Vous êtes sur la page 1sur 18

L.

rIt S.l.

r.

14.14-to d Cm, Cd~eat, Imw... 41, (U. 1 .. 141 IA-

d.

IMNI

A pictografia da tristesse uma antropologia do nation-building nos tropicos


Otavio Velho Programa de Pos Graduaao em Antropologia Social Museu Nacional Rio de Janeiro

e mal otaviovelhoalternex com br Recebido em abril 2003

Resumo

O autor procura situar a antropologia que se pratica no Brasil no contexto do "nation building" , lanando mo de outros casos e conceitos (como o de "duplo vinculo") para comparao. Busca mostrar a produtividade, mas tambm os limites desse enquadramento, explorando novos caminhos que podem se abrir.

Palavras- Chave

Antropologia do Brasil, nation-building e antropologia.

Abstract

The author discusses the Anthropology done in Brazil, placing it in the context of the "nation-building" fTame of reference. Drawingfrom other cases and concepts (like "double bind") in comparison. The discussion shozvs the productivity but also the limits of this theoretical frame , exploring the possibilities of neto paths.
Keywords

Anthropo/ogy in Brazil, nation-building, anthropology.

A pictografia da tristesse: uma antropologia do nation-building nos trpicos *


Otvio Velho

Num posfcio avaliativo de um nmero especial da revista sueca Ethnos de 1982 dedicado a antropologias perifricas e constituio de antropologias nacionais, George Stocking Jr., o distinguido historiador da antropologia, dizia (Stocking Jr. 1982: 180): Na verdade, tendo como base o que aqui apresentado, a antropologia na periferia no parece nem to variada nacionalmente, nem to fortemente divergente da do centro, quanto concepo da "formao de antropologias nacionais" poderia ter implicado. Adiante, Stocking mencionava o fracasso das antropologias perifricas em "diferenciar-se nitidamente ou em apresentar alternativas radicais s 'antropologias internacionais' (p. 185). E conclua o artigo dizendo: Ao passo que tais problemas podem ser vistos como aspectos temporrios da superao da dependncia, essas ressonncias do sentimento de mal-estar no centro sugerem que a identificao com o 'nation-building' no foi suficiente para permitir que as antropologias perifricas escapassem inteiramente do envolvimento na 'crise da antropologia' ps-colonial. Qual ser o resultado desse envolvimento est alm destes comentrios. ... O que, porm, parece provvel que a inrcia institucional mantenha um certo clima de normalidade at o ano 2000 quando, ento, aqueles dentre ns que ainda estiverem por aqui podero julgar por si mesmos (p. 186).
1 LH

A-

Florianpolis, v.5, n.1, julho de 2003, p. 5-22

Otvio Velho

Congratulando-nos por ainda estarmos por aqui, parece razovel que, chegada a hora, faamos o esforo para julgarmos por ns mesmos sugerido por Stocking h mais de vinte anos. E talvez um bom ponto de partida fosse o seu prprio artigo. Haveria muitos pontos a serem discutidos nesse texto, mas eu gostaria de destacar as suas expectativas, a que retornaremos aps uma breve digresso. Por estar consagrada, manterei neste percurso a expresso nation-budding ("construo da nao") no original. Num artigo sobre o filsofo brasileiro do direito Roberto Mangabeira Unger e suas propostas de reforma social e poltica, escrito menos de dez anos aps o texto de Stocking (1991), o tambm filsofo Richard Rorty compara Unger, nada mais, nada menos, que a Walt Whitman. Segundo Rorty, o encorajamento que Whitman dirigia do Novo Mundo para a Europa nos anos 80 do sculo XIX, encontraria seu similar no que Unger dirigia de um pas do Terceiro Mundo (apesar de Unger ser professor em Harvard) s democracias ricas do Hemisfrio Norte no final do sculo XX (Rorty 1991: 181): "Rogamos aos cus para que essas instituies imaginrias emplaquem no Brasil. Se de fato funcionarem por l, talvez ento possamos vend-las aqui. Poderemos conceber que o Hemisfrio Sul, daqui h uma gerao, venha em socorro do Norte". Gore Vidal serve para Rorty como a figura alexandrina (expresso empregada por Unger) paradigmtica que representa a intelectualidade americana com a qual se identifica, "ainda tentando ser liberal, mas incapaz de reprimir a sua excitao sobre os rumores a respeito dos brbaros" (p. 184n). Intelectualidade que tem de admitir terem os jogos de linguagem familiares se tornado "poltica congelada", servindo para legitimar as formas de vida social de que "desesperadamente querem se livrar" (p. 189). Quase ao final do seu texto, praticamente j se repetindo, ele diz (p. 192): "... se esperana existe, esta jaz na imaginao do Terceiro Mundo ..." Meu argumento vai na direo de que, embora Rorty expresse esperana em relao ao que se pode esperar vindo do "Romantismo" (sic.) da intelectualidade do Terceiro Mundo, e Stocking expresse uma pelo menos momentnea decepo, a atitude , em ambos os casos, "alexandrina". decepo de Stocking, alis, certamente se poderia agregar a de Rorty, caso viesse a saber que, ao contrrio do que supe, Unger no encontra a sua audincia preferencial no Brasil (p. 187), e sim nos prprios meios acadmicos dos Estados Unidos.

