Vous êtes sur la page 1sur 12

Fases de cada mulher e a maquiagem

Essas so dicas de maquiagem para cada fase da mulher, mas o mais importante se sentir bem, seja com maquiagem ou sem, com tons claros ou escuros, enfim, seja feliz do seu jeito.

Dos 20 aos 29 anos


Essa a idade que voc usa e abusa da maquiagem, aprende a se auto maquiar, fica por dentro das dicas de maquiagem. Num dia voc pode se transformar numa mulher fatal e sexy, com olhos mais carregados e boca pra l de valorizada e no outro, voc pode adotar um visual mais natural, com tons pastis. claro que preciso ter bom senso e saber combinar. Voc pode, por exemplo, deixar os olhos fortes, com sombra preta, marrom ou cobre e um blush mais para o tom rosado. Pele Geralmente nessa fase da vida as mulheres gostam mais de um p facial, uma boa base para esconder espinhas e olheiras, mas fique atenta ao escolher p facial e base para no errar no tom e no sobrecarregar porque ai o que era para esconder vai se destacar ainda mais. Olhos Voc deve aproveitar para valorizar os olhos, j que com essa idade voc no tem problemas com rugas, ps de galinha e bolsas de gordura. Para destacar os olhos use lpis e delineadores coloridos como os tons de azul, verde, rosa, prata ou dourados, as sombras tambm podem ser em vrios tons, sejam elas em p ou em creme. Se voc quiser fazer um olhar mais glamoroso ou provocante para a noite, esfumace com uma sombra preta ou colorida com brilho prximo a sobrancelha. Boca Brinque com as cores e valorize seus contornos. Voc pode usar todas as tonalidades de batons. Mas fique atenta: as morenas no ficam muito bem com batons cor de boca, porque ficam plidas. A no ser que elas acentuem o blush. Se voc possui um tom de pele morena, opte por tonalidades laranja, rosa, lilis ou marrom, as loiras podem abusar dos tons de boca, rosa, uva ou vermelho, tambm use contorno labial da mesma cor do batom para realar os lbios, principalmente se os lbios so pequenos.

Dos 30 aos 39 anos


Quando os trinta anos aparecem, as mulheres se preocupam mais com a maquiagem, pois a pele j comea a pedir uma ajudazinha. Nessa fase a maquiagem uma grande amiga para esconder, manchinhas que costumam aparecer ou veias que estouram perto do nariz, linhas de expresso, manchas de espinhas. Pele O grande aliado o corretivo para disfarar olheiras e imperfeies, base com filtro solar tambm uma grande amiga do rosto. O segredo espalhar bem e no deixar sobras nos locais que tm marcas de expresso. A base lquida melhor para espalhar. Olhos No pense voc que s porque est na casa dos 30 que deve usar somente tonalidades de sombras e delineadores mais neutros, mas cuidado com o visual mais colorido pode carregar e ser exagerado demais. O segredo para um olho brilhante utilizar muito rmel, delineador e dar uma leve iluminada com sombra embaixo da sobrancelha. Boca Uma cor mais forte e um pouco de brilho deixam a boca mais jovial. Ento, que tal abusar das tonalidades claras, acompanhadas de um gloss para dar um brilho ou de batons marrom, uva, laranja ou vermelho? Cuidado com o vermelho. Use somente se a boca tiver um contorno bonito.

Mais de 40 anos
preciso ter muito cuidado na escolha da maquiagem nesta faixa de idade. So comuns as rugas, as marcas de expresso e a pele vo perdendo a firmeza. A

maquiagem deve ser suave para no acentuar mais as rugas e, ao mesmo tempo, tem que ter um aspecto firmador, para mostrar uma pele mais segura e jovial possvel. Pele - O essencial espalhar bem e uniformemente a base porque ela pode, em vez de atenuar as marcas da pele, reala-las, de preferncia para as bases cremosas ou lquidas, porque o p compacto, por exemplo, pode acumular nas dobras da pele, o corretivo essencial. Geralmente as mulheres, quando passam dos 40, carregam demais a maquiagem, principalmente o blush. Para no ficar forte bom utilizar os tons de terra, sempre passando de baixo para cima. Olhos Pode-se abusar do rmel, j o lpis, j o lpis na parte de baixo dos olhos, deve ser esquecidos, porque ele deixa o olhar mais carregado e reala as bolsas de gordura e o olho aparenta estar cado, as sombras dever ser claras e em tons de terra. Boca A mulher pode utilizar um batom mais escuro: vinho, vermelho, marrom, uva ou cores claras. Na boca permitido tudo, mas quando os lbios estiver ressecado e enrugado bom evitar o gloss, vale lembrar de contornar os lbios com lpis para que eles fiquem mais bonitos. Colunista: Fernanda Marquez

