Vous êtes sur la page 1sur 8

As teorias Winnicottiana e um enfoque sobre a importncia do cuidado e comunicao entre a me e o beb.

Thas Oliveira Andrade1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia tatu.oliver@bol.com.br

Resumo: O presente artigo tem por objetivo expor brevemente a teoria Winnicottiana, levantando alguns pontos e conceitos importantes para a constituio do individuo. Abordando algumas importantes distines entre o pensamento Winnicottiano e o Freudiano. Enfatizando que o ser humano traz um potencial inato para amadurecer, para se desenvolver e se integrar e isso tudo depender de um ambiente facilitador que fornea cuidados e ateno. Esse ambiente facilitador representado pela me que possui um papel importante para construo do espao sadio e mental da criana. J que a base da estabilidade mental depende das experincias iniciais com a me e, principalmente de seu estado emocional. Da relao saudvel que ocorre entre a me e o beb, emergem os fundamentos da constituio da pessoa e do desenvolvimento emocional-afetivo da criana. Palavras-chave: Winnicott, Freud, teorias, me, beb, psicanlise. Abstract: This article aims to present briefly the Winnicott, raising some important points and concepts for the constitution of the individual. Addressing some important distinctions between thought and Freudian Winnicott. Emphasizing that human being brings an innate potential to mature, to develop and integrate it all depends on an enabling environment that provides care and attention. This enabling environment is represented by the mother who has an important role for construction healthy and mental space of the child. Since the basis of mental stability depends on the initial experiences with the mother and especially his emotional state. The healthy relation that occurs between mother and baby, the foundations of the emerging constitution of the person and the affective-emotional development of children. Key Words: Winnicott, Freud's theories, mother, baby, psychoanalysis.

licenciada em Pedagogia pela UESB-IT. Ps-graduanda em Educao Infantil, pela UESB IT. Tem experincia como professora na Educao Bsica e na modalidade EJA.

Winnicott foi pediatra antes de se tornar psiquiatra infantil e psicanalista, exercendo a clnica peditrica durante a maior parte da sua vida. Foi o psicanalista que mais trabalhou e estudou sobre o papel do ambiente na constituio total do individuo ou suas doenas psquicas. Sendo a psicanlise, um mtodo para tratar pessoas com doenas psquicas atravs de meios psicolgicos, portanto, um termo e um corpo terico que diz respeito ao desenvolvimento emocional do ser humano. A psicanlise avana onde a fisiologia se detm, tentando resolver e entender os fenmenos da personalidade, do sentimento e do conflito humano. Ento, o que a psicanlise nos diz de mais importante sobre as pessoas? Aponta Winnicott que: Ela nos fala a respeito do inconsciente, da vida profunda e oculta de cada individuo humano que tem razes na vida real e imaginria da infncia mais precoce ( 1896 - 1971, p. 16). Nesse contexto, Winnicott seguiu princpios diferentes daqueles que regem a clnica psicanaltica tradicional, divergindo em alguns pontos de Freud (o pai da psicanlise) e seus seguidores como: Klein, Lacan, Bion e outros, que baseiam a psicanlise no complexo de dipo, e outras teorias e dimenses psicanalticas tradicionais que seguem os pensamentos Freudianos. Winnicott, porm, prtica a psicanlise no edipiana, ou seja, baseia seu trabalho em uma psicanlise no centrada no dipo. A teoria psicanaltica tradicional explica o papel central do complexo de dipo, considerando-o complexo nuclear das neuroses e, de um modo geral, das doenas psquicas, baseando-se essa teoria na sexualidade, o fenmeno principal da vida sexual. O problema de dipo o problema central das neuroses e doenas psquicas e a soluo exemplar desses problemas. Nos anos 30, o complexo de dipo era geralmente aceito como ponto essencial e ainda era tido como nuclear. Ento, surge a psicanlise Winnicottiana com uma crescente convico de que existem muitos problemas iniciais da vida do individuo que podem ser descritas, identificadas e que no so explicveis por meio da teoria edipiana. Chamando esses problemas de agonias e angstias. As agonias e angustias se do diante do encontro do individuo com o mundo, inesperado e ainda incompreensvel pelo beb, em seu estgio de

