Vous êtes sur la page 1sur 3

A Embalagem e o Marketing Do ponto de vista de mercado, a embalagem protege, identifica, atrai a ateno e vende o produto.

A embalagem de apresentao ou venda deve ter caractersticas que, de um lado, a faa agradvel ao consumidor e, de outro, se j capaz de satisfazer as exigncias da produo. Falando em produo de bens de consumo, a embalagem um unidades de venda deve facilitar os sistemas de abertura ou fechamento, entrada nas caixas de expedio, o empilhamento no armazm e o transporte interno. Dessa forma, uma embalagem que vende, para ser eficiente, deve: - atrair a ateno do consumidor; - permitir uma identificao rpida do produto; - permitir uma boa identificao da marca; - transmitir uma mensagem motivadora das caractersticas do produto; - criar confiana; -ser facilmente manuseada, levada para casa e de abrir e usar/consumir o produto; - possibilitar fracionamento do produto na medida e pesos desejados para a venda ao consumo final; - permitir identificao imediata do contedo, por meio de etiquetas ou sinais impressos externamente; - propiciar a identificao do fabricante, por meio da marca e do texto, em defesa da qualidade do produto; - cumprir as normas legais, referentes informao sobre o contedo, peso liquido e , inclusive em alguns casos, a data de fabricao ou de validade; - incrementar as vendas, atravs de formas caractersticas, cores apropriadas e um desenho grfico original. No mercado de hoje, o produto precisa ser embalado e estilizado com caractersticas especiais de visibilidade e legalidade, de forma a marcar a sua presena e ganhar a preferncia do consumidor nos poucos segundos que paramos a ateno nas prateleiras/gndolas. Pois fazemos escolha com base no efeito visual. Inconscientemente transferimos o efeito exterior da embalagem para seu contedo.

O consumidor no julga o produto, e sim a embalagem. Ela lhe revela se o produto de baixa ou alta qualidade, se o tipo que deseja ou no. A embalagem a manifestao visual do produto ou marca. Simboliza o seu carter, sua qualidade e de seus status. A imagem de qualidade desempenha papel primordial na venda inicial. necessria a confirmao da qualidade do produto como mostrada na embalagem, porque consenso generalizado que a embalagem engana. Na concorrncia comercial, uma embalagem representa uma das mais poderosas armas, pois um produto esteticamente apresentado impe destaque e superioridade sobre os demais. A embalagem tem influencia imediata e a longo prazo nas vendas e nos lucros da empresa. As influncias imediatas so aquelas que despertam o interesse, conquistando o consumidor na primeira compra. E a longo prazo so as que convencem o consumidor a voltar a comprar o produto, devido s caractersticas de convenincia ou qualidade que a combinao produto-embalagem oferece. A embalagem pode ser uma poderosa ferramenta competitiva, um elemento vital no planejamento de marketing. Quatro estratgias que podem aumentar as vendas e os lucros, atravs da concepo inovadora das embalagens so: - criar uma embalagem tecnicamente diferente para um produto existente; - criar uma nova embalagem para um produto existente e que melhor resolva importantes problemas de marketing; - escolher o melhor tipo de embalagem para um novo produto, buscando fora de sua categoria do setor; - criar conjuntamente um novo produto e uma nova embalagem. Essas quatro tcnicas permitem que a empresa estimule o mercado, estabelea uma posio e ganhe uma reputao de liderana. Em alguns casos, as embalagens e produtos inovadores oferecem at uma oportunidade de criar setores totalmente novos, e, portanto, novas fontes de vendas e lucros. Em outros casos, a inovao da embalagem pode ser conseguida com um investimento relativamente pequeno. Pode ser feito, por exemplo, transferindo-se um conceito bem-sucedido de um setor para outro.

Vous aimerez peut-être aussi