Vous êtes sur la page 1sur 12

ABREVIATURAS Ed. edio Et al. e outros vol.

volume

SIGLAS DEXA - Absorciometria de raios-X de dupla energia DMO - Densidade mineral ssea DPOC Doena pulmonar obstrutiva crnica TQC - Tomografia quantitativa computorizada USQ - Ultrassonografia quantitativa

NDICE

INTRODUO........................................................................................................... 4 1. OSTEOPOROSE ...................................................................................................... 5 1.1. FISIOPATOLOGIA ............................................................................................... 5 1.2. MANIFESTAES CLNICAS ............................................................................ 5 1.3. FATORES DE RISCO ........................................................................................... 6 1.4. DIAGNSTICO .................................................................................................... 7 1.5. PREVENO ....................................................................................................... 8 1.6. TRATAMENTO .................................................................................................. 10 CONCLUSO ........................................................................................................... 11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..................................................................... 12

INTRODUO
..

O grupo pretende com este trabalho aprofundar conhecimentos acerca desta patologia, nomeadamente ao nvel da fisiopatologia, de forma a adquirir competncias para desenvolver na prtica profissional. Em Portugal as doenas reumticas constituem o grupo nosolgico de maior morbilidade, e so as que originam maior incapacidade motora, constituindo a primeira causa de absentismo ao trabalho e de reformas por invalidez (Queiroz, 1998). A osteoporose ento uma doena sistmica do esqueleto que se caracteriza, essencialmente, por uma reduo excessiva da massa ssea por unidade de superfcie, bem como por alteraes a nvel da micro-arquitetura e da qualidade do tecido sseo. Estas alteraes, tanto quantitativas como qualitativas, fragilizam o osso e favorecem a ocorrncia de fraturas (Braunwald, Fauci, Kasper, Hauser, Longo, Jameson, 2006). Relativamente estrutura do trabalho, este composto por um captulo denominado Osteoporose, onde apresentaremos a sua definio, as manifestaes clnicas, os factores de risco, o diagnstico e, por fim, a preveno e tratamento. A bibliografia para a aquisio de fundamentos que constituem o contedo deste trabalho emergir da pesquisa da documentao mais cientfica e fidedigna possvel.

1. OSTEOPOROSE
4

A osteoporose a doena ssea metablica mais comum, caracterizada pela diminuio da massa ssea, alteraes da microarquitectura do tecido sseo e ainda por presena ou risco aumentado de fratura por fragilidade (Enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). De acordo com Queiroz (1998), a osteoporose pode ser classificada em primria, que se subdivide em Osteoporose ps-menopusica ou tipo I e em Osteoporose senil ou tipo II, e secundria. A osteoporose primria tem etiologia bsica desconhecida e no se encontra associada a nenhuma doena. O tipo I mais frequente no sexo feminino e surge no perodo ps-menopusico, entre os 50 e 65 anos. Atinge o osso esponjoso ou trabecular originando fraturas ao nvel vertebral. J o tipo II, surge aps os 65anos, sendo que atingido o osso cortical e o trabecular, e ocorre devido diminuio da formao ssea e da absoro intestinal de clcio, bem como ao hipertiroidismo (Enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). Segundo Queiroz (1998), a osteoporose secundria encontra-se associada a doenas tanto hereditrias como adquiridas, nomeadamente doenas hematolgicas, endocrinopatia, doenas crnicas e iatrognicas provocadas pela imobilizao. O autor salienta ainda que esta pode estar associada ao uso de frmacos, sobretudo a heparina que aumenta a atividade da colagnese e dos osteoclastos e os corticosterides - que diminuem a sntese de colagnio sseo e a absoro de intestinal de clcio (efeito anti vitamina D) bem como aumentam os valores de PTH srica com o subsequente aumento da reabsoro ssea.

1.1. FISIOPATOLOGIA

De acordo com a Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia (2003), a remodelao ssea um processo contnuo de extrao de osso para o sangue e formao de novo osso. Assim sendo a osteoporose pode advir de um defeito na formao do osso, ou ento de um desequilbrio entre a formao e absoro.

