Vous êtes sur la page 1sur 11

UnB/CESPE INMETRO

Nas questes de 31 a 70, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 31 QUESTO 33

Embora considere que o ciberespao criado pelas redes telemticas constitua ambiente propcio para o desenvolvimento da inteligncia coletiva tpica da cibercultura, Pierre Lvy pensa essa inteligncia como um fenmeno complexo e ambivalente, que pode tambm gerar formas negativas decorrentes do acesso s informaes e de seu uso, tais como sobrecarga cognitiva e estupidez coletiva.
Maria Luisa Belloni. Educao a distncia. Campinas/SP: Autores Associados, 2009, p. 68 (com adaptaes).

A partir da dcada passada, com o advento das novas tecnologias de informao e comunicao (TICs), tem-se desenvolvido uma cultura de mdias integrada cibercultura. Com relao a essa cultura de mdias e s novas TICs, assinale a opo correta. A A evoluo das tecnologias digitais de comunicao online contribuiu para a dessocializao da sociedade segmentada, que se transformou em sociedade de massa, cuja expanso foi acelerada pela democratizao do acesso a informao. B As mdias, consideradas agentes da socializao no mundo contemporneo, transmitem valores, padres e normas de comportamento e referncias para a formao de identidades. C A natureza multimdia dos ambientes online, embora propicie a construo de situaes de aprendizagem audiovisuais, torna difcil a integrao entre os recursos dos meios convencionais, como TV, rdio e texto impresso, e os dos meios digitais, o que inviabiliza a construo de uma pedagogia da aprendizagem online integradora e experimental. D As TICs apresentam novas funes comunicacionais, em um processo evolutivo que exige dos fabricantes aparelhos cada vez mais especficos para cada uma delas. E Digitalizao corresponde ao registro em cdigo numrico de toda e qualquer informao que pode ser manipulada, modificada ou editada em qualquer mdia eletrnica ou impressa em qualquer lugar e a qualquer tempo.
QUESTO 34

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a noo de ciberespao, assinale a opo correta. A De acordo com as teorias sobre o ciberespao, a interao na educao a distncia (EAD) online restringe-se relao do educador ou do aprendiz com determinada ferramenta digital, ou seja, ao do indivduo sobre os meios e destes sobre aquele. B A interao proporcionada pelos meios telemticos caracterizase pela intersubjetividade. C As tcnicas de simulao, em especial as que utilizam imagens interativas, medida que ampliam a inteligncia coletiva, debilitam a capacidade de raciocnio individual. D A ampliao do ciberespao determina automaticamente o desenvolvimento da inteligncia coletiva. E Nos cursos a distncia online, a aprendizagem deve ocorrer por meio da interao e no da interatividade.
QUESTO 32

Considerando as implicaes que o ciberespao traz para a educao, assinale a opo correta. A O ciberespao sustenta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funes cognitivas humanas. B Na era da cibercultura, a transmisso do conhecimento deve ser previamente planejada, estabelecendo-se contedos fixos, predeterminados, visto que os percursos da aprendizagem na EAD devem ser comuns a todos os indivduos. C No ensino a distncia online, o professor desempenha o papel de fornecedor direto do conhecimento. D A simulao, modo de conhecimento prprio da cibercultura, utilizada para substituir experincias concretas, mas no possibilita a formulao e a explorao detalhadas de inmeras hipteses de pesquisa. E Com as mudanas sociais e tecnolgicas, as instituies educacionais tornam-se virtuais, ampliando, dessa forma, seu campo de ao, com a implementao de projetos pedaggicos rgidos e focados na transmisso de contedo que conferem seriedade ao processo educativo a distncia.

Considerando que o desenvolvimento das TICs constitui um dos fatores-chave para explicar as transformaes econmicas, sociais, polticas e culturais ocorridas nas duas ltimas dcadas, assinale a opo correta. A As novas TICs transformam os ambientes educacionais, mas no alteram profundamente o pensamento e a viso de mundo da sociedade. B As mudanas proporcionadas pelas TICs alcanam todas as reas do conhecimento e beneficiam o Brasil, onde mais de 80% da populao tem acesso Internet. C A expresso novas tecnologias foi cunhada durante a Revoluo Industrial, perodo histrico em que o crescimento cientfico da humanidade acelerou-se. D Tecnologia refere-se a todo o conhecimento utilizado na criao de inventos que auxiliem a execuo de um trabalho preestabelecido. E A terceira Revoluo Industrial propiciou grande avano cientfico em razo do surgimento, nesse perodo, da microeletrnica, dos computadores e das telecomunicaes.
10

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 35 QUESTO 37

Considerando que, de acordo com as teorias sobre a construo do conhecimento, o processamento da informao pode ocorrer de modo lgico-sequencial, hipertextual e multimiditico, assinale a opo correta. A No processamento lgico-sequencial da informao, que se expressa na fala e na escrita, a construo do conhecimento ocorre aos poucos, em sequncia concatenada, espacial ou temporal, e em um cdigo relativamente definido, que o da lngua. B O processamento da informao de forma hipertextual possibilita uma leitura rpida por meio da sobreposio de contedos expressos em diferentes linguagens que, em conjunto, adquirem significaes provisrias, dependentes de interpretao subjetiva, ou seja, conforme o interesse, as maneiras de perceber, de sentir e de se relacionar com a informao prpria de cada indivduo. C Conectar informaes expressas em mltiplos suportes, de modo que a leitura de uma remeta leitura da outra, possibilitando a construo de novos significados, corresponde ao modelo de processamento multimiditico da informao. D O processamento multimiditico da informao demanda mais tempo para a leitura de contedos que o processamento lgicosequencial. E Em face da multiplicidade de fontes de informao atualmente disponveis, o processamento multimiditico da informao o que possibilita a seleo mais eficiente de informaes significativas ou relevantes para o indivduo.
QUESTO 36

