Vous êtes sur la page 1sur 15

HISTRIA DA MODA

1910

Anos 10
A partir do sculo XX o estudo da histria da moda passa a se dar por dcadas, Por contada acelerao do processo de mudanas que se evidenciou nas linhas da moda. Os anos de 1914 a 1918 foram marcados pelo conflito da Primeira Guerra Mundial. Os tempos mudaram.

A presena do homem na guerra fez com que as mulheres de diversas classes sociais passassem a atuar em diversos setores antes masculinos. Foi o comeo da emancipao feminina,
uma necessidade durante a guerra e,

- depois dela, um hbito.

A moda sofreu uma srie de transformaes neste perodo. O francs Paul Poiret, foi o responsvel pela grande mudana no vesturio feminino: o fim dos espartilhos, em fim os corpos estavam libertos dos amortizantes apertos na cintura.

Os tempos eram outros e seria impossvel para as mulheres, agora trabalhando, manterem os antigos hbitos da silhueta ampulheta. A necessidade de mudana estava latente e Poiret a captou e deixou seu nome marcado na histria da moda

Abrindo sua prpria mainson em 1903, Poiret projetou seu nome com um modelo de casaco kimono muito controverso, mas em 1909 ele j havia conseguido fama. Iniciou se a onda oriental na moda, com cores fortes, drapeados suaves, saias afuniladas e muitos botes, sendo os enfeiteis favoritos da poca. Poiret pregava uma forma mais solta e fluda para o vesturio.

Poiret...
Tambm investiu no que, na poca, era pouco usual, mas que hoje se tornou um padro entre as grandes marcas; A expanso vertical da linha de produto. Em sua Maison era possvel encontrar, alm de suas roupas, mveis, artigos para decorao e perfumes.

Mas certamente, uma de suas maiores inovaes no mundo da moda foi seu desenvolvimento da tcnica de moulage ou draping, uma radical inovao em um mundo dominado pelo mtodo de modelagem da alfaiataria. Esta tcnica permitiu a Poiret criar suas peas com formas retas e alongadas, mas ainda sim fluidas.

Outra de suas mais famosas criaes a cala sherazade, que nada mais do que a cala saruel de hoje. Foi inspirada no bal russo que estava fazendo muito sucesso na Europa. Poiret tambm ficou muito conhecido pela criao da Saia Afunilada. Esta tinha o formato muito prximo s pernas e era muito apertada, permitindo apenas paos pequenos. Era usada pelas mulheres com uma espcie de tira que prendia uma perna outra para limitar o tamanho das passadas.

As criaes de Poiret sempre estavam preenchidas por cores vibrantes, um grande diferencial em relao ao lugar-comum da poca e sua assinatura era a rosa, a qual aparecia periodicamente em suas roupas. Outra mudana associada praticidade do perodo foi o encurtamento das saias e vestidos, que subiram at a altura das canelas. Os sapatos apareceram e as pernas igualmente, mas em geral estas eram cobertas por meias finas. Chegando em meados da dcada, outro nome se destacou, Gabrielle Coco Chanel, com seus tailleurs de jrsei. Feitos com esse tecido, de malha, agora eram dotados de toque macio, sedoso, e elasticidade. Chanel seguiu seu caminho de criadora e consolidou-se se tornando a estilista mais importante de todo o sculo XX.

A moda masculina no mais sofria as alteraes visveis de outrora, era quase um uniforme: cala comprida, palet, colete e gravata. Em 1918 termina a guerra e algumas novidades se consolidam. A mulher solteira no mais dependia de marido para sustent-la, conseguiu adquirir sua emancipao com a independncia financeira.

Em 1918 termina a guerra e algumas novidades se consolidam: A mulher solteira no mais dependia de marido para sustent-la, conseguiu adquirir sua emancipao com a independncia financeira. Na moda feminina as saia encurtaram ainda mais, com a necessidade de trabalho e atividades de lazer como a dana. Ainda nos anos 10 a androginia aparece, com os curtos cortes de cabelo e com a mulher sendo cada vez mais independente, fumando em pblico e dirigindo carros. Esses novos hbitos e novas silhuetas so o que vai permanecer nos anos 20 e se transformarem em sua maior caracterstica.

Vous aimerez peut-être aussi