Vous êtes sur la page 1sur 3

A configurao Sallen-Key se caracteriza por formar uma fonte de tenso controlada por tenso. Desenvolvida em 1955 por R. P.

Sallen e E. L. Key, a topologia mais utilizada desde ento. A topologia Sallen-Key utiliza o amplificador operacional na configurao amplificador no inversor, ao invs da configurao integrador, normalmente utilizada nas outras topologias, minimizando a dependncia do circuito no produto ganho banda do amplificador operacional. Isto significa que, para um dado amplificador operacional, possvel implementar filtros para frequncias mais altas que em qualquer outra topologia, pois o sistema no mais apresenta a limitao do produto ganho-banda do amplificador operacional

MFB uma topologia de filtro eletrnico que utilizado para aplicar um filtro eletrnico, adicionando dois plos da funo de transferncia. Ele est disponvel em passa-baixa, passa-alta, passa-faixa, e verses notch (elimina-banda), embora as verses passa-faixa e notch no so recomendados devido a valores de resistncia baixa. Ele pode facilmente acomodar ganho, embora esta topologia apresente apenas verses de ganho unitrio. A razo que a relao de componentes com apenas duas variveis (frequncia central e tipo) so muito mais fceis de apresentar um rpido "Q e A" do que o formato com trs variveis. A topologia MFB adequada para a operao de uma fonte nica, porque a entrada no-inversora no usada. Amplificadores de realimentao de corrente no pode ser utilizada, pois h sempre um condensador ligado a partir da sada para a entrada inversora. A topologia MFB pode ser usado com amplificadores totalmente diferenciais.

MFB X Sallen MFB A topologia MFB (s vezes chamado de Ganho Infinito) muitas vezes preferida devido assegurao baixa sensibilidade s variaes dos componentes. A topologia MFB cria uma fase de segunda ordem invertida. Em modelos onde um nmero par de fases necessrio, a polaridade de sada ser a mesma que a entrada; isto pode no ser sempre o caso para os filtros que empregam o MFB porque cada fase provoca uma inverso de sada para a entrada. Um filtro de sexta ordem que consiste em trs fases MFB iria inverter trs vezes, resultando numa sada invertida aps a terceira fase. Esta inverso pode, ou no, ser uma preocupao na aplicao do filtro. Embora esta topologia tenha mais um componente passivo do que a topologia SallenKey, o filtro rejeita-banda melhor aplicado nessa topologia, tornando esta a topologia de escolha para aplicaes de baixo custo. Sallen H casos em que a topologia Sallen-Key uma escolha melhor. O Sallen-Key um circuito no-inversor, o que pode torn-lo mais prefervel que o MFB, mas esta no a nica vantagem potencial. Como regra geral, a topologia Sallen-Key melhor se: 1. Preciso do ganho importante, e 2. Um filtro de ganho unitrio usado, e 3. Plo par Q baixo (por exemplo, Q <3) Se tratando de ganho unitrio, a topologia Sallen-Key inerentemente tem uma preciso excelente no ganho. Isto porque o amplificador operacional usado como um buffer de ganho unitrio. Com a topologia MFB, o ganho determinado pela razo dos

resistores R2/R1. A topologia Sallen-Key de ganho unitrio tambm requer menos componentes - duas resistncias contra trs para o MFB. A topologia Sallen-Key pode igualmente ser prefervel para valores altos de Q, em sees de filtro de alta freqncia. Nestas sees, o valor requerido para C1 num design MFB pode ser muito baixa para valores de resistncia razoveis. Baixos valores de capacitores podem resultar em erros significativos devido capacitncia parasita. O melhor design de filtro pode ser uma combinao das sees de MFB e Sallen-Key.

Vous aimerez peut-être aussi