ILHA

picto_grafia da

tristesse: lana anlropolnzia do (..)

Alm de alexandrina, talvez se pudesse dizer que, tambm em ambos os casos, a atitude exoticizante e orientalizante, embora sempre em uma verso benvola ou, mesmo, messinica. Aparentemente, presenciamos um momento das relaes assimtricas centro-periferia em que a dominao que exige a reproduo mimtica vai sendo substituda pela demanda agonstica do "outro" que traga consigo o diferente. Pelo menos isso parece ocorrer em certos campos, entre os quais o da antropologia. Todavia, a comunicao dessa mudana parece no se fazer de modo completo, surtindo mais efeito entre os intelectuais mais prximos do centro, que assumem o papel paradoxal de rebeldes anunciados. No Brasil, no entanto, isso no parece at agora incorporado pela maioria dos intelectuais em geral e dos antroplogos em particular. Quais so, ento, as expectativas deles, a questo reversa. Mas, afinal, essa questo talvez no se resuma ao Brasil. Pelo menos o que depreendo de um texto que trata das relaes entre o Isl e o Ocidente (Abaza e Stauth 1990), cujas implicaes para os debates sobre o Oriente Mdio e o Sudeste asitico aqui podemos pr entre parnteses. Abaza e Stauth colocam-se contra tendncias recentes a ver no fundamentalismo o equivalente funcional hoje ao que foi o calvinismo para o Ocidente segundo a interpretao de Weber. Tendncias que se afirmariam com o propsito revisionista de admitir a possibilidade de um desenvolvimento capitalista em moldes no-ocidentais. Em contraste, contrapem, provocativamente, aos fundamentalismos religiosos da modernidade ocidental, os fundamentos seculares de tendncias modernas no Isl, invertendo as posies. Reconhecem na colocao que criticam uma tendncia a "tornar-se nativo" que se daria tanto entre acadmicos ocidentais, quanto entre os locais, em nome tambm de um discurso foucaultiano reducionista que demandaria (na poca) uma "indigenizao" das cincias sociais no Oriente Mdio e no Sudeste asitico. O ponto importante a reter para os nossos propsitos que, segundo esses autores, a crtica ao orientalismo tradicional teria, assim, contribudo paradoxalmente para criar uma nova forma de orientalismo e com isso acabar-se-ia por montar um ataque contra os intelectuais seculares do Terceiro Mundo. Abaza e Stauth invertem, portanto, as interpretaes dos weberianos (tanto ortodoxos,

ILHA

10

Otvio Velho

quanto revisionistas), onde o Ocidente apareceria como secular, enquanto que o Oriente permaneceria religiosamente inspirado. O fundamentalismo seria na verdade um resultado da cultura de massa, uma faceta oriental da imagstica ocidental projetada de uma "espiritualidade religiosa", uma estetizao do "Oriente". Os que demandam a indigenizao ignoram o fato de o "saber local" com que pretendem construir uma alternativa j h muito ser parte de estruturas globais, participando de um "jogo cultural global que cria, ele prprio, a 'essencializao` da verdade local" (p. 213). Alm disso, e em contrapartida, os autores questionam se no Ocidente a modernizao conduziu realmente a um processo total de secularizao. E at que ponto, ento, o fundamentalisrno islmico seria, no uma reao contra um excesso de modernizao e secularismo, e sim contra "uma transposio incompleta e falsa da linguagem religiosa para a linguagem da 'modernidade' (p. 216) que se daria no Ocidente; a linguagem de um fundamento cristo, que negado. Por outro lado, a antropologia "nativa" no produziu - e isso Stocking tambm j conclua em termos mais gerais ao falar das "ressonncias do sentimento de mal-estar do centro" - uma alternativa metodologia ocidental. Estaria por demais colada crtica epistemolgica, metodolgica e poltico-ideolgica da cincia ocidental (Abaza e Stauth 1990: 219): a 'perspectiva da indigenizao' cai na prpria armadilha da globalizao cultural contra a qual pretende se colocar: a reivindicao de uma autenticidade cultural e cientfica por parte das tradies locais em si mesma um produto da modernidade.
III

No Brasil tambm tivemos um (velho) orientalismo. Aqui no o lugar para entrar em detalhes a seu respeito. Mas em reao a ele, no caso da antropologia (e de outras disciplinas, como a cincia poltica) montou-se a partir da segunda metade da dcada de sessenta do sculo passado um aparato institucional que pretendia ser, por si, um monumento modernidade. Teve como base a criao de estudos ps-graduados segundo um modelo norte-americano. A gerao responsvel por esse "institution-building" - para

ILHA

A pictografia da

tristesse

uma antropologia do (..)

