Vous êtes sur la page 1sur 9

A produo de VIDEO-CASOS em hipertexto na educao matemtica: uma contribuio para professores de matemtica.

Adelino Candido Pimenta

Orientador: Prof. Dr Romulo Campos Lins Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica da Universidade Estadual Paulista UNESP em Rio Claro- SP.

1.Tema Com essa pesquisa proponho produzir material didtico-pedaggico para o desenvolvimento profissional de professores de matemtica, em servio e em pr-servio, no formato de vdeo-casos constitudo por uma configurao de hipertextos, para investigao na pesquisa e posteriormente possam ser utilizados por professores na sua prtica docente. Investigao do processo de produo - inclusive vista como parte do processo de formao e de seu uso na formao por professores no envolvidos na sua produo. 2. Pergunta ou Problema Em 1977 iniciei minha vida profissional como professor de matemtica ao mesmo tempo em que ingressava no curso de Licenciatura Plena em Matemtica na Universidade Catlica de Gois (UCG). Ao longo deste tempo, tenho acumulado experincias e muitas inquietaes no que diz respeito formao de professores e sua prtica profissional, notadamente no Estado de Gois. A partir de 1991, alm do trabalho na UCG, fui aprovado em concurso no Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois (CEFET-GO) ampliando assim, a minha prtica como professor de Matemtica tanto no ensino privado quanto no pblico. Na primeira instituio integrei o grupo de docentes envolvidos na formao de professores e de outros profissionais da rea de cincias exatas. Na segunda, alm das atividades de ensino, envolvi-me com tecnologias por absoluta necessidade de atualizar-me e adequar-me aos fins desta instituio. A necessidade de responder s minhas inquietaes, fez-me buscar respostas que pudessem contribuir tanto para me tornar um professor que se ajustasse ao tempo atualizado quanto a minha prtica na formao de professores tambm se tornasse uma outra contribuio.

E foi nesta caminhada, construda com participaes em reunies, simpsios, seminrios, congressos dentre outros eventos de mesma natureza , em educao matemtica, que passei a ter interesse por esta rea do conhecimento e tento me colocar na condio de pesquisador, basicamente, mediante as seguintes questes que se colocam, a mim, como inquietaes: Nos ltimos dez anos, mais notadamente, temos convivido com uma expanso das possibilidades de uso das TIC Tecnologias da Informao e Comunicao por profissionais da rea de educao, na educao matemtica e outras reas do conhecimento, o que vem permitindo a produo de material instrucional variado e que pode ser distribudo em diferentes mdias assim como nas mais diversas reas do conhecimento tais como: medicina, administrao, cincias humanas etc. E diante da gradativa popularizao destas mdias, como podem elas contribuir, na formao de professores de Matemtica, especialmente nos programas de capacitao em que os professores passaram a ter acesso a informaes essenciais para melhoria de sua formao? A utilizao de vdeo-casos em hipertexto poder contribuir para a produo de conhecimentos do professor de matemtica, na educao matemtica? O uso de case studies na formao de profissionais no to recente. Tratava-se, no incio, de histrias reais ou ficcionais que o profissional em formao estudava, com a finalidade de refletir sobre aspectos de sua profisso. Os textos principais so acompanhados de case questions, que tm o papel de estimular certo tipo de reflexo. Dos case studies em papel, passa-se para os em vdeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferena natural de se acrescentar mais verosemelhana aos casos 'contados'. Bastante mais recente a proposta de vdeo casos em hipertexto. A diferena que a 'navegao' do caso passa a ser fortemente no linear, o que permite, em certa medida, que o profissional em formao crie, na prtica, seu prrio case, j que pode caminhar de muitas maneiras entre vdeos, questes e outras informaes contidas no caso. Mesmo este trajeto pode ser registrado e analisado e esperamos incorporar isto em nosso projeto. Diante disso, pergunta-se: como produzir vdeo-casos em hipertexto de tal modo que ele se constitua em material didtico-pedaggico para a formao e o desenvolvimento

profissional do professor de matemtica e qual a sua contribuio para que ele possa refletir sobre a sua prtica profissional?

