Vous êtes sur la page 1sur 12

Aptido

Artes Visuais

APTIDO EM ARTES VISUAIS


1. INTRODUO
O curso de Artes Visuais/Habilitao em Artes Plsticas tem como objetivo o desenvolvimento do conhecimento sensvel por meio da percepo e da sensibilizao esttica. Sua principal finalidade no se restringe formao de artistas plsticos trabalho para uma vida inteira de estudos e dedicao ao ofcio. Trata-se de uma formao especfica, visando capacitao do aluno no desenvolvimento da linguagem artstica e de seus meios de produo, para que possa empregar os conhecimentos adquiridos como artista, professor de artes plsticas (seja de crianas, jovens ou adultos) ou desenvolver projetos artsticos em diferentes reas. necessrio que o candidato e futuro aluno demonstre j possuir habilidade mnima para o desenho e a criao plstica, alm de conhecimentos bsicos sobre artes plsticas e sua histria, e demonstre interesse pelos estudos tericos e prticos a serem desenvolvidos no curso.

2. PROGRAMA
A prova de aptido para o curso de Artes Visuais - Habilitao em Artes Plsticas est dividida em: I - Histria da Arte A prova de Histria da Arte ser dissertativa. So trs os grandes temas: a) arte brasileira e internacional na segunda metade do sculo XIX; b) arte brasileira e internacional no sculo XX e c) arte contempornea. II Desenho. Ser avaliada a capacidade do candidato de observao, compreenso e construo de imagens por meio da representao grfica, da linguagem visual e de sua qualidade expressiva. Os candidatos devero trazer obrigatoriamente os seguintes materiais: - lpis preto ou lapiseira/grafites HB, 2B e 4B; 6B. - compasso; - estilete; - rgua e esquadros; - tesoura; - cola basto. III Entrevista e Avaliao de apresentao de Porta-flio. Os candidatos devero trazer porta-flio com resultados significativos de sua produo artstica. Sugere-se limitar as dimenses dos trabalhos apresentados a 70 X 50 cm. Trabalhos de maior dimenso podero ser apresentados atravs de fotografias.

3. OBJETIVO E CONCEPO DA PROVA


I - Histria da Arte Muito mais que a simples memorizao de datas, movimentos artsticos e seus principais representantes, a prova de Histria da Arte visa avaliar a capacidade do candidato em compreender as manifestaes artsticas de diversas tendncias ou escolas, localizando-as no panorama histrico geral de sua poca. importante notar que, na diviso efetuada entre a arte no Brasil e no exterior, com questes obrigatrias de uma e de outra, procura-se enfatizar e avaliar o conhecimento do candidato relativo sua prpria cultura e arte nela produzida. II Desenho uma das provas principais para a seleo dos ingressantes no curso de Artes Visuais. Ela avalia a capacidade do candidato perceber e representar objetos e/ou situaes elementares da linguagem visual. Procura-se revelar, tambm, a capacidade do candidato de registrar graficamente e construir uma imagem. III Entrevistas Nas entrevistas realizadas individualmente com os candidatos por uma banca composta de professores geralmente das reas de Histria da Arte, Artes Plsticas e Artes Grficas, procurasse aprimorar a avaliao, com informaes complementares sobre o estudante e seus interesses na rea especfica. Ao apresentar porta-flio contendo seus principais trabalhos, o candidato possibilita uma avaliao de seu percurso pessoal, cursos ou estudos especficos que tenha desenvolvido. Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

