Vous êtes sur la page 1sur 16

Processo Seletivo

Turma 2012

001. Prova de Conhecimentos

INSTRUES
 Voc recebeu sua folha de respostas, seu caderno de redao contendo o tema a ser desenvolvido e este caderno contendo 50 questes objetivas.  Confira seu nome e nmero da carteira impressos nas capas dos cadernos.  Assine a folha de respostas e o caderno de redao com caneta de tinta azul ou preta.  Leia cuidadosamente as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Responda a todas as questes.  Assinale na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a alternativa que julgar certa.  Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder s questes objetivas e desenvolver a redao.  A sada do candidato do prdio ser permitida aps transcorridas 2 horas do incio da prova.  Ao terminar a prova, voc entregar ao fiscal a folha de respostas, o caderno de redao e levar este caderno de questes.

Aguarde

a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

16.10.2011

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

Lngua Portuguesa 01. Observe o resultado de uma enquete:

03. Considerando as informaes textuais, correto afirmar que, nas regies Nordeste, Sul e Sudeste, o eclipse total lunar foi visto (A) aps o sol raiar.

Quanto tempo levar para as mquinas pensarem como o homem?


5 anos Nunca vai acontecer

(B) pouco antes de anoitecer. (C) ao meio-dia.


13%

(D) no incio da madrugada. Leia o texto, para responder s questes de nmeros 04 a 08.

35%

100 anos

20%

Elas j pensam melhor que muita gente

32%

(Galileu, junho de 2011. Adaptado)

O resultado da enquete indica que a maior parte das pessoas (A) no acredita que as mquinas pensaro como os homens antes de 100 anos. (B) v as mquinas pensando como os homens j nos prximos anos. (C) no acredita que as mquinas um dia pensaro como os homens. (D) acha que j uma realidade as mquinas pensarem como os homens. Para responder s questes de nmeros 02 e 03, leia o texto. O eclipse do eclipse Quem conseguiu assistir ao eclipse lunar em Curitiba, Paran, . A nuvem na noite de quarta-feira, pode se considerar de cinzas liberadas pelo vulco chileno Puyehue-Cordn Caulle, que tem prejudicado o de avies na Regio Sul do pas, tambm embaou a viso do fenmeno. (...) O primeiro eclipse lunar total em mais de uma dcada ser visto no Brasil durante o crepsculo, nas regies Nordeste, Sul e Sudeste.
(poca, 20.06.2011. Adaptado)

Chove em So Paulo. So 6 da tarde. Milhes de pessoas saem de seus escritrios para encarar um engarrafamento de 160 quilmetros. Dentro dos carros e nibus, a populao torce para que esse cenrio no seja prejudicado por algum acidente. A frota da cidade ultrapassa a marca de 7 milhes de veculos desde maro, segundo o Departamento Estadual de Trnsito (Detran-SP). Seis milhes deles so carros. Se todos sassem da garagem ao mesmo tempo, no haveria espao suficiente nas ruas para ficarem parados um atrs do outro. A alternativa, o metr, mesmo sendo o maior do pas com 70 km, no serve toda a populao.
(Galileu, junho de 2011)

04. O texto faz uma descrio de So Paulo s 6 horas da tarde, com o objetivo de mostrar que (A) a frota de veculos da cidade cresce sem interferir nos engarrafamentos. (B) acidentes em dia de chuva so insignificantes para o trnsito da cidade. (C) a populao torce para que problemas climticos provoquem acidentes. (D) o excesso na frota de veculos transforma o trnsito da cidade em caos. 05. No trecho Se todos sassem da garagem ao mesmo tempo, no haveria espao suficiente nas ruas para ficarem parados um atrs do outro. , as informaes so apresentadas de forma (A) ambgua. (B) contraditria. (C) hipottica. (D) cmica. 06. Assinale a alternativa correta quanto concordncia. (A) Os 70 km de metr da cidade de So Paulo no serve toda a populao. (B) A chuva e o engarrafamento preocupam as pessoas ao sarem do trabalho. (C) Mais de 7 milhes de veculos compe a frota da cidade de So Paulo, desde maro. (D) As pessoas torcem para que os acidentes no prejudique ainda mais o trnsito.
3
EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

02. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) privilegiado ... trfego ... pde (B) privilegiado ... trfico ... pode (C) previlegiado ... trfico ... pde (D) previlegiado ... trfego ... pode

07. Os da capital paulista no so os nicos que sofrem com o trnsito catico. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA) revela que 43,5% dos motoristas de todos os estados brasileiros enfrentam congestionamentos diariamente. Nesse cenrio, pesquisadores se unem para apresentar solues seguras para trazer de volta mobilidade cidades em expanso.
(Galileu, junho de 2011. Adaptado)

Leia o poema de Adlia Prado para responder s questes de nmeros 10 a 14. Casamento H mulheres que dizem: Meu marido, se quiser pescar, pesque, mas que limpe os peixes. Eu no. A qualquer hora da noite me levanto, ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar. to bom, s a gente sozinhos na cozinha, de vez em quando os cotovelos se esbarram, ele fala coisas como este foi difcil prateou no ar dando rabanadas e faz o gesto com a mo. O silncio de quando nos vimos a primeira vez atravessa a cozinha como um rio profundo. Por fim, os peixes na travessa, vamos dormir. Coisas prateadas espocam: somos noivo e noiva.
(Adlia Prado. Terra de Santa Cruz)

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) cidades ... a ... a (B) cidados ... ... a (C) cidades ... ... (D) cidados ... a ... a 08. Em A alternativa, o metr, mesmo sendo o maior do pas com 70 km, no serve toda a populao. , a orao em destaque pode ser substituda, sem prejuzo de sentido ao texto, por: (A) embora seja o maior do pas com 70 km. (B) como o maior do pas com 70 km. (C) ou o maior do pas com 70 km. (D) quando for o maior do pas com 70 km. 09. Leia a charge.

10. O eu lrico, a voz que fala no poema, (A) masculino e se descreve como um homem muito apaixonado cuja mulher o auxilia na limpeza dos peixes. (B) feminino e se descreve como uma parceira, sem restries para estar ao lado do marido para limpar os peixes. (C) masculino e se descreve como um marido cuja mulher igual a todas as outras, que discordam da pesca. (D) feminino e se descreve como uma esposa cansada da rotina do marido, que muito se dedica pescaria. 11. A situao apresentada no poema (A) explicita a submisso da mulher ao marido. (B) refora as diferenas entre homem e mulher.
(O Tempo, 11.06.2011)

(C) aproxima ainda mais o marido e a mulher. (D) revela a fora de dominao da mulher. 12. Com o verso e faz o gesto com a mo. entende-se que o marido (A) simula o movimento feito pelo peixe ao ser fisgado. (B) imagina como poderia ser o desespero do peixe pego. (C) brinca ser um peixe para assustar a sua mulher. (D) se mostra pouco entusiasmado com o peixe pescado.

A fala do personagem permite concluir que ele e sua famlia (A) preferem a calada casa que destelha. (B) desconhecem o que morar em uma casa. (C) tm uma situao confortvel na calada. (D) reconhecem que viviam melhor no passado.

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

13. Observe os versos: Meu marido, se quiser pescar, pesque, mas que limpe os peixes. Em conformidade com a norma padro, substituindo-se as formas em destaque pelas formas conjugadas dos verbos ir e distribuir no mesmo tempo verbal, respectivamente, obtm-se: (A) Meu marido, se ir pescar, pesque, / mas que distribui os peixes. (B) Meu marido, se for pescar, pesque, / mas que distribua os peixes. (C) Meu marido, se v pescar, pesque, / mas que distribui os peixes. (D) Meu marido, se vai pescar, pesque, / mas que distribua os peixes. 15. Observe o mapa de um zoolgico:

14. No poema, a informao to bom (6. verso) refere-se (A) ao preparo do peixe pelo casal noite. (B) aos homens que limpam os peixes sozinhos. (C) ida ao mar, onde se pesca e se limpa o peixe. (D) a mulheres que vo pescar com os maridos.