A perda ssea depende da densidade ssea, que se encontra intimamente relacionada no s com a densidade mxima atingida mas tambm com a perda que se verifica com o envelhecimento. Deste modo, verifica-se que a osteopenia devida massa ssea inadequada na maturao esqueltica (13 a 25 anos) e por consequente perda ssea ps-menopausa devido a uma deficincia estrognica. Note-se ainda que com o envelhecimento o osso tende a ficar osteoportico, pois o processo de remodelao ssea no compensa a absoro existente (Braunwald et al., 2006).

1.2. MANIFESTAES CLNICAS

Para Queiroz (1998), as manifestaes clnicas da osteoporose apresentam-se atravs de dores, nomeadamente raquialgias; deformaes da coluna vertebral, com consequente reduo da estatura; e ainda atravs de fraturas provocadas por traumatismos mnimos nas vrtebras, no colo do fmur e na extremidade distal do rdio. Em comum, no muito provvel a osteoporose causar dor aguda intensa na ausncia de fratura. Quanto s fraturas das vrtebras, estas geralmente podem ocasionar dor significativa, contudo, por vezes, so assintomticas. Assim, neste tipo de fraturas, h ocorrncia de dor aguda no local, podendo ser originada por levantamento de pesos, tosse ou rotao da coluna. Essa dor pode irradiar-se lateralmente a partir da coluna vertebral, provocando espasmo muscular paravertebral e dor percusso da vrtebra em causa. Esta dor aguda pode aumentar com os movimentos, reduzindo-se com repouso, podendo persistir por duas ou trs semanas, continuando com menor intensidade, at cessar. Caso a dor se prolongue para alm dos seis meses, deve-se suspeitar de outras causas como patologias psiquitricas ou metastticas (DeLisa,1992). Relativamente s fraturas do fmur proximal e do antebrao distal, estas normalmente so seguidas de quedas ou outros traumas significativos. Os pacientes apresentam dor e possivelmente tm uma fratura nestes locais (DeLisa,1992). De acordo com DeLisa (1992), as deformaes so provocadas por inmeras fraturas na coluna, causando cifose, perda de altura e dor crnica nas costas, na rea torcica mdia ou lombossacra. Esta dor crnica pode no ser de tanta intensidade, como a da fratura aguda. Como as deformaes so progressivas, com a perda de altura, pode haver uma protuberncia abdominal, originando desconforto gastrointestinal e incompetncia pulmonar devida deformidade da caixa torcica.
6

A nvel laboratorial, a osteoporose no apresenta alteraes, nomeadamente do balano fosfoclcico. Porm, depois de uma fratura, pode haver elevao transitria da fosfatase alcalina e da calciuria. Contudo, com os marcadores bioqumicos da formao e da reabsoro ssea pode haver alteraes como o caso das anlises ps menopausa ou nos idosos com fratura do colo do fmur (Queiroz, 1998).

1.3. FATORES DE RISCO

Atualmente, existem inmeras situaes que podem levar perda ssea, tendo como consequncia o desenvolvimento da osteoporose e outras patologias reumatolgicas (Braunwald et al., 2006). Assim, e segundo Braunwald et al. (2006), fundamental, enquanto cidados e como futuros profissionais de sade, conhecer quais so estes fatores, considerados de risco, para posterior interveno com vista a diminuir o aparecimento e a progresso da osteoporose. Predispem-se osteoporose, os fatores que acarretam um baixo pico de massa ssea e aqueles que so responsveis por uma perda excessiva ou baixa produo. Estes fatores podem ser de carter modificvel ou no modificvel (Queiroz, 1998). De acordo com o autor supra mencionado, entre os fatores modificveis destacam-se a baixa ingesto de clcio, o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo, o exerccio fsico de forma excessiva levando amenorreia, a ingesto elevada de cafena e uma baixa exposio solar. Relativamente aos fatores no modificveis, estes incluem, a histria familiar, indivduos de baixa estatura, de raa branca ou asitica, do sexo feminino, com idade avanada e que possuam a uma massa muscular pouco desenvolvida (Enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). Segundo Braunwald et al. (2006) alm destes fatores podemos considerar que algumas doenas podem estar associadas a um risco acrescido de desenvolver osteoporose, nomeadamente doenas endcrinas (Sndrome de Cushing,

hiperparatiroidismo, insuficincia supra-renal), doenas hipogonadais (Sndrome de Turner, anorexia nervosa), bem como a gravidez, a lactao, a doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC), a imobilizao e a esclerose mltipla.

