Vous êtes sur la page 1sur 8

Caractersticas e vantagens do AutoCAD Map 3D

Funcionalidade
Desenvolvido sobre a nova plataforma AutoCAD 2010

Descrio
O AutoCAD Map 3D 2010 foi criado com base na verso mais recente do software AutoCAD, tendo sido melhorado com um conjunto de ferramentas geoespaciais. Contm todas as funcionalidades do AutoCAD 2010, que instalado automaticamente com o AutoCAD Map 3D 2010, para que saiba que est a trabalhar com software comprovado, fivel e lder da indstria. Para mais sobre AutoCAD 2010, visite: www.autodesk.com/autocadfeatures Trabalhe com mais de 4 000 sistemas de coordenadas reais ou defina o seu prprio sistema de coordenadas personalizado. Efectue transformaes de coordenadas e utilize ferramentas como, por exemplo, o Transform, o Rubbersheeting e a Verificao de Coordenadas para georreferenciar com preciso os seus dados de projecto do AutoCAD. Utilizando a tecnologia de cdigofonte aberto (open source) Feature Data Object (FDO), o AutoCAD Map 3D proporciona um acesso directo a dados espaciais a partir de uma grande variedade de fontes de dados, incluindo ficheiros SHP da ESRI e bases da dados Oracle, Microsoft SQL Server, MySQL e ESRI ArcSDE. Aceda a fotos areas e imagens de satlite, incluindo ficheiros MrSID e ECW, bem como ficheiros TIFF georreferenciados, e estabelea uma ligao aos Web Mapping Services (WMS) e aos Web Feature Services (WFS) para tirar partido de dados publicamente disponveis O AutoCAD Map 3D compativel

Benefcio
Baixe o custo das operaes, com total aproveitamento dos conhecimentos existentes sobre o software de projecto AutoCAD.

Sistemas de coordenadas geogrficas

Com os dados de projecto georeferenciados, pode rapidamente integrar dados de uma variedade de fontes para criar desenhos, projectos e mapas precisos.

Acesso directo a dados

Trabalhe num ambiente TI hbrido com sistemas e dados CAD e SIG existentes.

Combinar dados de engenharia e GIS contribui para um melhor processo de tomada de decises e resulta em processos de negcio mais eficientes em todos os departamentos e funes. Acesso directo significa no traduo de dados, que ajuda a garantir a integridade dos dados.

Intercmbio de dados

Com facilidade troque dados com

com todas as principais aplicaes de software de criao de projectos e de SIG, pelo que pode ler, gravar e converter dados entre vrios formatos normalizados, incluindo: DWG Coberturas Arc/Info, SHP e E00 da ESRI GML (Generalized Markup Language) 3.1.1 MapInfo MIF/MID MapInfo TAB, MicroStation DGN (V7 e V8) Ordnance Survey MasterMap (DNF) (GML2, s de leitura) Vector Product Format (VPF, s de leitura) SDF Spatial Data Transfer Standard (SDTS, s de leitura) Aps trabalhar com os dados, pode mant-los num ficheiro DWG, convert-los para um ficheiro externo ou mov-los para uma base de dados espacial. Limpeza de dados Automatize a correco de erros de desenho e digitalizao comuns utilizando as ferramentas de Correco de Desenho. Elimine duplicados, corrija subdimensionamentos e objectos pendentes e muito mais. Os dados corrigidos e precisos tornam mais fcil a respectiva integrao no seu sistema de cartografia ou SIG.

colegas, empreiteiros e clientes e fornea entregveis CAD e/ou GIS a agncias governamentais e outros participantes, no formato exigido.

Reduza os erros de desenho e digitalizao comuns na sua informao de projecto.

Generalize os contornos, linhas costeiras e outros dados, para uso na cartografia e sistemas SIG.

Ajude a manter a preciso dos dados em todo o ciclo de vida do projecto, construo, operao e manuteno. Consulta (query) de ficheiros DWG Utilizando a funcionalidade de consulta de ficheiros DWG, vrios utilizadores podem aceder, procurar e editar os mesmos conjuntos de ficheiros DWG ou cartografia de base simultaneamente. A consulta de Pesquise em centenas de ficheiros DWG para encontrar a informao de projecto correcta para a tarefa.

