Vous êtes sur la page 1sur 4

Disciplina: SUS - Sistema nico de Sade Decreto 7508/2011.

1. Lei n 8.080/90 Lei Orgnica da Sade : institui tambm o Subsistema de Ateno Sade Indgena no mbito do SUS. )
Regulamenta a Lei Orgnica de Sade 8080/90. 2. O acordo de colaborao firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as aes e servios de sade na rede regionalizada e hierarquizada, com definio de responsabilidades, indicadores e metas de sade, critrios de avaliao de desempenho, recursos financeiros que sero disponibilizados, forma de controle e fiscalizao de sua execuo e demais elementos necessrios implementao integrada das aes e servios de sade chamado de c) Contrato Organizativo da Ao Pblica da Sade. 3. De acordo com a Norma Operacional Bsica do SUS de 1996 (NOB-SUS/96), a Comisso Intergestores Tripartite (CIT) composta, paritariamente, por representao do Ministrio da Sade (MS), do Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Sade (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade (CONASEMS). 4. Sobre o art. 198 da Constituio Federal de 1988 referente s diretrizes das aes e servios pblicos de sade que constituem um sistema nico, informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequncia correta. O atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais umas das diretrizes do Sistema nico. O sistema nico de sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. 5. Um dos itens do modelo de gesto proposto pelo SUS centrado em colegiados que garantem que o poder seja de fato compartilhado. Entende-se por colegiado espaos coletivos, tanto dos gestores, trabalhadores da sade, quanto dos usurios, onde h discusso e tomada de decises no seu campo de ao de governo, de acordo com as diretrizes e os contratos definidos.

Disciplina: Sade Pblica/ Sade da Famlia 6. Dentro das atribuies dos membros das Equipes da Ateno Bsica, compete especificamente ao Enfermeiro realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo. 7. Sobre as aes realizadas no nvel de Ateno Primria/Ateno Bsica no que se refere a preveno e controle do cncer do colo do tero, analise as assertivas e assinale a alternativa que a ponta as corretas. I. Preveno de doenas sexualmente transmissveis (DST). Realizao da coleta da citologia onctica.

8. Devem ser caractersticas da Ateno Bsica em Sade, EXCETO alto grau de centralizao dos servios
9. Visa reorganizao da ateno bsica no Pas, de acordo com os preceitos do Sistema nico de Sade por favorecer uma reorientao do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princpios, diretrizes e fundamentos da ateno bsica, o enunciado refere-se Estratgia Sade da Famlia. 10. Sobre a Dengue, correto afirmar que c) a transmisso do ser humano para o mosquito ocorre enquanto houver presena de vrus no sangue do ser humano,

chamado perodo de viremia.

Disciplina: Urgncia/ Emergncia/Enfermagem Clnica

1. Comumente, os profissionais da sade classificam as queimaduras como leve, mdio e de grande porte. Assim, o grande queimado considerado aquele que teve uma leso que comprometeu quantos por cento da superfcie corporal? a) Mais de 20%.
2. Durante a Reanimao Crdio-Pulmonar (RCP), as ventilaes realizadas em paciente com via area avanada deve ser na frequncia de 8 a 10 ventilaes por minuto. 3. Ao paciente em uso de digitlicos deve ser o cuidado de verificar o pulso e freqncia cardaca antes de administrar cada dose do medicamento. Este NO deve ser administrado no caso do pulso ser: a 60 bpm. 4. Hipotenso arterial; queda rpida e acentuada do trabalho cardaco; oligria; estase jugular; edema de membros inferiores; dor anginosa e arritmias e alterao no nvel de conscincia, so sinais e os sintomas apresentados por um paciente em estado de choque: Cardiognico. 5. Qual o nervo que deve ser livrado no procedimento de coleta de gasometria arterial na artria radial? Nervo mediano 6.