Acerca de planejamento de ensino, assinale a opo correta. A Deve-se sistematizar, no plano de ensino, as atividades docentes que tm por finalidade o alcance dos objetivos educacionais; as aes esperadas dos discentes devem ser detalhadas em outro documento. B A eficcia da atuao pedaggica depende, em grande parte, da organicidade, coerncia e flexibilidade do planejamento de ensino. C Na composio do plano e ensino, o tpico desenvolvimento metodolgico destina-se descrio das capacidades cognitivas dos alunos que devem ser estimuladas, sendo desnecessrio articular os objetivos educacionais e os contedos a mtodos e procedimentos de ensino. D Para que o ato educativo seja eficiente, o planejamento de ensino deve ter natureza facultativa, podendo ou no ser cumprido, a depender do resultado, positivo ou no, do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido pelo professor. E O planejamento da aula consiste na escolha pelo docente das estratgias didticas adequadas ao ensino e aprendizagem de determinados contedos, sendo desnecessrio, portanto, explicitar essas escolhas em documento formal escrito.
QUESTO 38

As teorias sobre o processo de aprendizagem classificam-se em: teorias de aprendizagem, teorias instrucionais e teorias de desenho instrucional. Com relao a essas teorias, assinale a opo correta. A As teorias de aprendizagem fornecem subsdios para a anlise do modo como as experincias de vida e as interaes sociais contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. So representantes dessa abordagem Vigotsky e Piaget. B As teorias de aprendizagem cognitivistas indicam eventos instrucionais gerais, aplicveis a qualquer ao educacional, e descrevem o modo como as condies externas auxiliam no processo interno de aprendizagem. C De acordo com a teoria da aprendizagem construtivista, o modelo instrucional adotado deve estimular a aprendizagem autnoma, mediante estudo autorregulado, autodirigido, autoorganizado e autodeterminado. D As teorias de aprendizagem comportamentalistas tm carter essencialmente prescritivo, visto que determinam os mtodos, as tcnicas, as ferramentas e os recursos de ensino bem como as situaes de aprendizagem. E As teorias de desenho instrucional tratam das relaes entre estmulos ambientais antecedentes e consequentes e do comportamento do aprendiz durante o processo de aprendizagem, reteno e transferncia de contedos.
11

Com relao ao planejamento curricular e construo do conhecimento, assinale a opo correta. A O contedo previsto no currculo deve ser corretamente classificado de acordo com o nvel de exigncia cognitiva, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seja favorecido. B O planejamento curricular constitudo pela previso global e sistemtica de toda ao esperada do corpo discente, em consonncia com os objetivos educacionais estabelecidos pela escola, cujo foco so as metodologias de ensino. C Na atualidade, o currculo assenta-se sobre o princpio da formao continuada, que, por sua vez, se fundamenta nos pilares da educao para o sculo XXI, dos quais se destacam aprender a conhecer, aprender a ensinar, aprender a pesquisar e o desenvolvimento do autoconhecimento. D Um dos principais objetivos do planejamento curricular adequar as tcnicas inovadoras do processo de ensinoaprendizagem legislao sobre educao, visando ao desenvolvimento de competncia de acordo com o interesse do aluno. E No planejamento curricular, desnecessrio considerar os avanos tcnicos educacionais no detalhamento das aes bsicas esperadas de docentes e discentes.

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 39 QUESTO 41

Com relao EAD em contextos formais de educao, assinale a opo correta. A As instituies de EAD estruturam-se em diferentes categorias: instituies especializadas (single-mode), instituies integradas (dual-mode) e instituies organizadas como associao, rede ou consrcio. B Apesar da expanso progressiva da EAD nos ltimos anos, o Brasil ainda o maior importador da Amrica do Sul de modelos de EAD em razo da necessidade de atender s demandas do setor por programas complexos e que possam ser rapidamente implantados. C Hoje, no Brasil, admite-se o uso de todas as modalidades de EAD em todos os nveis de ensino, ao passo que, antes da aprovao da LDB, seu uso restringia-se modalidade online. D A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada com o propsito de atender a demanda crescente por profissionais especializados em tecnologias educacionais. E As universidades abertas so mantidas por um consrcio de universidades que compem o sistema de ensino superior presencial e que, por meio do uso das TICs, oferecem cursos de graduao e ps-graduao a distncia.
QUESTO 40

A tomada de decises na etapa de planejamento de um programa, de um curso, de uma unidade de ensino ou de uma lio influenciada pelos subsistemas que compem o sistema de EAD, entre os quais se incluem o programa educacional, a gesto, as finanas, a produo de material de ensino, a avaliao e o atendimento ao aluno. Com relao aos modelos de planejamento de cursos a distncia e produo de materiais didticos para EAD, assinale a opo correta. A De acordo com o modelo de design instrucional contextualizado (DIC), a aprendizagem ocorre por meio da interao online, demandando dos alunos autonomia na gesto de seu tempo de aprendizagem e dos professores aes convencionais de transmisso de contedos e atribuio de notas. B Os modelos de cursos online atualmente predominantes so adaptaes do modelo presencial disciplinar, que se caracteriza pela construo colaborativa da aprendizagem por meio da participao dos alunos em discusses de tpicos especficos; quando transposto para os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), tal modelo propicia a formao de comunidades virtuais de aprendizagem. C As arquiteturas pedaggicas embasadas em pressupostos da aprendizagem colaborativa caracterizam-se por induzir o processo de ensino-aprendizagem segundo os seguintes passos: adoo de uma ideia, gerao de uma pergunta e adoo de uma meta. D Os textos redigidos para uso em contextos formais de EAD devem ser claros, objetivos e formais, estruturados no estilo acadmico-cientfico, de modo a propiciar a fixao de informaes pelos estudantes. E Em EAD, define-se a mediao pedaggica como o tratamento de contedos e de formas de expresso de diferentes temas, com a finalidade de tornar possvel o ato educativo de acordo com certa concepo de educao, como participao, criatividade, expressividade e relacionalidade.
QUESTO 42

