Vous êtes sur la page 1sur 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr.

Aula 01 AULA 01 GESTO DE ESTOQUES Curva ABC: conceito e metodologia de clculo SUMRIO INTRODUO 1. NVEIS DE ESTOQUE 2. PREVISO PARA ESTOQUES 3. CUSTO DE ESTOQUE 4. Curva ABC: conceito e metodologia de clculo 5. JUST IN TIME 6. QUESTES COMENTADAS 7. LISTA DAS QUESTES 8. GABARITOS PGINA 2 7 19 28 40 43 45 68 79

Apresentao Salve, salve, concurseiros, Chegamos ao nosso primeiro encontro dentro desse curso preparatrio para o TRE-RJ. Hoje teremos uma aula bastante densa cujo assunto certo de aparecer na prova: Gesto de Estoques. Alm de alguns clculos, como, por exemplo, o clculo da mdia, vocs devero compreender os conceitos que sero expostos, tais como: acurcia e classificao ABC. Considerando que o contedo bastante grande eu trouxe uma bateria significativa de questes. Aula est exatamente de acordo com o contedo, mas o nvel est um pouco acima daquilo que vocs encontraro na prova, afinal de contas quem pode o mais, pode o menos. Sem mais delongas, vamos aula.

Quaisquer esclarecimentos: rabello_jr@yahoo.com.br

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 O PAPEL DOS ESTOQUES NA EMPRESA INTRODUO Por Petrnio Garcia Martins e Paulo Renato Campos, Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais. Ed. Atlas. in:

Visto como um recurso produtivo que no final da cadeia de suprimentos criar valor para o consumidor final, os estoques assumem papel ainda mais importante. Hoje todas as empresas procuram, de uma forma ou de outra, obter uma vantagem competitiva em relao a seus concorrentes, e a oportunidade de atende-los prontamente, no momento e na quantidade desejada, facilitada por meio da administrao eficaz dos estoques.

Tipos de Estoques Os estoques tm a funo de funcionar como reguladores do fluxo de negcios. Como a velocidade com que as mercadorias so recebidas unidades recebidas por unidade de tempo ou entradas usualmente diferente da velocidade com que so utilizadas unidades consumidas por unidade de tempo ou sadas -, h a necessidade de um estoque, funcionando como um amortecedor (buffer). A analogia com a caixa-dgua de nossas residncias e muito adequada. Os recursos materiais, ou estoques, podem ser classificados em demanda dependente ou independente. Os materiais, componentes, partes e peas da demanda independente so os itens cuja demanda decorre, em sua maioria, dos pedidos dos clientes externos como, por exemplo, os produtos acabados, que a empresa vende diretamente a seus clientes externos, e itens de manuteno, de uso interno e requisitados por clientes internos, como material de escritrio. Um item dito de demanda dependente quando a quantidade a ser utilizada depende da demanda de um item de demanda independente. Assim, um pneu em uma montadora um item de demanda dependente, pois a quantidade total a ser utilizada depender da previso de automveis a serem montados (5 unidades por automvel). Para um comerciante de pneus, no mercado de reposio, o mesmo pneu um item de demanda independente. Como os estoques constituem parcela considervel dos ativos das empresas, eles recebem um tratamento contbil minucioso. So classificados, principalmente para efeitos contbeis, em cinco grandes categorias. Estoques de materiais: so todos os itens utilizados nos processos de transformao em produtos acabados. Todos os materiais armazenados que a empresa compra para usar no processo

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 produtivo fazem parte do estoque de materiais, independentemente de serem materiais diretos, que se incorporam ao produto final, ou indiretos, que no se incorporam ao produto final. Assim, material pode ser um componente de alta tecnologia, como, por exemplo, um computador de bordo para avies, ou mesmo um pedao de madeira a ser utilizado na embalagem de um produto ou uma graxa para o mancal de uma certa mquina ou equipamento. Aqui se incluem tambm os materiais auxiliares, ou seja, itens utilizados pela empresa mas que pouco ou nada se relacionam com o processo produtivo, como os materiais de escritrio e de limpeza. No decorrer do texto, nos referiremos ao termo matria-prima como os materiais que se incorporam ao produto acabado. importante ressaltar que certos materiais que se incorporam ao produto final, como alguns tipos de embalagens, no gozam de crditos de IPI e, como tal no so considerados, pelos rgos Fiscais, matriasprimas. Estoques de produtos em processos: correspondem a todos os itens que j entraram no processo produtivo, mas que ainda no so produtos acabados. So os materiais que comearam a sofrer alteraes, sem, contudo, estar finalizando. Muitas pessoas usam a expresso produtos que esto no meio de fbrica para design-los. Estoques de produtos acabados: so todos os itens que j esto prontos para ser entregues aos consumidores finais. So os produtos finais da empresa. Os produtos acabados so bem conhecidos por ns em nosso dia-a-dia, e itens como os de revenda enquadram-se nesta categoria. Estoques em trnsito: correspondem a todos os itens que j foram despachados de uma unidade fabril para outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda no chegaram a seu destino final. Estoques em consignao: so os materiais que continuam sendo propriedades do fornecedor at que sejam vendidos. Em caso contrrio, so devolvidos sem nus. as mais variadas

Os materiais, como recursos que so, recebem denominaes:

Materiais diretos: tambm denominados materiais produtivos ou matrias-primas. So aqueles que se agregam ao produto final, isto , saem com o produto final. Exemplos: os pneus de um automvel e o copo de um liquidificador; gozam de crditos de IPI, ICMS, e mais recentemente, do PIS/Cofins.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Materiais indiretos: tambm denominados materiais no produtivos ou materiais auxiliares. So aqueles que no se agregam, isto , no saem com o produto final. Exemplos: leos de corte de mquinas-ferramentas que so utilizados na usinagem de um material direto; no gozam de crditos para fins fiscais.

Gesto de Estoques A gesto de estoques constitui uma srie de aes que permitem ao administrador verificar se os estoques esto sendo bem utilizados, bem localizados em relao aos setores que deles se utilizam, bem manuseados e bem controlados. Veja esta questo na prtica: A produo de portais e janelas da metalrgica Gravia ganhou agilidade e controle mais eficiente com o uso da tecnologia de coleta de dados. Aps implementar um aplicativo que gerencie e transfere para o sistema de gesto corporativa as informaes captadas de cada pea que chega ou sai de fbrica, automaticamente e on-line, a empresa aposentou os processos manuais de apontamentos de produo e movimentao de materiais, o que resultou ainda na reduo de erros e mo-de-obra. Isto porque o sistema de gesto da companhia controla todo o ciclo de produtos, desde o recebimento da matria-prima at os processos de produo, estoque, vendas e faturamento. Em apenas seis meses de utilizao do novo sistema, a Gravia j pode enumerar benefcios como a eliminao de divergncias de inventrio (fsico diferente do contbil); aumento da agilidade no processo de reporte de produo, com saldos de estoques confiveis e em tempo real, isto , eliminando um defasagem de 24 horas no saldo contbil em relao ao fsico e reduo do tempo para fazer o embarque de um pedido de venda na expedio e maior confiabilidade no processo. Existem vrios indicadores de produtividade na anlise e controle dos estoques, sendo as mais usuais diferenas entre o inventrio fsico e o contbil, acurcia dos controles, nvel de servio (ou nvel de atendimento), giro de estoques e cobertura dos estoques. Vejamos cada um deles.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Inventrio Fsico O inventrio fsico consiste na contagem fsica dos itens de estoque. Caso haja diferenas entre o inventrio fsico e os registros do controle de estoques, devem ser feitos os ajustes conforme recomendaes contbeis e tributrias. O grande controle que pode ser feito em qualquer organizao para auxiliar o fluxo de caixa o referente aos inventrios. Estoque em excesso significa gastar dinheiro toa, arcar com um custo que no traz benefcio algum. Qualquer custo, seja ele relacionado produo, administrao de materiais ou simplesmente ao estoque, pode ser reduzido se for bem gerenciado. Se os recursos mais utilizados, como ativos fixos, mo-de-obra e energia, forem bem administrados, o produto ganhar em qualidade, e o custo total final ser menor. Mudanas excessivas em ordens de produo, implicando parada das mquinas e aumento dos estoques em processo, acabam por gerar retrabalho, e uma forma clara de desperdcio, fazendo com que os gastos com produo subam e, consequentemente, impactem no custo do produto. Mas como descobrir se uma fbrica est trabalhando com excesso de estoque? O inventrio fsico geralmente efetuado de dois modos: peridico ou rotativo. Ele chamado de peridico quando em determinados perodos normalmente no encerramento dos exerccios fiscais, ou duas vezes por ano faz-se a contagem fsica de todos os itens do estoque. Nessas ocasies coloca-se um nmero bem maior de pessoas com a funo especfica de contar os itens. uma fora-tarefa designada exclusivamente para esse fim, j que tal contagem deve ser feita no menor espao de tempo possvel (geralmente de 1 a 3 dias).

Acurcia dos Controles Segundo Petrnio Garcia Martins e Paulo Renato Campos, uma vez terminado o inventrio, pode-se calcular a acurcia dos controles, que mede a porcentagem de itens corretos , tanto em quantidade quanto em valor, ou seja: Acurcia = Nmero de itens com registros corretos Nmero total de itens Ou
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Acurcia = Valor de itens com registros corretos Valor total de itens

Exemplo: Calcule a acurcia do controle, sabendo-se que aps os trs primeiros meses, foram encontrados as seguintes divergncias entre o nmero de unidades contados por item e o nmero indicado pelo controle.

Class

Nmero de itens contados

Nmero de itens contados (em %)

Nmero de itens com divergnci as 268

Acurcia

A 4.910

4.910/16.915 = 29,93 %

(4.910268/4.910) = 0,9454

B 9.125

9.125/16.915

438

(9.125-438) /9.125 = 0,9520

= 53,95 % C 2.880 = 17,02 % Total 16.915 2.880/16.915 55

(2.880-55) /2.880 = 0,9809

Soluo (0,2903) x (0,9454) x (0,5395) x (0,9520) + (0,1702) x (0,9809) Acurcia do controle = 95,50 %

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 1. NVEIS DE ESTOQUE Como praticamente tudo em Administrao de Materiais gira em torno da questo sobre a otimizao dos nveis de estoques (de modo que, ao mesmo tempo, a organizao seja capaz de atender demanda e gastar o menos possvel com isso), o clculo sobre a manuteno desses nveis um problema muito importante para a organizao. O ideal seria sempre manter estoque zero, mas como esse evento bastante difcil, as organizaes sempre procuram manter algum nvel de estoque. Basicamente, h quatro principais razes para manter estoque e, portanto, quatro tipos de estoque. So: Estoque isolador tambm chamado de estoque de segurana, tem como propsito compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda.

Estoque de ciclo ocorre porque um ou mais estgios na operao no podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente.

Estoque de antecipao Mais comumente usado quando as flutuaes de demanda so significativas, mas relativamente previsveis. Tambm pode ser usado quando as variaes de fornecimento so significativas, como em alimentos sazonais enlatados.

Estoque de canal de distribuio existe porque o material no pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda.

J sabemos tambm que os custos de estoques decorrem de diversos fatores, tais como: quantidade, tempo de material em estoque, disponibilidade, movimentao, funcionrios etc. Para buscar uma soluo, segundo Hamilton Pozo (p. 63), uma das tcnicas utilizadas o enfoque da dimenso do lote econmico para manuteno de nveis de estoque satisfatrios e que denominamos de sistema mximo-mnimo O sistema mximo-mnimo tambm muito conhecido como Curva Dente de Serra, alis, em concursos pblicos esta ltima expresso bem mais utilizada.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Curva Dente de Serra (Sistema mximo-mnimo)

A Curva Dente de Serra nos demonstra a representao quantitativa de entrada e de sada de um determinado item de estoque num determinado perodo, ou seja, o grfico nos demonstra o consumo do estoque, o momento que ela chega a zero e consequentemente seu reabastecimento. Bem, isso na teoria, na prtica at seria o mundo perfeito, mas sabemos bem que para que isso ocorresse, ns dependeramos de alguns fatores: 1. Consumo constante

2. Inocorrncia de falhas nos procedimentos administrativos relativos compra 3. 4. Cumprimento de prazos exatos por parte dos nosso fornecedores Produtos recebidos sem qualquer defeito e, portanto, devolvidos

A prtica nos demonstra que a conjuno dos 4 (quatro) fatores acima praticamente impossvel, pois existem, principalmente, variaes no consumo e atrasos em entregas por parte dos fornecedores. Caso no ocorram, concomitantemente, todas as circunstncias acima poderemos ficar diante da chamada Curva Dente de Serra com Ruptura. Esta curva demonstra que nossa organizao deixou de atender os clientes num dado perodo de tempo for falta de estoque. Por outro lado, para que no haja falta de materiais em condies mais ou menos normais as organizaes utilizam muito o chamado Estoque de Segurana. Bem, estamos diante de duas possibilidades em relao aos nveis de estoques:

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01

1 Curva Ruptura

Dente

de

Serra

com Falta de material em estoque e conseqente falta de atendimento aos clientes.

2 Estoque de Segurana

Estoque reserva, ou seja, uma quantidade alm do consumo previsto para eventualidades.

Vejamos a representao grfica: na parte de cima temos o chamado Estoque de Segurana, na parte inferior a Curva Dente de Serra com Ruptura. Grfico Estoque de Segurana

Curva Dente de Serra com Ruptura. Em relao Curva Dente de Serra com Rupturas no h o que acrescentar, bastando ter em mente que uma varivel da original Curva Dente de Serra, sendo que a variao decorre da falta de material e por conseqncia a organizao deixa de atender pedido (s). J o Estoque de
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Segurana merece uma anlise um pouco mais acurada, o que faremos no prximo item.

