Vous êtes sur la page 1sur 8

Apresentao

Centro Universitrio Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construo Naval CoTCN Disciplina: Processos de Fabricao Alunos: Alexander Dvila, Antnio Srgio, Caio Sarti, riscila Franco, Smara Pinto e Sebastio Lopes Professor: Rodrigo Felix Tema: Tecnologia da Soldagem e a rea naval

Solda diferente de Soldagem


Soldagem o processo pelo qual se consegue a unio. Solda a zona de unio onde houve solubilizao. A Soldagem o processo de unio de materiais mais importante do ponto de vista industrial. Existe um grande nmero de processos de soldagem diferentes, cada um adequado para uma dada aplicao.

Vantagens e Desvantagens
Vantagens - Juntas integras e eficientes; - Grande variedade de processos; - Aplicvel a diversos materiais; - Operao manual ou automtica; -Pode ser altamente porttil; -Custo, em geral, razovel; Desvantagens - No pode ser desmontada; - A microestrutura pode ser afetada; -Pode causar distores e tenses residuais; -Pode exigir operaes auxiliares de elevado custo e durao (ex.: t. term.);

Tipos de soldagem
Existem vrios tipos de soldagens que podem ser divididos em dois grupos: soldagem por fuso e soldagem por presso.

Soldagem por fuso


Na soldagem por fuso a energia aplicada para produzir calor capaz de fundir o material de base. Devido tendncia de reao do material fundido com os gases da atmosfera, a maioria dos processos por fuso utiliza algum meio de proteo para minimizar estas reaes geralmente os gases de proteo.

Soldagem por fuso: Arco eltrico


Fuso originada a partir da ao de um arco voltaico. Possui as vantagens de obter alta concentrao de calor com altas temperaturas em pequeno espao.

Arco eltrico: Arco Submerso (SAW)


Um arame nu alimentado continuamente e funde-se no arco voltaico sob a proteo de um fluxo de p. Pode-se soldar chapas de at 15 mm de espessura. Para chapas espessas, soldadas com vrias passadas. Econmico mais com alto custo inicial. amplamente utilizado na fabricao de vasos de presso, em plantas qumicas, em estruturas pesadas, em reparao e na indstria de construo naval.

o mtodo mais utilizado na indstria naval.

Arco eltrico: Eletrodo Revestido (SMAW)


o processo mais usado, devido a sua versatilidade. Os ingredientes que formam o revestimento so triturados, dosados e misturados at a obteno de uma massa homognea. A massa conformada sobre as varetas metlicas. Em seguida o revestimento de uma das extremidades removido para permitir o contato eltrico.

Arco eltrico: Arame tubular (FCAW)


Apresenta as vantagens de automao do MIG/MAG em conjunto com as vantagens da soldagem sob escria protetora dos eletrodos convencionais.

Arco eltrico: MIG/MAG (GMAW)


Produz a unio dos metais pelo seu aquecimento com um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo metlico contnuo (e consumvel) e a pea. O eletrodo constitudo de um arame fino bobinado em carretis impulsionados por um motor.

Arco eltrico: TIG (GTAW)


A unio obtida pelo aquecimento dos materiais por um arco estabelecido entre um eletrodo permanente de tungstnio e a pea. Na maioria dos casos o processo manual. Uma das mos conduz a tocha e a outra conduz a vareta do material de adio. considerado insubstituvel quando se trata de obter bom aspecto da junta combinado com baixas tenses internas e pequenas deformaes no ao inoxidvel.

Arco eltrico: Plasma (PAW)


Processo que produz a fuso pelo aquecimento com um arco eltrico entre o eletrodo no consumvel e a pea de trabalho. Na soldagem a plasma existem dois fluxos de gs separados, o gs plasma que flui volta do eletrodo no consumvel de tungstnio, formando o ncleo do arco plasma e um gs de proteo que evita a contaminao do banho em fuso. muito parecido com o TIG.

Soldagem por fuso: Chama (OFW)


um processo que ocorre por meio de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases. Os gases utilizados normalmente para solda so a mistura de Oxignio com Acetileno. Como processo no requer eletricidade algumas vezes seu uso indispensvel.

Soldagem por presso


Na soldagem por presso a energia aplicada para provocar uma tenso no material de base, capaz de produzir a solubilizao na fase slida, caracterizando a soldagem por presso.

Soldagem por presso: Ultra-som (USW)


Produz a unio das peas pela aplicao localizada de energia vibracional de alta freqncia (ultra-som), enquanto as peas so mantidas sob presso. A unio ocorre por aquecimento e deformao plstica localizada das superfcies em contato.

Soldagem por presso: Forjamento (FOW)


As peas so aquecidas a temperatura da solda e, em seguida, so aplicados golpes sobre o material. O processo um dos mtodos mais simples de unir metais e tem sido usado desde tempos antigos.

Soldagem por presso: Difuso (DFW)


um processo de unio no estado slido que produz a solda pela aplicao de presso a elevada temperatura sem a deformao macroscpica das peas. Um metal de adio pode ser colocado entre as superfcies da junta.

