Vous êtes sur la page 1sur 4

INFNCIA E ADOLESCNCIA: A IMPORTNCIA DA RELAO AFETIVA NA FORMAO E DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

BAIRROS1,Jaqueline de;BELZ2,Caroline Weingrtner;MOURA3,Maristela; OLIVEIRA4,Slia Gomes ; RODRIGUES5,Tnia Terezinha; SILVA6,Stefani Cavalheiro; COSTA7,Ftima Terezinha da.

Palavras - chave: Afetividade. Primeira-infncia. Consequncias.

Introduo O presente artigo teoriza e analisa as representaes de afeto na vida do ser humano. Objetiva-se entender a afetividade tomando como base a primeira infncia, incluindo desde a concepo, bem como, suas principais figuras representativas: os pais. Estuda - se, tambm as possveis consequncias da falta de afetividade na adolescncia e na vida adulta. As manifestaes de afeto, principalmente me/filho so decisivas para a formao da personalidade e tero importante influncia nas relaes sociais ao longo da vida, sendo assim, determinante na formao da estrutura emocional do indivduo. Sabendo que a afetividade faz parte de todo o desenvolvimento estrutural e psicolgico do ser humano, e que sem ela, este no se desenvolve plenamente de extrema relevncia, demonstrarmos a importncia do afeto na construo da base da personalidade nos primeiros anos de vida, considerando que aquilo que acontece ao indivduo neste perodo ir refletir-se na adolescncia e na fase adulta. As impresses registradas no

inconsciente, pela presena ou ausncia das relaes afetivas entre pais e filhos, podem causar graves transtornos afetivos e emocionais s crianas.

Metodologia Nossa pesquisa de cunho qualitativo investigativo de natureza bibliogrfica. Esta se constitui a partir de materiais j elaborados composto por livros e artigos cientficos.

Resultados e discusses
1 2

Acadmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ b_jaque@hotmail.com Acadmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ caroline.belz@yahoo.com 3 Acadmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ marystelamoura@yahoo.com.br 4 Acadmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ gomesselia@hotmail.com 5 Acadmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ rodrigues.tania04@gmail.com 6 Acadmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ stefanisilva1000@gmail.com 7 Professora do centro de cincias humanas e da comunicao fcosta@unicruz.ed.br

A afetividade a raiz de todo o relacionamento humano, a primeira forma de envolvimento que temos com o mundo. Ferreira (1999.p.62) diz que:
Afetividade (de afeto+(idade) Qualidade psquica conjunto de fenmenos psquicos. Que se manifesta sob a forma de emoes,sentimentos e paixes,acompanhadas sempre de impresso de dor ou prazer, de satisfao ou insatisfao, de agrado ou desagrado, de alegria, ou tristeza.

Esta influncia o modo como cada ser humano se relaciona consigo mesmo e contribui significativamente para a leitura de mundo individual de cada um. Cuidar adequadamente dessas emoes poder dar um suporte precioso para uma vida equilibrada emocionalmente, para tanto o vnculo construdo entre pais, mes e filhos sero condicionantes para um desenvolvimento saudvel. . Freud (apud ENDERLE, 1990, p. 28). A afetividade o fundamento de todo o crescimento, relacionamento e aprendizagem humana. Dentro do tero materno, a partir da concepo, o lugar de aconchego onde o beb por nove meses ter suas necessidades supridas e ser a partir da que seu crebro far os primeiros registros. Nesta fase seus sentidos passam a se desenvolver atravs de estmulos involuntrios maternos. As emoes sentidas pela me tanto positivas quanto negativas influenciam diretamente no seu desenvolvimento intra-uterino. Dorin (1978, p. 61). O nascimento representa uma dolorosa experincia para a criana, mas que perfeitamente suportvel.
A vivncia emocional e a qualidade das experincias e dos laos afetivos so muito importantes para o desenvolvimento humano. As experincias nestes primeiros anos de vida so as que contribuem para que o ser humano estabelea determinados padres de conduta e formas de lidar com as prprias emoes. (LIMA e SOUZA, 2001 p. 12).

O modo como a me acalenta o filho, alimenta e aconchega tem profundo significado na vida do ser humano. A amamentao a ligao mais ntima entre me e filho, satisfaz as necessidades emocionais de ambos, oferecendo ao beb equilbrio interno e auto - estima positiva. As carcias que a amamentao prope do ao ego do beb sentido de existncia. As primeiras impresses de personalidade em desenvolvimento nascem neste contato com a me, por isso esses laos entre me e filho so to importantes, j que a quebra desse vnculo afetivo ser responsvel pela fragmentao do ser, gerando conseqncias para a sade mental da criana. Nos primeiros anos de vida os bebs precisam mais do que fraldas limpas, alimentao e horas de sono, necessrio o afeto e o toque que so essenciais para a formao de sua personalidade e desenvolvimento fsico/psquico. Por outro lado, se suas necessidades no forem satisfeitas adequadamente, o mundo para a criana torna-se fonte de ameaa e de frustrao. A falta de um vnculo afetivo slido poder acarretar distrbios emocionais e complexos que prejudicaro o convvio familiar e social.