(www.novaescola.org.br/gestao, abril/maio de 2011. Adaptado)

As informaes do mapa permitem afirmar que as pessoas podem (A) obter informaes na Alameda Rastejante. (B) fazer compras prximo Praa do Recreio. (C) usar os banheiros na Alameda Nativos da Mata. (D) descansar ou se alimentar na Praa de Diverso.
5
EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

CINCIAS HUMANAS 16. Leia os dois textos. I. A queda dos mercados reforou os temores que vm afetando as bolsas mundiais aps perdas provocadas pela crise de endividamento dos Estados Unidos e dos pases da zona do euro. As bolsas asiticas apresentaram nmeros mistos nesta quinta-feira, [11.08] seguindo o clima de incerteza de quarta na Europa e nos Estados Unidos.
(www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110811_ bolsas_atualizacao_bg.shtml. Adaptado)

18. Considere as seguintes situaes: I. desmatamento e queimadas em florestas do Brasil e do Congo (frica); II. aumento do consumo de carvo mineral como fonte de energia na China; III. vazamento da usina nuclear de Fukushima (Japo). As situaes apresentadas (A) mostram que h srios problemas ambientais nos pases subdesenvolvidos. (B) ainda esto restritas a um nmero reduzido de pases do mundo. (C) destacam os pases que mais emitem gases do efeito estufa. (D) embora localizadas, tornam-se problemas ambientais em nvel mundial. 19. Analise os dados sobre a indstria brasileira apresentados a seguir. Participao da indstria no PIB (Produto Interno Bruto) 2010

II. A perda de confiana, principalmente dos investidores internacionais, foi o que fez a Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa) fechar em baixa pelo segundo dia consecutivo. A queda registrada hoje [04.08] foi 5,72%. No ano, a baixa acumulada 23,8%.
(ww.jornalnh.com.br/sao-paulo/335511/crise-internacional-levabolsa-de-valores-a-segundo-dia-de-baixa.html. Adaptado)

Da leitura dos textos I e II, pode-se concluir que (A) nas crises, as maiores perdas ocorrem nos pases menos democrticos. (B) o Brasil o nico pas emergente que possui bolsa de valores. (C) uma crise econmica nos pases ricos geralmente se torna mundial. (D) as crises mundiais no tm afetado os pases emergentes. 17. Os atentados de 11 de setembro de 2001 ocorreram nos Estados Unidos, mas tiveram repercusses no mundo inteiro. Veja a imagem do ataque s Torres Gmeas, em Nova Iorque.

(IBGE)

exportaes brasileiras

Participao da indstria nas 2010

(IBGE)

(4.bp.blogspot.com/_jFIMy_-G_qw/Sqs9A1l7BhI/AAAAAAAAAwg/MBbb MUfd4E/s400/Torres+g%C3%AAmeas.jpg)

Da leitura dos grficos, possvel concluir que a atividade industrial (A) vive, atualmente, um processo de descentralizao. (B) exige grandes somas de capitais para investimentos. (C) um dos setores mais importantes na gerao de riquezas. (D) emprega Brasil. da populao economicamente ativa do

Aps o atentado de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos (A) assumiram o combate ao terrorismo em escala mundial alm de se envolverem em duas guerras: do Iraque e do Afeganisto. (B) promoveram uma reorganizao da geopoltica mundial, retomando os princpios da bipolaridade da poca da Guerra Fria. (C) distanciaram-se dos antigos aliados europeus e latino-americanos e associaram-se s potncias emergentes asiticas. (D) incentivaram a reestruturao do Conselho de Segurana da ONU, admitindo pases considerados politicamente neutros.
EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

20. Analise o mapa.


com

22. Analise as fotos. Foto I

Brasil: Participao dos estabelecimentos 2 000 hectares ou mais em relao ao total da rea

(%) At 5,0 De 5,1 a 10,0 De 10,1 a 17,0 21,6

A Avenida Paulista era o carto postal e o endereo da elite ligada produo do caf (cerca de 1905)
(aleatorys.blogspot.com)

Foto II

(Graa M. L. Ferreira. Atlas Geogrfico:espao mundial. So Paulo: Moderna, 2003, p. 27. Adaptado)