11

utilizar outra expresso consagrada - por sua vez, formou-se em grande parte nos Estados Unidos, mas tambm na Gr-Bretanha e na Frana. Para tudo isso, contou-se com um apoio dos governos militares instaurados em 1964, em bvio contraste com o ocorrido contemporaneamente na Argentina. Mas contou-se tambm, poderosamente, com auxlio norte-americano (sobretudo da Fundao Ford), muitas vezes acionado em nome de um iderio liberal para se contrapor ao prprio regime militar. Curiosa combinao, que exigiu uma boa dose de habilidade poltica e de engenharia institucional por parte da comunidade cientfica em geral e dos antroplogos em particular. O resultado de tudo isso foi um impressionante desenvolvimento intelectual e institucional, a includo o das nossas associaes cientficas, como a Associao Brasileira de Antropologia (j existente) e a Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Cincias Sociais. E incluiu tambm um notvel apego a identidades como a de antroplogo e o culto aos clssicos da disciplina.' Era a essa antropologia que reagia o artigo de Stocking em 1982, evidenciando o duplo vnculo em que se v colocada a antropologia brasileira "moderna", que toma como modelo as antropologias centrais, mas da qual se espera, ao mesmo tempo, que fornea solues para os dilemas dessas mesmas antropologias centrais; sempre, portanto, tendo como referncia o centro. evidente que poderamos aqui, "foucaultianamente", analisar em detalhe as questes de poder envolvidas, at numa linha mais complexa do que a criticada por Abaza e Stauth. Mas, mesmo assim, talvez no consegussemos ir muito alm do que hoje j quase um senso-comum, correndo o risco de um excesso de complacncia com os supostos dominados que nos termos de Nietzsche revelasse um esprito de ressentimento. Ao revs, talvez seja prefervel ser mais provocativo, e nessa linha sugeriria que o que h de ironia (para ambos os lados) nessa situao no deveria ser perdido, podendo tornar-se bom para pensar. IV A imagem caricata de colonizados da elite tomando o ch das cinco talvez deva ser considerada. Sobretudo quando o ritual vai deixando de ser praticado entre os seus fundadores, o que duplica o seu poder revelador. O Brasil, nesse sentido, sem dvida exemplar. Basta para mostr-lo lembrar a poderosa influncia soci-

ILHA

12

Otvio Velho

ai e poltica do positivismo comteano entre ns, que perdurou para muito alm de quando na Frana se reduzira, literalmente, a um museu (ao que parece, custeado com dinheiro brasileiro). Tudo isso a ponto de se ter cunhado a expresso "idias fora do lugar" (Schwarz 1977) para se referir aos profundos deslizamentos de significado ocorridos com a transposio de contexto, embora a expresso talvez no faa plena justia organicidade que os novos significados adquirem no novo contexto. Seria justo pensar-se a nossa antropologia "moderna", universalista, a partir desse critrio? E caso o seja, qual a "sada", levando-se em conta as advertncias de Abaza e Stauth para os impasses da antropologia "nativa"? Difceis perguntas para um antroplogo brasileiro. Mas cruciais. Aqui provavelmente no farei mais do que apontar para alguns elementos dessa discusso, aproveitando a ocasio de modo a contribuir para que ela no seja abandonada ou relegada a segundo plano, como parece ser a tendncia at agora. A antropologia brasileira (ou antropologia "no Brasil", caso j se queira tomar partido, na polmica, pelo lado do universalismo) ganhou considervel prestgio social (e escala) desde a dcada de sessenta. E h um ditado entre ns segundo o qual "em time que est ganhando, no se mexe". Talvez, ento, se deva comear por a, vendo se o caso de "desconstruir" esta crena no que diz respeito antropologia ou se o caso de colocar sob suspeio esse prprio sucesso. Abaza e Stauth apelam para Bourdieu para explicar a atitude de "tornar-se nativo" dos intelectuais rabes. Segundo eles, tratou-se, na competio com os colegas ocidentais nas dcadas de setenta e oitenta, de "um processo de estabelecimento de uma competncia prpria numa posio de disputa pelo 'real (p. 220). Nessa competio, o prprio acesso aos recursos de informao tornou-se importante. No Brasil, isso tambm ocorreu (e ocorre). Porm, at certo ponto se tornou uma batalha congelada, faute de combattants. E isso devido, justamente, a mudanas geopolticas - a que no estranho o Oriente Mdio - e que no devem ser ignoradas. Os anos sessenta, quando se deu a montagem do aparato "moderno" da antropologia no Brasil, coincidiu com grande ateno (e tenso) intertacional em torno da Amrica Latina, tendo Cuba como foco. Os brasilianistas, estrangeiros, eram personagens salientes, mas, ento, sobretudo como mestres. Porm isso mudou, e a ateno

ILHA

A picto.zrqfia da tristesse: uma antropologia do (..)