1.4. DIAGNSTICO

O atual critrio para diagnosticar a osteoporose a perda de 25% de massa ssea quando comparada com um adulto jovem. Assim, o diagnstico precoce pode ser feiro atravs da densiometria ssea, enquanto um estudo radiolgico mostra apenas as alteraes inequvocas quando h perda de 30% de massa ssea (Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). De um modo mais simplificado e eficaz, este diagnstico baseia-se na diminuio da massa ssea. O grau desta diminuio estabelecido atravs dos valores da densidade mineral ssea (DMO) que medem a quantidade de mineral existente numa determinada rea de osso (Braunwald et al., 2006). Podemos ento considerar que existe osteoporose quando o ndice T (score) apresentar valores inferiores a -2.5, traduzindo deste modo, um risco de fratura elevado. Valores superiores a -1 so considerados normais (Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). Existem vrias tcnicas para a determinao da DMO, sendo as mais utilizadas, a Absorciometria de raios-X de dupla energia (Dual Energy X-ray Absorptiometry DEXA), a Tomografia quantitativa computorizada (TQC) e a Ultrassonografia quantitativa (USQ). Atualmente, a tcnica mais utilizada a DEXA, graas sua ampla disponibilidade, elevada preciso e exatido, capacidade de determinao da DMO numa grande multiplicidade de localizaes e atenuada exposio radiao (Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). No entanto, segundo Queiroz (1998), uma histria clnica completa e alguns exames complementares apropriados so indispensveis para uma avaliao correta do risco de fratura. Braunwald et al. (2006) menciona que na histria clnica devemos incluir a histria pessoal e familiar do doente para identificarmos doentes de risco e atuar precocemente. O exame fsico permite encontrar eventuais sinais de osteoporose, enquanto a realizao de exames laboratoriais e radiografias permitem estabelecer o diagnstico ou, por outro lado, excluir causas secundrias da perda ssea.

1.5. PREVENO

De acordo com a Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia (2003), a atividade fsica fundamental quer como coadjuvante ao tratamento da osteoporose,
8

quer como medida de preveno da mesma, em qualquer idade, tanto nas pessoas doentes como nos indivduos no osteoporticos, sobretudo no sexo feminino. Os exerccios mais adequados so os de sustentao de carga, tais como os aerbicos e as caminhadas e os de extenso ou isomtricos para pacientes com osteoporose ps-menopausa. A natao indicada, mas sendo acompanhada por um especialista, nomeadamente um fisioterapeuta. Os exerccios de flexo so contra indicados (DeLisa,1992). No entanto, para Queiroz (1998), preciso ter cautela dado que o exerccio excessivamente vigoroso e violento origina uma diminuio dos estrognios. A principal causa desta doena, mais especificamente da osteoporose iatrognica, o sedentarismo, da ser essencial a prtica de exerccio, de forma a estimular a atividade dos osteoblastos (Queiroz, 1998). Este processo ocorre, diminuindo a perda de massa ssea e tambm atravs do aumento da mesma, devido ao incremento da formao ssea ser em maior escala que a sua reabsoro (DeLisa,1992). Deste modo, segundo a Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia (2003), a destreza e a manuteno da musculatura potente que se adquirem com a prtica de exerccio e de desportos, favorecem a preveno de quedas. As quedas so complicaes que podem advir da osteoporose, por isso necessrio tomar medidas de precauo no sentido de reduzir o risco de queda. Assim, pode ser pertinente utilizar um auxiliar de marcha, por exemplo, uma bengala, de maneira a haver um melhor equilbrio, principalmente nas pessoas mais idosas. tambm importante o uso de calado apropriado, ou seja, com sola de borracha, fechado e sem salto, bem como evitar ter tapetes soltos ou sem antiderrapantes no solo e escadas sem corrimo. Ainda crucial evitar levantar-se rapidamente, pois h maior risco de queda devido a uma potencial hipotenso e evitar ter o soalho encerado (Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). A preveno da osteoporose tambm passa por evitar os fatores de risco anteriormente mencionados, como o tabaco e o consumo excessivo de lcool, caf e protenas (Queiroz, 1998). Nas mulheres ps-menopasicas, a preveno inclui uma dieta suplementar com prescrio de clcio, alm dos exerccios de extenso j referidos e nas com menopausa precoce ou submetidas a extirpao cirrgica dos ovrios importante a toma de estrognios para complementar a preveno. (Queiroz, 1998) De salientar que muitas das medidas de preveno esto compreendidas no tratamento da osteoporose.
9