10 dicas para cuidar bem da pele


Que tal mais algumas dicas valiosas para ter a pele que sempre sonhou? Veja a seguir: 1) Fuja do banho com gua muito quente, pois ela retira a camada de oleosidade da pele. 2) No ultrapasse os 15 minutos embaixo do chuveiro. Quanto mais tempo voc fica em contato com a gua, mais ela remove o hidratante natural da pele, provocando o ressecamento. 3) Use um sabonete de formulao suave e que proteja a pele. Prefira produtos que ofeream ajuda a manter a integridade da camada de oleosidade 4) Evite as buchas vegetais ou esponjas industrializadas durante o banho. Utilizadas diariamente, elas contribuem para retirar a oleosidade da pele tambm. S recorra a elas para higienizar axilas, costas e ps e, uma vez por semana, para fazer esfoliao. 5) Aplique uma loo ou creme hidratante diariamente logo aps o banho. As formulaes oferecem uma combinao de ingredientes que ajudam a diminuir a evaporao de gua pela pele e tambm a formar uma pelcula protetora. 6) Se, ao tomar banho, noite, estiver com preguia de passar hidratante, substitua-o pelo leo de banho sem enxge. 7) D uma ateno especial s regies mais ressecadas do corpo, como joelhos, cotovelos e pernas, aplicando mais loo hidratante, pois so reas que sofrem especialmente com o atrito das roupas e ressecamento. 8) Procure ingerir pelo menos dois litros de gua por dia, para hidratar o organismo. Como conseqncia, sua pele ficar mais bonita. 9) Adote uma loo especfica, de preferncia com protetor solar, para as mos. Leve-a na bolsa ou deixe-a no trabalho. Aplique o produto vrias vezes ao dia, porque as mos ressecam muito ao ficarem expostas ao frio e gua.

10) Seja fiel aos exerccios fsicos, pois eles ativam a circulao, trazendo mais nutrientes para a pele e, de quebra, queimando calorias e compensando os excessos alimentares.

Dicas Importantes
A Maquiagem do momento ressaltar o olhar alias o carro chefe de qualquer boa maquiagem transformadora ,primeiro passo fazer uma pele bem feita com corretivo ,base,p e depois caprichar no olhar a tendncia atual olhos bem marcados e sombras bem ousadas. A tendncia da estao o olho destacado com sombra, lpis e muito rmel preto ainda contamos com a ajuda de curvex para levantar ainda mais os clios e trazer mais graa ao olhar. Quem quiser ousar ainda mais para balada a noite pode usar e abusar de cilios postios para dar um ar ainda mais selvagem ao olhar ou apenas cantoneiras somente destacando o canto dos olhos .Porem todo cuidado pouco com os excessos na hora de escolher o tamanho dos clios ,deve se cortar em casa com uma tesourinha um pouco de seu comprimento para no ficar com cara de boneca ou parecer destaque de escola de samba. A maquiagem do dia-a-dia precisa cobrir as imperfeies, mas sem ser pesada. Pele e olhos claros: devem evitar cores muito escuras e intensas, optando por tons pastis, verde, azul, rosas e prata. Pele clara e olhos escuros: devem evitar os tons escuros e optar por azuis, verdes e tons terrosos. Morenas: beges, cinzas e pastis devem ser evitados, preferindo tons terrosos, marrons e dourados ou coloridos intensos. Negras: devem evitar marrons e tons pastel, preferindo as cores vivas. Orientais: beges, dourados e pastis deixam o visual sem graa. Podem abusar dos marrons, preto, prata e das cores intensas. Ruivas: devem evitar os rosados e optem pelos tons de prata, marrons e azuis. Para quebrar o efeito forte durante o dia, aplique o colorido suavemente no canto interno do olho e misture com uma sombra opaca e leve, como a bege e a marrom. Se voc no gosta de marcar os olhos mas quer estar dentro da tendncia, dispense as sombras e destaque as mas do rosto com um blush alegre, como laranja ou cereja.