13

Amrica Latina reduziu-se consideravelmente, no s na poltica externa dos Estados Unidos, como tambm em seu meio acadmico. Quando poderiam tornar-se competidores, os brasilianistas, em larga medida, esvaeceram. Assim, creio que faltou essa presena para catalisar a constituio de uma antropologia nativa, no sentido forte, como reao. Todavia, creio que se manteve uma presena fantasmagrica, que contribuiu para um desenvolvimento mais leve. Esse desenvolvimento poderia ser caracterizado da seguinte maneira: mantemonos fiis antropologia "universal", mas, ao mesmo tempo, como nativos, reivindicamos um conhecimento e uma sensibilidade especiais para tratar do Brasil. A isso esteve associada uma antropologia que se fez quase que exclusivamente no pas, permitindo manter essa posio ambgua. V Gostaria de ilustrar essa atitude com a reao a um texto de gosto duvidoso publicado em 1992 pelo antroplogo Paul Rabinow (Rabinow 1992), resultado de uma estadia como professor-visitante Fulbright no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 1987. Rabinow no escapa a um certo olhar orientalizante, embora disfarado por uma linguagem ps-moderna que se permite repetir certos lugares-comuns, contanto que travestidos por uma aparncia de distanciamento - no muito convincente, no caso. Mas seria interessante imaginar, por exemplo, se quinze anos depois, luz do que ocorreu no seu prprio pas desde ento, ele ainda estranharia, j entrada, a atitude da alfndega brasileira, herdeira da nossa ditadura. Por vezes, essa orientalizao tambm parece produto de um misto de confuso de informaes, da sua parte, com ignorncia ou desejo (tpico) de atender s expectativas do interlocutor por parte de seus prprios informantes (inclusive antroplogos). Quando fala de "um dos muitos morros anteriormente cobertos de caf marcando a topografia em torno da qual se expandiu o Rio moderno e em cujos bosques recentemente replantados o culto sincrtico do candombl praticado toda noite" (p. 250), ele consegue, numa s frase, exagerar o nmero de morros do Rio que foram ocupados no sculo XIX por fazendas de caf e o carter que supe recente do reflorestamento, confundir o candombl baiano com outros cultos afro-brasileiros menos conhecidos internacionalmente, e ignorar que j na poca (embora ainda no fosse muito falado) esses cultos es-

ILHA

14

Otvio Velho

tavam sendo em boa parte substitudos na regio por igrejas evanglicas (pentecostais e batistas). Todos, erros orientalizantes, erros que parecem dar razo s suspeitas dos antroplogos brasileiros sobre a competncia de seus colegas norte-americanos para entenderem de Brasil. Mas Rabinow diz outras coisas. 2 Por exemplo, relata uma visita de quatro cientistas sociais africanos ao Museu Nacional que ele presenciou. Fala do ataque deles suposta harmonia racial brasileira e da sua denncia da ausncia de negros nas universidades brasileiras (alis, a includo o nosso programa de ps-graduao), tanto entre alunos, quanto entre professores. Relata a atitude defensiva dos antroplogos brasileiros diante da questo racial, que consideravam de natureza estritamente scio-econmica ou de que afirmavam uma suposta complexidade e sutileza culturais que impediam qualquer generalizao, tudo dependendo dos contextos. Relembra o desinteresse dos antroplogos do Museu em atender a uma demanda da Fundao Ford para a montagem de uma exposio comemorativa do centenrio da abolio da escravatura. Relembra tambm e a muito prximo a uma descrio de LviStrauss nos Tristes trpicos outro episdio, quando de um jantar efn So Paulo em que os cientistas sociais presentes, extremamente sofisticados e cosmopolitas, no entanto revelavam uma nostalgia por relaes paternalistas com as suas empregadas domsticas e performatizavam um "absurdo sociologicamente objetivo de pessoas inteligentes lamentando o seu futuro sem empregadas quando milhes e milhes de brasileiros vivem em nvel de subsistncia ou abaixo dele" (p. 258-59). Poder-se-ia descartar os comentrios de Rabinow considerando-os puramente anedticos e, de novo, indicativos da falta de sensibilidade de um olhar externo. o que em geral tem ocorrido, eu mesmo s tendo lido o artigo recentemente. E na verdade, no preciso ser antroplogo para fazer essas observaes. O prprio Rabinow admite no ter realizado uma etnografia. No Brasil, alis, como pretendo sugerir, ser antroplogo hlas pode at atrapalhar. Poderse-ia tambm lembrar, por exemplo, que o significado do centenrio da abolio da escravatura contestado pelo prprio movimento negro. Mas a verdade que os comentrios de Rabinow s poderiam ser considerados banais se no estivessem tocando em tabus. O tom descorts do texto pode ter sido um bom e, mesmo, inarredvel pretexto para ignor-lo, criando-se em torno dele um grande silncio.