desenvolvimento e amadurecimento, portanto, nomeando esse processo como teoria do amadurecimento humano. Apontando que a nica herana do homem o processo de amadurecimento e isso acontece no incio da vida. Tirzard (1986) mostra que:
A validade da psicanlise, no s enquanto recurso de aprendizagem, mas como terapia, continua sendo objeto de controvrsia, mas o fato de que o extraordinrio conhecimento de Winnicott sobre o desenvolvimento humano inicial tenha origem no s na observao direta de bebs e de suas mes [...] mas tambm na psicanlise de adultos.

A teoria Winnicottiana do amadurecimento humano altera de certa forma todos os elementos tericos voltados para o complexo de dipo e pela psicanlise tradicional: no lugar da sexualidade infantil, a dependncia; no lugar da me libidinal a me cuidadosa e preocupada com o estgio inicial do seu beb; no lugar da me-objeto pusional a me-ambiente; no lugar do sujeito com constituio biolgico-dinmico-mental, o beb que tem como herana o processo de amadurecimento. No essencial, a teoria da progresso das zonas ergenas trocada pelo processo de desenvolvimento incerto e instvel de interpretao do individuo. Winnicott revoluciona os conceitos cientficos e substitui os paradigmas da psicanlise tradicional pela teoria do amadurecimento pessoal, no utilizando mais a teoria da funo sexual, sendo a sexualidade apenas um importante processo de amadurecimento humano e o estudo da natureza humana.
O desenvolvimento do ser humano um processo contnuo. Tal como no desenvolvimento do corpo, assim tambm no da personalidade e no da capacidade de relaes. Nenhuma fase pode ser suprimida ou impedida sem efeitos perniciosos. (WINNICOTT, 1964, p.95).

Nesse nterim, o desenvolvimento do individuo comea logo ao nascer, a histria do ser humano no comea aos 4 anos nem aos 2, nem aos 3 meses, mas ao nascer. Cada beb desde o comeo uma pessoa, necessitando de cuidados, compreenso e a com necessidade de ser conhecida por algum e, ningum pode conhecer mais o beb do que sua me. Winnicott foi um dos primeiros autores a destacar a importncia e o papel da me no funcionamento

mental da criana, considerando a me como interventora ativa, construtora do espao sadio e mental da criana. Surge dessa teoria Winnicottiana a importncia da me e do ambiente facilitador no desenvolvimento do beb, bem como, o caminho para uma vida normal e saudvel em busca da independncia. Logo, surgem boas razes sociais para instigar pesquisas sobre as primeiras fases das relaes entre o beb e a me. A teoria psicanaltica de Winnicott tem o ser humano no como um objeto da natureza, mas sim como uma pessoa que para existir precisa de cuidados e ateno de outro ser humano. O que interessa a Winnicott a relao entre a me e o seu beb, antes deste nascer e nas primeiras semanas e meses aps o nascimento. (WINNICOTT, 1964 1957, p.10). A teoria do amadurecimento um conjunto de princpios meramente racional fundamentado no desenvolvimento emocional e fsico da criana no ambiente em que ela vive, sendo que a sade mental do beb est sendo construda desde incio pela me, que oferece um ambiente aconchegante e facilitador. A me a mediadora que oferece um ambiente em que os processos evolutivos e interaes naturais do beb acontecem, ajudando sem perceber, a construir as bases da sade mental do individuo. Os efeitos e importncia do cuidado materno

