Vous êtes sur la page 1sur 11

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Ps-graduao em Educao em Cincias e Matemtica Metodologia do Ensino Superior Professora

Dlcia Enricone

Vivian Regina Marmitt

Ensinar a Pensar: Qual o papel da escola?

Porto Alegre Dezembro, 2007

Ensinar a Pensar: Tarefa da Escola? Hoje a tarde estava concluindo as notas de meus alunos. Corrigindo suas provas e fechando suas mdias me deparei com uma situao que tambm comum a muitos de meus colegas: alunos que passaram o ano letivo se esforando para poder chegar ao mnimo exigido e ainda assim no conseguiram atingir a mdia e outros, que passaram o ano sem realizar as tarefas e se encontram em situao semelhante; faltam alguns dcimos para atingir a mdia. Ento resolvi reler as auto-avaliaes desses alunos, onde escreveram os motivos que os levariam a passar para o ano seguinte. Aqueles que foram alunos prestativos, esforados tentaram alcanar seus limites, descreveram que iriam ser aprovados por mrito, ou seja, fizeram tudo o possvel, mas infelizmente, dificilmente conseguiro ser alunos muito alm de medianos. J os alunos que deixaram os estudos de lado, realizaram pouqussimas das atividades, escreveram que deveriam ser aprovados por sua esperteza, uma vez que eles no necessitam realizar todas as atividades dos demais para serem alunos medianos, e que se quiserem alcanam a mdia sem dificuldades. Parando ento para refletir sobre os argumentos de ambas as partes, acabei concordando com os dois, afinal, seus argumentos foram coerentes com a realidade que a escola os prope, seu ano de vida se resume em um nmero, independente de como chegam a este valor, ele quem decide seu futuro. Como meu problema no era o nmero, mas sim como ambos chegaram at ele, resolvi deixar a discusso sobre suas mdias para o conselho de classe, decidindo com meus colegas sobre a melhor maneira de proceder com cada caso. Mas como minha inquietao era muito grande, resolvi organizar este texto, tentando debater sobre estes temas: O que aprender afinal? O que a escola quer que o aluno saiba? Quais so os conceitos de vida que quero repassar a meu aluno, o de aluno esperto, que burla o sistema, ou de aluno esforado que assume suas dificuldades e luta para super-las?

1 Aprendendo para a vida Um dos mais importantes ensinamentos a deixarmos a nossos alunos o de utilizar os conceitos aprendidos em sala de aula nas mais variadas situaes de seu cotidiano. O grande problema que se enfrenta ao tentar cumprir este papel o de que em sua grande maioria os contedos cientficos so apresentados de maneira pronta, acabada e sendo assim, sua aplicao tambm j indicada. Ento o aluno no consegue refletir sobre situaes de sua realidade, uma vez que esta j fornecida pelo professor. O aluno no precisa pensar, fazer ligaes lgicas, buscar conceitos prvios para que possa compreender um novo contedo, o professor acaba fazendo isso por ele. Esta postura do educador faz com que o aluno se habitue a no resolver problemas e buscar sempre o auxlio de algum que faa isso por ele. Ento, em seu cotidiano, como ele agir? Como far para resolver seus problemas? Utilizar seu conhecimento cientfico ou preferir recorrer ao conhecimento de senso comum? Se quisermos que nosso aluno consiga utilizar dos conhecimentos de sala de aula para um aprimoramento de suas questes de vida, temos que dar liberdade a sua expresso e criatividade, fazendo com que ele traga questes de seu dia-a-dia para a escola e explore-as com seus colegas, auxiliado pelo professor. Assmann (1997) j nos indica que o professor desejar dar uma boa aula no sintoma de que uma boa aprendizagem ocorra. Esses dois conceitos esto interligados, mas so independentes. Um aluno pode aprender tendo um professor muito ruim, enquanto que um professor pode organizar as melhores aulas possveis e seu aluno no querer aprender. O ponto chave desta questo seria ento favorecer a motivao deste aluno para que ele queira aprender, buscando assim possveis formas de construir sua aprendizagem, no dependendo de um professor que indique os caminhos a serem seguidos a cada instante. Para que essa aprendizagem ocorra, surge a proposta de um ensino voltado a resoluo de problemas. Esta proposta de ensino, segundo Pozo (1998), visa promover nos alunos o domnio de certos procedimentos, fazendo com que ele se utilize de

