Vous êtes sur la page 1sur 7

COLLI, JORGE. O que arte. Col. Primeiros Passos, Ed. Crculo do Livro, 1981. Abr.: C981o.

. Ver ndices analtico e remissivo ao final.

O QUE ARTE

A INTRODUO
Cultura: conjunto dos padres de comportamento, crenas, instituies e outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e caractersticos de uma sociedade (Aurlio). 2 Para decidir o que e o que no arte nossa cultura possui instrumentos especficos. O principal o discurso competente sobre o objeto artstico.
1

B A HIERARQUIA DOS OBJETOS


A crtica tem o poder de no s atribuir o estatuto de arte a um objeto como tambm o de o classificar numa
3

ordem de excelncia segundo critrios prprios. 4 Obra prima: perodo medieval, corporaes de ofcio, o aprendiz, para receber ttulo de mestre, tinha de apresentar obra perfeita de sua autoria para aprovao dos mestres da corporao. 5 A obra prima era julgada segundo critrios precisos de fabricao, por artesos que dominavam as tcnicas necessrias.

C OS CAMINHOS DO DISCURSO
A autoridade institucional do discurso competente forte, mas inconstante e contraditria, e no d segurana no interior do universo das artes. Os discursos no so unnimes nem constantes, nem na atribuio do estatuto de arte, nem na definio da hierarquia.
6

D A IDIA DE ESTILO
Os discursos sobre arte tm nostalgia do rigor cientfico,vontade de atingir uma objetividade de anlise que lhes
7

garanta as concluses. 8 O instrumento mais freqente disso o das categorias de classificao estilstica. 9 A idia de estilo est ligada de recorrncia de constantes, inter-relao de constantes formais no interior da obra de arte. 10 Hitchcock: valorizao das personagens, sempre presentes e tratadas de maneira individualizada. Mais frequentemente uma ou poucas, e no grupos numerosos. Filadas de perto, mostrando rostos. Paisagens raras e quando existem so dramatizadas, intimamente ligadas ao. No h momentos de contemplao. Todas as imagens dependem de uma vontade preponderante de narrar. O filme subordinado narrao, sublinhando o comportamento das personagens. 11 Diversas pocas constroem um pano de fundo estilstico comum s obras por diferentes que sejam.

E OS ESTILOS.
As denominaes estilsticas no so lgicas, so histricas. Classificaes no so instrumentos cientficos.
12

Alguns artistas autodenominaram seus estilos. Outros receberam rtulos pejorativos da crtica e os incorporaram. Outros foram rotulados muito depois do seu tempo. 14 Estilos mencionados: fauve, realismo, barroco, romantismo, gtico, rococ, da Renascena.
13

1 Romantismo:
renovao das tcnicas artsticas, ruptura e oposio ao passado clssico, e mais uma viso global do mundo, da sensibilidade, uma atitude diante da sociedade.
15

2 Surrealismo:
permitir a manifestao da profundidade inconsciente do artista, libertando o eu profundo. Tambm implica uma viso, uma atitude diante do homem e da sociedade. 17 Nem tudo que inslito, desabitual, absurdo, surreal.
16

3 Impressionismo:
sem preocupaes desse tipo. Opunham-se arte do seu tempo, mas sem uma determinada posio terica, poltica ou sentimental diante da vida. Recusam o desenho que estrutura, privilegiam o gesto espontneo e preferem pintar ao ar livre, diante do motivo, preocupados com os efeitos dos fenmenos luminosos (reflexos, transparncias, fumaas, brumas) sobre os volumes. O assunto do quadro tem pouca importncia. O interesse no est na representao das rvores, da catedral, mas nas variaes de efeitos luminosos sobre esses volumes, que so meros suportes. 19 Impressionismo passou a designar toda arte pouco ortodoxa ou maldita. 20 As tcnicas que identificam um estilo podem ser utilizadas sem sinceridade, visando apenas um efeito sedutor, moda, resultando num produto inautntico.
18

F MEUS COMENTRIOS.
21

G DVIDAS
22

[?]

H FRASES
23

].

I NDICE

DAS DOCUMENTO
24

FONTES

CITADAS

NESTE

J NDICE ANALTICO
25

K NDICE REMISSIVO
26

L LISTA PROVISRIA DE ENTRADAS PARA


NDICE REMISSIVO

Vous aimerez peut-être aussi