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a agricultura brasileira permitem afirmar que a regio (A) Norte apresenta maior concentrao de grandes propriedades nos estados onde se pratica a agricultura sustentvel de cereais. (B) Centro-Oeste apresenta a maior concentrao de grandes propriedades devido expanso da pecuria e das culturas de exportao. (C) Nordeste no apresenta grandes propriedades porque ali predominam minifndios e agricultura do tipo familiar. (D) Sul no apresenta elevada participao das grandes propriedades em reas de cultivos de uvas e de criao de sunos e ovinos. 21. Leia o trecho da cano. A cultura e o folclore so meus Mas os livros foi voc quem escreveu Quem garante que Palmares se entregou Quem garante que Zumbi voc matou Perseguidos sem direitos nem escolas Como podiam registrar as suas glrias Nossa memria foi contada por vocs E julgada verdadeira como a prpria lei Por isso temos registrados em toda histria Uma msera parte de nossas vitrias
(Natiruts. Palmares 1999)

Casa de um imigrante
(O imigrante, So Paulo, n. 1, 01.01.1908. Em: www.arquivoestado.sp.gov.br)

Comparando as imagens I e II, est correto concluir que (A) os colonos imigrantes foram os principais beneficiados pelas riquezas produzidas pelo caf. (B) a cafeicultura produziu grandes diferenas sociais entre fazendeiros e colonos imigrantes. (C) o caf possibilitou reduzir ao mximo as diferenas sociais entre colonos imigrantes e brasileiros. (D) tanto os bares do caf quanto os colonos imigrantes foram prejudicados pela produo cafeeira.

Analisando o texto, est correto concluir que o trecho (A) considera que quase no houve movimentos sociais dos escravos negros no Brasil. (B) concorda com o ponto de vista histrico da classe dominante de origem europeia. (C) acredita que o racismo seja algo recente, mas que j foi superado no Brasil de hoje. (D) denuncia a histria do Brasil que foi escrita sem considerar a luta dos escravos negros.

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

23. Os textos a seguir referem-se ao governo do presidente Juscelino Kubistchek (1956 1961). Texto I (...) o investimento para o transporte, sistema ferrovirio, pavimentao de rodovias, etc. representava 28% do investimento total do governo no pas; o investimento no setor energtico, para aumentar a produo de energia, fora de 48%. J na educao, o governo JK investiu somente 2,8%, para a manuteno e ampliao do ensino pblico; no setor da alimentao, o investimento total do governo foi de 3,6%.
(novahistorianet.blogspot.com)

24. Leia a notcia. No ato em defesa da Comisso da Verdade, promovido pela Unio Nacional dos Estudantes (UNE), o ministro da Justia defendeu a instalao da comisso como forma de esclarecer a violao de diretos humanos ocorrida no perodo da ditadura militar (1964 1985).
(oglobo.globo.com. 15.07.2011. Adaptado)

O projeto de lei que cria a Comisso da Verdade foi enviado para aprovao ao Congresso Nacional, em maio de 2010, e tem como um de seus objetivos investigar (A) a participao do governo brasileiro da poca em acordos secretos que favoreciam a antiga URSS. (B) a realizao de obras superfaturadas, tais como a Rodovia Transamaznica e a usina de Itaipu. (C) a ocorrncia de tortura, assassinato e desaparecimento de opositores polticos aos governos militares. (D) o envolvimento do governo militar com as guerrilhas que culminaram na Revoluo Cubana. 25. Analise os textos. Texto I Goste-se ou no, o Brasil cresceu, urbanizou-se e virou potncia agrcola mundial sem necessitar da reforma agrria. (...). A distribuio continua concentrada, porm a terra est produtiva. Melhor ainda, gerando milhes de empregos, dentro das fazendas e fora de suas porteiras, nas cadeias produtivas que dela se originam. Sem o pasto do boi no haveria tantas churrascarias e seus garons. Do algodo do Mato Grosso se originam as vendedoras de jeans do shopping center carioca.
(Francisco Graziano Neto. Em: www.udr.org.br, 10.05.2004)

Texto II

JK Voc agora tem automvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gasolina brasileira. Que mais quer? JECA Um prato de feijo brasileiro, seu dout!
(Charge de Storni, 1957. Em: www.cbpf.br)