conhecimentos prvios para a resoluo de situaes variadas. Desse modo os alunos devero aprender a aprender, deixando de aguardar respostas prontas, habituando-se a encontrar por si mesmos respostas que satisfaam suas curiosidades. Em outro texto, Pozo (2002) lembra que aprender , antes de mais nada, mudar o que j se sabe. Assim, resolvendo problemas das mais variadas formas, os alunos so instigados a encontrar novos significados para conhecimentos antigos, passando por uma constante reflexo sobre o que j conhecem e o que ainda desejam e devem aprender. Quando esta reflexo parte do aluno, a aprendizagem se torna muito mais significativa pois ele mesmo indicar qual a utilidade daquele conceito, tornando sua motivao pela aprendizagem muito maior. Um dos quatro pilares da educao citados no Relatrio Delors, Cunha (2000), indica o Aprender a Fazer como uma das grandes necessidades do aluno, indicando que
Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer so, em larga medida, indissociveis. (...) Alm da competncia tcnica e profissional, a disposio para o trabalho em equipe, o gosto pelo risco e a capacidade de tomar iniciativas constituem fatores importantes no mundo do trabalho. Acrescente-se que a criao do futuro exige uma polivalncia, para o qu, o desenvolvimento da capacidade de aprender vital. (CUNHA, 2000, p.23)

Alm de aprender a descobrir como se d a prpria aprendizagem, o aluno atravs da resoluo de problemas, se torna mais criativo, desenvolvendo vrias formas de acessar o prprio conhecimento e o conhecimento que o mundo de hoje lhe oferece atravs de diversificadas fontes. Saber interpretar e utilizar essas informaes tambm um ideal a ser alcanado pelo aluno com o auxlio de seu professor. Assman (1997, p.112) indica que:
A educao s consegue bons resultados quando se preocupa em gerar experincias de aprendizagem, criatividade para construir conhecimentos e habilidade para saber acessar fontes de informao sobre os mais variados assuntos.

A escola ideal e o professor ideal seriam ento aqueles que propem situaes problemas e que tambm instigam seu aluno a propor seus prprios questionamentos e problemas de modo que juntos, o professor como mediador e o aluno como sujeito de sua aprendizagem possam buscar as solues cabveis, possveis e principalmente, as aprendizagem contidas em cada uma dessas situaes. Assmann (1997, p.113) ainda complementa:
Uma escola s melhora ao criar melhores situaes de aprendizagem, melhores contextos cognitivos, melhor ecologia cognitiva, melhores interaes geradoras da vibrao bio-psicoenergtica do sentir-se como algum que est aprendendo.

Assim sendo, educar ir alm do ensinar, criar situaes onde o aluno possa buscar sua aprendizagem, despertando sua curiosidade, instigando sua motivao para que a escola possa ser vista como um local onde a aprendizagem se multiplica atravs da interao, e no como hoje,onde o professor divide o conhecimento. 2 O Uso dos Problemas em Aulas de Matemtica Diante da necessidade de termos alunos com boas capacidades de raciocnio, a metodologia da resoluo de problemas vem sendo uma das solues encontradas por professores a fim de tornarem suas aulas mais atraentes, motivadoras e apresentarem uma matemtica mais prtica e crtica. A crena de que a matemtica uma disciplina que envolve somente clculos est presente em grande parte da populao. Quando falamos em matemtica mais comum tentarmos relembrar alguma frmula ou operao ao invs de nos lembrarmos de situaes do cotidiano, como o pagamento de uma conta de luz, por exemplo. Isso se d pelo fato de que muitos estudantes no tiveram a oportunidade de contextualizar as operaes com o seu cotidiano, fazendo com que a matemtica fosse algo isolado, trancando-a em um mundo a parte, o mundo da matemtica, ao qual poucas pessoas tinham acesso livre. Ao mesmo tempo, quando falamos de problema lembramos de coisas negativas, situaes complicadas das quais queremos nos livrar, e temos prazer ao faz-lo. com essa concepo, de ter prazer ao encontrar a soluo, que a metodologia da resoluo de problemas se apresenta como uma boa alternativa s aulas de matemtica. Vila e Callejo definem problema como:
Reservaremos o termo problema para designar uma situao, proposta com finalidade educativa, que prope uma questo matemtica cujo mtodo de soluo no imediatamente acessvel ao aluno/resolvedor ou ao grupo de alunos que tente resolv-la, porque no dispe de um algoritmo que relaciona os dados e a incgnita ou de um processo que identifique automaticamente os dados com a concluso e, portanto, dever buscar, investigar, estabelecer relaes e envolver suas emoes para enfrentar uma situao nova. (VILA e CALLEJO, 2006, p.29)

O problema tem a finalidade de formar cidados capazes de enfrentar situaes diversas e buscar em conjunto com seu grupo, maneiras de resolv-las. O trabalho em equipe, reflexo e anlise so habilidades bsicas que o aluno dever desenvolver. Acreditar que a resposta possvel e que ele possui capacidades para encontr-la imprescindvel para que o aluno se motive a busca por solues. Muito se trata da necessidade de a escola desenvolver alunos com diversas competncias. Quando se pensa em que consistem essas competncias, muitos argumentos surgem. Demo traz a seguinte definio:
Entendemos por competncia a condio de no apenas fazer mas de saber fazer permanentemente nossa relao com a sociedade e a natureza, usando como instrumentao crucial o conhecimento inovador. Mas para fazer oportunidade, trata-se de fazer-se oportunidade. (DEMO, 1998, p.13)