O planejamento na EAD distingue-se do planejamento no ensino presencial, em especial, em razo das caractersticas do pblico atendido nesses dois sistemas de ensino e das formas de comunicao especficas de cada um. Com relao organizao e ao planejamento do trabalho pedaggico em EAD, assinale a opo correta. A O desenho instrucional refere-se essencialmente elaborao de materiais didticos para o uso em EAD com o apoio de redes telemticas. B Recomenda-se utilizar em programas instrucionais mapas conceituais contendo conceitos, frases, imagens e recursos grficos teis para auxiliar o professor a introduzir novo tema de estudo, embora tal recurso no reforce a aprendizagem do aluno. C Em EAD, as etapas do planejamento tendem a ser rigidamente hierarquizadas; contudo, conforme a estrutura do curso, podese prescindir de algumas delas, como o diagnstico da realidade e o desenho instrucional, visto que tais etapas pouco contribuem para a definio dos estgios subsequentes de desenvolvimento, implementao e avaliao. D Entre os modelos de EAD comumente utilizados na atualidade destacam-se, por exemplo, os cursos por correspondncia, com tutoria por fax ou telefone, e os cursos autodirigidos, em que o aprendente acessa o contedo distribudo em diferentes suportes, de acordo com sua necessidade, dispensando a interveno de tutores. E Na etapa da avaliao, definem-se as tcnicas e os mtodos por meio dos quais a qualidade do processo de planejamento ser auferida, de modo a possibilitar, ao menos, o ajuste parcial do planejamento no decorrer do curso a distncia.

Acerca de mdia e linguagem, assinale a opo correta. A Os indivduos so atores passivos nos processos de reapropriao e ressignificao dos contedos produzidos pelas mdias. B Ao se conquistar o poder da fala e da imagem, impem-se a estrutura de um pensamento e uma forma de perceber o mundo, razo por que a mensagem multimiditica isenta de ideologia na comunicao online. C Dados referentes a pesquisas sobre comunicao a distncia comprovam que, para ser efetivamente lida e pesquisada, uma pgina web deve conter palavras-chave realadas, bem como textos redigidos segundo o estilo pirmide invertida tcnica de redao jornalstica que consiste na hierarquizao das informaes da mais para a menos relevante , contendo uma informao por pargrafo e com aproximadamente metade do nmero de palavras empregadas em um texto escrito convencional. D Os meios de comunicao, em especial a televiso, desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicao. E A fora da imagem estabelece uma diferenciao aparentemente lgica entre mostrar e demonstrar, possibilitando ao espectador discernir a verdade da fico quando exposto a uma imagem que o impressione.
12

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 43 QUESTO 45

O uso da televiso e do vdeo no processo de ensino propicia o contato do aluno com novas linguagens, com outras maneiras de pensar e de perceber a realidade. Com relao s caractersticas dos meios audiovisuais e sua integrao no campo da EAD, assinale a opo correta. A A linguagem audiovisual, originria da linguagem do rdio, constitui um modo de comunicao que interfere no comportamento emocional e afetivo das pessoas. B Nos meios audiovisuais, os significados originam-se das diversas interaes entre as imagens, as falas, as msicas e os efeitos sonoros, ou seja, parte-se das ideias para despertar a emoo. C O vdeo uma mdia eletrnica cuja funo extrapola o suporte de mensagens, constituindo importante instrumento na formao do senso crtico e no desenvolvimento de atitudes de observao nos alunos. D A mensagem audiovisual compe-se linearmente, ou seja, desenvolve-se conforme uma cronologia, com todos os seus elementos constituintes dispostos de modo a formar uma sequncia coerente. E A interatividade prevista como futura funo da TV digital compreende exclusivamente a escolha de programaes e ngulos de cmera (pontos de vista), que no sero possveis com uso da TV convencional.
QUESTO 44

Com relao ao uso das novas TICs no processo de ensinoaprendizagem a distncia, assinale a opo correta. A O uso pedaggico das TICs condio suficiente para promover uma aprendizagem consistente. B Os programas de aprendizagem colaborativa em rede tendem a estimular as aptides e competncias dos alunos por meio da transmisso de contedos previamente elaborados pelo professor. C As TICs desenvolveram-se para o atendimento das novas necessidades da modalidade de EAD, no mais suprimidas pelas tecnologias convencionais de transmisso de dados. D Explorao simultnea de imagem, som e movimento e mxima velocidade no atendimento s demandas de informaes em tempo real so caractersticas das novas tecnologias educacionais. E Eureka, Learning Space, Aulanet, Boulet e Wikis so ambientes de aprendizagem online que renem virtualmente professores e alunos em um espao no fsico, mas comunicativo.
QUESTO 46