Tipos de rosto

Cada mulher tem um tipo de rosto, nico. Para ajudar a valorizar o que cada uma tem de melhor, vamos ver seis exemplos para mostrar como a maquiagem corretiva pode alterar ou suavizar o formato do rosto.

Rosto redondo: O comprimento e a largura tm aproximadamente a mesma medida, ainda que o queixo tenha formatos diferentes. Aplique base dois tons mais escura nas laterais da testa, e na ponta das orelhas, at antes do queixo, isso deixar o rosto mais anguloso. Aplique o blush um dedo alm da linha do sorriso, no meio das faces em direo as orelhas.

Rosto quadrado: As medidas na largura so muito semelhantes. Para alongar o rosto e suavizar o formato aplique base dois tons mais escuros nas laterais da testa e no maxilar inferior. Assim como no rosto redondo, deve-se aplicar o blush um dedo alm da linha do sorriso, no meio das faces em direo as orelhas.

Rosto oval: Esse formato tem mais ou menos a mesma distncia entre a linha do cabelo at as sobrancelhas, da at a ponta do nariz e at o queixo. As mulheres que tm o rosto ovalado so privilegiadas, pois no necessrio fazer correes, basta aplicar uma base no tom da pele e blush para dar um ar de saudvel. O blush deve ser aplicado at terminar a linha do canto externo da ris.

Rosto retangular: A largura do rosto, da testa at o maxilar inferior, bastante parecida. Para suavizar a largura da testa e do maxilar, aplique a base mais escura

nos ngulos da testa e do maxilar inferior. Passe o blush um dedo alm da linha do sorriso, no meio das faces em direo ao meio das orelhas.

Rosto com formato de losango: A idia da pra o mais fcil para visualizar o formato desse rosto. A principal caracterstica so as maas do rosto saltadas. O equilbrio das formas pode ser alcanado passando base mais escura nos ngulos do maxilar superior. A base mais clara deve ser aplicada nas laterais da testa e nos ngulos do maxilar inferior. Para o melhor resultado o blush deve ser aplicado um dedo alm da linha do sorriso, no meio das faces em direo ao meio das orelhas. Rosto triangular: Forma de um corao ou triangulo invertido. necessrio deixar a largura do maxilar inferior e da testa harmoniosa. A base mais escura deve ser aplicada nas laterais da testa. Nas laterais do rosto, da ponta da orelha em direo ao queixo, use uma base mais clara. O blush deve ser aplicado um dedo alm da linha do sorriso, no meio das faces em direo ao meio das orelhas.

Maquiagem para olhos


A maquiagem dos olhos muito importante para o visual do look. Lembre-se sempre que as cores claras projetam os olhos para frente e as escuras diminuem e trazem a profundidade.

OLHOS PRXIMOS Comece preenchendo a parte interna dos olhos com sombra clara at mais ou menos a metade. Aplique uma cor mais escura de sombra do meio do olho em direo ao seu canto externo. Com a ajuda de um pincel, harmonize os tons. Posteriormente, defina o olhar com um poderoso delineador a partir da metade do olho at o final, fazendo uma leve puxadinha. Nessa etapa, um truque legal esfumar para no deixar o trao muito marcado. Finalize com uma mscara para clios. OLHOS AFASTADOS Seus olhos so afastados? Pois bem... No h segredos! Aplique uma sombra clara de sua preferncia em toda a plpebra. Na parte interna dos olhos, aplique um tom mais escuro para conferir profundidade ao olhar e levantar seus olhos. Harmonize as duas tonalidades com pincel. Hora do delineador... . Faa um trao bem rente a parte interna dos olhos at mais ou menos a metade. O toque final fica por conta da mscara para clios na parte superior e inferior do olho, de maneira moderada, claro! OLHOS PEQUENOS O segredo para maquiar olhos pequenos est no uso de sombras claras. Proceda da seguinte forma: aplique uma tonalidade escura rente aos clios inferiores pois isto dar a sensao de que o olho maior do que na realidade ele . Vamos utilizar o segredo? Passe sombra clara de sua preferncia nas plpebras. Esfume a parte externa da plpebra superior com uma tonalidade escura. Ao usar o delineador, faa um trao da parte interna at a parte externa do olho.

