Vous êtes sur la page 1sur 14

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO CONSTITUCIONAL 2012.1 1. Constituio. Conceito. Classificao. Elementos. Poder constituinte: originrio derivado.

. O constitucionalismo brasileiro. A ordem constitucional vigente. Emendas Constituio. Disposies gerais e transitrias. Repartio de competncias. Unio: bens competncia. Competncia exclusiva, competncia de normas gerais, competncia comum competncia concorrente. e e e

2. Os Estados-membros na Constituio. Organizao, natureza e contedo da autonomia constitucional do Estado-membro. Competncias estaduais. Interveno federal nos Estados membros, Distrito Federal e Territrios. Os Municpios na Constituio. Competncia municipal, organizao poltica e administrativa dos Municpios. Interveno nos Municpios. 3. Poder Legislativo. Organizao e atribuies. O processo legislativo. Clusulas ptreas. Natureza. Espcies. Iniciativa legislativa. Normas constitucionais e processo legislativo. 4. Poder Executivo. Atribuies e responsabilidade do Presidente da Repblica. Poder regulamentar, poder regulador e as agncias administrativas. Do Conselho da Repblica. Do Conselho de Defesa Nacional. 5. Poder Judicirio. Natureza da funo jurisdicional. As garantias do Poder Judicirio. O princpio da reserva legal na apreciao de leso ou ameaa de leso a direito individual e a direito. O Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justia, o Conselho da Justia Federal e os Tribunais Regionais Federais. A Justia Federal de 1 Grau. 6. O controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos. Conceito. Natureza. Espcies. A Ao Declaratria de Constitucionalidade e a Ao Direta de inconstitucionalidade. A ao de Inconstitucionalidade por Omisso. Ao de Descumprimento de Preceito Fundamental. 7. Funes essenciais justia. Do Ministrio Pblico. Da Advocacia e da Defensoria Pblica. Da Advocacia-Geral da Unio. 8. Da defesa do Estado e das instituies democrticas. O Estado de Defesa e o Estado de Stio. Das Foras Armadas. Da Segurana Pblica. Nacionalidade. Direitos polticos e partidos polticos. Alistamento. Elegibilidade e inelegibilidade. Suspenso e perda dos direitos polticos. Sufrgio: natureza e forma.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO ADMINISTRATIVO 2012.1 1. Administrao Pblica como funo do Estado. Princpios regentes do Direito Administrativo: constitucionais e legais, explcitos e implcitos. 2. Administrao Direta (rgos pblicos: conceito, espcies, regime); Administrao Indireta: Autarquias, Fundaes Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas. Principais caractersticas de cada e regimes jurdicos. O regime das subsidirias. As formas de interveno do Estado. 3. Direito Administrativo Regulador. Agncias: Reguladoras e Executivas. O regime jurdico das Agncias Reguladoras: natureza jurdica, caractersticas, contrato de gesto, pessoal e poder normativo. A concesso de servios. Conceito, caractersticas. Direitos do concedente e do concessionrio. Equilbrio do contrato. Formas de extino. As permisses e autorizaes. As parcerias da Administrao Pblica. Parcerias pblico-privadas. 4. Formas de interveno do Estado na propriedade. Limitaes administrativas, tombamento, requisio, servido e desapropriao. Fundamentos e requisitos constitucionais para as desapropriaes. Espcies de desapropriaes. Desapropriaes por utilidade ou necessidade pblica ou por interesse social, desapropriaes por interesse social para fins de reforma agrria. Retrocesso. Desapropriao indireta. Procedimento expropriatrio. 5. Responsabilidade civil do Estado e dos prestadores de servios pblicos. Conceito e teorias. A responsabilidade por ao e por omisso. Elementos. A reparao do dano. Ao regressiva e litisconsrcio. Responsabilidade administrativa, civil e penal do servidor. 6. Servidores pblicos. Regime constitucional. Regimes jurdicos: O servidor estatutrio e o empregado pblico. Cargos e Funes. 7. Ato administrativo. Conceito. Regime jurdico. Espcies. Elementos e requisitos. Vcios dos atos administrativos. Principais classificaes dos atos administrativos. Procedimento administrativo. Fundamentos constitucionais. Controle dos atos da Administrao. Controle administrativo e jurisdicional. Limites do controle jurisdicional. O controle da Administrao Pblica pelos Tribunais de Contas. Formas, caractersticas e limites. Mandado de Segurana. Ao Popular. Ao Civil Pblica. Improbidade administrativa. 8. Licitaes. Fundamento constitucional. Conceito e modalidades. O regime de licitaes e alteraes. Dispensa e inexigibilidade. Revogao e anulao, hipteses e efeitos. Prego e consulta. O Registro de preos. Contratos administrativos Conceito e caractersticas. Invalidao. Principais espcies de contratos administrativos. Inexecuo e resciso dos contratos administrativos. 9. Poder Regulamentar. Regulamentos administrativos de execuo e autnomos. O poder normativo no legislativo e o princpio da legalidade. Regulamentao e regulao. Poder de Polcia. Conceito. Caractersticas. Origem e funo. Limites, extenso e controle. Poder de polcia e regulao. Distines. 