O uso das novas TICs na mediao pedaggica a distncia tende a favorecer a auto e a interaprendizagem. Com relao s novas tecnologias e mediao pedaggica no ensino a distncia, assinale a opo correta. A A teleconferncia caracteriza-se como atividade isolada, que propicia o contato entre professores e alunos distantes geograficamente. B No chat ou bate papo online, deve-se utilizar o brainstorming com o propsito de forar os alunos a se preocuparem tambm com a apresentao formal de suas ideias. C As listas de discusso possibilitam o desenvolvimento de um debate em rede, em que os participantes interagem por meio e mensagens instantneas. D O correio eletrnico constitui uma importante ferramenta de comunicao comumente utilizada fora do contexto das aulas, possibilitando a continuidade do processo de ensinoaprendizagem. E O CD-ROM e o PowerPoint so recursos multimiditicos facilitadores e mediadores da aprendizagem, que, embora no possibilitem o acesso Internet, integram textos, imagens, sons e links para outros arquivos, que podem ser texto, imagem ou som.
13

No que se refere utilizao do rdio como recurso pedaggico no processo de ensino-aprendizagem a distncia, assinale a opo correta. A O procedimento mais utilizado na EAD com o apoio do rdio o da gravao e edio de aulas e conferncias que podem ser retransmitidas vrias vezes. B A leitura de textos radiofnicos, constitudos com recursos sonoros, estratgia de aprendizagem identificada transmisso de contedo, em razo da monotonia decorrente desse tipo de prtica, que no incita a imaginao dos alunosouvintes. C Os programas educativos transmitidos ao vivo ou em tempo real possibilitam a participao do pblico e de especialistas convidados, tornando o rdio um meio de comunicao bidirecional, contudo, em razo de seu elevado custo de produo, a utilizao desse recurso no processo de ensinoaprendizagem invivel. D As principais caractersticas do rdio como meio de comunicao so bidirecionalidade, instantaneidade, simultaneidade, plurissensorialidade e interatividade restrita. E Programas radiofnicos possibilitam transmitir sensaes, conceitos e representaes, contudo, diferentemente das transmisses audiovisuais, no so capazes de personificar o espao fsico.

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 47 QUESTO 49

As redes, em especial, a Internet, esto provocando mudanas profundas na EAD, tornando-a uma forma de aprender menos solitria, integrando aprendizagem individual e grupal. Com relao ao uso da Internet na educao, assinale a opo correta. A O ensino a distncia online pode ser desenvolvido em ambientes virtuais de aprendizagem simples, como as plataformas virtuais integradas, ou as pginas de grupos, como o Blackboard. B Os ambientes virtuais de aprendizagem com cdigo fechado, gratuitos ou pagos, no permitem a alterao de seu cdigofonte; como, por exemplo, o Moodle, que no pode ser modificado de forma compartilhada por outros desenvolvedores. C Na EAD, prevalecem o modelo teleaula, transmitida para diversas turmas simultaneamente, combinado com atividades presenciais, e o modelo sncrono, em que o aluno aprende individualmente, sem que seja necessria a sua presena na plataforma de EAD, uma vez que a interao com tutores e colegas no ocorre em tempo real. D Na modalidade de EAD online, o aluno se conecta a uma plataforma virtual, onde acessa os materiais didticos e interage com tutores e com colegas que esto em diferentes localidades. E Os cursos online assncronos consistem em um pacote de contedos prontos que os alunos, que integram turmas fechadas, acessam em um perodo predeterminado, sem o acompanhamento de tutores.
QUESTO 48

Esto disponveis na Internet inmeros recursos que combinam publicao de informaes e interao. H portais de publicao mediados, nos quais h algum tipo de controle sobre o que divulgado, e os abertos, sem qualquer controle, em que os contedos so publicados e editados coletivamente. Com relao a essas tecnologias para comunicao e publicao de contedos na Web, assinale a opo correta. A As ferramentas de discusso online, como os fruns, e as offline, como os chats, evoluram com a incorporao de recursos de voz e vdeo, tornando-se muito teis para promover a interao entre professores e alunos em cursos a distncia. B Os blogs e flogs (fotologs e videologs) so recursos de publicao de contedos na Internet, de fcil atualizao, contudo, por restringirem a participao de leitores, no so eficazes como ferramentas de interao pedaggica. C RSS (Really Simple Syndication) consiste em uma ferramenta de avaliao de aprendizagem online que combina tecnologias pull (de solicitao de informaes) e tecnologias push (de envio de informaes automaticamente ao usurio). D A Wiki uma ferramenta colaborativa de construo e divulgao de contedos. E A criao de arquivos digitais audiovisuais ou PodCasts constitui importante recurso pedaggico na educao online para a transmisso de contedos.
QUESTO 50

O foco da aprendizagem deve ser a busca da informao significativa em meio variedade de informaes disponveis. Com relao s tecnologias de pesquisa em rede e ao uso pedaggico da Internet, assinale a opo correta. A O acesso a diversos portais ou stios de busca e a apresentao das informaes pesquisadas ordenadas segundo palavraschave dificultam o acesso rpido a stios e informaes confiveis. B A webquest uma forma de usar a Internet 2.0 no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao professor a elaborao pesquisas que devem ser respondidas individualmente pelos alunos. C A webquest embasa-se em uma metodologia de pesquisa desenvolvida especificamente para a Internet, devendo ser elaborada por um designer instrucional, que seleciona as fontes de informao a serem consultadas pelos usurios participantes da pesquisa. D Na etapa de planejamento de uma webquest, devem ser selecionadas informaes em formato de texto digital, o nico aceito como fonte de informao, tambm denominada recurso, dessa ferramenta de ensino. E A webquest mostra-se uma importante ferramenta de ensino, visto que, para o cumprimento da tarefa proposta pelo professor, demanda dos alunos aes de pesquisa, leitura, interao, colaborao e criao de um novo produto a partir das informaes obtidas; por ser publicada na Internet, poder ser utilizada pelas demais pessoas, tornando-se tambm uma forma de socializar a informao.

