Vous êtes sur la page 1sur 20

Associao Brasileira de Cimento Portland

ABCP

2008

SUMRIO

Perfil O cimento no Brasil e no mundo Servios da ABCP Desenvolvimento de Mercado Projetos Edificaes Habitao Infra-estrutura Indstria Responsabilidade Scio-ambiental Normalizao e qualidade Informaes para imprensa

PERFIL
ABCP Mais de 70 anos em prol do desenvolvimento do Brasil

A Associao Brasileira de Cimento Portland ABCP uma entidade sem fins lucrativos que, h
mais de 70 anos, promove estudos sobre o cimento e suas aplicaes. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referncia em pesquisas sobre o cimento, a ABCP tambm atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantm uma equipe de profissionais, como arquitetos, engenheiros, gelogos e qumicos, disposio do mercado para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Entre as atividades desenvolvidas nestes 70 anos, a Associao se destaca pelas pesquisas que envolvem o uso do concreto em grandes obras, bem como pelo aperfeioamento tcnico, transmitido por meio de cursos ministrados a universidades, com apoio de construtoras e empresas do setor.

Associadas

de cimento no territrio brasileiro

A ABCP tem 10 grupos industriais associados, sendo seis nacionais e quatro multinacionais, com 57 fbricas
Ciplan Cimento Planalto S.A. Holcim Brasil S.A. Lafarge Soeicom S.A. Votorantim Cimentos

Camargo Corra Cimentos S.A. Cimento Itamb Cimento Nassau CP Cimento e Participaes S.A. Cimentos do Brasil (Cimpor)

Abrangncia

seu know-how voltado ao desenvolvimento de produtos e sistemas base de cimento, item essencial para assegurar a expertise da entidade no setor da construo civil. A sede da ABCP est localizada no bairro do Jaguar, ao lado do campus da Universidade de So Paulo. Para atender outras regies do Pas, a entidade tem ainda escritrios e representaes regionais distribudas nas principais capitais brasileiras, com cobertura em 12 estados. Cada regional objetiva agilizar o atendimento de empresas associadas, bem como de universidades e setores administrativos pblicos localizados no Pas. ESCRITRIOS REGIONAIS ABCP N/NE ABCP RJ ABCP SP ABCP SUL ABCP CO CIDADES/UF Recife Rio de Janeiro/RJ So Paulo/SP Curitiba/PR Braslia/DF REPRESENTAES REGIONAIS Cear e Bahia Rio de Janeiro e Esprito Santo So Paulo Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul Braslia

C entro de referncia tecnolgica com forte atuao no Brasil e na Amrica do Sul, a ABCP se destaca por

O CIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO


propriedades aglomerantes. O processo de acender fogueiras junto s pedras de calcrio e gesso, por exemplo, permitia que parte dos slidos se descarbonizasse com a ao do fogo, formando um p que, ao ser hidratado pelo sereno da noite, se convertia novamente em pedra. As runas romanas, as pirmides egpcias e as muralhas da China so uma prova de que, no sculo V a.C., os povos antigos j empregavam uma espcie de massa aglomerante entre os blocos de pedras na construo de monumentos. Tal tcnica foi modificada alguns sculos depois pelos gregos e romanos, que preferiram utilizar um material proveniente da queima de gesso impuro, composto de calcrio calcinado e cinzas vulcnicas para esse fim. O cimento, muito semelhante ao que conhecemos hoje, foi cientificamente desenvolvido pelo britnico Joseph Aspdin e patenteado em 1824. O material tinha cor e dureza semelhante pedra da Ilha de Portland, localizada no Sul da Inglaterra. Dessa forma, Aspdin batizou seu produto como cimento Portland, devido semelhana do cimento endurecido e a pedra presente na Ilha. Por volta de 1828, uma fbrica de cimento em Wakefield, tambm na Inglaterra, comeou a produzir e comercializar regularmente o Cimento Portland. Assim, no demorou para que o concreto principal material da construo civil produzido com o insumo se tornasse o segundo produto mais consumido no mundo o primeiro a gua. No Brasil, a primeira tentativa de produo do Cimento Portland ocorreu em 1888, quando o Comendador Antonio Proost Rodovalho instalou uma fbrica em sua fazenda em Sorocaba (SP). A produo regular do cimento, no entanto, s ocorreu em 1926, quando a Cia. Brasileira de Cimento Portland Perus, localizada no municpio de Perus (SP), foi autorizada pelo governo a produzir o insumo no Pas.