3. Justificativa Este projeto apresentado com o propsito de se constituir em mais um dos que integram o projeto maior intitulado "Design e implementao de um programa de formao continuada de professores de Matemtica", objeto de estudos do grupo de pesquisa Sigma-t, ambos coordenados pelo prof. Dr Romulo Lins. Em relao educao matemtica, espero, com esta pesquisa, obter resultados que contribuam para o desenvolvimento profissional do professor de matemtica, bem como uma perspectiva ampliada e buscando compreender como este desenvolvimento acontece. no registro das suas atividades, de sua prtica, e no seu desenvolvimento profissional que buscaremos identificar o que vem ocorrendo e nesse sentido escreve Perrenoud: Professores produzindo e usando com o propsito de suscitar reflexes sob a sua prtica e a de outros. E que neste processo eles sejam induzidos a fazer escolhas, avaliar o que melhor, utilizar conhecimentos e informaes como elementos importantes em sua prtica na educao (PERRENOUD, 2001, p.13).

No meu entendimento, a produo e utilizao de vdeo-casos em hipertexto podero se constituir em instrumentos que, mediante uma abordagem didtico-pedaggica, propiciaro situaes a suscitar levando-o a elaborar reflexes sobre a prtica profissional do professor de matemtica conjecturas, realizar anlises e interpretaes com caractersticas

especficas e apropriadas do seu desempenho e aprimoramento profissional, diante de sua prtica cotidiana. De acordo com Lins: "Os vdeo-casos em hipertexto representam um grande avano em seu uso e consistem em um caso que usa, alm de vdeo, a estrutura de pginas www." (LINS, 2005, s.p.) e que de certo modo "a caracterstica de hipertexto permite um engajamento muito mais realista do que no caso do texto e do vdeo simples" (LINS, 2005, s.p.). Penso que os vdeo-casos, em educao matemtica, podero se incorporar aos acervos de bibliotecas virtuais, no formato de DVD's, em experincias, cursos etc.. Em particular, o acesso ao acervo de vdeo-casos em hipertexto abre a possibilidade de acesso a uma variedade de situaes e tipos de experincia que dificilmente um professor poderia ter de outra forma. Assim, em que pese a limitao natural de se estudar um caso, penso que esta fica compensada pela diversidade a que se tem acesso.

Alm disso, entendo tambm que eles vdeo-casos - possam se transformar em fontes inspiradoras na produo do conhecimento, nas estratgias dos professores de matemtica em sua prtica contribuindo nas situaes e momentos de tomada de decises, conforme sinaliza Perrenoud: "A estratgia adequada deve ser encontrada em cada caso, baseando-se, naturalmente em uma linha mestra, pedaggica e tica, mas tambm em funo do grupo, da situao e dos mecanismos do momento" (PERRENOUD,2001, p.74) . Em relao educao matemtica, esta pesquisa pauta-se na compreenso da educao enquanto prtica social. Ou seja, enquanto processo educativo ou formativo que se estabelece em diferentes contextos e sob intensas contradies sociais:

(...) a educao (...) concebida como uma prtica social, uma atividade humana e histrica que se define no conjunto das relaes sociais, no embate dos grupos ou classes sociais, sendo ela mesma forma especfica de relao social. O sujeito dos processos educativos aqui o homem e suas mltiplas e histricas necessidades (materiais, biolgicas, psquicas, afetivas, estticas e ldicas). (FRIGOTTO, 1999 p.31)

Pretende-se, com esta pesquisa, entender e propor metodologias utilizando vdeo-casos em hipertexto, na formao de professores em servio e em pr-servio, de modo a oferecer subsdios que clarifique na compreenso dos diferentes caminhos pelos quais as polticas educacionais tm se constitudo a partir das "(...) questes no mbito das relaes entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e educao ou qualificao humana(...)" (FRIGOTTO, 1999 p.26), na prtica profissional do professor de matemtica. J em relao ao uso das TIC Tecnologias da Informao e Comunicao - na formao de professores de matemtica e no seu desenvolvimento profissional penso que necessrio procurar compreender os encontros e desencontros que tm perpassado a crescente, e to propagada, revoluo tecnolgica e sua contribuio no contexto da educao matemtica. neste contexto que se espera a articulao entre as tecnologias envolvidas para a produo dos vdeo-casos em hipertextos visando formao e desenvolvimento profissional do professor de matemtica e a educao matemtica, numa perspectiva de anlise da produo de significados fundamentados no MTCS Modelo Terico dos Campos Semnticos (LINS, 2004).
4