10. Domnio pblico. Conceito. Bens pblicos. Conceito e caractersticas, regime e espcies.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO PENAL I - PARTE GERAL 2012.1 1. Princpios Penais Fundamentais 2. Teoria da Norma Penal I (Aplicao da Lei Penal no Tempo) 3. Teoria da Norma Penal II (Aplicao da Lei Penal no Espao e Conflito Aparente de Normas) 4. Tipicidade I (Introduo Teoria do Crime: diferena entre crime e contraveno penal, sujeitos do crime, objeto do crime e classificao dos crimes) 5. Tipicidade II (Anlise do Fato Tpico: conduta, resultado, nexo causal e tipicidade) 6. Tipicidade III (Dolo, Culpa, Preterdolo e Erro de Tipo) 7. Tentativa (Consumao x Tentativa, Desistncia Voluntria e Arrependimento Eficaz, Arrependimento Posterior e Crime Impossvel) 8. Ilicitude I (Notas introdutrias, causa supralegal de excluso e Estado de Necessidade) 9. Ilicitude II (Legtima Defesa, Exerccio Regular de Direito, Estrito Cumprimento do Dever Legal e Excesso Punvel) 10. Culpabilidade I (Teorias da Culpabilidade e Imputabilidade) 11. Culpabilidade II (Potencial Conscincia da Ilicitude, Erro de Proibio e Exigibilidade de Conduta Diversa) 12. Concurso de pessoas: autoria e participao. 13. Concurso de crimes. 14. Teoria geral da pena. Cominao das penas. Penas privativas de liberdade. Penas restritivas de direitos. Regimes de pena. Pena pecuniria. Medidas de segurana. Aplicao da pena. Os fins da pena. Livramento condicional e suspenso condicional da pena. Efeitos da condenao. Execuo penal. 15. Elementares e circunstncias. Causas de aumento e de diminuio das penas. 16. Punibilidade: causas de extino da punibilidade.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO PROCESSUAL PENAL 2012.1 1. Princpios gerais. Garantias constitucionais do processo. Aplicao da lei processual penal. 2. Persecuo Penal. Inqurito e ao penal. Procedimento. Garantias do investigado. Atribuies da autoridade policial. Interveno do Ministrio Pblico. Outros meios de colheita de indcios da infrao. 3. Jurisdio. Competncia. Conexo e continncia. Preveno. Questes e procedimentos incidentes. Perpetuatio jurisdictionis. Conflito de competncia. Procedimento da ao penal originria nos tribunais. 4. Questes e processos incidentes. Questes prejudiciais. Excees. Medidas assecuratrias: seqestro, hipoteca legal e arresto. Incidentes de falsidade e de insanidade mental do acusado. Restituio das coisas apreendidas. Perdimento. 5. Provas. Procedimento probatrio. Classificao. Prova testemunhal. Documental. Material. nus. Presunes. Indcios. Valorao. Provas ilcitas. 5. Processo: finalidade, pressupostos e sistemas. Procedimentos: crimes apenados com recluso; crimes apenados com deteno; contravencional; crimes de abuso de autoridade; crimes de responsabilidade; crimes contra o meio-ambiente; entorpecentes; crimes contra a economia popular; crimes de imprensa; crimes contra o sistema financeiro nacional; homicdio e leso corporal culposos; jri; crimes contra a honra; Os Juizados Especiais Cveis e Criminais. 6. Atos processuais. Forma. Lugar. Tempo. Despachos. Decises interlocutrias. Sentenas. Comunicaes, forma, lugar, prazo. Citaes e intimaes. Revelia. Fixao da pena. Nulidades. 6. Priso. Flagrante. Temporria. Preventiva. Priso especial, priso albergue, priso domiciliar e liberdade provisria. Fiana. Suspenso condicional da pena; livramento condicional; graa; indulto; anistia; reabilitao. Incidentes da execuo. Remio. 7. Recursos. Disposies gerais. Apelao. Recurso em sentido estrito. Embargos infringentes e de nulidade. Carta testemunhvel. Recurso especial e extraordinrio. Agravo em execuo penal. Coisa julgada. Reviso criminal. 8. Nulidades. Rol legal. Smulas dos Tribunais Superiores. Habeas corpus. Competncia. Natureza jurdica. Cabimento. Requisitos. Legitimidade. Objeto. Procedimento. Mandado de segurana em matria penal. Cautelar em matria penal. 9. Juizados Especiais Federais Penais. O Conciliador. Quebra de sigilo: requisitos e limites. Quebra de sigilo fiscal, bancrio e de dados. Interceptaes de comunicao. 10. Processo nos crimes: de abuso de autoridade, de entorpecentes, de falncia, de responsabilidade dos funcionrios pblicos, contra a honra.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO CIVIL I (Exceto Famlia e Sucesses) 2012.1 1. Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Pessoas naturais: Personalidade e capacidade. Direitos da personalidade. Morte presumida. Ausncia. Tutela. Curatela. Pessoas jurdicas: Conceito. Classificao. Registro. Administrao. Desconsiderao da personalidade jurdica. Associaes. Fundaes. 2. Domiclio. Bens. Negcios jurdicos: conceito. Representao. Condio. Termo. Encargo. Defeitos. Invalidade. Atos jurdicos lcitos e ilcitos. 3. Prescrio e decadncia. 4. Obrigaes: conceito. Elementos Adimplemento e extino. Inadimplemento. Constitutivos. Modalidades. Transmisso.