Acredita-se que mesmo o homem primitivo, na Idade da Pedra, j conhecia uma forma de material com

Cenrio
e acordo com o ltimo relatrio divulgado pelo Sindicato Nacional da Indstria do Cimento (SNIC), o consumo mdio mundial per capita de cimento gira em torno de 356 Kg/hab/ano. A indstria brasileira ocupa a 10 maior colocao como produtora e a 9 como consumidora de cimento em relao ao mercado mundial. Somente em 2005, foram produzidos no mundo cerca de 2.294 milhes de toneladas e consumidos 2.296 milhes de toneladas. Maiores produtores de cimento (em milhes de toneladas) Pases 1 China (**) 2 ndia 3 Estados Unidos 4 Japo 5 Espanha 6 Rssia 7 Coria do Sul 8 Itlia 9 Turquia 10 Brasil 11Tailndia 12 Egito 13 Indonsia 14 Mxico 15 Ir 2005(*) 1049,1 146,8 100 73,5 50,3 49,5 49,1 46,4 45,6 39,2 37,9 36,5 36,2 34,7 32,7 1 China 2 ndia 3 Estados Unidos 4 Japo 5 Espanha 6 Rssia 7 Coria do Sul 8 Itlia 9 Brasil 10 Turquia 11 Mxico 12 Indonsia 13 Egito 14 Ir 10 Vietn 1027,7 137 128 59 51,5 46,6 46,3 46,1 37,7 35,1 33,2 31,5 31,5 31,4 26,4 Maiores consumidores de cimento (em milhes de toneladas)

Total Mundial
(*) Fonte: SNIC e Cembureau correspondem normalizao internacional

2.293,3

2.296,4

(**) Na China so considerados todos os tipos de cimentos produzidos, sendo que alguns no

Distribuio 2007 - Segundo o Sindicato Nacional da Indstria do Cimento (SNIC), em 2007, a produo de cimento totalizou 46.306.459 toneladas, distribudas entre::

Revendedoras Concreteiras Outros consumidores Exportao

65% 14% 18% 3%

O Cimento Portland
imento Portland a denominao tcnica utilizada mundialmente para o material conhecido como cimento. Trata-se de um p fino, com propriedades aglomerantes, que endurece sob a ao da gua. Depois de endurecido, mesmo em contato novamente com a gua, o cimento Portland no se decompe. A mistura com gua e outros materiais de construo (pedra, areia e cal) possibilita a produo de concretos e argamassas utilizados na construo de casas, edifcios, pontes, barragens e estradas. As caractersticas e propriedades desses produtos dependem da qualidade e propores dos materiais que os compe. Entre estes, o cimento o mais ativo do ponto de vista qumico, sendo responsvel pela transformao da mistura no produto final desejado (uma laje, viga, revestimento, etc). Este aglomerante hidrulico finamente modo, obtido pela mistura homognea de clnquer (calcrio e argila cozidos ou calcinados em fornos a altas temperaturas e resfriados bruscamente), sulfato de clcio (gesso) e adies normalizadas, com o acrscimo de gua, formam uma pasta homognea, capaz de endurecer o insumo e conservar essa capacidade mesmo quando submersa.

Cimento + areia + pedra + gua = CONCRETO Cimento + areia + gua = ARGAMASSA


6

Tipos de Cimento

Atualmente, existem 8 tipos bsicos de cimento Portland normalizados e disponveis no mercado brasileiro.
o o o o o o o o Cimento Portland Comum (CP I) Cimento Portland Composto (CP II) Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) Cimento Portland Pozolnico (CP IV) Cimento Portland de Alta Resistncia Inicial (CP V-ARI) Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS) Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratao (BC) Cimento Portland Branco (CPB)

A esses tipos se somam subtipos, em funo da natureza da adio e classes de resistncia, que levam existncia de mais de duas dezenas de produtos normalizados no mercado. Os produtos ofertados pelos fabricantes so baseados na disponibilidade de matria-prima e adies, bem como dos equipamentos de moagem e armazenamento de cada regional. Vale lembrar que os diferentes tipos de cimento se destinam a todas as aplicaes. Alguns apresentam caractersticas adicionais que os qualificam para fins especficos, como o cimento Portland de alta resistncia inicial (CP V), indicado para aplicaes em que fundamental a elevada resistncia s primeiras idades. J os cimentos Portland de alto-forno e pozolnicos, CP III e CP IV, respectivamente, so usados nos grandes centros urbanos devido proteo que oferecem contra chuva cida, fuligem de automveis e fbricas, bem como de guas contaminadas de rios e crregos. Este tipo de cimento tambm indicado para a construo de barragens, fundaes, tubos e canaletas expostas a lquidos agressivos, obras submersas ou de zona costeira.

SERVIOS DA ABCP
Laboratrios

Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO), centro de referncia para a indstria de cimento e seus usurios. Os servios oferecidos baseiam-se em tecnologias atualizadas e testadas para a realizao de anlises fsico-mecnicas e qumicas, mineralgicas, bem como para a realizao de testes em matrias-primas, combustveis, resduos industriais, clnqueres, cimentos e concretos. Lembrando que o laboratrio da ABCP tambm serve de assistncia tcnica a centrais de concreto e produtores de artefatos de cimento, centralizando estudos de causas e patologias em obras civis. Adicionalmente, servios de calibrao de equipamentos nas reas de fora, dimensional, massa e volume tambm so fornecidos pela entidade. A ABCP tem se destacado ainda pela atuao na rea ambiental, ao realizar a medio e o monitoramento de emisses de gases e partculas, bem como estudos de apropriao de resduos pela prpria indstria de cimento e seus produtos.