Estoque de Segurana O Estoque de Segurana (tambm conhecido como Estoque Reserva ou Estoque Mnimo) uma determinada quantidade de materiais existentes no estoque com a funo de cobrir eventuais variaes no consumo. Essas variaes, segundo Hamilton Pozo, podem ser: Eventuais atrasos no tempo de fornecimento (TR) por parte do fornecedor; Rejeio de lote de compra Aumento na demanda do produto

A finalidade do Estoque de Segurana no deixar faltar material em estoque para as finalidades da organizao. Nesse ponto, nos deparamos mais uma vez com aquela velha questo: o ideal seria um estoque zero, mas isto quase impossvel. Manter um estoque de consumo normal j uma tarefa rdua. Agora imaginem a situao de um gerente de materiais que prope, alm do estoque normal de consumo, um Estoque de Segurana?! Aqui, a resposta a mesma, ou seja, manuteno de um Estoque de Segurana que efetivamente consiga cumprir sua finalidade, aliada a um custo o mais baixo possvel. Na prtica bastante comum as organizaes manterem um estoque de segurana, posto que os 4 (quatros) fatores revelados no incio do captulo raramente acontecem de forma concomitante: Consumo constante; Inocorrncia de falhas nos procedimentos administrativos relativos compra; Cumprimento de prazos exatos por parte dos nosso fornecedores; Produtos recebidos sem qualquer defeito e, portanto, devolvidos. Ao contrrio disso, as organizaes esto sempre diante de uma ou mais variveis que podem afetar negativamente o seu nvel de estoque. Vamos ilustrar com um exemplo o que dissemos acima: Uma organizao tem consumo mensal de 6.000 unidades do produto X O tempo de reposio de sua matria-prima de 20 dias; Seu estoque de segurana igual a zero. Caso no houvesse nenhum tipo de variao a organizao emitiria um novo pedido de compra sempre que o estoque chegasse a 4.000 unidades, pois a cada 10 dias a organizao consome 2.000 itens. Assim, considerando que j se passaram 10 dias e que o material leva 20 dias para chegar, quando este fato ocorresse seria exatamente na data em que o estoque teria chegado a zero. Esse seria o mundo perfeito.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Mas o mundo perfeito acima nem sempre possvel, sendo assim, as organizaes optam pela manuteno de um Estoque de Segurana que garanta o atendimento da demanda em face das diversas variaes que podem ocorrer, Para Hamilton Pozo, a situao mais cmoda e adequada seria a manuteno que pudesse suprir todas as necessidades da organizao, mas isso implicaria custos muito altos para a organizao. Dessa forma, o autor sugere como soluo determinar um estoque de segurana que possa otimizar os recursos disponveis e minimizar os custos envolvidos. Assim, teremos um estoque de segurana que ir atender a fatos previsveis dentro de seu plano global de produo e sua poltica de grau de atendimento. Talvez voc j esteja perguntando: - Qual deve ser a quantidade de material disponvel em um Estoque de Segurana? A resposta : NO SEI. Bem, a quantidade que cada organizao deve manter em seu estoque eu no sei, voc no sabe, o examinador no sabe, por isso no temos que nos preocupar com tal fato. Mas tem uma coisa que eu sei, se voc no sabe vai aprender agora e o examinador tambm sabe: so as metodologias utilizadas para a definio do nvel de Estoque de Segurana adequado para cada organizao. Agora eu tenho certeza de que voc est compreendendo que esse nvel de estoque varia de organizao para organizao e depende da poltica de estoque e dos mtodos de clculos que veremos abaixo: Mtodo de Grau de Risco (MGR)

um mtodo desprovido de rigor cientfico, no sendo necessrio nenhum conhecimento profundo de matemtica, que consiste na utilizao de um fator (ou grau) de risco (em percentual), definido pelo gestor de materiais, normalmente em funo das informaes e da sua experincia junto ao mercado, clientes e fornecedores. A frmula para clculo nessa metodologia :

ES = C . K
Onde: ES = Estoque de Segurana C = Consumo Mdio no Perodo K = Grau ou Fator de Risco
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Exemplo: Uma organizao est elaborando sua poltica de estoques e pretende determinar o seu Estoque de Segurana. Para tanto contrata um Gerente de Materiais com boa formao e vasta experincia no mercado. O referido gerente definiu o fator (ou grau) de risco em 30%. Sabendo que o consumo mdio mensal dessa organizao de 5.000 unidades, qual deve ser o Estoque de Segurana? Resoluo: ES = C . K ES = 5.000 . 0,30 ES = 1.500 Portanto, o Estoque de Segurana dessa organizao dever ser de 1.500 unidades

Mtodo com Variao de Consumo e/ou Tempo de Reposio (MVC) Trata-se de uma metodologia utilizada quando ocorre variao na demanda (aumento das vendas) ou no tempo de reposio por parte do fornecedor (atraso nas entregas). A frmula para clculo nessa metodologia :

ES = (Cm Cn) + Cm . Pat


Onde: ES = Estoque de Segurana Cn = Consumo Normal Cm = Consumo acima da previso Pat = Percentual relativo ao atraso na reposio

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Exemplo1: Uma organizao est elaborando sua poltica de estoques e pretende determinar o seu Estoque de Segurana. Para tanto contrata um Gerente de Materiais com boa formao e vasta experincia no mercado. O referido gerente est prevendo um aumento de 30% nas vendas e recebeu uma notificao do seu fornecedor informando que haver um atraso de 10 dias na entrega, sendo que o prazo normal de 1 (um) ms. Sabe-se ainda que o consumo mdio mensal dessa organizao de 5.000 unidades. Qual deve ser o Estoque de Segurana? Resoluo: ES = (Cm Cn) + Cm . Pat Cm= (5.000 . 1,30) = 6.500 At = 10 dias/30 dias = 33,3% ES = (Cm Cn) + Cm . Pat ES = (6.500 5.000) + (6.500 x 0,333) ES = 1.500 + 2.164,5 (arredonda-se para 2.165) ES = 3.665 Portanto, o Estoque de Segurana dessa organizao dever ser de 3.665 unidades

Exemplo2: Utilizando os mesmos dados acima, caso ocorra somente aumento nas vendas, qual deve ser o Estoque de Segurana? Resoluo: ES = (Cm Cn) ES = (6.500 - 5.000) ES = 1.500 Portanto, o Estoque de Segurana dessa organizao dever ser de 1.500 unidades

Exemplo3: Utilizando os mesmos dado do exemplo 1, caso ocorra somente atraso no tempo de fornecimento, qual deve ser o Estoque de Segurana? Resoluo: ES = (Cm . At) ES = (6.500 . 0,333) ES = 2.164,5 (arredonda-se para 2.165) Portanto, o Estoque de Segurana dessa organizao dever ser de 1.500 unidades

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Mtodo com Grau de Atendimento Definido (MGAD)

Essa metodologia visa atender uma determinada demanda da organizao, no em sua totalidade, mas a partir de um determinado grau de atendimento dentro da poltica organizacional. Essa metodologia permite comparar, em termos percentuais e financeiros, diversas alternativas para os possveis graus de atendimento. A frmula para clculo do mtodo (MGAD) :

ES = (Dp . Cr) . Ga/100


Onde: ES = Estoque de Segurana Dn = Desvio-padro Cr = Coeficiente de Risco

Exemplo: Calcular o estoque de segurana considerando um desvio padro de 200, um coeficiente de risco de 2 e uma margem de atendimento de 90% ES = (200.2). 90/100 ES = 400 . 0,9 ES = 360

Tempo de reposio: Ponto de Pedido Uma das informaes fundamentais de que se necessita para que se possa calcular o estoque mnimo que uma organizao deve possuir o chamado tempo de reposio. Essa expresso diz respeito ao tempo gasto desde a constatao de que o estoque precisa ser reposto at a e efetiva chegada do material ao estoque (incluindo o tempo para descarregamento, conferncia e armazenamento). Marco Aurlio P. Dias divide esse tempo em 3 (trs) partes:

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01

1. Emisso do pedido: tempo que leva desde a emisso do pedido de compra at a chegada do mesmo ao fornecedor; 2. Preparao do pedido: tempo que o fornecedor leva para fabricar, separar os produtos, emitir o faturamento e deix-los em condies de serem transportados; 3. Transporte: Tempo que leva da sada do fornecedor at o recebimento pela organizao. A maior parte da doutrina - e estamos de acordo inclui o tempo para tempo para descarregamento, conferncia e armazenamento. A frmula para o Ponto de Pedido :

Onde: PP = Ponto de Pedido

PP = (C . TR) + ES

C = Consumo (normal ou mdio) TR = Tempo de Reposio ES = Estoque de Segurana Exemplo: No Clube de Regatas do Flamengo so oferecidas aos atletas 250 camisas por ms. Sabe-se que o tempo de reposio de 45 dias. Isto posto, e considerando que o seu estoque de segurana de 40 camisas, qual o Ponto de Pedido (PP)? PP = (C . TR) + ES C = 250 camisas por ms TR = 45 dias = 1,5 ms ES = 40 camisas PP = (250 . 1,5) + 40 PP = 375 + 40 PP = 415 Resposta: O Ponto de Pedido quando o estoque atinge a marca de 415 camisas
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Estoque Mximo Trata-se da soma do Estoque de Segurana mais o Lote de Compra (o assunto Lote de Compra e suas respectivas metodologias de clculo sero vistos mais adiante). De acordo com Hamilton Pozo: O nvel mximo de estoque normalmente definido de forma que seu volume ultrapasse a somatria da quantidade do estoque de segurana com o lote em um valor que seja suficiente para suportar variaes normais de estoque em face da dinmica do mercado, deixando margem que assegure, a cada novo lote, que o nvel mximo de estoque no cresa e onere os de manuteno. O Estoque mximo calculado atravs da simples frmula:

ESMX = ES + LC
Onde: ESMX = Estoque Mximo ES = Estoque de Segurana LC = Lote de Compra Exemplo: Considerando que o lote de compras de camisas de 2.000 unidades e o estoque de segurana de 400 unidades, Qual o estoque mximo de camisas? ESMX = ES + LC ES = 400 camisas LC = 2.000 camisas ESMX = 400 + 2.000 ESMX = 2.400 Resposta: O estoque mximo de 2.400 camisas

Giro (ou rotatividade) de Estoque Giro, ou rotatividade, de estoque a relao entre o consumo anual e o estoque mdio de um produto em unidades, ou o custo de vendas anuais e o valor dos materiais em estoque. Para clculo do giro de estoque em unidades a frmula :

Giro = Consumo Mdio Anual/Estoque Mdio

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Para clculo do giro de estoque em custos a frmula :

Giro = Custo das Vendas Anuais/Estoque Mdio

Percebam que as frmulas so idnticas, restando diferentes apenas os indicadores: unidades e custos.

Giro de estoque em unidades Exemplo: Uma empresa tem vendas anuais de 12.000 peas e possui 2.400 peas em estoque. Qual a rotatividade de seu estoque? Giro = Consumo Mdio Anual/Estoque Mdio Consumo = 12.000 Estoque = 600 Giro = 12.000/2400 Giro = 5 vezes Resposta: O estoque gira 5 vezes ao ano Giro de estoque em custos Exemplo: Uma empresa tem vendas anuais de R$11.000,00, sendo que seu custo anual de vendas foi de 7.800,00 e seus estoques so da ordem de R$2.400,00. Qual a rotatividade de seu estoque? Giro = Custo das Vendas Anuais/Estoque Mdio Custo = 7.800 Estoque = 2.400 Giro = 7.800/2.400 Giro = 3,25 Resposta: O estoque gira 3,25 vezes ao ano importante percebermos que de posse do ndice de rotatividade de estoques possvel determinarmos quanto tempo o estoque suporta a demanda. Utilizando o exemplo acima basta dividirmos o ndice pelo nmero de meses do ano (12) ou semanas (52) ou dias (365). Assim, teremos:

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Tempo em Meses Tempo (em meses) = 12/3,25 Tempo (em meses) = 3,69 meses (aproximadamente 3 meses e 21 dias)

Resposta: O estoque suporta 3,69 meses

Tempo em semanas Tempo = 52/3,25 Tempo = 16 semanas

Resposta: O estoque suporta 16 semanas

Tempo em dias Tempo = 365/3,25 Tempo = 112,3 dias

Resposta: O estoque suporta 112 dias

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 2. PREVISO PARA ESTOQUES O sistema de previso de estoques responsvel por determinar quando, quanto e o que ser comprado. Basicamente a previso de estoques possui como caractersticas: o ponto de partida do planejamento de estoques; No se trata de uma meta de vendas; Sua preciso deve ser compatvel com o custo de obt-la

So duas as dimenses que compem o sistema de previso de estoques: quantitativa (ex: evoluo das vendas) e qualitativa (ex: opinio dos compradores e pesquisa de mercado). A previso para estoques realizada atravs de tcnicas dividas em trs grupos: 1) Projetiva tcnica quantitativa que parte do pressuposto de que o futuro ser uma repetio do passado ou que as vendas evoluiro do mesmo modo como evoluram no passado; 2) Explicativa tcnica quantitativa e qualitativa que busca explicar as vendas anteriores relacionando-as com outras variveis que evoluem de forma previsvel e conhecida (ex: notria mudana de hbito dos consumidores). Essa tcnica feita atravs de regresso e correlao; 3) Prediletiva Previso estabelecida atravs pareceres de funcionrios experientes, qualificados e conhecedores de fatores que influenciam as vendas.

