Vous êtes sur la page 1sur 15

FSICA EXPERIMENTAL II

ROTEIRO

RESISTORES ELTRICOS

ENGENHARIA DE AUTOMAO E CONTROLE

UNISAL

2011

Instrues
1. Entrega do relatrio: 23/03/2011. Aps essa data o relatrio no ser mais recebido. 2. Colocar o nome de todos os integrantes do grupo. Aps a entrega no ser aceita a incluso de nomes. 3. No ser aceito relatrio com um padro mnimo de qualidade, definido como: Lista em papel branco, com ou sem linhas. Papel branco ou quadriculado com margem esquerda para grampear ou encadernar. Fazer uma capa impressa que inclua entre outros, os nomes dos integrantes, o curso (Engenharia Eltrica ou Engenharia de Automao e Controle), a disciplina, semestre e ano. Grampear ou encadernar as folhas e a capa. 4. Relatrios iguais sero zerados, tanto o grupo que copiou e o grupo que ofereceu o relatrio para a cpia. 5. Atraso tolervel de 15 minutos. Aps esse tempo o aluno no poder participar das atividades da aula devendo repor em um dia determinado pelo professor. 6. Demais instrues vide Elaborao de Relatrios, 2011.

1. Objetivos
O objetivo a familiarizao com o uso dos equipamentos e instrumentos de medidas eltricas utilizados no laboratrio atravs da medio do valor da resistncia hmica de diversos tipos de resistores.

2. Introduo Terica 2.1 Resistncia Eltrica


Se a corrente eltrica o fluxo ordenado de eltrons de um ponto com excesso de eltrons para um ponto com falta de eltrons, e que para isto dever haver uma fora eltrica gerada por uma diferena de potencial entre os dois pontos, podemos dizer que a Resistncia Eltrica a oposio que um determinado material apresenta a esse fluxo de eltrons. A quantidade de resistncia eltrica (R) dos condutores, ou seja, quanto de dificuldade eles impem passagem da corrente eltrica, medida em ohms (smbolo ).

2.1.1 A Lei de Ohm


A relao entre a intensidade da corrente eltrica (I), a tenso eltrica (U) e a resistncia eltrica (R) foi descoberta por Georg Simon Ohm. Ele fez seus prprios fios resistores. Com eles, conseguiu mostrar que a intensidade da corrente depende de

seus comprimentos e de suas espessuras, quando a tenso sobre eles e a temperatura so mantidos constantes. Suas observaes (a,b,c),feitas sob tenso e temperatura constantes, foram as seguintes: (1) A intensidade da corrente eltrica diminui quando se aumenta o comprimento do fio, sem alterar sua espessura. R aumenta quando o comprimento do fio aumenta. (2) A intensidade da corrente eltrica aumenta conforme se aumenta a espessura do fio, sem alterar seu comprimento. R diminui quando a espessura do fio aumenta. (3) Com comprimento e espessura constantes, a intensidade da corrente se altera quando se substitui um material condutor por outro. R depende do material de que feito o fio. (4) Usando-se sempre o mesmo fio, mantido temperatura constante, a intensidade da corrente aumenta quando se aumenta a tenso aplicada. Dessas observaes, Ohm conclui que, se a temperatura for mantida constante, a relao Tenso eltrica : corrente eltrica ou U : I mantinha-se constante para qualquer fio particular. Essa constante exatamente o valor da resistncia eltrica do fio em questo. Em smbolos: U : I = constante = R Reorganizando a lei de Ohm podemos obter duas expresses adicionais: U = R.I e I=U:R

Escrita dessa ltima forma, a lei de Ohm estabelece que, sob temperatura constante, a intensidade de corrente que circula por um material diretamente proporcional tenso eltrica (d.d.p.) aplicada e inversamente proporcional sua resistncia eltrica.

2.2 Resistor Eltrico


Resistor o elemento fsico que apresenta uma resistncia hmica definida cuja

finalidade controlar o fluxo da corrente nos circuitos eltricos. So componentes fabricados com material condutor de alta resistividade eltrica e transformam a energia eltrica em energia trmica (efeito Joule).

2.2.2 Caractersticas informadas dos resistores


As mais importantes que j vem impressa ou informada pelo fabricante so o valor hmico da resistncia eltrica, tolerncia e potncia mxima disponvel. 2.1.1 Resistncia hmica definida Os resistores so fabricados em valores padronizados, estabelecidos por normas ou convenes, cujos valores comerciais mais comuns so mltiplos de dez na seguinte escala numrica: 1 - 1,2 - 1,5 - 1,8 - 2,2 - 2,7 - 3,3 - 3,9 - 4,7 - 5,6 - 6,8 - 8,2 2.1.2 Tolerncia Os resistores de um mesmo valor nominal esto sujeitos a diferenas em seus valores reais em decorrncia dos processos de fabricao ou matria prima utilizada. 20%, 10%, 5%, 2%, 1% de tolerncia As faixas de tolerncia de 5%, 10% e 20% caracterizam os resistores considerados comuns, enquanto que os demais so chamados resistores de preciso. 2.1.3 Potncia mxima suportvel Indica a capacidade de liberao de calor ou potncia dissipada dos resistores e est associada s suas dimenses fsicas.