OLHOS GRANDES Seu problema so olhos grandes? Utilize o delineador para diminu-lo! Como? Fcil... O primeiro passo usar uma sombra escura por toda a plpebra. Esfume-a. Passe um lpis de contorno dos olhos na parte inferior e dentro do olho. Com o delineador, faa um trao bem fino rente aos clios em cima e embaixo. Termine o look com uma boa mscara para clios. Dica: interessante tambm utilizar o curvex. OLHOS CADOS A soluo est em abrir espao entre a plpebra e a sobrancelha. Para isso, proceda delineando bem a sobrancelha. Aplique sombra na parte externa do olho e, com uma sombra iluminadora prxima s sobrancelhas, levante o olhar. E o delineador? Jamais... O toque final fica por conta da mscara para clios e um pouco de sombra cinza no cncavo interno do olho para dar profundidade. OLHOS PROFUNDOS Hora de clarear... Invista na linha da sobrancelha a fim de deixar de levantar o olhar. Passe sombra clara em toda a plpebra. No passo seguinte, sombra escura no canto externo... Para aplicar o delineador, inicie na ponta interna e v aumentando a espessura do trao no meio do olho em direo ao canto externo. Clareie mais... Use sombra iluminadora acima das plpebras e finalize com camadas generosas de mscara para clios. OLHOS ORIENTAIS Nos olhos orientais tambm necessrio iluminar o olhar. Com uma sombra escuramdia, d profundidade ao olhar, aplicando-a entre a plpebra e a linha da sobrancelha.Na curvatura da sobrancelha, utilize uma sombra iluminadora.. isso dar um UP ao seu olhar, ok? O trao com delineador deve ser feito bem fininho, do comeo ao fim do olho. Finalize o make com uma mscara nos clios superiores e inferiores.

Escolha da Base
Felizmente temos uma variedade de tipos de base para fazer um make impecvel, porem nem todo mundo sabe como escolher a base certa para a maquiagem. Na hora de escolher o tipo de base vale lembrar que alguns produtos so oleosos e usados em peles oleosas o resultado pode ser desastroso. A escolha certa da base fundamental no sucesso de qualquer maquiagem, Pois a base tem a funo de uniformizar a pele para receber os demais produtos alem claro de cobrir algumas imperfeies e manchas. A base tambm auxilia na luminosidade do rosto. Conhea abaixo vrios tipos de base para maquiagem! Base creme com cor A base creme com cor no passa de um hidratante colorido de leve pigmentao ideal para ser usado durante o dia. De preferncia aos que tiverem filtro solar em sua frmula. Base lquida A base lquida indicada apenas para peles normais ou mistas, no tem o potencial de cobrir as impurezas nem as manchas avermelhadas do rosto.

Base corretora Esse tipo de base tem o poder de cobrir com perfeio olheiras, espinhas e imperfeies da pele e pode ser usada em todos os tipos de pele. Opte sempre pelas verses oil free ( sem leo) Base compacta Cobre as imperfeies e porem no indicada para peles maduras. Base em p Normalmente as bases em p so de origem mineral, no so to pigmentadas e no cobrem com perfeio as imperfeies do rosto porm podem ser usadas em todos os tipos de pele e deixam o acabamento aveludado no make. tima opo para peles lisas e sem grandes correes. Nota: Quando for escolher uma base vale lembrar, que ela deve ser na tonalidade mais prxima ao seu tom de pele afinal a proposta da base apenas uniformizar a tonalidade do rosto como um todo com o resultado natural, no adianta colocar uma base muito escura ou clara demais e ficar parecendo que esta usando uma mscara de Veneza.

Preparando a pele para a Maquiagem

Nos dias atuais a mulher no abre mo da maquiagem, mesmo que seja um make leve como um lpis e rmel nos olhos, blush e um batom. No entanto, o maquiador tambm precisa ter a conscincia de que por mais belo que seja o seu trabalho, importante cuidar da pele do rosto das clientes, e alert-las de que devem fazer isso tambm fora do salo. Fazendo isso voc ir garantir que sua maquiagem tenha maior durabilidade e sua cliente uma pele muito mais saudvel e jovem.