Texto II uma mentira continuar dizendo que a terra no Brasil produtiva. Se somarmos toda a rea com plantio, no chega a 70 milhes de hectares. O Brasil tem 850 milhes de hectares! (...) A maior parte do trabalho escravo ocorre nas usinas de acar. E se tenta vender uma imagem no exterior de que o lcool no Brasil puro. Puro? Ele misturado com o sangue dos trabalhadores que cortam cana! (...) preciso ter clareza de que no haver paz no campo enquanto o Estado brasileiro (...) no assumir o controle do territrio e da propriedade privada da terra.
(Ariovaldo Umbelino. Em: www.mst.org.br, 10.01.2011 )

Sobre os textos I e II, correto concluir que (A) I considera que JK procurou reduzir a pobreza; II satiriza o descaso com o desenvolvimento da indstria nacional. (B) I atribui o sucesso da industrializao ao investimento em educao pblica; II critica a falta de investimento em tecnologia. (C) I e II demonstram que o governo priorizou o desenvolvimento industrial, dando pouca importncia ao aspecto social. (D) I e II do a entender que o governo possibilitou grande avano econmico, o que contribuiu para diminuir a desigualdade social.

Aps analisar os textos I e II, correto concluir que (A) I e II so favorveis reforma agrria no Brasil, desde que a lei seja cumprida rigorosamente. (B) I e II consideram que o direito propriedade privada independe do contexto poltico do pas. (C) I critica o agronegcio brasileiro; II defende a adoo da propriedade coletiva da terra. (D) I considera a reforma agrria desnecessria; II defende a urgncia da reforma agrria.

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

MATEMTICA 26. Joo quer comprar 4 camisetas bsicas, de cores diferentes, cujos preos so iguais. Mas, para comprar as 4 camisetas, ele precisaria de mais 30 reais, alm da quantia que tem em sua carteira. Entretanto, se comprasse apenas 3 camisetas, ainda restariam 15 reais. Depois de negociar com o lojista, conseguiu um bom desconto e comprou as 4 camisetas pelo valor exato da quantia que tinha na carteira. Desse modo, cada camiseta saiu por (A) R$ 30,25. (B) R$ 32,00. (C) R$ 33,75. (D) R$ 37,50. 27. Ao se aproximar de um cruzamento em nvel, o farol da locomotiva de um trem noturno d 12 piscadas, com intervalos de tempo regulares e constantes entre cada piscada e a piscada imediatamente anterior, para alertar e sinalizar a passagem da composio. Se o intervalo de tempo entre a 5. e a 8. piscadas igual a 36 segundos, ento o intervalo de tempo entre a 1. e a ltima piscada ser igual a (A) 2 min 10 s. (B) 2 min 12 s. (C) 2 min 24 s. (D) 2 min 30 s. 28. A ilustrao (O Estado de S.Paulo 04.07.2011) mostra dados obtidos na pesquisa TIC Domiclios 2010, do Comit Gestor da Internet no Brasil, que mapeia o acesso e a navegao na rede no pas.

29. Considere um nmero inteiro e positivo de dois algarismos, tal que o algarismo das dezenas o triplo do das unidades, e a diferena entre o algarismo das dezenas e o das unidades, nessa ordem, igual a 2. O produto dos dois algarismos vale (A) 3. (B) 6. (C) 9. (D) 12. 30. De acordo com as especificaes do fabricante, cada galo (3,6 litros) de certa tinta, misturado com 150 mL de gua, possibilita a pintura de 40 m. Pedro comprou 2 gales dessa tinta e, seguindo corretamente as recomendaes, pintou o seu escritrio. Sabendo-se que restaram, aps a pintura, 1800 mL dessa mistura, pode-se afirmar que Pedro pintou uma rea, em m, igual a (A) 72,4. (B) 64,6. (C) 60,8. (D) 58,2. 31. Aps a aula, os amigos Andr, Bruno e Caio foram a uma lanchonete. O valor total da conta foi dividido entre eles, sendo que cada um pagou um valor correspondente ao respectivo consumo. Sabe-se que Andr e Bruno, juntos, pagaram R$ 45,80, que Bruno e Caio, juntos, pagaram R$ 44,00, e que Andr e Caio, juntos, pagaram R$ 60,00. Conclui-se, ento, que o valor total dessa conta era, em reais, igual a (A) 78,80. (B) 74,90. (C) 62,60. (D) 49,90.

