Vous êtes sur la page 1sur 8

VERDADE E A MENTIRA NUM CONTO IORUB Lembro aqui uma lenda africana sobre a criao do mundo.

Diz assim: Olofi, o Senhor que tudo criou o bem e o mal, o bonito e o feio, o claro e o escuro, o grande e o pequeno, o cheio e o vazio, o alto e o baixo criou tambm a Verdade e a Mentira. Fez, no entanto, a Verdade forte, marcante, bela, luminosa, e fez a Mentira fraca, feia, opaca. Ao ver assim a Mentira, deu a ela uma foice com a qual pudesse se defender. A Mentira sentiu inveja da Verdade e queria elimin-la. Certa ocasio a Mentira se defrontou com a Verdade e a desacatou. Brigaram. Empunhando sua foice, a Mentira, com um golpe, degolou a Verdade. Esta, vendo-se sem cabea, comeou a procur-la tateando por volta. Apalpa um crnio que supe ser seu. Com esforo agarra-o e o arrancando de onde estava, coloca-o sobre seu pescoo. Mas aquela era a cabea da Mentira. Desde ento, a verdade anda por a enganando toda a gente (cf. Dulce Mara Critelli, Ontologia do cotidiano ou resgate do ser: potica heideggeriana. So Paulo: PUC-SP, Centro de Estudos Fenomenolgicos de So Paulo).

(Contos Populares de Angola, Cinqenta contos em quimbundo coligidos e anotados por HLI CHATELAIN, Agencia Geral do Ultramar, Lisboa, 1964, pginas 435-437). Era uma vez um rapaz cujo tio devia um boi e no o podendo pagar empenhou o sobrinho. O rapaz perdeu o tio e depois o pai e todos os parentes. Sem ter mais ningum que o resgatasse, ele cavava a terra, cortava lenha e tirava gua. Maltratado pelos seus patres, andava sempre pobremente vestido. Certo dia disse para consigo: estou reduzido maior misria porque no tenho um parente que me tire desta desgraa! Quando foi empenhado era criana, mas agora j era um rapaz. Um dia, depois do trabalho, adormeceu e sonhou que o rio lhe falara assim: Amanh de manh, antes que o povo se levante, vai praia, onde encontrars trs coisas, e poders escolher aquela que mais te agradar. A melhor um cesto com uma tampa; as outras duas so inferiores. Ao acordar, o rapaz pensou: Foi um sonho, mas que significa? Passaram-se trs dias, at que no ltimo voltou a sonhar com o rio, que lhe disse: J te recomendei que fosses de manh cedo praia e escolhesses a o que mais te agradasse. Porque no me atendeste? Acordou e viu que tudo foi um sonho e resolveu levantar-se. L fora despontava o dia e todos ainda estavam a dormir. Saiu de casa, alcanou a estrada e depois a praia. Parou e viu muitas espingardas boiando na gua: todas com as bocas viradas para baixo e as coronhas para cima. Viu tambm dois fardos de algodo tona da gua e deixouos passar. Ao ver, porm, um cesto que se aproximava apanhou-o e levou-o. Ao chegar cortou uma pequena vara, bateu com ela no cesto e escondeu-o depois no relvado. Quando entrou em casa, os patres deram-lhe a seguinte ordem: Apanha a enxada e vai cavar a terra. Findo esse trabalho vai buscar lenha. Ele obedeceu e depois de ter tudo feito foi deitar-se. De manh abriu o cesto e encontrou muitos remdios. Tapou-o e guardou-o para ir de novo cortar lenha. noite, quando adormeceu, sonhou que lhes mostravam plantas medicinais indicando-lhe as molstias que cada uma poderia curar. Logo que se levantou foi ao campo e depois voltou para casa. Passados dois dias apareceram na aldeia duas pessoas procura de um mdico. Enquanto conversavam com os seus patres, ele, que estava em casa, ouviu dizer: Aqui no h mdico, ide procur-lo noutro stio.

