortar? Ela no tem sossego, tadinha. - Vejam agora como a zebra camarada. Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete. Tambm se aproveita a carne, sabem? - A carne tambm listrada? - pergunta que desencadeia riso geral.

- No riam da Betty, ela uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no aougue, mas posso garantir que no listrada. Se fosse, no deixaria de ser comestvel por causa disto. Ah, o pinguim? Este vocs j conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que s serve para brincar? Esto enganados. Vocs devem respeitar o bichinho. O excremento - no sabem o que ? O coc do pinguim um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O leo feito com a gordura do pinguim... - A senhora disse que a gente deve respeitar. - Claro. Mas o leo bom. - Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa. - Pois lucra. O pelo d escovas de tima qualidade. - E o castor? - Pois quando voltar a moda do chapu para homens, o castor vai prestar muito servio. Alis, j presta, com a pele usada para agasalhos. o que se pode chamar um bom exemplo. - Eu, hem? - Dos chifres do rinoceronte, Bel, voc pode encomendar um vaso raro para o living de sua casa. Do couro da girafa, Lus Gabriel pode tirar um escudo de verdade, deixando os pelos da cauda para Teresa fazer um bracelete genial. A tartaruga-marinha, meu Deus, de uma utilidade que vocs no calculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-l-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa... O bigu engraado. - Engraado, como? - Apanha peixe pra gente. - Apanha e entrega, professora? - No bem assim. Voc bota um anel no pescoo dele, e o bigu pega o peixe mas no pode engolir. Ento voc tira o peixe da goela do bigu. - Bobo que ele . - No. til. Ai de ns se no fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e no maltrat-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo? - Entendi. A gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pelo, o couro e os ossos.
Carlos Drummond de Andrade De Notcias & No-notcias Faz-se a Crnica.

ANEXO

V caiu na piscina

Noite na casa da serra, a luz apagou. Entra o garoto: - Pai, v caiu na piscina. - Tudo bem, filho. O garoto insiste: - Escutou o que eu falei, pai? - Escutei, e da? Tudo bem. - C no vai l? - No estou com vontade de cair na piscina. - Mas ela t l... - Eu sei, voc j me contou. Agora deixe seu pai fumar um cigarrinho descansado. - T escuro, pai. - Assim melhor. Eu gosto de fumar no escuro. Daqui a pouco a luz volta. Se no voltar, d no mesmo. Pede sua me pra acender a vela na sala. Eu fico aqui mesmo, sossegado. - Pai... - Meu filho, v dormir. melhor voc deitar logo. Amanh cedinho a gente volta pro Rio, e voc custa muito a acordar. No quero atrasar a descida por sua causa. - V t com uma vela. - Pois ento? Tudo bem. Depois ela acende. - J t acesa. - Se t acesa, no tem problema. Quando ela sair da piscina, pega a vela e volta direitinho pra casa. No vai errar o caminho, a distncia pequena, e voc sabe muito bem que sua av no precisa de guia. - Por que c no acredita no que eu digo? - Como no acredito? Acredito sim. - C no t acreditando. - Voc falou que a sua av caiu na piscina, eu acreditei e disse: tudo bem. Que que voc queria que eu dissesse? - No, pai, c no acreditou ni mim.