2.2 Tenso nominal dos resistores


Tenso na qual o resistor dissipa a sua potncia nominal, isto , a mxima tenso

Exemplificando, para um resistor de 100 com potncia nominal de 4 W, a mxima tenso admissvel, VMAX dada por:

2.3 Cdigos de cores


O cdigo de cores que determina o valor da resistncia nominal com a sua tolerncia (incerteza) atravs dos anis coloridos impresso no corpo do resistor, conforme mostra a tabela 1. Normalmente os resistores apresentam quatro anis coloridos, enquanto que os resistores de preciso possuem cinco anis. Tabela 1: Cdigo de cores de resistores eltricos

2.3.1 Resistor de quatro faixas

Inicia-se a leitura a partira da faixa mais prxima de uma das extremidades do resistor. Nessas condies encontramos:

Resistncia nominal:

2.3.2 Resistor de cinco ou seis faixas O resistor de preciso apresenta cinco ou seis anis ou faixas. Como normalmente a ltima faixa desses resistores normalmente vermelha ou marrom, pode gerar confuso em determinar a extremidade que devemos comear a leitura, uma vez que a primeira faixa que representa o primeiro dgito do valor do resistor pode ser vermelha ou marrom. Recomenda-se, a exemplo do resistor de quatro faixas, que a leitura seja iniciada a partir da faixa que est mais prxima da extremidade do resistor. Desse modo temos:

2.1 Simbologia

Padro americano

Padro europeu

2.1 Aplicaes
Os resistores so extremamente uteis, pois bem dimensionados, limitam a corrente que chega aos consumidores. Em uma aplicao tpica ele estar em srie com o circuito eletrnico. Por exemplo, um dos componentes eletrnicos mais simples o LED (diodo emissor de luz), componente que emite luz quando atravessado por uma corrente eltrica. O LED comum precisa de uma tenso de 2V e uma corrente tpica de 20mA para acender. Como no existem fontes convencionais para esses valores necessitaremos utilizar uma fonte CC comum que fornece tenso e corrente em valores bem mais altos que estes. O LED, ento, no poder ser conectado diretamente a essa fonte, pois sua estrutura no suportaria a intensa diferena de potencial entre seus terminais e ele queimaria. Ai se faz necessria a utilizao de um resistor limitador ligado em srie com o componente. Este deve ser apropriadamente dimensionado para a corrente e tenso especificados pelo fabricante do componente atravs da primeira lei de OHM.

R=U:I
R ento ser o valor de resistncia necessrio ao circuito. Uma vez que o resistor foi dimensionado devemos aproximar o valor para o comercial prximo mais alto.

2.1.1 Associao de resistores


Em muitas situaes prticas tem-se a necessidade de uma resistncia maior que a fornecida por um nico resistor. Em outros casos o resistor no suporta a intensidade da corrente que deve atravess-lo. Nessas situaes utiliza-se resistores associados entre si. Essa combinao pode ser de resistores em srie, paralelo e mista.

2.1.1 O resistor equivalente


o resultado de uma associao, ou seja o resistor que submetido mesma tenso da associao deixa passar uma corrente de mesma intensidade.

3. Associao em Srie

Em uma associao em srie os resistores esto ligados em seguida um do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente. It = I1 = I2 = I3 = In Nesta ligao a soma das quedas de tenso em cada resistor ser equivalente tenso fornecida pela fonte de alimentao.

V = Vr1 + Vr2 + Vr3 + Vrn


E a resistncia total ser a soma de todas as resistncias. Req = R1 + R2 + R3 + Rn

3. Associao em Paralelo

Quando dois ou mais resistores esto ligados por dois pontos em comum no circuito, isto , os resistores tm os mesmos terminais ligados mesma tenso, de modo a oferecer caminhos diferentes para a corrente, temos um circuito em paralelo. Nesta ligao a tenso a mesma em todos os resistores, pois esto ligados aos mesmos terminais.

V = Vr1 = Vr2 = Vr3 = Vrn


A corrente total ser a soma das correntes em cada resistor.

It = I1 + I2 + I3 + In E o inverso da resistncia equivalente ser a soma dos inversos de todas as resistncias associadas.

3. Associao mista

aquela na qual encontramos ao mesmo tempo resistores associados em srie e em paralelo. Esta requer uma anlise detalhada para obteno da resistncia equivalente, isto consiste em analisar o circuito por partes, calculando as associaes parciais que sempre estaro em srie ou em paralelo, esse processo repetido at que se encontre um nico resistor equivalente. A resistncia equivalente, ento depender da maneira como esto dispostas estas associaes parciais.