Modelos de evoluo do consumo Modelo de evoluo horizontal de consumo trata-se de um modelo constante e invarivel ligado ao consumo mdio horizontal; Modelo de evoluo de consumo sujeito tendncia O consumo mdio do estoque sofre variaes, para mais ou para menos, no decorrer do tempo; Modelo de evoluo sazonal de consumo o consumo possui algumas variaes, para mais ou para menos, normalmente regulares, ao longo do tempo. De acordo com Marco Aurlio P. Dias uma evoluo considerada sazonal quando o desvio de no mnimo 25% do consumo mdio e quando aparece condicionado a determinadas causas.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 No dia a dia das organizaes, no raro, ocorrem combinaes dos modelos de consumo citados acima. Esse fenmeno, na maioria das vezes, est ligado ao ciclo de vida de um produto, que compreende:

Vamos verificar agora um dos assuntos mais recorrentes em provas de concursos pblicos: tcnicas quantitativas para clculo da previso de consumo

Mtodo do ltimo perodo o mtodo mais simples de previso de consumo, tendo em vista que desprovido de qualquer base matemtica ou estatstica e consiste nica e exclusivamente em prever o consumo de um determinado perodo baseado no perodo anterior. A no ser que estejamos falando de um nicho de mercado extremamente invarivel, o que rarssimo, esse mtodo bastante deficiente tendo em vista que as chances de acumulao de um super estoque (em funo da queda vertiginosa nas vendas) ou perda de clientes (em funo de um pedido inesperado) so enormes. Exemplo: Consumo em janeiro = 1.000 unidades Previso para fevereiro = 1.000 unidades

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Mtodo da mdia mvel Trata-se de um desdobramento do mtodo anterior no qual a previso de consumo para o perodo seguinte determinada atravs da mdia de valores de consumo de perodos anteriores. Esse nmero de perodos anteriores escolhido por cada organizao, sendo de difcil quantificao o nmero de perodos adequados, normalmente a escolha feita de forma arbitrria e experimental, sendo constantemente modificada. O mtodo da mdia mvel tambm pode ser extremamente falho se a tendncia de consumo for crescente ou decrescente, o que pode gerar um super estoque ou a falta do mesmo.

Vantagens do mtodo: Simples e de fcil implantao Pode ser feita manualmente, pois no exige clculos complexos

Desvantagens do mtodo: Dificilmente se aproximam da realidade

So afetadas por valores extremos (perodos em que a ampliao ou a retrao do consumo so contundentes, mas espordicos) Os consumos mais antigos, e, portanto, mais difceis de serem repetidos, tm o mesmo peso que os consumos atuais Dependendo do prazo estabelecido pode exigir a manuteno de um grande nmero de dados

Frmula para clculo da mdia mvel

CM = C1 + C2 + C3 + ... Cn/n Onde: CM Consumo mdio C = Consumo nos perodos anteriores n = nmero de perodos

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Exemplo: Considerando os consumos explicitados na tabela abaixo. Se utilizarmos o mtodo da mdia mvel com n = 3, teremos qual previso para abril? Ms Janeiro Fevereiro Maro Unidades 50 60 70

Previso para abril = 50+60+70/3 = 180/3 = 60, logo a previso de consumo para abril ser de 60 unidades.

Mtodo da mdia mvel ponderada Trata-se de uma variante do mtodo da mdia mvel, a diferena est na atribuio de pesos maiores aos perodos mais recentes. necessrio ressaltar que a soma dos pesos (tambm chamados de fator de importncia) deve atingir um total de 100%. Vejamos um caso prtico:

Perodo 1 2 3 4 5 6 7

Peso ou fator de importncia 5% de 350 = 10% de 70 = 10% de 800 = 15% de 200 = 20% de 150 = 40% de 200 = 100%

Quantidade 17,5 7 80 30 30 80 244,5

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Exemplo: Determinar o consumo previsto para abril, atravs do mtodo da mdia mvel ponderada, utilizando os pesos que esto na tabela:

Ms Janeiro Fevereiro Maro

Unidades 50 (20%) 60 (30%) 70 (50%)

CM = 0,20 x 50 + 0,30 x 60 + 0,50 x 70 = 10 + 18 + 35 = 63 Logo, o consumo previsto para abril ser de 63 unidades.

Mtodo da mdia com ponderao exponencial Esse mtodo tem como caracterstica principal superar boa parte das desvantagens dos mtodos da mdia mvel e da mdia mvel ponderada. Isto ocorre em funo do maior valor considerado nos dados mais recentes e pela pouca utilizao de informaes pretritas. Nesse mtodo, somente trs valores so considerados: 1) 2) Previso do ltimo perodo Consumo efetivo do ltimo perodo

3) Constante que determina o valor ou ponderao dada aos valores mais recentes.

Segundo Marco Aurlio P. Dias: Esse modelo procura prever o consumo apenas com sua tendncia geral eliminando a reao exagerada a valores aleatrios. Ele atribui parte da diferena entre o consumo atual e o previsto a uma mudana de tendncia e o restante a causas aleatrias.

Exemplo1: Previso de consumo para abril = 1000 unidades Valor efetivamente consumido
Prof. Wagner Rabello Jr.

950 unidades
23 de 80

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 1 hiptese: Caso a previso para o ms seguinte (maio) seja, novamente, de 1000 unidades, estaremos afirmando que a diferena do ms de abril ocorreu por causas aleatrias e desconhecidas e que o padro de consumo no mudou; 2 hiptese: Caso a previso para o ms seguinte (maio) seja de 950 unidades, estaremos afirmando que houve uma alterao no padro de consumo (mtodo do ltimo perodo)

Exemplo2: Utilizando os mesmos dados do exemplo 1, vamos partir do pressuposto de que 10% da diferena foram decorrentes de alterao no padro de consumo e que 90% foram decorrentes de uma variao aleatria. Podemos concluir que das 50 unidades que no foram efetivamente consumidas: 5 foram por conta das mudanas de hbitos e 45 por causas aleatrias. Desse modo, a previso seguinte dever ser de 995 unidades. De acordo com Marco Aurlio P. Dias, o mtodo da mdia com ponderao exponencial no deve ser utilizado quando o padro de consumo contm somente flutuaes aleatrias em torno de uma mdia constante, quando o padro de consumo possui tendncia crescente ou decrescente, ou quando o padro de consumo for cclico. Dever ser utilizado quando o padro de consumo for varivel, com mdias variando aleatoriamente em intervalos regulares. Frmula: Ppp = . Ce + (1 ) . p

Onde: Ppp = Previso prximo perodo = Consoante de amortecimento (ou Coeficiente de ajustamento) p = Previso para o perodo anterior Ce = Consumo efetivo do perodo anterior Questo extrada da obra de Marco Aurlio P. Dias:

O nvel de consumo de um item mantm uma oscilao mdia. A empresa utiliza o clculo da mdia ponderada exponencial. A previso de consumo para 2007 era de 230 unidades e o consumo efetivo foi de 210

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 unidades. Sendo o coeficiente de ajustamento 0,10, qual ser a previso de consumo para 2008?

p 2007 = 230 Ce 2007 = 210 = 0,10

pp

2008

=.C

2007

+ (1 ) .

2007

= 0,10 x 210 + 0,90 x 230 = 228

Mtodo dos mnimos quadrados o mtodo que busca determinar o melhor ajuste, prximo dos dados coletados, minimizando a diferena entre os dados observados e um modelo de consumo linear.

Frmula Yp = a + b.X

Onde:

Yp = valor da projeo X = nmero de perodos A = valor de Y quando X=0 B = inclinao da reta

Exemplo: Determinada empresa que calcular quanto seria a previso de vendas de camisas do Flamengo (em milhes de unidades) para o ano de 2011. As vendas dos cinco anos anteriores foram:

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 2006 100 2007 120 2008 110 2009 - 130 2010 - 120

1 passo: tabular os dados Ano 2006 2007 2008 2009 2010 X 0 1 2 3 4 10 Y 100 120 110 130 120 580 X2 0 1 4 9 16 30 X.Y 0 120 220 390 480 1210

2 passo: verificar as equaes resultantes 580 = 5a + 10b

1210 = 10a + 30b

Onde: 580 = Y, ou seja, o valor do consumo nos perodos (coluna Y) 5a = quantidade de perodos, ou seja, de 2006 a 2010 ns temos 5 anos (perodos) na coluna X 10 b = Soma dos pesos de cada perodo (coluna X) 1210 = o total resultante das multiplicao entre todos os valores das colunas X e Y. 10 a = Soma dos pesos dos perodos (coluna do X) 30 b = soma dos valores do quadrados de X na coluna X2

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 3 passo: resolver as duas equaes simultaneamente, eliminando uma das incgnitas. Tal eliminao deve ser feita igualando os coeficientes a ou b. Escolhemos igualar o coeficiente a multiplicando o mesmo por (2). O nmero que voc escolher para multiplicar deve ser negativo e fazer com que o valor do a da primeira equao seja o mesmo valor do a da outra equao. Vejamos: 580 = 5a + 10b (-2)

1210 = 10a + 30b Ento: - 1160 = -10a - 20b 1210 = 10a + 30b Ento: 50 = 10b b=50/10 b= 5

4 passo: aps achar uma das incgnitas, vamos calcular a outra utilizando qualquer uma das duas equaes iniciais (obviamente vamos escolher a de menor valor) 580 Logo: 580 = 5a + 10.(5) 580 = 5a + 50 580 50 = 5a 530 = 5a a = 530/5 a = 106 = 5a + 10b

5 passo: considerando que o ano de 2011 est 5 anos frente de 2006; considerando a frmula para clculo, teremos: Yp = 106 + 5.(5) Yp = 106 + 25 Yp = 131
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Resposta: a previso para 2011 deve ser de 131 milhes de camisas do Flamengo.

3. CUSTO DE ESTOQUE A anlise do custo de estoque em uma organizao parte da perspectiva de que todo e qualquer material em estoque gera um custo. Os custos so normalmente agrupados em 4 (quatro) categorias: 1) 2) 3) Custos de Capital (Exs: juros e depreciao do material) Custos com Pessoal (Exs: salrios, horas-extras, encargos sociais) Custos com Edificao (aluguis, impostos, energia, conservao) Manuteno (higienizao do local, equipamentos,

4) Custos de conservao)

Segundo Marco Aurlio P. Dias, existem duas variveis que aumentam esses custos, que so a quantidade em estoque e o tempo de permanncia em estoque. Isso ocorre na medida em que grandes quantidades de materiais requerem, por exemplo, maior dispndio de maquinrio, energia e pessoas para manuteno e deslocamento do material. Entretanto muito cuidado - o examinador pode colocar uma casca de banana na prova e dizer para vocs que pequenas quantidades de materiais em estoques sempre geram custos menores do que materiais em grandes quantidades... o que no verdade! Existem materiais em pequenas quantidades mas que possuem dimenses gigantescas, com isso, a quantidade deixa de ser o fator preponderante. Ex: Imaginem uma montadora de caminhes. Eu tenho em estoque 10 (dez) caambas (aquelas de caminho basculante) e 50 pneus. Pergunto a vocs: qual o material vai gerar maior custo para a empresa? Certamente sero as 10 (dez) caambas que, embora estejam em quantidade 5 (cinco) vezes menor ocupam muito mais espao do que os pneus e so movimentadas de forma muito mais complexa. No obstante, independentemente da quantidade e tamanho, quanto mais tempo o material ficar em estoque, maior ser o custo gerado para a organizao. As 4 (quatro) categorias de custos que ns vimos l no incio, quando relacionadas, nos remetem ao que chamado de: Custos de Armazenagem
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 (convm ressaltar que, dentro desse tpico, o ponto que mais aparece em prova).

Custo de Armazenagem Como praticamente tudo na rea de Administrao de Materiais gira em torno da questo da otimizao do nvel de estoque, ou seja, da manuteno de uma quantidade de materiais que, ao mesmo tempo, seja suficiente para atender a demanda da organizao, e consequentemente de seus clientes, ao menor custo possvel, imprescindvel que a organizao mantenha uma rotina de clculo do custo de armazenagem dos materiais.

Basicamente ns Armazenagem:

temos

duas

frmulas

para

clculo

do

Custo

de

1) Frmula para clculo do Custo de Armazenagem sem despesas de material auxiliar, de manuteno peas, edifcio etc. a seguinte: CA = (Q/2) x P x T x I Onde: Q Quantidade de material em estoque num tempo considerado P Preo unitrio T Perodo de estocagem I Taxa de armazenamento

2) Frmula para clculo do Custo de Armazenagem com despesas de material auxiliar, de manuteno peas, edifcio etc. a seguinte: CA = {[(Q/2) x P] + Df} T x I Onde: Q Quantidade de material em estoque num tempo considerado T Perodo de estocagem P Preo unitrio I Taxa de armazenamento Df Despesas de manuteno, material auxiliar, edificaes, equipamentos, mo-de-obra etc.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Exemplo adaptado da obra Administrao de Recursos Materiais, de Hamilton Pozo: - Vamos calcular o custo de armazenagem anual de um item de estoque, a engrenagem XYZ e de todo o estoque de uma empresa que nos forneceu os seguintes dados: 200 engrenagens XYZ em estoque, que custa R$25,00 a unidade; de estoques (matria-prima, WIP e estoque

R$1.250.000,00 acabado);

R$85.000,00 mensais de gastos gerais da rea de materiais; R$15.000,00 mensais de gasto com pessoal (sem encargos)

R$25.000,00 de despesas gerais de compras (Esse dado no utilizado pois no faz parte das atividades de estoques) 80% de encargos da folha salarial 22% de custo de dinheiro ao ano

Caso 1: Calcular o Custo de Armazenagem sem despesas de material auxiliar, de manuteno peas, edifcio etc: CA = (Q/2) x P x T x I CA = [200/2] x R$25,00 x 1 x 0,22 CA = 100 x R$25,00 x 0,22 CA = R$2.500,00 x 0,22 CA = R$550,00 Resposta: O custo anual de armazenagem das engrenagens de R$550,00

Caso 2: Calcular o Custo de Armazenagem com despesas adicionais: CA = {[(Q/2) x P] + Df} T x I

1 passo vamos calcular a Df R$85.000,00 + R$15.000,00 + (R$15.000,00 x 0,8) = R$112.000,00 Df = R$112.000,00

2 passo utilizar a frmula: CA = {[(Q/2) x P] + Df} T x I Lembrando da regra da matemtica: 1 eliminamos os parnteses, depois os colchetes e por ltimo as chaves.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 CA = {[(1.250.000/2)} x P] + 112.000} T x I CA = {625.000 + 112.000} x 1 x 0,22 CA = 737.000 x 0,22 CA = 162.140,00