ILHA

A pictogralia da tristesse: uma antropolo,kia do (..)

15

VI Sem pretender fazer juzos definitivos, o meu argumento o de que esse olhar externo, na verdade, revela o quanto a antropologia no Brasil pode ter criado, malgrado as suas pretenses de pertencimento a um saber universal, um novo ou neo-orientalismo. Orientalisrno esse que teria por pedra de toque a sua reconhecida associao com o nation-building (Peirano 1980) 3 , em geral vazada em termos culturalistas, sem falar dos interesses de classe (bem menos reconhecidos) dos seus praticantes. Interesses de classe que inclusive se manifestariam num certo maneirismo, em que os bons modos e a etiqueta incorporados ganham uma importncia desmedida, constituindo o que um olhar externo poderia considerar uma antropologia triste, como os trpicos. Todavia, quando Lvi-Strauss falava em triste, ele se referia sobretudo s condies dos ndios. O fato de se aplicar o adjetivo aos intelectuais pode ser uma reveladora extenso, uma confuso com os "verdadeiros" nativos, que j parte do problema. Se, ao revs, considerssemos os antroplogos como parte de uma elite, ficaria a questo quanto ao tipo de nativos que constituem a elite, a mesma elite que se indigna quando o estrangeiro supe que se podem encontrar cobras pelas ruas de So Paulo ou do Rio de Janeiro. Complexa ambigidade, que envolve os prprios observadores. No h dvida de que num certo sentido as elites coloniais podem ser mais modernas e seculares que as metropolitanas, na linha explorada por Abaza e Stauth. At porque o projeto administrativo colonial muitas vezes encontrou entre ns menos resistncia para realizar mais completamente uma engenharia social moderna do que na sua origem. Isto um ponto importante, nem sempre observado. Seguidamente, as "idias fora do lugar" o so justamente por se realizar uma radicalizao dos modelos originais, tornando as elites coloniais mais literalistas, mais realistas do que o rei 4 - como no policiamento estrito da universalidade das leis e da separao entre domnios sociais, de tal forma que a ao afirmativa, por exemplo, aparece como uma transgresso simultnea a esses dois princpios, representados na vida acadmica pelo primado do mrito. Uma interessante diferena entre o caso analisado por Abaza e Stauth e o que se passa no Brasil que enquanto em muitos paises islmicos isso constitui o ponto de apoio para uma denncia do carter incompleto da modernidade ocidental, que contrabandeia junto com a modernidade valores que parecem demonstrar a juste-

ILHA

16

Otvio Velho

za do brado de Bruno Latour de que "jamais fomos modernos" (Latour 1994), no Brasil as coisas se passam de outra maneira, na medida em que o contrabando no denunciado. Entre ns, o que h de "no moderno" nos modelos ocidentais no reconhecido. Constituem verdadeiros pontos cegos, pois de outra forma no poderiam continuar a ser invocados para legitimar a nossa modernidade, o que o contrrio do que predomina nos pases islmicos, embora l at como reao a tendncia semelhante (como no caso do Ir pre-revolucionrio) O fato, por exemplo, de muitos pases ocidentais serem monarquias ou possurem igrejas de Estado, ou de nos Estados Unidos haver uma no disfarada presena da religio na poltica, muito pouco elaborado entre ns. Isso faz com que em certo plano o modelo abstrato da modernidade seja perseguido com uma tenacidade de "cristo novo", ideolgica, sem pragmatismo. o que ocorre - como j indicamos - com o princpio individualista da igualdade perante a lei. O direito de minorias no consegue, ento, ser registrado, e tampouco conseguem ser reconhecidos os sujeitos coletivos. A hiptese de uma ao afirmativa ou de uma discriminao positiva costuma ser descartada em nome do universalismo, mesmo que um Rabinow possa considerar isso um "absurdo sociologicamente objetivo" num pas que tem uma das piores distribuies de renda do mundo. No Brasil tambm, ao contrrio dos desejos de Rorty, os jogos de linguagem familiares se congelam. E mais grave, como adultos que aprendem uma segunda lngua, no ganhamos de fato a familiaridade necessria para manipul-los ou relativiz-los maneira como outros o fazem para enfrentar um mundo em crise e em rpida mutao de modelo civilizatrio. VII A antropologia no Brasil parece ter dificuldade em observar esses fatos. Em parte provavelmente devido aos interesses de classe j mencionados, que inclusive tornam muito difcil a prpria objetivao da profisso dos objetivadores, como propunha Bourdieu e lembrado por Abaza e Stauth. Mas essa dificuldade da antropologia brasileira tambm se deve ao papel que lhe tem sido atribudo, inclusive por ela mesma, associado ao nation-building. A verso antropolgica do nation-building, por vrias vias, especializou-se na valorizao extrema dos discursos nativos, o que contrastaria com

ILHA

A piclograria da tristesse: uma antropolofia do (..)