4. CRITRIO DE AVALIAO
A Prova de Aptido para o curso de Artes Visuais vale 48 pontos. A nota composta pela soma das notas de trs provas: Histria da Arte, Desenho e Entrevista. Cada uma dessas provas vale 16 pontos. Os critrios gerais de avaliao estabelecidos pela Comvest so: I Prova de Histria da Arte: a) Demonstrao de um conhecimento mnimo sobre o tema proposto. b) Bom desenvolvimento e clara argumentao sobre o tema escolhido. c) Capacidade para relacionar artistas, obras, estilos e movimentos estticos, situando-os cronologicamente. d) Capacidade para analisar obras e artistas em termos de caractersticas formais e temticas por eles demonstradas. II - Provas de Desenho: a) Capacidade de observar, analisar e representar graficamente objetos e/ou situaes apresentadas pela questo. b) Compreenso das relaes espaciais e de proporcionalidade entre objetos. c) Uso e compreenso dos elementos da linguagem visual. d) Criatividade e organizao do espao proposto. III- Entrevista: a) Interesse do candidato na rea, sua histria pessoal, cursos e trabalhos realizados. b) Maturidade do candidato em relao s manifestaes artsticas, sua percepo e seu interesse cultural.

5. INDICAES BIBLIOGRFICAS
ADES, Dawn. Arte na Amrica Latina: a era moderna, So Paulo: Cosac & Naify, 1997. ARGAN, Giulio Carlo. A Arte Moderna, Do Iluminismo aos movimentos contemporneos, So Paulo: Cosac & Naify, 1999. BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo, So Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1992. CHIPPS, Herstel B. Teorias da Arte Moderna, So Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1998. DONDIS, A. Sintaxe da Linguagem Visual , So Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1992. FAVARETTO, Celso. A Inveno de Hlio Oiticica, So Paulo: EDUSP, 2000. GOMBRICH, Ernst. A Histria da Arte, Rio de Janeiro: LTC, 1999. HARRISON, Charles et al. Primitivismo, Cubismo, Abstrao: Comeos do Sculo XX, So Paulo: Cosac & Naify, 1999. Kandinsky, Wassily. Ponto e Linha Sobre o Plano, So Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1990. MAMMI, Lorenzo. Volpi, So Paulo: Cosac & Naify, 1999. TOMKINS, Calvin. Duchamp, So Paulo: Cosac & Naify, 2005. (Esta bibliografia no obrigatria. Trata-seapenas de sugestes para consulta).

6. ENUNCIADO DA PROVA Prova de Histria da Arte


I - Escolha e responda uma questo de histria da arte no Brasil e uma questo de arte internacional. Cada questo valer 40% do valor total da prova.

Arte Brasileira
1) Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil converteu-se em um porto seguro para artistas refugiados europeus. Muitos deles, tendo permanecido em territrio nacional durante um tempo considervel, auxiliaram na renovao do cenrio artstico local. Uma das artistas acolhidas no Brasil durante perodo a portuguesa Maria Helena Vieira da Silva. Analise de modo sucinto o ambiente artstico nacional de meados dos anos 1940 e comente as possveis razes do impacto da produo de Vieira da Silva naquele contexto.

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

2) Em seu livro sobre A Misso Francesa de 1816, publicado em 1956, Afonso Taunay inclui o seguinte comentrio sobre a arte brasileira, retirado de um jornal americano: Quando a Academia de Belas-Artes do Rio de Janeiro abriu as portas, os cursos de desenho e de pintura foram pela primeira vez facilitados no Brasil. Um estilo neoclssico surgiu das teorias greco-romanas ensinadas por um grupo de artistas franceses, no qual se inseria a talentosa famlia Taunay. (...) Comente a importncia da Misso Artstica Francesa para o desenvolvimento do cenrio artstico brasileiro no sculo XIX, citando os principais artistas que fizeram parte da mesma.

3) Assim

escreve Hlio Oiticica em 1966:

Antiarte - compreenso e razo de ser o artista no mais como um criador para a contemplao mas como um motivador para a criao - a criao como tal se completa pela participao dinmica do espectador, agora considerado participador. (...) No h a proposio de um elevar o espectador a um nvel de criao, a uma metarrealidade, ou de impor-lhe uma idia ou um padro esttico correspondentes queles conceitos de arte, mas de dar-lhe uma simples oportunidade de participao para que ele ache a algo que queira realizar - pois uma realizao criativa o que prope o artista, realizao esta isenta de premissas morais, intelectuais ou estticas. A partir desta afirmao, comente as principais caractersticas do trabalho de Hlio Oiticica nas dcadas de 1960 e 1970, analisando algumas de suas obras e ou proposies.

