Vous êtes sur la page 1sur 13

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS

Processo n 2007.2.000172-2 Autos de tentativa de homicdio Ru: EDILSON FRANCISCO DOS SANTOS Vtimas: MIGUEL FERREIRA JNIOR E HONOFRE PEREIRA VERAS Assunto: ALEGAES FINAIS

Douto Julgador:
I RELATRIO: O representante do MINISTRIO PBLICO, em exerccio neste Juzo, usando das atribuies que lhe so conferidas por lei, oferece ALEGAES FINAIS, nos termos do art. 403, 3do Cdigo de Processo Penal. Segundo consta da denncia, no dia 29 de agosto de 2007, por volta das 09:00 h, o ru teria atentado contra a incolumidade fsica das vtimas, ao obstruir, violentamente, diligncia policial lcita ordenada por autoridade competente.

De acordo com as provas produzidas nos autos, a companheira do ru, no suportando mais as ameaas e agresses que sofria por parte deste, procurou a DEPOL para relatar os fatos. Ela pretendia deixar sua casa, localizada na Juscelino Kubitschek, Bairro do Arroz, mas temia ser agredida pelo ru quando fosse apanhar seus pertences e resgatar seu filho, de quatro anos de idade.
Pg.1

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS O delegado de planto, com base art. 11, IV da Lei n 11.340/06, determinou que o investigador Miguel Ferreira a acompanhasse. E, por existir interesse de incapaz, o conselheiro tutelar Honofre Veras tambm participou da diligncia.

Ao tomar conhecimento de que a referida senhora estava no interior do lar comum, o denunciado se dirigiu at o local; e, bastante alterado, tentou impedir que a diligncia se ultimasse, agarrando Eliane pelo brao.

A vtima, Miguel, interveio e conseguiu libertar Eliane, colocando-a no interior da viatura. Nesse momento, o ru se armou com um pedao de pau e partiu para cima de Miguel. O policial desferiu um tiro de alerta para o cho, na tentativa de dissuadir o ru. No entanto, esse continuou a avanar e agarrou-se com o policial, tentando tomar-lhe a arma.

Em virtude da luta corporal, alguns disparos foram produzidos. Um atingiu a perna direita do conselheiro tutelar Honofre Veras e outro o abdmen e coxa de Miguel. Por fim, o ru fugiu do local do crime, s carreiras. o breve relatrio. II MRITO:

Pg.2

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS 1 CONSIDERAES GERAIS: A materialidade do crime foi comprovada por intermdio dos seguintes documentos: 1) Laudos de Exame de Corpo de Delito, s fls. 05, 06 e 58. 2) Laudo e Exame Pericial em arma de fogo, fl. 59 Devidamente instrudo o processo, foi ouvido em juzo o acusado Edilson Francisco dos Santos (fls. 70/71 dos autos). Ele admitiu os fatos narrados na denncia, mas alegou que sua conduta foi praticada com escopo de defesa:
(...) Que sem motivo aparente o policial passou a efetuar disparos para o alto; que o policial efetuou um disparo na perna do depoente; (...) que depois de ferido os conselheiros incentivaram os policiais a atirar no ru a fim de mat-lo; (...) que ento vendo que ia morrer e para se defender o depoente entrou em luta com o policial; que na luta corporal o policial acabou sendo atingido; que no sabe como o conselheiro Honofre foi atingido; (...) que todos os disparos foram efetuados pelo policial at mesmo o que acabou o atingindo. (grifamos).

Na ocasio da defesa prvia (fl. 73/74), o patrono do acusado no se manifestou acerca do mrito da denncia, reservando para o momento das alegaes finais, vindo a arrolar as testemunhas.

Pg.3

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS A vtima Honofre Pereira Veras, s fls. 89/90 em juzo, declarou incisivamente:
(...) que so verdadeiros os fatos constantes da pea vestibular; (...) que o acusado pegou um pedao de pau e partiu para cima do policial militar com o escopo de lhe tomar a arma; que o policial disparou um tiro de advertncia para que se afastasse, entretanto, o acusado no obedeceu ordem e partiu para cima do policial; que chegaram s vias de fato e luta corporal, momento em que houve mais disparos; no sabe a quantidade certa de tiros; o acusado fugiu do local; o depoente acabou ferido. (grifamos).