5. Contratos em geral: teoria geral dos contratos. Princpios. Elementos constitutivos. Pressupostos de validade. Reviso. Extino. 6. Contratos em espcie: principais espcies de contratos. 7. Responsabilidade civil. Elementos. Responsabilidade por fato de outrem. Responsabilidade por fato da coisa. Teorias subjetiva e objetiva da responsabilidade civil. Dano moral e material. Indenizao. 8. Posse. Definio. Natureza jurdica. Classificao de posse. Aquisio da posse. Efeitos da posse. Composse. Proteo possessria. Perda da posse. Propriedade. Definio. Elementos. Classificao. Extenso da propriedade. Restries propriedade. Aquisio ou constituio da propriedade. Propriedade imvel. Propriedade mvel. Propriedade resolvel e fiduciria. Perda da propriedade mvel e imvel. Funo social da propriedade. Poltica agrcola e reforma agrria. 9. Superfcie. Servides. Usufruto. Uso. Habitao. Penhor. Hipoteca.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 2012.1 1. Jurisdio: natureza, conceito, caractersticas, espcies, princpios, estrutura constitucional, equivalentes jurisdicionais (autotutela, autocomposio, mediao e arbitragem). 2. Competncia: conceito, critrios de distribuio, espcies; identificao do foro competente; modificaes (conexo, continncia, preveno), perpetuatio jurisdictionis, conflitos positivos e negativos; competncia interna e internacional (concorrente e exclusiva), homologao de sentena estrangeira. Ao: classificao das aes e critrios identificadores. 3. Sujeitos do processo: o juiz, sua atuao e poderes, impedimento e suspeio; parte e respectivos conceitos material e processual, espcies, representao, legitimao ordinria e extraordinria; sujeitos especiais do processo; o Ministrio Pblico, sua atuao como parte e fiscal da lei, impedimento e suspeio. Deveres das partes, seus procuradores e demais partcipes do processo; substituio e sucesso de partes e procuradores. Representao tcnica. Litisconsrcio: conceito, espcies, a problemtica da unitariedade e necessariedade. Interveno de terceiros: conceito de terceiro, classificao das modalidades interventivas, figuras tpicas (assistncia simples e litisconsorcial, oposio, nomeao autoria, denunciao lide, chamamento ao processo) e atpicas, conceito, natureza, cabimento, aspectos procedimentais. Procedimento: natureza, conceito, classificao; distino entre processo e procedimento; procedimentos sem processo. Procedimentos do processo de conhecimento (comum, ordinrio e sumrio); procedimentos especiais. Ato processual: conceito, forma, tempo, nulidades (teoria processual das nulidades, princpios respectivos, identificao, decretao e convalidao); prazos (classificao e modos de contagem); fases procedimentais. 4. Fase postulatria: inicial, requisitos, pedido (alterao, aditamento, cumulao); pedidos alternativo e sucessivo; resposta (contestao, reconveno, excees); ao declaratria incidental; razes finais. Fase instrutria: conceito e caractersticas. 5. Prova: conceito, sistemas, nus e sua distribuio, princpios aplicveis ao tema; a vedao constitucional das provas ilcitas; classificao dos meios probatrios. Meios de prova em espcie (depoimento pessoal, confisso, documentos, testemunhas, percia, inspeo), natureza e conceito de cada um, hipteses de cabimento, procedimentos respectivos, incidentes. 6. Fase decisria: sentena, natureza e conceito, classificao, requisitos, funes, vcios, efeitos, eficcia natural e autoridade. Coisa julgada: natureza, conceito, classificao, limites objetivos e subjetivos. Desconstituio da coisa julgada, decises rescindveis e anulveis; ao rescisria: conceito, natureza, cabimento, condies especficas, juzos rescindente e rescisrio, aspectos competenciais, procedimento, tutela de urgncia na hiptese; a relativizao da coisa julgada. Processo nos tribunais. Coisa julgada inconstitucional. 7. Recursos: natureza, conceito, insero entre os mecanismos de impugnao das decises judiciais, classificao, efeitos, pressupostos, admissibilidade e mrito recursais, princpios, regras gerais; sucedneos recursais; remessa obrigatria. Recursos em espcie (apelao, agravo, embargos infringentes, embargos de declarao, recurso ordinrio constitucional, recurso extraordinrio, recurso especial, embargos de divergncia): natureza e conceito de cada um, hipteses de cabimento, prazos, procedimento, pressupostos especficos, modos de interposio, peculiaridades especficas.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL 8. Execuo: natureza, conceito e espcies; execuo de ttulos judiciais e extrajudiciais, princpios, pressupostos, condies, regras gerais; dbito e responsabilidade patrimonial; fraude execuo; aspectos peculiares do processo executivo, seus detalhes procedimentais (instruo, penhora, avaliao, arrematao, satisfao, pagamento, adjudicao, usufruto de imvel ou empresa, remisso e remio); liquidao; a defesa na execuo, exceo de pr-executividade; suspenso e extino da execuo. Cumprimento de sentena. Processo sincrtico. 9. Execues em espcie (por quantia certa contra devedor solvente, de obrigaes de fazer ou no fazer, de obrigaes de dar coisa certa ou incerta, contra a Fazenda Pblica, de alimentos, por quantia certa contra devedor insolvente): conceito e caractersticas de cada uma, funo, objeto, subtipos, procedimentos, controvrsias. 10. Tutela jurdica e tutela jurisdicional, tutela processual e tutela satisfativa, tutela inicial e final; tutelas de urgncia: conceito, espcies, extenso, profundidade; antecipao dos efeitos da tutela: natureza, conceito, caractersticas e limites; tutela cautelar: natureza e conceito; distino em relao antecipao de tutela; poder geral de cautela; cautelares inominadas, pressupostos, espcies, procedimento cautelar; cautelares nominadas (arresto, seqestro, cauo, busca e apreenso, exibio, produo antecipada de provas, protestos, notificaes e interpelaes, atentado), detalhes, procedimento.