Trata-se de uma meta a ser perseguida, pois entendo a relevncia do papel e da funo social do professor de matemtica na educao matemtica, num contexto de transformao e contradio social. Assim, acredito que os vdeo-casos possam inspirar esses profissionais a questionarem o impacto das polticas pblicas na sua formao e no seu desenvolvimento profissional vigentes. 4. Relevncia No levantamento bibliogrfico realizado, deparei-me com a escassez de trabalhos de investigaes envolvendo esta temtica. Da o meu entendimento de que este j seja um dos argumentos que por si justifica a relevncia do projeto de pesquisa. Algumas produes divulgadas so relacionadas a vdeo-paper mas que no se mostram identificados com o propsito inserido neste projeto, em educao matemtica . Trata-se de uma temtica muito recente e de interesse do grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr Romulo Lins principalmente se levarmos em conta que as pesquisas realizadas, includas as mais recentes, no apresentam qualquer indicao para trabalhos desta natureza na formao e desenvolvimento profissional de professores de matemtica em nosso pas. E assim, espero contribuir na formulao de elementos que propiciem condies para uma discusso, reflexo e, se possvel, implementao de novas propostas pedaggicas, condizentes com o nosso tempo, como forma de contribuir para a transformao do modelo de formao profissional do professor de matemtica das instituies de ensino. Alm de propiciar condies para o desenvolvimento profissional dos professores de matemtica em servio em conformidade com as influncias decorrentes do processo de globalizao e avanos tecnolgicos que permeiam o nosso tempo e que sofrem influncias

significativas decorrentes do multiculturalismo. Entendo assim que, com esta pesquisa, terei possibilidades de estar oferecendo condies de suporte a outros projetos de pesquisa em Educao Matemtica. Existe, tambm, a possibilidade de cooperao, neste trabalho, da equipe liderada pelo Dr Jiansheng Bao, da Universidade Soochou (China 5. Metodologia Inicialmente pretendo adotar os procedimentos metodolgicos previstos no projeto maior, sob a coordenao do prof. Rmulo Lins, indicando que os registros dos casos sejam efetuados por intermdio do:

design e implementao de um curso de especializao para professores de Matemtica. A escolha pela especializao se deve ao fato de que mudanas em uma licenciatura so difceis de implementar, tanto por motivos legais quanto por motivos da dinmica de um departamento (oposies, divergncias, pontos de vista). A especializao, por sua natureza, nos d a liberdade e a flexibilidade que necessitamos. Assim, de certa forma, esta especializao ser um projeto piloto para, mais tarde, uma possvel implementao em licenciatura ou mestrado profissional (LINS, 2005, s.p.)

Para a realizao dos cursos de especializao j contamos com a adeso das seguintes universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora - MG, Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois (CEFET-GO), em Goinia, e na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP. Em cada uma delas, o curso de especializao ser oferecido e constitudo de uma turma a ser formada conforme critrios e corpo docente prprios,a serem em conjunto com as instituies citadas. A fundamentao metodolgica ser aquela que o grupo de pesquisa Sigma-t entender ser a mais apropriada ao trabalho de pesquisa assim como para a anlise dos dados coletados e registrados. De certa forma, creio que a presena predominante seja a de uma pesquisa qualitativa luz do MTCS Modelo Terico dos Campos Semnticos (LINS, 1997). Alm desta contextualizao, a metodologia de trabalho com os temas de cada etapa, dever ser a seguinte: a) problematizao visando detectar as concepes de formao de professores predominantes e suas dificuldades conceituais; b) reviso e atualizao bibliogrfica relacionada ao tema - literatura relevante - e discusso; c) Quanto construo de vdeo-casos em hipertexto: i) definio da arquitetura padro dos casos;

ii)

documentao de depoimentos de especialistas - alunos/professores... mediante a contextualizao, a construo histrica e a integrao com os trabalhos j produzidos por integrantes do grupo de pesquisa Sigma-t;

iii) iv) v)

seleo dos vdeos centrais; elaborao das questes relacionadas a cada caso; montagem e disponibilizao dos casos.