O Laboratrio da ABCP, com certificao ISO 9001 e acreditao no

Atendimento ao Consumidor Disque Concreto e Cimento (DCC)

esclarecer dvidas sobre as aplicaes do cimento, concreto, argamassas e materiais correlatos da construo civil. Em 2007, o servio atendeu 1.385 consultas em todo o territrio nacional. A regio Sudeste foi responsvel por 45% das consultas, seguida da regio Nordeste (28%). O Disque Cimento e Concreto auxilia usurios estudantes, pedreiros, mestres de obras, engenheiros, calculistas, empresrios e consumidores na escolha do material adequado, evitando desperdcios e melhorando a qualidade e segurana na construo. Assim, as melhores prticas no manuseio do cimento e derivados so repassadas aos clientes com preciso e qualidade por um profissional habilitado. Em 2007, cerca de 74% das consultas por informaes tcnicas foram solicitadas por empresas privadas, como construtoras, empresas de consultorias, fornecedores de insumos e empresas de importao e exportao. As informaes so transmitidas por telefone (DDG 0800.0555.776) ou e-mail (dcc@abcp.org.br). J no site da ABCP (www.abcp.org.br), o usurio encontra respostas para as perguntas mais freqentes encaminhadas ao DCC.

Desde 1995, a ABCP mantm uma linha direta gratuita (0800) para

Biblioteca

completo da Amrica Latina na rea de cimento e concreto. Entre artigos e publicaes, a biblioteca coloca mais de 44 mil ttulos disposio do mercado. Aberta consulta pblica desde 1941, a biblioteca totalmente informatizada um dos suportes tcnicos mais antigos utilizados pelo meio acadmico e tcnico. Apenas em 2007, a entidade contabilizou mais de 11.500 consultas online e 784 visitas presenciais sede da ABCP.

O acervo tcnico da Biblioteca da ABCP considerado o mais

Cursos

pessoas. Desde 1954, realiza treinamentos voltados aos profissionais da rea de construo civil, atendendo mais de 40 mil pessoas. Os cursos de formao, informao ou especializao, com durao de 8 a 120 horas visam a promover os sistemas construtivos, disseminar a cultura e garantir, ao mercado, profissionais altamente qualificados, que possam desenvolver obras e projetos de qualidade, utilizando os sistemas base de cimento e as melhores prticas recomendadas. Em funo da variedade das disciplinas disponveis, a Associao considerada uma verdadeira Universidade do Concreto, ou seja, um centro de formao completa sobre o melhor uso e aplicaes do cimento e seus derivados. Entre os temas discutidos esto: solo-cimento, tecnologia de concreto, alvenaria estrutural com blocos de concreto, artefatos de cimento, pavimentos de concreto, pavimentos intertravados, argamassa de assentamento e de revestimento, entre outros. A ABCP faz parcerias com diversas entidades da cadeia da construo (Sebrae, Senai, Ibracon, SindusCon) e faculdades de engenharia e arquitetura, disponibilizando professores, contedo tcnico, material didtico e treinamento para professores universitrios.

A Associao ministrou 153 cursos, beneficiando cerca de 4. 300

Publicaes
ABCP acumula cerca de cem publicaes com informaes e orientaes tcnicas para profissionais e empresas que atuam na construo civil, como tambm para auxiliar o autoconstrutor.

DESENVOLVIMENTO DE MERCADO

A indstria brasileira do cimento e a ABCP intensificaram as colaboraes com o Construbusiness


evento que trata dos assuntos da cadeia construtiva junto ao governo, cuja participao chega a 13% do PIB (Produto Interno Bruto). Assim, a ABCP passou a contribuir para o desenvolvimento do mercado da construo civil, por meio da oferta de produtos e sistemas construtivos tecnologicamente avanados, de sentido social, aplicados em harmonia com o meio ambiente. Para atingir esse objetivo, a Associao reagrupou uma parcela do seu corpo tcnico, com especializao e experincia de mercado, em trs linhas de trabalhos definidas: Infra-estrutura, Edificaes e Indstria. Estes se subdividem em quatorze projetos tcnicos, detalhados a seguir:

PROJETOS
Edificaes
Comunidade da Construo Estruturas de Concreto Revestimento de Argamassa Alvenaria estrutural e de vedao com blocos de concreto Parede de Concreto

Infra-estrutura
Pavimento de concreto Barragens de Concreto Compactado com Rolo (CCR) Pr-fabricados pesados

Habitao
Casa 1.0

Indstria

Pr-fabricados de concreto Alvenaria estrutural e de vedao com blocos de concreto Pavimento intertravado Artefatos de concreto