DIREITO DO CONSUMIDOR 2012.1 1. Proteo constitucional ao consumidor. Fontes do direito do consumidor. 2. Relao jurdica de consumo. Elementos. Conceitos. Consumidor Individual e Coletivo. Consumidor por equiparao. Fornecedor. Espcies de Fornecedores. Objeto da relao de consumo. Produtos. Servios. 3. Poltica nacional de relaes de consumo. Princpios. Vulnerabilidade. Harmonizao dos interesses. Boa-f objetiva. Atuao governamental. Represso eficiente aos abusos. Adequada e eficaz prestao dos servios pblicos. 4. Direitos Bsicos do Consumidor. 5. Decadncia e Prescrio na relao de consumo. 6. Prticas comerciais. Prticas comerciais abusivas. Rol no-exaustivo das principais prticas comerciais. Oferta. Princpio da vinculao do fornecedor oferta, publicidade, escritos particulares e recibos. Revogabilidade e retratabilidade. Limitao temporal, quantitativa e geogrfica da oferta. A oferta no publicitria. Dever de informar. Descumprimento da oferta. Publicidade. Princpios. Publicidade enganosa e abusiva. 7. Clusulas contratuais abusivas. Rol no-exaustivo das clusulas abusivas. Nulidade de pleno direito.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL EXECUO PENAL 2012.2 1. Execuo penal: noes gerais, execuo das penas em espcie (regimes e remio), incidentes da execuo. 2. Lei de Execuo Penal (Lei n 7.210/84 e alteraes posteriores).

