Vous êtes sur la page 1sur 5

7 ano de escolaridade Leandro, Rei da Helria

___________________________________________________
Aps a leitura da obra Leandro, Rei da Helria, responda s seguintes questes, colocando uma cruz na opo correcta. Cena II 1. Onde se passa a primeira cena entre o rei e o bobo? ________ No jardim do palcio real de Helria. ________ Dentro do palcio. ________ Nas terras do rei. 2. Para o rei os sonhos: ________ No tm qualquer significado. ________ So delrios do povo. ________ So recados dos deuses. 3. O rei pergunta ao bobo se ele tambm sonha. O que revela esta pergunta? ________ No sabe se os pobres sonham ou no. ________ O rei pensa que o bobo e os pobres nem sequer tm o direito de sonhar. ________ apenas uma pergunta sem segundo sentido. 4. O rei sonhou que poderia ficar: ________ Mais rico e poderoso. ________ Sem as suas filhas. ________ Pobre, sem coroa e sem poder. Cena II 5. O que que Amarlis pede ao bobo para lhe cantar? ________ Trovas sobre a irm que a fizessem rir gargalhada ________ Trovas para elogiar a sua irm, porque gosta dela. ________ Trovas sobre o seu pai. 6. Violeta foi pedida em casamento pelo: ________ Prncipe Simplcio ________ Prncipe Felizardo. ________ Prncipe Reginaldo. 7. Violeta o oposto das irms: ________ bondosa, sensata e verdadeira nos seus sentimentos. ________ falsa e mentirosa. ________ mentirosa, mas sensata. 8. O que significa o nome Hortnsia? ________ Mulher sensata e bondosa. ________ Mulher caprichosa e inconstante

________ Mulher romntica e dedicada. 9. E Amarlis? ________ Mulher artificiosa e enganadora. ________ Mulher solidria e amiga. ________ Mulher sensata, mas dissimulada. 10. O que pensam as duas irms do povo? ________ Nem sequer sabem o que isso . ________ Tm muito respeito por ele. ________ Ajudam-no a ter melhores condies de vida. Cena IV 11. Como se chama o noivo de Hortnsia? ________ Simplcio. ________ Felizardo. ________ Reginaldo. 12. Como caracterizado o Prncipe Felizardo? ________ Sensato, amigo, s pensa na felicidade da sua noiva. ________ Delicado, culto, s pensa em ser artista. ________ Novo rico, rude, ignorante, s pensa no dinheiro. 13. E o Prncipe Simplcio? ________ a sombra do Prncipe Felizardo, no tendo qualquer iniciativa. ________ um homem cheio de iniciativa e empreendedor. ________ um homem sem ambies na vida. Cena VII 14. O que que os Prncipes Felizardo e Simplcio tm para oferecer s suas noivas? ________ Dinheiro e riqueza. ________ Amor e proteco. ________ Jias e sabedoria. 15. E o Prncipe Reginaldo? ________ Dinheiro e riqueza. ________ Muitas terras a perder de vista. ________ Amor e respeito, pois v o mundo com os mesmos olhos de Violeta. Cena IX 16. Para as duas irms, Hortnsia e Amarlis, o mais importante : ________ Que os seus noivos tenham sempre as bolsas abertas e as bocas caladas. ________ Que os noivos as amem. ________ Que os noivos tenham as bocas abertas, mas as bolsas fechadas.

Cena X 17. Finalmente, o rei conta o seu sonho dizendo que dar o seu trono filha que: ________ Demonstrar ter mais amor por ele. ________ Demonstrar ter capacidade para construir um novo reino. ________ Demonstrar ter capacidade para melhorar as condies de vida do seu povo. 18. O que responde Hortnsia ao pai? ________ Que o quer mais do que ao sol. ________ Que o quer mais do que a si prpria. ________ Que o quer mais do que ao seu povo. 19. E Amarlis? ________ Que d a vida pelo seu povo. ________ Que d a vida pelo pai. ________ Que d a vida pelas irms. 20. Como interpretas a resposta de Violeta Preciso tanto de vs como a comida precisa do sal? ________ A comida sem sal no tem sabor, no presta, assim como a sua vida sem o amor do pai, no tem sentido. ________ Precisa tanto do pai como de comida salgada. ________ Precisa tanto do pai como o sal precisa da comida. Cena XI 21. O rei mandou chamar o escrivo para se fazer saber que: ________ A partir desse momento, Violeta expulsa do reino, sem levar tosto nem manto. ________ A partir desse momento, Hortnsia expulsa do reino, sem levar tosto nem manto. ________ A partir desse momento, Amarlis expulsa do reino, sem levar tosto nem manto. 22. O Prncipe Reginaldo intervm dizendo que: ________ O amor que sente por Violeta nada tem a ver com oiro, jias ou terras ________ O amor que sente por Violeta est dependente do seu dote. ________ O amor que sente por Violeta muito frgil. 23. Em troca, o que pede? ________ Uma cama para dormir e passar seis meses em cada um dos reinos. ________ Ter sempre criados para o servir. ________ Usufruir de todos os seus privilgios. 2- Acto Cena I 24. Muitos anos depois, como se encontram o rei e o bobo? ________ Escorraados pelas filhas, transformaram-se em mendigos esfarrapados e com fome. ________ Bem tratados e cheios de sade.