Resposta: O custo anual de armazenagem R$162.140,00

A maior parte das questes de provas tem sido mais simples. Algumas delas pedem para calcularmos a taxa de armazenagem (I). O referido clculo depende da quantidade de itens que agregam valor taxa de armazenagem. Ex: Seguros, aluguis, obsolncia, movimentao etc. Veremos agora as frmulas para calcularmos cada uma dessas taxas, mas antes, quero lhes dizer que nunca demais repisar: a taxa de armazenagem (I) a soma de todas as taxas:

a) Taxa de Retorno de Capital (o capital que foi investido no material e com isso deixou de ter rendimento numa aplicao financeira, por exemplo): Ia = Lucro/Valor dos estoques x 100

b) Taxa de armazenamento fsico Ib = S x A/C x P x 100 Onde: S = rea ocupada A = Custo anual do m2 C = Consumo anual P = Preo unitrio

c) Taxa de seguro Ic = Custo anual do seguro/ Valor do Estoque x 100 d) Taxa de movimentao, manuseio e distribuio Id = Depreciao dos equipamentos/ Valor do Estoque x 100 e) Taxa de obsolncia
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Ie = perdas anuais por obsolncia/ Valor do Estoque x 100 f) Demais taxas I = Despesas anuais/ Valor do Estoque x 100

Logo, a taxa de armazenamento : I = Ia + Ib + Ic + Id + Ie + If

Custo de Pedido O Custo de Pedido (CP) de um determinado material composto de todas as parcelas que vo desde a solicitao at o efetivo recebimento do material. Dentro de um custo de pedido ns temos parcelas fixas (ex: salrios) e parcelas variveis (ex: material de escritrio). Para calcularmos o custo total anual de pedidos (CTP) deveremos multiplicar o custo de cada pedido pelo nmero (N) de vezes que foi processado: CTP = CP x N J para calcularmos o custo mdio de cada pedido de compra deveremos considerar um item de compra dentro de cada pedido (ex: dentro de uma compra de materiais de escritrio, devemos separar os itens: papel, caneta, formulrio etc.) e utilizar a frmula: B = CTP/N

Para sabermos quantos pedidos foram processados (N) no perodo de um ano deveremos utilizar a frmula: N = CTP/B

Custo de Falta de Estoque Provavelmente um dos dados mais imprecisos que se pode buscar, de um modo geral os custos de falta de estoques so compostos, segundo Marco Aurlio Dias, por: Lucros cessantes

Custos adicionais (Ex: fornecimento em substituio com material de terceiros, ou seja, para no deixar de entregar ao seu cliente voc compra o produto pronto, noutro lugar, e o entrega como se fosse de sua origem); Multas, bloqueios de reajuste, prejuzos

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Quebra da imagem da empresa, beneficiando consequentemente o concorrente Homens e mquinas parados Juros de capital perdido

Custo Total O custo total, dentro da perspectiva da Administrao de materiais, pode ser representado pela seguinte frmula: Custo Total = Custo Total de Armazenagem + Custo de Pedido

AVALIAO DE ESTOQUES Uma das atividades mais importantes dentro da Gesto de Estoques calcular o valor do estoque em intervalo de tempo adequado ao tamanho e ao tipo de organizao e gerenci-lo, comparando-o com o planejamento. Essa avaliao feita com base nos preo dos itens que temos no estoque. Segundo Petrnio Garcia e Renato Campos, usual ouvirmos estoque custa dinheiro. A afirmativa bem verdadeira. A necessidade de manter estoques acarreta uma srie de custos s empresas. Os japoneses, pioneiros nos estudos do just-in-time, consideram os estoques uma forma de desperdcio. Veja um exemplo na prtica:

A DaimlerCrysler AG comeou a vender seu veculo movido a clula de combustvel noo Japo no segundo semestre de 2003. O mercado japons extremamente sensvel e questes ambientais e muito interessado em novas tecnologias.

A DaimlerCrysler no espera produzir grandes quantidades deste carro antes de 2010 devido ao custo de estocagem das clulas de combustveis e falta de infraestrutura para o reabastecimento. Baseado em: Bloomberg News. Daimler vende carro F-Cell.

Podemos classificar os custos de manter estoques em trs grandes categorias: custos diretamente proporcionais quantidade estocada;

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 inversamente proporcionais quantidade estocada e independentes da quantidade estocada. Os custos diretamente proporcionais ocorrem quando os custos crescem com o aumento da quantidade mdia estocada. Por exemplo, quanto maior o estoque, maior o custo de capital investido. Do mesmo modo, quanto maior a quantidade de itens armazenados, maior a rea necessria e maior o custo de aluguel. Veja os exemplos no quadro:

Armazenagem quanto mais estoque mais custo de aluguel.

mais rea necessria

Manuseio quanto mais estoque mais pessoas e equipamentos necessrios para manusear os estoques mais custo de mo-deobra e de equipamentos. Perdas quanto mais estoque mais custo decorrentes de perdas. maiores as chances de perdas

Obsolescncia quanto mais estoque maiores as chances de materiais tornarem-se obsoletos mais custos decorrentes de materiais que no mais sero utilizados. Furtos e roubos quanto mais estoques materiais serem furtados e/ou roubados maiores as chances de mais custos decorrentes.

Por todos esses fatores de custos serem decorrentes da necessidade de a empresa manter ou carregar os estoques, eles tambm so chamados de custos de carregamento dos estoques. Assim, os custos de carregamento incluem os custos de oportunidade, estocagem e manuseio do material, taxas e seguros, perdas e furtos, obsolescncia e o mais importante, o custo do capital investido. Trs termos sero usados indistintamente neste livro: custos diretamente proporcionais s quantidades estocadas, fatores de custos diretamente proporcionais s quantidades estocadas e custos de carregamento. tambm bastante usual a diviso desses custos em duas subcategorias: custo de capital, correspondendo ao custo do capital investido, e custo de armazenagem, compreendendo o somatrio de todos os demais fatores de custos, como a prpria armazenagem, o manuseio e as perdas. Representando por i a taxa de juros correntes e por P o preo de compra do item de estoque, quando fornecido por terceiros, ou o custo de fabricao, quando produzido internamente, podemos escrever.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Os custos inversamente proporcionais so os custos ou fatores de custos que diminuem com o aumento do estoque mdio, isto , quanto mais elevados os estoques mdios, menores sero tais custos (ou viceversa). So os denominados custos de obteno, no caso de itens comprados, e custos de preparao, no caso de itens fabricados internamente. Para um dado consumo (D) anual constante, se a compra for efetuada uma nica vez por ano, o lote (Q) dever ser de D unidades, e o estoque mdio correspondente ser de Q. Assim, podemos ter: 2

Nmero de vezes que a compra efetuada por ano

Tamanho do lote

Estoque mdio

Q=D

EM = Q = Q 2 2

Q=D 2

EM = Q = D 2 4

Q=D 3

EM = Q = D 2 6

Q=D 4

EM = Q = D 2 8

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Quanto mais vezes se comprar ou se preparar a fabricao, menores sero os estoques mdios e maiores sero os custos decorrentes de processo tanto de compras como de preparao. Assim, os custos de compras e preparao so inversamente proporcionais aos estoques mdios.

JUSTIFICATIVAS PARA AVALICAO DE ESTOQUES Assegurar que o capital imobilizado em estoques seja o mnimo possvel Assegurar que estejam de acordo com a poltica da empresa

Garantir que a valorizao do estoque reflita exatamente o seu contedo O valor desse capital seja uma ferramenta de tomada de deciso Evitar desperdcios como obsolncia, roubos, extravios etc.

METODOLOGIAS PARA AVALIAO PEPS ou FIFO Trata-se de um critrio cronolgico que determina que o primeiro item que entra no estoque ser o primeiro a sair. A conseqncia desse mtodo que os valores dos estoques so aproximados aos preos atuais de mercado.

UEPS ou LIFO Outro critrio cronolgico que determina que o ltimo item a entrar no estoque ser o primeiro sair. Esse o mtodo mais adequado em perodos inflacionrios, pois uniformiza o preo dos produtos em estoque para a venda no mercado consumidor. Segundo Marco Aurlio P. Dias, o emprego desse mtodo tende a estabilizar o estoque.

CUSTO MDIO um mtodo bastante simples e que age, ao mesmo tempo, como um moderador de preos, eliminando, ou pelo menos diminuindo consideravelmente, as flutuaes que possam ocorrer. baseado nas cronologias de entrada e sada.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 CUSTO DE REPOSIO Trata-se de uma metodologia de avaliao pelo custo de reposio do item no estoque e tem por base a elevao dos custos no curto prazo em relao inflao. Frmula para clculo CR = PU + ACR Onde: CR = Custo de reposio PU = Preo Unitrio ACR = Acrscimo do Custo de Reposio Exemplo: Uma organizao tem um estoque de 200 peas X com valor unitrio de R$15,00. A previso para os prximos trs meses de um aumento de 10% nos preos. Qual ser o custo unitrio de reposio? PU = 15,00 % = 0,10 (10%) Percentual do CR %CR = 15 x 0,10 CR = 1,50 CR = PU + ACR CR = 15,00 + 1,50 CR = R$16,50, que ser o preo unitrio de reposio.

Inventrios (controle de estoque) Peridicos Contagem fsica Rotativo - realizado no decorrer do exerccio financeiro envolvendo grupos de itens especficos em determinados perodos (dias, semanas ou meses). Uma das vantagens deste inventario que no tem necessidade de interromper o processo operacional. Geral - realizado no final do exerccio envolvendo todos os itens de uma s vez (Fechado para balano). Uma das desvantagens que interrompe o processo operacional. Permanente Registra constantemente todas as entradas e sadas, h um controle contnuo dos estoques.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 ACURCIA DE ESTOQUES preciso que os valores fsicos de estoques e seus registros no sistema sejam os mais parecidos possveis. A falta de cuidado das empresas com a alimentao do sistema acaba gerando uma falta de confiana no usurio que acaba muitas vezes abandonando o uso do sistema. A movimentao de itens do estoque deve ser feito em tempo real para que se mantenha a acuracidade dos estoques (CORRA, GIANESI E CAON 2001). Ainda para o autor, deve ser calculado o percentual de acuracidade do estoque atravs da frmula: acuracidade dos registros = (registros corretos / registros contados) X 100, sendo que o resultado 100% seria o ideal, sendo pouco provvel de ser alcanado na prtica, devemos adotar um grau de erro tolervel entre as quantidades do fsico e o do sistema, sendo 5% um valor mximo. Entre os mtodos de avaliao e controle de estoques existentes, podemos destacar os seguintes: Mtodo PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) - Nesse mtodo, dse primeiro sada nas mercadorias mais antigas( primeiras que entraram), ficando nos estoques as mais recentes. Num regime inflacionrio (tendncia crescente de preos ao longo do tempo), os valores do Estoque Final e do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) so, respectivamente, maiores e menores, pois, na venda, sairo primeiro as mercadorias mais baratas, ficando nos estoques as mais caras. Conseqentemente, o LUCRO o maior possvel e o CMV, o menor possvel. Caso haja deflao (preos decrescentes no decorrer do tempo), sairo primeiro as mais caras (maior CVM), ficando nos estoques as mais baratas (menor Estoque Final). Conseqentemente, o LUCRO ser o menor possvel, tendo em vista que o CMV ser o maior possvel. No caso de estabilidade econmica de preos, os valores do Estoque Final, do CMV e do LUCRO sero os mesmos que aqueles encontrados em qualquer outro mtodo. Mtodo UEPS (ltimo a entrar , primeiro a sair) - Ao contrrio do mtodo PEPS, d-se primeiro sada nas mercadorias mais recentes( ltima a entrar ), ficando nos estoques as mais antigas. Desta forma, em comparao aos mtodos j mencionados, num regime de tendncia crescente de preos (inflao), os valores do Estoque Final e do CMV sero, respectivamente, os menores e o maiores possveis. No caso de deflao, ocorrer o inverso, isto , os valores do Estoque Final estaro superavaliados e do CMV estaro subavaliados. No caso de estabilidade
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 econmica de preos, os valores seriam os mesmos daqueles apurados por outro mtodo. Em um regime inflacionrio, em comparao com os mtodos de controle de estoque j mencionados, o Lucro pelo mtodo UEPS o menor possvel, fazendo com que o Imposto de Renda sobre o lucro tambm o seja. Da, o Regulamento do Imposto de Renda NO PERMITE que as empresas no Brasil, que estejam obrigadas a declararem tal imposto com base no lucro fiscal, utilizem o mtodo UEPS. Resumindo: Perodo Inflacionrio: PEPS: MAIOR LUCRO, MENOR CMV, MAIOR EF UEPS: MENOR LUCRO, MAIOR CMV, MENOR EF Obs: o mtodo PEPS, apesar de proporcionar maior lucro em um perodo inflacionrio, no o mais utilizado. O mais recomendvel para fins gerenciais o mtodo UEPS , pois os lucros ficam menores, reduzindo assim a carga tributvel. Perodo Deflacionrio: PEPS: MENOR LUCRO, MAIOR CMV, MENOR EF UEPS: MAIOR LUCRO, MENOR CMV, MAIOR EF Mtodo do custo mdio - Tambm chamado de Mdia Ponderada Mvel, pois a cada nova aquisio calculada uma nova mdia. Lucro = Vendas lquidas * CMV Frmula do custo das mercadorias vendidas CMV = EI + C * EF EI = Estoque inicial, C = Compras, EF = Estoque final

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 4. Curva ABC: conceito e metodologia de clculo A metodologia ABC foi formulada, inicialmente, pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no fim do sculo XIX, quando elaborou um estudo sobre a distribuio da renda e riqueza da populao da Itlia. Em seu estudo, Pareto percebeu que grande porcentagem da renda do pas se concentrava nas mos de uma pequena parcela da sociedade, na proporo de 80% por 20%, enquanto que, do lado oposto, verificou-se que 80% da populao detinha apenas 20% da renda do pas. Tal afirmao pode ser visualizada no grfico abaixo:
80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

POPULAO RENDA

A classificao ABC (curva ABC) uma ferramenta que permite identificar os materiais que requerem maior ateno e tratamento administrativos. Para obteno da curva ABC devemos ordenar os itens conforme a sua relativa importncia.