1. Higienizao
O processo de higienizao promove uma limpeza facial eficaz, sem agredir ou ressecar a pele. As frmulas devem ser balanceadas com ativos especficos, para remover impurezas e resduos deixados por tratamentos, maquiagem ou poluio. Ex.: Gel para limpeza ou sabonete lquido especfico para a pele do rosto. Recomendao: pela manh e noite, todos os dias.

2. Tonificao
Embora sua principal funo seja equilibrar o pH da pele ( que deve ser cido abaixo de 7 sendo que o normal pode variar de 4,7 e 5,5), o tnico tambm remove sutis resduos de sujeira que no foram retirados totalmente na higienizao, garantindo assim uma limpeza total do rosto. Ex.: loo tnica ou loo adstringente (esta ltima tem maior teor alcolico e recomendada para peles oleosas por ter maior capacidade de higienizar). Recomendao: pela manh e noite, todos os dias. Obs.: pH "Potencial Hidrogeninico", ou seja, um valor relacionado quantidade de ons de hidrognio em determinada soluo. O que determina se a soluo cida (PH abaixo 6,5), neutra (PH 7), alcalina (PH acima de 7,5).

3. Esfoliao
Esfoliar suavemente a pele tem como finalidade remover as clulas mortas e promover o seu afinamento, alm de desobstruir os poros. Deixa a pele uniforme e potencializa a absoro dos produtos que sero aplicados posteriormente. Ex.: Esfoliante suave especfico para a pele do rosto. Recomendao: Deve ser feita apenas duas vezes por semana e uma vez ao dia.

4. Hidratao intensiva
um passo essencial, pois alm de resgatar a umidade perdida, tambm evita o ressecamento causado pela ao de fatores externos, como os raios solares, vento e poluio. Tambm mantm a proteo da pele, deixando-a macia, suave e com aspecto saudvel. Ex.: Gel hidratante oil free com proteo solar no caso de maquiagem posterior, pois tem rpida absoro. Recomendao: pela manh e noite, todos os dias.

5. Foto proteo diria


A foto proteo diria o ltimo e fundamental passo, pois alm de proteger da ao do sol, principal responsvel pelo envelhecimento precoce, tambm combate e ajuda a reparar os danos causados pela ao dos radicais livres, como sinais de rugas, ressecamento, flacidez e alteraes da colorao da pele. Ex.: Filtro solar com fator de proteo 30 ou mais. Recomendao: Deve ser aplicado diariamente durante ao dia a cada duas horas ou sempre que lavar o rosto.

O que pH pH "Potencial Hidrogeninico", ou seja, um valor relacionado quantidade de ons hidrognio em determinada soluo. No caso, esse valor um antilog (de logaritmo).. quando o pH , por exemplo, 7 (q considerado o pH neutro), ns temos que a concentrao de ons hidrognio nessa soluo de 10 elevado a -7. O antilog disso exatamente 7. mais ou menos como se a quantidade de hidrognio ali fosse de 0,0000007u. Essa concentrao de Hidrognio indica se a soluo muito ou pouco cida, ou ainda se no tem acidez, ou se bsica. No caso da pele humana, o pH levemente cido, o que importante pois ajuda na manuteno da pele e na proteo contra agentes bacterianos e fngicos. A utilizao de produtos em excesso sobre a pele agem sobre esse pH, alterando-o, o q pode ser bastante prejudicial. Ainda bem q nossa pele tem uma propriedade de Tampo, o que significa que atravs de processos metablicos, consegue regular o pH, fazendo com que retorne a seu valor normal

Aprenda a usar o delineador


Se voc do tipo de mulher que gosta de sair poderosa tanto para ir ao trabalho como para sair a noite em busca do par perfeito ou junto com ele, no pode deixar de usar sempre um delineador. Porm, muitas de ns no sabemos como us-lo sem erros e borres. Ele aumenta, define e destaca o olhar. Ele intensifica a expresso, disfara plpebras cadas e suaviza olheiras. Ele o "santo" delineador, item fundamental no estojo de maquiagem que faz milagres pela beleza feminina! Para fazer traos irretocveis com ele, voc precisa de mos firmes e alguma prtica. Um trao fininho, desde o canto interno at o final da plpebra, cria a sensao de clios mais cheios.