A vtima, Miguel Ferreira Jnior, apontou, tanto na fase inquisitorial quanto em juzo, o ru como o autor do fato que lhe ofendeu a integridade fsica, e esclareceu ainda como tudo se deu (fls. 97/98):
(...) tudo estava indo bem e a viatura da polcia estava sendo carregada com os pertences da mulher; de repente o acusado chegou se alterando com sua mulher; (...) os conselheiros tomaram a frente e foram tentar conversar com o acusado; (...) ento o declarante se aproximou do acusado e pediu que o mesmo se acalmasse e o acompanhasse at a delegacia de polcia; o acusado no atendeu a advertncia e pegou um pedao de pau e partiu para cima do declarante; (...) o acuado no se intimidou e foi para cima do declarante com a inteno de desarm-lo ; nesse momento o declarante efetuou outro disparo, dessa vez para atingir a perna do acusado e imobiliz-lo; (...) ainda assim o acusado no parou e conseguiu chegar at o declarante, momento em que travaram luta corporal pela posse da arma; aps a guinada da arma disputava por
Pg.4

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS


ambos houve um disparo acidental; o declarante acabou sendo atingido na barriga transpassado o tiro at sua perna; em razo desse disparo ficou inabilitado para suas funes por sessenta dias; (...) acredita que o acusado tinha inteno de acert-lo.

O depoimento testemunhal, inserto nos autos, no mesmo sentido:


Que presenciou os fatos narrados na denncia; (...) o acusado estava muito alterado; o policial deu um tiro de advertncia para que o acusado se afastasse; mas o acusado no obedeceu a ordem e foi para cima do policial; ento chegou-se a vias de fato e luta corporal, momento em que houve mais alguns disparos, no sabe a quantidade certa de tiros. (Testemunha Valdemir da Silva, fls. 88-89).

2 DOLO EVENTUAL: Dentro da teoria finalista da ao relativa ao fato tpico, o dolo representa o elemento psquico que impulsiona a ao humana. Ele possui dois planos: um cognitivo (ou intelectual) e outro volitivo. O componente cognitivo representa a conscincia de que determinada ao, ao dar incio a um processo causal, pode levar a um resultado especfico. Se o agente tiver conhecimento desse iter, preencher o primeiro plano do dolo. No importa, neste momento, saber se ele queria ou tolerava o resultado concreto. Basta a conscincia de que sua conduta possui aptido de produzi-lo.

Pg.5

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS O plano volitivo consiste na vontade, informada pelo conhecimento do desdobramento causal, de realizar a ao e produzir o resultado. Na mente humana, a anlise feita do final para o comeo. O autor, primeiro, imagina o resultado, por exemplo, a morte. Depois escolhe uma dentre as muitas aes aptas a disparar o processo causal que a produzir. Ele pode valer-se de facadas, tiros, envenenamento e etc. A definio de querer o resultado, no entanto, no abrange todas as formas de dolo. Nosso ordenamento considera outro estado mental como caracterizador desse tipo de crime. Trata-se do dolo eventual. Aqui, o autor tem conscincia de que sua ao pode produzir o resultado e, ainda assim, opta por agir, assumindo o risco previsvel. Em outras palavras, o ru tolera o resultado. Note-se que a distino entre dolo direto e eventual est apenas no plano volitivo. No primeiro, o agente quer o resultado, no segundo, apenas o tolera. O renomado Nelson Hungria, citado pelo doutrinador Fernando Capez, lembra a frmula de Frank para explicar o dolo eventual: Seja como for, d no que der, em qualquer caso no deixo de agir (CAPEZ, Fernando. Direito Penal: parte geral. 9 ed. So Paulo: Saraiva 2005, p. 203).