Internacional
1) Alguns anos aps sua iniciao ao Impressionismo com Pissarro, Gauguin afirmar que pintura impressionista puramente superficial, um sistema de vibraes meramente ticas. Aos amigos, dir que no se deve pintar excessivamente de acordo com a natureza. Discuta as razes de sua rejeio dos preceitos impressionistas e sua concepo de arte aps sua passagem pela Bretnha e pelo Taiti. 2) Em uma conferncia proferida em 1924 sobre o movimento dadasta, Tristan Tzara afirmaria que Dada um estado de esprito: Vocs podem estar alegres, tristes, aflitos, satisfeitos, melanclicos, ou Dada. Descreva as principais caractersticas do movimento dadasta e analise a afirmao acima levando em conta o contexto em que essa manifestao artstica surgiu. 3) O grupo Fluxus que surgiu na dcada de 60 sob a liderana de George Maciunas ainda hoje uma referncia importante para muitos artistas contemporneos. Descreva sucintamente a histria de formao do grupo e suas principais caractersticas, nomeando alguns dos seus protagonistas.

II Anlise da Obra Entre as 4 obras apresentadas a seguir, escolha uma ou mais e elabore uma anlise, levando em conta aspectos formais e de contedo. Valor da questo: 20% do total da prova.

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

Esculturas:

Fig 1) Victor Brecheret, Santa Ceia, dcada de 1930, terracota, 33X97,5X30,7 cm, MAC-USP, So Paulo.

Fig. 2) Giorgio De Chirico, O Pintor, bronze, 46,6 cm de altura, 1968, Fundao Giorgio e Isa de Chirico, Roma.

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

Pinturas:

Fig 3) Alfredo Volpi, Casas, 1955, tempera sobre tela, 115,5 X 73 cm, MAC-USP, So Paulo.

Fig 4) Wassily Kandinsky, Fragmento de composio IV, 1910, leo sobre tela, 94,5 X 130 cm, Tate Gallery, Londres.

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

Prova de Desenho
PRIMEIRA PARTE Os objetos apresentados sero o tema de seu desenho de observao, sobre uma folha de papel canson (fornecida): Um sapo de brinquedo e um copo plstico. Finalidade: Avaliar a capacidade de compreender estruturas e represent-los desenhando, explorando suas possibilidades de sombra e luz, figura e fundo. A avaliao recair exclusivamente sobre o desenho realizado. Tempo: 50 (cinqenta) minutos. Material: lpis grafite nmero 6B ou 8B e papel Canson (fornecidos).

SEGUNDA PARTE Em uma nova folha de papel canson (fornecida) desenhe os objetos fornecidos (um sapo de brinquedo e um copo de plstico transparente) atentando para os atributos construtivos do desenho (ponto, linha, forma, proporo e estrutura). Finalidade: Avaliar a capacidade de criar uma composio linear representando seu objeto. Tempo: 35 (trinta e cinco) minutos. Material: Lpis grafite (livre escolha) e papel canson (fornecido).

TERCEIRA PARTE Em uma terceira folha de papel canson (fornecida), construa uma composio explorando novos materiais, relacionando cor e forma, partindo dos elementos formais sugeridos pelos dois desenhos anteriores, procedendo livremente. Finalidade: Avaliar a capacidade de expresso e reflexo na construo de uma imagem. Tempo: 50 (cinqenta) minutos. Material: Utilizar livremente qualquer material indicado no manual do candidato.