A criana comea a se desenvolver assim que chega ao mundo trazendo consigo um potencial para amadurecimento, para integrao, porm, nasce indefesa, e ainda um ser desintegrado, sujeito a diferentes estmulos do exterior. O seu desenvolvimento evolutivo depender de um ambiente facilitador que fornea cuidados suficientemente bons, sendo que no incio esse ambiente representado pela me, que tem um papel de extrema importncia no desenvolvimento psquico do beb. A tarefa da me construir suporte adequado para que as condies de amadurecimento alcancem um bom desenvolvimento, suprindo as necessidades do beb, satisfazendo e reconhecendo suas particularidades, pois, da relao saudvel que ocorre entre a me o beb que emerge os fundamentos da constituio da pessoa e do desenvolvimento emocional-afetivo da criana. Nada

estabelece to clara e satisfatoriamente a concepo infantil da me como um ser humano total do que as boas experincias durante a excitao, com gratificao e satisfao. (WINNICOTT, 1964 1957, p. 57). O beb um ser humano que esta em processo de desenvolvimento, imaturo e extremamente dependente, em seu processo de amadurecimento esta constantemente armazenando experincias. E essas progresses de

desenvolvimento tm uma enorme importncia prtica para todos que se ocupam dos estgios iniciais. A me que esta ligada diretamente ao beb tem a capacidade de se identificar com seu filho permitindo-lhe satisfazer uma funo nomeada por Winnicott como holding. Todas as particularidades do cuidado materno, que antecedem ou advm depois do nascimento dirigi-se para a formao do ambiente de holding. O holding essencial ao beb ao longo de seu desenvolvimento, o ambiente de holding jamais perde sua importncia. Segundo a teoria de Winnicott holding :
Os cuidados com as crianas giram em torno do termo segurar, principalmente se permitimos que seu significado se amplie medida que o beb cresce e que seu mundo vai se tornando complexo. O termo pode incluir, com muita propriedade, a funo do grupo familiar, e, de uma forma mais sofisticada, pode tambm ser empregado para caracterizar o trabalho com casos, tal como ele se d nas profisses cuja caracterstica bsica a prestao de cuidados. (WINNICOTT 1896 1971, p.53).

Logo, holding o ato fsico de segurar e manipular a estrutura fsica do beb que resulta em situaes satisfatrias. Segurar bem uma criana facilita os processos de maturao, e segura-la mal significa uma ruptura do processo de maturao, devido s reaes do beb s transgresses de adaptao. O holding uma forma de amar, e a me quando manipula, toca, aconchega, fala com seu beb, ela promove um arranjo somtico entre o organismo fsico do beb e a psique. O toque suficientemente bom e inaugura uma psique que habita soma, pois, afirma Winnicott que a qualidade dos cuidados maternos no incio da vida responsvel pela sade mental do individuo, pois livra-o da psicose. (WINNICOTT 1936 1968, p. 137) Winnicott refere-se o toque e a psique da soma como personificao, o que significa que o beb passa a sentir, como uma conseqncia do toque amoroso, e que seu sentimento de self (unitrio de toda criana em desenvolvimento) centra-se no interior de seu prprio corpo. Emprega

personificao a condio no qual o individuo passa pela separa o mentecorpo em que no se sente pertencente ao seu prprio corpo:
No inicio ser amado significa ser aceito... A criana possui uma cpia daquilo que normal, o que certamente uma questo de forma e funcionamento de seu prprio corpo... A maioria das crianas foram aceitas no ltimo estgio anterior ao nascimento, mas amor demonstrado em termos de cuidados fsicos, o que geralmente adequado quando se trata do feto no ventre. com toda certeza uma questo fundamental, uma vez que a criana precisa ser segurada por uma pessoa cuja necessidade de envolvimento emocional esteja em jogo. O inicio dessa parte do desenvolvimento do beb a que chamo de personalizao, e que pode ser descrita como um habitar da psique no somar, encontra-se na capacidade da me de envolver emocionalmente, o que originalmente se d em termos fsicos e psicolgicos. (WINNICOTT, On the Basis for Self in Body, 1970, p. 264).