3. Material utilizado
Resistores: 100 390 1500 27 47000 1 Multmetro modelo: Amprobe 15xp-A 1 Cabo ponta jacar vermelho 1 Cabo ponta jacar preto 1 Protoboard 1 Fios de cobre para conexo

4. Procedimentos experimentais
4.1 Identificao das grandezas e das escalas do multmetro digital
Indicar as escalas para cada grandeza eltrica do multmetro digital

Grandeza Eltrica VDC VCA ADC ACA

Modelo Escalas 1000VDC 750VAC A; MA;2A A; MA;2A 2000M

4.2 Determinao da resistncia eltrica dos resistores


Determinar a resistncia eltrica atravs do cdigo de resistores

Resistores

Cdigo de cores

Valor Comercial

Anel 1 1 A.S.
R1 R2 R3 R4 R5 Marrom Laranja Marrom Vermelho Amarelo

Anel 2 Anel 3 Anel 4 Resistncia Tolerncia 2 A.S. Mltiplo Tolerncia ()


Preto Branco Verde Roxo Roxo Marrom Marrom Vermelho Preto Laranja Dourado Dourado Dourado Dourado Dourado 100 390 1500 27 47000 5% 5% 5% 5% 5%

Medir a resistncia eltrica de cada resistor com o multmetro digital nas escalas mais apropriadas.

Resistor R1 R2 R3 R4 R5 Leitura 98,7 0,384 1,47 27,0 47,5

Valor medido () Escala K K K

Resistncia() 98,7 384 1470 27 47500

Comparar os valores nominais fornecidos atravs do cdigo de cores e os valores medidos com o multmetro digital. Verificar se a diferena ou o erro est dentro da faixa de tolerncia do resistor.

Valor Nominal () R1=(100 5) R2=(390 19,5) R3=(1500 75) R4=(27 1,35) R5=(47000 2350)

Valor medido ()
98,7 384 1470 27 47500

Difernca 1,3 1,54 2 0 -1,064

Diferna dentro da tolerncia Sim Sim Sim Sim Sim

4.3 Associao em srie


Associar os resistores em srie e medir com o multmetro digital, o valor da resistncia equivalente entre os terminais A e B.

Calcular analiticamente o valor da resistncia equivalente entre os terminais A e B, indicando todos os clculos e passagens efetuados. Req = R1+R2+R3+R4+R5 = 100 + 390 + 1500 + 27 + 47000 = 49,017K Determinar o valor porcentual do erro entre o valor calculado utilizando os valores nominais fornecidos pelo cdigo de cores e o valor medido com o multmetro.
Valor Medido 49,5K Valor Calculado 49,017K Diferenca 483

49,17K = 100% 483 = x

O valor percentual do erro 0,98%

4.4 Associao em paralelo


Associar os resistores em paralelo e medir com o multmetro digital, o valor da resistncia equivalente entre os terminais A e B.

Calcular analiticamente o valor da resistncia equivalente entre os terminais A e B, indicando todos os clculos e passagens efetuados.

Determinar o valor porcentual do erro entre o valor calculado utilizando os valores nominais fornecidos pelo cdigo de cores e o valor medido com o multmetro.
Valor Medido 19,9 Valor Calculado 19,88 Diferenca 0,02

19,88 = 100% 0,02 = x

O valor percentual do erro 0,1%

4.5 Associao mista


Associar os resistores e medir com o multmetro digital, o valor da resistncia equivalente entre os terminais A e B.

Calcular analiticamente o valor da resistncia equivalente entre os terminais A e B, indicando todos os clculos e passagens efetuados.

Determinar o valor porcentual do erro entre o valor calculado utilizando os valores nominais fornecidos pelo cdigo de cores e o valor medido com o multmetro.

Valor Medido 78,5

Valor Calculado 79,45

Diferenca 0,95

79,45 = 100% 0,95 = x

O valor percentual do erro 1,2%

3. Concluso
A finalidade de todo experimento prtico fixar e tornar menos abstrato o conhecimento obtido nas aulas tericas, por isso de fundamental importncia a incluso dessa prtica em disciplinas que contenham ementas passveis de experimentao prtica. O auxilio dos profissionais do laboratrio de fundamental importncia para que se obtenha xito no experimento. Portanto assim conclumos que os resultados obtidos na forma experimental seguem quase que igualmente aos resultados vistos na teoria. Podemos afirmar isto tendo em vista que os valores calculados junto com os valores encontrados no multmetro so completamente plausveis e corretos aos estudados tendo completa analogia aos vistos na teoria. Assim, podemos dizer que o experimento foi bem sucedido e uma tima forma para a obteno associao em srie, paralela e mista.

4.3 Bibliografia
Halliday, D.; Resnick, R.; Krane, K.S. Fsca 3. 5 Edio. LTC Editora, 2004. Calada, C.S.; Sampaio, J.L. Fsica Clssica Eletricidade. 2 Edio Atual Editora. Hennies,C.E.;Guimares,W.O.N.;Roversi,J.A.;Vargas,H.Problemas Experimentais em Fsica. Volume II. 4 Edio. Editora da UNICAMP, 1993. www.feiradeciencias.com.br resistncia Eltrica resistores Lei de Ohm www.clubedaeletronica.com.br resistncia Eltrica Lei de Ohm www.wikipedia.com.br resistncia Eltrica resistores Lei de Ohm Fsica Experimental II - Notas de aula do Prof. Carlos Alberto Associao de Resistores apostila da matria de FEXII SENAI apostila do mdulo 1 de Eletrnica Geral

Vous aimerez peut-être aussi