Vamos guardar desde j, visto que so as perguntas mais freqentes em provas, que a classificao ABC uma ferramenta que mostra ao gestor quais so os itens mais importantes para a organizao, notadamente aqueles que existem em menor

quantidade, mas que possuem um alto valor agregado, ou seja, a curva ABC est relacionada ao custo e a quantidade. Exemplo: Item A = 70% do valor do estoque Item B = 25% do valor do estoque Item C = 5% do valor do estoque

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Segundo Hamilton Pozo (p. 92), o grande mrito do uso da curva ABC a classificao dos itens de estoques em critrios ou classes A, B e C, em vista de seus custos e quantidades. Os itens mais importantes so em pequenos nmeros e de alto valor, e devem ser controlados rigidamente. Isso possvel, visto que um controle rgido oneroso, porm o faremos sobre uma variedade mnima, reduzida, de itens sobre a qual o controle rgido atuar, embora sobre uma parcela diminuta de itens, porm sobre um valor elevadssimo do estoque.

Classes da curva ABC Agora vamos verificar nas tabelas abaixo, no que consiste cada uma das classes A, B e C, de acordo com as definies de Hamilton Pozo e de Marco Aurlio P. Dias, respectivamente Itens da classe A So os itens mais importantes e que devem receber toda ateno no primeiro momento do estudo. nos itens dessa classe que iremos tomar as primeiras decises sobre os dados levantados e correlacionados em razo de sua importncia monetria. Os dados aqui classificados correspondem, em mdia, a 80% do valor monetrio total e no mximo 20% dos itens estudados (esses valores so orientativos e no so regra) Itens da classe B So os itens itermedirios e que devero ser tratados logo aps as medidas tomadas sobre os itens da classe A; so os segundos em importncia. Os dados aqui classificados correspondem, em mdia, a 15% do valor monetrio total do estoque e no mximo 30% dos itens estudados. (esses valores so orientativos e no so regra) Itens da classe C So os itens de menor importncia, embora volumosos em quantidade, mas com valor monetrio reduzidssimo, permitindo maior espao de tempo para sua anlise e tomada de ao. Devero ser tratados, somente, aps todos os itens das classes A e B terem sido avaliados. Em geral, somente 5% do valor monetrio total representam esta classe, porm, mais de 50% dos itens formam sua estrutura (esses valores so orientativos e no so regra)

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Fonte: POZO, Hamilton. Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logstica. So Paulo: Atlas, 2010.

Itens da classe A Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma ateno bem especial pela administrao. Itens da classe B Grupos de itens intermedirios entre as classes A e C Itens da classe C Grupo de itens menos importantes que justificam pouca ateno por parte da administrao. Fonte: DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de Materiais: princpios, conceitos e gesto. So Paulo: Atlas, 2010.

Montagem da curva ABC Segundo Hamilton Pozo, a montagem da curva ABC pode ser realizada seguindo quatro passos, a saber:

1 Passo: Lanar todos os itens do problema a ser resolvido, com os dados de suas quantidades, preos unitrios e preos totais

2 Passo: Colocar todos os itens em uma tabela em ordem decrescente de preos totais e sua somatria total. A tabela deve ter as colunas:item, nome ou n da pea, preo unitrio, preo total do item, preo acumulado e porcentagem 3 Passo: Dividir cada valor total de cada item pela somatria total de todos os itens e colocar a porcentagem obtida em sua respectiva coluna

4 Passo: Dividir todos os itens em classe A, B e C, de acordo com nossa prioridade e tempo disponvel para tomar deciso sobre o problema. Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 O ltimo passo torna a classificao ABC relativamente subjetiva, posto que a prioridade de diviso dos itens varia de organizao para organizao. Desse modo as questes de concursos so bem incisivas quando tentam demonstrar os percentuais de A, B e C. Ao final da parte terica, ns temos uma questo do concurso para Tcnico do Banco Central, na qual vamos praticar a elaborao da classificao ABC. Hoje, as grandes empresas so pressionadas pela urgncia de aumentar a produtividade. Por essa razo, muitas delas resolveram adotar tcnicas alternativas. A tcnica, meta ou filosofia de Gesto Just in Time tem merecido recentemente grande destaque em todo mundo, tendo em vista a grande necessidade de reduo de custos rea de produo.

5. JUST IN TIME O Just in Time (JIT) surgiu no Japo em meados da dcada de 70, sendo sua idia bsica e seu desenvolvimento creditados Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administrao que pudesse coordenar a produo com a demanda especfica de diferentes modelos e cores de veculos com o mnimo atraso. O sistema de "puxar" a produo a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessrios, nas quantidades necessrias e no momento necessrio, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome dado aos cartes utilizados para autorizar a produo e a movimentao de itens, ao longo do processo produtivo. Contudo, o JIT muito mais do que uma tcnica ou um conjunto de tcnicas de administrao da produo, sendo considerado como uma completa "filosofia", a qual inclui aspectos de administrao de materiais, gesto da qualidade, arranjo fsico, projeto do produto, organizao do trabalho e gesto de recursos humanos. Embora haja quem diga que o sucesso do sistema de administrao JIT esteja calcado nas caractersticas culturais do povo japons, mais e mais gerentes e acadmicos tm-se convencido de que esta filosofia composta de prticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expresses so geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time:
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01

eliminao de estoques; eliminao de desperdcios; manufatura de fluxo contnuo, esforo contnuo na resoluo de problemas; melhoria contnua dos processos.

O sistema JIT tem como objetivo fundamental a melhoria contnua do processo produtivo. A perseguio destes objetivos d-se, atravs de um mecanismo de reduo dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 6. QUESTES COMENTADAS

1. (CESPE/TSE/TRE ANAL. JUDICIRIO 2006) Considere o seguinte consumo de determinado material. 60 unidades em maro 70 unidades em abril 85 unidades em maio 88 unidades em junho 94 unidades em julho 98 unidades em agosto 98 unidades em setembro 102 unidades em outubro 105 unidades em novembro 111 unidades em dezembro

Com base nos dados acima e considerando que os estudos acerca de estoques dependem da previso do consumo de material, assinale a opo incorreta. A) Com base no mtodo da mdia com ponderao exponencial, apenas o consumo do ms de dezembro ser utilizado na frmula de clculo da previso do consumo para o ms de janeiro. B) Para reduzir a influncia do baixo consumo nos meses de maro e abril na previso de consumo para janeiro, correto utilizar o mtodo da mdia mvel ponderada, caracterizado pela aplicao de pesos maiores aos dados de consumo mais novos e pesos menores aos dados mais antigos. C) Com base no mtodo da mdia mvel para 3 perodos, a previso de consumo para janeiro superior a 111 unidades por causa da tendncia crescente de consumo. D) Com base no mtodo do ltimo perodo, a previso de consumo para janeiro de 111 unidades. Comentrio: a) Certa. Nesse mtodo, somente trs valores so considerados: 4) 5) Previso do ltimo perodo Consumo efetivo do ltimo perodo

6) Constante que determina o valor ou ponderao dada aos valores mais recentes. b) Certa. Trata-se de uma variante do mtodo da mdia mvel, a diferena est na atribuio de pesos maiores aos perodos mais recentes c) Errada. Vamos calcular. Deveremos somar os consumos dos trs ltimos perodos e dividir por trs.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 102 unidades em outubro 105 unidades em novembro 111 unidades em dezembro Cm = 102 + 105 + 111 = 318 Cm = 318/3 Cm = 106 unidades Logo, a previso ser inferior 111 unidades. d) Certa. O mtodo do ltimo perodo leva em considerao o ltimo consumo, ou seja, o do ms de dezembro que foi de 111 unidades. Gabarito: C

(CESPE/TJDFT/Analista Judicirio 2008) Consistentes estudos de estoques tm seu incio na previso do consumo de material. Nesse sentido, considere o seguinte consumo de determinado material. ms unidades

Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto

50 60 70 75 73 78 84 93

Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. 2. (CESPE/TJDFT/Analista Judicirio 2008) Caso tivesse sido empregado o mtodo da mdia mvel para 3 perodos para se calcular a previso de consumo para o ms de abril, ento o valor previsto teria sido superior ao consumo efetivo.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Comentrio: Vamos calcular. Deveremos somar os consumos dos trs ltimos perodos e dividir por trs. 50 unidades em janeiro 60 unidades em fevereiro 70 unidades em maro Cm = 50+60+70= 180 Cm = 180/3 Cm = 60 unidades Como o consumo em abril foi de 75 unidades, ento a previso seria inferior ao consumo Gabarito: Errada

3. (CESPE/TJDFT/Analista Judicirio 2008) Caso seja utilizado o mtodo da mdia mvel com ponderao exponencial para previso do consumo em setembro, ento os dados de junho, julho e agosto tero maior peso que os dados iniciais da srie. Comentrio: Somente o de agosto ser considerado. Gabarito: Errada

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Considere a tabela abaixo ms unidades

Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho 4. (CESPE/TJPA/Analista 2006)

48 52 60 64 62 58 45

Com base no mtodo da mdia mvel para 3 perodos, a previso de consumo para o ms de agosto de 55 unidades. Comentrio: Vamos calcular. Deveremos somar os consumos dos trs ltimos perodos e dividir por trs. 62 unidades em maio 58 unidades em junho 45 unidades em julho Cm = 62+58+45= 165 Cm = 165/3 Cm = 55 unidades Gabarito: Certa

5. (CESPE/TJPA/Analista 2006) Se for utilizado o mtodo da mdia mvel ponderada com previso de consumo para o ms de agosto, os dados de junho e julho tero maior influncia no resultado que os dados de janeiro e fevereiro. Comentrio:

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 No mtodo da mdia mvel ponderada os consumos mais recentes possuem maior peso que os mais antigos. Gabarito: Certa

6. (CESPE/TRT 10 REGIO/Analista Judicirio 2006) Para uma adequada gesto de estoques, fundamental estabelecer a previso de consumo para os perodos seguintes. Entre os mtodos de previso de consumo, o denominado mtodo da mdia mvel tem a vantagem de reduzir a influncia dos valores extremos no resultado final. Comentrio: O mtodo da mdia mvel no consegue reduzir os valores extremos posto que considera todos os valores no perodo estabelecido para clculo da mdia. Gabarito: Errada

7. (CESPE/ANAC/Tcnico Administrativo) Quanto previso de estoques, o mtodo da mdia mvel utiliza como previso de quantitativos de estoques para o prximo perodo o quantitativo verificado no perodo anterior. Comentrio: Esse seria o mtodo do ltimo perodo Gabarito: Errada

8. (CESPE/EBC/TCNICO ADM/2011) De acordo com a filosofia de produo just in time, a produo tem incio somente aps o pedido do cliente, no havendo necessidade de manuteno de estoque disponvel de mercadorias para venda. Comentrio: Seguindo estas necessidades, de constante mudana, no incio da dcada de 70 foi criado o Sistema de Produo Toyota na Toyota Motor Company. Este sistema foi elaborado sob dois pilares bsicos (ROSES, 2001): o Justin-Time (JIT) e a automao. Entende-se por automao ("jidoka" em japons) o controle autnomo de defeitos. Ela apia o JIT por nunca permitir que unidades defeituosas de um processo precedente continuem

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 no fluxo de produo, atrapalhando o processo subseqente (MONDEN, 1986) O JIT a metodologia que busca o atendimento das necessidades dos clientes no menor prazo possvel, garantido qualidade e trabalhando com o mnimo de estoque. Pode ser descrito como sendo uma metodologia que est constantemente buscando a integrao da organizao, atravs do processo mais simples para permitir que o processo de mudana, direcionado pelas necessidades da sociedade, seja atendido com maior rapidez e sem desperdcio. Essa metodologia procura eliminar qualquer tipo de desperdcio dentro de uma indstria, garantindo, assim, a competitividade. O desperdcio no identificado prontamente no balao da empresa. Ele se manifesta nos altos estoques, na baixa qualidade, no longo tempo de fabricao e na movimentao de material freqente e em demasia (GUIMARES, 1998). Um dos elementos desta metodologia o Sistema Kanban de Produo, que um sistema de cho de fbrica baseado no princpio de que o material de produo "puxado" pelo sistema medida que se torna necessrio. Ou seja, dentro do sistema de produo, uma operao de um nvel mais avanado engatilha o incio do trabalho em uma operao predecessora (anterior). (Trecho extrado do artigo: Uma anlise da metodologia Just-In-Time e do sistema Kanban de produo sob o enfoque da cincia da informao, de Lcia Filomena de Almeida Guimares); Orandi Mina Falsarella) Gabarito: Certa

9. (CESPE/PETROBRS/Administrador/2007) A importncia do planejamento da produo decorre principalmente da necessidade de se prever e se buscar uma situao futura desejada, dado o perodo de tempo que ser gasto entre a tomada de deciso e sua respectiva implantao. Comentrio: Segundo Rita Lopes e Michel Murilo Planejamento e Controle de Produo a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produo, assegurando, assim, a execuo do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle garantir que a produo ocorra eficazmente e produza produtos e servios como deve. O planejamento e o controle so utilizados em todos os momentos do processo de produo e tem o objetivo de traar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possiveis falhas e distores, obtendo com isso
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 resultados muito mais satisfatrios. Planejar e controlar, ento significam garantir que os recursos produtivos estejam disponveis na quantidade, no momento e no nvel de qualidade adequados. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indstrias esto: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcanados com o Planejamento e Controle da Produo esto altos ndices de produtividade e qualidade, menor ndices de falhas, menor custo de produo, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produo levam a empresa a produzir com maior perfeio, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade. Gabarito: Certa