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROCEDIMENTOS ESPECIAIS 2012.2 1. Procedimentos especiais de jurisdio contenciosa: aes possessrias, ao de usucapio, embargos de terceiro e ao monitria. 2. Procedimentos especiais de jurisdio voluntria: disposies gerais. 3. Juizados especiais cveis. 4. A ao civil pblica e aes coletivas: instrumento para tutela de direitos e interesses coletivos lato sensu.

DIREITO PREVIDENCIRIO 2012.2 1. Seguridade. Natureza, fontes e princpios. 2. Regime geral. Segurados e dependentes. Inscrio e filiao. Qualidade de segurado. Manuteno e perda. 3. Seguridade Social. Sade, Previdncia e Assistncia. Distines. 4. Previdncia Social Rural e Previdncia Social Privada. 5. Regimes especiais. Regime previdencirio do servidor estatutrio. 6. Previdncia complementar. Custeio. Salrio de contribuio. Limites. Reajustes. Prestao. Carncia. Benefcios. Renda Mensal Inicial. 7. Aposentadorias, auxlios e penses. Prescrio. Clculo de benefcios. Valores mnimo e mximo. Reajustes, revises e valor real. 8. Servios. Habilitao, reabilitao e servio social. 9. Contribuies sociais. Natureza e espcies. 10. Ao previdenciria. Justificao. Tempo de servio e tempo de contribuio. Juizado Especial Federal: questes previdencirias.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO PENAL II 2012.2 1. Crimes contra a Pessoa. 2. Crimes contra o Patrimnio. 3. Crimes contra a F Pblica. 4. Crimes contra a Administrao Pblica. 5. Contravenes penais 6. Crimes definidos no Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n 9.503/97). 7. Crimes definidos no Estatuto do Desarmamento (Lei n 10.826/03). 8. Crimes de entorpecentes (Lei n 11.343/06). 9. Crimes hediondos (Lei n 8.072/90). 10. Crimes de tortura (Lei n 9.455/97). 11. Crimes de violncia domstica (Lei n 11.340/06). 12. Crimes contra o Sistema Financeiro. 13. Crimes contra a ordem tributria. 14. Crimes de Lavagem de Dinheiro.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO EMPRESARIAL 2012.2 1. Direito de Empresa. Empresrio. Caracterizao e inscrio. Capacidade. 2. Sociedade. Disposies gerais. Sociedade no personificada: sociedade em comum, sociedade em conta de participao. Sociedade personificada: sociedade simples, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade annima, sociedade em comandita por aes, sociedade cooperativa, sociedades coligadas, liquidao da sociedade, transformao, incorporao, fuso e ciso das sociedades, sociedade dependente de autorizao, responsabilidade dos scios e dos administradores das sociedades, proteo da sociedade contra a vontade do scio, unipessoalidade superveniente, falncia de scio, sociedade entre cnjuges. 3. Estabelecimento. Disposies gerais. 4. Institutos complementares. Registro. Nome empresarial. Prepostos. Escriturao. 5. Preferncias e privilgios creditrios. 6. Microempresa e empresa de pequeno porte. 7. Ttulos de crdito. 8. Protesto. 9. Interveno e liquidao extrajudicial de instituies financeiras. 10. Propriedade industrial. 11. Contratos empresariais: compra e venda, alienao fiduciria em garantia, leasing, factoring e franchising. 12. Recuperao judicial, extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria.