Ajude a aumentar a produtividade, permitindo mltiplos utilizadores

ficheiros DWG proporciona uma visualizao rpida de informaes de desenho, incluindo o nmero e tipo de objectos, tabelas de smbolos, tabelas de dados de objectos e classes de objectos. As funes de alterao de propriedades podem ser utilizadas para alterar as propriedades de objectos de CAD, tais como a layer, a cor, o estilo de linha, espessura da linha, etc. Esta forma eficiente e fivel de trabalhar em colaborao com informao baseada em DWG reduz a necessidade de controlo de verso e pode minimizar o tempo desperdiado espera de dados. Edio CAD sobre dados geoespaciais Os dados acedidos atravs de tecnologia de acesso a dados FDO podem ser alterados directamente atravs de comandos AutoCAD padro como Pedit, Trim, Break, Join, Offset, Extend, Rotate, Move e Cut/Copy/Paste. Edite facilmente objectos poligonais com as novas funes de Split e Merge e utilize o novo Construtor de Expresses (Expression Builder) para povoar atributos de funcionalidades com clculos de dados e propriedades de objectos intrnsecas Organize os objectos no seu desenho pelo seu significado real (por exemplo, estradas, lotes, cabos ou condutas de gua). Quando cria um objecto utilizando a classificao de objectos, ele assume automaticamente as propriedades e valores da sua classe de objecto, mantendo a consistncia e estabelecendo normas no seu desenho. Ao aplicar uma classificao a um objecto existente ou novo, pode ficar seguro de que cumpre as suas normas tanto ao nvel de dados como de representao. Visite a pgina das Extenses do AutoCAD Map 3D para obter mais informaes sobre os conjuntos de ferramentas gratuitos* especficos para determinadas indstrias que podem ajudar a simplificar o processo de classificao

trabalhar simultaneamente enquanto partilha dados do projecto.

Trate um conjunto matricial de desenhos DWG como uma fonte nica de dados para consultar eficientemente e editar informao.

O actual pessoal treinado em CAD pode criar e manter dados usando ferramentas CAD familiares para editar com preciso e exactido dados geoespaciais sem converso.

Classificao

O pessoal novo e experiente pode ajudar a melhorar a eficincia de desenho, e manter simultaneamente a qualidade dos dados durante as fases de criao e captura de dados de um projecto.

Fcil integrao de dados do projecto de empeiteiros, garantindo que se ajusta s normas de desenho de suas empresas.

Prepare dados CAD para SIG ou sistemas de cartografia.

Geometria de coordenadas (Coordinate Geometry-COGO)

Utilize a geografia de coordenadas para localizar e criar com preciso itens capturados atravs de mtodos tradicionais de levantamento topogrfico. Simplifique o processo de desenhar cartas administrativas e as condies existentes ao permitir a introduo de dados geomtricos em termos de Orientao/Distncia, Azimute/Distncia, ngulo/Distncia, Desvio/Distncia, Ortogonal/Offset, Orientao/Orientao, Distncia/Distncia e Relatrio inverso A funcionalidade de levantamento topogrfico do AutoCAD Map 3D incide na cartografia e na obteno de dados de objectos. Esta funcionalidade permite-lhe organizar, gerir e utilizar eficazmente dados obtidos no terreno, no ambiente do AutoCAD Map 3D. A funcionalidade possibilita o seguinte: Importao de pontos ASCII e dados LandXML Esquemas e conjuntos de armazenamento de dados de levantamento topogrfico Grupos de pontos Criao de itens de FDO a partir de itens de levantamento topogrfico

Poupe tempo a introduzir descries de levantamentos topogrficos.

Verifica com facilidade a preciso da informao existente.

Funcionalidades para levantamentos topogrficos

Integre os dados recolhidos no terreno, nos mais diferentes formatos, para actualizar com preciso desenhos, mapas e bases de dados, para reflectir as localizaes conforme encontradas no terreno.

Criao e estilizao de mapas

As ferramentas de cartografia permitem-lhe criar mapas sem software especfico de SIG adicional. Crie facilmente mapas estilizados que destacam caractersticas ou informaes especficas, tais como reas de servio, delimitao de zonas, utilizao do solo, datas de instalao e dimetros de condutas e cabos e muito mais. Crie legendas e realce detalhes com etiquetas baseadas em atributos e que permitem texto ao longo de curvas e funcionalidade de unio de segmentos. Combine dados utilizando transparncia e reutilize

Produza desenhos, mapas, planos, propostas e relatrios mais profissionais.