17

a atitude da cincia poltica, da sociologia e da economia. Todavia, a meu ver isso se deu numa direo populista (no sentido russo de narodnik) de congelamento reificador desses discursos, em detrimento da prpria anlise de discurso. Com isso, na verdade, corre-se o risco paradoxal de a "ida ao povo" implicar em empobrecimento das etnografias, estimulado pelo recurso tcnico dos gravadores e das cmaras fotogrficas (quando no da internet), transformados em falsas facilidades. A etapa seguinte e muitas vezes o abandono do prprio campo, substitudo por formulaes gerais em nome da "cultura", o populismo passando ento a ganhar contornos mais latino-americanos, e o antroplogo tomando o lugar dos "verdadeiros" nativos. 5 E essas formulaes gerais ento tendem reafirmao de hetero- e auto-imagens em que os grupos sociais, se podem espelhar, um pouco como ocorreu nos Estados Unidos com a arte (picto)grfica de um Norman Rockwel1. 6 Nesse construcionismo sociolgico coletivo os discursos divergentes so transformados em variantes, mas em nome da diversidade. Mesmo que isso passe por uma reduo por etapas a que no falte sofisticao. como se em nome da nao se realizasse a sua tutela, e em nome da diversidade, a domesticao do outro. como se o mundo todo constitusse homogeneamente um campo sujeito etnografizao, um outro aspecto de tal modernismo exacerbado que no deve ser descurado.Tampouco se d em geral muita importncia a eventuais desvios entre a linguagem das palavras (discursos) e as linguagens dos corpos e dos (outros) atos, o que no plano instrumental decorrncia, em parte, de etnografias sujeitas a imposies de prazos. Em nome de supostos modelos do Primeiro Mundo, as agncias governamentais constrangem a pesquisa antropolgica a uma burocratizao e a limitaes temporais inspiradas nas cincias mais duras, que na verdade no encontram paralelo alhures. E este na verdade um bom exemplo domstico da atitude de querer ser mais realista do que o rei.
VIII

No h dvida, no entanto, de que a antropologia no Brasil alcanou um alto grau de organizao, que justamente permite no sermos complacentes com ela. Como no h dvida de que a antropologia tem prestado um importante servio para o auto-conhecimento da sociedade num pas extremamente vasto e complexo. O antroplogo passa a ser um informante do pblico a respeito da

ILHA

18

Otvio Velho

sua prpria sociedade. Isso, por sua vez, refora a antropologia deglutvel pelos meios de comunicao. Estamos, aqui, longe do "esoterismo" das comunidades cientficas a que se referia Thomas Kuhn (1970). Pelo contrrio, o objetivo um auto-reconhecimento da sociedade que seja, ao mesmo tempo, a sua (re)construo. O antroplogo integrado a um grande empreendimento nacional, para inveja, muitas vezes, de colegas de outras disciplinas.' E a antropologia transforma-se, ela mesma, num fenmeno quase de massa, mais prximo de padres norte-americanos que europeus, ao contrrio do que supunham Stocking, quanto escala, e Rabinow quanto predominncia de uma suposta influncia francesa, que na verdade tem regredido rapidamente. Ao mesmo tempo, a coincidncia da sua (re)organizao e crescimento em escala com o desenvolvimento de um sistema de ps-graduao muito tutelado pelo Estado, favoreceu a manuteno de alto grau de homogeneidade interna, organizacional e intelectual. A contrapartida que fica difcil encontrar nessa antropologia um momento para elaboraes de mais difcil alcance - sem mediaes - para o pblico externo. Elaboraes que permitissem inserir-nos na ponta das questes de carter epistemolgico em dilogo com outros saberes que enfrentam os srios dilemas contemporneos. Ao contrrio do que supunha Stocking, no enfrentamos as questes do mal-estar e da crise da antropologia.8 No porque tenhamos encontrado solues outras, mas porque faz parte da posio da antropologia entre ns a impossibilidade de reconhecer problemas e impasses que possam minar a autoridade pblica da disciplina. Fica difcil encontrar, nessa antropologia normanrockwelliana, um lugar para o que possa parecer ameaar esta construo, as sensibilidades nesse sentido sendo muito aguadas, quando no paranicas, o que parece revelador. Mas nada disso est dado luz do dia, j que o prprio sucesso pblico e a autoridade da disciplina repousam na imagem de uma estrita observncia da objetividade cientfica. Tal observncia muitas vezes se identifica com um ritual de referncia (e reverncia) aos clssicos que constitui uma senha necessria para o pertencimento comunidade que nos distinguiria dos colegas de outras disciplinas, bem como dos profissionais da mdia9 . Por vezes, este ritual parece constituir o nosso "ch das cinco", quando, por exemplo, no reconhecemos as discusses - hoje bem densas - sobre o eurocentrismo da obra weberiana. E essa sutil combinao de