Pg.6

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS Magalhes Noronha dizia que age com dolo eventual o agente que, embora no querendo o evento como razo de sua ao, o prev e no obstante age, aceitando sua realizao (Do Crime Culposo. So Paulo: Saraiva, 1974, p. 117). Conforme prelecionava Anbal Bruno, trazido colao por Jos Frederico Marques, ao contrrio do que ocorre no dolo direto, no eventual a vontade no se dirige propriamente ao resultado, mas apenas ao ato inicial, que nem sempre ilcito, e o resultado no representado como certo, mas s como possvel. Mas o agente prefere que lhe ocorra a desistir do seu ato (Curso de Direito Penal, vol. II/204). A jurisprudncia no discrepa do entendimento doutrinrio, como possvel vislumbrar da seguinte deciso, verbis:
Pelo que consta dos autos dessume-se que o ru previu que, fazendo o que fez, poderia perfeitamente matar a vtima, desta feita, h elementos de convico bastantes e suficientes que autorizam a concluso de que esse risco foi efetivamente assumido. Em suma, o dolo eventual se caracteriza pela anuncia que o agente presta ao resultado. (TJSP Ap. Rel. Celso Limongi JTJ167/311).

No caso concreto, os depoimentos indicam que o ru, desrespeitando ordem legal, partiu para cima de um policial armado, e, travando luta corporal com este, produziu os disparos de revolver que atingiram o prprio policial e o conselheiro tutelar Honofre, que estava prximo.

Pg.7

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS Em tal circunstncia, o homem mdio teria plena conscincia de que, agindo como o ru, poderia provocar disparo na arma de foco e atingir mortalmente as pessoas que estavam no local. Portanto, mesmo tendo conscincia do risco que criou para sua vida e para a vida das demais pessoas, o ru, tolerando o resultado previsvel, optou por desrespeitar a ordem legal e travou luta corporal com o policial, provocando os disparos. Quando o caso concreto versa sobre dolo direto, para saber se a inteno o agente era matar ou apenas lesionar, temos que analisar as circunstancias que adornam o crime. Levamos em conta, principalmente, trs elementos: o tipo de arma, o local das leses e o nmero de investidas. Se o autor utiliza de pedao de madeira, dizemos, a princpio, que seu dolo era apenas de lesionar, mas se a ao delituosa perpetrada com o uso de um pistola .40, a tendncia a de que haja animus necandi. Analisamos, tambm, o local em que a leso produzida. Uma paulada na barriga no indica a inteno de matar, mas um tiro nessa mesma regio, certamente representa tal desiderato. Por fim, valemo-nos do nmero de investidas do ru. Como dito antes, quem utiliza um pedao de madeira e atinge o abdmen de outrem, a principio, no

Pg.8

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS quer matar, porm se sua investida representar quinze ou vinte pauladas no abdmen, a meu ver o dolo de matar ser evidente. No caso concreto, a vtima Miguel estava armado com uma pistola .40 (fl.59). Com base no senso comum, quem ataca um policial nessas circunstncias, assume o risco de matar ou morrer. Alm disso, as testemunhas afirmaram que durante a briga corporal mais de um tiro foi disparado e , mesmo assim, o ru no desistiu de seu intento, assumindo o risco de que outros tiros atingissem as pessoas envolvidas no evento. Por derradeiro, h de se registrar que a vtima Miguel foi atingida em seu abdmen, como demonstra o laudo de fl. 58. Se aplicarmos as peculiaridades do caso concreto queles trs elementos indicados acima (arma utilizada, local da leso e nmero de investidas), teremos de concordar que o ru assumiu o risco de matar, o que apenas no aconteceu por circunstncia alheia a sua vontade. Mesmo que haja dvida sobre o dolo do agente, se animus necande ou animus laedendi, essa questo dever ser apreciada e resolvida pelo Juiz Natura, vale dizer, o conselho de sentena do tribunal do Jri. Esse o entendimento da jurisprudncia, verbis:

Pg.9

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS


"(...) 3- Somente h a desclassificao nesta fase para outro crime que no o da competncia do conselho de sentena, quando as provas so robustas e afirmativas a respeito da falta de animus necandi. Existindo dvida sobre isto, mantm-se a pronncia, cabendo ao juiz popular dizer o direito a respeito do assunto ." (TJ/PR, 1 Cmara Criminal, RSE 449.576-5, Rel.: Juiz Conv. Luiz Osorio Moraes Panza, unnime, J. 21/02/2008). Sem negrito no original

