Vous êtes sur la page 1sur 6

A Raposa e as Uvas Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viosa

videira, alguns cachos de exuberantes Uvas negras, e mais importante, maduras. No pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento. Ela ento usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifcios para peg-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vo, e nada conseguiu. Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros, e se deu por vencida. Por fim deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo: "Na verdade, olhando com mais ateno, percebo agora que as Uvas esto todas estragadas, e no maduras como eu imaginei a princpio..."

Moral da Histria: Ao no reconhecer e aceitar as prprias limitaes, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.

O Lobo e a Ovelha

Um lobo, muito ferido devido s vrias mordidas de cachorros, repousava doente e bastante debilitado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da gua de um regato que corria ao lado dela. Assim, falou o lobo, se voc me trouxer gua, eu ficarei em condies de conseguir meu prprio alimento. Claro, respondeu a ovelha, se eu levar gua para voc, sem dvida eu serei esse alimento.

Moral da Histria: Um hipcrita no consegue disfarar suas verdadeiras intenes, apesar das palavras gentis.

O Boi e a R

Um Boi, indo beber gua num charco, acidentalmente pisa numa ninhada de rs e esmaga uma delas. A me das Rs, ao dar pela falta de um dos seus filhotes, pergunta aos seus irmos o que aconteceu com ele. Ele foi morto! H poucos minutos atrs, uma grande Besta, com quatro enormes patas rachadas ao meio, veio at a lagoa e pisou em cima dele. A A me besta era comea maior a do inchar que eu e estou pergunta: agora?

Pare me, pare de inchar - Pede seu filho - no se aborrea, mas eu lhe asseguro, por mais que tente, voc explodiria antes de conseguir imitar o tamanho daquele Monstro.

Moral da Histria: Na maioria das vezes, as coisas insignificantes desviam nossa ateno do verdadeiro problema.

O Leo e o Rato Um Leo dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote gil ele o pegou, e estava pronto para mat-lo, ao que o Rato suplicou: Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar rdcula a idia, assim mesmo, ele resolveu libertlo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leo caiu numa armadilha colocada por caadores. Preso ao cho, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-

se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas at deix-lo livre. Ento disse: O senhor riu da simples idia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato capaz de fazer um favor a um poderoso Leo. Moral da Histria: Nenhum ato gentileza coisa v. No podemos julgar a importncia de um favor, pela aparncia do benfeitor.

A R e o Rato Um jovem Rato em busca de aventuras estava correndo ao longo da margem de uma lagoa onde vivia uma R. Quando a R viu o Rato, nadou at a margem e disse coachando: Voc no gostaria de me fazer uma visita? Prometo que, se quiser, no se arrepender... O Rato aceitou a oferta na hora, j que estava ansioso para conhecer o mundo e tudo que havia nele. Entretanto, embora soubesse nadar um pouco, cauteloso, ele disse que no se arriscaria a entrar na lagoa sem alguma ajuda. A R teve uma ideia. Ela amarrou a perna do Rato sua com uma robusta fibra de junco. Ento, j dentro da lagoa, pulou levando junto com ela seu infeliz e ingnuo companheiro.

O Rato logo se deu por satisfeito e queria voltar para terra firme. Mas a traioeira R tinha outros planos. Ela deu um puxo no Rato, que preso sua perna nada podia fazer, e mergulhou na gua afogando-o. No entanto, antes que ela pudesse soltar-se da fibra que a prendia ao Rato, um Falco que sobrevoava a lagoa, ao ver o corpo do Rato flutuando na gua, deu um vo rasante, e com suas fortes garras o segurou levando-o para longe, ainda com a R presa e pendurada sua perna. Desse modo, com um s golpe, a Ave de rapina capturou a ambos, tendo assegurada uma poro de carne variada, animal e peixe, para o seu jantar daquele dia.

Moral da Histria: Aquele que procura prejudicar os outros, frequentemente, atravs de suas prprias artimanhas, acaba por prejudicar a si mesmo...

A Galinha e os Ovos de Ouro Um campons e sua esposa possuiam uma galinha, que todo dia, sem falta, botava um ovo de ouro. Supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles ento a sacrificam, para enfim pegar tudo de uma s vez. Ento, para surpresa dos dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas. Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma s vez, acabam por perder o ganho dirio que j tinham assegurado.

Moral Quem tudo quer, tudo perde.

da

Histria:

A Raposa e a Cegonha Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma pea na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha com seu bico comprido mas pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa no estava do gosto da cegonha, mas a cegonha no disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questo de retribuir o jantar no dia seguinte. Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beios de fome, curiosa para ver as delcias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladssima, s teve uma sada: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lio. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: "No posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro". Moral: Trate os outros tal como deseja ser tratado.

Vous aimerez peut-être aussi