PROJETOS - Edificaes
Comunidade da Construo

A Comunidade da Construo uma proposta da ABCP para o


mercado da construo civil de todo o Pas. Trata-se de uma iniciativa indita de integrao da cadeia produtiva dos sistemas construtivos base de cimento. A Comunidade da Construo foi lanada em janeiro de 2002, com o intuito de auxiliar as construtoras a elevar o desempenho dos sistemas construtivos e garantir o ganho de produtividade na execuo de estruturas de concreto, alvenaria de blocos e revestimentos de argamassa. O projeto objetiva a unio dos profissionais em favor da melhoria dos sistemas construtivos, bem como da adequao de conceitos para os processos de gesto e qualidade com foco na capacitao profissional. O projeto, que comeou tmido com a participao de mil profissionais e 20 construtoras associadas , aos poucos se fortaleceu e deixou de ser um sonho para se tornar realidade. Em 2008, os ganhos para o setor da construo civil j so notrios. Segundo estimativas da ABCP, cerca de 250 construtoras e 10 mil profissionais esto envolvidos em programas da Comunidade. O custo de operao do programa de R$ 3 milhes/ano. Estes investimentos so divididos entre a ABCP, construtoras, fornecedores e entidades da classe, que, por meio de aes estruturadas, permitem a execuo de boas prticas, posteriormente multiplicadas em todo o setor. O projeto envolve a apurao dos pontos de dificuldade tcnica, permitindo o desenvolvimento de novas solues. At o momento, os programas desenvolvidos em todos os plos da Comunidade j propiciaram a difuso de mais de 150 aes visando boa prtica dos sistemas construtivos base de cimento, que vo desde as estruturas de concreto armado moldadas in loco, revestimentos de argamassa, at a alvenaria estrutural e de vedao com blocos de concreto.

Estruturas de Concreto

reduo dos encargos financeiros do empreendimento como um todo. Isso s possvel por meio de aes sistematizadas que possibilitem tecnologias de execuo em toda a cadeia produtiva, em especial para as construtoras. Tais aes possibilitam ao mercado uma srie de ferramentas cursos de formao, seminrio, palestras, manuais tcnicos, site , de forma a estimular o desenvolvimento de pesquisas, acelerar a oferta e a demanda por produtos de qualidade e formar profissionais capazes de elevar a qualidade e produtividade das obras.

Um projeto estrutural deve visar ao aumento da produtividade e

10

Revestimento de Argamassa

internas, com o intuito de oferecer maior resistncia edificao, impermeabilizando a parede e proporcionando melhor conforto termo-acstico. A argamassa para revestimento resulta da mistura de cimento Portland, areia, aditivos, gua e/ou cal (dependendo do produto), e pode ser processada em obra ou industrializada. A primeira costuma ser mais empregada pelo autoconstrutor. J a argamassa industrializada, mais usada por construtoras que encomendam o produto, vem ensacada ou pronta para a aplicao. A industrializao da argamassa melhora a logstica da construo e aumenta a produtividade no canteiro, pois o produto elimina etapas de produo basta misturar com gua e aplicar. Alm disso, destaca-se por apresentar um trao uniforme, j que seus componentes so misturados na indstria. Ou seja, como a massa chega pronta, os espaos so mais bem aproveitados.

Os revestimentos de argamassa so utilizados para dar acabamento e revestir tetos, parede externas e

Alvenaria Estrutural e de Vedao com Blocos de Concreto

Os blocos de concreto podem ser usados para compor dois sistemas construtivos para edificaes: a alvenaria estrutural e a de vedao. Na estrutural, os blocos de concreto formam uma parede sem a necessidade de vigas. Nesse caso, as paredes compem a estrutura da edificao, alm de desempenhar a funo convencional de elemento de vedao (dividir ambientes). Com este sistema pode-se construir desde simples muros, residncias, edifcios de diversas alturas, at hipermercados e indstrias. Diferentemente, a alvenaria de vedao trata-se de um sistema construtivo que desempenha a funo de fechamento das estruturas de concreto. Muitas empresas optam por blocos de concreto por permitirem a reduo do volume de resduos gerados na obra, o que reduz as horas de trabalho e o consumo substancial de alguns materiais, como madeira, ao e revestimento. Para que uma obra em alvenaria de blocos de concreto tenha qualidade e viabilidade econmica, imprescindvel um planejamento prvio, qualidade dos materiais (Selo de Qualidade) e qualificao da mo-de-obra. Vantagens da alvenaria com blocos de concreto: Modularidade: facilidade de execuo Preciso dimensional Execuo racional Maior economia na edificao Elevada resistncia e durabilidade Conforto trmico similar aos blocos cermicos

A Alvenaria todo sistema construtivo que utiliza a sobreposio dos materiais para formar uma parede.

Outra vantagem a de abrigar as instalaes eltricas nos vazados, eliminando a etapa de rasgos nas paredes, processo comum na construo convencional, que conduz ao desperdcio e retrabalho. Assim, o metro quadrado da parede pronta de blocos de concreto pode vir a ser 25% mais barata que as demais alternativas. Embora o cinza ainda seja a cor predominante nas peas de cimento, novos blocos com cores, tamanhos e

11

formas diferentes esto surgindo, agregando beleza ao concreto. O stone, (que imita rocha e pedras lavadas), os blocos ornamentais de arrimo (que compem jardim), assim como o bloco comum pigmentado so alguns dos materiais adotados por arquitetos.