Disciplina: Bases e Semiologia

1. O ato de friccionar o algodo com lcool a 70% na pele, antes de realizar uma puno
venosa, Antissepsia; conhecida
por:

2. O exame fsico requer do enfermeiro um conhecimento amplo para que, atravs das diferentes tcnicas, seja alcanado o objetivo de identificar sinais normais e anormais nos sistemas biolgicos.No exame correspondente ao sistema neurolgico podem ser realizados algumas provas especficas, 3. O exame fsico requer do enfermeiro um conhecimento amplo para que, atravs das diferentes tcnicas, seja alcanado o objetivo de identificar sinais normais e anormais nos sistemas biolgicos.No exame correspondente ao sistema neurolgico podem ser realizados algumas provas especficas Prova de Lewinson./ Prova de Lasgue.// Prova de Kerning. 4. Na realizao de um curativo aplicado creme de sulfadiazina de prata a 1%. Esse produto est indicado no tratamento de queimaduras de 2. e 3. graus.

5. As lceras por presso podem apresentar reas localizadas de necrose, frequentemente acometem a pele e o tecido subcutneo que recobrem

proeminncias sseas e: podem apresentar complicaes como infeces


bacterianas, bacteremia e septicemia. 6. A cicatrizao de uma ferida envolve uma srie de eventos locais e sistmicos. Vrios processos ininterruptos e imbricados trabalham para a cicatrizao de uma ferida cirrgica; na fase de maturao as fibras do colgeno se reorganizam e reduzem o tamanho da cicatriz.

7. Na assistncia de enfermagem a pacientes portadores de doenas do aparelho


respiratrio, necessrio que o enfermeiro realize o exame fsico. Portanto, ao examinar um paciente de 48 anos com doena pulmonar obstrutiva crnica, o enfermeiro espera auscultar: murmrios vesiculares diminudos. 8. Um paciente chega para a consulta de enfermagem referindo dor abdominal. Para tanto, necessrio que o enfermeiro realize o exame fsico do paciente, cuja sequncia de execuo da avaliao do abdome deve ser:

9. Um paciente chega para a consulta de enfermagem referindo dor abdominal. Para tanto, necessrio que o enfermeiro realize o exame fsico do paciente, cuja sequncia de execuo da avaliao do abdome deve ser: inspeo, ausculta, palpao e percusso. 10. No exame fsico da pele o turgor diminudo indicativo de: desidratao Na palpao, uma das tcnicas empregadas no exame fsico, o enfermeiro utiliza o tato (parte superficial) e a presso (parte mais profunda) em busca de modificaes do segmento avaliado. Certo

11.
Disciplina: Feridas/Curativos 12. Sobre o tema FERIDAS CORRETO afirmar que: Ferida a perda da integridade da pele por rompimento intencional (cirurgia) ou acidental; Ferida assptica aquela no contaminada como as operatrias; IV. As feridas devem ser limpas com soro fisiolgico.

13. Formulaes hipoalergnicas, destinadas ao preparo de pele e mucosas. Essa


definio Antissptico; de:

14. Paciente diabtico com lcera neurotrfica, submetido ao desbridamento, para retirada de tecido desvitalizado em membro inferior, apresenta caractersticas pertinentes ao procedimento. A equipe de enfermagem deve considerar que: o tamanho real da lcera aquela evidenciada depois do desbridamento. Pacientes confinados ao leito por longos perodos esto propensos a desenvolverem lceras de presso. Sobre essas lceras, incorreto afirmar que: Pacientes confinados ao leito por longos perodos esto propensos a desenvolverem lceras de presso. Sobre essas lceras, incorreto afirmar que:

15. Uma lcera por presso com presena de flictema considerada como estgio: II

16. considerado um dos critrios para a realizao do curativo ideal:


manter umidade na interface ferida/curativo 17. A tcnica de curativos requer o conhecimento cientfico de fatores que interferem na cicatrizao e avaliao do curativo a ser realizado. incorreto realizar aps a finalizao do curativo: a) Manter o membro elevado quando o local for no membro inferior 18. No processo de cicatrizao de uma leso o desenvolvimento de tecido de granulao ocorre na fase: proliferativa. 19.

Vous aimerez peut-être aussi