DIREITO TRIBUTRIO 2012.2 1. Direito tributrio: conceito e princpios. 2. Tributo: conceito e espcies. 3. Cdigo Tributrio Nacional. Normas gerais de direito tributrio. 4. Norma tributria: espcies; vigncia e aplicao; interpretao e integrao; natureza. 5. Obrigao tributria: conceito; espcies; fato gerador (hiptese de incidncia); sujeitos ativo e passivo; solidariedade; capacidade tributria; domiclio tributrio. 6. Crdito tributrio: conceito; natureza; lanamento; reviso, suspenso, extino e excluso; prescrio e decadncia; repetio do indbito. 7. Responsabilidade tributria. Responsabilidade por dvida prpria e por dvida de outrem. Solidariedade e sucesso. Responsabilidade pessoal e de terceiros. Responsabilidade supletiva.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL 8. Garantias e privilgios do crdito tributrio. 9. Sistema Tributrio Nacional: princpios gerais. Limitaes do poder de tributar. Impostos da Unio. Impostos dos estados e do Distrito Federal. Impostos dos municpios. Repartio das receitas tributrias. 10. Dvida ativa e certides negativas.

DIREITO INTERNACIONAL PBLICO E PRIVADO 2012.2 1. Direito Internacional Pblico. Conceito. Fontes. Princpios. 2. Atos Internacionais. Tratado. Conceito. Validade. Efeitos. Ratificao. Promulgao. Registro e publicidade. Vigncia contempornea e diferida. Incorporao ao Direito Interno. Violao. Conflito entre tratado e norma de Direito Interno. Extino. 3. Atos internacionais. Conveno. Acordos. Ajuste. Protocolo. 4. Personalidade internacional. Estado. Imunidade jurisdio estatal. Consulados e embaixadas. 5. Personalidade internacional. Organizaes internacionais. Conceito. Natureza jurdica. Elementos caracterizadores. Espcies. 6. Personalidade internacional. Populao. Nacionalidade. Princpios. Normas. Tratados multilaterais. Estatuto da igualdade. 7. Personalidade internacional. Estrangeiros. Vistos. Deportao. Expulso. Extradio. Conceito. Fundamento jurdico. Reciprocidade e controle jurisdicional. Asilo poltico. Conceito. Natureza e disciplina. 8. Personalidade internacional. Pessoa jurdica. Conceito de nacionalidade. Teorias e legislao. Empresas binacionais. 9. Proteo Internacional dos Direitos Humanos. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Direitos civis, polticos, econmicos e culturais. Mecanismos de implementao. Noes gerais. 10. Conflitos internacionais. Meios de soluo. Diplomticos, polticos e jurisdicionais. Cortes internacionais. 11. Direito Comunitrio. Formas de integrao. Mercado Comum do Sul. Caractersticas. Elementos institucionais. Protocolo de Assuno. Protocolo de Ouro Preto. Protocolo de Olivos. Protocolo de Las Leas. Autoridades centrais. 12. Domnio pblico internacional. Mar. guas interiores. Mar territorial. Zona contgua. Zona econmica. Plataforma continental. Alto-mar. Rios internacionais. 13. Domnio pblico internacional. Espao areo. Princpios elementares. Normas convencionais. Nacionalidade das aeronaves. Espao extra-atmosfrico.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL 14. Direito Internacional Privado brasileiro. Fontes. Conflito de leis no espao. Normas indiretas. Qualificao prvia. Elemento de conexo. Reenvio. Prova. Direito estrangeiro. Interpretao. Aplicao. Excees aplicao. 15. Responsabilidade internacional. Ato ilcito. Imputabilidade. Dano. Formas e extenso da Reparao. 16. Processo internacional. Competncia jurisdicional nas relaes jurdicas com elemento estrangeiro. Cartas rogatrias. Homologao de sentenas estrangeiras. 17. Contratos internacionais. Clusulas tpicas. 18. Mtodos de soluo alternativa de controvrsias. Arbitragem. 19. Prestao de alimentos. Conveno de Nova Iorque sobre cobrana de alimentos no estrangeiro. Decreto Legislativo n. 10/58 e Decreto n. 56.826/65. Noes gerais. Competncia da Justia Federal. Hipteses. Procedimento. 20. Tribunal Penal Internacional. Evoluo histrica. Competncia. Procedimento. Natureza das decises. Delitos internacionais.