Parede de Concreto
m plena expanso, o mercado imobilirio brasileiro acompanha os resultados positivos da iniciativa privada no setor que, aliados s aes do governo como o Programa de Acelerao de Crescimento - PAC, facilitaram o acesso casa prpria e movimentaram o setor da construo civil no Pas, especialmente no que se refere baixa renda. De acordo com estudo apresentado pela FGV Projetos, at 2010, estima-se que o nmero de apartamentos e casas financiadas cresa 50%. Em 2008, esto sendo financiadas 350 mil unidades. Contudo, para atender a esse mercado e principalmente s expectativas de prazos dos consumidores, as construtoras precisam cada vez mais executar projetos rpidos, que utilizem sistemas construtivos econmicos e de timo desempenho. O sistema, em relao s opes tradicionais (alvenaria de tijolos, estrutura convencional e mista), o que oferece maior potencial de rapidez, produtividade e reduo global de custos. Diante desse cenrio, a Associao Brasileira de Cimento Portland -ABCP, em parceria com a Associao Brasileira de Servios de Concretagem Abesc e o Instituto Brasileiro de Telas Soldadas - IBTS, desenvolveu aes pioneiras, como liderar um grupo de construtoras para visitar obras em Santiago (Chile) e em Bogot (Colmbia), em 2007, que priorizaram o uso de paredes de concreto moldadas in loco nas edificaes. Alm disso, um grupo com as 12 principais construtoras nacionais que atuaro no mercado de mdia/ baixa renda nos prximos anos foi consolidado, com o intuito de aprimorar e potencializar o uso da tecnologia no Brasil. A expectativa de que, juntas, essas construtoras produzam at 2011 mais de 500 mil unidades habitacionais, entre casas trreas, sobrados e prdios, com um potencial de consumo de cimento de mais de 3 milhes de toneladas. Concreto Celular - O concreto celular possibilita a construo de edificaes com paredes monolticas. Por meio de frmas tipo sanduche preenchidas com material composto por areia, cimento Portland, gua e um espumgeno - uniformemente distribudo em sua massa (que d uma textura aerada) -, as paredes ficam mais leves e com excelente conforto termo-acstico. Ao retirar as frmas, este processo insere todos os embutidos, ou seja, a parte eltrica, hidrulica e de esquadrias na parede. Excelente opo para obras em que o prazo fator determinante.

PROJETOS - Habitao
Casa 1.0

O incentivo construo de casas populares tem sido um dos focos da


ABCP, em especial porque este sistema uma tima soluo para reduzir o dficit habitacional brasileiro, estimado em aproximadamente 7,2 milhes de moradias. O projeto Habitao 1.0, conhecido popularmente como Casa 1.0, tem como princpio a oferta de moradias de qualidade a um custo acessvel populao de baixa renda. Fruto de um trabalho de planejamento e pesquisa na rea habitacional brasileira, o projeto desenvolvido pela ABCP e apresentado no Construbusiness 2002 detectou as dificuldades, desde o sistema construtivo, mo-deobra e a ps-ocupao. Hoje, aps quatro anos de implantao deste conceito, estima-se que existam cerca de 15 mil

12

unidades de Casas 1.0 espalhadas pelo Brasil. O projeto oferece informaes e subsdios fundamentais relativos s fontes de recursos, infra-estrutura e implementao de saneamento, bem como de solues concretas e tecnologicamente avanadas de sistemas construtivos base de cimento e potencial de mobilizao, organizao, conhecimento e logstica para auto-sustentabilidade do bairro. Cada moradia possui aproximadamente 42 m2 (dois quartos, sala, cozinha e banheiro) e pode ser construda em alvenaria estrutural ou concreto celular. Ambos sistemas podem ser viabilizados por meio de mutires assistidos. Neste caso, a ABCP oferece treinamentos de mo-de-obra e promove o acompanhamento da construo. As casas custam em mdia R$ 500 m2 (sem custos de terreno e BDI Bnus e Despesas Indiretas), valor varivel de acordo com as caractersticas regionais das construes. A ABCP dispe ainda, de um Manual de Habitao 1.0, que orienta os interessados sobre as melhores alternativas para a busca de financiamentos e do sistema mais apropriado de construo. O manual e o arquivo com a planta baixa do modelo bsico da Casa 1.0 esto disponveis no site www.abcp.org.br.