ILHA

A_pictografia da tristessc: uma antropologia do (9

19

universalismo e neo-orientalismo que parece confundir observadores como Stocking, que reclaman-i.da falta de originalidade. preciso no esquecer que o pblico da, antropologia brasileira sobretudo interno. Interno ao pas, mas no necessariamente disciplina, e da a importncia maior da publicao de livros e da presena nos meios de comunicao. A produo para fora fora do pas, mas interna disciplina em geral no constitui mais do que um eventual subproduto. Talvez esse reverso da medalha da adeso ao nation-building s pudesse aflorar nestes tempos contraditrios em que o mito da globalizao vai se impondo (Velho 1997b). S agora esse cosmo do nation-building, que sem dvida constituiu um sopro vital, comea a revelar de modo mais claro o que tem de camisa de fora, podendo, inclusive, comear a comprometer o sucesso do "time". Tambm aflora, ento, o que h de normativo nos pressupostos da nossa atividade, muito mais disfarado por um senso comum douto do que a explcita busca da "boa sociedade" que os cientistas polticos herdaram da filosofia. Abre-se, assim, espao para outros e mais vastos horizontes. Parte da etnologia j parece escapar desse constrangimento. Comea a crescer o nmero de estudos feitos fora do pas por antroplogos brasileiros e, ao contrrio do que observava Rabinow, Buenos Aires j no parece mais distante do que Paris (Velho 1997a). Aumenta, igualmente, o nmero de antroplogos que trabalham fora da academia, expostos a outras influncias. Como tambm, mudando as percepes na prpria sociedade (e na poltica), no possvel imaginar que a coruja de Minerva no acabe se agitando mesmo que, hlas, reativamente. O que poder substituir o nation-building? A cincia "pura" da antropologia desenvolveu-se no Brasil graas "impureza" do nation-building, espcie sui generis de "aplicao" paradoxal e exclusivamente herdada de intelectuais e ensastas mais tradicionais em comparao com as aplicaes de cincias mais "duras". Mas uma aplicao que encontra mais facilidade para competir com o que vem de fora, fornecendo aos antroplogos uma surpreendente embora limitada vantagem comparativa em relao aos colegas de outras cincias. Todavia, em contraste com os casos similares de combinao de pureza e impureza examinados por Bruno Latour (2000), aqui isso tornou a especializao mais difcil e ideologizou a rotina da disciplina, visto que o "objeto" criado pela sua atividade

ILHA

20

Otvio Velho

a prpria retrica da disciplina, imediatamente comunicvel (apesar da adio de algumas referncias legitirnadoras) em nome da cincia e ao servio do nation-building. Constitui um verdadeiro e assumido segundo discurso, embora dirigido a um pblico outro que no o da pureza da cincia. Est mais prximo da clivagem (tal como no uso que faz Bateson da teoria do duplo vnculo) do que da ocultao. O que poder substituir o nation-building? Qual ser o resultado dessa substituio? Quaisquer que sejam as respostas a essas perguntas, isso poder no ser questo aberta escolha, pois a massifica o crescente da democracia deve tornar crescentemente difcil aos intelectuais agirem como representantes privilegiados da sociedade. Mas isto j outra estria. Estria que poder nos conduzir para alm do crculo de giz que nos constituiu, tornando os nossos duplos vnculos produtivos e oferecendo respostas prticas e concretas s perguntas que hoje nos fazemos. O truque consistir, portanto, certamente em desconstruir os modelos de referncia mas sobretudo na sua fonte, e no s entre ns. Deixaremos de ser, assim, apenas especialistas narcsicos em ns mesmos. No estaremos, mais uma vez, criando um afastamento orientalista dos pases centrais, mas sim das imagens dominantes ao seu respeito, que at impediram que nos aproximssemos verdadeiramente deles. Para isso deveremos, ao mesmo tempo, passar de uma postura construcionista para uma de escuta e propiciao (Ingold 2000); e inspirados em Charles Sanders Peirce e Sherlock Holmes deveremos substituir o cultivo da pictografia pelo de uma sintomatologia, uma decriptografia que se quer abdutiva, buscando evidncias horizontalmente e assim desrespeitando limites (Eco e Sebeok 1988). E certamente, para romper o efeito hipntico desses modelos, observar outras possibilidades ser crucial. Tudo isso aproveitando plenamente antes que nos tornemos alexandrinos o capital de conhecimento e de recursos humanos que soubemos acumular. E j que falvamos de tristesse, quem sabe por a no passaremos do que Espinosa denominava na tica as afeces da tristeza para as da alegria, que aumentam a nossa potncia de agir.

ILHA

A pictografia da

tristesse: ZWCI antropologia da (..)