Suporta o processo de tomada de deciso e comunique com eficcia a inteno de seu projecto rpida e claramente.

estilos em qualquer projecto, poupando tempo e automatizando a produo de mapas. Mude de mapas CAD para cartografia e apresentaes avanadas. Ferramentas de anlise As ferramentas de anlise permitem-lhe responder a perguntas e tomar decises sobre os seus dados. Ligue informaes de formatos vectoriais a informaes tabulares, efectue consultas de dados, crie mapas temticos, topologias e relatrios e anlise buffers, percursos e sobreposies, etc. Com as ferramentas geoespaciais integradas, o AutoCAD Map 3D oferece uma fcil visualizao e avaliao de projecto e informao geoespacial. Visualize e analise informaes topogrficas em grande escala, incluindo modelos de elevao digital (DEM) e ficheiros GRID da ESRI, em termos de elevao, declive e exposio. Crie contornos e efectue estudos de iluminao solar com mapas de sombras. A funcionalidade Draping combina dados topogrficos com fotografias areas e dados vectoriais, revelando renderizaes 3D impressionantes que podem ser publicadas em ficheiros DWF 3D para visualizao no software Autodesk Design Review gratuito*. O AutoCAD Map 3D proporciona um suporte de bases de dados aberto e baseado em normas. Adicione facilmente objectos de CAD a bases de dados utilizadas habitualmente, tais como bases de dados do Microsoft Access, e armazene dados de CAD e de SIG em sistemas populares de gesto de bases de dados relacionais, incluindo bases de dados Oracle, Microsoft SQL Server e MySQL, sem middleware dispendioso, ou estabelea uma ligao a bases de dados ESRI ArcSDE Efectue eficazmente a gesto de dados espaciais em praticamente qualquer formato. As ferramentas Visualize, avalie e valide com rapidez a informao espacial e no espacial.

Crie desenhos melhores e ajude a melhorar a operao de infraestruturas e as decises de manuteno.

Superfcies e visualizao 3D

Crie apresentaes e plantas que ganham vida com visuais que todos conseguem entender.

Apresente propostascom um efeito duradouro nos decisores do projecto e na sua reputao.

Integrao de bases de dados

Utilize e combine informao que resida em bases de dados com dados de projecto grfico e SIG numa nica vista.

Suporta as actividades de planeamento e gesto de activos de infraestruturas procurando, filtrando, analisando e editando informao espacial e no espacial.

Ferramentas de gesto de dados

Simplifique a gesto de dados, convertendo facilmente a informao entre os vrios

intuitivas aceleram e facilitam a criao de utilizadores, a definio de esquemas (bases de dados e ficheiros) e o carregamento de modelos de dados atravs de XML Metadata Interchange (XMI) a partir de programas de modelao em conformidade com as normas da indstria. Mova e converta dados residentes num armazenamento de dados para outro (por exemplo, de SDF/SHP para Oracle). O AutoCAD Map 3D serve de centro de gesto para grandes quantidades de dados espaciais, possibilitando o desbloqueio de informao espacial antiga e a sistematizao do fluxo de trabalho. Ficheiros de dados espaciais (Spatial Data File SDF) O ficheiro de dados espaciais (SDF) permite organizar e gerir os dados como itens do mundo real. Este repositrio de dados baseado em ficheiros e fcil de gerir uma opo inteligente nos casos em que no faz sentido utilizar uma base de dados empresarial. O SDF suporta geometrias complexas, mltiplas tabelas e indexao espacial, proporcionando uma base slida para, no futuro, efectuar uma transio suave para uma base de dados como, por exemplo, uma base de dados Oracle ou Microsoft SQL Server, caso venha a ser necessrio Utilizando a Windows Workflow Foundation (WF), o AutoCAD Map 3D torna fcil automatizar as tarefas repetitivas com uma estrutura de fluxos de trabalho e uma interface de utilizador novas e poderosas. Com esta estrutura, pode criar, guardar e partilhar fluxos de trabalho simples e complexos com um editor visual. Os fluxos de trabalho podem incluir chamadas lgicas e de inicializao para outros fluxos de trabalho com um nico clique no rato, melhorando a eficincia e a consistncia dos resultados. Preserve o seu investimento em dados espaciais com ferramentas para criar e editar metadados. Estas

armazns de dados. Suporte eficaz ao fluxo de dados de projecto e asbuilt para o SIG e solues de gesto de activos.

Reduza a carga no TI e guarde valiosos recursos TI, ajudando um administrador com poucos conhecimentos da base de dados a definir os utilizadores e os parmetros de armazenamento de dados.

SDF um formato porttil de dados abertos geo-activados que permite a criao de atributos baseados em restries e permite-lhe tirar proveito das capacidades baseadas no FDO do software Autodesk Geospatial.