7. EXEMPLOS DE RESOLUO 7.1. Prova de Histria da Arte Exemplo de Nota Acima da Mdia

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

Questo 1: AB-3) A obra de Hlio Oiticica pautada pelo vanguardismo rebelde, desenvolvendo em sua breve carreira um anarquismo artstico, explorando a fundo a concepo duchampriana de anti-arte, mas no s no sentido de se irromper e criticar a instituio museolgica e os valores sociais burgueses em relao arte, mas tambm elaborando e propondo um projeto artstico que s se desvela com a participao do espectador. O despontar da carreira de Oiticica se d no movimento neo-concreto do Rio de Janeiro nos anos 60, aonde, colado de outros artistas como Lgia Clarck e Lgia Pape e do poeta e mentor Ferreira Gullar, ir desenvolver uma arte pautada no abstracionismo geomtrico de corrente construtiva, mas que, rompendo com a arte puramente gestaltiana do concretismo paulistano, busca tambm o subjetivo, o aspecto regional e o contato com o observador. Sua produo nesse perodo ainda ligada pintura e tela. No decorrer da dcada de 60, com o fim do movimento neo-concretista, a obra de Oiticica comea a apontar uma nova direo, conseqncia direta do pensamento artstico desenvolvido durante a experincia neo-concreta, mas onde fatores externos como o encruescimento da poltica por conta da ditadura, o fechamento de museus, e a subida de Hlio aos morros e sua entrada na escola de samba da Mangueira tambm influem. A partir de ento, e durante a dcada de 70, Oiticica ir propor uma arte que s existe com a participao direta do observador, como em seus Penetrveis, instalaes cobertas de panos de muitas cores, em que a proposio entrar em contato com a cor e textura destes, o pblico criando o sentido com sua passagem e participao. Uma outra proposio do perodo so os Parangols, esculturas mveis de influncia carnavalesca, em que o participante dentro se insere, para que, a partir de seus movimentos dentro destas esculturas-fantasia, faa acontecer a criao artstica. Sua obra nesse perodo se mostra sempre no limite da arte, sempre aberta e exigindo participao direta, apresentando-se sem preconceitos ou premissas conceituais. AI-2) O movimento dadasta tem incio em um espao chamado Cabaret Voltaire, em Zurique, Sua, aonde, no perodo correspondente I Guerra Mundial (conflito no qual o pas manteve sua famosa neutralidade), artistas iniciaram manifestaes e exploraes artsticas que viriam a formar o dadasmo, destacando-se entre estes Tristan Tzara, Hugo Ball, George Huelsenbeck, George Grosz. O contexto de surgimento do movimento dadasta, j acima explicitado, o de guerra, no caso a 1 Guerra Mundial. Este conflito denunciou a todos o absurdo e o horror, assim como a falncia do carter utpico, tecnocrata e racionalista da sociedade europia da poca. Os artistas dadas, refugiados em zona neutra, recusaram-se a tomar parte em um conflito que julgavam irracional e burgus, propondo ento uma arte que refletisse o absurdo do mundo em que se vivia e atacando o objeto artstico de valor agregado da sociedade burguesa, ou seja, uma anti-arte, sem sentido, perecvel, irracionalista por oposio arte racionalista do cubismo. Suas criaes eram agressivas e bem humoradas, ponto nevrlgico do dadasmo e que explica a afirmao de Tzara em que o Dadasmo seria um estado de esprito, visto que ser dada ver o absurdo do universo e compreend-lo atravs da troa, do riso e da falta de sentido, e que o dada sempre existiu, visto ser sentimento, fato explcito por outra afirmao. Bevor Dada da war, war Dada da (antes de Dada l estar, l estava Dada), citando-se tambm Rabelais como exemplo de esprito dadasta. O dada, portanto, tambm possui um carter internacional, j que faz parte da condio humana, no se restringindo s a Europa, mas tambm em Nova Iorque, por exemplo, com Duchamp e Man Ray. Questo 2: A obra Santa Ceia do escultor brasileiro Victor Brecheret, tem por tema um acontecimento religioso recorrente dentro da histria da arte, dialogando com esta e com uma das pinturas mais famosas de Da Vinci, A ltima ceia. Esta retomada de temtica clssica padro dentro do modernismo, em que o artista se insere, e o dilogo se d atravs da mudana na forma, do padro clssico para o moderno. A obra, escultura, quebra com a planaridade dos quadros que retratavam o tema, e espelha os personagens da cena por toda a mesa, ocorrendo uma preocupao com o todo, podendo ser visto e compreendido de mltiplos ngulos, e a explorao do conjunto, muito coeso, se dando atravs de suas partes, embora haja um centro, um ponto focal, que a figura do Cristo, diferenciado pela postura e coroa. A homogeneidade deste conjunto de muitos elementos se da atravs da unicidade da cor e da abstrao figurativa, todos parecendo sair do mesmo lugar, ter uma origem comum. tambm de nota a habilidade do escultor em dar expresses e modos s figuras atravs da escassez de detalhes, assim como a escolha do material, terracota, representando o aspecto mundano do momento, em oposio as representaes anteriores renascentistas de opulncia.