Os pais que so hostis ou impacientes nos seus movimentos e postergam muito o atendimento s necessidades do beb podem desorient-los, criando ansiedade, medo de adultos e a sensao de isolamento e abandono. (SABINI, 1993 p. 47).

Segundo Biddulph, (apud James Prescott p.122), estudos feitos em larga escala em vrias sociedades diferentes, descobriu-se que, nas sociedades onde as crianas recebiam pouco toque fsico e menos afeto havia mais violncia da parte dos adultos, com isso fica claro que, quanto mais tranqila e amorosa for a vida da criana, mais segura e afetuosa ela vai ser na fase adulta. Delinqentes e predadores sociais, quase sempre esto envolvidos numa histria de rejeio e uma infncia desajustada e tumultuada. Salk, (1995, p. 8). Os problemas emocionais normalmente tm razes no incio da vida e os hbitos de comportamento adquiridos naquela poca so extremamente difceis de serem modificados na vida adulta. De acordo com o autor (1995) os bebs que receberam poucos estmulos apresentaro desinteresse em explorar seu ambiente e assustar-se-o facilmente. Aqueles que forem estimulados de forma moderada iro desenvolver uma capacidade maior de resoluo de problemas e atingiro um maior potencial intelectual. Os cuidados da me so de extrema importncia, porque o beb poder deduzir que no pode confiar nos pais e nem contar com a ajuda de outras pessoas. Neste caso a criana internalizar uma frustrao constante podendo desenvolver tendncias a evitar a realidade ou retrair-se. Por conseguinte na vida adulta, essa frustrao, poder reaparecer como uma forma de esquizofrenia. Freud apresentou uma teoria, em princpio, considerada radical por envolver diretamente a sexualidade instigada na primeira infncia afirmando que as neuroses seriam suas resultantes na vida adulta. Segundo o autor, a amamentao a primeira necessidade de satisfao, por isso, sexual. Conforme sua tese as idias obsessivas so uma espcie de auto-acusao, recalcada, as quais reaparecero anos mais tarde sob nova forma. Seguindo sua linha de raciocnio tal forma pode ser: transtornos com a alimentaoobesidade-, vcios nocivos - alcoolismo e drogas-, prazer em ferir e at matar outras pessoas, histeria, bipolaridade, depresso, dentre muitos outros distrbios psicolgicos, claramente relacionados com as atividades primitivas na busca pelo prazer. Confirmando esta idia Osborne, (1993 p. 77) afirma que o recalque voltar tona na puberdade desempenhando um papel fundamental na estruturao da personalidade e na maneira como o desejo e o comportamento do adulto se desenvolvero. As atitudes de carinho da me, sero a mola mestra, a segurana e a base para uma adolescncia e vida adulta feliz. A falta de afeto por parte dos pais, assim como a ausncia de uma estrutura familiar adequada durante os primeiros anos de vida serviro, para que o adolescente, assim como o adulto, desenvolva mal seu aparelho psquico e no amaduream emocionalmente.

Concluso Sendo assim, a afetividade primordial na formao psquica do indivduo, sendo que, sem ela, h um desvio na conduta da personalidade do ser humano. Para existir um vnculo afetivo saudvel, precisa haver uma referncia que d suporte na formao da criana, podendo ser os pais, ou uma pessoa que desempenhe um papel importante nos primeiros anos de vida.

Referncias BIDDULPH, Steve. Criando meninos. So Paulo: Editora Fundamentos Educacional Ltda, 2002. DANDREA, Flvio Fortes. Desenvolvimento da personalidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. DORIN, Lannoy. Psicologia da criana. So Paulo: editora do Brasil, 1978. ENDERLE, Carmem. Psicologia do desenvolvimento - o processo evolutivo da criana. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio de lngua portuguesa sec.XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999 LIMA, Elvira Souza. Como a criana pequena se desenvolve, Rio de Janeiro: Sobradinho, 2001. OSBORNE, Richard. Freud para principiantes. Rio de Janeiro: Objetiva, 1993. SABINI, Marco Aparecida Cria. Psicologia do desenvolvimento. So Paulo: tica, 1993. SALK, Lee. O que toda criana gostaria que seus pais soubessem. Rio de Janeiro: Record,1995.

Vous aimerez peut-être aussi