Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC CAMPUS CONCRDIA CURSO DE PSICOLOGIA 1/2013

LOCAL: UNC Universidade do Contestado Campus Concrdia. CURSO: Psicologia DISCIPLINA: Psicologia Organizacional e do Trabalho. CARGA HORRIA: 4 crditos(60h): FASE: 5 PROFESSORA: Liani Maria Hanauer Favretto ACADMICOSS: Izaqueu Arajo Silva SEMESTRE: 1 ANO: 2013

ANLISE DO FILME DUELO DE TITS O filme Duelo de Tits foi lanado em 2000 o enredo do filme gira em torno de uma equipe de futebol americano e se passa na dcada de 70 dentro de um contexto histrico-cultural marcado por intolerncia racial, especificamente aos de pele negra. Influenciados por tal contexto cultural o time sofreu um grande impacto quando negros foram includos ao mesmo, inclusive o tcnico. Diante disso percebe-se instaurar uma crise no grupo resultando em uma relao conflituosa entre brancos e negros. O tcnico Boone aproveitando o fato, criou um ambiente de transio onde o grupo foi transformado em equipe, e o que determina essa transformao o fato de todos os integrantes deviam conhecer a vida uns dos outros (seu dia a dia, gostos, famlia e etc.). Atravs da troca de experincias o grupo logo se transforma em uma equipe, tendo cada um, papel definido, mas agindo empaticamente. A dinmica revela o quo complicado se d esse processo, pois alguns membros no absorveram a importncia de tais mudanas, o que incorreu em alguns desajustes, porm a entra a influncia da liderana. O lder do time se manteve firme, visando a equipe como um todo, sem deixar de lado as aes individuais objetivando mudana de comportamento dos que tinham dificuldade de se adaptar s mudanas.

Em meio a tudo isso entra uma nova figura, Sunshine, a princpio ele vtima de preconceito devido sua suposta sexualidade, aqui se percebe que tanto brancos quanto negros compartilhavam do mesmo preconceito em relao ao mesmo, mas ele no se deixou intimidar diante disso e mostrou uma excelente capacidade de integrao, interagindo com todos, alm de mostrar que tem capacidade para atuar no time. Em relao aos conflitos que surgem no desenrolar da trama, se percebe que quando surgia um conflito o tcnico Boone enfatizava a responsabilidade da equipe em administr-los, pois a harmonia, sucesso ou fracasso da equipe era responsabilidade de todos. Tudo isso refletiu positivamente nas vidas dos jogadores e os mesmos comearam a agir como uma equipe de fato, mas ao voltar da concentrao, causaram um choque na comunidade que ainda continuava com as ideias geradoras de conflitos que afetavam os jogadores e isso abalou os laos que haviam sido construdos, pois tinham mudado de valores, mas a comunidade queria obrig-los a continuar com os velhos preconceitos. Para no sucumbirem ao passado a equipe precisava estar mais unida do que nunca e assim o fizeram, isso se evidncia quando por iniciativa de alguns da equipe todos se renem e decidem fortalecer os laos construdos com o intuito de no serem vencidos pela comunidade. Fazendo isso mostraram capacidade de se autogerenciarem. Vale destacar que tal postura teve a aprovao do tcnico Boone, percebemos aqui uma caracterstica relevante em um lder que de desenvolver autonomia dos seus liderados. Alm dos tantos desafios que o time enfrentou surge mais um, o desfalque decorrente da sada do capito do time que sofreu um acidente ficando paralitico, mas mesmo assim Gerry continuou auxiliando a equipe incentivando-os com sua prpria postura de no desistir do que se quer apenas porque as adversidades surgem. A postura do tcnico Boone pode ter parecido a principio, rude e autoritria, mas seu respeito e imparcialidade, alm da capacidade de enxergar potencialidade em todos os seus jogadores fizeram com que ele adquirisse confiana e respeito da equipe. Outro fator que influenciou para tal, foram os resultados obtidos, fruto de sua liderana.

Levando em considerao os contedos sobre liderana, equipes e comunicao abordados em sala de aula, se percebe na liderana do tcnico Boone algumas caractersticas necessrias ao lder, dentre elas: ter uma viso orientadora, ter capacidade de planejar, paixo pelo que faz (o tom de voz dele evidenciava tal paixo). Percebemos tambm que ele conquistou a confiana dos jogadores, Bonne mostrava compreender e saber lidar com eles, envolvia a equipe em busca de resultados, demonstrava coragem, perseverana alm de valorizar os resultados decorrentes do desempenho da equipe. No que diz respeito ao conceito de equipes podemos perceber claramente a diferena entre trabalhar em grupo e trabalhar em equipe, pois o primeiro mesmo tendo em vista trabalhar pelos mesmos objetivos, tendo papis e funes definidos, acabam por no obter resultados satisfatrios devido falta de comunicao, j o segundo, alm de trabalharem por objetivos comuns, com funes definidas, agregam caractersticas determinantes no sucesso de uma tarefa, como criatividade, sinergia, habilidades e troca de experincias, aqui tambm percebemos a empatia sempre presente nas relaes entre os membros de uma equipe. No filme detectamos o efeito de agir em equipe, quando o tcnico determina que todos os jogadores deveriam conhecer o cotidiano dos seus colegas, assim como seus gostos e estilos de vida. Por fim, no quesito comunicao, so notados no filme alguns conceitos abordados em aula e que determinam a forma que a informao ser recebida. Sempre que o tcnico passava informao ele tinha uma entonao de voz firme, falava de forma clara, com objetivos especficos e alcanveis. A empolgao na voz e a expresso corporal eram pontos fortes no processo de comunicao. REFERNCIA YAKIN, Boaz, BRUCKHEIMER, Jerry, OMAN, Chad, HOWARD, A. G. Duelo de Tits. Produzido por Jerry, Bruckheimer, Chad, Oman, Direo de Boaz Yakin. EUA. 2000. DISNEY / BUENA VISTA. DVD, 1:53:51 min. Color. DTS, SDDS, Dolby Digital.

Vous aimerez peut-être aussi