A sustentao do holding protege o beb contra as causas fisiolgicas, sempre levando em considerao a sensibilidade da criana tato, sensibilidade auditiva, temperatura, sensibilidade visual, sensibilidade s quedas pois, como a criana no conhece a existncia de tudo o que no seja ela prpria, por isso a importncia da rotina de cuidados em torno do beb ao longo do dia e da noite. A me funciona sempre como um ego auxiliar, essa relao e vnculo entre me e beb que sustentar e assentar as bases para o desenvolvimento saudvel das capacidades do individuo. O holding necessrio desde a dependncia absoluta at a independncia da criana, at quando as estruturas psquicas entre a me e o filho estejam completamente e perfeitamente distintas. importante reconhecer o fato da

dependncia, j que os bebs no conseguem fazer nada sozinhos. Entretanto, o fato dos bebs serem dependentes no inicio de suas vidas, eles so afetados por tudo que acontece em seu meio, sendo histria do desenvolvimento infantil uma histria de dependncia absoluta, mas que avana fortemente em direo a independncia.
O beb, tendo alcanado a integrao por perodos mais longos e sentido-se habitado em seu prprio corpo, depara-se com a realidade externa. Num desenvolvimento emocional dito normal, a me, que est identificada com seu beb, o protege das invases do mundo externo, ou seja, ela no permite que o meio-ambiente invada o self do beb, at que atravs de um gesto espontneo o beb venha descobrir o meioambiente. (Valler, 1990, p. 162).

A maneira pela qual a me e o ambiente apresentam o mundo ao beb que estabelece a relao de objeto, logo, esse conhecimento acontece para o beb

em pequenas dosagens. A capacidade em que a me tem de ir de encontro s necessidades do beb que se encontra em processo de mutao e desenvolvimento, permite ao beb uma trajetria de vida relativamente saudvel e contnua. Permitindo ao beb vivenciar situaes fragmentadas e harmoniosas, a partir da confiana que deposita na me. O beb passa, com muita desenvoltura, da dependncia independncia e comea a acumular conhecimentos e experincias, formando uma base para confiar nos processos externos, que at ento no era unitrio, essas experincias que levar o beb a integrao total como unidade. Contextualizando, a psicologia do desenvolvimento emocional, precisa de um ambiente facilitador para que possa se concretizar, s um ser humano pode conhecer um beb de forma a lev-lo ao amadurecimento e a adaptaes cada vez melhores e, esse ser humano sem dvida nenhuma a me. A me essencial para a teoria do desenvolvimento emocional de Winnicott. A me o primeiro ambiente, tanto em termos biolgicos quanto psicolgico. A maturao e desenvolvimento nos estgios iniciais de vida e, na verdade ao longo da vida, com certeza uma questo de integrao com o mundo e as pessoas. A maneira como a me se comporta e se sente em relao ao seu beb exercer uma grande influncia sobre a sade do beb, comeando ao nascer e prosseguindo pelo resta da vida. Este estudo levantou conceitos e termos referentes s teorias

Winnicottiana, bem como as convergncias comparadas s teorias de Freud e seus seguidores. Enfocando a qualidade dos cuidados maternos dispensados ao beb no seu processo de maturao, enfatizando a importncia de como se processa o desenvolvimento de uma criana saudvel amparada pela me, levantando questes surgidas a partir do aprofundamento da teoria de Winnicott.

Referncias
WINNICOTT, Donald W. , 1896-1971. Os bebs e suas mes/ D. W. Winnicott; traduo Jefferson Luiz Camargo; revista tcnica Maria Helena Souza Patto. - 3 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. (Psicologia e pedagogia).

WINNICOTT, Donald W. , 1964, 1957. A criana e seu mundo. Copyright 1982 by LTC Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A. WINNICOTT, Donald W. , 1986 1971. Tudo comea em casa / D. W. Winnicott; traduo Paulo Sandler. 4 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2005. (Psicologia e pedagogia).

WINNICOTT, Donald W. , Seminrios Paulistas / So Paulo: Casa do Psiclogo, 2001.

WINNICOTT, Donald W. , Espao potencial Winnicott: diversidade e interlocuo/ [Organizao de Afrnio de Matos Ferreira]. So Paulo: Landy Editora, 2007.

WINNICOTT, Donald W. , A linguagem de Winnicott: dicionrio das palavras e expresses utilizadas por Donald Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter Editora, 1996.

Vous aimerez peut-être aussi