PROJETOS - Infra-estrutura
Pavimento de Concreto
pavimento de concreto tem como material bsico o cimento Portland, que, alm de ser totalmente nacional, trata-se de um sistema construtivo de alta durabilidade, indicado para rodovias de alto trfego. O sistema foi muito utilizado at a dcada de 60, mas o Brasil acabou perdendo a cultura dos pavimentos de concreto, em funo dos subsdios dados ao asfalto e do perodo em que a indstria esteve voltada para o crescimento imobilirio, nas dcadas de 70 e 80. A tecnologia foi retomada a partir dos anos 90. E, para reativar a cultura do pavimento de concreto no Pas, a ABCP, inicialmente, importou mquinas pavimentadoras, formou projetistas e mo-de-obra, uniu diversos elos da cadeia ligados ao setor e passou a incentivar o segmento e a prestar consultoria tcnica para garantir as melhores prticas nas obras de pavimentao em concreto. Neste sentido, a ABCP tem-se empenhado em atender s necessidades nacionais alinhadas aos planos do governo. O Projeto Vicinais, por exemplo, voltado aplicao de tecnologias base de cimento para a pavimentao e reabilitao de estradas de terra, uma das principais iniciativas da entidade para adequar as estradas e rodovias, por onde circula trfego pesado. Segundo o Departamento de Infra-estrutura Terrestre (DNIT), apenas 2% da malha viria nacional receberam pavimento em concreto. Os dados apontam ainda que, de cerca de 1 milho e 700 mil km de extenso de rede rodoviria nacional, apenas 165 mil km esto pavimentados com concreto. Desse total, 24% encontram-se em pssimo estado. Estes nmeros mostram que h um enorme potencial para o aproveitamento do concreto na recuperao e ampliao das estradas brasileiras, principalmente nas vias de trfego pesado. Outro assunto em referncia para a ABCP a duplicao da BR-101, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraba e Pernambuco, que contou com a parceria da ABCP na transferncia tecnolgica e capacitao de mo-deobra dos profissionais envolvidos na execuo do projeto. As obras iniciadas em dezembro de 2005 sob responsabilidade do exrcito, com o auxlio de empresas privadas, podero empregar o maior volume de obras de arte cerca de dez viadutos, 11 pontes e 11 passarelas. Recuperao de pavimentos com Whitetopping - Caso os pavimentos asflticos exijam reparos, a ABCP trouxe para o Pas a tecnologia whitetopping, que consiste na colocao de uma camada de concreto sobre o pavimento deteriorado, ampliando sua vida til e capacidade de carga. A manuteno e durabilidade so iguais as de um pavimento de concreto, com demais vantagens. O whitetopping j usado no Brasil h cinco anos.

13

Vantagens do pavimento de concreto: Alta durabilidade: pode durar mais de 30 anos, quase sem necessidade de reparos, apenas com uma pequena manuteno que se resume a uma nova selagem das juntas, a cada 10 anos. Custos competitivos: em vias de trfego pesado, intenso e canalizado, os custos iniciais chegam a ser menores que outras alternativas (levando-se em conta as condies do terreno). Economia para o poder pblico: cada dlar investido em uma estrada de concreto corresponde a uma economia de trs dlares em custo operacional (fonte: Banco Mundial). Economia de combustvel: pode chegar a 20% a economia de combustvel para motoristas que trafegam sobre o pavimento de concreto. Quanto mais pesado o veculo, maior a economia. (fonte: Arizona State University). Mais segurana para o usurio: No formam buracos e nem trilhas de roda. No promove a aquaplanagem e a distncia de frenagem 40% menor que em outros pavimentos, em funo da textura, que proporciona maior atrito entre a superfcie e os pneus. Economia de energia: Por ter a superfcie clara, reflete melhor a luz, permitindo a utilizao de menos postes de iluminao. Ecologicamente correto: retm menos calor, por isso, indicado para reservas e parques ambientais, por no aumentar a temperatura ambiente. Construo gil: o rendimento de construo de cada mquina chega a 1,5 km por dia. Com as novas tecnologias, a execuo gil e o trfego pode ser liberado em poucas horas. Resistente ao derramamento de combustveis: leos e graxas, s chuvas e a altas temperaturas. Conforto de rolamento permanente ao longo do tempo.

Obras em pavimento de concreto: Rodovia dos Imigrantes (So Paulo/ SP) Rodoanel Mrio Covas (So Paulo/SP) MT - 130 (Primavera do Leste/ MT) BR 232 (Recife Caruaru/ PE) BR 290 Freeway (Porto Alegre Osrio/ RS)

BR 101 (Pernambuco Rio Grande do Norte/ RN) Pteo do Porto de Paranagu (RS) III Perimetral (Porto Alegre/ RS)

14

Barragens
ABCP tambm trabalha no desenvolvimento de tecnologias para a construo de barragens em Concreto Compactado com Rolo (CCR). O sistema aplicado desde o incio dos anos 70 utilizado como alternativa para diminuir os custos de construo e manter a qualidade e segurana das obras. As barragens so feitas em concretos compactados em camadas, por meio de equipamentos normalmente utilizados em servios de terraplenagem. da ABCP. Dadas as vantagens econmicas, algumas regies do Pas tm recebido tecnologia de CCR por iniciativa

Exemplos de barragens em CCR construdas no Brasil Saco de Nova Olinda (PB) Carnaba (RN); Umari (RN) Belo Jardim (PE) Salto de Caxias (RS) Castanho (PE)

Pr-fabricados pesados

A ABCP trabalha no desenvolvimento tecnolgico e de mercado de pr-fabricados pesados e presta


consultoria para execuo de obras como pontes, viadutos e passarelas de concreto.

PROJETOS - Indstria
Pr-fabricados de concreto

a popularizao do sistema cresceu apenas nos anos 80, com a chegada das obras industriais e, nos anos 90, com as estruturas verticalizadas e grandes lajes. Hoje, a maior utilizao est nas fachadas pr-fabricadas. O avano da tecnologia do concreto e do processo de produo coloca o Brasil ao lado dos melhores produtores mundiais. Recentemente, as inovaes tecnolgicas do sistema tm-se voltado para as necessidades da arquitetura, para o desenvolvimento de frmas arrojadas das estruturas e fachadas pr-fabricadas. Feitos sob medida para obras, os painis podem reproduzir desenhos de fachadas com qualidade e rapidez, tcnica muito utilizada em prdios empresariais nas principais capitais brasileiras. A prpria construo formal est migrando para os sistemas pr-fabricados de concreto em funo da agilidade, economia e limpeza do canteiro que este tipo de obra proporciona.