Neste momento o rapaz apareceu e perguntou: Senhores, qual o caso que vos traz procura de mdico? A doena s o prprio mdico quem saber. Garantem o pagamento da chamada? Quanto ? Uma pea. Estamos de acordo. O patro replicou: s um intrujo. Se nem um vermfugo conheces, como vais acertar com o remdio para o doente? Senhor, estou s a experimentar. Dirigindo-se aos dois homens, o patro disse: Se ele falhar, bateilhe para no ser to atrevido. Partiram e chegaram junto da cabeceira do doente, a quem os mensageiros disseram: Aqui est o mdico. Este examinou o cliente e disse: Vou cur-lo. E principiou a fazer-lhe um tratamento dirio at que o curou ao fim de vinte dias. Tendo restabelecido o doente, o mdico voltou e pediu o pagamento. Quanto te devemos? Uma novilha. Todos ficaram satisfeitos, pois os outros mdicos tinham abandonado o caso e s aquele teimara e vencera. Chegando a casa, o patro perguntou-lhe: Acertaste com o remdio? Curei o doente e recebi como honorrios uma novilha! Muito bem. Tempos depois apareceram outras pessoas a procurar um mdico. Ele ofereceu-se, tratou, curou e ganhou mais novilhas. Assim se tornou na terra um homem notvel. Ao fim de trs anos tinha seis reses e com isso esperou pagar o seu prprio resgate. Foi ter com o patro e ele perguntou-lhe: Para recuperar a minha liberdade, quanto preciso? Traz-me trs vacas. Depois de as entregar passou a viver onde mais lhe apetecia. Casou-se e continuou a exercer a medicina. Em seis anos multiplicou o gado e enriqueceu. Assim se diz: A riqueza provm da medicina, e da o provrbio: O que fizeres f-lo bem. Um homem deve ter aspiraes; deve subir at onde puder chegar. Contei uma histria. Se a ouviram nada repitam. Na boca ainda tendes lngua e dentes.

GINGA, A RAINHA QUILOMBOLA DE MATAMBA E ANGOLA1 Prof. Dr. Carlos Serrano Nzinga Mbandi Ngola, rainha da Matamba e Angola nos sculos XVI-XVII (1587-1663), foi uma das mulheres e heronas africanas cuja memria mais tem desafiado o processo diluidor da amnsia, dando origem a um imaginrio cultural na dispora tal como no folclore brasileiro com o nome de Ginga; despertou o interesse dos iluministas como a criao de um romance inspirado nos seus feitos (CASTILHON, 1769) e citao na Histoire Universelle (1765); cultuada como a herona angolana das primeiras resistncias pelos modernos movimentos nacionalistas de Angola; e, tem despertado um crescente interesse dos historiadores e antroplogos para a compreenso daquele momento histrico que caracterizou a destreza poltica e de armas desta rainha africana na resistncia ocupao dos portugueses do territrio angolano e conseqente trfico de escravos. Contempornea de Zumbi dos Palmares, este outro heri afrobrasileiro (? -1695), ambos parecem compartilhar de um tempo e de um espao comum de resistncia: o quilombo. Ao refletirmos sobre a rainha Nzinga Mbandi Ngola pensamos contribuir para a compreenso da insero dos espaos polticos africanos na economia mercantil europia e das resistncias criadas sua dominao. Um grande nmero de reinos africanos da costa ocidental e central do continente possua uma concepo de organizao poltico-espacial semelhante. Suas economias, antes da presena europia, estabeleciam-se em funo de uma relao complementar com os espaos do hinterland atravs de comrcio a longa distncia. Desse modo, o poder centralizador desses reinos situava-se no no litoral, mas no interior, com o fim de melhor controlar as rotas comerciais. Normalmente o litoral constitua-se como espao de produo de sal, peixe seco ou outros produtos necessrios ao interior. As transformaes que emergem no seio dessas sociedades, em termos do poder poltico, surgem por intervenincias de elementos exgenos, neste caso, os traficantes europeus, identificadas pelo deslocamento do poder poltico das linhagens detentoras tradicionais desse poder para linhagens novas. Estamos pensando no contato sucessivo que os chefes tradicionais do litoral entabulavam com os navegantes que procuravam estabelecer um comrcio efetivo com os
1