21

Referncias Bibliogrficas Abaza, Mona, e Georg Stauth. 1990. "Occidental reason, orientalism, islamic fundamenta/ism: a critique." In Globalization, knowledge and society, Martin Albrow e Elizabeth King (orgs). Londres: Sage. 209-230. Eco, Umberto, e Thomas A. Sebeok (orgs.). 1988. The Sign of Three: Dupin, Holmes, Peirce. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press [Publicado em port. por So Paulo: Perspectiva, 1991]. Finch, Christopher. 1994. Norman Rockwell: 332 magazine covers. Nova York: Artabras. Ingold, Tim. 2000. The Perception of the Environment: essays in livelihood, dwelling and skill. Londres e Nova York: Routledge. Kuhn, Thomas S. 1970. The Sruclure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press [Publicado em port. por So Paulo: Perspectiva, 1978]. Latour, Bruno. 1994. Jamais Fomos Modernos: ensaio de antropologia simtrica. Rio de Janeiro: Ed. 34. . 2000. Cincia em ao: corno seguir cientistas e engenheiros sociedades afora. So Paulo: Ed. Unesp. Peirano, Mariza G. S. 1980. The anthropology of anthropology: the Brazilian case. Tese de Ph. D submetida ao Departamento de Antropologia da Universidade de Harvard. Rabinow, Paul. 1992. "A modern tour in Brazil." In Modernity and Identity, org. por Scott Lash e Jonathan Friedman, 248-264. Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell. Rorty, Richard. 1991. "Unger, Castoriadis, and the romance of a national future." In R. Rorty, Essays ou Heidegger and others, 177-192. Cambridge UK: Cambridge University Press. Schwarz, Roberto. 1977. Ao vencedor as batatas. So Paulo: Duas Cidades. Stocking Jr., George. 1982. "Afterword: a view from the center." Ethnos 47, MI: 172186. Velho, Otvio. 1982. "Through althusserian spectacles: recent social anthropology in Brazil." Ethnos 47,1-11: 133-149 [Publicado em portugus como "Antropologia para sueco ver". Dados, Vol. 23, no. 1, 1980]. . 1997a. "Lusophony and the field of world knowledge." In Terra Nostra:
Challenges, controversies and languages for sociology and the social sciences in the 21" century, org. por A. N. Almeida, 111-118. Lisboa: Proceedings of the ISA

Regional Conference for the Lusophone world. . 1997b. "Globalizao: Antropologia e Religio". Mana, Vol. 3, no. 1: 133-154, abril, [Publicado em ingls como "Globalization: object perspective horizon." Journal of Latin American Anthropology 4/2, 5/1, 1999-2000].

Notas

1 Stocking, sintomaticamente, chama a ateno em seu artigo para o fato de eu mesmo (Velho 1982), nesse nmero de Ethnos, escrever "Antropologia" em maiscula. 2 Alm de fazer comentrios descorteses sobre colegas brasileiros que o receberam no pais, Rabinow pretendia estar escrevendo um post scriptum ao Tristes Trpicos de Lvi-Strauss, mas a sua falta de finesse (inclusive na confisso dessa pretenso) revela os limites do aprendiz.

ILHA

22

Otvio Velho

No nmero especial de Ethnos j mencionado, Stocking (1982) refere-se s antropologias do nation-building em contraposio s do empire-building. 4 O que parece ser o caso quando em pases como o Brasil se tenta praticar uma poltica de livre comrcio de maneira mais purista do que os prprios pases centrais, ou quando as favelas que sempre se buscou ocultar (como no Rio de Janeiro) transformam-se em atrao turstica internacional e as elites nativas so apanhadas no contrap. De novo o duplo vnculo. 5 No artigo de 1982 em Ethnos (Velho 1982) eu j reclamava do populismo antropolgico. 'Como diz o ttulo da introduo de Christopher Finch (1994) coletnea de capas de revista de Rockwell: "Norman Rockwell retratou os americanos como os americanos se viam". 7 Parodiando Antonil, cronista colonial que falava originalmente de negros, ndios e brancos, um cientista poltico j disse que "o Brasil o inferno dos cientistas polticos, o purgatrio dos socilogos e o paraso dos antroplogos". 8 Pessoalmente, considero que a recolocao criativa de toda a antropologia no debate deveria passar por uma reincorporao do conjunto da obra de Gregory Bateson (1904-1980). Inclusive para que se possa fazer uma crtica no-regressista ao culturalismo. 9 Tenta-se tambm fazer com que o uso de determinados conceitos-chave cumpram essa funo, mas o prprio sucesso da disciplina torna isso crescentemente difcil. Num recente documentrio para a televiso, a apresentadora, dirigindo-se a um ndio, indagava o nome de uma dana que acabara de ser executada e recebia como resposta: "Esta dana chama O Ritual".

Aula inaugural do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, proferida em Florianpolis a 17 de abril de 2003 no Auditrio do Museu/CFH. Constitui adaptao de uma primeira verso apresentada ao Simpsio no. 131 da Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research sobre "World Anthropologies: Disciplinary Transformations within Systems of Power" realizado em Pordenone (Itlia) de 7 a 13 de maro de 2003.

ILHA

Vous aimerez peut-être aussi