10. (CESPE/ TRT 16 REGIO/Analista Judicirio/2005) Com relao aos custos, o controle de estoque deve focar-se nos custos de pedido e de armazenagem, pois duas variveis influenciam no aumento do custo: o custo de pedido e o custo de capital. Comentrio: As duas variveis que elevam os custos so: a quantidade e o tempo de permanncia em estoque. Gabarito: Errada

11. (CESPE/ANCINE/Analista Administrativo/2006) Estoques em nveis elevados so potencialmente geradores de impactos negativos nos resultados da organizao em decorrncia dos custos de armazenagem. Assim, uma das formas de eliminao dos custos de armazenagem a manuteno de estoques com quantidade zero. Comentrio: A manuteno de estoque zero no elimina os custos de armazenagem pois em determinado momento, ainda que por pouco tempo, a organizao dever ter algum nvel de estoque para atender determinado pedido. Gabarito: Errada

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 12. (CESPE/ANS/Analista/2005) Os custos de armazenagem aumentam em funo da quantidade em estoque e do tempo de permanncia em estoque, mas no chegam a zero se o estoque for zero. Comentrio: As questes 10 e 11 compem perfeitamente o que est afirmado nessa questo. Gabarito: Certa

13. (CESPE/MPU/Tc. Administrativo/2010) Considere que, em certa organizao, sero estocadas, por um ano, 60.000 unidades de determinado item. Considere, ainda, que o preo de cada item seja igual a R$ 3,00 e que a taxa anual de armazenagem de cada item seja equivalente a 15% do seu preo. Nessa situao, o custo de armazenagem anual de todos esses itens ser igual a R$ 30.000,00. Comentrio: Temos 60.000 unidades em estoque e o custo unitrio de cada uma de R$ 3,00. Assim, 60.000 X R$ 3,00 = R$ 180.000,00 (custo total do estoque). A taxa de armazenagem de 15% ao ano. Logo, ocusto de armazenagem 15% de R$ 180.000,00, ou seja, R$ 27.000,00. Gabarito: Errada

14. (CESPE/FUNESA/Analista Administrativo/2008) Entende-se como custos dos estoques, a soma do custo de armazenamento e o custo de pedido. Comentrio: Achei a questo meio incompleta. De todo modo, o CESPE deu como certa. O Custo de estoque representa todo o capital envolvido nos materiais estocados acrescidos dos custos para manter e controlar esse estoque, tais como a mo-de-obra envolvida, energia e insumos necessrios, seguros, equipamentos, o local, etc. Gabarito: Certa

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 15. (CESPE/FUNESA/Analista Administrativo rea: Compras, Materiais e Logstica/2008) Para obter o custo total dos estoques, devem ser considerados exclusivamente o valor de todo insumo adquirido no perodo e o custo de manuteno dos estoques. Comentrio: Conforme afirmado na questo anterior, O Custo de estoque representa todo o capital envolvido nos materiais estocados acrescidos dos custos para manter e controlar esse estoque, tais como a mo-de-obra envolvida, energia e insumos necessrios, seguros, equipamentos, o local, etc.

Gabarito: Errada

16. (CESPE/IFB/PROFESSOR DE LOGSTICA/2011) O custo de estoque composto por vrios custos: do item, de manuteno, de capital, de armazenamento, de riscos e de pedidos. Comentrio: Essa questo ratifica as anteriores sobre custo de estoque. Gabarito: Certa

(CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004)

DE

DESENVOLVIMENTO

A empresa Casa Couros, especializada em vender bolsas, pastas, carteiras e cintos, entrou em funcionamento no incio do ms de julho deste ano e tem conseguido alcanar as metas de venda definidas. No entanto, a diretoria da empresa est preocupada com a atual realidade de seus estoques, pois a proximidade das festas de final de ano deve provocar o aumento das vendas em todo o setor. A partir do cenrio hipottico acima exposto, considere seguintes informaes, relativas empresa Casa Couros: as

I a empresa planeja comprar bolsas seis vezes ao ano, a um custo total anual de R$ 16.584,00; II a demanda de bolsas nos meses de julho, agosto e setembro foi, respectivamente, de 102, 130 e 152 unidades;

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 III o preo mdio de venda do cinto masculino de R$ 55,00, o custo total de pedido desse produto de R$ 5.500,00 e o seu custo de armazenagem total de R$ 1.200,00. Em face dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir. 17. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004) DE DESENVOLVIMENTO

O mtodo da mdia mvel um mtodo simples e altamente eficiente para a definio da previso de demanda na hiptese considerada. Comentrio: Dada a variao da demanda o mtodo da mdia mvel recomendado. Gabarito: Errada no

18. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004)

DE

DESENVOLVIMENTO

De acordo com as informaes do item I, correto afirmar que o custo de cada pedido de bolsas de R$ 1.382,00. Comentrio: Custo total dos pedidos = 16.584 Quantidade de pedidos = 6 Logo, 16.584/6 = 2.764, cada pedido Gabarito: Errada

19. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004)

DE

DESENVOLVIMENTO

Utilizando-se o mtodo da mdia mvel e os dados do item II, correto afirmar que a previso para outubro ser de 128 bolsas vendidas. Comentrio: Vamos calcular. Deveremos somar os consumos dos trs ltimos perodos e dividir por trs. 102 unidades em julho 130 unidades em agosto
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 152 unidades em setembro Cm = 102+130+152= 384 Cm = 384/3 Cm = 128 unidades Gabarito: Certa

Segundo Ching (1999), o supply chain uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informaes e recursos, desde os fornecedores at o cliente final, procurando administrar as relaes na cadeia logstica de forma cooperativa e para o benefcio de todos os envolvidos. Para que o supply chain funcione adequadamente, importante que o processo de aquisio seja adequado s necessidades de fornecimento da organizao. A respeito dessa forma de planejamento e controle de mercadorias, julgue os seguintes itens. 20. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004) DE DESENVOLVIMENTO

O custo de armazenamento inerente ao processo de aquisio de materiais. Comentrio: O custo de armazenamento inerente ao processo de custo de estoque. Gabarito: Errada

21. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004)

DE

DESENVOLVIMENTO

Quanto maior for a quantidade do pedido, maior ser o estoque mdio e mais alto o custo para mant-lo. Comentrio: Perfeita. Gabarito: Certa

22. (CESPE/EMBRAPA/Servio Material/2006)

de

Apoio,

Patrimnio

Quando se trata de custos relacionados aos estoques, h trs categorias diferentes de custos para a administrao do inventrio:
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 manuteno do estoque; requisio ou compra; os relacionados falta de estoque. O de manuteno estoque, em primeiro lugar, imobiliza um capital que poderia ser empregado de forma diferente dentro e fora da empresa, e este capital tem custo prprio, estimado de 8% a 40% ao ano, o que no pouco e pode ser ainda maior. Existe ainda um segundo custo, associado aos impostos e aos seguros, que podem chegar a 25%; um terceiro, da armazenagem fsica propriamente dita, relacionado com a quantidade de estoque mantido; e, finalmente, os custos associados ao risco de manter o estoque. Estes so os custos relacionados: A) s perdas e danos; B) deteriorao, obsolescncia, danos e furtos; C) aos roubos e assaltos; D) s invases atpicas; E) s contingncias. Comentrio: Excelente questo. Leiam e releiam o cabealho da questo, pois tem boas definies do cespe. Segundo Dcio Antnio et al, embora o estoque seja algo necessrio para a organizao, ele tambm demanda custo. Sendo sua gesto dividida em trs categorias de custos diferentes: custo de manuteno de estoque; custo de compra e custo de falta. Custos de manuteno de estoque so todos os custos necessrios para manter o estoque por um determinado perodo de tempo, incluindo os custos de oportunidades de capital, impostos, seguros, custos de armazenagem fsica e os custos de riscos de deteriorao, obsolescncia, danos e furtos. BALLOU (1993) afirma que os custos de compra esto associados ao processo de aquisio das quantidades requeridas para a reposio do estoque. Pode-se afirmar que so todos os gastos relacionados na compra de algum produto, abrangendo os custos de processamentos de pedido, contato com o fornecedor, custo de preparao para atendimento do lote solicitado, custo de manuseio realizado na doca de recepo, custo do transporte e o preo da mercadoria. Conforme seu entendimento BALLOU (1993) define custo de falta como aqueles que ocorrem caso haja demanda por itens em falta, podendo acarretar uma perda de venda ou atraso. Pode ser inserido neste segmento
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 o custo de compra de fornecedores diferentes com preos mais elevados, afinal a falta da mercadoria em estoque gera uma necessidade urgente, induzindo a organizao efetuar uma m compra para no largar de atender seu cliente potencial. De acordo com BERTAGLIA (2005) os estoques desempenham papel importante e possuem funes distintas relacionadas s demandas de mercado, s caractersticas do produto e sua movimentao e interferncia da situao econmica. Pode-se perceber claramente o papel desempenhado pelos estoques nas organizaes, variando de acordo com a rea de atuao de cada organizao, caractersticas de cada negcio e produto, considerando-se tambm o impacto de seus valores e custos. Com isto, faz-se necessrio uma gesto eficaz dos estoques, agregando assim vantagem competitiva organizacional. Gabarito: B

23. (CESPE/MPS/Nvel I: rea de Atuao Administrativa/2008) O ponto de reposio ou ponto de pedido refere-se ao momento em que o responsvel pela gesto de materiais percebe a falta de determinado item e busca a sua reposio com o fornecedor. Comentrio: Refere-se ao momento em que a quantidade de itens em estoque chega ao ponto em que deve ser feito novo pedido. Gabarito: Errada

24. (CESPE/TJDFT/ANALISTA JUDICIRIO-ADM./2008) A soma do estoque de segurana com o lote de compra resulta no estoque mximo. Comentrio: Estoque mximo a soma do lote de compra e o estoque de segurana. O nvel mximo de estoque determinado normalmente quando o valor ultrapassar o estoque total do lote, mais o de segurana, que seja suficiente para suprir e suportar as variaes normais e as necessidades usuais, deixando margem para garantir que, a cada novo lote, o nvel mximo de estoque no cresa e resulte em excesso de estoque custo de manuteno do estoque (POZO, 2001).

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Quantidade mxima de estoque permitida para o material. O nvel mximo pode ser atingido pelo estoque virtual, quando da emisso de um pedido de compra. Assim, a finalidade principal do estoque mximo indicar a quantidade de ressuprimento, por meio da anlise do estoque virtual. No clculo de sua quantidade, tambm considerado o intervalo de cobertura (VIANA, 2000, p. 149). Gabarito: Certa

25. (CESPE/MPU/ ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) A rotatividade de um estoque determinada pelo nmero de vezes que os itens armazenados so renovados em determinado perodo de tempo. Comentrio: Esse conceito mais conhecido como sendo o de Giro de Estoque. Gabarito: Certa

26. (CESPE/MPU/ ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) Para otimizar o uso dos recursos financeiros e oramentrios, possvel desenvolver e usar modelos matemticos ou estatsticos que reduzam a necessidade de estoque, preservando-se, contudo, os interesses e as capacidades operativas. Comentrio: Um desses modelos, por exemplo, o Just in Time Gabarito: Certa

27. (CESPE/ TST/Analista Judicirio Adm./2007) Para trabalhar com estoque mnimo, fundamental conhecer o tempo de reposio, que comea com a constatao da necessidade de reposio e termina com a entrega do material, compreendendo o ciclo de produo do fornecedor. Comentrio: Perfeita. Gabarito: Certa

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 28. (CESPE/ TST/Analista Judicirio Adm./2007) Considere-se que uma empresa mantenha estoque mdio de R$ 200.000,00, cujo custo das vendas tenha sido de R$ 1.000.000,00 e as mercadorias sejam vendidas com 50% de lucro sobre o custo. Considere-se, ainda, que, para aumentar suas vendas em 1/3, essa empresa admita reduzir seu lucro sobre o custo metade. Nessa situao, para manter o mesmo estoque mdio, a empresa ter de aumentar o quociente de rotao do estoque em 20%. Comentrio: Rotao de Estoque (RE) = Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)/Estoque Mdio. Assim, RE = 1.000.000,00/200.00,00 RE = 5 Vendas = 50% de lucro sobre o CMV Vendas = 1.000.000 x 1,50 = 1.500.000 Aumento de vendas em 1/3 1.500.000 x 1,33 = 2.000.000 Ento, o valor das vendas ser de 1,25 vezes o custo, e o CMV de 1.600.000. Assim, RE = 1.600.000 / 200.000 = 8 Portanto, podemos concluir que de 5 para 8 tivemos um aumento de 60% (8/5 = 1,60) e no de 20%. Gabarito: Errada

29. (CESPE/ TST/Analista Judicirio Adm./2007) Do ponto de vista da anlise de risco, prazo mdio de rotao dos estoques um indicador que se traduz por quanto maior, melhor, mantidos constantes os demais fatores. Comentrio: Segundo Heber Lavor, o prazo mdio de rotao dos estoques o perodo compreendido entre o tempo em que permanece armazenado at o momento da venda. O seu volume depende da poltica de estocagem e volume de vendas. Quanto maior o volume de vendas mais rpida ser a rotao dos estoques e em menos tempo o ativo ser recuperado. Gabarito: Errada
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 30. (CESPE/ AGU/Administrador/2010) Os estoques de antecipao so criados para cobrir flutuaes aleatrias e imprevisveis do suprimento, da demanda ou do lead time. Comentrio: Classificao dos estoques Estoques de Antecipao: so estoques criados, procurando antecipar uma demanda futura prevista, tal como promoes, ou preveno de alguma greve, por exemplo.

Estoque de Tamanho de Lote: so gerados quando o tamanho de lote maior do que o necessrio. Ele maior por vrias razes, como por exemplo: descontos em funo de compras em grande quantidade, lote mnimo do fornecedor ou de fabricao, reduo dos custos de transportes e custos de administrao.