Com relao s formas de comunicao online, assinale a opo correta. A A utilizao da videoconferncia como recurso complementar a EAD favorece a aprendizagem, desde que a transmisso de imagem e som no sofra interferncias. B A comunicao assncrona caracteriza-se pela inflexibilidade e instantaneidade, oferecendo menos tempo para reflexo, aprofundamento das discusses, elaborao de mensagens escritas e interao. C O uso do NetMeeting na educao online propicia a comunicao assncrona entre alunos e professores distantes fisicamente, bem como a transferncia de arquivos e o compartilhamento de um editor de textos, tornando-se, assim, importante recurso para a promoo de prticas de escrita colaborativa. D A comunicao sncrona dispensa a presena fsica e a conexo simultnea dos alunos no ambiente de aprendizagem virtual, caracterizando-se pela flexibilidade. E A utilizao de groupwares no mbito da EAD objetiva apoiar a troca de experincias em rede entre professores de um mesmo curso online sobre processos de avaliao, visto que esse sistema dispe de recursos especficos para a avaliao da aprendizagem.
14

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 51 QUESTO 53

O vocbulo educao usado com mltiplos sentidos, que expressam as representaes que as pessoas tm daquilo que concretamente vivenciam como sendo educao. Na prtica, a verdade que a educao envolve desde os problemas de desenvolvimento bioneurolgico implicados nos processos de aprendizagem que esto na base das questes de ensino at questes sociais mais abrangentes.
Angelina Bernardete Gatti. A construo da pesquisa em educao no Brasil. Braslia: Lber Livro Editora, 2007, p. 12-3 (com adaptaes).

Com relao aos fundamentos da educao, assinale a opo correta. A A educao como campo de produo do conhecimento constitui-se pelo dilogo com teorias provenientes de diversas reas das cincias humanas; entre essas reas se incluem a psicologia, a antropologia, a histria e a sociologia. B Produzir concepes extremistas que valorizam aspectos endgenos e fomentam vises excessivamente sociologizantes da prtica educativa tanto um modo de superestimar quanto de subestimar a realidade da pesquisa em educao. C O conceito de irredutvel pedaggico refere-se a prticas pedaggicas do contexto escolar interpretadas luz das teorias da aprendizagem. D Embora a prtica educativa retroalimente-se de diversas cincias humanas, a pesquisa em educao una, restringindose ao estudo da realidade escolar por meio da metodologia de grupos focais. E Nas pesquisas sobre educao, devem ser priorizados os fenmenos educativos prprios dos espaos formais de aprendizagem, lanando-se sobre eles um olhar distanciado e neutro, ou seja, isento de subjetividade.
QUESTO 52

Na legislao brasileira, conceitua-se a EAD como a modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Percebe-se, assim, que a distncia temporal e fsica entre o professor e os estudantes o elemento que mais bem caracteriza essa modalidade de ensino. Com o advento das novas TICs, tanto as barreiras temporais quanto o distanciamento fsico foram relativizados. Com relao comunicao e interao em ambientes virtuais de aprendizagem AVAs, assinale a opo correta. A Uma discusso assncrona possibilita a troca de ideias e a interao entre professores e alunos em tempo real. B Nos AVAs, as interaes ocorrem independentemente da presena virtual do professor, contudo, para que as discusses sncronas e assncronas aconteam, necessrio que o aluno receba o material didtico impresso. C A interao entre os alunos durante o curso pode ocorrer a qualquer tempo, visto que os AVAs dispem de ferramentas de comunicao que rompem a barreira espao-temporal. D Cabe ao aluno, na condio de gestor do tempo de sua aprendizagem, decidir o momento e o modo de interagir, de forma sncrona ou assncrona, com os demais discentes. E Os AVAs dispem de diferentes ferramentas de interao que o aluno a distncia pode escolher como lhe convier para construir o seu prprio percurso de aprendizagem, independentemente das orientaes do professor mediador.
QUESTO 54

As teorias de Paulo Freire e Vigotsky influenciaram muitas propostas de EAD e, em especial, a abordagem do conhecimento nessa modalidade de ensino. Assinale a opo que expressa corretamente a concepo de EAD, segundo as ideias de Freire e Vigotsky. A Deve-se dar nfase aos meios instrucionais de ensino e ao modo como a informao transmitida ao aluno. B Deve-se promover o deslocamento do ensino para a aprendizagem, visto que o processo to importante quanto o meio, e so as interaes entre os alunos e os professores e entre os prprios alunos que propiciam a construo do conhecimento em rede. C Devem-se privilegiar cursos autoinstrucionais, com a elaborao criteriosa de tutorais organizadores do percurso de aprendizagem dos discentes. D O professor deve assumir papel central na conduo do processo de ensino. E Uma sala de aula virtual deve comportar grande nmero de alunos, visto que, em face das potencialidades da Internet, a quantidade no interfere na qualidade das interaes e na ao pedaggica do professor mediador.