In Revista USP Dossi Povo Negro 300 anos, n 28, dez/jan//fev. 95-96, pp.136-141

povos da costa ocidental africana. Podemos encontrar esta dualidade do poder espacial no reino do Dahom (POLANYI, 1966), no Loango, (PHILIPPE REY, 1971), no Ngoyo (SERRANO, 1983), no Congo (PIRENNE, 1959). Em todos estes reinos o trfico de mercadorias e escravos era tributado e controlado por representantes do poder central. Os traficantes portugueses tentam estabelecer portos de trfico no litoral angolano para a comercializao e captura direta de escravos no litoral. Em 1578, Paulo Dias de Novais funda a cidade fortificada de So Paulo de Assumpo de Luanda, que se tornar a futura capital de Angola em territrio Mbundu. Era rei dos Mbundu no territrio Ndongo (Angola) e Matamba, Ngola Kiluanji, pai de Nzinga Mbandi Ngola, que nasce em Cabassa, interior de Matamba, em 1581. Ngola Kiluanji resiste ocupao portuguesa at sua morte. No entanto, uma parte do territrio tomada, constituindo o primeiro espao colonial na regio. O rei Kiluanji refugia-se em Cabassa, no interior de Matamba, e consegue reter o avano dos portugueses. Aps a morte de Kiluanji sucede seu filho Ngola Mandi, meio irmo de Nzinga. Os portugueses h algum tempo traficando com os Jaga do litoral, guerreiros vindos do Leste, tambm conhecidos por imbangalas, esto agora impedidos de faz-lo, pois a rota para o interior controlada pelo Ngola Mbandi. Este envia sua irm Nzinga a Luanda para negociar com os portugueses. Recebida em Luanda com grande pompa pelo governador geral, ela negocia sem ceder territrio algum e pede a devoluo de territrios que obtm pela sua converso poltica ao cristianismo, recebendo o nome de Dona Anna de Sousa. Mais tarde suas irms Cambi e Fungi tambm se convertem, passando a chamar-se respectivamente Dona Brbara e Dona Garcia. Os portugueses, no desejo de estabelecerem comrcio com os Jaga de Cassanje no interior, no respeitam o tratado de paz. A rebelio de alguns sobas (chefes), que se aliam ao jaga de Cassange e aos portugueses, cria uma situao de desordem no reino de Ngola. Nzinga, ao encontrar um dos sobas, seu tio, que se dirigia a Luanda para se submeter aos portugueses, manda decapit-lo, e dando conta da hesitao de seu irmo manda envenen-lo, abrindo assim caminho ao poder e ao comando da resistncia ocupao das terras de Ngola e Matamba. Os portugueses elegem um chefe Mbundu, Aiidi Kiluanji (Kiluanji II), como novo Ngola das terras do Ndongo. Nzinga, no conseguindo a paz com os portugueses em troca de seu reconhecimento como rainha de Matamba, renega a f catlica e alia-se aos guerreiros Jaga do Oeste fazendo-se iniciar nos ritos da mquina de guerra que constitua o

quilombo. Para uma melhor compreenso deste rito de iniciao deste grupo guerreiro, os Jaga, ser melhor dar a palavra a uma testemunha ocular da poca, que a descreve com mincias:
A cerimnia de receber os meninos no quilombo pratica-se ainda hoje com solenidade, e eu, que a presenciei muitas vezes, posso descrev-la exatamente. Quando o chefe do quilombo, que ordinariamente o comandante militar, quer conceder este privilgio, determina o dia da funo. No intervalo de tempo precedente data, os pais, que so sempre numerosos, suplicam insistentemente a concesso desta graa, persuadidos de que seus filhinhos, antes da admisso, so abominados pela autora da lei, e s depois de purificados sero benzidos por ela. O dia de grande festa, com o concurso de muitos homens armados e enfeitados o melhor possvel. Aparecem na praa em boa ordem e com muito decoro os cofres em que se conservam os ossos de algumas pessoas principais e que so guardados nas suas casas por pessoas qualificadas. Depois aparecem os cofres com os ossos dos antigos chefes do quilombo e de seus parentes. Todos so colocados sobre montes de terra, na presena do povo, rodeados por guardas e por uma multido de tocadores e de danadores, que festejam e honram os ossos daqueles falecidos. Por fim chega o comandante com a sua favorita, chamada tembanza, ou senhora da casa, ambos festejados pela msica e pela comitiva dos seus familiares. Ambos untam os seus corpos e as suas armas e se sentam, ela esquerda e ele direita dos ditos cofres. Ento, todos os presentes, divididos em grupos, fingem uma batalha, acometendo-se furiosamente. Acabada a batalha e as danas, que so bastante demoradas, at todos perderem o flego, saem, de algumas moitas predispostas, as mes que nelas estavam escondidas, com os meninos, e, mostrando-se muito preocupadas, com mil gestos vo ao encontro dos maridos, indicando-lhes o lugar em que cada menino est escondido. Ento eles correm para l com os arcos flechados e, descobrindo a criatura, tocam levemente nela com a seta, para demonstrar que no a consideram como filho, mas como preso de guerra, e que, portanto, a lei no fica violada. Depois, usando uma perna de galinha (nunca pude descobrir a razo disso), untam a criana com aquele ungento no peito, nos lombos e no brao direito. Dessa maneira, os pequenos so julgados e purificados e podem ser introduzidos pelas mes no quilombo na noite seguinte (CAVAZZI, a partir de publicao datada de 1687, 1965:182).