Surge ento a necessidade de incentivar o aluno a descobrir suas competncias e aprender a us-las. O simples fato de um aluno resolver uma dezena de clculos isolados no indicar que este competente em matemtica. O mesmo se pode afirmar em caso contrrio. Um aluno pode ter dificuldades em aplicar uma determinada frmula, mas resolver uma situao problema com grande facilidade. Partindo deste princpio, v-se a matemtica como uma rea de desenvolvimento de diversas competncias e na mescla entre atividades e aplicaes que o aluno poder desenvolv-las. Sendo assim, no basta o professor despejar inmeros problemas ao seu aluno para que este os resolva. necessrio que o problema seja tratado como um todo, onde o aluno observe mtodos de resoluo adequados com seu nvel cognitivo, caso contrrio o fracasso ser sentido com maior veemncia. Bacquet afirma que um problema quando mal proposto gera mais atitudes negativas que qualquer outro tipo de atividade matemtica. Quando o aluno no se sente pronto, com conhecimentos prvios para encarar o enunciado e resolv-lo, o fracasso se torna eminente. Segundo Bacquet:
Os alunos podem somente resolver um problema se, antes de tudo, eles tenham adquirido na sua infncia as estruturas lgicas que no se manifestam diretamente, que so indispensveis para abordar o nmero, utilizar judiciosamente as tcnicas operatrias, considerar a abstrao presente em todos os problemas. (BACQUET, 2001, p.32)

O tratamento do problema em matemtica deve ser feito com muita cautela para que a boa inteno do professor no acabe em uma maior resistncia do aluno aprendizagem. Alm da abstrao que j deve ser dominada pelo aluno, a linguagem matemtica tambm importante no momento da soluo de uma questo. Se o aluno ainda no domina esta linguagem, os problemas devem ser de introduo a ela, fazendo com que este a descubra e passe a trabalhar com esta linguagem. Observando essas questes, surge a percepo de que o problema no deve ser trabalhado isoladamente, mas sim em conjunto com as operaes e atividades que o aluno j domina e este passa a ser uma nova forma de propor ao aluno uma aprendizagem mais significativa. A metodologia utilizando a resoluo de problemas vem a muito sendo empregada nas escolas, mas no da maneira devida. Os problemas passaram a ser formas de mascarar algoritmos e para sua soluo era necessrio somente que os alunos organizassem os valores presentes no enunciado e realizassem uma operao. Neste sentido, os problemas no desenvolvem o raciocnio do aluno, uma vez que a resposta j est no enunciado. Quando o aluno encontra um problema no qual no necessite de clculos para sua soluo, surge o pnico de no saber o que fazer. A se mostra a falta de preparo deste aluno em utilizar o raciocnio lgico. Ao tratar das etapas a serem desenvolvida para a soluo de problemas, Vila e Callejo trazem trs fases de aes: a) A preparao para a soluo, onde o aluno l e organiza o enunciado; b) O desenvolvimento, onde o aluno analisa as questes e prope a soluo; c) A resoluo global, onde o aluno verifica a validade de sua soluo. Os autores trazem a necessidade de haver sempre relaes entre as trs fases, fazendo com que as trs sejam sempre analisadas como complementares. Um problema geralmente traz mais de um enfoque e na busca destes vrios enfoques que o aluno encontra a melhor soluo. O uso de estratgias variadas deve ser estimulado pelo professor, pois assim o aluno identificar a possibilidade de traar vrios caminhos desde a interpretao do enunciado ao encontro da soluo. Quando o aluno condicionado a resolver problemas partindo sempre do mesmo princpio, ele criar a crena de que o problema tem sempre este formato e o