As construes em concreto pr-fabricado esto presentes no mercado desde a dcada de 60. Contudo,

15

Blocos de Concreto para Pavimentao Piso Intertravado

como paver compem os pisos intertravados e formam um sistema prtico e moderno de pavimentao. O consumo nacional do pavimento intertravado cresceu 41%, entre 2001 e 2003. Em funo da variedade de cores e formas, o pavimento amplamente usado por arquitetos no desenvolvimento de projetos paisagsticos, alm de ser o preferencial na revitalizao de centros urbanos e histricos, caladas e praas. Por suportar cargas elevadas, o pavimento intertravado indicado para reas industriais, como terminais de carga (portos e aeroportos), alm de ser freqentemente aplicado na pavimentao de reas de armazenamento da indstria sucroalcooleira, de gros e alimentos. Vantagens do pavimento intertravado: Custo competitivo Suporta altas cargas Facilita o escoamento da gua Baixo custo de manuteno Dispensa mo-de-obra especializada Os blocos podem ser retirados e recolocados com facilidade, evitando quebra e desperdcio de matria-prima Diversidade de cores e formas Elevada durabilidade

Os blocos de concreto para pavimentao conhecidos

Retm menos calor e no agride o meio ambiente

Outros artefatos
Mobilirio urbano A ABCP se preocupa com a qualidade de todos os produtos base de cimento, inclusive com o mobilirio urbano como os bancos, mesas, coberturas em pontos de nibus, etc. O mobilirio tambm pode ser uma opo para arquitetos e paisagistas devido variedade de cores e formas no desenvolvimento de projetos. Telhas de concreto So artefatos que oferecem variedade de cores para o desenvolvimento de fachadas harmoniosas para diversos tipos de edificaes. Alm das vantagens arquitetnicas, as telhas de concreto so recomendadas por serem mais resistentes e durveis, alm de serem consideradas ecologicamente amigveis por economizar energia, j que dispensam o processo de queima que, em alguns casos, utilizam lenha e carvo vegetal em seus fornos. O processo de fabricao das telhas de concreto industrializado, o que permite maior homogeneidade s peas, ao contrrio das convencionais, ainda fabricadas artesanalmente.

16

RESPONSANILIDADE SCIO-AMBIENTAL
tambm desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados ao meio ambiente, co-processamento, combustveis alternativos, desenvolvimento sustentvel, qualidade e normalizao, conduzidos pela rea de tecnologia da associao. A Associao tem atuado ativamente em grupos de trabalho, junto a agncias ambientais, nos nveis federal e estadual, dentro do processo de normalizao do uso de resduos industriais pela indstria de cimento. A responsabilidade ambiental e social levou a entidade a ser convidada a integrar, como membro-colaborador, o Conselho Empresarial Mundial de Desenvolvimento Sustentvel da Indstria do Cimento, formado pelos maiores grupos de cimento mundiais, que busca definir aes para o desenvolvimento sustentvel do setor para os prximos 20 anos.

A lm da atuao em desenvolvimento de mercado, a ABCP

Co-processamento

papel que vai alm da produo de um dos principais insumos da construo civil: o de responsabilidade ambiental o forno que produz cimento tambm usado para destruir resduos de outros setores industriais (siderurgia, petroqumico, automobilstico, de alumnio, tintas, embalagens, papel e pneumticos). Essa tcnica chama-se co-processamento. Regulamentado no Brasil desde 1999 pela Resoluo 264 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), o coprocessamento uma das alternativas mais eficientes para a eliminao total de resduos industriais e de passivos ambientais. Tambm a que oferece os melhores benefcios ao meio ambiente, pois aproveita resduos em substituio parcial ao combustvel (leo diesel ou coque de petrleo), utilizado para alimentar as chamas dos fornos nas indstrias o que permite a incorporao de alguns resduos ao cimento, sem alterar a qualidade do insumo usado na construo civil. Alm da contribuio ambiental da indstria cimenteira, o co-processamento movimenta o mercado de trabalho e gera empregos diretos e indiretos. A tcnica no traz riscos de doenas para a populao que reside nas proximidades de fbricas ou aos trabalhadores do setor, que passam por treinamentos especficos e so submetidos a exames peridicos. A queima de resduos em fornos de cimento amplamente explorada nos Estados Unidos e na Europa. A Noruega, por exemplo, usa o co-processamento como mtodo oficial de incinerao dos resduos perigosos do pas. O sistema tambm est em franca expanso na Amrica Latina. De acordo com a Reciclanip, entidade que trata de coleta e destinao de pneus no Brasil, apesar do processo ainda ser pouco conhecido pela populao, somente em 2007, cerca de 70% do total de pneus sem vida til coletados foram eliminados em fornos de cimento. Ou seja, aproximadamente 32 milhes de pneus foram coprocessados. Tal volume equivale a uma substituio energtica de aproximadamente 5% do percentual utilizado pela indstria brasileira, estimada em 154 mil toneladas de combustvel fssil. Atualmente, a capacidade potencial de co-processamento da indstria cimenteira de 120 milhes de pneus (600 mil ton/ano), o que mostra claramente o alto potencial da indstria para trabalhar esta tcnica, pois apenas 27% dos pneus inservveis so co-processados no Brasil.
17