Considerando-se que a tendncia do pluralismo metodolgico prevalece em EAD e que os ambientes virtuais de aprendizagem dispem de ferramentas de avaliao qualitativa e quantitativa, correto afirmar que os professores adeptos dessa tendncia, ao avaliarem, devem, em regra, A valorizar os instrumentos qualitativos em detrimento dos qualitativos. B preocupar-se com o alcance, pelos discentes, dos objetivos de aprendizagem previamente traados, focalizando a avaliao descritiva. C propor tarefas e atividades avaliativas que, segundo a perspectiva andraggica, classifiquem o discente adulto. D utilizar questionrios e proceder verificao dos logs de acesso dos alunos no ambiente, entre outras aes, a fim de obter preciso e mensurao estatstica, bem como de captar as experincias dos alunos com o grupo e com a proposta do curso, por meio da anlise da participao qualitativa deles nos fruns de discusso e da competncia interpessoal demonstradas na utilizao de ferramentas que propiciam o trabalho colaborativo, como a Wiki, por exemplo. E negociar as prticas avaliativas com os discentes, e, caso no haja consenso sobre quais os instrumentos qualitativos e quantitativos que sero utilizados, dispensa-se a avaliao.
15

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 55 QUESTO 58

Entre as novas competncias exigidas do tutor para atuar no sistema de ensino a distncia online, incluem-se A a tecnolgica, a comercial e a gerencial. B a diplomtica, a financeira e a competncia para improvisar. C a administrativa, a financeira, a gerencial e a socioafetiva. D a moderadora, a lingustica, a interpessoal e a tecnolgica, relativa ao domnio da linguagem PHP e de HTML. E a interpessoal, a administrativa e a tecnolgica.
QUESTO 56

A institucionalizao da formao superior em programas de EAD, na concepo de formao continuada, aliada utilizao de novas tecnologias, , hoje, o centro da poltica de formao em servio. Com a criao da UAB, institucionalizam-se os programas de formao de professores a distncia como poltica pblica de formao.

Helena Costa Lopes de Freitas. A (nova) poltica de formao de professores: a prioridade postergada. In: Educao & Sociedade, Campinas, v.28, n./ 100, Campinas, out./2007 (com adaptaes).

O modelo de tutoria deve ser coerente com a metodologia utilizada no curso a distncia. Assinale a opo que apresenta a correlao correta entre metodologia e sistema de tutoria. A curso interativo sistema de tutoria proativa B curso assistido sem sistema de tutoria C curso autoinstrucional sistema de tutoria proativa D curso interativo sistema de tutoria reativa E curso autoinstrucional sistema de tutoria reativa
QUESTO 57

Assinale a opo correta acerca do sistema UAB.

A O sistema UAB, cujo objetivo prioritrio democratizar o acesso ao ensino superior populao carente, foi criado para oferecer, na primeira fase de sua implantao, cursos rpidos (rapid learning) e, posteriormente, cursos livres e

licenciaturas. B Integram o sistema UAB tanto universidades pblicas quanto instituies privadas de ensino que oferecem cursos de formao continuada em polos presenciais custeadas pela

Com relao ao programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (ETECBrasil), assinale a opo correta. A Por meio desse programa, objetiva-se capacitar em informtica os professores da educao bsica para que introduzam nas escolas onde trabalham o uso de tecnologias. B Constitui uma das aes da poltica de expanso e democratizao da educao profissionalizante por meio da oferta de cursos tcnicos de nvel mdio, pblicos e gratuitos, em regies distantes dos grandes centros urbanos. C Trata-se de iniciativa do governo federal para capacitar tecnologicamente gestores do sistema de educao superior a distncia. D Trata-se de poltica pblica desenvolvida pelo Ministrio da Educao, com a colaborao da Secretaria de Educao a Distncia, de oferta de cursos a professores e gestores escolares da educao bsica, de modo a capacit-los para a utilizao das TICs na formulao de estratgias docentes e na administrao escolar. E Trata-se de um programa de incluso digital que estimula a formao de parcerias entre o governo federal, os estados, o Distrito Federal e os municpios, para a criao de cidades digitais no interior do pas. Unidade Federativa. C O pblico preferencial do sistema UAB so professores com acesso a computadores e Internet banda larga em seus locais de trabalho, visto tratar-se de um sistema de educao superior a distncia com apoio dos AVA. D As instituies de ensino superior que colaboram com o sistema UAB realizam tanto a seleo dos professores, oriundos de seu corpo docente, quanto dos tutores que atuam nos polos presenciais, aos quais concedem uma bolsa conforme o nmero de alunos atendidos. O acmulo de bolsas permitido nos casos em que um tutor acompanha mais de 25 de alunos. E Criado com o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educao superior por meio da EAD, o sistema UAB prioriza a oferta de cursos de licenciatura e de formao inicial e continuada para professores em efetivo exerccio na educao bsica e de cursos superiores para capacitao de dirigentes, gestores e profissionais da educao bsica da rede pblica.
16

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 59 QUESTO 62

O ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizado em grande parte dos cursos a distncia do sistema UAB e em muitos cursos de formao continuada online de instituies privadas e corporativas. Com relao s caractersticas da plataforma Moodle, assinale a opo correta. A Trata-se de software livre, com cdigo aberto, o que possibilita o trabalho colaborativo entre desenvolvedores e usurios, que tm condies de modificar, melhorar e redistribuir o cdigo do programa. B Dispe de recursos e ferramentas de interao como frum, wiki, chat e broadcast. C Apresenta interface complexa e heterognea que favorece a aprendizagem autnoma. D Dispensa a instalao, na mquina do usurio, de browser para acess-lo. E Dispe de um sistema rgido de bloqueio de hiperlinks que facilita o uso do glossrio.
QUESTO 60