Em se tratando de equipamentos, pretendo utilizar os recursos disponveis em cada uma das instituies de ensino mencionadas pois j contam, inclusive, com os recursos tcnicos apropriados. Durante o desenvolvimento da pesquisa, manterei permanente dilogo com os membros do Sigma-t, no sentido de que os possveis desvios, sejam eles de natureza metodolgica ou de fundamentao terica, possam ser re-orientados no prprio percurso experimental e desenvolvimento da pesquisa. Por intermdio de entrevistas de professores envolvidos nos cursos de especializao, levantarei aspectos diversos que possam contribuir para a compreender e verificar possveis impactos do envolvimento de professores na produo e no uso dos vdeo-casos em hipertexto. 6. Cronograma semestre/2005 ao primeiro

Integralizao dos crditos obrigatrios primeiro (disciplinas dos grupos A, B, C)

semestre/2006

Definio da arquitetura padro dos casos primeiro semestre de 2006

Seleo de vdeos centrais

agosto de 2006 a dezembro de 2006

Elaborao das questes relativas a cada agosto de 2006 a junho de 2007 caso Montagem e disponibilizao dos casos Acompanhamento envolvidos Redao da tese para a qualificao Qualificao Defesa da tese Durante a pesquisa Final de 2007 2008 de junho a dezembro de 2007

professores No decorrer de 2007

7.

Bibliografia.

FRIGOTTO,G. Educao e a crise do capitalismo real, Cortez,1995,1997: So Paulo. LINS, R. C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmtica e lgebra para o sculo XXI,

Editora Papirus,1997, Campinas-SP. _____ Por que discutir teoria do conhecimento relevante para a Educao Matemtica. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Perspectiva em Educao Matemtica: concepes e perspectivas. P.75-94, Editora da UNESP,1999, So Paulo. _____ Matemtica, monstros, significados e Educao Matemtica; in: Educao Matemtica: pesquisa em movimento, M. A. V. Bicudo (ed), Cortez, 2004, So Paulo LIN, P.J. On developing teachers knowledge by using cases constructed by researcher and classroom teachers. In Proceedings of the 24th International Group for thePsychology of Mathematics Education, 3, July 23-27,2000, Hiroshima , Japan, pp.231-238. _____ Using research-based cases to enhance pr-service teachers`understand-ing of teaching mathematics and their reflections. Paper presented at the 2001 The Netherlands and Taiwan Conference on Common Sense in Mathematics`Education, 2001, November 19-23, Taipei , Taiwan . _____ On enhacing teachers`knowledge by constructing cases in classroom. Journal of Mathematics Teacheer Education, 2002, 5, 317-349. MICHAEL , B. Case study research in 1999,Buckingham-Philadelphia. PERRENOUD,P. Ensinar: agir na urgncia, decidir na incerteza, Artmed Editora, 2001, Porto Alegre. SILVA, A.M. DA. Uma Anlise da Produo de Significados para a Noo de Base em lgebra Linear. Rio de Janeiro: 1997, 162p. Dissertao de Mestrado, USU. _____. Sobre a Dinmica da Produo de Significados para a Matemtica.Rio Claro: 2003, 243p. Tese de Doutorado, IGCE/UNESP. educational settings, Open University Preess,

8. Leituras complementares

CAMARGO, D. A. F. Conhecimento figurativo e operativo: dois aspectos da aprendizagem que pode dificultar o trabalho do professor.Teoria e Prtica, vol. 3 n. 4, 2-5,1995, Rio ClaroSP.

FRANT, J. A informtica na formao de professores. Educao Matemtica em Revista SBEM, 1994, n.3, 25-28. So Paulo.

VYGOSTY, L. S. Pensamento e linguagem. Martins fontes, 1989, So Paulo.

D'AMBRSIO, U.Educao matemtica: da teoria prtica. Papirus, 1997, Campinas-SP.

BECKER, F.Epistemologia do professor, Ed Vozes, 1994, Petrpolis.

BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigao Qualitativa em Educao: uma introduo a teoria e aos mtodos . Porto Editora, 1994, Portugal

FIORENTINI, D. Relao de teses e dissertaes de mestrado, doutorado ou livre docncia produzidas/defendidas no Brasil e que tratam da Educao Matemtica. Campinas: CEMPEM/FE-UNICAMP,s.d;Disponvel <http://www.cempem.fae.unicamp.br/teste.html>. Acesso em: 15 dez 2004. So Paulo. em

Vous aimerez peut-être aussi