Soldagem por presso: Alta frequncia (HFIW)


So utilizadas bobinas que causa o aparecimento de correntes induzidas na regio da junta das peas que esto sendo soldadas. Estas correntes aquecem a junta o que facilita a deformao localizada e a formao da solda com a aplicao de presso.

Soldagem por presso: Exploso (EXW)


um processo que utiliza a energia de detonao de um explosivo para promover a unio de peas metlicas.

Soldagem por presso: Laminao


Este um processo de unio usado para a produo de chapas bi-metlicas atravs da laminao conjunta (co-laminao) de chapas de metais diferentes.

Soldagem por presso: Centelhamento (FW)


As peas a serem soldadas so aproximadas sem suas superfcies entrarem em contato. A energia eltrica ligada e, ento, as peas so colocadas em movimento de forma a se aproximarem com uma velocidade constante. Este movimento causa o contato eltrico das superfcies a serem soldadas das peas, inicialmente em poucos pontos onde ocorre a formao de um arco eltrico (centelhamento).

Soldagem por presso: Resistncia Eltrica (RW)


Utiliza o aquecimento por efeito Joule para realizar a fuso da face comum entre as duas peas. A gerao de calor feita atravs da passagem de corrente eltrica em uma resistncia. Vantagens
- Soldagem de chapas muito finas; - Facilidade de operao; - Velocidade do processo elevada; - Facilidade para manuteno; - No depende da habilidade do soldador;

Soldagem por presso: Resistncia Eltrica (RW)


Existem quatro processos principais de soldagem por resistncia: (a) soldagem por ponto (Resistance Spot Welding, RSW); (b) soldagem de projeo (Resistance Projection Welding, RPW); (c) soldagem por costura (Resistance Seam Welding, RSEW) e; (d) soldagem de topo por resistncia (Upset Welding, UW).

Limitaes
- No aceita peas com formatos muito complexos e pesadas; - Custo elevado do equipamento e da manuteno; - Demanda de energia eltrica durante a soldagem.

Qualidade da solda
Os principais tipos de no-conformidades encontradas so distores e descontinuidades (defeitos). As distores so causadas pela presena de tenses residuais geradas durante as etapas de aquecimento e resfriamento da soldagem. Existe uma quantidade muito grande de defeitos de soldagem. Entretanto, estes defeitos podem ser agrupados nas seguintes categorias: trincas; porosidades; incluses; cavidades; fuso e penetrao incompletas e geometria.

Segurana
- Instalaes eltricas adequadas; -EPIs; - Segurana na utilizao dos equipamentos, principalmente os de chama; - Boa ventilao; - Saber o que est fazendo e fazer de forma segura fundamental.

Penetrao incompleta

Porosidade

Trinca

Soldagem na rea naval


A soldagem talvez seja o principal processo de um estaleiro. A escolha do processo de soldagem deve considerar os requisitos do projeto, as caractersticas fsicas e geomtricas do material e o grau de mecanizao desejado. O procedimento de soldagem TIG utilizado em tubulaes, MIG/MAG em painis e arco submerso na soldagem de blocos e chapas.

Soldagem na rea naval


As linhas de painelizao automatizadas j existem em alguns estaleiros, sendo a mais atualizada a do Estaleiro Atlntico Sul. Os sistemas de soldagem automatizados sero o prximo degrau no avano tecnolgico dos estaleiros brasileiros.

Soldagem na rea naval


A automao de processos de soldagem na construo naval representa um desafio em estaleiros de todo mundo. Os sistemas automatizados de soldagem ou sistemas robticos, que se tornaram comuns na indstria automobilstica, no podem ser utilizados com a mesma amplitude na indstria naval. Outro obstculo so as geometrias dos locais de trabalho.

Tecnologias de soldagem para a rea naval


Desenvolvimento de um sistemas batizado com a sigla SWERS Ship Welding Robot System - cuja principal caracterstica que o soldador pode ensinar ao rob manobras de soldagem que sero repetidas vrias vezes. Existem experincias em andamento como a do Estaleiro Odense, na Dinamarca. A Universidade de Nova Orleans desenvolve ferramentas automatizadas que utilizam robs na soldagem de componentes. Esse sistema est sendo desenvolvido em conjunto com o estaleiro Avondale, na Luizinia (EUA), da Northrop Grumman, que constri navios para a Marinha dos EUA.

Tecnologias de soldagem para a rea naval


Estaleiros do Japo e da Coria do Sul tm sistemas automatizados de soldagem j que sua linha produo permite a construo de mais de 10 navios ao mesmo tempo. No Brasil, esse nvel de automao ainda no foi alcanado. Entretanto, com o grande crescimento da industria no Brasil, e o aquecimento do setor naval, vm tambm a modernizao e a renovao de tecnologia.

Agradecemos a sua ateno!


Material completo pode ser encontrado em: http://www.ebah.com.br/user/AAAAANH30AF/ samara-pimy

Vous aimerez peut-être aussi