A indstria de cimento tem desempenhado um

NORMALIZAO E QUALIDADE
Portland, so prioridades para a ABCP. O setor de cimento est engajado na Normalizao Brasileira desde a criao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Em 1937, foram desenvolvidos mtodos de ensaio em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT) e, em 1940, com a fundao da ABNT, as primeiras normas publicadas sobre cimento e concreto:

A qualidade e normalizao de produtos e sistemas base de cimento, a comear pelo prprio cimento

o o o

NB-1 Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado EB-1 Cimento Portland Comum MB-1 Cimento Portland Determinao da Resistncia Compresso

Dentro do mbito da normalizao, a ABCP tambm participa do Conselho Deliberativo e Tcnico da ABNT, das Comisses de Estudo e do Comit Brasileiro de Normalizao (CBN) e da superintendncia do CB18, Comit Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados. Seis selos de qualidade so concedidos pela ABCP aos produtos base de cimento: tipos de cimento, blocos de concreto para vedao, alvenaria estrutural, pavimentao, alm de tubos de concreto para guas pluviais e esgoto sanitrio. Os Selos de qualidade da ABCP so a garantia de que os produtos atendem s normas tcnicas prescritas pela ABNT.

Selo de Qualidade ABCP Selo de qualidade para cimento Portland


O Selo de Qualidade ABCP para cimento foi criado para atender ao compromisso da indstria frente ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), cuja meta elevar para 90% o percentual mdio de conformidade com as normas tcnicas dos produtos que compem a cesta bsica de materiais de construo. Toda empresa associada da ABCP que fabricar cimento Portland em conformidade com as especificaes brasileiras pertinentes pode solicitar o Selo. Atualmente, 56 fbricas de cimento (associadas) e 107 produtos tm o selo, uma garantia real de que a qualidade do produto est sendo atendida e mantida pelo fabricante. Uma vez que o cliente solicita a concesso do selo para determinado produto, a ABCP inspeciona o laboratrio do fabricante, a fim de verificar se h o autocontrole integrado da fbrica. Esse autocontrole reporta-se a ensaios dirios de cada cimento por meio de procedimentos normalizados (normas ABNT). A ABCP avalia tambm o laboratrio do solicitante, que deve obedecer s especificaes de infra-estrutura requisitadas por norma. A validao do autocontrole efetuada por meio da coleta peridica (trimestral) de amostras de cimento por organismos neutros, qualificados pela ABCP, que reservam uma poro de amostra para a fbrica e outra para a ABCP. Os ensaios so realizados na ABCP e no Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT) e os resultados confrontados com os da fbrica. Se os requisitos forem atendidos, a fbrica recebe o selo para o produto solicitado.

18

Selo de qualidade para blocos e peas de concreto


Criado pela ABCP, o selo qualifica os blocos de concreto para alvenaria estrutural, vedao e pavimentao de acordo com as normas da ABNT. O objetivo implementar a conformidade dos produtos com as normas brasileiras e, dessa forma, contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas construtivos base de cimento. Esta meta est de acordo com o objetivo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), que elevou para 90% a mdia de conformidade com as normas tcnicas dos produtos que compem a cesta bsica de materiais de construo. Os fabricantes de blocos de concreto de todo o Brasil j perceberam a importncia do Selo de Qualidade como um diferencial na competitividade. Hoje, j so 48 empresas adeptas ao programa e 12 laboratrios.

Selo de qualidade para tubo de concreto


A ABCP lanou o Selo de Qualidade que permite identificar os tubos de concreto para guas pluviais ou esgoto sanitrio que esto de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Para grandes empreiteiras como as prefeituras, rgos de saneamento e construtoras, o selo ajuda a identificar os produtos de qualidade confivel e reduzir os custos e os riscos das obras. Atualmente, 10 empresas tm o selo e 16 esto em processo de qualificao (O regulamento est em reviso e todos os fabricantes esto sendo reavaliados).

19

Informaes para imprensa


Lide Solues Integradas em Comunicao Cristina Soares Tel.: +55 (11) 2711.1613 cristina03@lide.com.br Eduardo Contro Tel.: +55 (11) 2711-1613 eduardo03@lide.com.br Adriano Brito Tel.: +55 (11) 2711-1606 edriano03@lide.com.br R. Pequetita, 145 5 andar V. Olmpia So Paulo www.lide.com.br Associao Brasileira de Cimento Portland ABCP Hugo Rodrigues Filho Gerente de Comunicao Tel.: +55 (11) 3760-5300 hugo.rodrigues@abcp.org.br Marta Oliveira Coordenadora de Comunicao Tel.: +55 (11) 3760-5314 marta.oliveira@abcp.org.br Av. Torres de Oliveira, 76 Jaguar So Paulo www.abcp.org.br

20

Vous aimerez peut-être aussi