Com base no que dispe a legislao brasileira sobre EAD, assinale a opo correta. A Os diplomas de cursos ou programas superiores de graduao e similares, a distncia, emitidos por instituio estrangeira, incluindo-se os ofertados em convnios com instituies sediadas no Brasil, so vlidos em todo o territrio nacional. B Os diplomas de especializao, mestrado e doutorado na modalidade a distncia conferidos por instituies estrangeiras devem ser submetidos para reconhecimento em universidade que possua curso ou programa reconhecido pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES), em mesmo nvel ou em nvel superior e na mesma rea ou equivalente, preferencialmente com a oferta correspondente em EAD, restringindo-se a revalidao a cinco diplomas anualmente para cada instituio. C facultado s instituies credenciadas para a oferta de EAD fazer ou no constar em todos os seus documentos institucionais, bem como nos materiais de divulgao, referncia aos correspondentes atos de credenciamento, autorizao e reconhecimento de seus cursos e programas. D exigido, para a oferta de cursos de especializao a distncia por instituies de ensino devidamente credenciadas, o cumprimento de dispositivos da legislao sobre educao em geral acerca de titulao de corpo docente, exames presenciais e apresentao presencial de trabalho de concluso de curso. E proibida a oferta de cursos ou programas de doutorado na modalidade a distncia.
QUESTO 63

O Programa de Formao Inicial para Professores em Exerccio na Educao Infantil (PROINFANTIL) voltado formao, na modalidade A da EAD, de professores da educao infantil da rede pblica que cursaram a modalidade Normal. B de ensino a distncia, de professores da educao infantil, em exerccio tanto na rede pblica quanto na rede privada, que cursaram a modalidade Normal. C de ensino semipresencial, de professores da educao infantil da rede pblica urbana e rural. D de ensino semipresencial, de professores da educao infantil em exerccio tanto na rede pblica quanto em organizaes no governamentais de ensino. E de ensino a distncia, de professores da educao infantil em exerccio nas creches e pr-escolas das redes pblicas municipais e estaduais e da rede privada sem fins lucrativos.
QUESTO 61

Os objetivos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) foram redefinidos recentemente. Um dos novos objetivos do ProInfo A estimular o uso da EAD nas escolas de educao bsica das redes pblicas para a formao complementar dos alunos com notas abaixo da mdia. B prover, com a colaborao dos municpios, as instituies de ensino filantrpicas com recursos tecnolgicos. C promover o uso pedaggico das tecnologias de informao e comunicao nas escolas de educao bsica das redes pblicas de ensino urbanas e rurais. D viabilizar a criao de ambiente tecnolgico em todas as salas de aula das redes pblicas de educao bsica. E promover a centralizao da gesto dos ncleos tecnolgicos educacionais.
17

Acerca das competncias da Unio, dos estados, do Distrito Federal e das instituies de ensino em relao EAD, assinale a opo correta. A competncia comum da Unio e dos estados credenciar instituies de ensino superior para a oferta de EAD. B competncia comum da Unio e das instituies de ensino regulamentar os requisitos para a realizao de exames em cursos a distncia. C Compete privativamente Unio regulamentar os requisitos para o registro de diplomas relativos a cursos de EAD. D Compete a cada sistema de ensino elaborar as normas para produo, controle e avaliao de programas de EAD, dispensando-se, conforme dispe legislao especfica, a cooperao entre esses sistemas. E competncia do Distrito Federal e dos estados supervisionar as instituies de ensino superior que ofertam cursos a distncia.

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 64 QUESTO 66

De acordo com os Referenciais de Qualidade para Educao Superior a Distncia, documento norteador dos atos legais referentes a regulao, superviso e avaliao dessa modalidade de ensino no Brasil, A a experincia prvia na produo de materiais didticos para cursos presenciais suficiente para garantir a produo de material didtico adequado para a EAD. B todo o material didtico elaborado deve estar disponvel para download em formato PDF. C deve-se utilizar, nos AVAs, linguagem flash para a apresentao das unidades de contedos. D deve constar, entre os materiais didticos disposio do estudante, um guia geral do curso, em formato impresso e(ou) digital. E a avaliao prvia do material didtico ou pr-testagem dispensvel.
QUESTO 65

Os materiais didticos para uso a distncia devem ser concebidos de modo a mediar a interlocuo entre estudante e professor. Assinale a opo em que os recursos e ferramentas utilizados na EAD online esto corretamente caracterizados conforme o grau de interao que propiciam. A Os cursos online organizados em torno de fruns de discusso e FAQ ou perguntas frequentes caracterizam-se pela baixa interao, visto que o contato dos discentes com os tutores restringe-se ao esclarecimento de dvidas. B Os cursos online estruturados em fruns, chats, wikis e feedback constante propiciam alta interao, demandando a participao ativa tanto dos professores quanto dos tutores no ambiente do curso. C Os cursos que propiciam mdia interao, com participao passiva da tutoria e da equipe pedaggica, so os que, em regra, promovem um nmero razovel de discusses assncronas e poucas discusses sncronas. Nesses cursos, os feedbacks so dados ou ao final do curso ou ao final de cada unidade de estudo. D Nos cursos online com baixa interao praticamente inexiste contato entre discentes e tutores. A interao, quando ocorre, restringe-se ao contato com a equipe pedaggica para o esclarecimento de dvidas de navegao na plataforma. E Nos cursos online com alta interao, o contato entre discentes e tutores intenso, propiciando a construo de uma comunidade de trabalho e aprendizagem em rede por meio de discusses sncronas e assncronas e do uso de recursos que rompem a distncia espao-temporal entre os discentes e os professores, como a webconferncia. Em razo da alta interao, esses cursos caracterizam-se tambm pela presena de uma figura intermediria, o monitor, que participa do processo de mediao pedaggica e da avaliao dos alunos.
QUESTO 67