- Ah, voc est me enchendo. Vamos acabar com isso. Eu acreditei, viu? Estou te dizendo que acreditei. Quantas vezes voc quer que eu diga isso? Ou voc acha que estou dizendo que acreditei mas estou mentindo? Fique sabendo que seu pai no gosta de mentir. - No te chamei de mentiroso. - No chamou, mas est duvidando de mim. Bem, no vamos discutir por causa de uma bobagem. Sua av caiu na piscina, e da? um direito dela. No tem nada de extraordinrio cair na piscina. Eu s no caio porque estou meio resfriado. - , pai, c de morte! O garoto sai, desolado. Aquele velho no compreende mesmo nada. Da a pouco chega a me: - Eduardo, voc sabe que dona Marieta caiu na piscina? - At voc, Ftima? No chega o Nelsinho vir com essa ladainha? - Eduardo, est escuro que nem breu, sua me tropeou, escorregou e foi parar dentro da piscina, ouviu? Est com a vela acesa na mo, pedindo para que tirem ela de l, Eduardo! No pode sair sozinha, est com a roupa encharcada, pesando muito, e se voc no for depressa, ela vai ter uma coisa! Ela morre, Eduardo! - Como? Por que aquele diabo no me disse isso isto? Ele falou apenas que ela tinha cado na piscina, no explicou que ela tinha tropeado, escorregado e cado! Saiu correndo, nem esperou a vela, tropeou, quase que ia parar tambm dentro dgua: - Mame, me desculpe! O menino no me disse nada direito. Falou s que a senhora caiu na piscina. Eu pensei que a senhora estava se banhando. - Est bem, Eduardo disse dona Marieta, safando-se da gua pela mo do filho, e sempre empunhando a vela que conseguira manter acesa. Mas de outra vez voc vai prestar mais ateno no sentido dos verbos, ouviu? Nelsinho falou direito, voc que teve um acesso de burrice, meu filho!
(Carlos Drummond de Andrade. Rick e a girafa. So Paulo, tica, 2002. Coleo Para Gostar de Ler Jnior, v.3.)

Nascido e criado na cidade mineira de Itabira, Carlos Drummond de Andrade levaria por toda a sua vida, como um de seus mais recorrentes temas, a saudade da infncia. Produzindo at o fim da vida, Carlos Drummond de Andrade deixou uma vasta obra. Quando faleceu, em agosto de 1987, j havia destacado seu nome na literatura mundial.

Estudo do texto

1. O texto comea com as seguintes informaes: Noite na casa da serra, a luz apagou. Essas informaes so importantes para justificar algum fato na histria? 2. Observe o trecho a seguir: No, pai, c no acreditou ni mim. Por que o autor registra as palavras destacadas dessa forma? 3. Como fica essa fala de acordo com a linguagem formal? 4. Compare a fala do pai com a fala do filho. a) Em qual das duas h uma quantidade maior de palavras registradas como as destacadas na questo anterior? b) Por que voc acha que existe essa diferena entre as duas falas? 5. Observe a participao do narrador. a) Quantas vezes ele aparece? b) Por que voc acha que o autor fez essa opo? 6. Que motivo gerou a falta do entendimento por parte do pai de Nelsinho? 7. Por que voc acha que essa confuso aconteceu? 8. Voc acha que essa situao poderia acontecer na realidade? Justifique sua resposta.

9. Qual a funo social desse texto? 10. Observe as frases a seguir e escreva o sentido do verbo cair em cada uma delas. a) Vou cair no mar, a gua deve estar muito gostosa. b) Chiiiii!!! A diretora caiu da cadeira. c) A menina caiu de cama. Est com um febro enorme. d) Nossa! Tudo que eu estudei caiu na prova! e) Agora escreva uma frase com o verbo cair em cada um dos sentidos da atividade anterior.

11. Faa uma ilustrao sobre o texto lido. ANEXO

O DIAMANTE

Um dia, Maria chegou em casa da escola muito triste. O que foi? perguntou a me de Maria. Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada. A me de Maria foi ver se Maria estava com febre. No estava. Perguntou se Maria estava sentindo alguma coisa. No estava. Perguntou se estava com fome. No estava. Perguntou o que era, ento. Nada, disse Maria. A me resolveu no insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a me avisou: Melhor nem falar com ela... Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum. Na mesa do jantar, Maria de repente falou: Eu no valo nada. O pai de Maria disse: Em primeiro lugar, no se diz eu no valo nada. eu no valho nada. Em segundo lugar, no verdade. Voc valhe muito. Quer dizer, vale muito. No valho. Mas o que isso? disse a me de Maria. Voc a nossa filha querida. Todos gostam de voc. A mame, o papai, a vov, os tios, as tias. Para ns, voc uma preciosidade. Mas Maria no se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhes de outras pessoas. S na minha aula tem sete Marias! Querida... comeou a dizer a me. Mas o pai interrompeu. Maria disse o pai , voc sabe por que um diamante vale tanto dinheiro? Porque bonito. Porque raro. Um pedao de vidro tambm bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante difcil de encontrar. Quanto mais rara uma coisa, mais ela vale. Voc sabe por que o ouro vale tanto? Por qu?