abordar sempre da mesma maneira. Essas crenas, segundo Vila e Callejo, induziro o aluno a produzirem tarefas mecnicas e rotineiras, aplicando sempre a mesma forma de soluo. Assim sendo, o papel do professor o de estimular o aluno atravs da proposta de diferentes problemas, com enunciados variados, sempre observando para que o problema esteja no nvel cognitivo do aluno. Quanto maior a variao, maiores as competncias desenvolvidas pelo aluno. O principal cuidado do professor nesse momento o de evitar frustraes repetitivas, com atividades que seu aluno no se sinta apto a solucionar. O aluno tambm pode se sentir produtor de conhecimento, elaborando e resolvendo problemas propostos. A aprendizagem se dar e maneira mais clara e objetiva se o aluno puder perceber-se como agente do processo, ento uma maneira de inseri-lo neste meio o de propor que ele elabore problemas variados, que podem ser trocados entre a turma. A capacidade de resolver problemas est ligada com a crena de ser bom em matemtica, portanto, o aluno precisa se sentir capaz de criar e resolver matemtica, fazendo com que suas atitudes em relao disciplina sejam sempre positivas. Essas crenas contribuem para a motivao no momento da soluo e so tratadas por Vila e Callejo da seguinte forma:
Pensamos que todos so capazes de resolver problemas, mas o que para uma pessoa uma atividade simples, um mero exerccio, para outra um verdadeiro problema, devido a suas capacidades, seus conhecimentos, seu estado emocional, suas atitudes em relao matemtica e tambm suas crenas sobre as prprias capacidades, sobre a tarefa em si mesmo e a maneira de abord-la. (VILA e CALLEJO, 2006 p.64).

O sentimento do aluno, colocando-se em um ou outro grupo, gera nele a motivao busca pela soluo. O professor no pode garantir a todos os alunos que esses sempre garantiro sucesso na soluo, mas garantir que o fracasso est sempre presente no ser produtivo a nenhum dos envolvidos no processo. Desse modo, a resoluo de problemas uma alternativa mudana das crenas relacionadas matemtica, fazendo com que os alunos possam sentir maior motivao e perceber uma maior capacidade de aprendizagem. Porm, uma metodologia que exige muito cuidado por parte do professor, para que no seja uma

nova armadilha que transforme a matemtica em um monstro de sete cabeas, to conhecido por muitos estudantes. 3 Consideraes Finais Atravs do presente texto, procura-se enfatizar a importncia do significado da aprendizagem para o aluno. No basta que este queira apenas estar presente na escola enquanto ela no instiga sua curiosidade, no supra sua necessidade de descoberta, de aprendizagem. O ser humano, independente de sua idade est sempre em busca de aprimoramento, uma questo evolutiva. Porm a escola raramente se d conta dessa necessidade de evoluo e de crescimento, fazendo com que os estudantes passem anos sentados imveis em suas classes, absorvendo informaes obsoletas e sem sentido. Pensando novamente em meus dois alunos, percebi que o primeiro, que buscou superar suas dificuldades, que participou das aulas, que mostrou curiosidade e interesse, foi o que realmente desenvolveu aprendizagem. Enquanto isso, o segundo aluno provou que sem interesse no h aprendizagem, por mais alto Q.I. que se possa apresentar, a motivao ideal no momento da concretizao de um conhecimento. A dvida em relao a aprovao de ambos ainda me aflige, pois acredito que uma reprovao no motive nenhum aluno. Assman defende em seu texto que a escola necessita de vrios conceitos que juntos, em sua totalidade formariam uma educao ideal. Ser que o ideal existe? Todos temos um ideal de mundo, de escola, de aluno e de professor, porm somos humanos, carentes ao erro. Como julgaremos o produto de um sistema falho? Que futuro estamos propondo a nossos alunos? As dvidas ainda so muitas e crescem na medida em que novas teorias educacionais surgem e piores polticas nos so oferecidas. O futuro ainda incerto, porm devemos nos tomar de esperana para que a caminhada no deixe de ser feita e para que no deixemos oportunidades de desenvolvermos novas alternativas a esse ensino. O texto apresenta uma alternativa a estas questes, o trabalho atravs da resoluo de problemas, que pode ser desenvolvido em qualquer rea do conhecimento, nos mais variados nveis de ensino. Esta proposta tenta sanar algumas

das falhas apontadas no ensino transmissor, tentando proporcionar uma aprendizagem atravs da curiosidade, raciocnio, criatividade e aplicao de conhecimentos prvios, partindo do aluno, tornando-o apto a satisfazer suas necessidades bsicas de aprendizagem, desenvolvendo suas habilidades e competncias.

REFERNCIAS ASSMANN, Hugo. Treze Colocaes Sobre A Qualidade Cognitiva e Social da Educao. Revista de Cincias Humanas , CRICIUMA-SC: UNESC, v. 2, n. 2, p. 109119, 1997. BACQUET, Michelle. Matemtica sem dificuldades: ou como evitar que ela seja odiada por seu aluno. Porto Alegre: Artmed,2001. CUNHA, Clio do; WERTHEIN,Jorge. Fundamentos da Nova Educao. Braslia: UNESCO. 2000. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5.ed. Campinas: Autores Associados, 2002. POZO, Juan Igncio. Aprendizes e Mestres: A nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED. 2002. VILA, Antoni; CALLEJO, Maria Luz. Matemtica para aprender a pensar: o papel das crenas na resoluo de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006

Vous aimerez peut-être aussi