________ Cheios de sade, mas maltratados. 25. Porque repete o rei vrias vezes Eu sou o rei de Helria mesmo sendo um mendigo? ________ Por orgulho, por no querer acreditar e aceitar a sua condio actual. ________ Porque j no est na posse das suas faculdades mentais. ________ Porque no acredita que deixou de ser rei. Cena II 26. O rei e o bobo encontram um pastor. O bobo conta-lhe a histria deles, dizendo que o rei j morreu. Porqu? ________ Porque o rei j no tem poder, apenas um pobre diabo. ________ Porque o rei j morreu mesmo. ________ Porque quer pregar uma partida ao pastor. Cena III 27. As duas irms, passados os seis meses em que tiveram que suportar o pai, o que decidiram fazer? ________ Mandaram-no matar. ________ Fecharam-no numa masmorra. ________ Expulsaram o pai do reino e trataram-no como qualquer sbdito, sem respeito, nem dignidade. Cena IV 28. O que sugere o pastor ao bobo? ________ Que se dirija ao seu reino e procure Violeta. ________ Que se dirija novamente ao reino das suas filhas e lhes pea perdo. ________ Que devem aceitar a sua condio actual. Cena V 29. O reino do pastor o mesmo da: ________ Princesa Hortnsia e do Prncipe Felizardo. ________ Princesa Violeta e do Prncipe Reginaldo. ________ Princesa Amarlis e do Prncipe Simplcio. Cena VI 30. Como o reino onde vive o pastor? ________ Um reino farto, onde no h escravos, nem chibatadas nem mesmo para os animais. ________ Um reino onde todos so livres e iguais. ________ Um reino onde reina a escravido e a fome. ________ Um reino deriva, onde cada um sobrevive como pode.

31.

O rei no acredita nas palavras do pastor, pois em todo o lado h: ________ Pessoas mentirosas. ________ Ambio, morte, loucura, fome, traies, vinganas, injustias, ciladas ________ Pessoas que o querem enganar. Cena VII

32.

Violeta, ao saber que o seu pai se encontra no seu reino, o que resolve fazer? ________ Uma grande festa para o receber. ________ Expuls-lo do seu reino. ________ Fech-lo dentro do castelo, para que ningum veja que o seu pai um mendigo. Cena VIII

33.

Ao chegar ao reino de Violeta, o rei sente um cheiro familiar. Porqu? ________ Porque sente o cheiro a comida boa. ________ Porque sente que est em sua casa. ________ Porque era assim que o seu reino cheirava: a alegria, a msica, a felicidade, a violetas. Cena IX

34.

O rei e o bobo reconhecem Violeta atravs: ________ Da sua voz e dos seus olhos. ________ Das suas palavras rudes. ________ Dos seus olhos irados.

35.

Violeta providencia imediatamente novas vestes e um grande banquete em honra do seu pai. Mas o rei rejeita todos os pratos que lhe so oferecidos. Porqu? ________ Porque pensa que uma conspirao para o matar e tambm porque a comida lhe sabe mal.z ________ Porque no tem fome. ________ Porque no quer ficar em dvida para com a filha.

36.

Violeta perdoa o pai, mas ainda assim acusa-o de: ________ S ter dado ouvidos s palavras da lisonja e da mentira. ________ S pensar em ter mais riquezas e aumentar o seu reino. ________ S pensar no seu povo.

37.

Indica, ento, o que simboliza o sal. ________ O amor, o desinteresse, a solidariedade, a amizade ________ Jias, riquezas e terras a perder de vista. ________ um condimento utilizado na confeco da comida.

Vous aimerez peut-être aussi