O designer instrucional deve compor a equipe multidisciplinar que produz material didtico para EAD. Entre as suas atribuies se inclui a colaborao com os docentes responsveis pela produo dos contedos. Com relao atuao do designer instrucional na produo de materiais para uso a distncia, assinale a opo correta. A Em um nvel macro, o designer instrucional atua em todas as etapas de planejamento e produo do material didtico, ao passo que, em um nvel micro, o designer atua apenas em atividades especficas. B Em um nvel macro, o designer instrucional deve considerar elementos contextuais de ordem poltica, econmica e social. O mesmo no exigido do designer de nvel micro. C Em um nvel macro, a atuao do designer instrucional no planejamento e na preparao do material pauta-se pelas concepes sociopolticas implicadas no projeto de curso com o qual colabora, ao passo que, em um nvel micro, pauta-se, exclusivamente, pelas demandas econmicas da instituio de ensino em que atua. D O papel do designer instrucional que atua no nvel macro ativo, j o do designer que atua no nvel micro passivo. E A fim de garantir que a apresentao do material didtico nos AVA articule-se com a fundamentao terica do projeto do curso, necessrio ter na equipe multidisciplinar que apoia a elaborao do material didtico ou um designer instrucional que atue no nvel macro ou um que atue no nvel micro.

Os materiais digitais comumente usados nos cursos a distncia so elementos de mediao entre professor e aluno. Assim, recomenda-se que se empregue na elaborao desses materiais linguagem dialgica. Entre outras recomendaes, encontram-se A o uso de fotografias e(ou) ilustraes, a elaborao de situaesproblema, a presena de caixas de texto contendo informaes adicionais s expressas no corpo do texto e, esporadicamente, a apresentao dos contedos no formato hipertexto. B a indicao de leituras complementares, a apresentao de mapas conceituais, de resumos do contedo, a utilizao de cones para destaque das ideias recorrentes e a proposio de sees com atividades, cujos critrios de avaliao no devem ser explicitados. C o uso de mapas conceituais e resumos, de linguagem adequada, evitando-se o emprego abusivo de classes de palavra que expressam avaliao ou julgamento subjetivo, como adjetivos e advrbios, e a proposio de atividades desafiadoras e integradas proposta pedaggica do curso. D a definio dos critrios epistemolgicos na seo introdutria do material, podendo ser retomados ao longo do dilogo travado com os alunos no texto didtico, e a exposio tcita da relao entre teoria e atividades prticas propostas. E o no uso de humor, visto que a linguagem humorstica pode conferir ao material carter leve e descontrado, desvirtuando o objetivo da aprendizagem, e o no uso de estruturas que gerem ambiguidades.
18

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

UnB/CESPE INMETRO
QUESTO 68 QUESTO 69

importante aprender, ir com calma, antes de adquirir tecnologias caras ou contratar uma equipe grande, sem antes ter acumulado a experincia necessria. H certa febre de fazer EAD, especialmente online. Isso positivo, mas h muito amadorismo na forma de planejar as aes de EAD.
Jos Manuel Moran. EAD entre a febre e a cautela. Internet: <www.eca.usp.br> (com adaptaes).

A dinmica da avaliao na modalidade a distncia se coaduna com os diferentes formatos de cursos. Apesar das especificidades, h consenso em relao a um aspecto bsico, ligado ao prprio sentido etimolgico da palavra. Segundo Vzquez (1985, p.131), avaliar o ato de atribuir valor a um ato ou produto humano por um sujeito humano. Em um curso voltado para o ambiente corporativo, cuja organizao predefinida, o contedo predeterminado e os materiais de aprendizagem preparados com antecedncia, a responsabilidade pela avaliao pedaggica A compartilhada entre a tutoria e a equipe pedaggica. B primeiramente dos elaboradores do curso e, complementarmente, da tutoria. C de todos os envolvidos no processo, incluindo-se o designer instrucional. D da tutoria, complementarmente. E da equipe pedaggica multidisciplinar e, complementarmente, da tutoria.
QUESTO 70

O amadorismo em cursos a distncia percebido, sobretudo, pelas aes dos tutores, cujo despreparo, na maioria das vezes, influencia os ndices de evaso dos cursos. Constitui evidncia desse amadorismo A intervir e escutar com cautela, antecipando-se a possveis interferncias no grupo. B imprimir uma dinmica da aprendizagem em cursos online semelhante do ensino presencial. C empreender diferentes estratgias de auxiliar os alunos na utilizao da plataforma de ensino-aprendizagem, de modo a superarem as dificuldades encontradas. D atuar com planejamento e oferecer feedbacks sempre que necessrio. E corresponder-se com os alunos utilizando as tecnologias disponveis, at mesmo o telefone, se necessrio.

A mediao condio para o sucesso de cursos online. A concepo de mediao pedaggica relaciona-se diretamente com a concepo de ensino e de aprendizagem adotadas. Assinale a opo em que os verbos expressam aes de tutoria compatveis com as prticas de mediao colaborativa. A acessar o ambiente de aprendizagem, observar, corrigir e pontuar B tirar dvidas, responder emails, observar e pontuar C observar, eximir-se, articular e avaliar D articular, observar, determinar e intervir E observar, articular, intervir e orientar

Cargo 17: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade rea: Educao a Distncia

19

Vous aimerez peut-être aussi