Porque tem pouqussimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para no ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo s existisse uma pepita de ouro. Ia ser a coisa mais valiosa do mundo. Pois . E em todo o mundo s existe uma Maria. S na minha sala so sete. Mas so outras Marias. So iguais a mim. Dois olhos, um nariz... Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem. ... Voc j se deu conta que em todo mundo s existe uma voc? Mas, pai... S uma. Voc uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas voc, voc mesmo, s existe uma. Se algum dia aparecer outra voc na sua frente, voc pode dizer: falsa. Ento eu sou a coisa mais valiosa do mundo. Olha, voc deve estar valendo a uns trs trilhes... Naquela noite a me de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy: Sabe um diamante?

(Luis Fernando Verissimo. O santinho. 3a. ed. Porto Alegre: L&PM, 1991. p. 10-2.)

Snoopy: cachorrinho de pelcia. 2. Releia o trecho: convencer-se: adquirir certeza, Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum. persuadir-se. raro: que poucas vezes se encontra, pouco numeroso. dar-se conta: notar, perceber.

1. No terceiro pargrafo foi usada uma palavra para caracterizar o estado em que Maria se encontrava aps chegar da escola. Que palavra essa? Explique o que ela significa. _____________________________________________ _____________________________________________ _______________________________________

a) O significa a expresso grifada? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

b) Essa expresso faz parte de uma linguagem formal ou informal? Justifique sua resposta. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

3. Assinale as alternativas que caracterizam o texto como uma crnica. ( ) Narra uma histria do mundo da imaginao. ( ) Narra uma histria possvel de acontecer na realidade.

( ) Narra acontecimentos utilizando uma linguagem simples e descontrada. ( ) Narra acontecimentos utilizando uma linguagem formal e objetiva.

4. Observe a participao do narrador.

a) Que tipo de narrador o texto apresenta?

( ) narrador-observador ( ) narrador-personagem

b) Note que o narrador aparece somente algumas vezes ao longo da histria. O que aconteceu com os dilogos ao optar por esse tipo de participao do narrador? ( ) os dilogos ficaram mais dinmicos e tiveram maior destaque. ( ) os dilogos ficaram mais lentos, pois toda hora o narrador fala. ( ) os dilogos perderam a importncia.

5. Releia os trechos a seguir que vm um pouco depois de Maria dizer que no vale nada: a) Mas o que isso? disse a me de Maria. Voc a nossa filha querida. Todos gostam de voc. A mame, o papai, a vov, os tios, as tias. b) Maria disse o pai , voc sabe por que um diamante vale tanto dinheiro? Porque bonito. Porque raro. Um pedao de vidro tambm bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante difcil de encontrar. Quanto mais rara uma coisa, mais ela vale.

Argumentos so ideias usadas para convencer algum de alguma coisa. Nos trechos acima, quem voc acha que apresenta argumentos mais convincentes a Maria? Justifique sua resposta. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

6. Para convencer Maria de que ela era valiosa, o pai faz comparaes. a) Que comparaes so essas? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

b) O que ele quis dizer com isso? ( ) As pessoas so to bonitas quanto as pedras preciosas. ( ) As pessoas, por serem diferentes umas das outras, tornam-se raras e valiosas, como as pedras preciosas. ( ) Algumas pessoas so bonitas, outras so feias, assim como algumas pedras preciosas, por isso so raras.

Equipes PIP/ATC e PIP/CBC SRE Pouso Alegre

Vous aimerez peut-être aussi