7
EM CADA

20
CASAS POSSUEM COMPUTADOR

Pode-se concluir, com base nessa informao, que o nmero de casas que no possuem computador representa, do nmero total de casas consideradas nessa pesquisa, (A) 35%. (B) 45%. (C) 55%. (D) 65%.

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

32. A figura 1 mostra o retngulo ABCD, cujas medidas dos lados, em centmetros, so iguais a x 4 e y. A figura 2 mostra o quadrado EFGH, cujo permetro mede 48 cm.
B FIGURA 1 C F FIGURA 2 G

RAS C

UN H

x y

E A D

x4

Para que as regies sombreadas das figuras 1 e 2 tenham reas iguais, a expresso que representa corretamente a medida, em centmetros, do lado maior do retngulo ABCD ser, necessariamente, (A) y = x + 6. (B) y = x + 8. (C) y = x + 10. (D) y = x + 12. 33. Paulo comprou um chocolate e pagou com moedas de 1 real e de 50 centavos, de tal forma que, no total dado ao caixa, o nmero de moedas de 1 real o dobro do nmero de moedas de 50 centavos, e a diferena entre o nmero de moedas de 1 real e o de 50 centavos, nessa ordem, igual a 2. Se Paulo recebeu 25 centavos de troco, ento o chocolate que ele comprou custou (A) R$ 6,25. (B) R$ 5,75. (C) R$ 5,25. (D) R$ 4,75. 34. As medidas, em centmetros, dos lados de um tringulo retngulo so nmeros pares consecutivos. Sabe-se que o permetro desse tringulo igual a 24 cm. Nesse caso, correto afirmar que a rea desse tringulo igual a (A) 20 cm. (B) 24 cm. (C) 30 cm. (D) 36 cm.

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

10

35. Se um nmero racional x for multiplicado por ele mesmo, o resultado ser igual a .

RAS C UN H

Nesse caso, conclui-se que esse nmero x (A) maior que 1. (B) (C)
32 32 . ou 98 98

8 8 ou . 14 14

(D) menor que 1. 36. Numa promoo, os quatro caixas de um supermercado foram programados para que luzes acendam em cada um deles em intervalos regulares: no caixa 1, a cada a cada meia hora, no caixa 3, a cada de hora, no caixa 2,

de hora, e, no caixa 4, a

cada hora. O cliente que estiver registrando suas compras, no momento em que a luz acender, ganhar uma sacola retornvel. Se, s 8 horas, as luzes dos quatro caixas acenderem simultaneamente, ento tal fato voltar a ocorrer aps (A) 2 horas. (B) 3 horas. (C) 4 horas. (D) 5 horas. 37. Segundo dados divulgados no final de 2010 pela Secretaria Estadual de Habitao, um em cada dez habitantes do Estado de So Paulo no tinha onde morar ou vivia em rea de risco. Desse modo, correto afirmar que o nmero de habitantes que no tinham onde morar ou viviam em rea de risco representava, do nmero total de habitantes do Estado de So Paulo, (A) 0,01%. (B) 0,1%. (C) 1%. (D) 10%.

11

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

38. O grfico (Revista da Folha de S.Paulo 07.2011) mostra as menores temperaturas registradas a cada ano em So Paulo, de julho de 2000 a junho de 2011, e as datas em que elas foram anotadas.
AS MENORES TEMPERATURAS REGISTRADAS EM SO PAULO NA LTIMA DCADA

RAS C

UN

13 DE JUL.

18 DE AGO.

30 DE JUN.

17 DE JUN.

15 DE AGO. 28 DE JUN.

9 DE JUL. 18 DE JUL. 29 DE JUN. 9 DE AGO. 3 DE SET. 6 DE SET.

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

(Inmet Instituto Nacional de Meteorologia)