DIREITO ECONMICO 2012.2 1. Constituio Econmica Brasileira. Ordem constitucional econmica: princpios gerais da atividade econmica. Tipologia dos sistemas econmicos. 2. Ordem jurdico-econmica. 3. Conceito. Ordem econmica e regime poltico. 4. Sujeitos econmicos. 5. Interveno do Estado no domnio econmico. Liberalismo e intervencionismo. Modalidades de interveno. Interveno no direito positivo brasileiro. 6. Lei Antitruste. Disciplina jurdica da concorrncia empresarial. Princpios. Infraes contra a ordem econmica. Concorrncia ilcita e desleal. Represso do poder econmico pelo Estado. Abuso do poder econmico. Prticas desleais de comrcio: dumping. Disciplina das medidas de salvaguarda. 7. Mercosul. Gatt. OMC. Instrumentos de defesa comercial.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL DIREITO FINANCEIRO 2012.2 1. Finanas pblicas na Constituio de 1988. Oramento. Conceito e espcies. Natureza jurdica. Princpios oramentrios. Normas gerais de direito financeiro. Fiscalizao e controle interno e externo dos oramentos. 2. Despesa pblica. Conceito e classificao. Disciplina constitucional dos precatrios. 3. Receita pblica. Conceito. Ingressos e receitas. Classificao: receitas originrias e receitas derivadas. 4. Dvida ativa da Unio de natureza tributria e no tributria. Crdito pblico. Conceito. Dvida pblica: conceito.

DIREITO AMBIENTAL 2012.2 1. Direito Ambiental. Conceito. Objeto. Princpios fundamentais. 2. Normas constitucionais relativas proteo ambiental. Repartio de competncias em matria ambiental. 3. Zoneamento Ambiental. Sistema nacional de unidades de conservao da natureza. 4. Poder de polcia e Direito Ambiental. Licenciamento ambiental. Biossegurana. Infraes ambientais. 5. Responsabilidade ambiental. Conceito de dano. A reparao do dano ambiental. 6. Sistema nacional do meio ambiente. Poltica nacional do meio ambiente. 7. Estudo de impacto ambiental. Conceito. Competncias. Natureza jurdica. Requisitos. 8. Biodiversidade. Principais instrumentos de proteo internacional. Acesso. Poltica nacional. Proteo jurdica do conhecimento tradicional associado. 9. Efetivao da proteo normativa ao meio ambiente: Poder Judicirio, Ministrio Pblico e Administrao Pblica. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 2012.2 1. Os direitos da criana e do adolescente na Constituio Federal. 2. O Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90 - texto atualizado inclusive com as alteraes decorrentes da Lei n 12.010/09): abrangncia, concepo e estrutura. 3. Direitos Fundamentais: vida e sade; liberdade, respeito e dignidade; convivncia familiar e comunitria; educao, cultura, esporte e lazer; profissionalizao e proteo no trabalho. 4. Preveno Geral e Especial.

CONTEDO PROGRAMTICO - MAGISTRATURA FEDERAL 5. A poltica de atendimento. Disposies gerais. As entidades e programas de atendimento. Fiscalizao das entidades. 6. Medidas de proteo. Disposies gerais e medidas especficas. Medidas pertinentes aos pais ou responsvel. 7. Prtica de ato infracional. Disposies gerais. Direitos Individuais. Garantias Processuais. Medidas socioeducativas. Remisso. 8. Conselho Tutelar. Disposies gerais. Estrutura. Atribuies. Competncia. Processo de escolha. Impedimentos. 9. Do acesso justia. Disposies gerais. Justia da Infncia e Juventude. Procedimentos. Recursos. Ministrio Pblico e Advogado. Proteo judicial dos interesses individuais, difusos e coletivos. 10. Crimes e infraes administrativas previstos no Estatuto da Criana e do Adolescente. Apurao de infrao administrativa s normas de proteo criana e ao adolescente.

Vous aimerez peut-être aussi