A verso que nos chega dos ritos antropofgicos dos Jaga parece prender-se a uma falsa traduo da palavra que significaria retir-las das famlias (linhagens) e no com-las (MILLER, 1976). Tal como a instituio das classes de idade, o quilombo o que se denomina crosscutting institutions, pois cortava transversalmente as estruturas de linhagem e estabelecia uma nova centralidade de poder, baseada, sobretudo na mquina de guerra necessria para fazer guerra aos provveis inimigos (MILLER, 1976:27). Esse era um processo de

recrutamento militar necessrio a Nzinga para fazer face aos valores particularistas da estrutura de parentesco, ou pelo menos colocar uma insero mnima (BALANDIER, 1969:78). Em 1640, a rainha Nzinga e os seus guerreiros atacam o forte Massangano, onde as suas duas irms, Cambu e Fungi, esto aprisionadas, sendo esta ltima executada. Aproveitando a ocupao temporria de Luanda pelos holandeses, recupera alguns territrios de Ngola com a adeso de alguns sobas (chefes). Salvador Correia de S y Benevides, general brasileiro, restaura a soberania portuguesa em Luanda e tenta restabelecer o seu poder no interior. Numa incurso do exrcito de Nzinga so aprisionados dois capuchinhos, que a rainha aproveita para convenc-los da sua vontade de reconverso em troca do reconhecimento de sua soberania nos reinos de Ngola e Matamba e da libertao de sua irm Cambu. O governador geral aceita libertar Cambu se Nzinga retificar um tratado limitando suas reivindicaes a Matamba e renunciando aos territrios de Ngola, sendo o rio Lucala escolhido como fronteira. Este tratado, de 1656, s vai ser posto em prtica depois da ameaa da rainha voltar guerra. S ento o governo de Luanda liberta a sua irm Cambu, mesmo assim, depois do pagamento de um resgate de mais de uma centena de escravos. Cambu tinha ficado retida em Luanda por cerca de dez anos. H uma paz relativa no reino de Matamba at sua morte aos 82 anos em 17 de Dezembro de 1663. Sucede a Nzinga sua irm Cambu, continuadora da memria de sua irm, a rainha quilombola de Matamba e Angola. A resistncia de Nzinga ocupao colonial e ao trfico de escravos no seu reino por cerca de quarenta anos, usando de vrias tticas e estratgias que vo desde a converso ao cristianismo at as prticas Jaga, fonte para a criao de um imaginrio que se imps como smbolo de luta contra a opresso. Memria de Ginga, memria de Zumbi.

BIBLIOGRAFIA BALANDIER, Georges. Antropologia Poltica. So Paulo, Difuso Europia do Livro, 1969; BIRMINGHAM, David. A Conquista Portuguesa de Angola . Lisboa, A Regra de Jogo, 1974; CASTILHON, J.L., Zingha, Reine DAngola. Histoire Africaine. Bourges, Ganymede, 1993; CAVAZZI, Pe. Joo Antonio (de Montecccolo). Descrio Histrica dos Trs Reinos Congo, Matamba e Angola (1687). Lisboa, Edio da Junta de Investigaes do Ultramar, 1965, 2 volumes; MILLER, Joseph C., Nzinga of Matamba in a New Perspective , in Journal of African History, XVI 2 (1975), pp. 201-16. _______, Joseph C., Kings and Kinsmen, Early Mbundu States in Angola. Oxford, Clarendon Press, 1976; SERRANO, Carlos. Histria e Antropologia na Pesquisa do mesmo Espao: a Afro-Amrica, in frica: Revista do Centro de Estudos Africanos da USP, 5, 1982, pp. 124-8. _________, Carlos. Os Senhores da Terra e os Homens do Mar: Antropologia Poltica de um Reino Africano. FFLCH-USP, 1983; SOROMENHO, Castro. Portrait: Jinga, Reine de Ngola et de Matamba , in Presence Africaine, 3e. trimestre 1962, pp. 47-53.

Vous aimerez peut-être aussi