Cabe averbar, que a concluso do laudo pericial no sentido de que a vtima Miguel no correu risco de vida, no exclui a possibilidade de tentativa de homicdio. O que define o crime a inteno do agente ou, ao menos, a previsibilidade de um resultado do qual ele assumiu o risco de produzir. As leses efetivamente produzidas na vtima so irrelevantes para esse fim.
A jurisprudncia no mesmo sentido: A classificao do crime de homicdio tentado no feita pela natureza da leso causada na vtima, mas, sim, pelo dolo do agente, ou seja, se o agente teve a inteno de matar ou, ao menos, assumiu o risco de produzir esse resultado ou se o seu intuito foi apenas causar leses corporais. A tentativa de homicdio pode ocorrer mesmo quando a vtima no sofra qualquer leso, como no caso da chamada tentativa branca (TJSP 4. Cm. Crim. Frias HC 368.766-3/0 Rel. Hlio de Freitas j. 22.01.2002 JTJ-LEX 255/453).

Pg.10

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS 3 EMENDATIO LIBELLI A emendatio libeli ocorre quando o Juiz modifica a tipificao constante da pea acusatria. Tal alterao no se fundamenta no surgimento de fato novo. Trata-se apenas de um re-enquadramento jurdico do mesmo fato, em todas as suas peculiaridades. Esse tipo de alterao afeioa-se possvel em nosso ordenamento, sem que haja qualquer prejuzo para a defesa. que, no processo penal, o ru no se defende da tipificao constate da denncia, mas sim, dos fatos que lhe foram imputados (e como visto, esses no se alteram). O STJ firmou entendimento no mesmo sentido, verbis:
O acusado defende-se dos fatos narrados na denncia, e no de sua capitulao. Assim, permitido ao Tribunal dar ao fato definio jurdica diversa daquela apontada na denncia, ainda que, em conseqncia, tenha que aplicar pena mais grave (CPP, at. 383) (HC 10.105, SP Rel. Edson Vidigal, 23/11/1999.

No caso em comento, nota-se que no houve qualquer alterao dos fatos descritos na denncia. Trata-se, to-somente, de novo enquadramento jurdico; antes, leso corporal; agora, tentativa de homicdio por dolo eventual. 4 LEGTIMA DEFESA

Pg.11

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS No seu depoimento em juzo, o ru cria a idia de que sua ao tinha escopo de defesa, em fase de agresso injusta perpetrada pela vtima Miguel. No entanto, todos os demais depoimentos dos autos, apontam em outra direo. As vtimas e testemunhas deixam claro que a diligncia policial fora realizada dentro dos limites da legalidade . Portanto, no havia injusta agresso contra a qual o ru pudesse se insurgir (inexistncia do elemento objetivo da legtima defesa).

Por outro lado, os depoimentos indicam que foi o ru quem iniciou as agresses, avanando contra o policial com um pedao de madeira. Assim, torna-se foroso concluir que o seu escopo fora exclusivamente de ataque (inexistncia do elemento subjetivo da legtima defesa). Em verdade, foi o ru quem criou uma situao de injusta agresso.

Como se v, a tese de legitima defesa no encontra sustentao nas provas dos autos, devendo, destarte, ser afastada.

III PEDIDO:

Em fase ao exposto, o Ministrio Pblico requer a emendatio libelli, com arrimo no art. 383 do Cdigo de Processo Penal, a fim de que o ru, Edilson Francisco dos Santos seja pronunciado, nos termos do art. 413 do CPP, e, conseqentemente, levado a julgamento pelo Tribunal do Jri desta Comarca, pelo crime de tentativa de homicdio (art. 121 c/c art. 14, II, todos do CP), contra as vtimas Miguel Ferreira Junior e Honofre Pereira Veras. Nestes termos, Pede deferimento.
Pg.12

PROMOTORIA DE JUSTIA CRIMINAL DE RURPOLIS


Rurpolis, 09 de maro de 2009.

HLIO RUBENS PINHO PEREIRA Promotor de Justia

__________________________
Promotor de Justia Eleitoral Cumulando a Primeira Promotoria Cvel, Primeira Promotoria Criminal, Promotoria do Meio Ambiente, Promotoria Criminal junto ao Juizado Especial da Ulbra, todas no Municpio de Santarm; e Promotoria de Justia de Rurpolis e Promotoria Eleitoral de Rurpolis.

Pg.13

Vous aimerez peut-être aussi