Modo de usar No d para mentir: no comeo, difcil aplicar o delineador. Mas, com um pouco de treino (e voc pode comear j), voc consegue um resultado fantstico 1. Ateno ordem dos produtos para no derrubar sua produo: passe primeiro a base, depois a sombra, o delineador e, por fim, o rmel. Fique em frente ao espelho e levante o queixo, o que far com que a plpebra se abaixe automaticamente, o que facilitar muito o trabalho; 2. At pegar o jeito, coloque um espelho em p sobre a mesa. Com os cotovelos apoiados, faa um trao-guia com um lpis na parte superior da plpebra ou Puxe o canto do olho e faa pequenos pontinhos ao longo da linha dos clios; 3. Retire o excesso de produto do aplicador do delineador. Basta espalhar o excesso da pontinha do aplicador na borda da embalagem do delineador. 4. Com a mo oposta, segure a lateral do olho sem esticar demais a pele. Para dar mais firmeza, apie a mo que vai fazer o trao na outra que est segurando a lateral do olho. 5. No cubra o trao-guia de uma vez (nem os maquiadores profissionais o fazem!). Como ele deve ser mais fino no canto interno do que no externo, comece-o do meio do olho para fora. Assim, quando o aplicador estiver com menos tinta, complete o trao na parte interna do olho se optou pelos pontinhos ao longo dos clios s junta-los at formar um trao nico e uniforme; 6. Se voc gosta de um trao mais forte, s deix-lo mais grosso no meio da plpebra, ultrapassando o canto externo do olho e assim obter um look mais moderno e arrojado.

Como Usar o Blush e seus truques


Ele est disputando com o batom a categoria de indispensvel na ncessaire. Basta um toque de cor nas bochechas para a sua aparncia mudar. O produto ainda ajuda a afinar o rosto, Sofisticada O blush marcado afina os traos e ilumina os olhos. perfeito para festas. Passe-o da ma do rosto em direo orelha. D preferncia aos tons de cobre, dourado ou marrom brilhante.

Saudvel Para conseguir o efeito, aplique o produto os cremosos ou lquidos so melhores no centro das mas do rosto. No ultrapasse a linha do canto externo dos olhos. Aposte nos tons de rosa, cereja e pssego. Bronzeada Faa uma linha horizontal da bochecha direita em direo esquerda, passando pelo nariz. Essas so as regies onde voc se bronzeia. Terracota, marrom e tons alaranjados, todos sem brilho, so as cores ideais. Glamourosa Passe uma base, um corretivo e uma sombra suave nos olhos. Cole clios postios e capriche no rmel. Aplique o blush com pincel. Passe aos poucos at chegar no tom desejado. Finalize com batom cor de boca para no pesar.

Os truques para conseguir o efeito rosado de quem acabaram de sair da academia


O primeiro passo para deixar o rosto com o ar natural e saudvel escolher a cor certa do blush. Para isso, uma dica beliscar delicadamente um dos lados da bochecha, em frente ao espelho, at que ela fique rosada. Do outro, experimente vrias tonalidades de blush at encontrar a mais parecida com o lado oposto. Esse ser o tom de efeito mais natural para o seu tipo de pele. D preferncia para os produtos em creme, pois espalham com facilidade e proporcionam um resultado suave e uniforme. Na hora de aplicar, abra um sorriso largo e espalhe o blush com as pontas dos dedos em movimentos circulares na parte que mais se ressaltou das bochechas. Tome cuidado para que a cor no ultrapasse o canto externo dos olhos e no fique prximo ao nariz. Para combinar com esse blush, aposte em sombras clarinhas, como os branquinhos perolados, os beges ou apenas uma camada sutil de corretivo nas plpebras. Um gloss rosado ou um batom de cor-de-boca so as melhores opes para colorir os lbios.

Afine o rosto
Um blush de tom escuro voc consegue afinar o seu rosto. Este deve ser o primeiro passo da sua maquiagem: Escolha um produto bege ou marrom opaco, de preferncia em basto, e um pouco mais escuro que a cor da sua pele. Passe o blush em toda a linha do maxilar, na ma do rosto em direo s tmporas e na testa, bem rente raiz dos cabelos. Em seguida, eleja um blush de cor viva e escolha um modo de aplicar para conseguir o efeito saudvel, sofisticado ou bronzeado.

Vous aimerez peut-être aussi