Estoque de Transporte: existem em funo de transportar os produtos de um lugar para outro, ou de uma fbrica para outra, ou da fbrica para o centro de distribuio ou a um cliente. Este estoque proporcional ao tempo para efetuar o transporte e ao volume transportado.

Estoque de Especulao: so gerados quando certos produtos variam muito de preo e os compradores tm expectativa de aumento futuro. O objetivo antecipar a ocorrncia de escassez, criar valor ao produto e a correspondente efetivao do lucro.

Estoque de Flutuao (estoque de segurana): o estoque de flutuao, mais conhecido como o estoque de segurana, mantido para proteger a empresa da possibilidade de variaes da demanda e do lead time, ou mesmo de flutuaes aleatrias.

Trecho extrado de Gesto de Estoques, de Camilo Ferreira. Gabarito: Errada

31. (CESPE/ AGU/Administrador/2010) Considerando que certa empresa utilize o sistema de ponto de pedido para atingir a mxima eficincia das reposies de seu estoque; que o consumo dirio de determinado item nessa empresa seja de 120 unidades; que o perodo de reabastecimento do item seja de 2 dias e que o estoque de segurana do item corresponda ao consumo de 1 dia, correto afirmar que o ponto de pedido do item em questo de 360 unidades.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Comentrio: O consumo mdio de 120 unidades; O tempo de ressuprimento de 2 dias O estoque de segurana de 1 dia = 120 unidades

Vamos usar a frmula para Ponto de Pedido: PP=CMed x TRep + Est Seg. PP=120 x 2 + 120 =360. Gabarito: Certa

32. (CESPE/ ANCINE/ANAL. ADM. REA 3/2006) O conceito de estoque mximo diz respeito ao nmero mximo de unidades de um determinado item de estoque e definido da seguinte forma: estoque mximo = estoque mnimo + lote de compra. Comentrio: Estoque mximo a soma do lote de compra e o estoque de segurana. Gabarito: Errada

33. (CESPE/ ANCINE/ANAL. ADM. REA 3/2006) O tempo de reposio de um bem pode ser desmembrado em trs partes: tempo de emisso do pedido, tempo de preparao do pedido, tempo de transporte. Comentrio: a) Emisso do pedido: tempo que leva desde a emisso do pedido de compra at chegar ao fornecedor; b) Preparao do pedido: tempo que leva o fornecedor para fabricar os produtos at deix-los em condies de serem transportados; c) Transporte: tempo que leva da sada do fornecedor at o recebimento dos materiais pela empresa. Gabarito: Certa

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 80

34. (CESPE/ANCINE/Tcnico Formao/2006)

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Administrativo/Qualquer

O clculo do estoque mnimo de determinado bem depende do seu tempo de reposio, que o perodo empregado entre a constatao da necessidade de nova compra do bem e o recebimento do pedido de compra pelo fornecedor. Comentrio: Estoque Mnimo a quantidade mnima que uma mercadoria poder ficar em estoque de acordo com o seu giro e tempo de reposio. O Estoque Mnimo serve de alerta para o controlador do estoque da necessidade de ser adquirido novo lote de mercadorias para que no falte a mesma. Seria a mesma coisa que um gatilho, ou seja, no momento que o estoque daquele item atingir aquela quantidade, o controlador do estoque dever comunicar, imediatamente, a gerncia para fazer um novo pedido para evitar a falta do item. (Fonte: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/0EE562D0A6BDC6E5032 571E100694844/$File/NT0003220E.pdf) Para fins de clculo do estoque mnimo, s nos interessa analisar as quantidades de consumo maiores que o consumo mdio (as menores no necessitam de segurana). Gabarito: Errada

35. (CESPE/ANCINE/Tcnico Formao/2006)

Administrativo/Qualquer

Se um material qualquer apresenta consumo mensal de 60 unidades, tem tempo de reposio de 60 dias, estoque mnimo de um ms e inexistncia de pedido pendente de atendimento, correto afirmar que seu ponto de pedido inferior a 190 unidades. Comentrio: Consumo mensal = 60 unidades Tempo de reposio = 60 dias Estoque mnimo de um ms = 60 unidades. Considerando que o tempo de reposio de 60 dias (2 meses) e que a cada ms so consumidas 60 unidades, logo, o ponto de pedido ser 180 unidades, ou seja: 120 unidades do tempo de reposio + 60 do estoque de segurana
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Gabarito: Certa

36. (FCC/METRO-SP/TC. ARMAZ. DE MATERIAIS/2009) Na administrao de materiais, estoque de segurana : (A) o cadastramento no sistema das informaes referentes a compras mnimas autorizadas, para as quais se inicia o processo de recebimento. (B) o documento utilizado para devolver ao estoque do almoxarifado as quantidades de material porventura requisitadas alm do necessrio. (C) a constatao de que a compra, objeto da Nota Fiscal em anlise, est ou no autorizada pela empresa. (D) uma quantidade mnima de peas que devem existir no estoque com a funo de cobrir as possveis variaes do sistema. (E) a economia nos custos de manuseio de materiais, por meio da reduo do custo da mo-de-obra e do tempo necessrio para as operaes crticas. Comentrio: Tambm conhecido como estoque mnimo, estoque isolador ou ainda estoque reserva, o estoque de produto para suprir determinado perodo, alem do prazo de entrega para consumo ou vendas, prevenindo possveis atrasos na entrega por parte do fornecedor e garantindo o andamento do processo produtivo caso ocorra um aumento na demanda do item. Devero ser maiores quanto maior for a distncia do fornecedor ou mais problemtico for o fornecedor com relao aos prazos de entregas. (EVANDRO S. DE OLIVEIRA et al) Gabarito: D

37. (CESPE/ABIN/OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA/2010) O sistema denominado kanban tem por objetivo controlar e balancear a produo, com eliminao dos desperdcios, e acionar um sistema de reposio de estoque pela indicao dos seguintes fatores: o que, quando e quanto fornecer e produzir. Comentrio:

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 O kanban um dispositivo sinalizador (carto), que autoriza e d instrues para a produo, ou para a retirada de itens em um sistema puxado. O termo significa "sinal" em japons (www.lean.org.br). Gabarito: Certa

38. (CESPE/ANAC/Tcnico Administrativo) Sistemas de produo embasados no mtodo just in time so intensivos em utilizao de espao fsico para estocagem de matria-prima ou de mercadorias a serem vendidas pela organizao. Comentrio: Ao contrrio, usam pouco espao fsico. Gabarito: Errada

39. (CESPE/TJDFT/Analista Judicirio/2008) O sistema just-in-time um mtodo de gesto de estoques destinado a reduzir a probabilidade de desabastecimento do setor produtivo em funo da maximizao dos volumes em estoque. Comentrio: No h maximizao do volume de estoque, ao contrrio, o Just in time trabalha com estoque zero. Gabarito: Errada

40. (CESPE/FINEP/ADM. DE MATERIAIS/2009) A curva ABC considera igualmente todos os produtos, para fins de controle de estoque. Comentrio: A curva ABC tem por objetiva escalonar os produtos de acordo com a quantidade e valor. Gabarito: Errada

41. (CESPE/MPU/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) A classificao ABC, fundamentada nos estudos de Vilfrido Pareto, tem o objetivo de definir os itens de maior valor de demanda.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Comentrio: Segundo Dimas Lopes de Arajo et al. A utilizao do sistema ABC ou, Classificao ABC como tambm conhecida foi fundamentada com base nos estudos realizados por Vilfredo Pareto, economista italiano que estudou a distribuio de renda entre as populaes. Ele verificou que existia uma lei geral de m distribuio de renda em que uma pequena parcela da populao absorvia uma grande parte da renda, restando assim uma pequena parte para ser compartilhada com a maior parte da populao. O sistema ABC tomando por base o estudo de Pareto foi moldado para o uso no gerenciamento de estoques, e evidenciou-se que a mesma mxima ocorria no universo de produtos utilizados pela empresa constatou-se que poucos deles eram os responsveis diretos pelo maior valor das compras e que estes que representavam o maior gastos eram o de maior importncia ou impacto no processo produtivo. Trata-se de uma classificao estatstica de materiais, que tambm pode ser utilizada para classificar clientes em relao aos seus volumes de compras ou em relao lucratividade proporcionada; classificao de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc. Numa organizao, a curva ABC muito utilizada para a administrao de estoques, mas tambm usada para a definio de polticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programao de produo. Para a administrao de estoques, por exemplo, o administrador a usa como um parmetro que informa sobre a necessidade de aquisio de itens/mercadorias ou matrias-primas essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor. Na avaliao dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nvel da lucratividade e o grau de representao no faturamento da organizao. Os recursos financeiros investidos na aquisio do estoque podero ser definidos pela anlise e aplicao correta dos dados fornecidos com a curva ABC. Gabarito: Certa

42. (CESPE/TST/ANALISTA JUDICIRIO/2007) Por meio da curva ABC, considerada importante instrumento para o administrador, pode-se selecionar materiais de tal maneira que se estabelea uma relao inversa entre o valor relativo de cada classe e a respectiva quantidade de itens. Comentrio: Perfeita.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Gabarito: Certa

(CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Paulo Srgio Gonalves. Administrao de materiais. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Com base na figura acima, representativa de uma curva ABC de estoque, julgue os itens subsequentes.

43. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Para a classificao dos itens de estoque nas sees I, II ou III da figura, considera-se o valor unitrio de cada um desses itens. Comentrio: Na avaliao dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nvel da lucratividade e o grau de representao no faturamento da organizao. Os recursos financeiros investidos na aquisio do estoque podero ser definidos pela anlise e aplicao correta dos dados fornecidos com a curva ABC. Gabarito: Errada

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 80

44. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 TC. INTELIGNCIA-

Os itens pertencentes seo III da figura exigem controle mais apurado de movimentao e menor tolerncia a erros de inventrio. Comentrio: Os itens da seo III esto em maior quantidade, porm, tem menor valor financeiro e, portanto, no requerem controle mais apurado de movimentao e menor tolerncia a erros de inventrio. Gabarito: Errada

45. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Um gerente de suprimentos que tenha como objetivo a reduo dos custos dos estoques deve priorizar a reduo dos lotes de compra dos itens alocados na seo I da figura. Comentrio: Tendo em vista que estes so os itens de maior valor financeiro. Gabarito: Certa

46. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Os itens alocados na seo identificada por I, na figura, so chamados itens A da curva ABC. Comentrio: Sim, pois so os de maior valor. Gabarito: Certa

47. (CESPE/MPU/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) O mtodo FIFO (ou PEPS) prioriza a ordem cronolgica da entrada dos itens em estoque, ou seja, o ltimo item a entrar o primeiro a ser considerado para efeito de clculo de custo. Comentrio: Ao contrrio, o mtodo FIFO (PEPS) parte do princpio de que o primeiro que entra dever ser o primeiro a sair.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

67 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Gabarito: Errada

7.LISTAS DAS QUESTES 1. (CESPE/TSE/TRE ANAL. JUDICIRIO 2006) Considere o seguinte consumo de determinado material. 60 unidades em maro 70 unidades em abril 85 unidades em maio 88 unidades em junho 94 unidades em julho 98 unidades em agosto 98 unidades em setembro 102 unidades em outubro 105 unidades em novembro 111 unidades em dezembro

Com base nos dados acima e considerando que os estudos acerca de estoques dependem da previso do consumo de material, assinale a opo incorreta. A) Com base no mtodo da mdia com ponderao exponencial, apenas o consumo do ms de dezembro ser utilizado na frmula de clculo da previso do consumo para o ms de janeiro. B) Para reduzir a influncia do baixo consumo nos meses de maro e abril na previso de consumo para janeiro, correto utilizar o mtodo da mdia mvel ponderada, caracterizado pela aplicao de pesos maiores aos dados de consumo mais novos e pesos menores aos dados mais antigos. C) Com base no mtodo da mdia mvel para 3 perodos, a previso de consumo para janeiro superior a 111 unidades por causa da tendncia crescente de consumo. D) Com base no mtodo do ltimo perodo, a previso de consumo para janeiro de 111 unidades.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

68 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 (CESPE/TJDFT/Analista Judicirio 2008) Consistentes estudos de estoques tm seu incio na previso do consumo de material. Nesse sentido, considere o seguinte consumo de determinado material. ms unidades

Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto

50 60 70 75 73 78 84 93

Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. 2. (CESPE/TJDFT/Analista Judicirio 2008) Caso tivesse sido empregado o mtodo da mdia mvel para 3 perodos para se calcular a previso de consumo para o ms de abril, ento o valor previsto teria sido superior ao consumo efetivo.

3. (CESPE/TJDFT/Analista Judicirio 2008) Caso seja utilizado o mtodo da mdia mvel com ponderao exponencial para previso do consumo em setembro, ento os dados de junho, julho e agosto tero maior peso que os dados iniciais da srie.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

69 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Considere a tabela abaixo ms unidades

Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho 4. (CESPE/TJPA/Analista 2006)

48 52 60 64 62 58 45

Com base no mtodo da mdia mvel para 3 perodos, a previso de consumo para o ms de agosto de 55 unidades.

5. (CESPE/TJPA/Analista 2006) Se for utilizado o mtodo da mdia mvel ponderada com previso de consumo para o ms de agosto, os dados de junho e julho tero maior influncia no resultado que os dados de janeiro e fevereiro.

6. (CESPE/TRT 10 REGIO/Analista Judicirio 2006) Para uma adequada gesto de estoques, fundamental estabelecer a previso de consumo para os perodos seguintes. Entre os mtodos de previso de consumo, o denominado mtodo da mdia mvel tem a vantagem de reduzir a influncia dos valores extremos no resultado final.

7. (CESPE/ANAC/Tcnico Administrativo) Quanto previso de estoques, o mtodo da mdia mvel utiliza como previso de quantitativos de estoques para o prximo perodo o quantitativo verificado no perodo anterior.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

70 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 8. (CESPE/EBC/TCNICO ADM/2011) De acordo com a filosofia de produo just in time, a produo tem incio somente aps o pedido do cliente, no havendo necessidade de manuteno de estoque disponvel de mercadorias para venda.