SDF ideal para armazenar grupos mdios-a-grandes (5-500 MB) de dadoscomo tecidos cadastrais, contornos de edifcios, estradas e redes de servios pblicos.

Fluxos de trabalho

Automatize as tarefas comuns para que os utilizadores novos e experientes fiquem logo produtivos.

Criar e editar metadados

Facilite a transferncia de dados e a interpretao por parte dos novos

ferramentas ajudam-no a determinar o quem, qu, quando, onde, porqu e como das suas informaes espaciais e a publiclas em formatos normalizados, incluindo os formatos especificados pelas normas ISO 19115 e 19139 e os formatos da FGDC. Com a criao de metadados automtica, fcil partilhar os seus dados com colegas, empreiteiros e entidades reguladoras

utilizadores.

Mitigue o efeito da capacidade de produo do pessoal e a perda de conhecimentos.

Procure informao para suportar o uso multidepartamentos e interdisciplinares.

Registe facilmente as alteraes aos dados, ao longo do tempo. Livros de mapas Produza de forma rpida e fcil livros de mapas matriciais precisos e actualizados da rea na qual se encontra a trabalhar e fornea s equipas no terreno as informaes necessrias para o projecto. A integrao perfeita com o software Autodesk MapGuide Enterprise permite-lhe criar desenhos e mapas dentro do AutoCAD Map 3D e publique-os com rapidez para a internet. Distribua os seus projectos, mapas e dados geoespaciais atravs de mtodos que satisfazem as necessidades da sua organizao. Crie desenhos, projectos e mapas e publique-os rapidamente na Internet utilizando o software Autodesk MapGuide Enterprise. Alternativamente, publique-os como ficheiros DWF georreferenciados individuais, livros de mapas DWF de vrias folhas ou impresses em papel. Ajude os clientes e as equipas da sua organizao a ter disponveis as informaes mais recentes Fornea informao s equipas em campo.

Integrao com Autodesk MapGuide

Use os estilos e a aparncia dos mapas que cria dentro do AutoCAD Map 3D em mapas interactivas activados por web.

Ferramentas de publicao

Distribua economicamente informao espacial dentro e fora de sua organizao, enquanto ajuda a poupar os custos de impresso e tempo valioso.

Permita o acesso de agentes de apoio ao cliente, gestores, operaes de campo e empreiteiros externos informao que precisam para tomar decises.

Utilizando o software Autodesk Design Review, os membros da equipa podem digitalmente rever, medir, anotar e comentar em projectos, plantas e mapas 2D e 3D, protegendo simultaneamente a sua propriedad intelectual. Ajude a obter retorno adicional ao seu investimento no software e

Extensibilidade atravs de cdigofonte aberto (open source)

Proporcionando-lhe o poder da Tecnologia de Acesso a Dados FDO

no seu computador de secretria, o AutoCAD Map 3D torna fcil tirar partido do mundo do cdigo-fonte aberto (open source) ao permitir ampliar o acesso a dados atravs de fornecedores de FDO de cdigofonte aberto e de terceiros, de forma a incluir formatos de armazenamento de dados actualmente no suportados pela Autodesk. Para que os programadores consigam ampliar as capacidades de FDO mais facilmente, a Autodesk lanou a tecnologia FDO como um projecto de cdigo-fonte aberto atravs da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Esta iniciativa permite aos programadores de todo o mundo tirar partido de uma potente tecnologia de acesso a dados geoespaciais API robustas O AutoCAD Map 3D fornecido com interfaces de programao da aplicaes (API) .NET robustas, que as organizaes podem utilizar para criar ferramentas personalizadas e automatizar procedimentos comuns. Alm disso, os softwares AutoCAD Map 3D e Autodesk MapGuide Enterprise partilham uma API geoespacial unificada, assim como tecnologia de acesso a dados FDO unificada e que pode ser utilizada para construir aplicaes personalizadas que partilham lgica comercial e cdigo comum. Obtenha mais informaes sobre como utilizar o AutoCAD Map 3D e as API do Autodesk MapGuide para ampliar as respectivas capacidades de forma a satisfazer as suas necessidades nos Centros para Programadores do AutoCAD Map 3D e do Autodesk MapGuide Enterprise

informao espacial, usando solues gratuitas e de baixo custo para aceder a dados que residem em empresas existentes e sistemas SIG.

Aumente ainda mais as capacidades do software, e a preos baixos, crie aplicaes personalizadas para funes especficas dentro da organizao.

Facilmente entregue aplicaes geoespaciais no desktopo e sobre a web.

Vous aimerez peut-être aussi