De acordo com as informaes do grfico, correto afirmar que (A) as menores temperaturas registradas a cada ano apresentaram crescimento contnuo de 2000 a 2007. (B) as menores temperaturas registradas a cada ano apresentaram queda contnua de 2005 a 2008. (C) as menores temperaturas registradas no foram iguais em nenhum ano desse perodo. (D) a maior variao, em C, em relao temperatura registrada no ano anterior, ocorreu em 2006. 39. No incio de certa rodada de um jogo disputado apenas entre Marcos e Lucas, Marcos tinha do nmero total de fichas,

e Lucas tinha a quantidade restante. No final dessa rodada, Marcos tinha do nmero total de fichas e Lucas tinha a

quantidade restante. Se nessa rodada, Marcos perdeu 9 fichas, ento o nmero de fichas de Lucas, no final dessa rodada, era igual a (A) 45. (B) 40. (C) 36. (D) 34. 40. Um certo capital, aplicado durante 8 meses a uma taxa de juro simples de 2% ao ms, produziu um montante igual a R$ 11.600,00. Para que o mesmo capital, aplicado durante igual perodo, produzisse um montante igual a R$ 12.000,00, a taxa mensal de juro simples deveria ser igual a (A) 3,0%. (B) 2,75%. (C) 2,5%. (D) 2,25%.
12

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

Cincias Naturais 41. Em um jogo de bilhar, cujas bolas apresentavam a mesma massa, o movimento da bola A foi totalmente transferido para a bola B, que estava em repouso. Com isso, aps o choque, a bola B adquiriu movimento, enquanto a bola A ficou em repouso.

43. A janela imunolgica o intervalo de tempo decorrido entre a infeco pelo vrus da Aids e a produo de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos so produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames iro detectar a presena dos anticorpos, o que confirmar a infeco pelo vrus. O perodo de identificao do contgio pelo vrus depende do tipo de exame e da reao do organismo do indivduo. Na maioria dos casos, a sorologia positiva constatada de 30 a 60 dias aps a exposio ao HIV. Em alguns casos, esse perodo pode chegar a 120 dias. Durante a janela imunolgica, (A) o indivduo est imune ao vrus HIV. (B) o sexo pode ser feito sem proteo para evitar o contgio. (C) o sistema de defesa inutilizado pelo HIV. (D) o indivduo pode transmitir o HIV.

Considerando-se os enunciados das Leis da Fsica, assinale a alternativa que est relacionada situao ilustrada. (A) Uma fora aplicada em linha reta muda a fora recebida pelo corpo. (B) Todo corpo exerce sobre o outro corpo uma fora contrria de mesma intensidade e de mesma direo. (C) Um objeto em repouso permanece em repouso independentemente da fora que atua sobre ele. (D) A velocidade de um ponto material sofre variao quando estiver livre de ao de foras. 42. Considere o grfico a seguir em que est representada a posio de dois automveis em uma estrada reta, durante um certo intervalo de tempo.

Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 44 e 45. A epidemia de E.coli na Alemanha chegou ao fim, segundo anunciaram as autoridades sanitrias nesta tera-feira. A bactria, extremamente agressiva, contm genes que causam resistncia a antibitico e foi responsvel pela morte de mais de 50 pessoas este ano. O pice da epidemia foi registrado no fim de maio. No incio de julho, a Autoridade Europeia para a Segurana Alimentar (EFSA, na sigla em ingls) confirmou que um dos lotes de sementes de feno-grego, importado do Egito por vrios pases europeus, o vnculo comum mais provvel entre os focos da bactria E. coli.
(Veja. 26.jul.2011. Adaptado)

44. O surgimento de bactrias com a caracterstica descrita no texto pode ser devido ao seguinte fato: (A) os antibiticos estimulam a bactria a produzir uma cpsula que a protege contra os medicamentos. (B) o uso constante dos antibiticos faz com que as bactrias se acostumem a eles e os utilizem como alimento. (C) o uso dos antibiticos estimula as bactrias a destru-los por conta de sua resistncia. (D) bactrias naturalmente resistentes aos antibiticos transferem essa caracterstica aos descendentes.

Com relao s informaes fornecidas pelo grfico, pode-se afirmar que no intervalo de tempo de (A) 0 a 10 min, a velocidade de ambos os veculos foi igual. (B) 0 a 10 min, a distncia percorrida por A foi menor do que a percorrida por B. (C) 0 a 20 min, a velocidade de B foi maior do que a de A. (D) 10 a 20 min, a distncia entre os veculos A e B aumentou.