1.6. TRATAMENTO

A osteoporose no uma fatalidade, existem meios suscetveis de a evitar e tratar, dependendo do tipo de osteoporose (Braunwald et al., 2006). De acordo com Queiroz (1998) a teraputica da osteoporose secundria tem como foco o tratamento da doena subjacente causadora da reduo da massa ssea. Braunwald et al. (2006), referem que no tratamento da osteoporose induzida por corticosterides, visando a minimizao dos danos causados por estes, deve diminuir-se tanto as doses como a frequncia de toma destes frmacos. Outras medidas especficas para evitar a perda ssea e diminuir o risco de fratura englobam medidas farmacolgicas, tais como a administrao de clcio, vitamina D, calcitonina, bifosfonatos e estrognios (Grande Enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). O clcio atua como um anti absorvente do osso, principalmente no perodopsmenopausa, sendo indicado um consumo dirio de 1000/2000 mg (Grande Enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). Por sua vez a vitamina D deve ser includa na teraputica 400UI/dia, na medida em que reduz a incidncia de fraturas na anca. A administrao desta vitamina e fulcral nos idosos com idade superior a 70 anos, por possurem uma diminuio da absoro de clcio e dfice na sintetizao da vitamina na pele (Braunwald et al., 2006). A calcitonina, de acordo com a Grande enciclopdia Mdica: sade da famlia (2003), um agente til no tratamento da osteoporose, uma vez que quando associada ao clcio, tem capacidade de inibir a atividade osteoclstica. Sendo o perodo ps-menopausa caraterizado pela perda ssea acentuada, a administrao de estrognios fundamental, sendo que iro prevenir a perda de massa ssea (Braunwald et al., 2006). Para alm destes, existem os bifosfonatos, que so indicados sobretudo aquando da doena ssea de Paget, devido sua capacidade de inibir a reabsoro do osso (Braunwald et al., 2006).

10

CONCLUSO Aps a elaborao do trabalho de sntese, o grupo concluiu que todos os objetivos inicialmente estipulados foram alcanados, em virtude da obteno de fontes fidedignas. Braunwald et al. (2006), mencionam que as doenas reumticas, sobretudo a osteoporose, so doenas frequentes e que tm uma repercusso social e econmica significativa, em parte pela incapacidade temporria ou definitiva que desencadeia. possvel prevenir ou, pelo menos, retardar o aparecimento desta doena de grande impacto econmico e social, que em Portugal atinge mais de meio milho de habitantes (Queiroz, 1998). A luta anti-reumtica deve ento ser feita a quatro nveis, sendo eles o nvel clnico, social, educacional e investigacional, articulados entre si, e objetivando a reabilitao fsica, psquica, social, vocacional e profissional do doente reumtico (Grande Enciclopdia Mdica: sade da famlia, 2003). De acordo com Queiroz (1998), fulcral modificar o comportamento da populao de modo a evitar comportamentos de risco, contribuindo assim para a promoo da sade.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Braunwald, E., Fauci, A., Kasper, D., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J. (2006). Harrison: manual de medicina (16 Ed.). Aravaca: Hill.

DeLisa, J. (1992). Medicina de reabilitao: princpios e prtica (vol. 2). So Paulo: Manole.

QuidNovi. (2003). Grande enciclopdia mdica: Sade da Famlia (vol. 10). Matosinhos: QuidNovi.

Queiroz, M. (1998). Reumatologia clnica. Lisboa: Lidel.

12

Vous aimerez peut-être aussi