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

7.2. Prova de Histria da Arte Exemplo de Nota Abaixo da Mdia

Arte Brasileira 1) Em 1940, o movimento que predominava no Brasil era o abstracionismo, movimento em que as formas e cores so usadas livremente e no tem referncia com a realidade, e se divide em abstracionismo geomtrico (formas retas e figuras geomtricas) e o abstracionismo funcional (a tinta espalhada pela tela sem se especificar a forma, lembrando o estilo de Pollock). Neste contexto, Maria Helena Vieira da Silva se encaixa no abstracionismo funcional, usando formas e cores livres.

Arte Internacional 2) O movimento dadasta surgiu no contexto da Primeira Guerra Mundial, portanto, uma arte de protesto guerra. Os artistas deste movimento, pintaram e esculpiram obras que revolucionaram os temas, formas e cores, usando principalmente cores fortes e formas distorcidas para se expressarem. O dadasmo uma arte subjetiva, cada pessoa pode interpret-la de uma forma diferente, explicando a afirmao do enunciado. No quadro Nu descendo a Escada, por exemplo, Dechamp, um dos principais artistas dadastas, simplifica as formas, utilizando formas retas, como retngulos, transformando a cena em quase abstrata. Em outras obras, o artista usa objetos prontos, como um mictrio, para expor (ready-made). O dadasmo, por usar muitas vezes temas e formas improvveis, influencia o movimento surrealista, servindo de inspirao para artistas como Mir.

Anlise de Obra: Escultura Fig. 1 Na figura 1, a escultura do artista brasileiro Victor Brecheret, que feita de terracota, ilustra a santa ceia, onde as pessoas so representadas com formas arredondadas e rostos parecidos com mscaras africanas. Ao contrrio de outras representaes desta cena, os personagens esto distribudos em volta da mesa em vez de estarem todos do mesmo lado, deixando alguns deles de costas para o lado principal da escultura. Apesar deste fato, a figura principal, que representa Jesus, ainda est no centro e destacado dos outros por estar centralizado e ereto, dando a sensao de estabilidade, enquanto os outros esto curvos dando a sensao de movimento.

Anlise de Obra: Pintura Fig. 4 O quadro Fragmento de Composio IV, do artista alemo Wassily Kandinsky, uma obra abstrata. Usando, em um fundo branco, as cores vermelho, amarelo, azul, verde e eventuais tons de lils, o artista pinta sem referncia com a realidade. Em algumas partes da obra so usadas cores puras e brilhantes (principalmente no centro) e em outras partes, tons mais esfumaados e misturados (principalmente nas bordas). Completando a composio, o artista utiliza linhas pretas de vrias espessuras e sentidos.

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

7.3. Prova de Desenho Exemplo de Nota Acima da Mdia

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

7.4. Prova de Desenho Exemplo de Nota Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

Prova Comentada 2008 Artes Visuais Aptido

Vous aimerez peut-être aussi