13

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

45. A ilustrao a seguir representa a forma de contaminao humana por essa bactria.
Por meio das fezes ocorre contaminao no ambiente Um animal ingere alimento contaminado com E. coli patognica

47. Infelizmente, o desmatamento ocorre h muito tempo no Brasil.

Transmisso de pessoa a pessoa Contaminao de gua e alimentos

(www.sergeicartoons.com/)

A transmisso de pessoa a pessoa, registrada no esquema, pode ocorrer por meio de (A) relao sexual. (B) transfuso sangunea. (C) manipulao de alimentos. (D) inalao da bactria. 46. As drogas lcitas so substncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem qualquer problema de ordem legal. Apesar de elas trazerem prejuzos aos rgos do corpo, so liberadas por lei e aceitas pela sociedade. A droga lcita e suas consequncias no organismo humano esto corretamente representadas em: Nome da droga (A) (B) (C) (D) Anfetamina Nicotina cido lisrgico Anabolizantes Ao no organismo Estimula a atividade cerebral; deixa os reflexos rpidos. Ao perturbadora; causa alucinaes. Afeta o fgado; altera o funcionamento dos rgos sexuais. Inibem a atividade cerebral; os reflexos ficam mais lentos.

Essa atividade tem sido realizada das mais diferentes formas, sendo uma delas pelo uso do machado, como mostra a ilustrao. Cada forma impacta de maneira caracterstica o ambiente florestal, pois causa um efeito nocivo ao ambiente. A forma como feito o desmatamento e seu impacto imediato esto corretamente representados em: Forma de
desmatamento

Consequncia Diminuio da eroso

(A)

(B)

(C)

(D)

Queimada. Queima controlada e total da regio. Arrasto. Feito por forte corrente ligada a dois tratores. Uso de motosserra. Seleo de madeiras nobres. Preparo da terra para pastagens e plantao.

Perda da biodiversidade

Aumento da fixao do CO2 pelas plantas. Aumento de CO2 e diminuio da temperatura.

48. Em uma usina nuclear, a energia liberada pelas reaes nucleares aquece a gua que se encontra em uma caldeira. O vapor produzido na caldeira faz girar as ps de uma turbina que est acoplada a um gerador.

Nesse processo, verificam-se as seguintes transformaes de energia, a partir da nuclear: (A) qumica, trmica e eltrica. (B) potencial, mecnica e trmica. (C) trmica, mecnica e eltrica. (D) potencial, qumica e mecnica.

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

14

49. Uma forma de se identificar um slido por meio de sua densidade. Por exemplo, a densidade do ouro de 19,3 g/cm3, en quanto a do cobre de 8,9 g/cm3. Uma pea metlica foi fabricada utilizando o mesmo volume de ouro e de cobre, ou seja, 50% do volume da pea era de ouro e 50% era de cobre. A massa de cobre utilizada na fabricao dessa pea metlica (A) corresponde ao valor de 8,9 g. (B) menor do que o valor da massa do ouro. (C) maior do que o valor da massa do ouro. (D) representa 50% da massa total da pea. 50. Apesar dos impactos, as obras atuais do Metr utilizam medidas inovadoras ao construir estaes em que a luz natural chega a 35 m de profundidade. o caso da estao Vila Prudente. No caso dos trens, duas medidas inovadoras esto sendo adotadas. A primeira uma tecnologia j utilizada na maioria dos vages: nas frenagens, ocorre disperso de calor, e este calor convertido em energia, que, por sua vez, reaproveitada na prpria linha para os outros trens. A outra medida a reciclagem de trens antigos. A reforma, alm de trazer mais eficincia aos trens, evita gastos adicionais na aquisio de composies novas.
(www.revistanovoambiente.com.br. Modificado. Acesso: agosto/2011)

Os procedimentos descritos e adotados pelo Metr em So Paulo tm por objetivo principal (A) o aprimoramento do descarte de equipamentos antigos. (B) o aumento do consumo de energia utilizando novas tecnologias. (C) a recomposio da paisagem permitindo menor incidncia de luz natural. (D) a busca pela sustentabilidade, diminuindo o consumo de energia.

15

EMBR1101/001-ProvadeConhecimentos

Vous aimerez peut-être aussi