Vous êtes sur la page 1sur 2

Ut7

Oficina de Artes 12

Figurao Humana
Corpo, espao, encenao e espontaneidade na imagem fotogrfica
Prof. Antnio Marques. Escola Secundria de Santa Maria Sintra 2012/13

Introduo
De entre os muitos ngulos possveis de abordagem sobre aquilo que a Fotografia, podemos considerar que existem duas atitudes distintas quanto ao modo de construo da imagem fotogrfica. O fotgrafo pode apropriar-se de uma realidade pr-existente, num exerccio de espontaneidade mais ou menos controlado ou ento pode construir e manipular os componentes presentes na imagem, encenando-a previamente. Fotografar no significa forosamente a captura de uma realidade exterior cujas contingncias escapam, em maior ou menor grau, ao fotgrafo. Este ltimo pode manipular o contedo da fotografia e at estar dentro dela como protagonista, num exerccio de auto-representao. Entre a preponderncia de uma atitude e da outra, oscilando entre a espontaneidade de um Henry Cartier Bresson e a encenao cuidada de uma Francesca Woodman, encontramos um mundo de vises distintas das quais nos iremos apropriar para a realizao deste trabalho.

Definio e Objectivos
Pretende-se que realizes um ensaio fotogrfico que comporte cinco registos. Para tal, irs seleccionar, de entre o grupo abaixo especificado, um(a) fotgrafo(a) que te ir servir de referncia. O teu trabalho ser criado volta do modo como esse fotografo v o mundo exterior ou interior e tambm volta do seu modos operandi tcnico, que te ir servir de base. Para cada artista sugerido, definido um mote que devers ter em conta como linha de orientao. Henry Cartier Bresson O Momento Decisivo August Sander Pessoas do Sc. XXI Helena Almeida A Fotografia Habitada Francesca Woodman O Dialogo Interrompido ? ?

No se pretende criar cpias ou emular os trabalhos dos artistas mencionados, pretende-se sim produzir um trabalho inteiramente novo, criativo e actual sem no entanto perder a referncia de contacto com o(a) fotgrafo(a) escolhido. A figurao humana corpo e face o denominador comum transversal obra de todos estes artistas e ser tambm o elemento principal do teu trabalho. Devers atribuir um ttulo ao teu ensaio fotogrfico.

Percurso e Metodologias
Fase 1: Pesquisa e Guio de trabalho Pesquisa Caracterizao da obra do fotgrafo escolhido por palavras rigorosamente tuas. Recolha e apresentao de duas imagens representativas do trabalho desse fotgrafo e comentrio sucinto das mesmas. Folha a4 impressa, dactilografada (300 pal.). Guio de trabalho Realiza uma descrio por texto e imagem, acerca do trabalho que pretendes elaborar. Poders recorrer a exemplos de imagens do artista que escolheste como referncia, esquemas e/ou esboos que descrevam as caractersticas do trabalho que pretendes criar; tema global, contedo dos registos, sequncia narrativa (se aplicvel), mensagem implcita, cenrios, adereos e tambm o modo como pretendes realizar tecnicamente o trabalho fotogrfico iluminao, exposio, etc. Entenda-se este guio como uma apresentao da ideia-base para o trabalho, para ser debatida individualmente com o professor. Folha a4 impressa, dactilografada (c.300 pal.). Fase 2: Trabalho prtico Prepara previamente todos os elementos necessrios para as sesses fotogrficas a realizar. Poders trabalhar colaborativamente com colegas teus para que assistam nas tarefas que entendas necessrias. O trabalho fotogrfico poder ser executado no espao da escola ou fora dele. Os ficheiros resultantes podero receber tratamento digital para melhoria das caractersticas de qualidade de imagem e preparados para uma impresso optimizada em papel fotogrfico, de preferncia em laboratrio comercial. Os formatos sero 20x30cm ou 15x20cm, caso pretendas realizar um trabalho com mais de cinco registos.

OA12 UT7 Figurao Humana na Fotografia AM 2012-2013.docx Antnio Marques. Pg. 1/2

Fase 3: Anlise crtica Anlise critica do resultado final do teu trabalho; solues adoptadas, sua justificao e avaliao. Folha a4 impressa, dactilografada (c.300 pal.).

Apresentao
Fase 1 Pesquisa (Impresso em pgina A4). Guio de trabalho (Impresso em pgina A4) Fase 2 Trabalho prtico. Ficheiros jpeg finais + fotos impressas e devidamente montadas em suporte rgido em encadernao ou desdobrvel que permita visualizar/ expor o trabalho. Se o trabalho depender de uma determinada sequencia de visualizao, ela dever estar visvel. Fase 3 Anlise critica. (Impresso em pgina A4).
Nota: Os ficheiros correspondentes s fases 1, 2 e 3 devero ser entregues em CD ou pen, devidamente identificados do seguinte modo: Pasta com a denominao (n aluno)(1 nome)(ltimo nome)OA12 UT7 2012-2013 Ex: 02 Ana Santos OA12 UT7 2012-2013 contendo: Fotos: (n aluno)(1 nome)(ltimo nome)OA12 UT7 Foto(n da foto) Ex: 02 Ana Santos OA12 UT7 Foto 01.jpg Pesquisa+Guio+Anlise critica: Um nico ficheiro Word com a designao: (n aluno)(1 nome)(ltimo nome) OA12 UT7 textos.doc Ex: 02 Ana Santos OA12 UT7 textos.doc

Avaliao
C F1a F1b F2a F2b F3 Ap VA
Conceitos: Linguagem fotogrfica/ Tcnica fotogrfica/ Composio/ Anlise visual Pesquisa: Clareza da redaco/ Genuinidade do texto/ Argumentao Guio: Clareza e coerncia na descrio da ideia e seus objectivos Trabalho prtico: Coerncia do todo/ Criatividade/ Composio/ Sequncia/Tcnica Fotogrfica Trabalho prtico: Aproximao ao trabalho do artista escolhido: Tema/Modos operandi Anlise critica: Fundamentao/ Clareza da redaco/ Objectividade do juzo critico produzido Apresentao-Montagem: Criatividade/ Qualidade/ Realce positivo do trabalho fotogrfico na apresentao Metodologia de trabalho/ Autonomia/ Empenho/ Completude (CM - Cotao mxima, AA Auto avaliao, AP Avaliao do professor). Total

CM

AA

AP

40 10 15 50 40 15 10 20 200

Calendarizao 12M (blocos de 45* e 135min.)


12M Abr 2* Fev 5 Out 9* 12 F1a F1b Out 16* 19 23* 26 30* Mai 3 7* Mar 10 F2a F2b F3

OA12 UT7 Figurao Humana na Fotografia AM 2012-2013.docx Antnio Marques. Pg. 2/2

Vous aimerez peut-être aussi