9. (CESPE/PETROBRS/Administrador/2007) A importncia do planejamento da produo decorre principalmente da necessidade de se prever e se buscar uma situao futura desejada, dado o perodo de tempo que ser gasto entre a tomada de deciso e sua respectiva implantao.

10. (CESPE/ TRT 16 REGIO/Analista Judicirio/2005) Com relao aos custos, o controle de estoque deve focar-se nos custos de pedido e de armazenagem, pois duas variveis influenciam no aumento do custo: o custo de pedido e o custo de capital.

11. (CESPE/ANCINE/Analista Administrativo/2006) Estoques em nveis elevados so potencialmente geradores de impactos negativos nos resultados da organizao em decorrncia dos custos de armazenagem. Assim, uma das formas de eliminao dos custos de armazenagem a manuteno de estoques com quantidade zero.

12. (CESPE/ANS/Analista/2005) Os custos de armazenagem aumentam em funo da quantidade em estoque e do tempo de permanncia em estoque, mas no chegam a zero se o estoque for zero.

13. (CESPE/MPU/Tc. Administrativo/2010) Considere que, em certa organizao, sero estocadas, por um ano, 60.000 unidades de determinado item. Considere, ainda, que o preo de cada item seja igual a R$ 3,00 e que a taxa anual de armazenagem de cada item seja equivalente a 15% do seu preo. Nessa situao, o custo de armazenagem anual de todos esses itens ser igual a R$ 30.000,00.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

71 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 14. (CESPE/FUNESA/Analista Administrativo/2008) Entende-se como custos dos estoques, armazenamento e o custo de pedido. a soma do custo de

15. (CESPE/FUNESA/Analista Administrativo rea: Compras, Materiais e Logstica/2008) Para obter o custo total dos estoques, devem ser considerados exclusivamente o valor de todo insumo adquirido no perodo e o custo de manuteno dos estoques.

16. (CESPE/IFB/PROFESSOR DE LOGSTICA/2011) O custo de estoque composto por vrios custos: do item, de manuteno, de capital, de armazenamento, de riscos e de pedidos.

(CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004)

DE

DESENVOLVIMENTO

A empresa Casa Couros, especializada em vender bolsas, pastas, carteiras e cintos, entrou em funcionamento no incio do ms de julho deste ano e tem conseguido alcanar as metas de venda definidas. No entanto, a diretoria da empresa est preocupada com a atual realidade de seus estoques, pois a proximidade das festas de final de ano deve provocar o aumento das vendas em todo o setor. A partir do cenrio hipottico acima exposto, considere as seguintes informaes, relativas empresa Casa Couros: I a empresa planeja comprar bolsas seis vezes ao ano, a um custo total anual de R$ 16.584,00; II a demanda de bolsas nos meses de julho, agosto e setembro foi, respectivamente, de 102, 130 e 152 unidades; III o preo mdio de venda do cinto masculino de R$ 55,00, o custo total de pedido desse produto de R$ 5.500,00 e o seu custo de armazenagem total de R$ 1.200,00. Em face dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir. 17. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004) DE DESENVOLVIMENTO

O mtodo da mdia mvel um mtodo simples e altamente eficiente para a definio da previso de demanda na hiptese considerada.
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

72 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 18. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004) DE DESENVOLVIMENTO

De acordo com as informaes do item I, correto afirmar que o custo de cada pedido de bolsas de R$ 1.382,00.

19. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004)

DE

DESENVOLVIMENTO

Utilizando-se o mtodo da mdia mvel e os dados do item II, correto afirmar que a previso para outubro ser de 128 bolsas vendidas.

Segundo Ching (1999), o supply chain uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informaes e recursos, desde os fornecedores at o cliente final, procurando administrar as relaes na cadeia logstica de forma cooperativa e para o benefcio de todos os envolvidos. Para que o supply chain funcione adequadamente, importante que o processo de aquisio seja adequado s necessidades de fornecimento da organizao. A respeito dessa forma de planejamento e controle de mercadorias, julgue os seguintes itens. 20. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004) DE DESENVOLVIMENTO

O custo de armazenamento inerente ao processo de aquisio de materiais.

21. (CESPE/CEARAPORTOS/ANALISTA LOGSTICO/2004)

DE

DESENVOLVIMENTO

Quanto maior for a quantidade do pedido, maior ser o estoque mdio e mais alto o custo para mant-lo.

22. (CESPE/EMBRAPA/Servio Material/2006)

de

Apoio,

Patrimnio

Quando se trata de custos relacionados aos estoques, h trs categorias diferentes de custos para a administrao do inventrio: manuteno do estoque; requisio ou compra; os relacionados falta de estoque. O de manuteno estoque, em primeiro lugar, imobiliza um capital que poderia
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

73 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 ser empregado de forma diferente dentro e fora da empresa, e este capital tem custo prprio, estimado de 8% a 40% ao ano, o que no pouco e pode ser ainda maior. Existe ainda um segundo custo, associado aos impostos e aos seguros, que podem chegar a 25%; um terceiro, da armazenagem fsica propriamente dita, relacionado com a quantidade de estoque mantido; e, finalmente, os custos associados ao risco de manter o estoque. Estes so os custos relacionados: A) s perdas e danos; B) deteriorao, obsolescncia, danos e furtos; C) aos roubos e assaltos; D) s invases atpicas; E) s contingncias.

23. (CESPE/MPS/Nvel I: rea de Atuao Administrativa/2008) O ponto de reposio ou ponto de pedido refere-se ao momento em que o responsvel pela gesto de materiais percebe a falta de determinado item e busca a sua reposio com o fornecedor.

24. (CESPE/TJDFT/ANALISTA JUDICIRIO-ADM./2008) A soma do estoque de segurana com o lote de compra resulta no estoque mximo.

25. (CESPE/MPU/ ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) A rotatividade de um estoque determinada pelo nmero de vezes que os itens armazenados so renovados em determinado perodo de tempo.

26. (CESPE/MPU/ ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) Para otimizar o uso dos recursos financeiros e oramentrios, possvel desenvolver e usar modelos matemticos ou estatsticos que reduzam a necessidade de estoque, preservando-se, contudo, os interesses e as capacidades operativas.

27. (CESPE/ TST/Analista Judicirio Adm./2007) Para trabalhar com estoque mnimo, fundamental conhecer o tempo de reposio, que comea com a constatao da necessidade de reposio e
Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

74 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 termina com a entrega do material, compreendendo o ciclo de produo do fornecedor.

28. (CESPE/ TST/Analista Judicirio Adm./2007) Considere-se que uma empresa mantenha estoque mdio de R$ 200.000,00, cujo custo das vendas tenha sido de R$ 1.000.000,00 e as mercadorias sejam vendidas com 50% de lucro sobre o custo. Considerese, ainda, que, para aumentar suas vendas em 1/3, essa empresa admita reduzir seu lucro sobre o custo metade. Nessa situao, para manter o mesmo estoque mdio, a empresa ter de aumentar o quociente de rotao do estoque em 20%.

29. (CESPE/ TST/Analista Judicirio Adm./2007) Do ponto de vista da anlise de risco, prazo mdio de rotao dos estoques um indicador que se traduz por quanto maior, melhor, mantidos constantes os demais fatores.

30. (CESPE/ AGU/Administrador/2010) Os estoques de antecipao so criados para cobrir flutuaes aleatrias e imprevisveis do suprimento, da demanda ou do lead time.

31. (CESPE/ AGU/Administrador/2010) Considerando que certa empresa utilize o sistema de ponto de pedido para atingir a mxima eficincia das reposies de seu estoque; que o consumo dirio de determinado item nessa empresa seja de 120 unidades; que o perodo de reabastecimento do item seja de 2 dias e que o estoque de segurana do item corresponda ao consumo de 1 dia, correto afirmar que o ponto de pedido do item em questo de 360 unidades.

32. (CESPE/ ANCINE/ANAL. ADM. REA 3/2006) O conceito de estoque mximo diz respeito ao nmero mximo de unidades de um determinado item de estoque e definido da seguinte forma: estoque mximo = estoque mnimo + lote de compra.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

75 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 33. (CESPE/ ANCINE/ANAL. ADM. REA 3/2006) O tempo de reposio de um bem pode ser desmembrado em trs partes: tempo de emisso do pedido, tempo de preparao do pedido, tempo de transporte.

34. (CESPE/ANCINE/Tcnico Formao/2006)

Administrativo/Qualquer

O clculo do estoque mnimo de determinado bem depende do seu tempo de reposio, que o perodo empregado entre a constatao da necessidade de nova compra do bem e o recebimento do pedido de compra pelo fornecedor.

35. (CESPE/ANCINE/Tcnico Formao/2006)

Administrativo/Qualquer

Se um material qualquer apresenta consumo mensal de 60 unidades, tem tempo de reposio de 60 dias, estoque mnimo de um ms e inexistncia de pedido pendente de atendimento, correto afirmar que seu ponto de pedido inferior a 190 unidades.

36. (FCC/METRO-SP/TC. ARMAZ. DE MATERIAIS/2009) Na administrao de materiais, estoque de segurana : (A) o cadastramento no sistema das informaes referentes a compras mnimas autorizadas, para as quais se inicia o processo de recebimento. (B) o documento utilizado para devolver ao estoque do almoxarifado as quantidades de material porventura requisitadas alm do necessrio. (C) a constatao de que a compra, objeto da Nota Fiscal em anlise, est ou no autorizada pela empresa. (D) uma quantidade mnima de peas que devem existir no estoque com a funo de cobrir as possveis variaes do sistema. (E) a economia nos custos de manuseio de materiais, por meio da reduo do custo da mo-de-obra e do tempo necessrio para as operaes crticas.

37. (CESPE/ABIN/OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA/2010) O sistema denominado kanban tem por objetivo controlar e balancear a produo, com eliminao dos desperdcios, e acionar um sistema de

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

76 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 reposio de estoque pela indicao dos seguintes fatores: o que, quando e quanto fornecer e produzir.

38. (CESPE/ANAC/Tcnico Administrativo) Sistemas de produo embasados no mtodo just in time so intensivos em utilizao de espao fsico para estocagem de matria-prima ou de mercadorias a serem vendidas pela organizao.

39. (CESPE/TJDFT/Analista Judicirio/2008) O sistema just-in-time um mtodo de gesto de estoques destinado a reduzir a probabilidade de desabastecimento do setor produtivo em funo da maximizao dos volumes em estoque.

40. (CESPE/FINEP/ADM. DE MATERIAIS/2009) A curva ABC considera igualmente todos os produtos, para fins de controle de estoque.

41. (CESPE/MPU/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) A classificao ABC, fundamentada nos estudos de Vilfrido Pareto, tem o objetivo de definir os itens de maior valor de demanda.

42. (CESPE/TST/ANALISTA JUDICIRIO/2007) Por meio da curva ABC, considerada importante instrumento para o administrador, pode-se selecionar materiais de tal maneira que se estabelea uma relao inversa entre o valor relativo de cada classe e a respectiva quantidade de itens.

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

77 de 80

(CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 TC. INTELIGNCIA-

Paulo Srgio Gonalves. Administrao de materiais. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Com base na figura acima, representativa de uma curva ABC de estoque, julgue os itens subsequentes.

43. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Para a classificao dos itens de estoque nas sees I, II ou III da figura, considera-se o valor unitrio de cada um desses itens.

44. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Os itens pertencentes seo III da figura exigem controle mais apurado de movimentao e menor tolerncia a erros de inventrio.

45. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

78 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Um gerente de suprimentos que tenha como objetivo a reduo dos custos dos estoques deve priorizar a reduo dos lotes de compra dos itens alocados na seo I da figura.

46. (CESPE/ABIN/OFICIAL ADMINISTRADOR/2010)

TC.

INTELIGNCIA-

Os itens alocados na seo identificada por I, na figura, so chamados itens A da curva ABC.

47. (CESPE/MPU/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) O mtodo FIFO (ou PEPS) prioriza a ordem cronolgica da entrada dos itens em estoque, ou seja, o ltimo item a entrar o primeiro a ser considerado para efeito de clculo de custo.

8. GABARITOS 1. C 6. E 11. E 16. C 21. C 26. C 31. C 36. D 41. C 46. C 2. E 7. E 12. C 17. E 22. B 27. C 32. E 37. C 42. C 47. E 3. E 8. C 13. E 18. E 23. E 28. E 33. C 38. E 43. E 4. C 9. C 14. C 19. C 24. C 29. E 34. E 39. C 44. E 5. C 10. E 15. E 20. E 25. C 30. E 35. C 40. E 45. C

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

79 de 80

Administrao de Rec. Materiais p/ TRE-RJ Teoria e exerccios comentados Prof. Wagner Rabello Jr. Aula 01 Bibliografia

DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de materiais: princpios, conceitos e gesto. 6. Ed. So Paulo: Atlas, 2010.

LEE, H. L.; PADMANABHAN, V.; WHANG, S. Information Distortion in a Supply Chain: The Bullwhip Effect. Management Science, Vol. 50, n. 12, Dezembro, 2004.

LOPES, Rita et al. Planejamento e Controle da Produo e sua importncia para a administrao. In: Revista Cientfica Eletrnica de Cincias Contbeis. 2007.

NOVAES, Antonio Galvo N.; ALVARENGA, Antonio Carlos. Logstica Aplicada: Suprimentos e distribuio fsica. So Paulo: Pioneira, 1994.

POZO, Hamilton. Administrao de recursos abordagem logstica. 5.ed. So Paulo: Atlas, 2008.

materiais:

uma

SLACK, N., CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. JOHNSTON, R. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 1999.

SVENSSON, G. The multiple facets of the bullwhip effect: refined and re-defined. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management. n. 35, Setembro/Outubro 2005

Prof. Wagner Rabello Jr.

www.estrategiaconcursos.com.br

80 de 80

Vous aimerez peut-être aussi